A Polícia Rodoviária Federal (PRF) divulgou, no final da manhã desta sexta-feira (24), os nomes dos mortos e dos feridos no grave acidente na BR-101 envolvendo um micro-ônibus da Prefeitura de Ipiaú. Morreram duas pessoas: Maria de Lourdes dos Santos no local do acidente e Judite Cordeiro Oliveira (50) pouco depois de dar entrada no Hospital de Base. Foram 16 os feridos: Gutembergue de Almeida Rosa (34); Luciana Souza de Jesus (29); Ivonildes Ramos dos Anjos (56); Maiane Ventura dos Santos (23); Wagner Andrade; Jorge Artur do Nascimento Meireles (70), Joélio de Jesus Santos (33); Neilza Oliveira Santos (32); Wagner Oliveira de Andrade, Lirane Ramos Bidu (32); Gilson de Souza Santos (52); Rogério Santos da Silva (35); Ângela Maria Nery Lemos (57); Gerson de Souza; Antônio Cristiano Neves de Souza (59) e Rafael Neves de Souza (22). O micro-ônibus saiu de Ipiaú na manhã desta segunda-feira com destino a Itabuna para levar pacientes para realizar exames médicos. Por volta das 7h, à cerca de 15 km de Itabuna, o motorista perdeu o controle do veículo ao trafegar numa curva. O micro-ônibus saiu da pista e capotou diversas vezes. A maior parte das vítimas foi projetada para fora do veículo.Esquipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) prestaram socorro e encaminharam as vítimas para o Hospital de Base. Segundo a Polícia Rodoviária Federal, poucos passageiros usavam cinto de segurança. Na hora do acidente chovia forte. Um laudo do Departamento de Polícia Técnica (DPT) deve apontar as causas do acidente.Com informações do Giro em Ipiaú.
Maraú: Bandido morre em confronto com policiais da “72ª CIPM” em Tremembé

Uma guarnição da Polícia Militar da 72ª CIPM/Itacaré, atendendo a denúncias anônimas conseguiu chegar em um ponto de tráfico de drogas no distrito de Tremembé, município de Maraú. Os policiais foram recebidos a tiros por três meliantes. Durante o confronto um dos elementos, de nome Robson Conceição Ribeiro, vulgo Binho, foi alvejado e posteriormente socorrido para o Hospital de Itacaré, não resistindo aos ferimentos e vindo a óbito, os outros dois elementos conseguiram evadir. No local foram encontrados: 01 (um) rifle calibre 22, 117 (cento e dezessete) pedras de crack, 43 (quarenta e três) cartuchos calibre 22, 100 (cem) gramas de pasta base, 01 (uma) balança de precisão e 02 (duas) máscaras. Todo o material foi apresentado na DT de Maraú. (Ubaitaba Urgente).
Itacaré: “PETO da 72ª CIPM” prende dois com 17 petecas de cocaína

Na manhã desta quinta feira (23/04), por volta das 11hs, uma guarnição do PETO, comandada pelo Tenente PM Santana, realizava ronda na Rua 16 de Dezembro, Bairro Porto de Trás, quando visualizaram duas pessoas do sexo masculino em atitude suspeita, ambas em uma Motocicleta Shineray 50 cilindradas, cor vermelha, sem documento de porte obrigatório. Os policiais abordaram a dupla e acabaram encontrando 17 petecas de cocaína, R$ 104,00 reais em espécie e 01 celular Sansung Galaxy branco. Os meliantes foram identificados como sendo, Vilson Conceição do Nascimento, vulgo Bita e A.O do C, menor de idade. Os envolvidos e todo o material aprendido foi entregue e apresentado na DT de Itacaré, onde foi lavrado o flagrante. (Ubaitaba Urgente).
Itajuípe: Acidente com micro-ônibus de Ipiaú deixa um morto e 14 feridos

Um acidente ocorrido por volta das 06h da manhã desta sexta-feira(24) na BR-101, próximo ao Trevo de Itajuípe, deixou uma pessoa morta e ao menos 14 feridos, segundo informou o capitão dos Bombeiros. O veículo seguia sentido a Itabuna com os pacientes de Ipiaú para realização de exames quando o condutor perdeu o controle da direção e capotou numa curva. Uma senhora de nome e idade ainda não revelados morreu presa nas ferragens. Os feridos foram socorridos por populares e unidades do Samu e encaminhados para o Hospital de Base em Itabuna. A reportagem do Giro está no local e daqui trará pouco mais informações. Com informações do Giro em Ipiaú.
