Ubaitaba Urgente

jovem de itamarati está desaparecida

Capturar
Fátima tem apenas 15 anos.

Está desaparecida desde a manhã desta quarta-feira (4), a adolescente Fátima de Sousa Gonçalves de 15 anos, moradora do Bairro do Cigano no distrito de Itamarati, município de Ibirapitanga.

Segundo informações da irmã Fernanda Souza, ela comprou a passagem com destino a cidade de Santo Antônio de Jesus ao encontro de um rapaz que a mesma conheceu pela internet.

Fátima é filha de Conceição Borges de Souza foi vista pela última vez na agência da Rota em Itamarati. Quem obtiver alguma informação pode ligar para o telefone (7399726648) ou (73-99049613).

vereador de gongogi ironiza Sapão, “Vamos lá pai da estrada”

foto-BA-120
Asfalto Sonrisal, quando chove derrete.

Depois de ultrapassar todos os prazos de construção previstos, a BA 120  que liga Gongogí a BR 330 próxima a Ubatã, construída e inaugurada sem acostamento há cerca de seis meses foi assunto em rede social. Trata-se de uma denúncia do vereador Alberto Leite Santos (PC do B) o “Beto” que além de insinuar gastos excessivos na obra, cobrou do prefeito do município de Gongogí,  Altamirando de Jesus Santos “Sapão” (PDT) os reparos devidos.

“Vamos lá pai da estrada você não pediu votos para os seus deputados?” disse o edil, insinuando que na hora de ser inaugurada o alcaide quis se aparecer. Beto afirmou que se não forem feitos os devidos reparos a BA 120 voltará ser o que era antes (esburacada).

Finalizando, o vereador sugeriu indiretamente ao prefeito sapão de forma irônica que o mesmo agora já que se autodenominou “Pai da criança” (obra) que cobre de seus deputados para que os mesmos solicitem aos órgãos competentes os reparos devidos na via. Informações do Ubatã em Foco.

Ministério Público vai apurar venda de camisa infantil polêmica pela grife de Luciano Huck

BBih9Xf

O Ministério Público do Rio de Janeiro instaurou um procedimento para apurar a venda da camiseta infantil da Use Huck, de Luciano Huck, que causou polêmica nas redes sociais na última semana. A blusa tinha a frase “Vem Ni Mim Que Eu Tô Facin”, o que fez com que a grife fosse acusada de promover a pedofilia.

A assessoria do órgão relatou que houve uma solicitação no centro de apoio promocional da diretoria da infância e da juventude e, por isso, a investigação foi aberta. Os representantes ainda informaram que as peças foram recolhidas e, a partir de agora, será apurado se o direito da criança foi ou não desrespeitado.

“O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça da Infância e Juventude, recebeu denúncia referente à venda de camisetas com frase inadequada utilizando a imagem de uma criança e imediatamente distribuiu a uma das Promotorias de Justiça da Tutela Coletiva, para adoção das medidas cabíveis. Vale destacar que, diante do clamor da população, o próprio site retirou a venda do produto”, disse o órgão em nota oficial.

BBidqro

O estilista Rony Meisler, CEO do Grupo Reserva, sócio de Huck na marca, assegurou que a estampa foi aplicada indevidamente na camisa.

“[…] Por erro nosso, todas as artes de Carnaval [inclusive e infelizmente, esta arte] foram aplicadas sobre a coleção infantil e disponibilizadas no site sem a devida revisão. Assim que percebemos esse lamentável erro, imediatamente retiramos a imagem do ar e decidimos escrever essa carta para explicar tecnicamente o problema conjuntamente com um pedido de desculpa pela falta de bom senso e pelo descuido. Obviamente, não fosse o erro, nem a USEHUCK, nem qualquer outra marca teria a intenção de usar uma imagem como essa para vender camisetas ou para qualquer outro fim”, se justificou em comunicado. (MSN)

Caminhoneiro de Itabuna é preso com 180 quilos de maconha em geladeira

Danilo-Porto-caminhão-e-geladeira-droga

Um caminhoneiro de Itabuna entrou numa fria ao transportar 180 quilos de maconha escondidos em uma geladeira. Danilo Porto Marques, 28 anos, foi preso ontem (5), no trecho da BA-001 em Vera Cruz, levando a droga no próprio caminhão-baú. Uma Guarnição da 5ª Companhia de Polícia Militar efetuou a prisão de Danilo. Segundo ele, a droga seria levada de Itabuna para Salvador.

