Ubaitaba Urgente

Terceirizados da Bahia estão sem salário

xIMAGEM_NOTICIA_5.jpg.pagespeed.ic.6bvdJG3jUOFuncionários terceirizados do governo do estado reclamam que estão com até 5 meses de salários em atraso. A situação atinge trabalhadores de áreas como educação, saúde e segurança pública.

O caso mais grave é o de funcionários civis do Cicom – Centro Integrado de Comunicação, da Polícia Militar, em Itabuna. Contratados pela empresa Forte, os funcionários não recebem há quatro meses.

O atraso salarial compromete o serviço prestado pela central, que atende a chamados de cidadãos por serviços do Corpo de Bombeiros e das polícias civil e militar.

A Forte não se pronuncia. O Governo baiano, por meio da Secretaria de Segurança Pública, informa que a Forte está em dívida com o Fisco, o que o impede de efetuar pagamento à prestadora de serviço.

A empresa teria sido notificada pelo menos duas vezes para regularizar a situação com o Fisco, pagando impostos e encargos sociais. Na saúde, funcionários de hospitais administrados por terceirizadas não receberam janeiro.

É o caso dos servidores do Hospital Luís Eduardo Magalhães, em Porto Seguro. A unidade é administrada pela Monte Tabor. Na Educação, a dívida atinge funcionários da área administrativa. No sul da Bahia, terceirizados contratados pela LocServe estão sem dois meses de salário. Informações do A Região.

MP vai investigar bolsa da Assembleia

O Ministério Público Estadual deve investigar a denúncia de liberação irregular de bolsa auxílio de estudos para empresários e parentes de políticos. Os indícios de irregularidade foram denunciados pelo jornal Folha de São Paulo.

De acordo com o jornal, empresários, políticos e doadores de campanhas políticas aparecem entre os beneficiários do Bolsa Auxílio da Assembleia Legislativa da Bahia. O dinheiro foi liberado para ricos disfarçados de pobres.

O dinheiro saiu de 2011 a 2014 e consumiu R$ 19 milhões, beneficiando 3.449 pessoas na Bahia. Foi descoberto que pelo menos 80 beneficiados como estudantes carentes fizeram doações em dinheiro para políticos da Bahia.

LOJISTAS COBRAM MAIS AÇÃO DO GOVERNO BÊDA

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Do Jornal Tribuna da Região

Diretores lojistas, membros da CDL de Ubaitaba e Aurelino Leal, estiveram  no Jornal “Bom dia Cidades”, da FM Rio das Contas, para cobrar mais ação do prefeito Bêda (PMDB).  A entrevista ocorreu na última terça feira (03/03)  e contou com a presença do Presidente da CDL, Jaílton Araujo, o vice-presidente, José Cosme dos Santos, além dos diretores, Antônio Francisco dos Santos, Leílson Oliveira, Joanilson Bispo Barbosa, Isaac Rodrigues, Dezinho Oliveira, Jailson Ribeiro, José Luis Amaral e Milton Santos Oliveira.

Eles denunciaram o estado de abandono em que se encontra o centro da cidade, os entulhos  espalhados nas  vias públicas e a falta de ordenamento do trânsito que tem tirado o sossego de quem transita no  local. Eles  cobraram ainda a  presença do prefeito na cidade para ouvir às reivindicações da população. Segundo os comerciantes, a cidade está abandonada e o prefeito só vive viajando. “Ele nos garantiu há quase dois anos, que as placas de sinalização do transito estavam confeccionadas e  que só dependia  dos tramites no processo licitatório para colocá-las nas vias publicas.

Só que até hoje nada foi feito. Ele está acostumado a enganar a população com conversa bonita” disse o novo presidente da CDL, Jaílton Araujo.

prefeita gasta quase R$ 1 milhão sem licitação no Carnaporto

003

A prefeitura da cidade de Porto Seguro, no sul da Bahia, contratou sem licitação grandes atrações que se apresentaram no Carnaporto 2015. A festa, que duraou sete dias, teve investimento de dinheiro público e sem concorrência entre empresas para contratação das atrações, amparados na “inexigibilidade de licitação”. Entre os músicos que se apresentaram estão Thiaguinho, Alexandre Pires, Turma do Pagode, É o Tchan, Léo Santana e Parangolé.

