Ubaitaba Urgente

Fugitivo se entrega após 40 anos escondido nos EUA

us-fugitive-caught_fran

Um fugitivo americano do Kentucky se entregou a autoridades americanas após passar quase quatro décadas escondido da polícia. O objetivo dele é receber tratamento médico. Clarence Moore, de 66 anos, foi preso por roubar cerca de US$ 200 na Carolina do Norte em 1967. Ele foi condenado a sete anos de prisão. Ele tentou a fuga por diversas vezes antes de conseguir desaparecer em 1976 – quando começou sua vida na clandestinidade.

Moore chamou a polícia nesta semana para se render. Ele vinha enfrentando dificuldades para receber tratamento médico sem um documento legítimo ou número de seguro social. Segundo a polícia, ele chorou na hora de se entregar. “Assim que nos viu ele começou a chorar”, disse o xerife Pat Melton, do condado de Franklin. “Ele disse: ‘Eu só quero terminar logo com isso'”, afirmou o policial.

Moore viveu no Kentucky desde pelo menos 2009 e seu estado de saúde precário é atribuído a um derrame que lhe causou um problema na fala. Uma mulher que vivia com Moore não sabia de seu passado. “Ela foi surpreendida quando tudo isso aconteceu”, disse o xerife. Moore foi levado de sua casa pela polícia em uma ambulância na última segunda-feira. Ele foi avaliado em um hospital local e depois levado para uma prisão. Ao chegar à penitenciária, ele teria agradecido ao xerife por sua bondade.

Cuba vai fornecer vacinas contra o câncer para os EUA

AAbxf0O

Cuba vai fornecer vacinas terapêuticas contra o câncer para os Estados Unidos, com a assinatura de vários acordos com organismos norte-americanos na área da saúde, noticiou hoje (22) o diário oficial cubano Granma. Os acordos foram anunciados durante a visita à ilha do governador de Nova Iorque, Andrew Cuomo, que ocorreu segunda-feira (20) e terça-feira (21). Uma das organizações norte-americanas envolvidas foi o Instituto Roswell Park contra o Câncer de Nova Iorque, que assinou um acordo com o Centro de Imunologia Molecular de Cuba. Com informações da Agência Brasil.

Diretor Roberto Talma morre aos 65 anos; famosos lamentam a perda nas redes sociais

AAby2I8

Morreu na madrugada desta quinta-feira (23) Roberto Talma, aos 65 anos de idade. O diretor da TV Globo estava internado desde o mês de março no Hospital Samaritano, em Botafogo, no Rio de Janeiro. A assessoria de imprensa do centro médico confirmou o falecimento, porém, disse que não está autorizada a divulgar a causa da morte. Ainda não há informações sobre o sepultamento de Talma.

Em outubro de 2002, ele teve um infarto em uma clínica de Botafogo. Dez anos depois, em 2012, Talma voltou para o hospital, por conta de uma angioplastia para colocação de stents (mola que dilata artéria que irriga o coração).

O diretor esteve à frente da direção de grandes obras da dramaturgia da emissora carioca durante sua carreira. Ele foi responsável pelas novelas “Saramandaia”, “Água Viva”, “De Corpo e Alma” e “Malhação”. Um dos seus últimos trabalhos foi como diretor de núcleo do remake de “Gabriela”, escrito por Walcyr Carrasco. Diversos artistas lamentaram a morte de Roberto Talma por meio das redes sociais.

Aurelino Leal: Prefeita busca ajuda no comércio para reformar o hospital da cidade

liu_andrade_aurelino_leal
Foto: Ubaitaba Urgente

A prefeita de Aurelino Leal, Liu Andrade (PP), está buscando nos comércios de Ubaitaba e Aurelino Leal, ajuda financeira para reformar o Hospital Geral do município que passa por sérios problemas financeiros e em sua estrutura. Nos últimos meses o hospital tem passado por uma seria crise financeira por falta de repasses do Governo Federal. A prefeita contou que o dinheiro que o governo repassa não vem dando para manter o hospital aberto, isso quando manda. “O hospital do município esta vivendo uma grande crise financeira, correndo o risco de fechar suas portas. Estou lutando para que isso não aconteça, porque se acontecer quem vai sofrer é a população, precisamos reformar a estrutura do prédio do nosso hospital e por isso conto com a ajuda de todos”, disse Liu Andrade ao site Ubaitaba Urgente.

