Ubaitaba Urgente

Professores das universidades estaduais devem deflagrar greve nesta quinta-feira

xIMAGEM_NOTICIA_5.jpg.pagespeed.ic.GfP0hkXr6n
Manifestação dos professores em 2014 | Foto: Divulgação / Aduneb

Os professores das universidades estaduais devem entrar em greve na próxima quinta-feira (7). Isso vai depender de a sugestão da diretoria da Aduneb (Associação dos Docentes da Universidade do Estado da Bahia) ser acatada pela maioria em assembleia geral com a participação dos docentes das quatro universidades (Universidade do Estado da Bahia – Uneb, Universidade Estadual de Feira de Santana – Uefs, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – Uesb e Universidade Estadual de Santa Cruz – Uesc). A pauta de reivindicações de 2015 tem como ponto central o aumento do orçamento (no mínimo 7% da Receita Líquida de Impostos – RLI) e foi protocolada no governo em dezembro de 2014 – depois, reafirmada em 28 de janeiro. Após quatro meses, o governo do estado só abriu negociação quando mais de 500 manifestantes realizaram ato público na Secretaria Estadual da Educação e na Assembleia Legislativa, segundo a Aduneb. “Para os professores, desde então, apesar da aparente abertura do diálogo, o governo passou a utilizar da estratégia da enrolação”, diz a entidade.

Corregedora do CNJ determina intervenção no trabalho do Judiciário baiano

foto-ministra-nancy-andrighi
A corregedora Nacional de Justiça, ministra Nancy Andrighi, determinou, nesta segunda-feira (4/5), medidas de intervenção nos trabalhos do Judiciário baiano. A informação veio do site Consultor Jurídico. A matéria informa que por meio da Portaria 5, a ministra ordena o deslocamento de funcionários da segunda instância  para atuar na primeira. De acordo com a norma, cinco servidores de cada gabinete de desembargador e 20% dos funcionários da secretaria do tribunal, vice-presidência e corregedoria geral  serão transferidos temporariamente.
Nancy argumenta que as determinações visam assegurar a razoável duração dos processos e meios que garantam a celeridade das tramitações como prevê a Constituição Federal, Resoluções e Metas do Conselho Nacional de Justiça. O chamado Regime Especial de Trabalho começará no dia 1º de junho e deverá permanecer até 15 de dezembro. Como precaução, a ministra Nancy determinou ainda que os servidores deslocados que tirarem férias deverão ser substituídos por outros no prazo máximo de 48 horas. Leia aqui na íntegra a Portaria 5 do CNJ.

Tucano chama internautas para panelaço durante programa do PT

BBjdjIj

“Galera, o panelaço é hoje!! Espalhem! Vamos dar um basta na mentira e na corrupção!”, diz mensagem postada por Pestana nesta manhã no Twiter e no Facebook. O presidente estadual do PSDB de Minas Gerais, Marcus Pestana, um dos principais aliados do senador Aécio Neves, postou mensagens nas redes sociais convocando um panelaço durante o programa de TV do PT na noite desta terça-feira.

No Facebook, o texto vem acompanhado de um convite com a imagem de mãos batendo em uma panela de uma varanda e com o texto: “Dia 05 de maio tem programa eleitoral do PT na TV, das 20:30 às 20:40. Será o maior PANELAÇO da História!! 10 minutos de panelaço em todo o Brasil!” Cerca de 20 minutos após a publicação, o post contava apenas com nove curtidas e cinco compartilhamentos.

Uma comunidade foi criada no Facebook com o mesmo mote, “o maior panelaço da história”. Até o momento, o grupo conta com menos de 600 participantes. Depois de não se pronunciar em cadeia de rádio e TV no 1º de maio, a presidente Dilma Rousseff também não vai participar do programa partidário do PT que vai ao ar nesta terça-feira. Lula e outros dirigentes estarão na peça. O partido afirma que um foco no partido e não no governo já era previsto há mais de mês. “Muitos petistas estavam irritados com as últimas peças, muito ao ‘estilo João Santana’, focando só em Dilma e no governo”, disse uma pessoa próxima à equipe de comunicação do PT. Com informações do Estadão Conteúdo.