De acordo com o artigo 25, inciso III, da Lei n. 8.666/93, é inexigível a licitação quando houver inviabilidade de competição, em especial para contratação de profissional de qualquer setor artístico, diretamente ou através de empresário exclusivo, desde que consagrado pela crítica especializada ou pela opinião pública.

Conforme informações publicadas no Diário Oficial do município, a maioria dos contratos foi firmado por inexigibilidade, e os cachês são altíssimos. O grupo Araketu receberá R$ 45.000 para se apresentar no evento; a banda Parangolé foi contratada pelo valor de R$ 99.000; a banda É o Tchan receberá R$ 100.000; a banda Turma do Pagode vai ganhar R$ 143.750; o cantor Léo Santana ganha R$ 145.000 para se apresentar na festa; o cantor Alexandre Pires vai ganhar pelo show R$ 200.000, e o cantor Thiaguinho foi contratado por R$ 220.000. Veja matéria completa no Bocão. (click aqui).

Troca de comando na pm de barra do rocha

Subtenente Passos assume o comando do 2º Pelotão I Foto: Dig Moral/Giro em Ipiaú.
Subtenente Passos assume o comando do 2º Pelotão I Foto: Dig Moral/Giro em Ipiaú.

Foi realizada na tarde desta quarta-feira(04) na Câmara Municipal de Barra do Rocha a solenidade de troca de Comando da Polícia Militar no município.

Agora o 2º Pelotão da PM será comandado pelo Subtenente Passos que ocupa o lugar do tenente Oliveira Neto, que assumirá o PETO (Polícia de Emprego Tático Operacional) de Ipiaú.

O evento contou com as participações de autoridades locais e do Major Raimundo Nonato, Comandante da 55ª CIPM (Companhia Independente da Polícia Militar).

Um dos desafios do novo comandante será combater o tráfico de drogas na localidade e diminuir o ritmo violento que marcou o início de 2015 da cidade que possui um pouco mais que 6 mil habitantes. Informações do Giro em Ipiaú.

Torcedor morre em safári africano após ser atacado sexualmente por zebra

B_HKArXW0AA7ohl

Comemorando 10 anos de casamento na Tanzânia, o britânico John Kearsley acabou sendo confundido com uma zebra e foi morto enquanto realizada um safári no país africano. Segundo informações do jornal Sunday Times, o torcedor do Newcastle utilizava um uniforme alvinegro da equipe no momento do passeio e foi atacado sexualmente por um animal da espécie, que tinha sido provocado pelo inglês.

De acordo com o periódico, Kearsley estava sobre efeito do álcool quando provocou uma zebra a menos de 90 metros do seu veículo e acabou sendo vítima do próprio eqüídeo, que o confundiu com uma fêmea da espécie. “John nunca teve a menor idéia de que o atingiu”, afirmou Doreen Kearsley, esposa de John.(BahiaNoticias)

Pinheiro defende universalização da banda larga

xIMAGEM_NOTICIA_5.jpg.pagespeed.ic.obDDAg3OYa

O senador Walter Pinheiro (PT) participou, nesta quarta-feira (4), do Congresso Mundial de Telefonia Móvel, na Espanha, e defendeu o uso da banda larga em todos os municípios brasileiros, como forma de “superação das desigualdades e também para promover o desenvolvimento local”. Durante participação em um painel sobre políticas regionais para sociedade conectadas, Pinheiro enfatizou que a oferta de internet para os brasileiros deve ser direcionada para a disponibilidade de serviços nas áreas de educação, segurança e saúde. “Esse é o desafio dessa nova fronteira”, disse o senador, que também conheceu, em Barcelona, o projeto smart city, voltado para infraestrutura de cidades inteligentes.

