Ubaitaba Urgente

Itabuna: Mototaxista foi morto a tiros e ex-presidiário baleado no Fátima

John Hélder  não resistiu e morreu no Base I Foto: Radar Noticias.
John Hélder não resistiu e morreu no Base I Foto: Radar Noticias.

Na noite desta quarta-feira (29/04), duas pessoas foram baleadas no bairro de Fátima. De acordo com populares, uma das vítimas é um ex-presidiário, identificado como sendo Marcos Patrick Carmo. de 19 anos de idade. A outra vítima foi um mototaxista de nome John Hélder de Jesus Macedo, 30 anos de idade. Ambos foram socorridos e encaminhados ao Hospital de Base. O mototaxista John Hélder, não resistiu aos ferimentos e veio a óbito no hospital. Segundo populares, o rapaz não tinha nenhum envolvimento com o mundo do crime.

DSC_0966-copy
Marcos Patrick continua internado I Foto: Radar Noticias.

Brasil: Baiana é presa em Minas Gerais acusada de mandar matar marido

RTEmagicC_016b914325.jpg

Uma baiana foi presa em Minas Gerais acusada de encomendar a morte do companheiro em agosto do ano passado. Vanessa Jesus da Silva, 33 anos, natural de Simões Filho, teria pagado para duas pessoas matarem Valdinei Nascimento Araújo, 40 anos, em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Segundo a Polícia Civil de Minas, Vanessa confessou o crime e disse que contratou duas pessoas da Bahia para irem a Contagem assassinar Valdinei. Leonardo Silva Nascimento, 22 anos, que é sobrinho dela, e Rafael Magno da Silva Messias, 26, teriam cometido o crime por R$ 3 mil. Eles viajaram para Minas exclusivamente para matar Valdinei, retornando logo depois à Bahia.No dia do crime, Vanessa recebeu em casa os dois jovens, dizendo que eram filhos de uma amiga e que seguiriam para Sete Lagoas. Ela convenceu o marido a levá-los para a cidade, dando uma carona aos dois. Quando os três estavam na estrada, Valdinei foi morto com três tiros. O crime foi planejado com ajuda de um celular, que acabou sendo achado no carro da vítima.A partir daí, a polícia começou a investigação que levou à identificação dos dois executores. Vanessa foi presa no último dia 14 em Contagem. Já Rafael foi detido em Simões Filho, com a arma do crime, em operação conjunta com a Polícia Civil da Bahia. Leonardo continua foragido. Segundo a polícia, Valdinei conheceu Vanessa em 2008, quando ela se mudou para Minas. Os dois moravam juntos desde então e tinham um filho. Vanessa disse que a relação estava estremecida e que Valdinei a ameaçava sempre de morte, o que teria motivado o crime. A polícia não acredita nessa hipótese.Fonte: Correio

Bahia: Geddel sinaliza reaproximação com governo petista

001

O presidente do PMDB da Bahia, Geddel Vieira Lima, ferrenho crítico dos governos petistas federal e baiano, sinalizou na tarde desta quarta-feira (29) uma possível reaproximação com os antigos aliados. Depois de deixar o Ministério da Integração Nacional, ainda no governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Geddel foi nomeado vice-presidente de Pessoa Jurídica da Caixa Econômica Federal,  já na gestão da presidente Dilma Rousseff (PT), mas foi exonerado pela líder nacional e rompeu de vez as relações com os petistas.Em publicação na sua conta do Twitter, Geddel informou sobre um encontro político, que contou com as presenças do vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB), do ministro chefe da Casa Civil, Aloísio Mercadante (PT), e do ex-ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE) e afilhado de Temer, Moreira Franco. “Almoço interessante agora com Michel Temer, Min Mercadante e Moreira Franco. Visões sobre o momento do Brasil”, tuitou o peemedebista.Na bolsa de apostas, a reaproximação de Geddel com os petistas já seria efeito das articulações promovidas por Temer, que assumiu recentemente a articulação política do governo Dilma. Resta saber se as movimentações de seu correligionário e presidente nacional do seu partido respingarão em sua terra natal. Atualmente, o PMDB baiano é aliado do principal líder oposicionista no estado, o prefeito de Salvador ACM Neto (DEM), e integra a gestão democrata na capital baiana com a Secretaria Municipal de Transportes. Fonte: Bocão News.

