Ubaitaba Urgente

Salvador: Prefeito se reúne com governador para tratar de combate aos efeitos das chuvas

IMG_1431371612
Foto: Max Haack/ Agecom

O prefeito de Salvador ACM Neto (DEM) se reúne com o governador Rui Costa (PT), no fim da tarde desta segunda-feira (11), para tratar sobre as ações de combate aos transtornos causados pela chuva na capital. A informação foi dada pelo gestor em entrevista ao Metro1. “Vamos fazer reunião no fim do dia para alinhamento das ações”, contou. O prefeito ainda informou que conversou por telefone na manhã desta segunda-feira (11) com o ministro da Integração, Gilberto Occhi, para tratar do assunto. “Falei hoje mais cedo com o ministro da Integração, que me ligou. Estávamos preparando o plano de trabalho para aquelas outras localidades de 15 dias atrás, de Pau da Lima, Marotinho, Boa Vista do Lobato, enfim. E agora a prefeitura tem que se mobilizar para a reparação mais urgente da Baixa do Fiscal que foi afetada e vamos continuar demandando o ministério no que for preciso”, afirmou Neto. Fonte: Metro 1.

Brasil: Em depoimento, Youssef afirma que Lula e Dilma sabiam de corrupção na Petrobras, diz deputado

Foto: Tácio Moreira/Metropress
Foto: Tácio Moreira/Metropress

O deputado federal Antônio Imbassahy (PSDB) destacou, em participação à Rádio Metrópole, que o depoimento do doleiro Alberto Youssef em depoimento à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras, foi uma revelação “gravíssima”. “Hoje pela manhã teve o depoimento do doleiro Youssef e a confirmação dele de que a presidência da Petrobras, a presidência da República e o Planalto sabiam do esquema criminoso da Petrobras. Ele deixou muito claro que ele acredita que era de conhecimento do Planalto”, contou o tucano. Imbassahy afirma que, ao questionar o doleiro se ele temia o esquema porque era uma operação de alto risco, Youssef respondeu que como Lula e Dilma sabiam da operação, ele se sentia mais seguro e protegido. “Foi uma declaração gravíssima que ele deu para todos nós.” Depois de Youssef, os próximos convidados a depor serão o empresário Mário Frederico, o ex-diretor Nestor Ceveró, que deve ficar em silêncio, e o apontado como operador do PMDB, Fernando Baiano. Fonte: Metro 1.

BR 415: Acidente provoca morte na Ilhéus-Itabuna

Acidente-na-Ilhéus-Itabuna-11.05.2015
Acidente grave deixou um homem morto na BR-415 I Foto: Pimenta.

O motorista de um Toyota Corolla morreu na colisão do carro com uma picape e uma moto, nesta manhã de segunda (11), em um acidente ocorrido na Rodovia Ilhéus-Itabuna (BR-415), trecho entre a Ceplac e a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc). O motorista do Corolla foi identificado como Guy Enoch Carteado. Pelo menos duas pessoas ficaram feridas na colisão. As frentes do Corolla e da picape foram destruídas com o impacto da colisão. A suspeita inicial é de que um dos carros tenha rodado na pista, provocando a colisão lateral entre o carro de passeio e a picape. O motociclista vinha em seguida, mas sem tempo para evitar o choque. Fonte: Pimenta.

Policial Civil baiano está desaparecido há quase uma semana

policial-civil-desaparecido-248x210 (1)

Desde a terça-feira (5) não há nenhuma informação do paradeiro do investigador da Polícia Civil Vitor Emanuel Peixinho, de Feira de Santana. O policial, que trabalha na cidade vizinha de Amélia Rodrigues, foi visto pela última vez naquele dia. A esposa dele registrou queixa do desaparecimento na tarde deste domingo (9). Segundo o site Acorda Cidade, a mulher disse que o viu pela última vez na Avenida Presidente Dutra, em Feira, na revendedora de motocicletas, onde ela trabalha. Ainda segundo relato da esposa, o policial ainda ligou para ela por volta das 18h daquele dia e informou que estava na Faculdade Anísio Teixeira (FAT), onde estuda. Desde então ele não deu mais notícias. A família faz um apelo para quem tiver informações, ligar para o telefone (75) 8321 0248 ou fazer contato com a Polícia através do 190.

