Ubaitaba Urgente

Lauro de Freitas: Prefeitura decreta estado de alerta após forte chuva

Rua ficou alagada após Rio Ipitanga transbordar (Foto: Reprodução/TV Bahia)
Rua ficou alagada após Rio Ipitanga transbordar (Foto: Reprodução/TV Bahia)

A Prefeitura de Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador, decretou estado de alerta após a forte chuva que caiu na madrugada deste sábado (9). Segundo informações da gestão do município, a ação de saúde que aconteceria hoje no Rotary em Quingoma foi cancelada. Uma “Operação Chuva” foi montada na cidade e equipes de vários órgãos estão nas ruas para minimizar os transtornos causados pela chuva, que ainda cai na cidade. Ainda de acordo com a prefeitura, algumas vias ficaram alagadas, mas com o trabalho de limpeza de bueiros, rios, córregos e serviços de drenagem os transtornos não foram graves e já estão sendo controlados. A rua Maria Isabel dos Santos, por onde passa o Rio Ipitanga, ficou alagada após o rio transbordar. Quem precisar de ajuda, pode entrar em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199, com os Bombeiros pelo 193 dos Bombeiros e com o Disque Denúncia no 153. A Prefeitura também disponibilizou o 71 9911-0153, para contato pelo WhatsApp. Fonte: Correio.

xIMAGEM_NOTICIA_5.jpg.pagespeed.ic.4haBjl9DRD
Foto: Leitor BN / WhatsApp

Ubaitaba: Desabafo do prefeito Bêda e pedido de desculpas ao amigo Mário Lima

bêda_ubaitaba_urgente
Bêda – Prefeito de Ubaitaba

Amigo Mário,

Li seu desabafo e ouvi sua fala na FM. Para quem só leu o seu desabafo ou apenas ouviu sua fala fica parecendo que eu sou o carrasco e você a vítima. Nesses últimos e longos 15 anos tenho sofrido e enfrentado juntamente com minha família as maiores e mais odiosas agressões verbais que um outro político no Brasil talvez jamais tenha suportado. Os termos variam entre ladrão, corrupto, bandido, chefe de quadrilha, etc . Às vezes me perguntam como posso aguentar tudo isso. Respondo dizendo que são acusações levianas e caluniosas, cujos autores geralmente pessoas sem credibilidade ou respeitabilidade em nosso município. Basta citar que, embora no meu terceiro mandato, não respondo sequer a um só processo por improbidade administrativa, desvio ou malversação do dinheiro público. Como já disse, não posso esperar flores ou elogios dos meus opositores. Nesses 23 anos de atividade política nunca ofendi qualquer pessoa. Não seria você o primeiro, pessoa que respeito e cujos valores morais são inquestionáveis. Entrevistado por Jackson Cristiano sobre a interpelação judicial que ajuizei contra a sua mais nova aliada, Sueli Carneiro, veio-me à memória o seu elogio à denúncia formulada pela vereadora e noticiada no site BN na qual me acusa de superfaturamento, enriquecimento ilícito, desvio de dinheiro, entre outros. Seu elogio, datado de 24.03.2015, nas redes sociais, merece transcrito: “Suka Carneiro. Mande cópias dessas denúncias para a Rede GLOBO. Essa reportagem faço questão de ver no FANTÁSTICO.” Para quem não sabe, o Fantástico traz um quadro chamado “CADÊ O DINHEIRO QUE TAVA AQUI?” no qual divulga denúncias de diversos municípios. Quando li seu elogio fiquei me perguntando: o que fiz ao meu amigo Mário Lima para que ele praguejasse contra mim e minha administração (e consequentemente à minha família!) tamanha desgraça e infortúnio? Quando disse que você parecia estar desocupado não foi de forma alguma para lhe ofender, mas tão somente para criticar seu comportamento no facebook. Em nenhum momento lhe tratei por vagabundo. Basta conferir a gravação. Por último, também tenho um patrimônio compatível e construído em 34 anos de trabalho juntamente com minha esposa, sua amiga Soraya. Só não tive a mesma sorte sua de possuir o título de herdeiro.