Esportes: Bahia perde novamente para o Ceará e é vice da Copa do Nordeste

Bahia perdeu por 2X1.(Foto: Betto Jr/Ag Haack)
Bahia perdeu por 2X1.(Foto: Betto Jr/Ag Haack)

O Bahia perdeu por 2 a 1 para o Ceará na noite desta quarta-feira (29) e ficou com o vice-campeonato da Copa do Nordeste. O tricolor já havia perdido o jogo de ida, na Arena Fonte Nova, por 1 a 0, e precisava ganhar para ficar com o troféu, mas com dois gols em jogadas aéreas viu o sonho do tricampeonato regional se afastar. Maxi Biancucchi diminuiu já no final do jogo. Diante de público de 63.903 torcedores, maior do futebol brasileiro da temporada, o Bahia não conseguiu se impor, apesar de um início intenso, e perdeu a terceira partida seguida. Agora, o Bahia volta suas atenções para o Campeonato Baiano, que terá a segunda partida da final no domingo, com o Vitória da Conquista como adversário. O Bahia também tem uma situação adversa no estadual. Na partida em Conquista, o Bode venceu por 3 a 0 e conquistou boa vantagem para a decisão, que acontece na Fonte Nova. O tricolor precisa no mínimo devolver o placar para ser campeão. *Informações do Correio 24 hs.

Bahia: Vírus de doença misteriosa teria sido trazido por turistas na Copa, diz pesquisador

IMAGEM_NOTICIA_5

Pesquisadores baianos descobriram nesta quarta-feira (29) o zika vírus, causador da doença misteriosa que atingiu cerca de 3.500 pessoas, segundo dados da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB). Em conversa com o Bahia Notícias, o pesquisador Gúbio Soares, que participou junto à pesquisadora Sílvia Sardi do estudo que levou à descoberta, explicou como chegaram ao vírus causador da enfermidade. “Recebemos amostras de um médico amostras de soros de Camaçari. Ele nos mostrou fotos dos casos e nos relatou tudo. Começamos os estudos para tentar encontrar dengue, chikungunya, mas analisamos várias amostras do vírus e não encontramos estas doenças. Começamos a encontrar o vírus através de uma técnica chamada RT-PCE”, contou. Descoberto em 1947, em Uganda, leste da África, o zika vírus teria chegado à Bahia através de turistas, durante a Copa do Mundo. É o que acredita o especialista: “este vírus causou um surto na Polinésia Francesa em 2013. Acreditamos que, com a vinda de milhões de turistas visitando a Bahia durante a Copa, eles tenham trazido o vírus junto”, deduziu. De acordo com Soares, a doença, transmitida por vários mosquitos da espécie aedes, não é tão grave quanto à dengue e a febre chikungunya. “Ela é branda, não causa hemorragias. O paciente sente como se tivesse tendo uma alergia, além de dor nos olhos e, em alguns casos, quadros de conjuntivite, mas não existem casos de óbitos provocados pela doença”, explicou. O pesquisador também afirmou que o tratamento da doença é feito com medicamentos para dores no corpo e febre e que não há nenhum tipo de kit que possa diagnosticar a enfermidade rapidamente. Ele ainda disse que a principal forma de prevenção da doença é o combate ao mosquito aedes. “Esta é a principal medida profilática. A população precisa combater o aedes, pois quanto mais mosquito você tem, maior a probabilidade de adquirir a doença”, ressaltou. Fonte: Bahia Noticias.

Professores e polícia entram em confronto durante votação na Alep

4143997_x360

O projeto de lei que promove mudanças no custeio do Regime Próprio da Previdência Social dos servidores estaduais – a ParanaPrevidência –, aprovado nesta quarta-feira (29), causou tumulto e deixou centenas de feridos na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). Pelo segundo dia seguido, houve confronto entre a Polícia Militar (PM) e professores, que são contra o projeto e estão em greve desde sábado (25). Segundo a Prefeitura de Curitiba, 213 pessoas ficaram feridas, em mais de 2 horas em conflito, com uso de bombas e tiros de balas de borracha. A Secretaria de Segurança Pública afirma que 20 policiais também ficaram machucados no tumulto. Desde o início da sessão no Plenário, que começou por volta das 15h, o clima foi tenso do lado de fora do prédio da Assembleia. Às 16h, a polícia recebeu ordem para avançar sobre os manifestantes, que, em meio ao começo de conflito, tentaram ultrapassar a barreira humana feita pelos PMs para poder acompanhar a sessão.

tropa_de_choque_atacam_servidores_2

Votação
Na manhã da terça-feira, os servidores tentaram chegar até a Assembleia para participar da segunda votação do projeto, mas foram barrados por um cordão policial e houve confronto. A sessão acabou sendo adiada para esta quarta, quando os deputados aprovaram o projeto em segundo turno e em redação final. Assim, o projeto segue agora para sanção do governador Beto Richa (PSDB), autor da proposta. O projeto de lei muda a fonte de pagamento de mais de 30 mil beneficiários para o Fundo Previdenciário. Com isso, o governo deixa de pagar sozinho essas aposentadorias e divide a conta com os próprios servidores, já que o fundo é composto por recursos do Executivo e do funcionalismo. O governo diz que com a medida faria uma economia de R$ 125 milhões mensais. Os servidores alegam que a mudança comprometeria a saúde financeira da ParanaPrevidência, ou seja, faria que, com o tempo, a instituição tivesse mais a pagar do que a receber.

