Ubaitaba Urgente

Bactéria resistente já é ameaça global, diz OMS

BBj4gZL

GENEBRA – A resistência a antibióticos se transformou em uma “ameaça global” e doenças que eram curadas com relativa facilidade até há pouco tempo podem voltar a matar cerca de 10 milhões de pessoas até 2050. O alerta faz parte de um plano que será apresentado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) neste mês, na esperança de combater a resistência.

Os dados apontam para um cenário alarmante: pelo menos sete bactérias diferentes responsáveis por doenças como pneumonia, diarreia ou infecções sanguíneas começam a ganhar resistência. Pelo menos dois produtos usados até hoje já não funcionam em metade da população, entre eles o antibiótico contra infecções urinárias causadas pela bactériaE.coli.

Em 2013, a OMS calcula que 480 mil novos casos de tuberculose foram detectados por conta da resistência aos remédios, em mais de cem países. No caso da malária, a entidade considera a resistência como uma “preocupação urgente de saúde pública”, diante do impacto em regiões inteiras.

Para a OMS, antibióticos se transformaram no pilar do desenvolvimento da medicina no século 20. Mas chegou o momento de agir para não perder o que o mundo atingiu. Numa era “pós-antibiótico”, a realidade é que muitos morreriam de doenças que já foram controladas.

Para a indústria farmacêutica mundial, o crescimento da resistência microbiana pode ter repercussões até no PIB mundial, com uma queda entre 2% a 3,5%. Na Federação Internacional das Indústrias Farmacêuticas, que reúne as maiores multinacionais do setor, as doenças causadas por bactérias, cada vez mais resistentes aos antibióticos disponíveis no mercado, aparecem como prioridade. Mas o grupo insiste para a necessidade de novos investimentos em medicamentos.

A OMS, em seu relatório publicado nesta semana sobre o mesmo assunto, também alerta para a falta de novos medicamentos. Segundo ela, nenhuma nova classe principal de antibióticos foi desenvolvida desde 1987. E não há resposta imediata. Além da demora para desenvolver um novo medicamento – cerca de 10 a 20 anos-, a indústria farmacêutica vê seu retorno financeiro restrito a um prazo considerado extremamente longo, o que desestimula o investimento.

Planos nacionais. Por isso, a OMS insiste que apenas desenvolver novos remédios não será suficiente. A entidade vai recomendar que planos nacionais sejam desenvolvidos sobretudo em países emergentes. Mas a Federação das Indústrias Farmacêuticas diz que não há tecnologia nesses países.

Já para Fernando Bellisimo, professor da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, o problema é mais uma questão de hábitos. “No Brasil, existe o costume de acreditar que o médico mais eficiente é aquele que prescreve remédios. Infelizmente, pessoas continuam acreditando que antibióticos combatem doenças virais (o que não é verdade)”, disse.

Bellissimo defende foco na prevenção e no combate à proliferação das bactérias resistentes. “É preciso maior atenção à higiene dentro dos hospitais.”

Gre-Nal termina com ‘guerra de cadeiras’ e bomba no Beira-Rio

BBj7TjM

O apito final mal havia soado, e o Internacional já comemorava seu pentacampeonato gaúcho, quando o Beira-Rio viu cenas lamentáveis nas arquibancadas. Do anel superior do estádio, onde estava a torcida organizada do Grêmio, choveram cadeiras em direção aos colorados posicionados logo abaixo.

O setor recebia as torcidas organizadas do Grêmio, mas impressionou o número de cadeiras arremessadas para baixo. Em meio a confusão, ouviu-se o estouro de uma bomba, no mesmo setor. O artefato, contudo, não chegou a ser jogado, causando mais susto do que qualquer outra coisa.