Grife de Luciano Huck se desculpa após acusação de incentivo à pedofilia

BBidqro

A grife “Use Huck”, que pertence ao apresentador Luciano Huck, se pronunciou a respeito da estampa polêmica de uma camiseta infantil lançada pela marca. Por meio de comunicado publicado no site da empresa, os representantes da marca pediram desculpas e disseram que a divulgação da peça foi um “lamentável erro”. De acordo com a grife, a imagem da estampa foi por engano aplicada digitalmente sobre a foto da modelo com uma camiseta lisa e vendida na versão infantil. Além disso, a empresa garantiu que o produto não está mais à venda para compras online.

Em tempo: Na última terça-feira (3), a “Use Huck” lançou em seu site, uma camiseta infantil estampada com a frase “Vem ni mim que eu tô facin”. Não demorou muito para que a grife fosse acusada nas redes sociais de incentivar a pedofilia.

‘Surpreso’ com doping, Anderson não vê reputação manchada

BBiecWz
© Reprodução TMZ Anderson Silva já faz planos para voltar a lutar em 2016

Anderson Silva fez uma de suas poucas aparições desde que foi pego em exame antidoping e deu declarações surpreendentes ao site TMZ. O brasileiro começou a entrevista repetindo o discurso e voltando a dizer que está surpreso por ter sido flagrado com substâncias proibidas, mas surpreendeu ao confirmar que pretende mesmo voltar a lutar em 2016 e já até escolheu um rival: Nick Diaz.

“Eu não sei o que aconteceu. Estou surpreso. Quando meu empresário me ligou para dizer que eu tinha um problema por ter sido pego no doping, eu disse: ‘O que?’? Preciso checar todos os suplementos que eu uso porque nunca tive problemas com a Comissão ou com o esporte. Acho que isso é ruim para o esporte e muito ruim para mim e para a minha vida. Nunca usei nada para melhorar minha performance. Não acho que (minha reputação) esteja manchada”, começou Anderson. “Quando a Comissão dizer que acabou, voltar a lutar. Acho que no próximo ano. Acho que temos que dar a revanche para Nick Diaz. Estou pronto. Respeito a Comissão, quando tudo acabar, vou lutar com ele”, completou.

BBidXkg
© Getty UFC nega ter bloqueado quase R$ 18 milhões de Anderson Silva

Anderson Silva foi flagrado com substâncias proibidas em dois exames em 2015. O primeiro, ainda no começo de janeiro, fora do período de lutas, mostrou Drostanolona e Androsterona em seu organismo. Depois, no dia do combate contra Nick Diaz, o brasileiro foi flagrado de novo com Drostanolona e também pego com Oxazepam e Temazepam, substâncias que não são proibidas, mas que também não tiveram o uso reportado pelo lutador.

Na audiência de fevereiro, Anderson não apareceu para se defender e teve apenas um advogado pedindo, por telefone, mais tempo para que pudesse fazer a defesa do caso. Uma nova audiência deve acontecer ainda em março ou, no mais tarde, em abril. Spider está preventivamente suspenso e já foi proibido de realizar as gravações do reality show The Ultimate Fighter. MSN

Isso é Brasil: Plenário do Supremo aprova perdão para Genoino no processo do mensalão

BBieAYw

Brasília – Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) aprovaram nesta quarta-feira, 4, por unanimidade a extinção da pena imposta ao ex-presidente do PT José Genoino no processo do mensalão. Ele foi beneficiado pelo indulto natalino, previsto em decreto assinado pela presidente Dilma Rousseff em dezembro do ano passado. Genoino é o primeiro dos réus condenados no processo do mensalão a se livrar da pena.

O ex-presidente do PT foi condenado em 2012 a 4 anos e 8 meses de prisão por corrupção ativa e passou a cumprir a pena em novembro de 2013. No final do ano passado, o ex-parlamentar conquistou a progressão de pena e passou para o regime aberto. Atualmente, ele está em prisão domiciliar. O decreto presidencial de 24 de dezembro do ano passado, praxe no período de natal, concedeu o perdão da pena para aqueles que tiverem pena privativa de liberdade inferior a oito anos e que tenham cumprido um terço da pena para o caso de presos não reincidentes.