‘Equilíbrio’
O governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), disse que o projeto de lei que está em votação na Assembleia Legislativa é viável e que garante solidez e equilíbrio da ParanaPrevidência. Além disso, o governdor garante que não haverá nenhum prejuízo aos servidores estaduais. Richa afirma que não há motivo para os professores da rede estaudal entrarem em greve. Para ele, as críticas em relação às propostas têm cunho político e são “maldosas”. O governo estadual afirma ainda que o projeto não altera em nada o pagamento dos proventos para aposentados e pensionistas. Argumenta que o estado continuará arcando, mensalmente, com R$ 380 milhões para os benefícios de servidores civis e militares.(G1)

Juiz que assumiu caso Eike Batista desbloqueia bens do empresário

Carro importado de Eike Batista apreendido em fevereiro (Foto: Henrique Coelho/G1)
Carro importado de Eike Batista apreendido em fevereiro (Foto: Henrique Coelho/G1)

Magistrado manteve, no entanto, o bloqueio de R$ 162.646 milhões. Vitor Valpuesta assumiu em lugar de Flávio Roberto, afastado do cargo.

O juiz Vitor Valpuesta, da 3ª Vara Federal Criminal do Rio, determinou o desbloqueio de todos os bens e ativos de Eike Batista, mantendo o bloqueio de R$ 162,646 milhões do empresário. De acordo com a defesa do empresário, serão devolvidos os seis carros (dois deles importados), um piano,16 relógios, R$ 90 mil em dinheiro e mais o equivalente a R$ 37 mil em outras moedas. Também foram desbloqueados os bens e ativos da ex-mulher de Eike, Luma de Oliveira, dos dois filhos deles, Thor e Olin, e da atual mulher do empresário, Flávia Sampaio. A informação, antecipada na coluna de Ancelmo Gois, do “Globo”.

A primeira operação da Polícia Federal na casa de Eike, no Jardim Botânico, Zona Sul do Rio, ocorreu no dia seis de fevereiro, por determinação do juiz Flávio Roberto de Souza, afastado do caso depois de ter dirigido um dos carros apreendidos durante a operação. No prédio onde o juiz vive, na Barra da Tijuca, Zona Oeste, também foi encontrado um outro automóvel e um piano. O instrumento e o carro foram devolvidos pela justiça no final de fevereiro.

O juiz também determinou a devolução de dois motores para lancha, um computador, uma escultura e outros objetos apreendidos pela PF. Os carros importados, um Lamborghini está avaliado em R$ 2,8 milhões, e o Porsche Cayenne, custa cerca de R$ 700 mil. Ao G1, o advogado Raphael Matos, disse que a defesa, composta por ele e pelo advogado Ary Bergher, fez uma manifestação ao juiz sobre as apreensões e foi atendida. “Agora o processo deverá voltar ao andamento normal sob o comando de um juiz imparcial”, disse Matos.(G1)

Ubaitaba: Prefeito visita vice-governador e faz várias reivindicações para o povo ubaitabense

b295912a11165477f53aabf29e046d8e
Soraya, Leão e Bêda I Foto: Ubaitaba Urgente

O prefeito de Ubaitaba, Bêda (PMDB), esteve na tarde desta terça feira (28/04), visitando o vice-governador João Leão (PP), e atual Secretário de Planejamento da Bahia. Bêda estava acompanhado da primeira dama do município, Soraya Almeida (PMDB). O prefeito de Ubaitaba foi muito bem recebido pelo vice-governador em seu gabinete. No encontro, Bêda fez várias reivindicações ao Secretário, que prometeu analisar e tentar resolver o mais rápido possível. “Nós também apoiamos João Leão no município de Ubaitaba, Paulo Bidú, meu vice-prefeito é muito ligado a Leão, e outra coisa, estou aqui exercendo meu direito de cidadão, e minha obrigação como prefeito de Ubaitaba. Rui Costa é governador da Bahia e teve uma grande votação no município, estarei sempre que puder no gabinete do Governador e de seu vice, pedindo obras e ajuda para o povo ubaitabense”, disse Bêda. Bêda e a primeira dama Soraya, passaram toda a tarde conversando com o vice-governador em seu gabinete. (Ubaitaba Urgente).