Assista vídeo do acidente:
Brasilia: Polícias locais poderão usar itens de contrabando apreendidos, aprova Câmara
A Câmara aprovou, nesta quinta-feira, 23, um projeto de lei que autoriza o uso, pelas Polícias Militares (PMs) dos Estados e guardas municipais, de 80% de todos os produtos apreendidos pela Polícia Federal (PF) por contrabando e outros crimes. Os artigos deverão ser destinados ao Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP), que será responsável pela distribuição dos bens para as corporações locais. O projeto vai agora para o Senado, onde pode receber alterações. Caso o texto seja mantido como saiu da Câmara, mercadorias como armas, carros e aviões tomados pela PF poderão ser usados pelas polícias locais de Estados e municípios.Com informações do Estadão.
Itapebi: Câmara não funciona desde novembro: ‘Situação é bizarra’, diz vereador

Enquanto 2015 caminha para completar quatro meses corridos, os trabalhos da Câmara Municipal de Itapebi, na Costa do Descobrimento, estão emperrados. Desde novembro do ano passado, o local está fechado para realização de uma reforma. A previsão é que a Casa só seja entregue no final de maio ou começo de junho, quando se avizinha o recesso de meio do ano dos edis. O caso será levado aos Ministérios Públicos Estadual e Federal pelos vereadores Paulinho de Fifia (PSD), Paraíba (PRB) e Antero Botelho (PP), que fazem oposição ao prefeito, Dr. Francisco (PSC). Segundo Paulinho, com o vácuo legislativo em Itapebi, nada pode ser votado e aprovado para a população. “A coisa aqui está bizarra. Até agora não foram formalizadas as comissões permanentes, o que faz com que a Câmara não possa deliberar nenhuma matéria, como é o caso do reajuste dos professores”, disse o edil em entrevista ao Bahia Notícias. O “nada” que pode ser aprovado tem ressalvas, diz o vereador. “Mesmo assim, o presidente da Câmara, Leonardo Ribeiro, fez uma sessão no dia 30 de janeiro para aprovar assuntos de interesse dele”, diz Paulinho ao se referir a um projeto de bolsa família municipal “totalmente irregular”, como frisa. Ainda segundo o legislador, a Lei Orgânica do Município (LOM) prevê a realização de uma sessão semanal, o que também não é respeitado em Itapebi. Já o vereador Paraíba, que engrossa o coro de Paulinho, diz que a Câmara até o momento não responde sobre a destinação dos mais de oito funcionários lotados na Casa.Com informações do Bahia Noticias.
Bahia: Pai e filho são assassinados após discussão com vizinho em Mairi

Pai e filho foram assassinados a facadas dentro de casa na madrugada dessa quinta-feira (23), em Mairi, no centro norte da Bahia. De acordo com informações da Polícia Civil do município, o pai, identificado como João Ferreira da Silva, 74 anos, estava em um bar na companhia do filho e de um vizinho. Os três bebiam quando o filho, Valmir do Nascimento, 43 anos, e o vizinho, Waldir Nepomuceno da Silva, 53 anos, conhecido por “Cigano”, começaram a discutir. Ainda não há informações sobre a motivação da briga.

Ainda de acordo com a polícia, após saírem do bar, durante a madrugada, o suspeito invadiu a casa de Valmir e esfaqueou a vítima na região do pescoço. Ao ouvir o grito dos netos, que estavam em casa no momento do crime, João Ferreira tentou defender o filho, utilizando um pedaço de pau para bater no agressor, mas também foi esfaqueado. O idoso não resistiu aos ferimentos e morreu no local. Os corpos das duas vítimas foram encaminhados ao Instituto Médico Legal de Jacobina. O suspeito continua foragido.