Até 25 de dezembro, quando começou a valer o decreto presidencial, o ex-deputado havia cumprido um ano, um mês e dez dias da pena, período que foi estendido pelo fato de o réu ter conseguido reduzir 34 dias da punição, alcançando com isso o período mínimo necessário para pedir o benefício, de um ano, dois meses e 14 dias. Com a extinção da punibilidade, aprovada pelo STF nesta tarde, Genoino não é mais um condenado e, portanto, não tem nenhum tipo de restrição.

O relator das execuções penais do mensalão no STF, ministro Luís Roberto Barroso, seguiu parecer da procuradoria-geral da República para conceder o benefício a Genoino. Todos os ministros acompanharam o voto de Barroso. “O senhor procurador-geral da República entendeu que a hipótese era de incidência do indulto, pois se ajustava aos requisitos objetivos e subjetivos”, disse Barroso. “Como esse foi um julgamento emblemático e essa é a primeira situação de extinção de punibilidade (no mensalão), me pareceu por bem dar ciência formal ao plenário e submeter ao plenário minha decisão”, completou o ministro.

Atualmente, um ano e quase quatro meses depois das primeiras prisões, o núcleo político envolvido no esquema de corrupção está fora da cadeia, cumprindo o restante da pena em regime aberto. O último a conquistar o benefício foi o ex-presidente da Câmara dos Deputados João Paulo Cunha (PT-SP), que foi liberado para cumprir pena em casa na última semana, após passar por audiência na Vara de Execuções das Penas e Medidas Alternativas (Vepema). Também já foram autorizados a mudar de regime o ex-ministro José Dirceu, o ex-deputado José Genoino (PT), o ex-tesoureiro do PT, Delúbio Soares, o ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu, Valdemar Costa Neto (PR-SP), Bispo Rodrigues e Pedro Corrêa (PP-PE) e o ex-tesoureiro do extinto PL Jacinto Lamas.

Para analistas, lista de políticos envolvidos na Lava-jato cria mais dificuldades ao governo

BBidgNA

Horas depois ter novamente seu nome ligado à lista que o procurador-geral, Rodrigo Janot, entregou ao Supremo e que relaciona políticos envolvidos no esquema de corrupção da Petrobras, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), devolveu nesta terça-feira ao governo a MP que acaba com política de desonerações. Para cientistas políticos ouvidos pelo GLOBO, o gesto do até então fiel aliado do Planalto pode ser sinal de que o senador começa a articular sua defesa e ainda de que a relação já problemática do governo Dilma com o PMDB e com o Congresso tende a se agravar.

— Não acredito que ele tenha devolvido a MP por convicção. Se já foi avisado que seu nome está na lista, sabe que precisa de apoio, por exemplo, se mais tarde for aberto um processo no Conselho de Ética. Ontem, ao devolver a MP, ele se aproximou da oposição, dando um recado de que não é subserviente ao Planalto e de que está indignado. É como se estivesse jogando para a sociedade e enfrentando o governo — diz a cientista política Lucia Hippolito. Para ela, as últimas decisões de Renan já devem ter feito acender uma luz vermelha no Planalto: — Se tiver sensatez, o governo entendeu que vai ser muito difícil passar o ajuste fiscal e começa a distribuir os cargos do segundo escalão.

INSATISFAÇÃO DO PMDB

Principal aliado de Dilma, o PMDB tem se mostrado há tempos “insatisfeito e preterido”. Para os especialistas, a atitude de Renan, que anteontem já havia faltado ao jantar da cúpula da sigla com a presidente, é mais um indício da crise que marca a relação entre o partido e o governo desde o início do segundo mandato. A situação piora, segundo eles, por conta da inabilidade que o núcleo duro do Planalto, composto por ministros como Aloizio Mercadante (Casa Civil) e Pepe Vargas (Relações Institucionais), tem mostrado durante a articulação política. A eleição de Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que também teria sido citado na lista de Janot, para a presidência da Câmara seria o exemplo mais claro.