Veja trecho da matéria onde Bêda fala sobre Mario Lima:

Abraços com pedidos de desculpas.

Ubaitaba, 09.05.2015.

Bêda

Libéria é declarada livre de Ebola, mas surto continua em países vizinhos

BBjsl2Z

A Libéria foi declarada livre de Ebola no sábado (horário local) depois de 42 dias sem registrar casos novos, afirmou a organização Médicos Sem Fronteiras (MSF), destacando que é preciso manter a vigilância até que o pior surto já registrado da doença seja extinto nos vizinhos Guiné e Serra Leoa. Um total de 11.005 pessoas morreu de Ebola na Libéria, Guiné e Serra Leoa desde que o surto começou em dezembro de 2013, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Quase metade dessas mortes ocorreu na Libéria, onde o surto atingiu o pico entre agosto e outubro, com centenas de casos por semana, o que provocou um alarme internacional. Os Estados Unidos enviaram centenas de tropas para ajudar a construir clínicas de tratamento. Com ajuda da presença militar norte-americana, o governo da presidente Ellen Johnson Sirleaf lançou uma campanha nacional de conscientização para conter a doença infecciosa, que é transmitida por contato físico com pessoas doentes.

O grupo MSF disse que o cumprimento pela Libéria de alguns requisitos da OMS para ser declarada livre de uma epidemia de Ebola –42 dias sem um novo caso, duas vezes o período máximo de incubação do vírus– não deve levar à complacência. “Nós não podemos tirar o nosso pé do acelerador até que todos os três países fiquem 42 dias sem registrar casos”, disse a chefe de missão do MSF na Libéria, Mariateresa Cacciapuoti.

Ela instou a Libéria a intensificar a vigilância transfronteiriça para evitar que o Ebola volte ao país.  O enviado especial da Organização das Nações Unidas sobre Ebola, David Nabarro, disse nesta semana que autoridades da Libéria se comprometeram a manter a vigilância intensificada durante pelo menos um ano após o país de ter sido declarado livre do Ebola. (Reportagem de Daniel Flynn)

Ebola surpreende médicos após surgir em olho de sobrevivente

BBjrj31
© Emory Eye Center Olho com Ebola: o vírus alterou a cor do globo ocular de um médico sobrevivente da epidemia

Após uma longa luta pela vida, o médico norte-americano Ian Crozier pensou que estava livre do ebola. Porém, ele não poderia imaginar que o vírus ainda estava em seu corpo, instalado em seus olhos. Crozier foi internado no Hospital da Universidade de Emory por mais de um mês em setembro do ano passado, depois de contrair ebola em Serra Leoa, onde trabalhou em um hospital como voluntário daOrganização Mundial da Saúde (OMS).Após dois meses fora do hospital, ele precisou voltar para uma bateria de exames. Seu olho esquerdo estava doendo e a visão estava começando a ficar turva, ele disse ao The New York Times.

O diagnóstico foi preciso: o ebola estava em seu olho. “Eu quase senti que o ataque era pessoal, pois o vírus estava em meu olho sem eu saber”, ele disse ao jornal. De acordo com os médicos, Crozier está com uma inflamação na camada média do olho, chamada de uveíte. Além das dores nos olhos, o médico sentia fadiga muscular e perda de audição. De acordo com o New York Times, problemas similares estão afetando outros sobreviventes no oeste da África. Existem relatos de pessoas que ficaram completamente cegas ou surdas. Apesar da presença do vírus no olho, amostras de lágrimas e da membrana externa do olho testaram negativo.

Isso significa que o paciente não está em risco de propagação da doença durante o contato casual (saliva, suor, sêmen e outros fluídos), de acordo com um estudo do Jornal de Medicina da Nova Inglaterra. Após alguns dias desde a aplicação do medicamento, o olho esquerdo do médico voltou gradualmente ao normal. No entanto, não é claro se a cura foi graças ao remédio ou ao sistema imunológico do paciente.   Crozier disse ao New York Times que acredita que as informações do seu caso podem ajudar a prevenir a cegueira em sobreviventes do ebola. “Talvez possamos mudar a história natural da doença para os sobreviventes”, disse o médico.