Espírito Santo: Homem esmaga cabeça da ex-mulher com pedra de 10 kg na frente da filha
A empregada doméstica Almerinda Ferreira Suim, 36 anos, foi assassinada a pedradas diante da filha de 13 anos em Vila Velha, no Espírito Santo. Segundo a polícia, o crime foi cometido pelo ex-marido na terça-feira, no bairro Terra Vermelha II.Almerinda e o pedreiro Daniel Lopes de Souza, 42 anos, estavam separados há quatro meses. Eles deixaram de viver juntos depois de um caso de agressão do marido à mulher que o levou a prisão. Desde então, Almerinda tinha uma medida protetiva de segurança contra Daniel. Quando o pedreiro saiu da prisão, ele não procurou a ex-mulher, mas na noite da terça ficou esperando Almerinda sair da chácara onde trabalhava, a cerca de 100 m de casa. A doméstica saiu com a filha por volta das 19h. Ela foi então esganada e atacada a pedradas. A filha gritou e implorou que o pai não atacasse a mãe, mas ele continuou as agressões e esmagou a cabeça de Almerinda com uma pedra de 10 kg. Almerinda era mãe de outros três filhos. Daniel fugiu depois de matar a ex-mulher, mas foi preso na manhã desta quinta-feira. Ele foi ouvido e confessou o crime à Polícia Civil.Com informações do Correio.
Rio Grande do Sul: Delegada decepa pênis do marido após flagrar traição
Um médico de nome não divulgado teve o pênis decepado pela esposa, que é delegada da cidade de Santo Ângelo, no estado do Rio Grande do Sul. Segundo a imprensa local, o fato ocorrido no início deste mês, só veio à tona nesta semana. De acordo com as informações que circularam nas redes sociais e blogs da região, a delegada tomou a atitude contra o marido após descobrir que estava sendo traída. As informações ainda dão conta de que o homem teve o órgão decepado após o casal discutir. O motivo da discussão seria porque a mulher teria flagrado o marido com a empregada na cama. A vítima foi encaminhada ao hospital da cidade, passou por cirurgia e foi liberado na terça-feira (14). O caso está sendo investigado pela polícia da cidade. Nas redes sociais vazaram fotos do órgão genital do médico decepado. Não há informações sobre o seu atual estado de saúde e se o órgão foi reimplantado.
Itacaré: PSC vai oficializar pré-candidatura do vereador “Josimar em 2016”
O Partido Social Cristão (PSC) vai oficializar brevemente a pré-candidatura do vereador Josimar Vasconcelos à prefeitura do município de Itacaré. A data do lançamento será anunciada e deve reunir simpatizantes, correligionários e amigos. A pré-candidatura de Josimar conta com a simpatia de alguns empresários de Itacaré e de lideranças governistas da esfera estadual. A decisão de se candidatar a prefeito de sua cidade vem deixando o atual prefeito Jarbas Barbosa Barros com as barbas de molho e visivelmente preocupado com o desenrolar da política itacareense. Natural de Itacaré, 28 anos de idade, pai de dois filhos, membro de uma família de tradições na política local, o jovem Josimar é filho e neto dos ex -prefeitos, Antonio Hudson S. Vasconcelos (Son) e Antonio Vasconcelos Couros. Vereador em seu primeiro mandato, foi um dos mais votados no último pleito e vem se consolidando como forte liderança. Sua atuação na Câmara Municipal como vereador atuante e independente vem sendo apoiado por setores da sociedade que clamam por mudança e renovação na administração municipal.(Fonte: Jornal Tribuna da Região).
Conquista: “Lourão do Ferro Velho” foi baleado dentro de Camaro Amarelo
Um homem sofreu um atentado em Vitória da Conquista, na tarde desta quinta-feira (23), durante uma tentativa de assalto. De acordo com o blgo do Anderson, o crime aconteceu no bairro Patagônia. A vítima foi baleada dentro do seu “Camaro Amarelo”. Ferido na mão, o homem foi conduzido ao hospital pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), e passa bem. Outro tiro atingiu a lataria do veículo. Agentes da 78ª Companhia Independente de Polícia Militar registraram a ocorrência. As circunstâncias do fato são desconhecidas. A vítima foi identificada como “Lourão do Ferro Velho”.