Homem que já teve habilitação suspensa mata duas pessoas atropeladas

BBjB17g

Um motorista que já teve a carteira de habilitação suspensa cinco vezes é suspeito de atropelar e matar dois homens, na BR-277, em Curitiba, na manhã deste domingo (10), na altura do km 78 da rodovia. A Polícia Rodoviária Federal informou que o fato ocorreu a poucos metros de onde uma equipe da corporação trabalhava no atendimento a outro acidente.

De acordo com as autoridades, o homem perdeu o controle do veículo que dirigia e atropelou os dois homens, que estavam no canteiro da rodovia. Depois do atropelamento o motorista abandonou o carro e fugiu a pé. As duas vítimas chegaram a ser socorridas, porém, morreram antes da chegada das ambulâncias de resgate ao local. Além do carro, a polícia apreendeu um celular, fotos e documentos, que ajudaram na identificação do condutor.

Horas depois, o motorista se apresentou à Delegacia de Delitos de Trânsito, em Curitiba e se negou a fazer o teste de bafômetro. Lá, o delegado descobriu que, desde 2008, o homem já havia respondido a quatro processos de suspensão e um de cassação da carteira de motorista. O homem foi preso em flagrante e autuado pelos crimes de homicídio, omissão de socorro e por dirigir embriagado. Contudo, a Polícia Civil arbitrou fiança de 10 salários mínimos para que ele responda o processo em liberdade.

Deslizamento soterra casas e mata três pessoas em Salvador

BBjBd8o

O temporal que atingiu Salvador durante toda a madrugada e parte da manhã deste domingo, 10, causou três mortes, após um deslizamento na Rua Coronel Pedro Ferrão, nas proximidades da Rua Nilo Peçanha, em uma área pobre conhecida como Baixa do Fiscal, na Cidade Baixa. Um jovem de 14 anos ficou soterrado por oito horas, mas foi resgatado com vida.

A chuva fez a terra soterrar cinco casas em uma encosta da Baixa do Fiscal. As vítimas foram identificadas como Delci Barreto Venas, de 64 anos; Sandra Santos, de 34; e Sival Silva Santana, de 28 anos, segundo a Defesa Civil. Sandra e Sival são irmãos. Dessa forma, já são 18 os mortos pelas chuvas na capital baiana em duas semanas.

Lucas Silva Santana, de 14 anos, filho de Sandra, ficou soterrado e, após oito horas de buscas da equipe do Corpo de Bombeiros, acabou resgatado. Ele estava consciente e foi encaminhado para o Hospital Geral do Subúrbio. Outras cinco pessoas foram resgatadas com vida na mesma área. Os bombeiros encerraram as buscas ainda na noite deste domingo.

A Defesa Civil registrou mais de 150 ocorrências até 17 horas e estava de plantão. O prefeito ACM Neto (DEM) convocou reunião com secretários à noite para avaliar a situação. No dia 27, 11 pessoas morreram em um deslizamento de terra na comunidade do Barro Branco e outras 4 no Marotinho, bairro do Bom Juá. A Defesa Civil da cidade mantém alerta, por causa da previsão de mais chuvas na cidade no início desta semana.

São Paulo

Tanto a capital paulista quanto o interior do Estado também registraram problemas com a chuva. Em Pirajuí, uma casa desabou e os escombros soterraram uma mulher grávida. Ela foi resgatada pelos bombeiros com ferimentos e levada para a Santa Casa da cidade. Até o início da noite não havia informações sobre o estado de saúde da vítima.

O temporal, com ventos de até 60 quilômetros por hora, segundo o Instituto de Pesquisas Meteorológicas (IPMet), ainda causou a queda de 25 árvores em vários bairros de Bauru. O trânsito chegou a ser interrompido por alagamentos na Rodovia Marechal Rondon. Em Jaú, árvores derrubadas pelo vento atingiram veículos e interditaram ruas e estradas. O telhado de um galpão foi arrancado.