Mundo: Mubarak é condenado a três anos de prisão

BBju4No

O ex-presidente egípcio Hosni Mubarak e os dois filhos Alaa e Gamal foram condenados neste sábado (09/05) a três anos de prisão por corrupção. A corte egípcia não especificou se o tempo que o ex-mandatário do Egito já passou na cadeia será contabilizado na pena.

No tribunal, Mubarak e os filhos foram mantidos numa cela, usando óculos escuro. Os advogados do ex-ditador podem recorrer do veredicto. Os três já haviam sido condenados anteriormente pelas mesmas acusações, mas um tribunal de recurso anulou a sentença e determinou a realização de novo julgamento. Os três acusados haviam sido presos em 2011, meses depois de Mubarak ter sido deposto durante uma revolução popular no Egito, após décadas no poder.

Antes de o juiz ler a sentença, Mubarak acenou a apoiadores presentes nas bancadas. O ex-presidente e os filhos também foram multados em 125 milhões de libras egípcias (cerca de 16 milhões de dólares), exatamente a quantia que ele e os filhos foram acusados de desviar de fundos públicos para a manutenção de palácios presidenciais. Eles também terão de devolver outros 21 milhões de libras egípcias, determinou a corte.

Mubarak foi condenado no mesmo tribunal nas imediações do Cairo em que o sucessor, o também deposto presidente Mohammed Morsi, foi sentenciado no mês passado a 20 anos de prisão por incitar a violência. Após o julgamento, Mubarak voltou ao hospital militar do Cairo, onde passou a maior parte do tempo desde que foi detido.

Mãe descobre que tem filhos gêmeos de pais diferentes

BBjtOKk

De acordo com o newjersey.com, o Supremo Tribunal de Passaic County, em Nova Jersey, recebeu uma ação de uma mãe que queria exigir ao pai o pagamento da pensão de alimentos dos filhos.

O juiz decidiu que o pai era responsável por uma das crianças e que só teria de pagar a pensão de alimentos ao seu verdadeiro filho. Após o caso ser resolvido, a mãe das crianças assumiu que tinha mantido relações sexuais com dois homens na mesma semana.

Este caso não é inédito mas é, realmente, bastante raro. Cientificamente, a explicação é de que, no mesmo ciclo menstrual, dois óvulos foram fertilizados com espermas de homens diferentes.

Tiroteio em Santa Teresa mata 4 pessoas e deixa 5 feridas

Corpos são achados após intenso tiroteio em favelas do Centro do Rio
Corpos são achados após intenso tiroteio em favelas do Centro do Rio Imagem: G1

Quatro pessoas morreram e cinco foram baleadas durante confronto entre facções rivais e entre traficantes e policiais, no Morro da Coroa, em Santa Teresa, região central da cidade. O tiroteio começou na noite de sexta-feira, 8, quando traficantes tentaram invadir a favela da Coroa.

Moradores relataram nas redes sociais que motoristas de carros e ônibus voltaram na contramão para evitar se aproximar da região. Entre os feridos, está uma jovem grávida e três menores que jogavam futebol na hora do confronto. Eles foram atendidos no Hospital Municipal Souza Aguiar, no centro. Leonardo Silva de Castro, de 34 anos morreu no hospital. Os outros mortos não foram identificados.

Policiais militares trocaram tiros com traficantes que tentavam sair do Morro da Coroa depois da invasão da quadrilha rival. Desde fevereiro de 2011 os morros da Coroa, Fallet e Fogueteiro têm Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs). A rua Itapiru, no Catumbi (zona norte), um dos acessos às favelas, ficou fechada por duas horas da noite de ontem.

Após cirurgia na próstata, Pelé recebe alta do hospital

BBjvDtZ

Internado desde a última terça-feira para passar por um procedimento cirúrgico na próstata, Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, recebeu a alta hospitalar neste sábado. “O Hospital Israelita Albert Einstein informa que o paciente Edson Arantes do Nascimento (Pelé) recebeu alta hospitalar no dia de hoje. O paciente deixou o Hospital às 18h30”, informa nota enviada aos órgãos de comunicação.