A torcida Inter e também os presentes no chamado setor misto, que reuniu colorados e tricolores no mesmo espaço, gritavam “vergonha, vergonha” enquanto a polícia disparava spray de pimenta em meio a todos os torcedores. Os jogadores do Inter faziam sua comemoração próximos às arquibancadas, mas do lado oposto do Beira-Rio. A equipe do Grêmio, por sua vez, já havia deixado o gramado após a derrota.

Nos 90 minutos de bola rolando, o Internacional fez primeiro tempo irrepreensível e abriu 2 a 0 de vantagem, com gols de Nilmar e Valdivia. Ainda na etapa inicial, o Grêmio descontou, mas foi só. O resultado de 2 a 1 garantiu o pentacampeonato à equipe colorada e primeiro título do novo Beira-Rio.

Bahia: Motociclista morre em acidente perto de Cícero Dantas

xIMAGEM_NOTICIA_5.jpg.pagespeed.ic.cZg5-pJ9WQ
Foto: Reprodução / WhatsApp

Um homem morreu e pelo menos três pessoas ficaram feridas em um acidente no entroncamento do município de Antas, no semiárido baiano, neste domingo (3). O acidente, que envolveu um grupo de motociclistas e uma caminhonete vermelha, matou o comerciante Aristeu Pinheiro dos Santos Filho, 47 anos, residente em Feira de Santana. Aristeu pilotava uma moto da Honda, modelo CBR 1000 Repsol, quando bateu no fundo da caminhonete após o veículo sair de uma estrada de chão. De acordo com o Acorda Cidade, o grupo saiu de Paulo Afonso, onde participou de um encontro nacional de motociclistas, e seguia para Feira. A vítima fatal foi levada para o Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), mas morreu a caminho da unidade de saúde feirense. Outras dois motocclistas feridos foram levados para o Hospital de Cícero Dantas. Já o motorista da caminhonete sofreu ferimentos na cabeça. Fonte: Bahia Noticias.

Maraú: Inscrições para processo de escolha dos membros do Conselho Tutelar termina nesta segunda feira (04)

LOGO Cons

Estão abertas as inscrição para o processo de escolha dos membros do Conselho Tutelar de Maraú, para o quadriênio de 2016/2019. A inscrição está sendo realizada no CRAS – Centro de Referência da Assistência Social, Maraú-BA, próximo às torres de celular, no período de 08 de abril a 04 de maio, das 08:00h às 13h. O Edital está a disposição no Diário Oficial do Município, edição de 1 de abril. O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA de Maraú, agradece. (Edital).

Itabuna: Taxista morre em acidente perto de São José

Capturar

Um taxista de Itabuna, conhecido como Zé Cara de Pedra, morreu na tarde deste domingo (3) em um acidente próximo a São José da Vitória, no km 535 da BR-101. Um carrou rodou na pista atingiu o táxi que Zé dirigia, e ele morreu no local. Outras três pessoas ficaram feridas e foram socorridas ao Hospital de Base de Itabuna pelo Samu 192. Zé trabalhou durante muitos anos na ponto de táxi da rodoviária de Itabuna e, atualmente, estava no ponto do Hospital de Base. Fonte: RBN

Brasil: Denatran lança o “Movimento Maio Amarelo – Atenção pela Vida!”

maio-amarelo

O movimento Maio Amarelo – Atenção pela Vida teve sua primeira realização em 2014 e é um movimento de várias entidades Brasileiras de mobilização e conscientização para a redução de acidentes e para um trânsito seguro em qualquer situação. O objetivo do movimento é uma ação coordenada entre Poder Público e a sociedade civil, de colocar em pauta o tema acidente de trânsito e, mais do que chamar a atenção da sociedade sobre os altos índices de mortes, feridos e sequelados permanentes no trânsito no país e no mundo, mobilizar o envolvimento dos órgãos de governo, empresas, entidades de classe, associações, federações, sociedade civil organizada para, fugindo das falácias cotidianas e costumeiras, efetivamente discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que o tema exige, nas mais diferentes esferas. O mês de maio foi considerado como propício para este movimento uma vez que coincide com algumas comemorações como: a Semana Mundial de Segurança do Pedestre, a Semana Global das Nações Unidas sobre Segurança no Trânsito e o lançamento da Década de Ação pela Segurança no Trânsito.