Itacaré: Antônio de Anísio busca apoio do estado para solucionar problemas da violência em Taboquinhas

Antônio_anÃ-zio
Foto: Ubaitaba Urgente

Preocupado com o aumento da violência no distrito de Taboquinhas, município de Itacaré, o ex-prefeito Antônio de Anísio, entregou pessoalmente ao Comandante Geral da Policia Militar da Bahia, Coronel PM Anselmo Alves Brandão, um relatório que mostra o aumento da violência no município, principalmente em Taboquinhas. Anísio aproveitou para solicitar do Coronel Anselmo, o aumento do efetivo da Policia Militar do distrito. Anísio foi muito bem recebido pelo Comandante Geral da PM na Bahia, que prometeu resolver o problema da falta de efetivo o mais rápido possível. O encontro entre Antonio de Anísio e o Coronel PM Anselmo aconteceu em Uruçuca, durante visita do Governador Rui Costa (PT), que foi ao município com sua comitiva para inaugurar o DISEP, no último sábado (18/04). (Ubaitaba Urgente).

Ipiaú: Mulher recebe “leite vencido” em escola do município

leite_vencido_giroipiau

A mãe de uma criança de cinco anos de idade, aluno da Escola Municipal Maria das Graças, bairro Euclides Neto, em Ipiaú, afirma ter recebido nesta quarta-feira (22) um litro de leite vencido. A data de validade é de 18/04/2015. Dalila Jesus dos Santos informou à reportagem do Giro que ela ´só percebeu que o produto estava ruim quando abriu a embalagem. “Cheguei a jogar o leite na panela, mas só caiu os pedaços cortados. Quando olhei na embalagem percebi que estava vencido”, conta a jovem de 21 anos, moradora do mesmo bairro onde está localizada a escola. “Espero que as pessoas responsáveis pela distribuição do leite fiquem mais atentas, pois essa falta de atenção pode causar sérios problemas pra gente”, finalizou Dalila. O leite do Programa Fome Zero é um programa governo federal em parceria com o governo do estado e que é distribuído para as mães de alunos através da secretaria de educação do município.Com informações do Giro em Ipiaú.

Maraú: PM prende arrombador de pousadas em Barra Grande

rasta_marau_bahia
Rasta é acusado de arrombar várias pousadas na Peninsula.

Uma guarnição da Policia Militar de Maraú composta pelos soldados Couto e Paixão, prendeu na manhã desta quarta feira (22), o elemento  Adailton Conceição Menezes apelidado por “Rasta” que vinha aterrorizando os proprietários de pousadas no distrito de Barra Grande. De acordo com os policiais ele foi o responsável pelo o roubo na pousada “Dom Pepe”. Com ele os policiais encontraram  computador  e outros objetos.  Após a prisão, o bandido foi entregue ao Delegado de Policia Civil, Dr. Lane. (Fonte: Maraú Hoje).

Ubaitaba: Oposição já tem “cinco pré-candidatos” a prefeito em 2016

os cinco pré candidatos de oposição
Suka, Zé Carlos, Adonias Novais, Jaílton Araújo e Mary Loiola.

O grupo de oposição de Ubaitaba já conta com cinco pré-candidatos a prefeito em 2016. São eles: Suka (PR), Jaílton Araújo, Adonias Novais, Zé Carlos (PC do B) e Mary Loiola (DEM). Todos fazem parte do grupo oposicionista e vão lutar pelo comando do município em 2016. Alguns especialistas da política ubaitabense acreditam que o grupo fará uma pesquisa lá na frente e escolher o nome mais forte para encabeçar a chapa que vai enfrentar Bêda (PMDB), ou quem sabe, um candidato apoiado por ele [Bêda]. De uma coisa eu fiquei sabendo no bar de Larir, Jaílton Araújo, não abre mão de sua pré-candidatura, o vereador Zé Carlos, também não, ambos serão candidatos a qualquer custo. Desse jeito até podemos acreditar que o boato de desunião na oposição que rola na rua é verdade. Se a oposição não se unir, fica bem mais fácil para Bêda, vencer as eleições em 2016. (Ubaitaba Urgente).