Já na capital paulista todas as regiões entraram em atenção no meio da tarde, embora o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Prefeitura não tenha registrado nenhum ponto de alagamento. O estado de atenção terminou por volta das 19h30. / COLABORARAM JOSÉ MARIA TOMAZELA e BRUNO RIBEIRO

Itororó: Homem morre e casal fica ferido em acidente

itororo

Um grave acidente ocorrido na noite do último sábado, 09, vitimou fatalmente um homem e deixou ferido um casal de comerciantes de Itororó, sul da Bahia. Segundo informações do blog Itororó Já, o comerciante Luis Ramon Santos Gomes de 34 anos, conhecido como “Lu”, acompanhado de sua esposa Vanessa da Silva Pinheiro, 35, e do tio dela, Odilon Gomes, que dirigia, retornavam de Itabuna com sentido a Itororó quando o motorista perdeu o controle da direção, saiu da pista e caiu num lago. Com o impacto, Vanessa e o seu tio Odilon foram arremessados para fora do veículo. O homem acabou morrendo no local. Lú e sua esposa Vanessa foram encaminhados para a Fundação José Silveira onde estão sendo acompanhados por uma equipe médica. Vanessa teve um profundo corte no braço esquerdo e sente muitas dores na região lombar e o seu esposo reclama de fortes dores no pescoço. Fonte: Itororó Já.

Lula diz que está “meio difícil” sair na rua

BBjyKDF

Após o protesto contra Lula e Dilma em uma cerimônia de casamento em São Paulo, ontem (09.05), no qual eram convidados, o ex-Presidente admitiu que está difícil “enfrentar” os manifestantes. Durante um embarque no aeroporto do Rio de Janeiro, um sindicalista, aconselhou Lula que ele não deveria andar sozinho em público, por conta das manifestações contra o PT. O ex-Presidente concordou e disse que estava“meio difícil” sair na rua.

Mujica descarta depor no Senado brasileiro sobre ‘Mensalão’

mujica_lula

O ex-presidente do Uruguai José Mujica disse neste domingo que não irá ao Brasil caso seja convidado a depor no Senado sobre as informações que ouviu do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva envolvendo o escândalo do “Mensalão”. “Não vou viajar para qualquer lugar…”, disse Mujica à imprensa após votar nas eleições municipais, nas quais sua mulher, Lucía Topolansky, concorre à Intendência de Montevidéu. Durante a semana, a biografia autorizada de Mujica “Uma ovelha negra no poder” gerou polêmica no Brasil ao revelar reflexões de Lula sobre o “Mensalão”.

De acordo com o livro, escrito pelos jornalistas uruguaios Andrés Danza e Ernesto Tulbovitza, Lula teria contado a Mujica no início de 2010, em uma reunião em Brasília, que tinha que “lidar com muitas coisas imorais, chantagens” e que “esta era a única maneira de governar o Brasil”. Na sexta-feira, Mujica negou a conversa com Lula sobre o escândalo do “mensalão”.

“Aparece o amigo Lula ali conversando comigo sobre o ‘mensalão’, mas nunca falei com um brasileiro sobre o ‘mensalão’, por questões minhas. (José) Dirceu para mim não é um criminoso, está condenado mas é um formidável lutador”, disse Mujica sobre o ex-chefe da Casa Civil, condenado pelo Supremo Tribunal Federal por corrupção.

O líder do Democratas no Senado, Ronaldo Caiado, informou que vai ingressar com um requerimento de convite a Mujica para “colher mais informações sobre a confissão de Lula no seu envolvimento no Mensalão”.