Mulher compra linguiça recheada com maconha e só descobre quando a coloca para assar

Uma família de Paranaguá, no litoral do Paraná, se surpreendeu ao fazer um churrasco no feriado de Tiradentes, na última terça-feira (21). A moradora da casa afirmou que comprou linguiça recheada de maconha em um supermercado da região. “Ela só percebeu a substância quando colocou a linguiça, tipo toscana, para assar. Ela contou que o cheiro exalou pela casa toda e chamou a atenção de quem participava do churrasco”, explicou o delegado Nilson Santos Diniz. A mulher procurou a delegacia para fazer a denúncia e registrar um Boletim de Ocorrência (B.O.). O produto foi apreendido pela polícia na manhã de quarta-feira (22), de acordo como G1, e será encaminhado para perícia. O delegado explicou que ainda não há confirmação de que a substância se trata de maconha e que por isso é necessário aguardar a conclusão da perícia. “Se for constatado que, de fato, é maconha, seria uma conduta prevista na lei de drogas. Se não for maconha, se for qualquer outro tipo de substância, poderia caracterizar um crime contra relação de consumo”, explicou Diniz. A pedido da polícia, que está investigando o caso, o nome do supermercado não foi divulgado.
Ubatã: Bandidos fortemente armados roubam Hilux em estrada rural
Bandidos fortemente armados roubaram, por volta das 14h desta quinta-feira, na estrada rural de Dois Irmãos da Mata, na altura da Fazenda Mirasserra, à cerca de 3 km de Ubatã, um veículo Hilux, cor preta, placa JRS 8115, licença de Ubatã. Segundo informações do 4º Pelotão da Polícia Militar de Ubatã, um ubatense retornava de uma fazenda quando foi abordado por 06 bandidos, quatro deles usavam tocas ninjas. O condutor ainda tentou dá uma ré para escapar, mas os bandidos acabaram realizando a interceptação. O ubatense foi amarrado às margens da estrada e os bandidos seguiram em direção ao Bairro Bela Vista. Segundo confidenciou a vítima à PM, os bandidos usavam pistolas e armas de grosso calibre. Existe a suspeita de que bandidos planejam assaltar agências bancárias, isso porque nos últimos dois dias foram roubadas pick-up nos municípios de Ipiaú e Jitaúna. O delegado titular da Delegacia Territorial de Ubatã, Adelino Loyola, investiga o caso. *Informações do Ubatã Notícias.
Diretor da Globo pede R$ 350 mil para não trabalhar com Xuxa
Um outro nome surge no mercado para integrar o time de profissionais que se negaram a trabalhar no novo programa de Xuxa Meneghel. Fabricio Mamberti, diretor de programas e novelas na Globo, não aceitou o salário de R$ 100 mil oferecido pela Record para dirigir Xuxa alegando que tem contrato de longo prazo com a emissora carioca até o final de 2017, garante o site Notícias da TV.
Porém, segundo consta, a forma de negar elegantemente foi pedir um salário de R$ 350 mil para a Record. Sabendo que a emissora recusaria – afinal esse é o valor que ela paga para Marcelo Rezende e Sabrina Sato, por exemplo – tudo acabou bem. “Realmente recebi um convite para dirigir a Xuxa na Record. Apesar do enorme respeito e carinho que tenho por ela, fiquei impossibilitado de aceitar o convite em função do meu contrato de prazo longo com a Globo, que tem duração até abril de 2017”, disse Mamberti, que dirigiu o TV Xuxa em 2007.
Para reforçar ainda mais as suas justificativas, o diretor disse que está empenhado em uma série de projetos na Globo, entre eles uma nova novela. “Neste momento, já estou envolvido com a direção geral da novela das 21h da Maria Adelaide Amaral”, conta. A trama substituirá a novela ‘Favela Chic’, que entrará no lugar de ‘Babilônia’. A solução encontrada para a Record foi, então, contratar outro ex-TV Xuxa, Mariozinho Vaz, que deve ser anunciado como diretor do programa de Xuxa em maio. Com informações do Showbiz.
Quadrilha faz assalto milionário a transportadora
Uma quadrilha fez um assalto milionário a uma empresa de transporte de valores em São Mateus, na zona leste da capital paulista, na noite desta quarta-feira, 22. Informações preliminares dão conta de que cerca de R$ 6,7 milhões foram roubados. Até o momento, ninguém foi preso.