Execuções são necessárias na luta contra o narcotráfico, justifica Indonésia

0,,18412793_303,00

A indonésia defendeu nesta quarta-feira a execução de oito réus, entre eles o brasileiro Rodrigo Gularte, como uma medida necessária na luta contra o narcotráfico, respondendo às críticas da Austrália e do Brasil, que pediram clemência para seus cidadãos condenados à pena capital. O procurador-geral, Muhammad Prasetyo, disse que as execuções não significam que a Indonésia considera os países de origem dos réus como inimigos, mas têm como objetivo dissuadir futuros criminosos. “Estamos em uma guerra contra crimes horríveis de narcotráfico que ameaçam a sobrevivência de nossa nação”, disse Praseyto em Cilacap, região próxima à prisão onde os réus foram fuzilados, segundo a emissora local “Metro”.

Além de Gularte, foram executados na madrugada de hoje, na ilha de Nusakambangan, os australianos Andrew Chan, Myuran Sukumaran, três nigerianos, um ganês e um indonésio. O governo brasileiro manifestou sua “profunda consternação” pela execução do brasileiro Rodrigo Gularte, atitude considerada um “fato grave” na relação bilateral, deteriorada desde janeiro após o fuzilamento de Marco Archer Cardoso Moreira, condenado à pena capital pelo mesmo crime.

Desde então, a presidente Dilma Rousseff chamou o embaixador brasileiro em Jacarta para consultas, que ainda não retornou ao posto. Depois, se recusou a receber as credenciais do novo chanceler da Indonésia no Brasil. O primeiro-ministro da Austrália, Tony Abbott, anunciou a retirada do embaixador em Jacarta, Paul Grigson, após as execuções, classificadas como “cruéis e desnecessárias” e que colocam as relações bilaterais entre os dois países em “um momento obscuro”. “Condenamos o que ocorreu e não podemos agir como se nada tivesse acontecido. Por isso, uma vez que todas as cortesias tenham sido dadas às famílias de Chan e Sukumaran, nosso embaixador deixará Jacarta para consultas”, disse Abbott em entrevista coletiva.

Abbott destacou que a Indonésia é muito importante para a Austrália, mas indicou que as relações sofreram um abalo após o fuzilamento, impacto sentido já nas últimas semanas após a suspensão dos contatos ministeriais, que seguirão interrompidos por tempo indeterminado. A Indonésia também recebeu críticas da Anistia Internacional, que classificou as execuções como “reprováveis”. Segundo a organização, vários presos não tiveram acesso a advogados competentes e intérpretes durante a detenção e a fase inicial do julgamento. Sobre o Gularte, a AI criticou o fato de o brasileiro ter sido fuzilado mesmo diagnosticado como esquizofrênico.

O governo indonésio, por outro lado, minimizou as críticas e pediu respeito à legislação do país. “Nossa lei deve ser respeitada. Nós respeitamos a soberania das leis em outros países”, disse o presidente Joko Widodo. A ministra das Relações Exteriores, Retno Marsudi, se mostrou confiante em manter “as boas e importantes” relações com a Austrália, enquanto o vice-presidente, Jusuf Kalla, alertou que Canberra seria mais prejudicada no caso de um conflito diplomático. “Importamos mais da Austrália. Portanto, se eles congelarem as relações comerciais, sairão perdendo”, disse Kalla em declarações divulgadas pelo “Jakarta Post”.

As reprovações do Brasil e a Austrália contrastam com o agradecimento das Filipinas após o adiamento da execução de Mary Jane no último momento, solicitada por Manila depois de a mulher que supostamente recrutou a condenada ter se entregado à polícia ontem. “É um alívio que a execução não tenha ocorrido nesta noite. Nossas preces foram atendidas”, disse o porta-voz do ministério das Relações Exteriores das Filipinas, Charles José, segundo o site “Rappler”. Os filipinos apresentaram Mary Jane como uma vítima do tráfico de pessoas, apresentando Maria Cristina Sérgio como responsável por recrutá-la para viajar para a Indonésia levando 2,6 quilos de heroína na bagagem. No entanto, Widodo esclareceu que a sentença imposta à Mary Jane não foi alterada. “Há uma cara das Filipinas que expõe um caso de tráfico de pessoas. Isso é um adiamento (da execução), não uma anulação”, disse o presidente.