Pelé passou por uma operação para curar hiperplasia – nada mais que um aumento no tamanho da próstata. O aumento do órgão acabou acarretando na interrupção do fluxo urinário, o que motivou a internação. Caso não fosse corrigido, o problema na próstata poderia causar uma infecção urinária, já que a circulação da urina ficou comprometida. Nesta nova internação, Pelé permaneceu no quarto durante todo o tempo e não precisou ser encaminhado à unidade de tratamento intensivo após a intervenção.

Em novembro passado, Pelé foi internado com urgência para a retirada de um cálculo renal. A cirurgia aconteceu conforme o esperado no dia 13 de novembro, mas o ex-jogador voltou ao hospital cerca de uma semana depois por conta de uma infecção urinária. Tal sensibilidade deixou o melhor jogador de todos os tempos internado durante 15 dias para a realização de hemodiálise, já que seu único rim – Pelé tirou um dos rins nos tempos de jogador – estava com o funcionamento comprometido.

Itapetinga: Dez são presos por furto e abate ilegal de gado

CARNE-APREENDIDA-NA-OPERAÇÃO
Parte da carne apreendida na operação no centro-sul baiano.

Uma tonelada de carne bovina imprópria para o consumo foi apreendida e dez pessoas presas, nesta sexta-feira (8), durante operação da 21ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Itapetinga) e da Delegacia Territorial (DT), de Macarani. Batizada de “Terra Firme”, a ação foi deflagrada para combater o furto e o abate clandestino de gado, além da venda clandestina de carne. A operação cumpriu mandados de prisão preventiva expedidos contra Alan Oliveira Guimarães, de 37 anos, João de Jesus, 45, André Santos Cerqueira, 38, e Leôncio Alves de Almeida, 36, por furto de gado em fazendas de Itapetiga e Maiquinique. Foram presos ainda os comerciantes Ismério José Almeida, 71, Gildásio Moreira de Souza, 52, Ulias Alves Gomes, 44, Antônio Santos Azevedo e João Rodrigues da Silva, ambos de 53 anos, autuados em flagrante por expor à venda produtos impróprios para o consumo. A operação prendeu também em flagrante Luís Eduardo Souza Costa, 36, que portava uma pistola 380 e uma espingarda de fabricação caseira. Ele foi autuado por porte ilegal de arma. Três picapes Fiat Strada e uma GM Silverado, usada para transportar o gado furtado, foram apreendidas. Os policiais apreenderam ainda, com os criminosos, uma motosserra, facas, machados, cordas, lonas e bombonas, que eram usadas para acondicionar a carne. Os presos permanecerão custodiados na carceragem da 21ª Coorpin/Itapetinga, à disposição da Justiça. Fonte: Pimenta.

Ipiaú: Após esperar 14 dias por transferência, paciente morre no Hospital Geral

paulo_conceição

Um idoso de 73 anos morreu no final da tarde desta sexta-feira (08) no Hospital Geral de Ipiaú após esperar 14 dias por uma transferência. De acordo com a filha de Paulo da Conceição, seu pai teria sofrido um acidente no pequeno comércio de sua propriedade. “Ele tomou uma queda, teve um traumatismo craniano e sangramento na região do cérebro. Como aqui não tem neurocirurgião, ele precisava ser transferido urgente daqui, mas demoraram demais”, lamentou Ivânia Maria Lima, 47, à reportagem do Giro. Após dez dias internado e sem ter previsão de transferência, a família procurou o programa do radialista Amarelinho, na FM Ipiaú, para denunciar o descaso do HGI. Meirinha Alves, coordenadora do hospital, alegou que estava enfrentando dificuldades para realizar a regulação do paciente. “Só ontem (sexta-feira) a diretora chamou o meu irmão pra dizer que tinha conseguido uma vaga em Salvador e que uma UTI Móvel iria leva-lo, mas quando meu irmão voltou no quarto encontrou painho morto”, relata. O corpo de Paulo da Conceição foi velado no salão da Câmara de Vereadores de Ipiaú, e sepultado na tarde deste sábado (08) no Cemitério Jardim da Saudade II. “Estamos muito triste, pois corremos tanto para salva-lo, e, infelizmente o recurso só chegou quando ele não precisava mais”, finalizou. O idoso morava na Rua do Campinho, centro de Ipiaú, e trabalhou por muitos anos como motorista da extinta Banda Joedson. Fonte Giro em Ipiaú.