— O Renan, até então visto pelo Planalto como um contraponto ao Cunha, fez a segunda desfeita em dois dias. Mas o PMDB já se mostra insatisfeito com a distribuição dos ministérios e acredita não ser consultado pelo governo com a frequência que deveria faz tempo. Ou o governo integra o partido na elaboração das políticas ou tem a perspectiva de colecionar mais e mais derrotas no Congresso — diz Daniel Aarão Reis, professor da UFF.

Professor da PUC-Rio, Ricardo Ismael diz que a dificuldade do Planalto cresce se Renan decidir ficar mais independente. Para ele, no entanto, a situação se torna mais complexa como o nome do senador e de Cunha na lista entregue ao Supremo: — Isso fará com que fiquem na defensiva, o que pode fazer com que o ano seja ainda mais difícil do que esperávamos em 2014. Por exemplo, o Planalto quer o pacote do ajuste fiscal aprovado o mais rápido possível, mas as Casas podem querer mostrar independência. O nome dos dois na lista do Janot vai tornar o jogo das votações ainda mais complexo.

De acordo com Reis, a postura de Renan já aponta que o governo terá que “redefinir a política com o Congresso”: — Nas circunstâncias atuais vai ser difícil manter a arrogância habitual da Presidência.

DISPUTA COM CUNHA

Para ele, se Renan também tiver agido nos episódios do jantar e da devolução da MP por perceber que Cunha vinha ganhando espaço e que estava numa posição subalterna, a situação complica mais. — Mesmo o (Michel) Temer (vice-presidente), o maior fiador do Planalto, já não se sente contemplado pelo governo. Se o Renan achar que perde espaço… Acredito que só a lista seria capaz de enfraquecê-lo e também ao Cunha e ao Congresso. Tendo que se preocupar com a defesa eles vão perder poder.

Celebridades: Velório de José Rico tem fila de madrugada e reúne mais de 25 mil em Americana

VELÓRIO CANTOR JOSÉ RICO EM AMERICANA

O velório do cantor José Rico, que morreu de infarto na tarde de terça-feira, 3, reuniu cerca de 25 mil pessoas, segundo a PM, e cantores, como seu parceiro de dupla Milionário e os cantores Leonardo, César Menotti e Dalvan, na Câmara Municipal de Americana (SP). A cerimônia no plenário Dr. Antônio Álvares Lobo começou às 19h, restrito apenas a familiares e amigos mais próximos, e foi aberto ao público a partir das 21h, mas nem as 12h de cerimônia e o movimento durante toda a madrugada foram suficientes.

Por volta das 9h desta quarta, 4, quando o velório foi encerrado, mais de 500 pessoas formavam fila em frente à Câmara Municipal para se despedir do cantor sertanejo autor de clássicos como Estada da Vida. O corpo de José Rico seguirá em um caminhão do Corpo de Bombeiros pelas principais ruas da cidade e deve ser sepultado por volta das 10h30, no Cemitério da Saudade, também em Americana.

José-Rico-Morreu-Velório-e-enterro-acontecem-hoje-4-Reprodução

Homenageado. A Prefeitura de Nova Odessa, onde o cantor residiu e tem familiares, decretou luto oficial de três dias. José Rico e Milionário receberam o título de cidadão novaodessense em 1980 e americanense em 2009. “Nossa região perde um de seus grandes nomes do meio artístico”, afirmou o prefeito de Nova Odessa, Benjamim Bill Vieira de Souza, em nota. “Morre um homem que jogou bola nos campos de Nova Odessa e com quem me lembro de ter jogado em Americana.”

Infarto. O cantor morreu às 14h18 de ontem, segundo a assessoria da dupla sertaneja, decorrente de uma parada cardíaca por consequência de infarto do miocárdio, aos 68 anos. Horas antes, ele havia sido internado em um hospital da cidade com complicações no coração, nos rins e no joelho. Nascido em São José do Belmonte (PE), em 29 de junho de 1946, José Rico era casado com Berenice Martins Alves dos Santos e deixa dois filhos. Junto com Romeu Januário de Matos, o Milionário, ele formou na década de 70 a dupla Milionário e José Rico, responsável por 29 álbuns e cerca de 35 milhões de discos vendidos.