O titular da 24ª Delegacia Territorial (DT) de Vera Cruz, delegado Geovane Paranhos, e o sargento da 5ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), Reginaldo Filho, contaram aos jornalistas, no final da manhã de hoje, os detalhes da apreensão. Ao ser interrogado pelo delegado, Danilo disse que foi contratado para transportar a droga por um homem de prenome Fábio e receberia R$ 2 mil pelo serviço.

ALTA VELOCIDADE

A equipe da 5ª CIPM fazia abordagens de rotina na rodovia BA-001, quando suspeitou do caminhão-baú que trafegava em alta velocidade. Os policiais perseguiram e interceptaram o veículo e, ao revistarem o baú, encontraram os tabletes de maconha escondidos dentro da geladeira.

Fábio, que também estava a bordo do caminhão, conseguiu correr e fugir pela mata que fica ao longo do acostamento. Depois de autuado em flagrante por tráfico e associação para o tráfico, Danilo foi conduzido à carceragem de Vera Cruz, onde permanecerá à disposição da Justiça. A droga apreendida será encaminhada para exames periciais. (Pimenta.blog)

Maternidade Mãe Pobre vai suspender atendimento pelo SUS

mat-e1425596782791

Nesta quinta-feira (6), a direção da Maternidade Mãe Pobre, de Itabuna, comunicou que na próxima quarta-feira (11), vai suspender o atendimento a paciente dos SUS. A direção alegou que está passando por uma grande crise financeira por conta da falta de dinheiro.

A maternidade recebe por produtividade, aprovada pelo Sistema do Ministério da Saúde (SIHD – Sistema de Internação Hospitalar Descentralizado), e como a tabela do SUS está defasada, isso está causando um grande déficit financeiro. Segundo informações, o repasse do mês de fevereiro foi de aproximadamente R$ 188 mil, sendo que apenas a folha de pagamento supera esse valor.

Sendo que o valor do contrato (teto) da Maternidade da Mãe Pobre é de R$ R$ 237.861,34. A maternidade possui 80 funcionários e atende pacientes de todo o sul da Bahia. O secretário de saúde, Eric Ettinger, informou que o setor jurídico da prefeitura está estudando uma forma de repassar mensalmente um valor a mais para a Maternidade. (Políticos do Sul da Bahia)

Empresária eunapolitana de 40 anos morre em acidente na BR-367

agile
Carro que Ana Maria Magalhães dirigia bateu de frente com um caminhão baú

A empresária Ana Carla Torres Silva Magalhães, de 40 anos, morreu em um acidente, por volta das 15h desta quinta-feira (05), no km 37 da BR-367, perto da cidade de Porto Seguro.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, ela perdeu o controle do carro em uma curva nas proximidades da antiga Ceplac, invadiu a pista contrária e bateu de frente com um caminhão baú. O Samu já encontrou Ana Carla morta. O corpo dela ficou preso nas ferragens.

ana_magalhaes2
Ana Carla tinha 40 anos.

O impacto foi tão forte que fez com que o caminhão saísse da pista e batesse em uma árvore, mas o motorista João Ubiratan Rodrigues de Oliveira, 66 anos, não ficou ferido.

Ana Carla estava sozinha no veículo modelo Ágile e seguia em direção a Porto Seguro. O caminhão transportava alimentos para um supermercado em Arraial d’Ajuda.

Ana Carla Magalhães era proprietária da loja de sexy shop Audácia, em Eunápolis, onde também residia. Ela deixa um casal de filhos menores. Informações do Radar 64.

Adriano tem noite de diversão com 18 garotas em motel

RTEmagicC_3a0431a9f4.jpg

O jogador Adriano aproveitou bastante a noite da última sexta-feira (28). De acordo com o jornal ‘Extra’, o Imperador passou em uma famosa casa de prostituição que fica em Copacabana, um dos mais famosos endereços do mundo e levou consigo 18 moças que trabalham no local para uma festinha particular.

Ainda segundo a publicação, Adriano estaria com R$ 60 mil reais em dinheiro vivo para bancar toda a farra.A festinha para bons e poucos convidados teria durado até a manhã do dia seguinte. Para garantir que não daria calote no motel, o jogador fechava a conta a cada R$ 4 mil reais gastos e abria uma nova logo depois.

Adriano não atua nos campos desde sua passada pelo Atlético-PR, em abril de 2014. O que corre na boca do povo é que, desde que um clube francês desistiu de contratá-lo, o jogador está curtindo a vida sem previsão de voltar a jogar.