Oeste da Bahia: Cigano é assassinado na frente de casa em Ibotirama

Capturar

Um cigano foi morto a tiros na manhã desta quarta-feira (22) em Ibotirama, oeste da Bahia. Adarlan Silva Brito, conhecido como Rogê, foi morto em frente a sua casa, por volta das 8h30 da manhã.. Outras três pessoas, incluindo uma criança, foram baleadas no atentado. Segundo a delegacia da cidade, dois carros se aproximaram da casa do cigano e começaram a atirar várias vezes. Ele estava na frente da residência com duas mulheres e uma criança, não identificadas, e não conseguiu escapar dos criminosos, que fugiram logo depois. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) socorreu os feridos para o Hospital do Oeste. Não há detalhes sobre seu estado de saúde. Já Adarlan morreu ainda no local. O motivo do crime ainda é investigado. Adarlan tinha várias passagens policiais. Em 2006, ele foi preso pela 24ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin) acusado de dois duplo homicídios – um em Cristópolis e outro em Xique-Xique. Ele já tinha passagens por homicídios, tentativa de homicídio, receptação, porte ilegal de arma, ameaça e maus tratos a animais. Na época, o delegado disse haver sinais fortes de “agiotagem”. O cigano Adarlan também foi acusado de envolvimento na morte de um Policial Militar, anos atrás. Com informações do Correio.

Dilma relutou em sancionar Orçamento 2015 por causa do fundo partidário

Foto: Roberto Stuckert Filho/PR
Foto: Roberto Stuckert Filho/PR

A presidente Dilma Rousseff (PT) relutou para sancionar o Orçamento de 2015, nesta segunda-feira (20), por causa dos R$ 867,5 milhões previstos para o fundo partidário. De acordo com a coluna Painel, da Folha de S. Paulo, a presidente demonstrava incômodo com a ideia de triplicar as verbas para os partidos enquanto o governo faz o ajuste fiscal e corta repasses para várias outras áreas. Porém, Dilma teria sido convencida de que não caberia ao governo se indispor com o Congresso ao vetar o reajuste por conta apelo de oito partidos, incluindo PSDB e DEM, à medida. Além disso, argumentaram conselheiros, a medida mostraria empenho de Dilma em reduzir a dependência das legendas de recursos de empresas no momento em que a Lava Jato investiga corrupção nesses repasses.

Ipiaú: Jovem de 22 anos é assassinado na Horta Comunitária

atila
Fotos: Giro em Ipiaú

Populares encontraram na manhã desta quarta-feira (22) o corpo de um homem com marcas de quatro tiros de arma de fogo. O homicídio pode ter ocorrido durante a madrugada na Rua da Invasão, Horta Comunitária, saída para a Fazenda do Povo. A vítima, identificada como Átila Oliveira dos Santos, vulgo “Gudin”, de 22 anos, já havia sido preso 14 vezes, na maioria dos casos sob a acusação de tráfico de drogas. Um irmão dele informou que o rapaz, morador da Rua Valdomiro Barreto, estava desaparecido desde o dia 16 de abril. Acredita-se que o crime tenha ligação com o tráfico de entorpecentes. O Departamento de Polícia Técnica de Jequié já foi acionado. Com informações Giro em Ipiaú.

IMG-20150422-WA0002

Barreiras: polícia apreende mais de 36 toneladas de soja roubada

Foto: Divulgação / PM-BA
Foto: Divulgação / PM-BA

Policiais militares da Companhia Independente de Policiamento Especializado – CIPE/Cerrado apreenderam 36.760 Kg de soja roubada, em Barreiras, nesta terça-feira (21). Edinásio da Silva Oliveira (condutor), Paulo Ferna dos Santos Dias (balanceiro) e Luciano Machado Lima (classificador de grãos) foram presos em flagrante e acusados de terem roubado a carga de grãos de soja, na Fazenda Palmares, Estrada do Café. A ação ocorreu após denúncia anônima, o que levou os Pms a se deslocarem à BA 548, nas proximidades da Cachoeira do Acaba Vida, encontrarem o caminhão Bitrem, marca Volvo, cor azul, com a soja roubada. Após a prisão, o material apreendido e os suspeitos foram encaminhados à Delegacia de Barreiras, localizada a 90 km do município de Luís Eduardo.