Boni revela que Globo já precisou de dinheiro emprestado de Silvio Santos

BBjuTVo

Uma das referências quando o assunto é a TV brasileira, a Globo nem sempre esteve no topo como se imagina. Isso, pelo menos, de acordo com José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, em entrevista ao programa “Pânico na Band” – que vai ao ar no próximo domingo (10).

O ex-diretor revelou que a emissora passou por uma crise nos anos 60 e precisou de um atual concorrente para se salvar: Silvio Santos. O dono do SBT, na época, já era dono do Baú da Felicidade e emprestou dinheiro para a empresa carioca.

Ainda durante a conversa, segundo o jornal “Folha de S.Paulo”, o pai de Boninho confessou ter ficado muito chateado por não ter sido convidado para a festa de 50 anos da Globo, já que integrou a equipe de executivos por 30 anos.

Avião militar cai no sul da Espanha e deixa vários mortos

BBju4NS

Um avião de transporte militar airbus A400M Atlas caiu neste sábado (9) em um terreno perto do aeroporto San Pablo de Sevilha, no sul da Espanha, anunciaram o ministério da Defesa e os serviços de emergência. O primeiro-ministro, Mariano Rajoy, confirmou a presença de oito a 10 pessoas a bordo e expressou condolências às vítimas e às suas famílias. Um balanço inicial confirmou a morte de pelo menos três pessoas na tragédia.

Segundo o jornal El Pais, o avião militar ainda estava em fase de testes e não havia sido entregue às Forças Armadas do país. O aparelho estava em fase final de montagem na fábrica Airbus Military na capital do estado de Andaluzia.

O acidente aconteceu logo após a decolagem. O chefe de governo espanhol confirmou que a queda deixou mortos, mas sem revelar o número de vítimas fatais. Ele confirmou que espanhóis estavam dentro do avião. Segundo El Pais, fontes policiais informaram que duas pessoas foram levadas ao hospital em estado crítico.

Pouco depois de avisar a torre de comando de que estava com problemas no voo, o Airbus se chocou contra uma torre de alta tensão. A queda aconteceu a cerca de 1,6 km ao norte do aeroporto San Pablo de Sevilha, que foi fechado para o tráfego comercial devido à mobilização dos bombeiros para o local do acidente. Os voos foram desviados para Jerez e Málaga.

O chefe de governo espanhol participava de um encontro político quando soube da notícia. “Nós nos solidarizamos com as vítimas e seus familiares e manifestamos nosso pesar. Estamos à disposição de todas as famílias”, disse Rajoy. Todos os encontros políticos de seu partido, o PP, e do rival PSOE foram suspensos neste sábado.

Projeto de sete países

O avião militar A400M é o maior do mundo com hélices e traz inúmeras inovações tecnológicas. Sua produção industrial teve início em 2001, depois de um acordo firmado em 2003 entre sete países (Alemanha, França, Espanha, Reino Unido, Turquia, Bélgica e Luxemburgo). O governo espanhol se comprometeu a comprar 27 aparelhos. A primeira entrega estava prevista para o início de 2016.

Bahia: Apesar de ter ajudado Temer em votação de reajuste, Geddel nega aproximação com PT

geddel_saidacaixa_reproduçao

Ferrenho opositor aos governos do PT – apesar de ter sido ministro de Lula -, o presidente do PMDB na Bahia, Geddel Vieira Lima, disse que “não vai ficar ajudando na articulação do governo com a Câmara”, apesar de ter sido interlocutor do vice-presidente Michel Temer com a Casa na votação do ajuste fiscal. “Não vou trabalhar na articulação. Esta foi uma participação pontual. Eu sou muito amigo do Temer e acho que essas são medidas para acabar um pouco com a farra que é feita com o dinheiro público”, afirmou, em entrevista ao Bahia Notícias neste sábado (9). Ainda de acordo com Geddel, o almoço que ele teve com Temer e o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), foi um “encontro de três grandes amigos”. “Conversamos sobre muitas coisas, não teve nada demais”, despistou. Fonte: Bahia noticias.