Segundo Caiado, que apresentará o requerimento à Comissão de Relações Exteriores do Senado, “a acusação é muito séria, até porque é a própria esquerda brasileira que trata Mujica como uma espécie de mártir e coloca sua índole acima de qualquer suspeita”. “Se ele diz que o ex-presidente Lula, não só confirmou ter conhecimento sobre o Mensalão, como admitiu que era a sua única forma de governar o país, isso coloca em xeque toda a tese que o inocentou do esquema”.

Maraú: Equipe do CEI é destaque no Governo Maraú Rumo ao Progresso

2014-08-15 10.00.27

A Educação do município de Maraú continua avançando com profissionais qualificados e alunos comprometidos. A prefeita Gracinha Viana (PP), vem sendo parabenizada pela comunidade com a implantação de vários projetos no município, entre eles, destacamos o CEI – Centro de Educação Inclusiva. O CEI é formado por quatro Psicopedagogas, uma Psicomotricista , duas psicólogas e quatro professores. Centro de Educação Inclusiva é coordenado pela psicopedagoga, Cristina Viana, que além de realizar esse trabalho educacional, também desenvolve juntamente com sua equipe trabalho social como: entrega de cadeiras de rodas, andadores, cobertores, roupas e agasalhos a famílias carentes de Maraú.

2015-04-08 14.00.55

Vale salientar que o objetivo dessa equipe é despertar nos alunos com NEE, o desejo de aprender com alunos regulamente matriculados na rede de ensino do município. A equipe do Centro de Educação Inclusiva, presta atendimento a todos os alunos identificados após triagem feita pela equipe técnica do CEI com atendimentos especializados. O CEI também tem parcerias com a Secretaria de Ação Social e Secretaria de Saúde, já com algumas conquistas como: BPC, consultas e realização de exames com psicólogos, psiquiatras, neurologistas pediátricos, oftalmologistas e ortopedistas, além de matrículas realizadas no Instituto de Cegos em Salvador e atendimentos no Hospital Sarah. O CEI além dos atendimentos com esses alunos com NEE realiza palestras, caminhadas e reuniões com a escola, pais dos alunos e comunidades com diversos temas, entre eles estão o bullyng, abuso e exploração sexual, namoro na adolescência, entre outros. Veja mais no Portal da Prefeitura de Maraú.

Acidente na Rodovia Ilhéus-Itacaré deixa uma pessoa morta

IMG-20150510-WA0015

Um acidente na tarde do último sábado na rodovia que liga Ilhéus à Itacaré matou um homem de 46 anos. O motorista do veículo modelo Uno, Romono da Silva Silva, perdeu o controle da direção do carro e capotou diversas vezes. O condutor viajava sozinho. Ele morreu preso nas ferragens. O corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal de Ilhéus.Fonte: Ocorrência Policial.

Salvador: Nove pessoas são resgatadas após deslizamento na Baixa do Fiscal; três morreram

Por conta das fortes chuvas, alguns imóveis desabaram na Baixa do Fiscal.
Por conta das fortes chuvas, alguns imóveis desabaram na Baixa do Fiscal.

Nove pessoas foram encontradas após o deslizamento de terras que aconteceu na tarde deste domingo (10), nas proximidades da rua Nilo Peçanha, na Baixa do Fiscal. O aposentado Deucico Barreto Venas, 64 anos, a lavadeira Sandra Silva Santana, 37 anos, e Sival Silva Santana, 28 anos, irmão de Sandra, foram encontrados mortos. As equipes de resgate informaram que esperam encontrar uma outra vítima fatal: Lucas Silva Santana, 14 anos, filho da lavadeira. Segundo informações da Central de Polícia, outras duas vítimas foram retiradas com vida. Não há maiores informações sobre o estado de saúde delas. De acordo com a Central de Polícia, pelo menos cinco casas desabaram após a queda do morro, que aconteceu por volta das 13h.  Após o ocorrido, vizinhos conseguiram retirar quatro pessoas que estavam soterradas. Maria Aparecida Almeida Gama, 45 anos, Everson Gama Gomes, 22, e sua esposa Patrícia Gama Gomes, que não teve a idade revelada, foram socorridos e levados para o Hospital Ernesto Simões. As vítimas continuam internadas, mas passam bem. Uma criança de três anos, filho de Everson e Patrícia, também foi socorrida mas não precisou ser levada ao hospital. Não há maiores informações sobre o número total de vítimas. Equipes do Corpo de Bombeiros, da Coelba e da prefeitura estão no local para avaliar os danos e prestar assistência às vítimas.Fonte: Correio 24 Horas.