Homem invade velório e atira contra o caixão em João Pessoa

BBje1jo

A invasão no velório aconteceu por volta das 4h da madrugada quando o homem entrou na sala, pediu para família se afastar e atirou duas vezes contra o caixão. Policiais militares foram acionados, na madrugada desta terça-feira, 05, após um homem armado invadir e atirar numa sala de velório numa funerária, em João Pessoa. De acordo com a PM, o jovem velado foi baleado no último domingo, 03, e supostamente faria parte de uma facção criminosa.

A invasão no velório aconteceu por volta das 4h da madrugada quando o homem entrou na sala, pediu para família se afastar e atirou duas vezes contra o caixão. Ao deixar o local, ainda atirou para cima, como um “gesto” ou “símbolo” de comemoração entre facções. Depois, fugiu a pé. O atirador não foi encontrado e polícia disse que a família não soube explicar quem seria o homem. O delegado Reinaldo Nóbrega, titular da Delegacia de Homicídios, disse que o jovem velado era investigado por crime de homicídio e morreu no hospital na segunda-feira antes do fim do inquérito aberto pela Polícia Civil. Com informações do Estadão Conteúdo.

Maraú: Prefeitura entrega “Carteiras de Trabalho” tiradas no município

11200625_793759320692594_3171484621248546188_n

O Governo Maraú Rumo ao Progresso, realizou recentemente mais um sonho do trabalhador marauense. O cidadão agora não precisa mais sair do município de Maraú para tirar sua primeira Carteira de Trabalho e Previdência Social – CTPS. Antes para se tirar a Carteira de Trabalho era preciso o cidadão sair de Maraú e se deslocar até o SAC de Itabuna ou Ilhéus. Tudo isso só foi possível, graças a uma parceria entre a Prefeitura de Maraú com o Governo do Estado. Recentemente a Prefeita Gracinha Viana (PP), participou da entrega dos primeiros documentos. Participaram do evento o Secretario Municipal de Administração Manasses, o Secretario de Identificação e Documentos, Rafael Marques, o Presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Adelino Batista do Nascimento (Dudu), além de trabalhadores que foram receber com muita alegria e sem custo nenhum, sua primeira Carteira de Trabalho. (Portal da Prefeitura de Maraú).

Ubaitaba: Prefeitura realiza trabalhos de manutenção na cidade

DSC_0126
Recuperação de calçamento na Avenida Vasco Neto.

A prefeitura de Ubaitaba através das Secretarias de Obras e Meio Ambiente, vem realizando serviços de manutenção em vários bairros da cidade. 

DSC_0143
Manutenção na iluminação pública com troca de lampadas.

Estão sendo feitos trocas de lâmpadas e manutenção no serviço de iluminação pública, poda de árvores nas praças Cultural, Drº Xavier, 27 de Julho e Lago Fernando Lona, além da recuperação do calçamento de diversas ruas da cidade.

DSC_0149
Poda de arvores no Lago Fernando Lona.

Ex-diretor da Petrobrás diz que Dilma é responsável por compra de refinaria

BBjcqSW

Em defesa apresentada ao Tribunal de Contas da União (TCU), o ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa, que depõe hoje à CPI que investiga esquema de corrupção na estatal, responsabilizou a presidente Dilma Rousseff pela compra da refinaria de Pasadena, nos EUA, em 2006.

O documento entregue pelos advogados do ex-executivo, que é um dos delatores da Operação Lava Jato, lembrou que coube à então chefe da Casa Civil do governo Lula e presidente do Conselho de Administração da estatal assinar, em 2006, a aquisição da planta de refino. “É claro e evidente que a decisão de compra dos 50% da PRSI (Refinaria de Pasadena, na sigla em inglês) foi tomada pelo Conselho de Administração de 2006, da Petrobras, assinada pela então presidente do conselho, Dilma Vana Rousseff”, afirma a defesa.