Por volta das 20h, cerca de 15 criminosos invadiram a sede da empresa TecBan, que alimenta caixas eletrônicos, na Rua Forte Cananeia. Um dos carros usados pelos bandidos era clonado, com adesivos da empresa. O veículo foi incendiado no local. Vigilantes trocaram tiros com a quadrilha, que estava armada de metralhadoras e fuzis. Antes, os bandidos atravessaram e tocaram fogo em um caminhão na Rua Forte Cananeia para dificultar o acesso dos policiais.
Houve novo confronto com a Polícia Militar, mas os bandidos conseguiram fugir. Uma pessoa baleada foi encontrada pelos policiais em um hospital da região, mas não há confirmação se ela estaria envolvida com o crime. As investigações serão conduzidas pelo Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic). Ao longo da madrugada, os investigadores ouviram pelo menos dez funcionários da empresa – que só foram liberados por volta das 9h30 desta quinta-feira, 23.
TSE aplica multa de R$ 30 mil à coligação de Dilma nas eleições de 2014

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) multou hoje (23) em R$ 30 mil a coligação Com a Força do Povo, vencedora da eleição presidencial de 2014, com a candidatura da presidenta Dilma Rousseff, por propaganda irregular na internet. Ainda cabe recurso ao tribunal.
A ação foi proposta pela coligação da então candidata à Presidência da República pelo PSB, Marina Silva, contra a empresa Polis Propaganda, de propriedade do jornalista Franklin Martins. A candidata alegou que o site Muda Mais, criado pela empresa para divulgar a candidatura de Dilma, estava em situação irregular, por não ter sido registrado na Justiça Eleitoral, além de estar em nome de pessoa jurídica, prática vedada pela lei eleitoral.
Por 6 votos a 1, os ministros consideraram que o endereço não fora registrado na Justiça Eleitoral, como manda a lei eleitoral, nem por Dilma, nem pelo PT ou pela coligação. Entenderam também que a propaganda na internet só pode ser veiculada nos portais do candidato, do partido ou da coligação. Questionada a respeito, a assessoria de imprensa do PT respondeu que ainda está avaliando o que fazer.
Genética explica por que algumas pessoas são mais picadas por mosquitos

Basta levar uma picada de mosquito que logo aparece um engraçadinho para soltar o clichê: “é porque você tem sangue doce”. Além de fraca, a piada não tem nenhum embasamento científico. Mas o segredo pode, sim, correr nas suas veias. As mordidas, claro, não dependem da “doçura” do sangue. Mas cientistas da London School of Hygiene and Tropical Medicine chegaram à conclusão de que os genes de cada indivíduo têm forte influência no quanto as pessoas são picadas por mosquitos.
A partir de testes em gêmeos univitelinos (que possuem material genético idêntico) e bivitelinos (com genes divergentes), os pesquisadores encontraram uma nítida correlação quando ao comportamento dos mosquitos: nos gêmeos idênticos, os insetos distribuíram suas picadas igualmente. Nos fraternos, tinham sempre um preferido. O assunto pode parecer divertido, mas o estudo, publicado na revista Nature, tem motivações bastante sérias. Doenças disseminadas por mosquitos crescem em todo o mundo: dengue, malária, febre amarela, todas potencialmente fatais.
Baseados em suas conclusões, os cientistas britânicos esperam desenvolver repelentes mais efetivos, que previnam infecções. Pessoas com alergias severas também podem se beneficiar. Pesquisadores concordam que os insetos escolhem suas vítimas baseados no cheiro do corpo. Estudos anteriores também mostraram que grávidas e pessoas com alta temperatura corporal são mais atrativas aos mosquitos. O estudo atual, porém, argumenta que a atração aos mosquitos é tão hereditária quanto a altura ou a inteligência.
