Um acidente envolvendo um carro da Ricardo Eletro e uma moto Yamaha vermelha, provocou, na tarde desta sexta-feira (8) a morte de duas pessoas. A batida ocorreu na BR-101, próximo à cidade de Arataca. A placa do veículo é de Serra-ES, e uma das vítimas foi identificada como Edvaldo Moura Santos. Ainda não se tem informações dos motivos que causaram o acidente. Fonte: RBN.
Ipiaú: Copa Sul Bahia de Cross Country acontece neste fim de semana
Acontece neste final de semana, dias 09 e 10, no Centro de Treinamento do Arara, a III etapa da Copa Sul Bahia de Cross Country. O evento realizado pela equipe Chá Gás, a III Etapa da Copa Sul Bahia de Cross Country envolverá as categorias Iniciante, Nacional 250, Crf 230 A, Crf 230 B e Força Livre. O início da movimentada competição será às 10:00 horas no tradicional área de lazer Marcos de Gagé no Arara e prossegue com show de voz e violão às 18:00 no Posto Ipiranga, na rodovia Ipiaú-Barra do rocha. O evento tem o apoio da Prefeitura Municipal de Ipiaú. Fonte: Giro em Ipiaú.
Ubaitaba: Doente mental chamou a atenção ao circular “pelado” no centro

Um doente mental foi flagrado por populares circulando “pelado” pelas principais ruas do centro de Ubaitaba na manhã desta sexta feira (08/05). O homem estava apenas com um lençol pendurando no ombro. Populares tentaram chamar a polícia Militar, mais os policiais informaram que não seria de sua competência recolher doentes mentais nas ruas. O homem chegou a chamara a atenção de todos que passavam no local, sem que ninguém tomasse as devidas providências. Como se trata de um caso de saúde pública, a Secretaria de Saúde, Iolanda Carneiro foi informada, mais quando sua equipe chegou ao local o homem não estava mais. (Ubaitaba Urgente).
Publicidade: Viagens e excursões para o “Shopping Moda Brasil”
Se você tem loja, é sacoleira, distribuidor ou pretende entrar no ramo de confecções, não percam esta oportunidade! Venha visitar o grande polo atacadista de confecções da cidade de Colatina-ES. Shopping Moda Brasil (shopping das fábricas) são mais de 100 lojas de fábricas. Tudo em um só lugar. Moda Masculina, Feminina, Infanto-Juvenil, Plus Size, Lingerie, Fitness e Moda Praia. Estrutura com amplo estacionamento, banheiros modernos, além de 02 (dois) maravilhosos restaurantes. Saindo todos os domingos – próxima viagem dia 17/05/2015. Chegada em Colatina dia 18/05/2015 – segunda-feira às 7:00. Início das compras durante todo o dia, retorno – às 18:00. Chegada terça – 19/05/2015. Ônibus leito, com toda comodidade, conforto e segurança. Partindo salvador. Embarques em: Salvador – Feira de Santana – Milagres – Ent. de Jaguaquara – Jequié – Ipiaú – Ubatã – Ubaitaba – Itabuna – Eunápolis – Itamarajú – Teixeira de Freitas. Colatina-ES. Contatos: Alex: (73) 8828-4020 – oi/ (73) 9115-5388 – Tim – Whatsapp/ (73) 8215-1103 – claro/ (73) 9968-8825 – vivo. E-mail – [email protected]. ENTRE EM CONTATO, E AGENDE SUA VIAGEM. VAGAS LIMITADAS!
Ibirapitanga: Secretaria de Saúde implanta Centro de Fisioterapia em Itamarati

A Secretaria Municipal de Saúde de Ibirapitanga implantou, no distrito de Itamarati, numa Unidade Básica de Saúde, um Centro de Fisioterapia. Adquirido com recursos próprios, o Centro dará suporte aos pacientes ortopédicos e clínicos e terá um fisioterapeuta para acompanhar os pacientes. “Fizemos mais este grande investimento para a saúde do município, que tem avançado muito em nossa gestão. Foram adquiridos equipamentos que ajudarão de forma significativa no desenvolvimento das atividades de fisioterapia”, disse o prefeito Isravan Barcelos (PSD), lembrando que a implantação do Centro de Fisioterapia era uma reivindicação da comunidade de Itamarati e um compromisso assumido durante a campanha. “Dever cumprido”, finalizou o gestor. Fonte: Ubatã Notícias.
