Ubaitaba Urgente

Salvador: Número de mortos em deslizamentos já chegam a 11

Foto: Amanda Palma/ Correio
Foto: Amanda Palma/ Correio

Já chega a 11 o número total de vítimas fatais por conta dos deslizamentos causados pelas fortes chuvas que atingiram Salvador nesta segunda-feira (27). Foram contabilizados oito mortes em um desabamento na avenida San Martin. No Bom Juá, foram quatro vítimas fatais, incluindo dois irmãos adolescentes que estavam desaparecidos. De acordo com o Correio, Duas casas desabaram e atingiram sete pessoas, na manhã desta segunda-feira (27), no Bom Juá, em Salvador. Segundo informações da polícia, uma mulher e um menino de 12 anos, além de dois irmãos, que estavam desaparecidos e foram localizados sem vida por volta das 14h – Joice Bispo Ribeiro Reis, 15 anos, e Jonathan Bispo Ribeiro Reis, 12 anos. Fonte: Bahia Noticias.

Jogador belga cai em campo durante jogo, infarta e segue em coma induzido

BBiKGiu

O zagueiro Gregory Mertens, que defende o Lokeren, infartou durante um jogo nesta segunda-feira, na Bélgica. O seu time fazia um amistoso contra o Genk, quando passou mal dentro de campo, caiu desacordado, e teve que ser socorrido ali mesmo. De acordo com informações da imprensa belga, o jogador foi reanimado ainda no estádio ainda de ser encaminhado ao hospital. Lá, ele melhorou, mas de qualquer forma está em coma induzido. Através da internet, o Lokeren confirmou o ocorrido. – A torcida, a família e os amigos esperam um desfecho positivo – disse o comunicado publicado pelo Lokeren.

Violência toma Baltimore após funeral de homem negro morto na prisão

BBiKFlO

Sete policiais da cidade norte-americana de Baltimore ficaram feridos nesta segunda-feira depois que manifestantes atiraram tijolos e pedras e queimaram viaturas em protestos violentos após o funeral de um homem negro que morreu sob custódia da polícia. Os motins começaram a apenas algumas quadras do local do funeral de Freddie Gray, de 25 anos, no noroeste de Baltimore, e então se espalharam por outras partes da cidade, depois que agentes de segurança local alertaram sobre ameaças de gangues.

Imagens de TV mostraram saques e vários manifestantes pulando sobre a parte superior de uma viatura policial, depois que uma multidão de adolescentes ignorou os pedidos para dispersar e entrou em choque com uma linha de centenas de policiais. A morte de Gray reacendeu um clamor público sobre o tratamento da polícia a cidadãos afro-americanos deflagrado no ano passado após os assassinatos de homens negros desarmados em Ferguson, no Missouri, na Cidade de Nova York e em outros lugares. Os tumultos em Baltimore foram os mais violentos desde as manifestações em Ferguson no ano passado.

O capitão da polícia de Baltimore, Eric Kowalczyk, disse em breve pronunciamento que um dos policiais feridos estava inconsciente e vários tinham ossos quebrados. Kowalczyk disse que a polícia, que inicialmente tentou usar contenção, começaria a fazer detenções e usar balas de gás lacrimogêneo e pimenta para dispersas as multidões.

A família de Gray, pastores e autoridades municipais tinham implorado para que as manifestações fossem pacíficas após algumas detenções e feridos em protestos no fim de semana. Mais cedo, no funeral, orador após orador diante da multidão na Igreja Batista New Shiloh, de 2.500 lugares, disse que o mundo estava assistindo para ver se a justiça seria feita no caso de Gray, que morreu em 19 de abril de uma lesão na coluna vertebral após a polícia prendê-lo uma semana antes.