Em meio a neblina, avião pousa de nariz em aeroporto do Nepal

000_del6397204a

Aeronave passou duas horas sobrevoando o aeroporto de Catmandu. Avião derrapou, mas segundo as autoridades, ninguém se feriu.

Um avião da companhia aérea Turkish Airlines fez um pouso forçado nesta quarta-feira (4) no aeroporto de Catmandu, no Nepal, após passar duas horas sobrevoando o aeroporto devido às as condições de visibilidade. O avião derrapou e pousou de nariz na pista.

Segundo as autoridades locais, ninguém se feriu. Uma testemunha relatou pessoas saltando das cadeiras com o impacto e fumaça na cabine. O avião transportava 224 passageiros e havia saído de Istambul. Um porta-voz da companhia disse à emissora NBC que o incidente será investigado.

2015-03-04t043913z_31582045

Avião da Turkish Airlines é visto com a parte da frente apoiada na pista do Aeroporto Internacional de Tribhuvan, em Catmandu, no Nepal. Esteiras infláveis foram usadas para retirar os passageiros e a tripulação após o incidente (Foto: Navesh Chitrakar/Reuters) Informações: G1

Preso por cortar vizinho a golpes de facão em Aurelino leal

ailton
Aílton Ferreira dos Santos foi levado para Ilhéus I Foto: Ubaitaba Urgente

A polícia Militar prendeu na noite do último sábado (28/02), Aílton Ferreira dos Santos, 54 anos, residente no Alto Bela Vista em Aurelino Leal. Segundo a PM, Aílton foi preso por ter cortado a golpes de facão seu próprio vizinho, conhecido apenas como “Deu”.

A vítima sofreu cortes de facão na cabeça, braços e pernas. Deu, foi socorrido para o hospital de Aurelino Leal e depois transferido para Itabuna. Aílton contou para a polícia que durante uma pequena discussão, teve sua casa invadida pela vítima, para se defender ele se armou com um facão.

Aílton Ferreira dos Santos estava em visível estado de embriaguez. Ele sofreu ferimentos na perna e braço, ele foi encaminhado para a delegacia da polícia Civil em Ilhéus e autuado em flagrante por tentativa de homicídio.

PRF PREENDE QUADRILHA EM FEIRA

assalto paulo afonso (4)
Estelionatários foram presos em flagrante. Foto: PRF

Durante Operação de combate à criminalidade realizada na Região de Feira de Santana, equipes táticas da Polícia Rodoviária Federal – PRF, apreenderam quatro indivíduos com diversos documentos falsos, 13 cédulas de CNH – Carteira Nacional de Habilitação e 35 de RG – Registro Geral ou Carteira de Identidade, ainda em branco, uma plastificadora de documentos, além de dois dos componentes da quadrilha possuírem mandados de prisão em aberto.

IMG-20150303-WA0082
Cédulas de Identidade em branco I Foto: PRF

A ação ocorreu hoje (03/03), por volta de 14h30, no KM 429 da BR 116, trecho de Feira de Santana, durante abordagem a um veiculo modelo Ford Focus com placas de São Paulo.

IMG-20150303-WA0096
Estelionatários conversavam pelo Whatsapp I Foto: PRF.

Ao serem questionados pelos policiais, os falsários informaram que o grupo se dirigia para a Bahia com a finalidade de aplicar golpes, o que foi confirmado através de diversas conversas em Whatsapp nos celulares do grupo. Toda a Ocorrência foi encaminhada para a Central de Flagrantes da Polícia Judiciária em Feira de Santana/BA.

Prefeitura de maraú realiza evento em Comemoração ao dia Mulher

Convite Dia da mulher

A Prefeitura de Maraú através da Secretaria de Assistência Social realizará no próximo dia 10 de Março do corrente ano, à partir das 08:30hs, na Praça Central do Município o evento em Comemoração ao Dia Internacional da Mulher.Serão realizadas palestras informativas com o Gestor do Bolsa Família e do Programa de Aquisição de Alimentos, além de uma Palestra sobre a Autoestima com a Psicóloga do CRAS.