Ipiaú: Jovem é morto e duas pessoas inocentes são baleadas
O jovem Leonardo Santos Ribeiro, apelidado de Sequestro”, foi assassinado na tarde desta quinta-feira (07) com vários tiros na Amâncio Félix, bairro Euclides Neto (foto). De acordo com a polícia militar, outras duas pessoas que estavam dentro de casa foram baleadas. Não há detalhes das circunstâncias do homicídio. O jovem morto já possuía passagens pela polícia. Ele recebeu o apelido de “Sequestro”, após roubar o escritório da Cerâmica Rio das Contas, no centro de Ipiaú, e durante a fuga raptar um médico que saia da Clínica São Roque. O caso ocorreu no ano de 2011. Na ocasião, o rapaz foi baleado por um policial militar à paisana, e foi detido após procurar o Hospital Geral de Ipiaú. Ainda de acordo com informações das Guarnições Delta do PETO e do 1º Pelotão Polícia Militar, duas pessoas inocentes foram baleadas pelos criminosos. Genival de Jesus Santos, 33 anos, foi baleado na virilha, e o senhor Lourival José de Almeida, de 62 anos, foi atingida em uma das pernas. As vítimas foram socorridas pelo Samu e encaminhadas para o Hospital Prado Valadares, em Jequié. Ninguém no local quis comentar como ocorreu o assassinato. Fonte: Giro em Ipiaú.
Camamu: Bandido preso por assalto em Itacaré foi estrangulado no Presídio

Gil Iuri Alves Nunes Maia, 34 anos, que foi preso no final de semana, acusado de assalto à mão armada e sequestro em Itacaré, foi morto por estrangulamento em uma cela do módulo 1, do Presídio Ariston Cardoso, em Ilhéus. Além de Gil, Jailton Santos da Silva, 24, e Diego Bispo dos Santos, mantiveram um casal de turistas refém. Depois do sequestro, os bandidos fugiram levando o carro e os pertences das vítimas. Após o casal ser liberado em uma estrada vicinal, eles foram até a delegacia da região e prestaram queixa. Os policias saíram em diligência e conseguiram alcançar e prender os homens. Com o trio a polícia encontrou os pertences das vítimas, e uma arma utilizada no assalto. Eles foram autuados em flagrante e ficaram à disposição da Justiça. Ontem (7), Gil foi estrangulado. A direção do presídio ainda não deu maiores informações sobre o assunto. Fonte: RBN.
PT vai à Justiça contra fotos em que Dilma e Lula estão como ‘procurados’
O PT vai entrar com uma ação para pedir que a Justiça apreenda e descubra a autoria de cartazes em que os nomes e as fotos da presidente Dilma Rousseff e seu antecessor, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, aparecem abaixo do carimbo de “Procurado”. Em nota assinada pelo presidente do diretório estadual do partido em São Paulo, Emídio de Souza, o PT repudia a ação e a classifica como “covarde e fascista”.
O partido afirma ainda que pedirá a instauração de investigação policial para que se identifique os responsáveis pelo patrocínio e distribuição dos cartazes “que têm evidente motivação causar danos e constrangimentos à imagem do PT e de seus representantes”.
Os cartazes são feitos aos moldes dos usados nos EUA na época da ocupação do velho oeste. Com programação visual que lembra papel antigo, Dilma e Lula são retratados como culpados pelo “roubo” de direitos trabalhistas. O foco são as Medidas Provisórias 664 e 665, que dificultam o acesso dos trabalhadores a benefícios como seguro-desemprego e pensão por morte. “Roubou meu seguro-desemprego, meu abono (PIS/Pasep), roubou o seguro-defeso dos pescadores e metade das pensões das viúvas. Recompensa: um país melhor”, diz o cartaz.
Colados em postes no centro de São Paulo e algumas cidades do interior nesta quinta-feira, os cartazes são os mesmos que os exibidos por manifestantes na quarta-feira, 7, no plenário da Câmara dos Deputados, durante a votação do ajuste fiscal. Na mesma hora e local estavam dezenas de pessoas usando coletes da Força Sindical.