Agora, novos experimentos precisam definir qual parte dos cromossomos determina o que os mosquitos mais gostam nas vítimas — e se de fato eles acham o sangue doce. A propósito: remédios caseiros, como mastigar alho ou beber cerveja, não ajudam contra as picadas. Mas eles bem podem manter os engraçadinhos a distância. Autor: Lisa Duhm (gb) Edição: Francis França
Mujica: ‘Quem gosta de dinheiro tem que ser tirado da política’
Prestes a completar 80 anos, o ex-presidente uruguaio José Mujica diz que a corrupção afeta “a todos” na América Latina, mas que “quem gosta muito de dinheiro deveria ser afastado da política”. Em entrevista exclusiva à BBC Mundo, Mujica comentou a corrupção em países como México e Brasil, e afirmou que a “vontade de ter bens materiais” não se relaciona bem com o serviço público. “Sempre disse aos empresários: se eu souber que pediram alguma propina a vocês e vocês não me avisaram, teremos uma relação péssima. Com essa declaração, não havia abertura para que me oferecessem nada.”
“Se misturamos a vontade de ter dinheiro com a política estamos fritos. Quem gosta muito de dinheiro tem que ser tirado da política. É preciso castigar essa pessoa porque ela gosta de dinheiro? Não. Ela tem que ir para o comércio, para a indústria, para onde se multiplica a riqueza”, declarou.Agora senador, Mujica diz que não descartaria voltar à Presidência, caso sua saúde permitisse. Dá a impressão, no entanto, de que não acredita na possibilidade. “Se eu tivesse o grau de saúde que tenho hoje, não teria nenhum problema. Mas estou quase com 80 anos, não acho que tenho idade adequada de resistir ao vaivém de uma Presidência.”
O ex-presidente falou à BBC sentado sob uma árvore diante de sua casa nos arredores de Montevidéu. O ambiente tranquilo e silencioso, que sempre disse valorizar, agora é interrompido ocasionalmente pela chegada de crianças e adolescentes à escola rural que ele inaugurou recentemente do outro lado da rua.
Ele falou sobre narcotráfico e opinou sobre governos de outros países latino-americanos. Entre elogios a sua cadela Manuela (“o integrante mais fiel do meu governo”) e comparações entre o mate argentino e o uruguaio, Mujica disse ainda que não considera ocupar um cargo internacional. “Acredite, para mim seria uma tortura. Não sou afeito ao protocolo, não sou a pessoa mais indicada. Acho que as causas políticas têm muito fôlego e que é preciso incorporar gente mais jovem que nós, que nos supere.”
‘Doença’ brasileira
“Algo doentio acontece na política brasileira”, disse o ex-líder uruguaio sobre a cisão entre o governo de Dilma Rousseff, em seu segundo mandato, e o Congresso eleito em 2014. “O Brasil é um país gigantesco e cada Estado tem sua realidade, com partidos locais fortes. Conseguir a maioria parlamentar no Brasil é um macramé (técnica de tecelagem manual) onde pedem uma coisa aqui, outra ali.”
Para Mujica, o tráfico de influência é “uma tradição” no país, já que os governos “têm que fazer o impossível para conseguir a maioria parlamentar de alguma maneira”. “Não digo que os fins justificam os meios, quem diz é Maquiavel. O que digo é que isso é uma doença que existe há muito tempo na política brasileira.”
Ao mesmo tempo, ele afirma que o poder dos presidentes na democracia representativa é relativo e, por isso, demora para que uma vontade do poder Executivo torne-se realidade. “Não se deve confundir governar com mandar. Existe o papel da persuasão e do convencimento. Um presidente deve se cercar de gente útil e de gente boa.” Mujica diz ainda que é preciso considerar o papel dos agentes externos ao governo na corrupção. “Para que haja corruptos, também deve haver um agente corruptor. Não nos esqueçamos disso.”
Vizinhos
Durante a entrevista, Mujica evitou fazer críticas frontais aos governos latino-americanos. Questionado sobre seu apoio à administração de Nicolás Maduro, na Venezuela, ele afirmou que “não gosta da existência de presos políticos” no país, mas se posicionou contra possíveis intervenções em meio à crise. “A Venezuela tem problemas, sim. Mas não vai sair deles a pauladas. Não é apoio, são as evidências. Porque não se ganham 14 eleições sucessivas só usando a força.”
Mujica chegou a chamar a presidente argentina Cristina Kirchner de “velha”, mas, desta vez, também dedicou-lhe palavras mais suaves. “Não acho que seja uma presidenta maravilhosa, nem acho que seja uma bruxa. É uma mulher que teve de enfrentar todo o machismo arraigado em uma sociedade. Como muitos quiseram passar por cima dela, ela às vezes passa dos limites do outro lado.”