O TCU apontou prejuízo de US$ 792 milhões no negócio, feito em duas etapas, entre 2006 e 2012. A corte bloqueou bens de 10 dirigentes e ex-dirigentes da empresa, entre eles Costa. O ex-diretor é responsabilizado por parte das perdas, no valor de US$ 580 milhões, por ter aprovado em valor superior ao que seria justo e desconsiderando riscos. Nos depoimentos prestados ao Ministério Público Federal, em regime de delação premiada, ele admitiu ter recebido propina para “não atrapalhar o negócio”.

A indisponibilidade patrimonial determinada pelo TCU não alcança integrantes do Conselho de Administração, responsável por aprovar, em última instância, os investimentos da estatal. Mas o tribunal ressalvou que, a depender das provas apuradas no decorrer do processo, eles ainda podem ser implicados.

Dilma chefiou o colegiado de 2003 a 2010. Em março do ano passado, em nota ao Estado, ela disse que, ao aprovar a compra de Pasadena, se embasou em parecer “técnico e juridicamente falho” sobre o negócio, apresentado pelo então diretor Internacional da companhia, Nestor Cerveró, atualmente preso por suposto envolvimento no esquema de corrupção da Petrobras. O documento omitia cláusulas do contrato consideradas prejudiciais à estatal.

Estratégia

A linha de culpar o Conselho de Administração por Pasadena é a mesma adotada por outros executivos com bens bloqueados, como Cerveró, o ex-presidente da Petrobras José Sergio Gabrielli e o ex-diretor de Serviços Renato Duque, também preso na Lava Jato. “O conselho era o único competente para aprovar a compra, com ou sem as cláusulas”, afirma Costa na defesa entregue ao TCU. Com informações do Estadão Conteúdo.

GM calcula quase cem mortes por falha mecânica

BBjafXC

A fabricante de automóveis norte-americana General Motors (GM) estima em 97 a quantidade de vítimas fatais em acidentes vinculados a uma falha mecânica em alguns de seus automóveis e que gerou a retirada tardia de 2,6 milhões de veículos no ano passado. O balanço anterior apontava 90 mortos.

As falhas na ignição de alguns veículos GM também deixaram pelo menos 12 feridos graves e 167 pessoas com ferimentos mais leves, de acordo com a última contagem atualizada em 1º de maio pelo fundo de indenização instalado pelo fabricante. Os número podem ser maiores, já que 669 casos continuam sendo analisados, dos quais 45 envolvem mortes. As vítimas e as famílias tiveram até o dia 31 de janeiro para apresentar seus casos.

O maior fabricante de automóveis do mundo é acusada de ter comercializado automóveis cujo sistema de ignição era tão sensível que o mínimo solavanco poderia causar o desligamento do motor de um carro em alta velocidade, trancando a direção e impedindo a saída dos airbags. Este defeito mecânico, conhecido desde 2005 pela GM, gerou investigações feitas pelo Departamento de Justiça, pelo organismo que controla os mercados financeiros (SEC) e pelo Congresso americano.

Em abril, a justiça americana declarou prescrita a maioria das causas sobre mortes, acidentes e incidentes vinculados a esta falha ocorridas antes da quebra da GM em 2009. A GM prevê pagar um milhão de dólares por morte, ao que se somam 300.000 dólares para o cônjuge sobrevivente e 300.000 dólares para cada um dos eventuais beneficiários. Para as vítimas que sofreram alguma sequela física, o valor varia de 20.000 dólares a 500.000 dólares.