O presidente da Força, Miguel Torres, nega que a Força seja a responsável pela confecção e distribuição dos cartazes. “Ali na Câmara estava todo mundo misturado”, disse. A Força não se mete nessas questões partidárias porque tem dirigentes de diversos partidos em seus quadros”, completou. Com informações do Estadão Conteúdo.
STJ nega pedido de liberdade a pai de Bernardo
A 5ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou por unanimidade, nesta quinta-feira, 7, pedido de liberdade de Leandro Boldrini, pai de Bernardo, morto no Rio Grande do Sul em abril de 2014, aos 11 anos. Boldrini é acusado de participar do assassinato do filho com a mulher, Graciele Ugulini, a amiga do casal Edelvânia Wirganovicz e o irmão dela, Evandro Wirganovicz.
Os ministros mantiveram a decisão de novembro de 2014 que determinou que Boldrini permanecesse preso. Na época, o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul negou o pedido de habeas corpus.
Nesta quinta-feira, o STJ também negou o pedido da defesa de Boldrini para que o julgamento fosse transferido da cidade de Três Passos, onde a família residia, para o município vizinho de Frederico Westphalen, onde o corpo de Bernardo foi enterrado. Os advogados do médico defendem que o clamor popular e a pressão pública podem influenciar o andamento do processo. A defesa de Boldrini deve recorrer novamente, agora ao Supremo Tribunal Federal (STF).
O pai de Bernardo foi preso em abril de 2014. Indiciado pela polícia, acabou denunciado pelo Ministério Público. Boldrini, Graciele e Edelvânia respondem por homicídio quadruplamente qualificado (motivos torpe e fútil, emprego de veneno e recurso que dificultou a defesa da vítima) e ocultação de cadáver. Wirganovicz responde por ocultação de cadáver. Com informações do Estadão Conteúdo.
Joaquim Barbosa diz que “continua contra” a PEC da Bengala
O ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa disse nesta quinta-feira, 7, que continua com a sua posição contrária sobre a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) da Bengala. A PEC aumenta de 70 para 75 a idade de aposentadoria compulsória das Cortes superiores e foi aprovada pela Câmara dos Deputados ontem.
“Em funções de mando, de cúpula, de alto poder, é saudável que haja uma renovação, nova circulação de ideias, porque a sociedade evolui. Eu não vejo uma pessoa que fica 20, 25 anos no mesmo cargo, possa acompanhar as mudanças na sociedade”, afirmou, na abertura do 14.º Congresso dos Revendedores de Combustíveis de Minas Gerais e IV Encontro dos Revendedores da Região Sudeste. Ele defende um mandato de 10 a 12 anos para esses profissionais. “Seria ideal, não precisa do que isso. Eu fiquei 11 anos”, completou.
Barbosa afirmou que “não vê sistema melhor” do que a nomeação de ministros pelo presidente da República. “É o cargo de maior legitimidade do País”, ressaltou. Entretanto, ponderou que no processo atual é necessária a ciência do Senado e é onde está ocorrendo o maior conflito. “Está um faz de conta, um jogo de cena. Defendo uma comissão entre os diversos poderes para minimizar essas discussões”, falou.
Sobre a nomeação de Luiz Edson Fachin para o seu lugar no STF, o ex-ministro declarou que a escolha dele está sendo questionado e faz parte do jogo político. “Conheço Fachin, tenho informações excelentes sobre a carreira dele, é um homem tecnicamente preparado. Ele deu azar de ter sido indicado em um momento de conflagração política no País”, destacou.
Barbosa reiterou que renunciou ao mandato por questões pessoais, que sentia que tinha cumprido sua missão no cargo. Questionado sobre se irá se candidatar a algum cargo político, o ex-ministro foi enfático. “Não. Nem a vereador. Nunca soube ser político.” Ele também admitiu que não está acompanhando o processo das investigações da Operação Lava Jato. “Acompanho com certo distanciamento. Virei a página. Estou tocando minha vida como advogado consultivo. Nem sequer leio o que escrevi e as minhas decisões”, falou.
Parlamentarismo, voto distrital e corrupção
Barbosa foi tratado como celebridade no evento. As pessoas o cumprimentavam, tiravam fotos e no auditório onde proferiu palestra foi aplaudido de pé na sua entrada e quando foi chamado para sua apresentação. Ele comentou que o Brasil não tem vocação para o parlamentarismo, porque não tem cultura, e defendeu o voto distrital já nas eleições de 2016.