A ideia de se utilizar uma cor, segundo o próprio movimento, é aplicar a tática bem sucedida do “Outubro Rosa” – para reflexão sobre o câncer de mama – e o “Novembro Azul” – para debater os assuntos atinentes ao câncer de próstata. O “Maio Amarelo” vai promover atividades voltadas à conscientização, ao amplo debate das responsabilidades e avaliação de riscos sobre o comportamento de cada cidadã, em seus deslocamentos diários no trânsito.

Jequié: Colisão entre carro de passeio e caminhão mata três pessoas no local

Colisão

A colisão frontal de um veículo VW/Fox, placa DWN 7970, de São Paulo, com uma carreta de placa NYP 1097, na madrugada deste sábado (02/05), na BR-116, próximo a cidade de Manoel Vitorino, resultou na morte dos três ocupantes do automóvel identificados por Teófilo Vieira dos Santos, 57 anos (motorista do veiculo), Clarice da Silva Nascimento, 45 anos e Solon Teles dos Santos, também com 45 anos. A carreta era conduzida por Salatiel Alves Rocha, tendo como passageiros Teobaldo Miranda de Souza e outra pessoa de identificação não informada, que sairiam ilesos. Os três corpos foram removidos para o IML de Jequié De acordo com a Polícia Rodoviária Federal-PRF, a pista permaneceu interditada por aproximadamente duas horas enquanto era providenciada as remoções dos dois carros. Fonte: Jequié Repórter.

Ilhéus: Estudante universitário morre vítima de acidente automibilistico

FILIPE-SCARPETTE (1)

Filipe Scarpette, 22 anos, estudante de Direito da Faculdade de Ilhéus, que ficou gravemente ferido após sofrer um acidente automobilístico na BR-415, morreu no Hospital de Base. O acidente ocorreu na manhã do último dia 23 de abril, em um local conhecido como Curva do Pitu, próximo ao distrito de Salobrinho, município de Ilhéus. Ele conduzia um veículo Fox, de cor branca e acabou colidindo com um caminhão, que saía do estacionamento de uma empresa. O jovem foi encaminhado em estado grave para o Base e desde então travava uma forte batalha pela vida. Fonte: Verdinho.

Barreiras: Homem abastece, sai sem pagar e é preso com carro roubado

Foto: Portal Bahia News
Foto: Portal Bahia News

Um homem foi preso pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na manhã deste sábado (2) após ser encontrado com um carro roubado no município de Barreiras, no oeste baiano. O acusado, de 30 anos, abasteceu o veículo em um posto de combustível e saiu sem pagar. O estabelecimento denunciou o caso e a PRF abordou o carro com as características informadas. O condutor chegou a apresentar o documento do veículo mas, após verificação no banco de dados, a polícia descobriu que o homem já tinha passagem criminal no estado de Pernambuco e no Distrito Federal. Segundo o Portal Bahia News, os agentes ainda notaram sinais de adulteração no carro, que havia sido roubado em 2012. Com o condutor ainda foram encontrados 11 óculos e 38 anéis sem comprovação de procedência.