Porto Seguro: Jovem pode ter sido sequestrado quando chegava em sua casa

Dácio tem 26 anos e está desparecido desde a sexta-feira em Porto Seguro.
Dácio tem 26 anos e está desparecido desde a sexta-feira em Porto Seguro.

Um técnico de informática está desaparecido desde sexta-feira (08) em Porto Seguro. Segundo familiares, Dácio da Silva Queiroz, de 26 anos, foi visto pela última vez nas proximidades de sua casa, no bairro Areião. De acordo com as informações, pouco tempo depois o jovem conseguiu ligar para o seu pai dizendo que ‘alguém havia lhe pegado’. O pai de Dácio, que é taxista, fez várias tentativas de retomar a ligação, mas não conseguiu. O caso já foi comunicado à polícia, que até o momento não tem nenhuma informação sobre o desaparecimento. Os familiares pedem que a comunidade colabore com informações.Fonte: Radar 64.

Bahia: Secretário de Obras da cidade de Araçás morre após colidir carro em árvore

Aracas

Um acidente por volta das 04h30 deste domingo (10) matou o secretário de Obras do município baiano de Araçás, Alan Borges, na BA-093. O acidente aconteceu no povoado de Frangos, próximo ao município de Pojuca, na região Metropolitana de Salvador. O carro colidiu em uma árvore. O secretário chegou a ser socorrido e encaminhado ao hospital em Pojuca, mas morreu na unidade hospitalar. Outra pessoa que estava no veículo, passa bem. Alan tinha 37 anos e deixa dois filhos. Ainda não há informações sobre o local do sepultamento do secretário de Araçás.Fonte: Giro em Ipiaú.

Salvador: Prédio desaba na região do Vale dos Lagos neste domingo

Um prédio desabou no bairro do Vale dos Lagos, em Salvador, neste domingo (10). Um leitor do Bahia Notícias registrou o momento da queda do imóvel. Moradores da região apontam que no prédio funcionava uma igreja. A Secretaria Municipal de Urbanismo (Sucom) informou que engenheiros do órgão estiveram no local durante a manhã e optaram por não demolir o imóvel neste domingo por causa do terreno, que estava encharcado e não dava condições para as máquinas subirem. O trabalho ficou para a segunda-feira (11), quando haveria maior acessibilidade. Com o desabamento, as equipes voltaram ao local nesta tarde. No momento da queda, o imóvel estava vazio, de acordo com a Sucom.

Salvador: Prefeitura entra em alerta por conta das fortes chuvas na cidade

Boa Vista do Lobato | Foto: Leitor BN / Whatsapp
Boa Vista do Lobato | Foto: Leitor BN / Whatsapp

A Prefeitura de Salvador divulgou um comunicado na manhã deste domingo (10) em que afirma que todos os órgãos estão em alerta para atender às ocorrências registradas por conta das fortes chuvas que atingem a capital baiana. De acordo com a nota enviada à imprensa, as equipes são comandadas pelo prefeito ACM Neto e tentam dar respostas no menor tempo possível às solicitações. De meia-noite até as 10h10 deste domingo (10), a Codesal registrou 63 solicitações. Destas, 34 foram deslizamentos de terra, oito foram alagamentos de imóveis, sete foram ameaças de desabamentos, cinco ameaças de deslizamentos, dois desabamentos de imóveis, uma ameaça de desabamento de muro, uma ameaça de queda de árvore, um desabamento parcial, um desabamento de muro, uma infiltração e uma pista rompida. O índice pluviométrico em Salvador foi de 68,7 mm segundo o Instituto Nacional de Metereologia (Inmet). De acordo com a prefeitura, as áreas com maior volume de chuvas foram o Alto do Peru, onde choveu 36,3% do esperado para o mês em toda a cidade, e o Caminho das Árvores, onde choveu 33,06% da estimativa.Fonte: Bahia Noticias.