Jovem morre depois de usar medicamentos para emagrecer sem prescrição médica

Foto: Reprodução / BBC Brasil
Foto: Reprodução / BBC Brasil

Uma jovem inglesa de 21 anos morreu após ingerir medicamentos para emagrecer. Eloise Aimee Parry comprou as pílulas pela internet e sem prescrição médica. Na hora do almoço, depois de ter tomado oito destes comprimidos, a jovem passou mal e precisou ser levada ao Hospital Royal Shrewsbury. De acordo com Veja São Paulo, médicos que a atenderam disseram que dois comprimidos já seriam letais. Eloise morreu horas depois de ter sido internada. “Ela estava literalmente queimando por dentro”, disse à Sky News a mãe da jovem, Fiona Parry. “Uma vez no seu corpo, não há nada que o tire de lá. Por favor, não tome essa droga. É um jeito horrível demorrer”, disse. Acredita-se que o remédio contenha grande concentração de dinitrofenol (DNP), um químico industrial usado na produção de agrotóxicos e explosivos. O composto é vendido ilegalmente para acelerar o emagrecimento.

Curaçá: Mãe e filha morrem eletrocutadas ao estender roupa em varal

Foto: Reprodução / Boletim Curaçá
Foto: Reprodução / Boletim Curaçá

Uma mulher de 59 anos e sua filha, de 26 anos, morrearam eletrocutadas por volta das 7h30 desta terça-feira (21), em Curaçá, cidade na região norte da Bahia. Ivonice Dircy do Nascimento e a filha Leidjane Dircy do Nascimento chegaram a ser levadas para o hospital, mas já chegaram ao local sem vida. De acordo com informações do G1, a filha estava estendendo roupas em um varal quando recebeu a descarga elétrica. A mãe foi socorrer a moça e também acabou eletrocutada. Segundo o Hospital Dr. Arnaldo Vasconcelos de Alencar, localizado na cidade de Cabrobró (PE), a 120 quilômetros de Curaçá, para onde as vítimas foram levadas, vizinhos disseram que uma das extremidades do varal ficava amarrado a uma antena parabólica. Até então, ninguém registrou o fato na delegacia da cidade. Os corpos já foram liberados, mas ainda não há informações sobre o sepultamento.

Itabuna: Homem foi baleado durante tentativa de assalto a posto de combistíveis

Baleado-na-Juracy-Magalhães-foto-divulgação
Alexandre foi baleado durante tentativa de assalto a posto de combustível.

Moradores e transeuntes da Juracy Magalhães, no Fátima, em Itabuna, ficaram assustados com o tiroteio ocorrido por volta das 17h40min do último domingo (19/04), na avenida. O homem (acima) foi baleado quando passava em frente à Igreja Nossa Senhora de Fátima. O homem foi identificado como Alexandre Souza Morais, de 31 anos, morador da Mangabinha, em Itabuna. Ele tentou assaltar um posto de combustível, sendo baleado na perna. De acordo com a polícia militar, o autor dos disparo não foi identificado. Com informações do Pimenta.

Ilhéus: Presidente do PCdoB diz que relação com Jabes “está muito ruim”

Rodrigo Cardoso define relação do partido com Jabes: “muito ruim”.
Rodrigo Cardoso define relação do partido com Jabes: “muito ruim”.

O PCdoB ameaça deixar a base de apoio ao governo de Jabes Ribeiro, em Ilhéus. O presidente do diretório ilheense, Rodrigo Cardoso, define a relação PCdoB-Governo Jabes como “muito ruim”.Rodrigo concedeu entrevista ao Jornal Bahia Online. “O desgaste geral que existe com a população devido aos problemas da gestão, de amplo conhecimento público, mas também a decisões políticas, como manter por três anos reajuste zero aos servidores, afeta com muita ênfase as bases partidárias, em especial os trabalhadores organizados nos sindicatos”, afirmou. O partido tem dois vereadores em Ilhéus e pode reforçar a base de oposição ao prefeito. Com informações do Pimenta.