Brasil reavalia relações com Indonésia após execução de Rodrigo Gularte

BBiPMCe

A Indonésia executou nesta quarta-feira (terça-feira no Brasil) oito condenados à morte por tráfico de drogas, incluindo o brasileiro Rodrigo Gularte, e o governo brasileiro está avaliando como prosseguirá sua relação com o país asiático depois do cumprimento da sentença. Segundo o ministro interino das Relações Exteriores, Sérgio França Danese, Brasília está “avaliando” como prosseguirá sua relação com a Indonésia após a morte de Gularte, o segundo cidadão brasileiro executado por narcotráfico na nação asiática.

Em coletiva de imprensa, em Brasília, Danese disse que o Brasil pôs em análise seus vínculos com a Indonésia e que, depois de tantas apelações infrutíferas de clemência, está “justamente procedendo a esta avaliação de qual será a atitude com relação a este país”. Atualmente, as relações diplomáticas entre os dois países se mantêm em nível de encarregados de negócios, desde o fuzilamento, em janeiro, de outro brasileiro, Marco Archer Moreira, também condenado por tráfico de drogas.

Após a morte de Archer, a presidente Dilma advertiu que haveria consequências nas relações bilaterais. Pouco depois da aplicação da sentença, a chefe de Estado, que ainda não nomeou um novo embaixador em Jacarta, rechaçou as credenciais do diplomata proposto por Jacarta. Danese disse que não há previsão de “mudanças nas embaixadas”.

Em nota publicada nesta terça-feira, a Presidência da República anunciou ter recebido “com profunda consternação a notícia da execução” de Gularte, de 42 anos, uma sentença aplicada depois da meia-noite na Indonésia (14H00 de Brasília). Gularte foi preso em 2004, ao tentar entrar no aeroporto de Jacarta com seis quilos de cocaína escondidos em pranchas de surfe. Apesar dos boletins médicos para demonstrar que ele sofria de esquizofrenia e não poderia ser executado, a promotoria declarou não haver impedimentos para avançar no processo e o brasileiro foi morto junto com um cidadão indonésio e outros seis estrangeiros – dois australianos e quatro africanos -, todos condenados por tráfico de drogas.

Depois da morte de seus cidadãos, Myuran Sukumaran e Andrew Chan, a Austrália anunciou que chamará para consultas seu embaixador em Jacarta. “Respeitamos a soberania da Indonésia, mas condenamos o que aconteceu”, disse o premiê australiano, Tony Abbott, que anunciou a medida como um gesto às famílias dos executados. De acordo com um pastor que acompanhou a execução, os oito condenados se negaram a usar uma venda nos olhos e entoaram cantos religiosos pouco antes do fuzilamento por um pelotão em uma área no meio da selva.

Sem clemência

O procurador-geral da Indonésia, Muhammad Prasetyo, defendeu as execuções afirmando que a medida faz parte da “guerra” do país contra as drogas. “Estamos em guerra contra os horríveis crimes vinculados às drogas, que ameaçam a sobrevivência da nossa Nação”, declarou Prasetyo à imprensa em Cilacap, cidade portuária que dá acesso à ilha de Nusakambangan, onde aconteceram as execuções.

Prasetyo minimizou a decisão da Austráçia de convocar seu embaixador para consultas, porque segundo ele esta é uma decisão “temporária”. O ministro indonésio das Relações Exteriores, Retno Marsudi, afirmou que o país deseja manter as “boas relações” com o país, um de seus principais sócios comerciais. Apesar das pressões internacionais e dos pedidos de clemência de familiares, apenas uma cidadã filipina acabou sendo poupada na última hora. “Os milagres se tornam realidade!” – declarou à rádio DZMM Celia Veloso, mãe da condenada Mary Jane Veloso, que acabou sendo poupada. “Estamos tão felizes. Não posso nem acreditar. Minha filha continua viva”.

Os familiares dos condenados foram vê-los pela última vez nesta terça-feira em Nusakambangan, “a Alcatraz indonésia”. “Não voltarei a vê-lo. Eles o levarão à meia-noite e o fuzilarão”, indicou antes do anúncio à imprensa Raji Sukumaran, mãe do australiano Sukumaran, de 34 anos. Os condenados receberam a notificação da execução na noite de sábado, com um pré-aviso de ao menos 72 horas.

Também condenado à morte por tráfico de drogas, o francês Serge Atlaoui, de 51 anos, foi retirado no fim de semana da lista de execuções iminentes em consequência de um recurso judicial. Mas o porta-voz do procurador-geral indonésio, Tony Spontana, reafirmou nesta terça-feira à AFP que se o recurso for rejeitado, Atlaoui será executado sozinho, em uma tentativa de não gerar expectativas.