“Esperamos que isso não fique pior do que está, francamente, porque a família de Freddie Gray não quer isso”, disse o advogado da família de Gray, Bill Murphy, à emissora CNN durante entrevista. (Reportagem de Scott Malone e Dan Whitcom)

Cientistas haviam previsto possibilidade de grande terremoto

BBiKwniHá um mês, cientistas haviam percebido a possibilidade de um grande terremoto na região do Nepal. O tremor havia sido apontado por pesquisadores como parte de um padrão histórico. De acordo com pesquisadores, é comum que um grande terremoto gere outro tremor anos depois. O evento desta semana seria consequência de outro que aconteceu em 1934. A energia gerada por aquele tremor teria sido transferida pela falha geológica e liberada, portanto, somente depois de 81 anos. A previsão dos cientistas veio da observação dois eventos que ocorreram há 700 anos. Na ocasião, um terremoto de 1255 gerou outro grande tremor depois de 89 anos, em 1344.

A dificuldade para os cientistas era entender onde terremotos anteriores haviam acontecido. De acordo com os pesquisadores, o problema vem das chuvas fortes e deslizamentos de terra na região. Isso acaba por esconder as falhas geológicas que permitem identificar a origem dos terremotos. A descoberta da equipe liderada por Laurent Bollinger é que dois terremotos anteriores, um em 1505 e outro em 1833, não haviam sido causados pela movimentação da placa que originou o terremoto desta semana.

A descoberta acabou preocupando os cientistas. Eles ficaram apreensivos com a possibilidade de um forte terremoto assolando a região, como consequência do tremor de 1934. Infelizmente, não demorou até que isso ocorresse. Mas, de acordo com eles, o perigo pode não ter acabado. “Cálculos sugerem que um tremor de 7,8 não foi forte o suficiente para gerar uma ruptura até a superfície, então ainda pode existir tensão acumulada”, disse Bollinger. “Nós podemos esperar um provável novo terremoto ao leste e ao sul nas próximas décadas”, explicou.

Brasil: Detento fica preso em teto de delegacia ao tentar fugir no Paraná

edzrbnh0kc88v4nt9tldhhfeeParaná – Um detento não teve muito sucesso em sua tentativa de fuga da delegacia de Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba, no Paraná. O preso ficou enroscado no teto do local ao tentar escapar durante a madrugada desta segunda-feira. De acordo com o delegado, quatro detentos conseguiram escapar. No entanto, o Corpo de Bombeiros teve que resgatar, por volta das 7h desta segunda, um dos homens que tentava fugir. Ele já retornou à carceragem e não ficou ferido. Além desta fuga, 27 presos escaparam da carceragem da Delegacia da Polícia Civil de São José dos Pinhais, também na Região Metropolitana de Curitiba, na madrugada deste domingo. Na ocasião, os presos serraram as grades da cela e fugiram. Segundo policiais, até a manhã de hoje três foragidos tinham sido recapturados.

Arrecadação federal soma R$ 309 bi no primeiro trimestre

arrecadação-federal1

É o menor valor para o período desde 2011. Em março, as receitas da União somaram R$ 94 bilhões

A contração da economia e as desonerações tributárias fizeram a arrecadação federal ficar praticamente estagnada em março. No mês passado, as receitas da União somaram R$ 94,112 bilhões, alta de apenas 0,48% em relação ao mesmo mês de 2014 descontada a inflação oficial pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Apesar do leve crescimento, a arrecadação federal continua em queda no acumulado do ano. De janeiro a março, o governo arrecadou R$ 309,376 bilhões, valor 2,03% menor que o registrado no primeiro trimestre de 2014 também descontado o IPCA. Para o primeiro trimestre, o resultado, em valores corrigidos pela inflação oficial, é o pior desde 2011.

Segundo a Receita Federal, o principal fator que contribuiu para a queda real da arrecadação nos três primeiros meses do ano foi o fraco desempenho da economia. A queda da produção, do consumo e da lucratividade das empresas fez o Fisco arrecadar menos.

Afetada pela queda de 5,71% na produção industrial, a arrecadação de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) cobrado sobre os produtos nacionais caiu 7,02% no primeiro trimestre considerando o IPCA. A queda de 5,42% nas vendas de bens e serviços fez a arrecadação do Programa de Integração Social (PIS) e da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) cair 4,3% descontada a inflação. Por incidirem sobre o faturamento das empresas, os dois tributos refletem o consumo.

Apesar do crescimento de 7,4% na massa salarial de janeiro a março, a arrecadação da contribuição previdenciária acumula queda real (considerando a inflação) de 2,84% em 2015. A retração ocorre por causa da desoneração da folha de pagamento, que faz a Previdência Social arrecadar R$ 5,6 bilhões a menos nos três primeiros meses do ano em relação ao mesmo período de 2014.