“O voto distrital cria uma ligação mais direta entre a pessoa eleita e o eleitor”, declarou. Barbosa também disse que hoje no País há um “número grande de aberrações legalizadas, porque o Estado brasileiro flerta com o conflito de interesses, com a ilegalidades e incita a corrupção” e que é totalmente compra o financiamento de empresas a campanha politicas.
Sobre a corrupção, o ex-ministro disse que ainda não foi atingido a situação de corrupção sistêmica. “Ainda dispomos de instituições estáveis, fortes e autônomas e os valores desviados ainda não são relevantes”, ressaltou. Com informações do Estadão Conteúdo.
Acusado de estuprar 10 meninos é preso no interior da Bahia

Foi preso nesta quinta-feira (7), Agnaldo Neres da Silva, de 47 anos, acusado de ter estuprado pelo menos 10 meninos. Após uma denúncia anônima, policiais civis chegaram até o homem que estava acompanhado de um garoto, de 10 anos.
A delegada Elizabete Salvadeu que atendeu a ocorrência explicou ao site Radar 64 como conseguiu chegar no suspeito. “Eu mandei policiais para a casa dele para intimá-lo. Lá dentro, tinha uma criança de 10 anos, só que não acontecia nenhum ato libidinoso, mas instaurei inquérito regular. Vou acabar de ouvir as outras vítimas. Todas são meninos. Ele chama e oferece presentes como videogames, bicicletas e celulares. Ele pedia para que eles fizessem sexo oral e dizia que, se a polícia pegasse, não ia conseguir provar. Em um deles, ele tentou fazer sexo anal e não conseguiu”, relatou a delegada Elizabete Salvadeu, plantonista da delegacia. Ao ser interrogado, o homem confessou que chamava os adolescentes para a prática de sexo oral. As vítimas têm entre 10 e 14 anos.
De acordo com a delegada, o suspeito não trabalha e foi aposentado por invalidez porque perdeu dedos das mãos no último emprego.
Mulheres abusam de homem e fogem com o seu esperma

Um homem de 33 anos foi abordado numa rua de Port Elizabeth, na África do Sul, por três mulheres que viajavam num BMW preto. O carro parou ao lado do homem e a motorista pediu informações. Quando o homem lhe dava as indicações, uma das mulheres saiu do carro e apontando-lhe uma arma de fogo, obrigou-o a entrar no porta-malas do carro.
Seguiram viagem e só pararam quase 500 quilômetros depois. Como o homem continuava a oferecer resistência, após a longa viagem, as mulheres o obrigaram a beber uma substância desconhecida para o deixar ainda mais indefeso.
Quando o líquido fez efeito, escreve o Daily Mail, as três mulheres abusaram do homem várias vezes e recolheram o seu sêmen em vários sacos de plástico que guardaram em uma bolsa térmica. Depois fugiram sem deixar pistas e deixaram o homem abandonado a 500 quilômetros de distância do local onde havia sido raptado.
Filadélfia: Vereadores da oposição solicitam abertura de inquérito contra prefeito

Vereadores da Câmara Municipal do município de Filadélfia, na região do Piemonte Norte do Itapicuru, tentam abrir uma Comissão Especial de Inquérito (CEI) contra o atual prefeito, Antônio Barbosa (PDT). Os cinco vereadores da oposição, Sival Moreira (PSB), Edvaldo Reis (DEM), Joel Gonçalves (PR), Alício Rosa (PR) e João Pereira (PSB), apoiados pelo presidente da Câmara, Lúcio Batista (PPS), solicitam que sejam investigadas possíveis irregularidades nas condições de trabalho de funcionários contratados por uma empresa terceirizada que realiza a limpeza pública. O grupo protocolou a denúncia no Ministério Público (MP). De acordo com o secretário da Câmara, Valdinei de Oliveira, os garis da empresa Gilberto Reis de Andrade trabalham em situação de insalubridade, não recebem hora extra e, segundo ele, “os salários são divididos”. Ainda segundo Oliveira, os vereadores suspeitam que o contratação da empresa também ocorreu de forma irregular. “A empresa é do município de Curaçá, o que já não faz sentido. O valor pago foi de R$ 79 mil, e pela quantidade de trabalhadores, parece que está superfaturado”, afirma. O presidente da Câmara, Lúcio Batista (PPS), comenta que, já há algum tempo, tem percebido uma “falta de acompanhamento, deslizes e problemas em processos licitatórios” na gestão. “Ninguém está afirmando que é roubo, por isso que queremos a investigação”.