Esportes: Nadadora medalhista no Pan tem morte encefálica após ser atropelada no Rio

RTEmagicC_cb96c45c24.jpg

A ex-nadadora Sarah Corrêa medalhista de prata nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, em 2011, teve morte  encefálica neste sábado (2) depois de ser atropelada no Rio de Janeiro. A atleta carioca, de 22 anos, estava em estado crítico no Hospital Miguel Couto, depois de sofrer ferimentos graves na cabeça. Sarah estava em um ponto de ônibus perto de casa, na Estrada dos Bandeirantes, indo para casa de amiga quando foi atropelada por um carro. A mãe da atleta, Maria de Fatima Gonçalves, disse que o autor do atropelamento estava alcoolizado quando dirigia e fugiu do local do acidente. “Minha filha foi assassinada por mais um maluco bêbado do trânsito dessa cidade. Quero justiça e não vou descansar enquanto não acabar com esse cara. Minha vida, esses três dias que tiramos para conversar valeram uma vida. Minha eterna campeã. Mamãe te ama. Descanse em paz”, disse Maria de Fátima em seu perfil do Facebook. “Uma corte de anjos está te esperando para sentar ao lado de Deus. Obrigada por ter me escolhido para ser sua mãe por 22 belos e inesquecíveis anos. Adeus, forzinha, uma parte de mim vai ser enterrada com você. Meu raio de sol, descanse em paz”, lamentou a mãe. Sarah passou pelo Flamengo, Minas Tênis, Unisanta e Fluminense até a Seleção Brasileira. Ela ganhou medalha de prata no revezamento 4x200m livre do Pan de Guadalajara, e ficou em 15º lugar nos 800m livre no Pan do México. Aos 16 anos, ela ganhou medalha de prata nos 1.500m livre do Troféu José Finkel. Em 2009, levou medalha de Prata. Fonte: Correio.

Salvador: ACM Neto visita áreas afetadas pela chuva

001

O prefeito ACM Neto visita neste sábado (2) as áreas que afetadas após as chuvas que deixaram 15 vítimas fatais. Pela manhã, o gestor comandou mais uma reunião de avaliação e de balanço, no Espaço Axé, em Pau da Lima. Entre a tarde de ontem e a manhã de hoje a Defesa Civil de Salvador (Codesal) registrou 243 ocorrências, mas nenhuma com gravidade. Na última sexta-feira (1º), ACM Neto acompanhado de assessores visitou mediações da Avenida San Martin e pediu que as famílias deixassem as áreas de risco. “Estamos aqui para acompanhar a continuidade das obras, principalmente de remoção das terras que deslizaram. Na segunda (4) vamos providenciar mais maquinário para dar uma maior velocidade. A gente espera que ate domingo (3) à noite a obra na San Martin é concluída para pelo menor liberar um lado da pista”, disse em conversa com o apresentador Zé Eduardo, na Record Bahia. Ainda durante conversa, o prefeito afirmou que o risco de novos deslizamentos ainda existe. “Dá para ver claramente que a terra está molhada. A chuva não passou. O que eu estou pedindo é que as famílias deixem as áreas de risco. Estou pedindo essas pessoas que passem as próximas três noites nos hotéis e abrigos da prefeitura”, pediu.Fonte: Bocão News.

Itapitanga: Detento é encontrado morto dentro de cela de delegacia

wns_imagens_5102_1405087465

Um detento da delegacia de Itapitanga, cidade do sul da Bahia, foi encontrado morto, dentro da cela, por volta das 0h deste sábado (2). A informação foi confirmada pelo delegado da unidade, Joaquim José Tenório de Azevedo. O carcereiro que estava de plantão no momento do ocorrido informou ao G1 que o detento estava acompanhado de mais um colega de cela, que gritou por ajuda após a vítima cair da cama. O delegado Tenório disse que um inquérito será aberto nesta segunda-feira (4) para apurar as causas da morte do detento. “Vamos ouvir a família, saber se ele tinha histórico de problemas de saúde”, afirmou. Ainda de acordo com o delegado, o rapaz estava preso na delegacia há seis meses, após tentar matar a própria mãe. O corpo foi encaminhado para o Instiuto Médico Legal de Itapitanga. *Informações do G1.