Celebridades: Um novo Silvio Santos: Rodrigo Faro é cogitado para substituir o rei do SBT

silvio

Rodrigo Faro tem conquistado seu espaço na TV brasileira a cada dia e recentemente completou um ano com seu programa de domingo no ar. Dono de um currículo vasto, o apresentador de 41 anos falou em entrevista ao Uol sobre ser cotado para substituir Silvio Santos. “É uma responsabilidade muito grande ser chamado ou ser cogitado para ser sucessor de um Silvio Santos. Substituto jamais, porque o Silvio é insubstituível (na Record, Faro foi substituto de Marcio Garcia e Gugu Liberato). Se as pessoas ligarem a TV para me ver e se acostumarem com isso, já estarei contente. Muitas pessoas comentaram sobre a simbologia desse ato. Estou a anos luz do Silvio, mas quem sabe um dia, talvez… Vamos deixar para o público e para ele decidir [risos]”, comentou Rodrigo com ar de modéstia.

Ituberá: Jovem espancada por professor morre no hospital

Morte de Rosy

Um Professor do colégio Estadual de Ituberá, identificado até o momento como Danilo, está sendo procurado pela polícia sob acusação de ter espancado uma jovem, que veio a falecer no hospital de Base em Itabuna uma semana após o acontecido. A vítima era conhecida como Rosy e trabalhava na Farmácia União, também em Ituberá. A população de Ituberá, município com pouco mais de 27 mil habitantes está chocada com a tragédia. Segundo comentários na cidade, o Professor estava bêbado no momento da agressão. Populares em contato com a redação do site Ubaitaba Urgente, disseram que Danilo foi rejeitado pela garota com quem mantinha um relacionamento amoroso. Rosy foi agredida dentro da residência de um homem, identificado até o momento pela polícia como “Martinho”, no Pratigi. (Ubaitaba Urgente).

Ipiaú: Sobe para 03 os mortos em acidente com micro-ônibus da Prefeitura

vitimas1

Morreu no inicio manhã desta segunda-feira (27), no Hospital de Base, em Itabuna, o morador de Ipiaú, Gilson de Souza Santos, de 52 anos. Ele estava internado desde a última sexta-feira (24) quando sofreu um acidente com o micro-ônibus da Prefeitura de Ipiaú. O veículo levava 16 pessoas para a realização de exames em Itabuna. Uma mulher morreu presa nas ferragens. Outra senhora faleceu na unidade hospitalar. Os corpos de Judite Cordeiro e Maria de Lourdes foram sepultados no sábado.

giro (1)

A secretária de Saúde de Ipiaú, Jamine Barros Araújo, disse que 16 pessoas – entre pacientes e acompanhantes – estavam no micro-ônibus no momento do acidente. O micro-ônibus saiu da cidade por volta das 5h30. “São pessoas que saem rotineiramente de Ipiaú para Itabuna no ônibus da prefeitura para fazer exames de oncologia, quimioterapia, radioterapia e outros procedimentos especializados que não são oferecidos na cidade. A Policia Rodoviária Federal investiga as causas do acidente. O prefeito de Ipiaú, Deraldino Araújo, decretou luto de 3 dias. Fonte: Giro em Ipiaú.

Ibirapitanga: Homem é alvejado nas costas em Camamuzinho

Homem foi atendido no Hospital de Ubatã (Foto: Leitor/Ubatã Notícias)
Homem foi atendido no Hospital de Ubatã (Foto: Leitor/Ubatã Notícias)

Um homem identificado como Jocimar Ferreira Santos (29), também conhecido como Negão da areia, foi baleado nas costas na madrugada de domingo (26/04) no Camamuzinho, distrito de Ibirapitanga. Segundo informações preliminares, o homem estava num bar e ao sair para ir ao banheiro foi alvejado nas costas, provavelmente por uma espingarda, já que vários os projeteis se espalharam nas costas da vítima. Amaral foi conduzido ao Hospital César Monteiro Pirajá onde recebeu os primeiros atendimentos. Não há informações sobre o estado de saúde da vítima. Guarnições do 4º Pelotão da Polícia Militar de Ubatã realizou diligências, mas não conseguiu obter êxito. Fonte: Ubatã Notícias.