Brasil: Morre senador Luiz Henrique da Silveira em Santa Catarina; as causas não foram divulgadas

Foto: Reprodução / Senado Federal
Foto: Reprodução / Senado Federal

O senador Luiz Henrique da Silveira (PMDB-SC) morreu na tarde deste domingo (10), em Joinville, Santa Catarina, aos 75 anos. O parlamentar chegou a ser internado no Hospital da Unimed, mas não resistiu. De acordo com a Folha, as causas da morte, registrada às 15h15, ainda não foram divulgadas. O Senado Federal decretou luto de três dias em razão da morte de Silveira. O parlamentar era formado em Direito e iniciou a carreira política em 1971, pelo MDB, partido que deu origem ao PMDB após a democratização do Brasil, em 1985. Antes de ser senador, Silveira foi deputado estadual e federal, três vezes prefeito de Joinville e duas vezes governador de Santa Catarina. Exercia o cargo de senador desde 2011, mas já foi ministro da Ciência e Tecnologia no governo José Sarney e presidente do diretório nacional do PMDB. Silveira era casado e deixa dois filhos.

Tragédia: Acidente com vítima fatal na Itabuna-Buerarema

Capturar (2)

Um grave acidente envolvendo uma moto e um carro, deixou uma pessoa morta na madrugada deste domingo (10), na BR-101 trecho Itabuna-Buerarema. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente aconteceu por volta das 4h, Reginaldo de Oliveira Souza, 28 anos, conduzia a moto Honda Bros, placa JOK-7886 licenciada em Santa Cruz Cabrália, que seguia sentido Itabuna, invadiu a mão contraria e colidiu frontalmente com o carro Gol de placa KLL-5981 licenciado em Itabuna. Com o forte impacto, Reginaldo morreu na hora. O corpo foi encaminhado para o Departamento de Policia Técnica de Itabuna (DPT) onde aguardará a chegada de familiares para fazer o reconhecimento para depois ser liberado para sepultamento. Fonte: RBN.

Bahia: Prefeito de Salvador “ACM Neto” pode assumir PMDB no Estado

ACM-Neto-6
ACM Neto I Foto: Carlos Augusto.

Mais do que uma ponte com o PT, que permanece dividido em relação ao chamado “arrocho fiscal”, ou com o governo Dilma Rousseff (PT), autora envergonhada das medidas, o prefeito ACM Neto estabeleceu um canal privilegiado de interlocução com o vice-presidente da República, Michel Temer, presidente em chefe do PMDB, ao articular o voto favorável da bancada baiana do DEM, ontem, no Congresso, ao projeto do Executivo. No Democratas, por mais que justifique seu envolvimento nas negociações em favor do governo Dilma Rousseff como reveladora de preocupação com a cidade que administra, para a qual espera o atendimento de pedidos de recursos que encaminhou a vários ministros recentemente, o prefeito de Salvador pode ter trilhado um caminho sem volta, haja vista o posicionamento crítico do senador Ronaldo Caiado, que chamou os deputados que votaram a favor de Dilma de “traidores”. Por este motivo, cresce o rumor de que ACM Neto pode estar com um pé no PMDB, principalmente em meio às incertezas que cercam a provável fusão entre o DEM e o PTB. Mas Neto não é menino e sabe que, para aonde quer que vá, terá que se tornar o senhor do seu espaço, como ocorre hoje no DEM baiano, que é dele. O controle do PMDB da Bahia é do ex-ministro Geddel Vieira Lima e de seu irmão, o deputado federal Lúcio Vieira Lima, que, aliás, votou com o governo.Teria Michel força para promover um desalojamento dos dois em favor de Neto? Em Brasília, se diz que nem que a vaca tussa.Fonte: Políticos do Sul da Bahia.