Essa não é a primeira tentativa de abrir investigações contra o atual prefeito. Recentemente, vereadores da oposição tentaram instaurar uma Comissão Parlamentar Processante (CPP), mas, por ser minoria, não obtiveram os votos necessários para dar continuidade ao plano. O gestor foi acusado de “apropriação indébita”, por descontar o valor do INSS do salário de servidores e não fazer os repasses necessários. O servidor Josemar Ferreira Santos foi quem fez a denúncia aos vereadores, que já encaminharam representação ao Ministério Público. “A gente tem feito denúncias e reuniões com o prefeito para reivindicar nossos direitos, mas até agora os repasses não foram feitos”, relata. De acordo com o presidente da Câmara, os repasses não foram feitos ao INSS pelo período de três meses. Ainda segundo Batista, a criação da CEI, para o caso das irregularidades na limpeza pública, é mais viável que a da CPP, pois não exige a maioria dos votos: “para instaurar a CEI, só precisa de um terço dos vereadores. A CEI dá direito à minoria”. “Os vereadores ligados ao prefeito não vão votariam a favor, e por serem maioria, teriam o poder de nem deixar que a Comissão seja criada”, explica.

O prefeito Antônio Barbosa afirmou que a prefeitura não tem influência na relação entre a empresa terceirizada e os funcionários. “A prefeitura abre o processo de licitação, mas a questão de contrato não cabe a nós”, diz. Em relação à acusação de superfaturamento no processo licitatório, o gestor disse que, na verdade, o valor pago à empresa é de R$ 77,7 mil, que vigora desde o início de seu mandato, iniciado em 2013. “Há quatro anos, o valor era mais ou menos R$ 54 mil, mas todo ano tem reajuste, o salário mínimo sobre, então o valor não tem como ser fixo”, explica e continua: “não há lei que proíba a contratação de uma empresa de outro município. Poderia ser de Curaçá, Salvador ou São Paulo. A licitação é aberta a todos, ganha a empresa que tiver a melhor proposta”. Para o prefeito, as denúncias foram feitas para desgastar a imagem de sua gestão. “É que o presidente da Câmara não tem o que fazer”, dispara. O Ministério Público deve investigar os casos. Fonte: Bahia Noticias.
PSDB espera parecer e marcha para pressionar por impeachment
Dividido, o PSDB adiou mais uma vez a discussão sobre o pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff. À procura da argumentação jurídica ideal e à espera do melhor momento para apresentar o requerimento à Câmara dos Deputados, os tucanos vão aguardar os pareceres de três juristas para definir sua estratégia de ação. A oposição torce também para que a chegada de manifestantes no dia 27 de maio, a Brasília, seja suficiente para pressionar o início do processo de impeachment.
PSDB, DEM, Solidariedade e PPS cancelaram uma reunião prevista para esta quarta-feira, 06, com o objetivo de debater o encaminhamento do pedido de impeachment. De última hora, o encontro foi cancelado sob o argumento de que o líder da bancada tucana na Câmara, deputado Carlos Sampaio (SP), vai levar na próxima semana ao jurista Miguel Reale Júnior documentos adicionais que ajudarão a embasar seu parecer jurídico. Ives Gandra Martins e José Eduardo Alckmin são os outros juristas consultados pelos oposicionistas.
Entre as novas informações encaminhadas aos advogados estão a defesa do ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa ao Tribunal de Contas da União (TCU). No documento, Costa responsabilizou a presidente Dilma Rousseff pela compra da Refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos, em 2006. O TCU apontou prejuízo de US$ 792 milhões no negócio. A defesa ao TCU e o depoimento de Costa à CPI da Petrobras nesta semana são as principais apostas da oposição para engrossar o pedido de impedimento de Dilma.
“(A decisão sobre o impeachment) Envolve o componente jurídico, da pressão popular e nisso, quanto mais coesão por parte dos partidos de oposição, mais firme será o movimento”, declarou o líder da bancada do DEM na Câmara, Mendonça Filho (PE).