Salvador: Seap nega fuga de presos na Penitenciária Lemos de Brito

650x375_comunicado-governo-do-estado-fuga-presos-penitenciaria-lemos-brito_1514421

Após boatos que circularam no aplicativo Whatsapp na manhã desta segunda-feira (27), a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap), negou a fuga de mais de mil detentos da Penitenciária Lemos de Brito no bairro de Mata Escura. A suposta mensagem seria assinada por um perito, mas não tem veracidade. A SEAP informou ainda, que “já verificou o número de presos e constatou que não houve alteração durante a madrugada”. Informações do Aratu Online.

Brumado: Chuvas fortes causam estragos no município

Fotos: Lay Amorim / Brumado Notícias
Fotos: Lay Amorim / Brumado Notícias

A cidade de Brumado, no sudoeste baiano, também sofre com as chuvas que começaram neste domingo (26) e continuam nesta segunda-feira (27). Segundo o site Brumado Notícias, vários bairros foram afetados, como o Olhos D´água que teve uma cratera aberta na Rua Eremita Alves Novaes. Já na Rua Celestino Francisco Santos, a correnteza derrubou um muro e invadiu uma residência da Ferrovia de Integração Oeste Leste (Fiol).

xIMAGEM_NOTICIA_5.jpg.pagespeed.ic.2QldCk8cah

A estação de monitoramento de chuvas da empresa Magnesita informa que o acumulado das chuvas no domingo e nesta segunda chegou a 56 milímetros em Brumado. Segundo o Climatempo, a previsão é que a tarde e a noite desta segunda tenha chuva a qualquer hora. Até a próxima quinta-feira (30) pode chover na cidade, com acúmulo de 43 milímetros de precipitação pluvial.

Bahia: Chuva atinge baixo sul e interdita BR-101 entre Taperoá e Valença

Fotos: Chasquiel Bereston/ Leitor BN
Fotos: Chasquiel Bereston/ Leitor BN

Os efeitos das chuvas não atingem apenas Salvador. No final da manhã desta segunda-feira (27), o trecho conhecido como Camuruji, na BR-101 entre as cidades de Valença e Taperoá foi interditado. Segundo relato de moradores da região, após uma um ônibus e um caminhão ficarem atolados no lamaçal, fruto das obras de requalificação do trecho, a rodovia foi completamente interrompida. Não há registro de acidentes. Fonte: Bahia Noticias.

xbr-101-taperoa-valenca.jpg.pagespeed.ic.6ss3vkPypp

Salvador: Sete óbitos confirmados em decorrência das chuvas; número de mortes deve aumentar

xIMAGEM_NOTICIA_5.jpg.pagespeed.ic.2QldCk8cah
Foto: Leitor BN / WhatsApp

Dados ainda imprecisos sobre os resgates nos deslizamentos nas regiões da Avenida San Martin, Novo Marotinho, Santa Luzia e Alto do Peru sinalizam, pelo menos, sete mortes em Salvador após as fortes chuvas que atingiram a capital baiana desde a madrugada desta segunda-feira (27). De acordo com o porta-voz da Polícia Militar, Capitão Bruno Ramos, quatro óbitos foram confirmados na região da San Martin, porém o número pode ser ainda maior. “Uma pessoa está sob os escombros, mas não tem confirmações se está viva ou morta. Não temos um número fechado. Os bombeiros estão buscando informações com os vizinhos e pessoas que moravam na região para fechar o número de pessoas que estariam sob os escombros”, afirmou o porta-voz. Ao jornal A Tarde, o secretário de Infraestrutura e Defesa Civil, Paulo Fontana, confirmou cinco mortes em decorrência do deslizamento na San Martin. Segundo os registros da Polícia Militar, no Novo Marotinho cinco ou seis imóveis foram atingidos pelos deslizamentos e todas as vítimas foram resgatadas com vida. No entanto, informações do Hospital Geral do Estado (HGE) confirmam que duas pessoas morreram em decorrência do incidente no Novo Marotinho. No Alto do Peru, uma senhora de 57 anos foi encontrada sem vida entre escombros. A PM, todavia, não possui registros dessa ocorrência. O Capitão Bruno Ramos aponta, entretanto, que há o caso de um deslizamento na região do bairro de Santa Luzia, em que uma vítima foi resgatada com vida e conduzida para o Hospital do Subúrbio. Fonte: Bahia Noticias.