Itabuna: Dona de casa morre durante assalto em mercado no bairro Santo Antônio

ryt3-500x327
Foto: Itabuna Urgente

Um assalto contra o Supermercado Matos, localizado na rua José Monstans, Bairro Santo Antônio, município de Itabuna, matou uma dona de casa que passava no momento com o esposo. O assalto aconteceu na noite desta segunda feira (04/05). Segundo informações do site Itabuna Urgente, os assaltantes estavam trocando tiros com um vigilante, quando acabou atingindo um casal que passava na porta do estabelecimento. Na troca de tiros o vigilante também foi atingido. As três vítimas foram encaminhadas para o Hospital de Base em Itabuna, sendo que a senhora Lurdes Nunes, que era conhecida como Lurdinha não resistiu aos ferimentos e morreu. O esposo da vítima, Geraldo Nunes foi atingido na perna e não corre risco de morte. O vigilante também não corre risco de morte. Lurdinha era muito conhecida no bairro Santo Antônio. (Ubaitaba Urgente)

Itabuna: Professores rejeitam proposta e param hoje e amanhã

PROFESSORES-NA-BAHIA-300x199

Em assembleia realizada na tarde desta segunda-feira, no auditório da FTC, os professores rejeitaram a segunda proposta de reajuste do governo municipal (vale salientar que a primeira foi 0%) de 6,41%, parcelado em 3x. Como forma de pressionar o governo e demonstrar sua indignação com tal reajuste, os professores decidiram paralisar suas atividades por 48 horas (05 e 06 de maio), mantendo o indicativo de greve já votado na assembleia anterior. Ainda na terça, dia 05, a partir das 07 da manhã, ocorrerá uma manifestação, com “café da manhã” na porta da prefeitura. Fonte: RBN

Jacobina: Vereador com salário de R$ 8 mil recebeu Bolsa Família por 20 meses

002

Se não bastasse os R$ 8 mil que embolsa todo mês como vereador de Jacobina, o petista Ronivon Souza, mais conhecido como Roni do Junco, ainda queria mais. Continuou recebendo o benefício do programa Bolsa Família até um ano e oito meses depois de assumir uma cadeira no Legislativo municipal. O valor era recebido pela mulher do vereador, Rute Almeida Rios de Souza, funcionária pública da Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), desde 2012. Durante os 20 meses, o vereador arrecadou mais de R$ 1,5 mil. Diante do salário do vereador, o benefício é inferior, mas a questão ética é muito maior. Além de ser funcionária pública, a mulher do petista possui em seu nome uma microempresa, uma loja de materiais de construção em Jacobina, há cinco anos. Logo após as eleições de 2012, o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) deu início a uma pesquisa cruzando dados dos beneficiários. Considerando só a lista de eleitos, mais de 2 mil políticos foram localizados, dentre eles 10 prefeitos. De acordo com o artigo 25 do decreto 5.209/04, que regulamenta o Bolsa Família, o beneficiário do programa perde o direito ao recebimento quando ocorre “posse em cargo eletivo remunerado, de qualquer uma das três esferas de governo”. Em agosto de 2014, o MDS notificou a mulher do vereador, no entanto o MDS solicitou o ressarcimento de apenas R$ 314 para pagamento em 60 dias. O edil ressarciu os cofres públicos e continua atuando sem nenhuma punição no Legislativo municipal. A reportagem tentou contato com o vereador, mas não teve as ligações atendidas. Fonte: Bocão News.

Bahia: Sargento PM é morto a golpes de faca em Senhor do Bonfim

CARLINHOS-PM-2
Sargento foi atingido por duas facadas.

No final da tarde de domingo (03), por volta das 18h30, foi morto a golpes de faca o Sargento da Reserva da PM, Carlos Alberto Souza e Silva, 54 anos, mais conhecido como “Carlinhos” e “Big Som”. De acordo com informações, ele acabava de chegar a sua propriedade no povoado de Baraúna zona rural de Senhor do Bonfim, quando foi golpeado quatro vezes, sendo atingido duas vezes no pescoço, uma nas costas e outra no abdômen. Ainda não se sabe os motivos, nem a autoria do assassinato, sabe-se que no local há marcas de sangue e sinais de luta, acredita-se em emboscada, pois a vítima estava com arma e a deixou em seu veículo, sendo abordado no momento em que abria a cancela de acesso a sua propriedade rural. O 6º Batalhão de Polícia Militar de Senhor do Bonfim recebeu a informação de que havia um homem caído defronte a uma residência no povoado de Baraúnas. Ao chegarem no local, os policiais identificaram o corpo como sendo do sargento Carlos Alberto. *Informações do Calila Notícias.