Xuxa detona Globo: “Como profissional era muito difícil trabalhar num lugar onde eu não podia fazer nada”

BBihb8g

APRESENTADORA DEIXOU TV GLOBO APÓS 28 ANOS

Por MARÍLIA BARBOSA

Durante sua apresentação oficial como a nova contratada da Record, nesta quinta-feira (5), em São Paulo, Xuxa também comentou a respeito de sua relação com a Globo. A apresentadora revelou ter tido muita dificuldade para conseguir trabalhar na emissora carioca. “Eu não podia cantar. Era muito difícil. Tinha que pedir permissão porque era um programa para a família e eu já tinha essa imagem e voz infantil. Não podia fazer assistencialismo porque tinha o ‘Criança Esperança’. E aqui na Record eu perguntei se podia fazer tudo isso e eles disseram que posso. Como profissional era muito difícil trabalhar num lugar onde eu não podia fazer nada”, desabafou. A loira também fez questão de destacar: “Tudo o que tiver de novo eu vou querer fazer. Estou aberta porque antes eu não podia fazer”.

No entanto, a apresentadora não quis criar maiores polêmicas com seu antigo canal. Questionada se acreditava que seria ignorada durante as comemorações dos 50 anos da Globo – celebrados em abril -, a famosa foi incisiva: “Eu tenho uma história de muitas boas lembranças, de muitos programas. Eu não vou apagar isso. Eu não vou aceitar que falem mal dessa casa. O que eles vão fazer eu não posso falar”. E continuou: “Nem pensei nisso. Estou pensando no que eu tenho que fazer agora na Record. Vai depender de quem vai querer contar essa história, mas não posso responder por eles. Desculpa!”.

Por fim, a ‘Rainha dos Baixinhos’ ainda revelou que seu futuro programa na nova casa já conta com cinco patrocinadores, dentre eles uma agência de viagens e uma marca de produtos de beleza.(MSN)

Dólar sobe pelo 4º dia seguido e se firma acima de R$3

BBihdEN

O dólar subiu mais de 1 por cento pelo quarto dia consecutivo e encerrou acima de 3,01 reais nesta quinta-feira, ainda pressionado por incertezas sobre o ajuste fiscal e as intervenções do Banco Central no câmbio. A moeda norte-americana subiu 1,03 por cento, a 3,0115 reais na venda, após chegar a 3,0231 reais na máxima e 2,9798 reais na mínima da sessão. Trata-se do maior nível de fechamento desde 13 de agosto de 2004, quando fechou a 3,021 reais. Nos últimos quatro dias, o dólar acumulou alta de 5,44 por cento, levando a valorização no ano a 13,27 por cento. Segundo dados da BM&F, o giro financeiro ficou em torno de 2 bilhões de dólares. “O mercado já está testando o nível de 3 reais desde ontem. Bateu, bateu e agora firmou”, resumiu o superintendente de câmbio da corretora Intercam, Jaime Ferreira.

Investidores têm demonstrado preocupação com a possibilidade de o ajuste das contas públicas brasileiras não ser tão forte quanto o necessário, em meio a crescentes obstáculos políticos à implementação de cortes de gastos e aumentos de impostos. Segundo analistas, as expectativas de uma política fiscal mais contracionista eram o único fator amortecendo a pressão exercida sobre o dólar pela deterioração dos fundamentos macroeconômicos brasileiros. A inflação deve superar 7 por cento no período mesmo com a provável contração da economia brasileira. “Os problemas ainda são os mesmos. A tendência no curto, médio e longo prazos é dólar para cima”, disse o gerente de câmbio da corretora Treviso, Reginaldo Galhardo.

A perspectiva de alta dos juros nos Estados Unidos, que poderia atrair para a maior economia do mundo recursos atualmente aplicados em países como o Brasil, também vem elevando as cotações do dólar globalmente. Investidores buscarão mais sinais sobre quando isso de fato acontecerá no relatório de emprego do governo norte-americano, que será divulgado na sexta-feira.

O movimento do dólar no Brasil também veio em linha com os mercados externos, onde o mercado europeu puxava uma apreciação generalizada da divisa. A moeda europeia reagia à declaração do presidente do Banco Central Europeu, Mario Draghi, de que o BCE pode estender seu programa de compra de títulos para além de setembro de 2016, “se necessário”, injetando mais euros no mercado global. “O dólar subiu em todo o mundo, mas, como sempre, aqui foi pior”, disse o operador de câmbio da corretora B&T Marcos Trabbold.

A pressão cambial tem levantado dúvidas sobre o futuro das intervenções do Banco Central no mercado, marcada para durar pelo menos até o fim deste mês. “Mesmo se os leilões forem acabar, é melhor isso do que ficar no escuro. Agora, há muita incerteza”, disse o operador de uma corretora internacional.