Teremos também o Espaço da Beleza, oferecendo Cortes de Cabelo gratuitos com a Equipe do Salão Fábrica de Cachos de Itabuna e Maquiagem, Corte, Escova e Design de Sobrancelha com a Equipe do Salão Cosme Cabeleireiro de Ubaitaba, como também Dicas de Saúde da Mulher, Aferição da pressão arterial, distribuição de folhetos informativos e distribuição de camisinhas com a equipe do Posto Médico de Maraú.

Esta é uma homenagem toda especial para você mulher. Não fique de fora!!” Realização: Secretaria de Assistência Social de Maraú.

ACIDENTE COM VÍTIMA FATAL NO TREVO DE URUÇUCA

IMG-20150304-WA0013
Corpo foi levado para o IML preso nas ferragens do carro I Foto:Vermelhinho.

Um idoso morreu em acidente de carro na manhã desta quarta-feira (4) em trecho da BR-101, próximo ao trevo da cidade de Uruçuca, região sul da Bahia. De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), José Carlos Matos, de 61 anos, perdeu o controle do veículo que dirigia e colidiu contra uma árvore.

A batida ocorreu no km-475 da rodovia, por volta das 6h30. O condutor estava sozinho no veículo. Com a batida, a vítima ficou presa às ferragens e morreu no local do acidente. De acordo com a PRF, unidades do Corpo de Bombeiros das cidades de Ilhéus e Itabuna foram acionadas para retirar o idoso das ferragens, mas como não puderam comparecer ao local do acidente, a polícia decidiu levar o carro com o corpo ainda preso para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Ilhéus, em um caminhão guincho.

O Corpo de Bombeiros de Itabuna informou que a região de Uruçuca é de responsabilidade da unidade de Ilhéus. Já o Corpo de Bombeiros de Ilhéus ressaltou que não fornece detalhes sobre ocorrências. Segundo a PRF, o idoso era comerciante e morava na cidade de Itororó, no sudoeste do estado. De acordo com a polícia, a vítima estava à caminho de Uruçuca quando se envolveu no acidente. A PRF não soube informar se o idoso estava em alta velocidade quando sofreu a batida. Informações do G1,

Centauro é condenada pela justiça do trabalho em itabuna

Loja-Centauro
Loja Centauro é condenada pela Justiça do Trabalho.

A loja da Centauro em Itabuna foi condenada a pagar R$ 70 mil por desrespeitar a jornada de trabalho e o direito ao descanso dos seus empregados. A Justiça do Trabalho em Itabuna acatou as alegações do Ministério Público do Trabalho (MPT), que moveu ação civil contra a SBF Comércio de Produtos Esportivos Ltda (Centauro). A loja está localizada no Shopping Jequitibá e tem cerca de 30 funcionários.

A investigação confirmou que a empresa praticava irregularidades como a não concessão do intervalo mínimo de uma hora aos funcionários, o não pagamento das horas extras alusivas aos intervalos irregularmente concedidos e a não concessão do descanso semanal. Os próprios controles de jornada trazidos pela empresa ao processo afirmavam as infrações cometidas.

Com a decisão judicial, a rede varejista fica obrigada a corrigir todas as irregularidades existentes no local de trabalho. A indenização deverá ser revertida para entidades filantrópicas que atuam na região ou projetos sociais sem fins lucrativos. Ou poderá ser destinado ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

Autor da ação, o procurador do Trabalho Ilan Fonseca considera que “o Judiciário trabalhista tem se mostrado sensível aos pleitos apresentados pelo MPT na Bahia que buscam, em essência, a proteção do trabalhador baiano, cansado de cumprir jornadas exaustivas, sem qualquer tempo de lazer com sua família”. A ação foi movida após o MPT receber denúncias e instaurar inquérito civil para apurar o caso. A empresa, conforme Ilan, se negou a assinar um termo de ajustamento de conduta com o MPT, obrigando o órgão a entrar na Justiça.