Índios bloqueiam BA-001 por mais de 15h em protesto contra violência

Foto: Reprodução / Ilhéus 24 horas
Foto: Reprodução / Ilhéus 24 horas

Índios tupinambás bloquearam um trecho da BA-001, na entrada do distrito de Olivença, Ilhéus, sul da Bahia, durante quase toda esta segunda-feira (4). Os indígenas protestaram por mais segurança para a comunidade local e agilidade na demarcação de terras. O estopim teria sido um assassinato de um índio na localidade da Sapucaeira, morto a tiros na frente da mulher e dos filhos enquanto voltava para casa. De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual de Itabuna, o protesto começou por volta das 8h, com cerca de 40 pessoas, aumentou para 200 manifestantes às 16h, e foi até às 23h45. Os dois sentidos da pista ficaram bloqueados em quase todo o tempo, exceto às 17h15 quando os indígenas decidiram liberar cada sentido da pista por 10 minutos cada.

Esportes: Vitória perto de anunciar lateral Diogo Mateus e o zagueiro Guilherme Mattis

xIMAGEM_VITORIA_5.jpg.pagespeed.ic.7QTRFFHu0L
Fotos: Divulgação /Inter e Fluminense

O zagueiro Guilherme Mattis e o lateral-direito Diogo Mateus estão próximos de ser anunciados oficialmente pelo Vitória. A informação foi confirmada por Manoel Matos, vice-presidente do clube Rubro-negro. “Estamos conversando e eles devem chegar amanhã para fazer exames”, afirmou o cartola, em entrevista à Rádio Metrópole FM. Mattis, de 24 anos, pertence ao Bragantino e até a semana passada estava no Fluminense. Em março, o atleta passou por artroscopia no joelho direito para corrigir um problema no menisco. Já Diogo Mateus, de 22 anos, foi revelado pelo Internacional e deve ser emprestado pelo clube gaúcho até o fim da temporada.

Maraú: Campanha de vacinação contra a gripe vai de 04 a 22 de maio

logo

A Prefeitura Municipal de Maraú, através da Secretaria Municipal de Saúde, convida todos os idosos, gestantes, crianças entre 06 meses e menores de 05 anos, a comparecerem a Unidade de Saúde mais próximo para se vacinarem contra a gripe. A vacinação vai do dia 04 ao dia 22 de maio. Quem lembra da vacina se protege contra a gripe, Gripe, não vacile, vacine-se!

Homem morre após ser mordido e pisoteado por jumento em Amargosa

xIMAGEM_NOTICIA_5.jpg.pagespeed.ic.igUHImAzj9
Foto: Reprodução/ Facebook

Após ser mordido e pisoteador por um jumento, um homem morreu na cidade de Amargosa, na Bahia. De acordo com a Polícia Civil, Alírio Juvêncio da Silva Filho, de 24 anos, foi encontrado morto em uma fazenda, na região rural conhecida como Água Sumida, a cerca de 10 Km do centro da cidade. O caso, segundo a polícia e o jornal Extra, aconteceu na última sexta-feira (1º). Alírio trabalhava em um descarregamento de carga de cacau e usava o jumento para fazer o transporte. O animal, por algum motivo ainda desconhecido, avançou contra ele e o feriu com mordidas na cabeça e no pescoço. O rapaz também foi pisoteado pelo animal e foi achado com marcas espalhadas pelo corpo. Moradores que encontraram o corpo de Alírio chamaram a polícia e, quando os agentes chegaram, o jumento ainda estava próximo ao local onde o corpo da vítima foi achado. Uma ambulância do Samu chegou a ser chamada ao local, mas Alírio já estava morto. O corpo dele foi levado ao Instituto Médico Legal de Amargosa e sepultado, no sábado, no cemitério da cidade.