Os partidos de oposição consideram que o pedido de impeachment será protocolado em algum momento, mas há uma série de componentes que precisam ser calculados para que não haja recuo no futuro. Há dúvidas, por exemplo, sobre a melhor oportunidade para o protocolo, já que nos últimos dias o governo conseguiu melhorar sua imagem e os movimentos de rua esfriaram, mas agora há sinais de que a popularidade de Dilma deve voltar a cair. “Não podemos dar um passo para depois recuar”, explicou Mendonça.
Outro ponto em discussão é o melhor argumento para se pedir a saída da presidente da República. Alguns tucanos acreditam que a crise do governo ainda está no início e que é necessário definir qual investigação contra a petista vai prosperar mais rapidamente: as descobertas da CPI da Petrobras, a investigação sobre as “pedaladas fiscais” ou o andamento das apurações da Operação Lava Jato. “Não tem uma fundamentação jurídica ainda”, concluiu um tucano.
No que depender do líder do PSDB na Câmara, Carlos Sampaio, o pedido de impeachment deve ser protocolado antes do fim do mês, quando o Movimento Brasil Livre chegará em marcha à capital federal. A expectativa é que a presença dos manifestantes ajude a convencer o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), a dar início ao processo de impeachment. Com informações do Estadão Conteúdo.
Destroços da nave russa poderão cair no Brasil na sexta-feira
Os destroços da nave espacial russa Progress M-27M, prevista para se desintegrar na atmosfera nesta sexta-feira (8), poderão atingir o Brasil. Estima-se também que os pedaços da nave poderão cair em locais como Estados Unidos, Colômbia e Indonésia. A agência espacial russa, Roscosmos, acredita que apenas pequenas partes serão capazes de alcançar a superfície da Terra.
No dia 28 de abril, algumas horas depois do lançamento da Progress M-27, que seria acoplada à Estação Espacial Internacional (ISS), a nave de transporte de material deixou de responder aos engenheiros russos e começou a ter reações incontroláveis, ficando fora de controle. De acordo com as informações publicadas pelo Jornal O Dia, as causas do problema ainda são desconhecidas, mas especula-se que uma explosão pode ter ocorrido na terceira fase de lançamento do foguete impulsionador Soyuz.
A nave cargueiro levava três toneladas de suprimentos para os astronautas da Estação Espacial Internacional. A Roscosmos declarou que o local da queda será especificado nas próximas horas, mas especialistas acreditam que o Oceano Pacífico seja o local mais provável e que a nave cairá por volta das 10h30 (horário de Brasília) na sexta-feira.
Crise no setor automotivo já deixou 12.000 desempregados

Cerca de 12.000 profissionais já foram dispensados de janeiro a abril deste ano com o fechamento de 250 concessionárias de carro do país, estima a Fenabrave. As demissões são reflexos das más vendas do setor desde o início do ano e são, segundo a federação, maiores que as registradas pelas montadoras até abril, de 3.600 pessoas.
Segundo a entidade, 1,389 milhão de carros foram emplacadas nos quatro primeiros meses, volume 16,63% menor em relação ao mesmo período de 2014. E a estimativa daqui para frente não é nada animadora. A federação prevê que 800 lojas fechadas sejam fechadas até o final do ano, o equivalente a 10% de todas as concessionárias existentes hoje no país. Tal previsão poderia acarretar a demissão de até 40.000 trabalhadores em 2015.
Dengue, zika ou chikungunya? – saiba finalmente a diferença
O Brasil vive uma epidemia de dengue com mais de 745 mil casos só neste ano. Mas esta não é a única doença transmitida pelo mosquito aedes aegypti que tem trazido dor de cabeça às autoridades brasileiras. Nos últimos meses, o país passou registrar casos de duas “primas” da dengue. Elas atendem pelos nomes exóticos de chikungunya e zika, são transmitidas pelo mesmo mosquito e têm alguns sintomas semelhantes. Mas não se engane: as doenças são diferentes. Veja a seguir quais são os sintomas de cada uma delas.
Dengue
Doença: Dentre as três, é a mais conhecida e presente no Brasil. O país vive hoje uma epidemia da doença com 367,8 casos para cada 100 mil habitantes registrados até o dia 18 de abril.
Transmissão: O vírus da dengue é transmitido pela picada do mosquito aedes aegypti.