Sobre o México, o ex-presidente voltou a afirmar que o tráfico de drogas é um problema maior no país por causa de sua proximidade com os Estados Unidos. “Os Estados Unidos são o grande mercado consumidor das drogas e os que têm infinito poder aquisitivo e o México é o lugar de trânsito. Isso vem condicionando a vida deles e o México não teve a capacidade de resolver o problema da influência crescente do narcotráfico, não foi só esse governo.”
“A combinação da ameaça e do dinheiro destroçou os poderes públicos, que não conseguiram enfrentar isso. Mas eu não estou criticando o México, acho que todos estamos expostos a isso hoje”, afirmou, defendendo novamente a lei aprovada em seu governo, que tornou o Uruguai o primeiro país do mundo a regularizar a produção, a venda e o consumo de maconha. “Curiosamente, eu que não sou neoliberal acho que a melhor fundamentação (para a lei) que encontrei é a de (Milton) Friedman (economista americano). Digo isso raramente, mas não tenho preconceito. Acho que é preciso roubar o mercado deles (dos narcotraficantes).”
Rolling Stones e baseado
Centenas de perguntas foram enviadas para a entrevista com José Mujica, que foi transmitida ao vivo pela internet e acompanhada em seis idiomas pela BBC nas redes sociais. O ex-presidente teve que responder, por exemplo, sobre se já o convidaram a fumar maconha desde a descriminalização do consumo.
“Apareceu aqui um rapaz, não sei de que país, com um baseado, e me convidou para fumar. Eu não quis, mas eu também tenho meus vícios. De vez em quando fumo um cigarro comum. E quem vai dizer que o tabaco é saudável? O único vício bom é o amor, o resto são pragas. O problema está em quanto se consome e isso é um problema mental.”
Algumas das perguntas mais frequentes eram sobre seu estilo de vida, ao que respondeu que “a humildade é uma filosofia que não pretende impor a ninguém”. “Não posso mudar a cultura do mundo em que vivemos, mas posso viver minha vida e dar minha opinião.”
O ex-presidente também não se esquivou de questões mais difíceis – mesmo que fora do âmbito político – como a enviada por um participante argentino: Beatles, Pink Floyd ou Rolling Stones? “Diga a ele que sou um analfabeto no tema, porque sou ‘tangueiro’ de alma. Mas feita essa ressalva, prefiro os Rolling Stones.”(BBC Brasil)
Irritado por conta dos travamentos, homem dá oito tiros em computador
Lucas Hinch tem 37 anos e foi preso na última segunda-feira (20), num beco próximo a sua casa em Colorado Springs, no estado do Colorado, Eua. O motivo da prisão? Lucas disparou uma arma de fogo contra uma vítima um tanto peculiar – seu computador. Foram oito tiros dados contra o Dell XPS 410, de 2012.
Em entrevista ao Los Angeles Times o atirador afirmou que foi um momento glorioso, já que ele estava em seu limite por conta dos constantes travamentos do computador.
De acordo com o registro policial, classificado como “homem mata seu computador”, as investigações revelaram que “o morador estava farto de lutar contra o seu computador. Ele levou a máquina para um beco e disparou oito tiros com uma pistola, para efetivamente desativá-lo”.
— Foi premeditado, definitivamente — brincou Hinch. — Eu fiz questão de verificar se não havia nada atrás dele ou algo para ricochetear. A polícia afirma que, em quase todas as circunstâncias, é ilegal disparar uma arma de fogo em Colorado Springs.
Sem lucros: Petrobrás tem prejuízo de 216 bilhões de dólares
A Petrobras divulgou na noite desta quarta-feira (22), o balanço financeiro de 2014, agora auditado por uma empresa independente, a PwC. Os números mostram que a companhia petroleira, presidida por Aldemir Bendine, teve um prejuízo líquido de R$ 21,6 bilhões, impactados principalmente pela perda de ativos imobilizados da companhia, no total de R$ 50,8 bilhões segundo dados divulgados.