Itacaré: “PETO da 72ª CIPM” realiza mais uma Jornada de Instrução

PETO DE ITACARÉ

Nesta sexta feira (08/05), foi realizada a segunda instrução, no comando do Major Rocha, do Pelotão de Emprego Tático Operacional – PETO da 72ª CIPM/Itacaré. O treinamento foi realizado no 2º Batalhão da Policia Militar em Ilhéus, sob a orientação do Asp Silveira, comandante do PETO, auxiliado pelos Asp Thiago da 68º CIPM e Asp Albérico da 71 CIPM.

PETO DE ITACARÉ II

Essa jornada visa qualificar cada vez mais os Policiais Militares de Itacaré para melhor atender a comunidade, com aprimoramentos de táticas e técnicas militares. O PETO vem realizando um excelente trabalho em Itacaré e região, sendo elogiado por toda a comunidade. (Ubaitaba Urgente).

Ubaitaba: Mario Lima faz “desabafo” após entrevista do prefeito Bêda no Programa Realidade Atual

1956965_663088537060081_7100753303701741364_o
Engenheiro Mario Lima.

Somos filhos de duas famílias tradicionais e fundadoras do nosso Município. A minha dentre outras doou o terreno onde foi construída a sede da CDL, a igreja da Ruinha e a mais de 30 anos sede ao município sem cobrar um centavo o terreno onde funciona o lixão de Ubaitaba na estrada de Ubatã. Eu, Mario Lima, vivo diuturnamente no mínimo 350 dias por ano desde o ano de 1984 neste município, trabalhando de segunda a sábado na administração do patrimônio herdado dos meus familiares e como Engenheiro da Prefeitura Municipal de Aurelino Leal na administração da prefeita Liu Andrade (PP). Fui Secretário de Obras por quase dois anos na primeira administração do governo de Bêda (PMDB) e os nove últimos meses do segundo mandato do referido prefeito. Nessa função utilizava o meu veículo pessoal para meu deslocamento no município tendo apenas o combustível pago pela prefeitura. Na gestão do ex-prefeito Alexandre Almeida (PMDB), fui secretário de obras nos nove primeiros meses de sua gestão. Nesse período executei a custo quase “zero” para o município as placas de rocha que servem de cobertura do bueiro em frente ao Bar Pirão do guaiamum. Estranhei o atual prefeito ir para o Programa Realidade Atual, na Ubaitaba FM, alegar que sou vagabundo e que o único emprego que tive na vida foi ele [Bêda] quem me deu. Continuo com meu patrimônio com a evolução compatível com meus rendimentos. Ubaitaba  e toda a região me respeita pela minha seriedade e honestidade no meu dia a dia. (Ubaitaba Urgente).

Brasil: Ferreiro mantinha filha de 6 anos presa em gaiola e a torturava com choques elétricos

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Uma criança de 6 anos foi encontrada pela polícia em uma gaiola, onde era mantida presa pelo próprio pai, um ferreiro de 28 anos, e torturada com choques elétricos. O crime acontecia na cidade de Duque de Caxias, no Rio de Janeiro e foi descoberto na quinta-feira (7), quando policiais foram até a residência do ferreiro, preso em flagrante no domingo (2) acusado de espancar a esposa. De acordo com o delegado Marcos Santana, que investiga o caso, o pai da criança ligava um fio elétrico à gaiola enquanto mantinha a filha presa para castigá-la com choques. Ao entrar no imóvel, um dos agentes encontrou a gaiola de pouco mais de meio metro de extensão guardada no quarto onde a menina dormia. Em cima do objeto havia um cobertor que era utilizado pela menina para dormir quando estivesse presa. Segundo a polícia, a história foi confirmada pelos três irmãos da menina, com idades variando entre 8 e 19 anos. De acordo com o delegado Marcos Santana, o homem responderá por crimes de tortura e cárcere privado. O Conselho Tutelar de Duque de Caxias já tomou ciência do fato. O Juizado de Infância e Juventude decidirá se a criança permanecerá sob posse da mãe. Fonte: Correio 24 Horas.