Exclusivo: “Músico de Ubaitaba” é preso após roubar igreja no Maranhão

201504280309451430219061
Valdemir é muito conhecido em Ubaitaba I Foto: Portal O Dia.

Um homem, identificado como Valdemir dos Santos Pinheiro, residente no município de Ubaitaba, Bahia, foi preso no Maranhão portando equipamentos de som roubados e avaliados em mais de R$ 60 mil. O suspeito disse à polícia que era evangélico e músico de uma banda  da igreja de Codó, no Maranhão, de onde teria roubado a aparelhagem. Segundo o Tenente Miguel Luz, Subcomandante do 1º Batalhão da PM, Valdemir foi visto por policiais tentando vender os equipamentos por uma quantia de R$ 6 mil próximo ao um local conhecido como “Troca-Troca”.

20150428030953-21430219128
Equipamentos roubados foram recuperados pela polícia.

Após autuá-lo em flagrante, a Polícia foi levada até a residência onde Valdemir guardava outros equipamentos e no local foram encontradas mais caixas amplificadoras, teclados, cabos de áudio, microfones e mesas de som. A PM informou que Valdemir também é suspeito de ter roubado a arma de um militar no Maranhão. O suspeito foi conduzido para a Central de Flagrantes e a Polícia Civil do Piauí irá contatar a Civil do Maranhão para notificar sua prisão. Fonte: Portal O Dia.

Porto Seguro: 10 presos quebram viga de concreto e fogem da cadeia

presos_eunapolis

A polícia ainda não recapturou nenhum dos 10 presos que fugiram da cadeia de Porto Seguro na madrugada de domingo (03/05). A fuga só foi descoberta pela manhã. Os detentos conseguiram quebrar uma das vigas de concreto que ficam sobre as celas. Eles passaram por um pequeno espaço e tiveram acesso ao telhado da delegacia, de onde desceram por uma ‘Tereza’ – corda feita com lençóis e fugiram. A cadeia de Porto Seguro foi interditada pela justiça em novembro do ano passado. Mesmo assim, os delegados não podem deixar de manter os presos custodiados no local. A Polícia Civil alega que os presos ficam aguardando uma vaga no presídio de Eunápolis, que está superlotado. O diretor do presídio, major Gilson Paixão, confirmou a superlotação. O oficial da Polícia Militar informou que, atualmente, 634 homens estão presos e a capacidade do presídio é de 447. “A gente vai recebendo novos presos conforme vão surgindo mais vagas”, afirmou Gilson Paixão. Fonte: Radar 64.

Dengue chega a 745 mil casos no Brasil e alcança patamar de epidemia

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O Ministério da Saúde divulgou nesta segunda-feira (4) que cerca de 745 mil casos de dengue foram registrados entre o início do ano e o último dia 18 de abril. O número faz o país atingir um índice de 367,8 infectados para cada grupo de 100 mil habitantes, fazendo a doença alcançar um patamar de epidemia. Para a Organização Mundial da Saúde, um nível acima de 300 ocorrências por 100 mil habitantes já é classificado como epidêmico. O total de infectados no Brasil é 234,2% maior que o registrado no mesmo período do ano passado e 48,6% menor que em 2013, quando foi notificado 1,4 milhão de casos. Na Bahia, o Ministério da Saúde registrou 20.746 infectados entre o início de janeiro e o dia 18 de abril. Mais da metade dos casos (cerca de 402 mil) aconteceu no estado de São Paulo. Além de São Paulo, outros seis estados apresentam índices epidêmicos da dengue: Acre, Tocantins, Rio Grande do Norte, Paraná, Mato Grosso do Sul e Goiás. Fonte: Bahia Noticias