Jitaúna: Colisão entre motos na BR-330 mata três pessoas; vítimas eram de Jequié

vitimas_temão

Uma colisão entre duas motocicletas na BR-330, em frente a entrada do Povoado de Vila Temão, município de Jitaúna, deixou três pessoas mortas. O acidente, ocorrido por volta das 18h15 deste sábado (02/05), teria sido causado por uma ultrapassagem mal sucedida de um dos condutores das motos. Três pessoas morreram no local. Outra vítima sofreu fraturas expostas e foi socorrida em estado grave por uma unidade do Samu de Ipiaú até o Hospital Prado Valadares, em Jequié. O nome dele não foi revelado.  A polícia militar informou à reportagem do Giro que o condutor de uma motocicleta que seguia sentido Jitaúna foi fazer uma ultrapassagem em um caminhão e acabou colidindo frontalmente com outra moto no sentido contrário, ocupado por um casal de jovens. Morreram no local os primos Luciano Braga e Vanessa Braga que viajavam com destino à Ilhéus, onde passariam o final de semana. Paulo Henrique Costa Nascimento, 23, estava na motocicleta que seguia sentido Jequié também morreu no local. Todas as vítimas moravam em Jequié. Os corpos serão encaminhados para o IML e posteriormente liberados para as famílias. Fonte: Giro em Ipiaú.

Ibirataia: Dia do Trabalhador é comemorado com o III Show de prêmios

Prefeito discursa em evento de homenagem ao Trabalhador (Foto: Tesouras Notícias)
Prefeito discursa em evento de homenagem ao Trabalhador.

A Prefeitura Municipal de Ibirataia comemorou o 1º de maio, Dia do Trabalhador, realizando, para a comunidade de Ibirataia, Algodão, Tesourinhas, Entroncamento e toda Zona Rural, o III Show de prêmios. Foram sorteados precisamente 172 prêmios diversos, a exemplo de Fogões, Geladeiras, Colchões, Guarda-roupas, Cômodas e Camas Box. O evento foi realizado no Estádio O Tesourão e contou com milhares de participantes. Desde o primeiro ano de governo que o gestor Marcos Aurélio tem feito a comemoração ao Dia do Trabalhador de forma diferente, que já se tornou uma marca registrada de sua administração.

O III Show de Prêmios foi realizado no Estádio O Tesourão (Foto: Tesouras Notícias)
O III Show de Prêmios foi realizado no Estádio O Tesourão.

O padre Evandro fez a abertura da tarde festiva e destacou a importância da comemoração da data. Logo após a vice-prefeita Ana Cléia Leal (PSD) fez a sua saudação aos presentes, desejando-lhes sucesso a todos os trabalhadores. Já o prefeito Marcos Aurélio (PP) agradeceu a presença do público e ressaltou também a importância da data que significa muito em sua vida, pois desde muito jovem que tem se dedicado ao trabalho e sabe o quanto este representa. Houve também a participação e presença dos secretários municipais, vereadores, os ex-prefeitos Júlio Leal e José Antonio, dentre outras autoridades. Vale lembrar que foram homenageados 11 (onze) profissionais diversos do município, desde pedreiro, carpinteiro, gari, comerciário, lavrador, costureira, lavadeira, arrieiro, dentre outros. *Informações do Tesouras Notícias.

Esporte: Trilheiros de Ibirataia fazem recepção calorosa para o “Joga Lama” de Ubaitaba

IBIRATAIA

O Grupo de trilheiros de Ubaitaba, “Joga Lama” esteve ontem (01/05) em Ibirataia para participar de uma trilha com um grupo da cidade. A equipe Joga Lama foi muito bem recebida pelos trilheiros Jean Motos, Jan Muniz e Gil. A recepção com direito a café da manhã, bebidas e um delicioso churrasco ao meio dia, foi feita na residência do popular “Juginho”, que fez de tudo para realizar uma grande recepção. Uma equipe da prefeitura de Ibirataia também esteve no local da recepção para dar apoio aos atletas.