Sintomas: Febre alta (geralmente dura de 2 a 7 dias), dor de cabeça, dores no corpo e articulações, prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e coceira na pele. Nos casos graves, o doente também pode ter sangramentos (nariz, gengivas), dor abdominal, vômitos persistentes, sonolência, irritabilidade, hipotensão e tontura. Em casos extremos, a dengue pode matar – até 18 de abril foram registrados 229 óbitos.
Tratamento: A pessoa com sintomas da dengue deve procurar atendimento médico. As recomendações são ficar de repouso e ingerir bastante líquido. Não existem remédios contra a dengue. Caso apareçam os sintomas da versão mais grave da doença, é importante procurar um médico novamente.
Chikungunya
Doença: Até 18 de abril deste ano, foram registrados 1.688 casos de chikungunya. Os primeiros casos “nativos” da doença no Brasil apareceram em setembro do ano passado em Oiapoque, no Amapá. Antes disso, já haviam sido detectados casos de pessoas que contraíram a virose fora do país. A origem do chikungunya é africana e significa “aqueles que se dobram”. É uma referência à postura dos doentes, que andam curvados por sentirem dores fortes nas articulações.
Transmissão: É transmitido pelos mosquitos aedes aegypti (presente em áreas urbanas) e aedes albopictus (presente em áreas rurais).
Sintomas: O principal sintoma é a dor nas articulações de pés e mãos, que é mais intensa do que nos quadros de dengue. Além disso, também são sintomas febre repentina acima de 39 graus, dor de cabeça, dor nos músculos e manchas vermelhas na pele. Cerca de 30% dos casos não chegam a desenvolver sintomas. Segundo o Ministério da Saúde, as mortes são raras.
Tratamento: Como no caso da dengue, não há tratamento específico. É preciso ficar de repouso e consumir bastante líquido. Não é recomendado usar o ácido acetil salicílico (AAS) devido ao risco de hemorragia.
Zika
Doença: A doença pode ter sido detectada na Bahia, mas ainda não está confirmada. A suspeita é de que ela tenha sido trazida para o Brasil durante a Copa do Mundo.
Transmissão: Mais uma vez, o aedes aegypti é o vilão da história. Mas o vírus também é transmitido pelo aedes albopictus e outros tipos de aedes.
Sintomas: O vírus não é tão forte quanto o da dengue ou da chikungunya e os pacientes apresentam um quadro alérgico. Os sintomas, porém, são parecidos com os das doenças “primas”: febre, dores e manchas no corpo. Quem é infectado pelo zika também pode apresentar diarreia e sinais de conjuntivite.
Tratamento: Assim como nas outras viroses, o tratamento consiste em repouso, ingestão de líquidos e remédios que aliviem os sintomas e que não contenham AAS.
Gasolina volta a ficar mais barata no Brasil e importações podem afetar Petrobras
A gasolina voltou a ficar mais barata no Brasil do que no exterior, nesta semana, devido à recente alta dos preços do barril de petróleo no mercado internacional e à permanência do real mais desvalorizado em relação ao dólar, uma situação negativa para a Petrobras em eventuais novos negócios de importação de combustíveis.
O valor médio da gasolina no Brasil está agora mais de 5 por cento inferior ao praticado no exterior, o que não acontecia desde outubro do ano passado. A volta da defasagem implica em perdas para a Petrobras, que precisa comprar combustível no exterior para completar a produção interna, segundo especialistas. Cálculos da Tendências Consultoria mostraram que desde o último reajuste dos preços dos combustíveis, em novembro, até terça-feira, a gasolina foi comercializada, em média, 17 por cento mais cara no Brasil do que no mercado externo, algo que beneficiou a petroleira estatal e que favoreceu negócios de importação.
Entretanto, o cenário mudou. Depois de cair de um patamar de mais de 100 dólares por barril, em meados de 2014, para cerca de 43 dólares por barril em março deste ano, o petróleo nos EUA fechou nesta quinta-feira próximo de 60 dólares, encerrando com uma conjuntura que possibilitou até importações de combustíveis por concorrentes da Petrobras. “Não tem qualquer incentivo na gasolina (para importações) há semanas, e no diesel, o pouco que tinha, morreu na semana passada”, disse à Reuters o diretor de Abastecimento do Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e de Lubrificantes (Sindicom), Luciano Libório.