Itacaré: “PETO da 72ª CIPM” prende traficante armado em Taboquinhas

taboquinhas
Egnaldo Luz dos Santos foi preso em flagrante.

Na última sexta feira (24/04), uma guarnição do PETO da 72ªCIPM/tacaré, recebeu a informação de que havia uma pessoa do sexo masculino, bastante alterado e ameaçando moradores no distrito de Taboquinhas. Ao chegarem ao local os policiais realizaram a abordagem e busca pessoal no referido suspeito e encontraram uma espingarda de fabricação artesanal, 18 (dezoito) buchas de maconha e 01 (um) tablete pequeno da mesma droga. O elemento foi identificado como Egnaldo Luz dos Santos. O envolvido e todo o material foi entregue e apresentado na DT de Itacaré, onde foi lavrado o flagrante. (Ubaitaba Urgente).

aewspingarda
Material aprendido foi levado para delegacia de Itacaré.

Salvador: Criança morre em desabamento na Av. San Martin nesta segunda

xIMAGEM_NOTICIA_5.jpg.pagespeed.ic.kxbkkpEvqg
Foto: Leitor BN / WhatsApp

Uma criança de 10 anos morreu nesta segunda-feira (27), vítima de soterramento, após o desabamento de uma casa na Avenida San Martin. A informação foi confirmada pela Central de Telecomunicações das Polícias Civil e Militar (Centel). O deslizamento de terra aconteceu por volta das 6h, devido às fortes chuvas que atingem Salvador nesta segunda-feira e deixou oito pessoas presas entre os escombros.

Salvador: Cidade amanhece sob forte chuva nesta segunda (27)

001 (1)

A cidade de Salvador amanheceu sob forte chuva nesta segunda-feira (27). No último domingo (26), o temporal também causou estragos na capital baiana. Somente no domingo, a Defesa Civil (Codesal), registou 44 ocorrências. Entre as principais queixas estão deslizamento de terra, alagamento de imóvel e ameaça de desabamento. A chuva volumosa na Bahia é destaque neste início de semana. Uma nova frente fria chegou ao litoral baiano e estimula a formação de nuvens carregadas no litoral e também pelo interior do Estado. Salvador teve muita chuva durante o domingo, 26. Vários bairros sofreram com alagamentos e deslizamento de terreno. Segundo medições do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), choveu mais de 100 mm em algumas áreas da capital baiana. Outras áreas do Recôncavo Baiano também tiveram muita chuva neste domingo. Fonte: Bocão News

Queda de árvore bloqueia a Ilhéus-Itabuna

Queda-de-árvore-Ilhéus-Itabuna-silmara-sousa
Queda de árvore interdita trecho da Ilhéus-Itabuna I Foto: Silmara Sousa.

Parte de uma árvore de grande porte caiu, há pouco, na Rodovia Ilhéus-Itabuna (BR-145), formando grande engarrafamento nos dois sentidos da pista. O trecho bloqueado fica próximo ao Bairro Banco da Vitória, em Ilhéus. O engarrafamento é ainda maior pois, neste horário, há um grande número de itabunenses retornando de praias localizadas na Costa do Cacau. Corpo de Bombeiros foi acionado para desobstruir a pista. Fonte: Pimenta.