Aurelino Leal: Prefeita comemora “Dia do Trabalhador” ao lado dos funcionários da prefeitura

IMG_3484

A prefeita Liu Andrade (PP), comemorou o “Dia do Trabalhador” ao lado dos funcionários da Secretaria Municipal de Obras de Aurelino Leal. O evento foi bastante participativo, principalmente com a presença da prefeita Liu Andrade.

IMG_3485 IMG_3486

“Temos que valorizar o povo trabalhador deste município que me ajuda diariamente a transforma Aurelino Leal em uma cidade melhor pra se viver. Sem minha equipe eu não poderia fazer nada pelo povo aurelinense”, disse Liu.

IMG_3487

Esportes: Apesar da derrota, Vitória é campeão baiano sub-20

Foto: Felipe Santana / Bahia Notícias
Foto: Felipe Santana / Bahia Notícias

O Vitória construiu uma boa vantagem no jogo de ida, após vencer por 2 a 0, e isso fez a diferença. Nesta sexta-feira, em Pituaçu, o Bahia derrotou o maior rival por 2 a 1, mas o placar não foi suficiente. O rubro-negro, mesmo com a derrota, conquistou o Campeonato Baiano sub-20 de 2015.

Esportes: Jacó, do Bahia, termina como artilheiro do Baianão sub-20

Foto: Felipe Santana / Bahia Notícias
Foto: Felipe Santana / Bahia Notícias

O centroavante Jacó, camisa 9 do Bahia, passou em branco nos dois jogos da final do Campeonato Baiano sub-20. Ainda assim, o jogador do tricolor recebeu o prêmio de artilheiro da competição. Com 10 gols, um a mais que Rafaelson e Geovane, do Vitória e Juazeirense, respectivamente, o atleta do Bahia foi premiado com a chuteira de ouro do torneio júnior. Outros jogadores de destaque do Bahia na lista de artilheiros foram os atacantes Luan e Rodrigo, com 6 gols.

Em vídeo, Dilma alfineta Beto Richa e critica violência para coibir manifestações

Foto: Reprodução / Facebook
Foto: Reprodução / Facebook

Em seu terceiro vídeo publicado nas redes sociais por conta do Dia do Trabalho, a presidente Dilma Rousseff utilizou a celebração da data para alfinetar o governador do Paraná, Beto Richa (PSDB). O Ministério Público do Estado do Paraná viu excessos na ação policial que deixou na quarta-feira (29) 213 manifestantes e 21 policiais feridos no Centro Cívico de Curitiba. “O Brasil vive hoje em plena democracia, por isso temos de nos acostumar às vozes das ruas, aos pleitos dos trabalhadores. Temos de reconhecer como legítimas as reivindicações de todos os segmentos sociais da nossa população. Temos de nos acostumar a fazer isso sem violência e sem repressão. Para isso, nada melhor que o diálogo franco e transparente entre o governo e a sociedade”, disse Dilma, em vídeo divulgado nesta sexta-feira (1º).

Dilma destacou a criação de um fórum quadripartite que reunirá integrantes de trabalhadores, aposentados, empresários e do governo para discutir questões como o sistema previdenciário, políticas de fortalecimento do emprego e da renda e o aumento da produtividade. “Caberá a nós todos encontrar a melhor estratégia e definir os mais eficientes instrumentos para que possamos atingir os nossos objetivos de fazer o Brasil crescer, aumentando o emprego e renda de todos os trabalhadores”, afirmou a presidente. “Queremos por meio do diálogo construir consensos, evitando a violência e respeitando o direito de opinião e manifestação”, disse. Em reunião na quinta-feira (30) com líderes de centrais sindicais, em Brasília, a presidente já havia repudiado a violência em qualquer protesto e defendeu o “respeito às manifestações” e às “diferenças de opinião”. “Para construir consenso e evitar a violência, o único caminho existente é o caminho do diálogo”, disse Dilma na ocasião.