O presidente indonésio, Joko Widodo, intransigente sobre a aplicação da pena de morte por tráfico de drogas, ignora os apelos de clemência e as pressões diplomáticas internacionais para evitar as execuções. Na terça-feira, Austrália, União Europeia e França realizaram um pedido conjunto à Indonésia e apontaram que uma ação deste tipo terá um impacto em sua reputação internacional.

O condenado australiano Andrew Chan, de 31 anos, se casou na segunda-feira com a namorada indonésia, durante uma cerimônia com parentes e amigos no complexo penitenciário, seu último desejo.

O presidente indonésio alega que o país enfrenta uma situação de emergência ante o problema das drogas e precisa de uma “terapia de choque”. A pena capital por narcotráfico ou até mesmo pela posse de pequenas quantidades de droga também é aplicada em outros países do sudeste da Ásia, como Malásia, Vietnã, Tailândia e Cingapura.

Bahia: Preso homem que matou prefeito de Macajuba

Flávio-Albergaria-de-Oliveira-crime-em-macajuba

O comerciante Flávio Albergaria de Oliveira, o Binho de Moacir, de 33 anos, teve o mandado de prisão temporária cumprido, nesta terça-feira (28), ao se apresentar no Departamento de Polícia do Interior (Depin), em Salvador, acompanhado de dois advogados. Ele matou a tiros o prefeito de Macajuba, Fernão Dias Ramalho Sampaio, 67, em 2 de abril passado. Interrogado pelos delegados José Augusto Saldanha, titular da 12ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin), de Itaberaba, e Marcelo Moreira Cavalvanti, que responde pela Delegacia Territorial (DT), de Macajuba, que estavam em Salvador, no Depin, Flávio disse que o crime foi motivado pela desapropriação que a prefeitura de Macajuba promoveu de um terreno pertencente à sua família. O veículo utilizado na ocasião por Flávio, um Fiesta Sedan, de cor preta, placa JRQ-6095, foi localizado pela polícia num sítio, nas proximidades da cidade, no dia seguinte ao crime. De acordo com o delegado Marcelo Cavalcanti, o prefeito parou seu veículo na rua principal da cidade, para cumprimentar um irmão, que caminhava pela calçada, quando foi surpreendido pelos disparos efetuados por Flávio. O homicida o aguardava a bordo do Fiesta e, ao avistá-lo, desceu e foi em direção à vítima com um revólver calibre 38 em punho. Dezenas de pessoas presenciaram o crime. O comerciante disse que jogou a arma do crime num matagal. Ele não tem passagens anteriores pela polícia. Flávio foi encaminhado à carceragem da 12ª Coorpin, em Itaberaba. Fonte: Pimenta.

Jequié: Diretor diz que suicídio de paciente no HGPV está sendo apurado

Hospital

O diretor do Hospital Geral Valadares, enfermeiro Bráulio José Ferreira Neto, disse, em entrevista na Rádio Povo AM de Jequié, que já foi constituída uma comissão de sindicância para apurar o suicídio de uma paciente do setor de saúde mental, ocorrido na noite do último sábado (25), na enfermaria feminina da unidade. A mulher [cuja identificação não foi revelada] foi encaminhada ao hospital, em uma ambulância após ter sido acometida por um surto psicótico, na rua Professora Virgínia, bairro Jequiezinho, na noite de sexta-feira (24). No local ela teria tentado contra a própria vida. Funcionários que estavam trabalhando no plantão em que ocorreu o suicídio serão ouvidos. O fato também está sendo investigado pela Polícia Civil.  Fonte: Jequié Repórter.

Ipiaú: “Iresponsavel” estaciona ambulância de Dário Meira em faixa de pedestre

IMG-20150428-WA0052

Uma ambulância do município de Dário Meira foi multada por estacionar em cima de uma das faixas de pedestres na praça Ruy Barbosa, centro de Ipiaú. O veículo ficou no local por várias horas, segundo informou um leitor do Giro em Ipiaú. Ainda segundo essas informações a ambulância teria sido multada por duas vezes. De acordo com o Código do Trânsito Brasileiro, estacionar em faixa de pedestre gera uma multa no valor de R$ 127,69, além da remoção do veículo. Fonte: Giro em Ipiaú.