Ubaitaba: Bêda “interpela judicialmente” vereadora Sueli Carneiro (Suka)

IMG-20150426-WA0037_resized
Drº Carlos Pimentel e o Prefeito Bêda I Foto: Ubaitaba Urgente

O prefeito de Ubaitaba Asclepíades Almeida, o popular Bêda (PMDB), através de seu advogado, Drº Carlos Pimentel, interpelou, na última sexta-feira (24/04), a vereadora Sueli Carneiro, a popular  Suka (PR), por ter lhe acusado de enriquecimento ilícito, sangria do erário público e utilização de carros fantasmas para justificar alguns abastecimentos da frota da prefeitura no Posto do Lago. De acordo com o advogado Carlos Pimentel, a prática da vereadora Suka, pode configurar injúria, calúnia e difamação. Ele [Carlos Pimetel] acredita que a vereadora não tenha como provar tais acusações contra seu cliente. Inclusive, a matéria com acusações de Suka, foi veiculada no site Bahia Noticias. (Ubaitaba Urgente).

NOTA EMITIDA PELO PREFEITO AO SITE BAHIA NOTICIAS

IMAGEM_NOTICIA_5 (1)
Bêda e a Vereadora Suka I Foto: Ubaitaba Urgente

Bêda disse que as informações contidas no Sistema Integrado de Gestão e Auditoria (SIGA) do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), que são objeto da denúncia, “naturalmente” podem “conter informações imprecisas”. Na defesa, o gestor dá como exemplo, que veículos tipo patrol, retroescavadeiras, tratores, “somente terão seu consumo recepcionados pelo Siga se lhes forem atribuídas identificações fictícias, conforme orienta o próprio TCM. Bêda também recusou a acusação de superfaturamento e citou uma suposta aprovação do TCM: “Após, realizada análise da despesa com combustíveis levando em consideração o volume total adquirido (gasolina e diesel), a frota utilizada de 70 (setenta) veículos (próprios e locados), e uma utilização em 25 dias por mês não se identificou despesa excessiva pelo fato do consumo médio por veículo atingir 28,26 litroscarrodia.” Em relação à acusação de superfaturamento em benefício de um posto que seria de familiares (Posto do Lago), Asclepíades de Almeida declarou que os familiares “jamais estiveram à frente das atividades comerciais da empresa”, fato que seria de conhecimento da população. Fonte: Bahia Noticias.

Avião do futuro teria três andares e emissão zero de carbono

AAbCkRJ

Em 2030, fazer viagens aéreas pode ser uma experiência muito diferente da que vivemos atualmente. Algumas empresas já pensaram no avião “sem janelas”, para um voo com uma vista panorâmica; outras investem no máximo do luxo, como a Singapure Airlines. Já o designer Oscar Viñals pensou em uma aeronave do futuro com emissão zero de carbono e que produziria sua própria energia enquanto está no ar. Com três andares e capacidade para cerca de 800 passageiros, ela recebeu o nome de AWWA Progress Eagle.

O transporte futurista representaria uma revolução na aviação. Em vez de usar combustíveis fósseis, que poluem o meio ambiente, o “avião do futuro” teria seis motores de hidrogênio, um motor traseiro com energia eólica e painéis solares. Suas asas também teriam um formato diferenciado com um design que as deixaria mais leve, para facilitar o voo. Dessa forma, a aeronave seria ecológica e, devido aos motores de alta tecnologia, seria 75% mais silenciosa do que as aeronaves tradicionais.

Outra característica desse avião é que ele teria uma estrutura bem maior do que as tradicionais. A maior aeronave do mundo, o Airbus 380, apesar de ter projetos para aumentar seu número de assentos para 544 poltronas em 2017, não chegaria aos pés da AWWA Progress Eagle. Esta teria cerca de 800 lugares distribuídos em três andares, com quartos privados, lojas e restaurantes. Dessa forma, o voo ficaria bem mais agradável e menos estressante. Para complementar, seria criada uma nova classe na parte frontal da aeronave chamada de “classe piloto”. Nela os passageiros poderiam viajar com um visual panorâmico.

Apesar de ser uma ideia inovadora, apenas 40% da tecnologia necessária para fabricar o projeto está disponível. Seria preciso utilizar células solares quânticas, micro captadores de ondas de rádio e nanofios para a energia cinética; que existem, porém, só nos melhores laboratórios e em quantidades reduzidas. Enquanto o avião não é fabricado, os viajantes que quiserem uma experiência diferente podem voar na aeronave com a temática do Star Warsou na Icelandair, com uma iluminação que imita a Aurora Boreal.

Na Foto: o AWWA Progress Eagle foi projetado pelo designer Oscar Viñals