RISCO DE DOENÇA E MORTE

O juiz do trabalho João Batista Sales Souza ressaltou em sua sentença que, “ao expor seus trabalhadores a condições de trabalho que, via de regra, conduzem ao adoecimento e a riscos de acidentes de trabalho fatais, com vistas a alcançar as metas de produção/produtividade, o réu alcança ganhos não obtidos por concorrentes que cumprem rigorosamente as leis do país”. A empresa ainda pode recorrer da decisão. Informações do Pimenta.

Prisco denuncia uso de policiais para serviço particular

860429_10200832665125209_2129112386_o

O deputado estadual soldado Prisco denunciou na manhã desta terça-feira o desvio de função de policiais militares no interior do estado. Segundo ele, viaturas e parte do efetivo são usados para escolta particular, a serviço do Banco do Brasil. A acusação aconteceu durante uma reunião da Comissão de Direitos Humanos e Segurança Pública da Assembleia Legislativa do Estado da Bahia (Alba) e foi encaminhada para o Ministério Público Estadual ainda em 12 de setembro de 2014.

Ela aponta que policiais do Pelotão de Emprego Tácito Operacional (Peto/ 24a CIPM), Cipe Semi-Árido, 6° batalhão de Senhor do Bonfim, 54a CIPM/Campo Formoso e 24 a CIPM/Jacobina fazem a escolta do transporte de valores entre o aeroporto da cidade de Piritiba e o Banco do Brasil em Jacobina. Segundo Prisco, a irregularidade faz com que as cidades de Piritiba, Miguel Calmon, Capim Grosso, Jacobina, Quixabeira e São José do Jacuípe fiquem sem efetivo enquanto a escolta particular é realizada.

O deputado também acusa o coronel Nascimento, que ocupava o cargo de comandante do Comando de Policiamento Regional Norte (CPRN), em Juazeiro, de permitir a prática irregular no interior. Por unanimidade, a bancada da comissão da Alba deferiu o pedido de esclarecimento e punição aos responsáveis para o Comando da Polícia Militar, Secretaria de Segurança Pública e Ministério Público Estadual.

Após recusar jantar com Dilma, Renan diz que vai devolver MP das desonerações

renan-BBibY

Renan Calheiros (PMDB-AL), presidente do Senado, informou seus aliados nesta terça-feira (3) que vai devolver a medida provisória que revê desonerações na folha de pagamento para vários setores da economia, que havia sido anunciada na sexta-feira passada pelo ministro da Fazenda, Joaquim Levy. As informações são da Folha de S. Paulo. A MP 669/15 era uma das medidas de ajuste na economia para atingir superávit de 1,2% do PIB prometido pelo governo. Mas com a insatisfação do presidente do Senado, as alternativas do governo podem ficar cada vez mais escassas para solucionar a situação fiscal.

Nos últimos dias, Renan tem se mostrado insatisfeito com o governo. Ontem, ele recusou jantar com Dilma Rousseff no Palácio da Alvorada. De acordo com Calheiros, o motivo da recusa foram questões “institucionais”, alegando que como presidente de um Poder, não deveria ter uma agenda eminentemente partidária. No entanto, políticos do mesmo partido de Renan alegam que o “não” veio por outros motivos: o primeiro deles é o descontentamento do presidente com o fato de ter conseguido menos espaço no governo e o segundo são as possibilidades do nome do presidente aparecer nas investigações da Operação Lava Jato, que investiga os casos de corrupção e irregularidades na Petrobras.

A MP 669/15 altera alíquota de 1% de contribuição previdenciária sobre a receita bruta, aplicada principalmente para setores da indústria, para 2,5%. Já a alíquota para empresas de serviços, como do setor hoteleiro ou de tecnologia da informação, subirá de 2% para 4,5%. As mudanças passariam a vigorar em junho, por causa do período de 90 dias para vigência a partir da publicação. Ainda de acordo com a Folha, para devolver a medida, Renan Calheiros deverá alegar que ela não cumpre o requisito constitucional da urgência, e que por isso poderia tramitar como um projeto de lei.