Bahia: Após sair com amigo para caçar tatu, jovem é encontrado em cova rasa

694v2yuarq_omitbrcy0_file

Um jovem que estava desaparecido há cinco dias foi encontrado em uma cova rasa, na divisa entre Carfanaum e Morro do Chapéu, município localizado a 384 km de Salvador. De acordo com informações da Delegacia Territorial, a vítima havia saído para caçar tatu com o amigo, mas somente o colega do jovem retornou para casa. Conforme a delegacia, após buscas e divulgações em redes sociais, a polícia encontrou o corpo de Valdeir de Jesus, de 23 anos, enterrado no local onde tinha ido caçar com o amigo. A polícia aponta o amigo do jovem como principal suspeito do crime. Ainda de acordo com a polícia, desde o início das investigações o suspeito está desaparecido. — Depois que Valdeir desapareceu, nem para a fazenda ele (suspeito) voltou. Estamos fazendo diligências para encontrá-lo e esclarecer o que aconteceu lá. Familiares disseram à polícia que os jovens sempre foram amigos e trabalhavam juntos. A família disse, ainda, que desconfia que os jovens tenham se desentendido no local. O corpo foi removido pelo DPT (Departamento de Polícia Técnica) e encaminhado para o IML (Instituto Médico Legal). O caso está sob investigação da Polícia Civil. Fonte:  R7/Bahia.

CUT ameaça com greve geral se terceirização passar sem mudanças no Senado

Foto: Reprodução / CUT Bahia
Foto: Reprodução / CUT Bahia

O presidente da CUT, Vagner Freitas, ameaçou com uma greve geral em todo o País se o projeto de terceirização for votado no Senado sem mudanças negociadas e debatidas com a sociedades. Após reunião com o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), o dirigente da CUT disse que as centrais sindicais propuseram a construção de um novo projeto por meio de um acordo político entre os partidos para a construção de uma “alternativa negociada”, sem que a discussão seja movida por “determinados lobbies”. As centrais pediram a Calheiros que sejam realizadas audiências públicas e que a votação do projeto não tenha prazo estabelecido para terminar como ocorreu durante a tramitação na Câmara dos Deputados. “Se tudo isso não funcionar, que fique claro que a CUT é uma central sindical de mobilização. Se nada disso funcionar, vamos solicitar o veto da presidente e, para auxiliar o veto, vamos fazer um greve no Brasil contra o projeto”, advertiu o presidente da CUT, acrescentando que a central pretende que a proposta seja resolvida por um processo de negociação. Freitas disse que o projeto aprovado pela Câmara dos Deputados representa uma precarização do mercado de trabalho no País e uma volta das regras para 60 anos atrás, “antes de Getúlio Vargas”. “É fazer com as empresas não tenham responsabilidade com os trabalhadores”, atacou. Vagner Freitas classificou a reunião com Renan Calheiros e as centrais sindicais de “histórica”. Renan se comprometeu com um processo democrático de debate, com o projeto passando pelas comissões, sem compromisso com prazos estabelecidos e galerias do plenário abertas para o povo assistir à votação. “Não há nenhum compromisso com prazos que outros fizeram”, disse ele, num crítica ao processo de votação na Câmara conduzido pelo presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). O dirigente da CUT disse que a regulamentação do mercado de trabalho do jeito que foi aprovada pela Câmara é ruim para o País, num momento em que é preciso ter arrecadação e crescimento econômico. “Esse projeto não traz nenhuma arrecadação”, ressaltou.

Salvador: Baleada na cabeça, criança morre após pais sofrerem atentado

Foto: Leitor BN / WhatsApp
Foto: Leitor BN / WhatsApp

Uma criança de dois anos foi baleada na cabeça e morreu na noite desta terça-feira (28) após os pais serem vítimas de um atentado no bairro de Castelo Branco, em Salvador. Jorge Luis Batista dos Santos, de 23, e Wenem da Paixão Cruz, de 19, estavam dentro de um táxi na Rua D, juntos com o filho, quando homens ainda não identificados chegaram em um carro preto efetuando vários disparos de arma de fogo, segundo informações da Central das Polícias Civil e Militar (Centel). A criança não resistiu aos ferimentos e morreu no local. Os pais, também atingidos, foram encaminhados para o Hospital do Subúrbio com vida, mas o estado de saúde deles é desconhecido. O taxista conseguiu fugir e não foi atingido. A polícia suspeita que o atentado esteja relacionado com o tráfico de drogas. O homicídio foi registrado na 10ª delegacia de Pau da Lima, mas será investigado por agentes do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). Fonte: Bahia Noticias.