A Tendências calcula que a gasolina estava 5,8 por cento mais barata no Brasil do que no exterior, na terça-feira, enquanto o diesel ainda estava 3,9 por cento mais caro no país. No caso do diesel, segundo a consultoria, o combustível está sendo comercializado no país desde novembro por preços médios quase 20 por cento superiores aos internacionais. O cenário, no entanto, ainda é volátil, ponderou o analista da Tendências Walter de Vitto. Projeções da consultoria mostram que os preços da gasolina e do diesel devem ficar próximos da paridade com o exterior na maior parte deste ano. “Para este ano, nosso cenário ainda não vê necessidade de um reajuste (de preços de combustíveis)”, afirmou Vitto. A expectativa da Tendências é que os preços do petróleo tipo Brent fiquem próximos a 70 dólares no fim do ano, quando o dólar deverá estar por volta de 3,06 reais.
É PRECISO REAJUSTE?
Mas, para outros especialistas, a necessidade de um reajuste de combustíveis no Brasil pode não estar tão distante. Para André Perfeito, economista-chefe da corretora Gradual Investimentos, o real vai continuar se desvalorizando e deve chegar a 3,50 reais no fim do ano. Dessa forma, a Petrobras poderia ter de realizar um reajuste mais para frente, caso não queira registrar as perdas dos anos anteriores.
Segundo ele, espera-se que o governo dê à Petrobras agora mais liberdade para reajustar preços, como forma de agradar o mercado e resgatar a confiança do país. “Eles vão ser mais ‘market friendly’ para… resgatar a credibilidade do país através do próprio resgate da Petrobras, que passou por um momento muito difícil”, afirmou Perfeito.
A nova diretoria da Petrobras tem evitado fazer comentários mais detalhados sobre a política de preços de combustíveis no país. “Se é verdade o que o ministro Levy (Joaquim Levy, da Fazenda) tem dito, que a Petrobras tem autonomia para fixar o preço da gasolina e do diesel, ela (a Petrobras) já deveria estar estudando um aumento”, afirmou o diretor do Centro Brasileiro de Infraestrutura (CBIE), Adriano Pires. O CBIE estimou que a gasolina estava na quarta-feira 7,2 por cento mais barata no Brasil do que no exterior e o diesel 3 por cento mais caro. “Agora vamos tirar a dúvida daqui para a frente, se o governo vai manter a política dos primeiros quatro anos de Dilma.”
Especialistas avaliam que o movimento dos últimos meses (da gasolina e diesel mais caros) permitiu que a Petrobras recuperasse apenas uma pequena parte das perdas bilionárias sofridas pela área de Abastecimento durante cerca de quatro anos até novembro do ano passado, quando a empresa não repassou imediatamente aumentos de preços externos do petróleo aos valores cobrados de consumidores locais.
Torcida organizada do Corinthians é condenada por homofobia
Uma das organizadas do Corinthians, a Fiel Torcida Jovem Camisa 12, foi condenada a pagar uma indenização de R$ 20 mil por ofensas homofóbicas ao jogador Emerson Sheik. O episódio ocorreu em 2013, quando Sheik postou uma foto em redes sociais dando um selinho num amigo, o empresário Isaac Azar. Dias depois, num treino no CT do Parque Ecológico, cinco torcedores levantaram faixas com frases como “viado não aceitamos”, “vai beijar a p* que p*, aqui é lugar de homem”, “vai beijar mulher, c*” e “respeito é para quem tem”, entre outras.
Além dos protestos por parte dos torcedores, um diretor da Camisa 12 teria exigido um pedido de desculpas do atacante. “O mínimo é um pedido de desculpa”, disse. E prometeu em seguida: “Vamos tumultuar a vida dele. Hoje, são cinco. Amanhã, 50. Depois, 300”. O diretor alega que a foto de Sheik abriu uma brecha para a gozação de rivais, noticia o Jornal Folha de São Paulo.
Como parte de sua defesa no processo, a torcida organizada declarou que o fato não trata-se de homofobia e que o protesto contra Sheik ocorreu por ele, ao ser substituído num jogo, ter desrespeitado outros jogadores do clube, o técnico e a torcida. O processo contra a Camisa 12 foi movido pela Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania de São Paulo.