Jequié: PM apreende indivíduo com arma de fogo no Joaquim Romão

Preso-com-arma

Por volta das 17h do último sábado (18/4), Policiais Militares da 5ª CIA PM do 19° BPM detiveram, Alex Santos de Jesus, 29 anos, por porte ilegal de arma de fogo, nas imediações da Avenida Tote Lomanto, no Bairro do Joaquim Romão em Jequié. Segundo relatório do oficial do coordenador de área, os policiais executavam a operação “fecha porteira”, flagrando o envolvido com um revólver cal.38 e seis cartuchos intactos. Alex Santos de Jesus, foi conduzido e apresentado à autoridade judiciária competente na sede da 9ª COORPIN.Com informações do Jequié Réporter.

Ubatã: Municipio está entre os mais violêntos da Bahia

ubata

Canavieiras, Camacan, Ubatã, Uruçuca e Una estão entre os municípios baianos com menos de 50 mil habitantes mais violentos em 2014. Os dados são da Secretaria de Segurança Pública da Bahia. Eles mostram que no ano passado foram registradas 29 mortes violentas em Canavieiras. Foram 28 assassinatos e um latrocínio, que é o roubo seguido de morte. Houve ainda 6 tentativas de homicídio, 3 roubos de carro e 9 furtos. O boletim anual de Secretaria de Segurança Pública, ao qual o Jornal das Sete, da rádio Morena FM, teve acesso, não informa quantos acusados de homicídio foram presos nem quantos carros foram recuperados. Em Ubatã foram 21 mortes violentas no ano passado, sendo 20 assassinatos e um latrocínio. Houve ainda 9 tentativas de homicídio. Em Una foram 19 mortes violentas e 15 tentativas de assassinato. Em Uruçuca foram registrados 17 homicídios e três tentativas. Já em Camacan a quantidade de tentativas superou o número de assassinatos. 18 pessoas foram atacadas e conseguiram escapar, enquanto 15 foram assassinadas.( A Região)

Brasil: Morte de “Tancredo Neves” completa hoje 30 anos

tancredoneves1

Há exatos 30 anos, o Brasil ouvia o anúncio da morte do primeiro presidente civil eleito pelo Colégio Eleitoral, Tancredo Neves. Em 15 de janeiro de 1985, o ex-governador de Minas Gerais Tancredo Neves venceu o candidato Paulo Maluf, do PDS, na disputa pela Presidência da República na última eleição indireta do Brasil. Tancredo conquistou 480 votos e Maluf, 180. Houve 26 abstenções. Para vencer a disputa, O PMDB de Tancredo Neves, de Ulysses Guimarães e de tantas outras personalidades que lutaram contra o regime militar teve de se unir à chamada Frente Liberal, formada por dissidentes do PDS – partido de sustentação do governo militar. No inicio de janeiro, o então deputado Ulysses Guimarães entregou a Tancredo o programa do partido, denominado de “Nova República”, que previa eleições diretas em todos os níveis, educação gratuita, congelamento de preços da cesta básica e dos transportes, entre outros. Tancredo firmou com os brasileiros, que foram às ruas lutar pelas eleições diretas, o compromisso de virar a página da história do Brasil, colocando fim ao ciclo comandado pelos militares. Tancredo Neves conquistou os brasileiros de Norte a Sul e deu ao país perspectivas de uma pátria livre.

Anúncio da morte de Tancredo Neves:

Com a convocação da Assembleia Nacional Constituinte, prometeu banir o chamado “entulho autoritário”. Com esperança e ânimos redobrados, os brasileiros esperavam ansiosos a chegada do dia 15 de março de 1985, quando Tancredo Neves assumiria os destinos do Brasil e os militares voltariam para as casernas. No dia 12 de março, a maioria da população ficou decepcionada com o anúncio do ministério, integrado por lideranças da antiga Arena e que haviam migrado para a Frente Liberal.As esperanças começaram a diminuir com a doença de Tancredo Neves, internado 12 horas antes da posse em um hospital de Brasília, onde se submeteu a uma cirurgia.