Salvador: Mais um corpo é resgatado em San Martin; número de mortes após chuvas chega a 15

xIMAGEM_NOTICIA_5.jpg.pagespeed.ic.fmZRYD478J
Foto: Romildo de Jesus | Estadão Conteúdo

O corpo da 15ª vítima do deslizamento de terra em Salvador foi resgatada na comunidade Barro Branco, na avenida San Martin, na tarde desta terça-feira (28). A identidade da vítima ainda é desconhecida. Este era o último corpo que estava sendo oficialmente procurado pelos bombeiros na localidade, de acordo com o G1. A busca por desaparecidos tem sido feita desde a segunda-feira (27), quando fortes chuvas atingiram Salvador e gerou série de deslizamentos de terra. Por volta das 14h, foi retirado o corpo da 14ª vítima, também ainda não identificada. Ao todo 11 pessoas morreram no Barro Branco e quatro no Marotinho, em Bom Juá.

Ipiaú: Municipio pode ficar sem festa de São Pedro este ano

Deraldino-Araujo-prefeito-de-Ipiaú-Foto-de-Aguido-Ferreira-CEPLAC(1)

O tradicional São Pedro de Ipiaú pode não acontecer neste ano, segundo revelou o prefeito Deraldino numa entrevista ao radialista Amarelinho na manhã desta terça-feira (28) na FM Ipiaú. “Tenho conversado bastante com minha equipe sobre os festejos de São Pedro, e talvez a gente não tenha este ano, devido as condições que o município atravessa por conta da crise nacional. O momento é pra gente trabalhar pra comunidade, se possível faremos um São Pedro dentro da estrutura que possamos ter, evitando grandes artistas. Não queremos ficar inadimplentes com os fornecedores e servidores do município- disse Deraldino no Programa Notícias em Foco. Desde que assumiu o comando do município, o prefeito juntamente com a equipe realizou grandes festas no período junino, inclusive nos bairros da cidade, tornando o evento de São Pedro um dos mais frequentados no Sul da Bahia, com média de 25 mil pessoas por noite. Fonte: Giro em Ipiaú.

Salvador: “Não consegui tirar minha esposa”, diz morador que perdeu família soterrada na San Martin

Morador perdeu mãe e esposa; filha estava soterrada (Foto: Mauro Akin Nassor)
Morador perdeu mãe e esposa; filha estava soterrada I Foto: Mauro Akin Nassor.

Por volta das 6h30 desta segunda-feira (27), o morador Carlos Augusto Souza, 49 anos, conseguiu sair dos escombros da casa onde morava na Travessa do Barro Branco com a esposa, Magnólia, e as duas filhas, Carla e Cássia. No imóvel de baixo vivia a mãe dele, dona Maria José, com o sobrinho, Roberto Ubiratã Junior, 16, o Robertinho. Com um corte nas costas e o lábio partido, Carlos aguardava a chegada de uma ambulância do Samu. Mas a dor passava longe dos ferimentos. Por volta das 11h, ele ainda aguardava o resgate com vida do sobrinho Robertinho, que foi retirado mas não resistiu. Já a esposa, a mãe e a filha Cássia continuavam sob a laje da casa e, no meio da tarde, os corpos de Maria José e Magnólia foram retirados. “A gente tava dormindo, eu só vi descer tudo. Eu vi uma brecha e consegui sair, mas não consegui tirar minha esposa, ela ficou lá…”, disse Carlos, emocionado. Com o trabalho de resgate, ele acabou esperando por mais de cinco horas pelo atendimento. Às 12h30, Robertinho foi retirado do local com vida, sob aplausos. “Eu tenho certeza que todos os bombeiros que estão aqui também estão chorando. Eu, como comandante da operação, estou muito emocionando por termos conseguido retirar esse garoto daqui com vida depois de cinco horas de trabalho”, disse o major Carregosa, que comandou o trabalho. A mãe do garoto, Iramaia Silva, acompanhou o resgate. “Agora eu só quero ficar perto dele”, disse. Robertinho foi levado no Hospital do Subúrbio, em estado grave, mas não resistiu e morreu às 22h. A dona de casa Maria das Graças Santos também perdeu familiares. Na tragédia de 1996, seis sobrinhos dela morreram. Ontem, ela perdeu outra sobrinha, Elaine. “Ela tinha uma filha de 14 anos. A menina veio dormir aqui e ela ficou lá e faleceu”, contou. Fonte: Correio 24hs.

Salvador: Prédio de cinco andares desaba em São Caetano

001 (1)

Na madrugada desta terça-feira (28), um prédio de cinco andares desabou na Rua Apoio Patrocínio, na Boa Vista de São Caetano, em Salvador. De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, as pessoas que estavam dormindo no prédio, ouviram um barulho e correram do local. Ninguém ficou ferido. No local moravam pelo menos 15 famílias. Fonte: Bocão News.