Nesta manhã, o BC vendeu a oferta total de até 2 mil swaps cambiais, que equivalem a venda futura de dólares, pelas rações diárias. Foram vendidos 1.700 contratos para 1º de dezembro de 2015 e 300 para 1º de fevereiro de 2016, com volume correspondente a 98,3 milhões de dólares. O BC também vendeu a oferta total no leilão de rolagem dos swaps que vencem em 1º de abril. Até agora, foram rolados cerca de 14 por cento do lote total, que corresponde a 9,964 bilhões de dólares.

Cantor da dupla Hugo e Tiago se envolve em acidente em Botucatu

Hugo (esquerda) se envolveu em acidente (Foto: Divulgação/Hugo e Tiago)
Hugo (esquerda) se envolveu em acidente
(Foto: Divulgação/Hugo e Tiago)

O cantor Hugo Alves, da dupla Hugo e Tiago, se envolveu em um acidente entre dois carros, na madrugada desta quinta-feira (5), na Rodovia Marechal Rondon, em Botucatu (SP). O músico, de 30 anos, não se feriu. Segundo a polícia, a colisão frontal foi em um trecho de pista simples da rodovia. Os dois ocupantes do outro veículo tiveram ferimentos leves e foram socorridas ao hospital. Eles receberam atendimento e foram liberados.

Ainda segundo a Guarda Civil Municipal, ninguém apresentava sinais de embriaguez, por isso não foi feito o teste do bafômetro. O cantor estava sozinho no momento do acidente, segundo a assessoria de imprensa da dupla. Hugo mora em Botucatu e seguia para Piracicaba para um compromisso profissional.(G1)

Pedro Bial e Maria Prata anunciam a data do casamento para 30 de maio

BBifYky

O casamento de Pedro Bial já tem data para acontecer. O apresentador do “BBB15” vai trocar alianças com a noiva, Maria Prata, em 30 de maio deste ano, segundo conta a coluna “Gente Boa”, do jornal “O Globo”. A cerimônia, de acordo com a publicação, vai acontecer no Parque Lage, no Rio de Janeiro.

No início deste ano, Pedro Bial disse em entrevista ao “Vídeo Show” que fez questão de ser um noivo à moda antiga. “Esse é o primeiro que vou formalizar, documentar. Fui pedir a mão ao pai dela e comuniquei a família. Quero fazer tudo direitinho, está muito legal”, afirmou o jornalista de 56 anos que já foi casado com Giulia Gam, Fernanda Torres, Isabel Diegues e Renée Castelo Branco.

Bial e Maria foram clicados juntos, pela primeira vez, em agosto do ano passado, em rua do Leblon, bairro da Zona Sul do Rio. Na ocasião, eles trocaram beijos apaixonados. Cerca de dois meses depois, o jornalista e a consultora de moda enfrentaram um tufão durante viagem por Tóquio, capital do Japão. Já no mês de janeiro, eles se divertiram durante ensaio da Unidos de Vila Isabel.

Notícia sobre reforma em cela de Suzane causa revolta contra Gugu nas redes sociais

BBig9KO

Ao contrário do que vem sendo veiculado nas redes sociais, Gugu não fará uma reforma na cela de Suzane von Richthofen e sua parceira, Sandra Regina Gomes. A notícia surgiu nos últimos dias e já alcançou mais de 55 milhões de compartilhamentos no Facebook. Mas, segundo o jornal “Diário de S.Paulo”, não passa de boato. A maioria dos comentários sobre a suposta surpresa é de completa revolta contra o apresentador da Record, que estaria disposto a ajudar a jovem, presa pelo assassinato dos pais.(MSN)

Dunga convoca a Seleção Brasileira com Robinho, Elias e Souza

BBigBfG

O técnico Dunga anunciou na manhã desta quinta-feira a lista de convocados da Seleção Brasileira para os amistosos contra França (em 26 de março, no Stade de France) e Chile (no dia 29 do mesmo mês, no Emirates Stadium). Na relação, estão três atletas de linha que atuam no Brasil, todos no futebol paulista – o veterano atacante Robinho, do Santos, e os meio-campistas Elias, do Corinthians, e Souza, do São Paulo.

No gol, outros dois jogadores são provenientes do futebol brasileiro – Jefferson, do Botafogo, e Marcelo Grohe, do Grêmio. Após deixarem o Cruzeiro com destino à China, os meias Everton Ribeiro e Ricardo Goulart acabaram preteridos por Dunga. O atacante Diego Tardelli, ao contrário, continuou prestigiado mesmo após a ida do Atlético-MG para a Ásia. Veja a relação de convocados de Dunga:

Goleiros

Jefferson (Botafogo)

Marcelo Grohe (Grêmio)

Diego Alves (Valencia)

Laterais

Fabinho (Monaco)

Marcelo (Real Madrid)

Filipe Luís (Chelsea)

Danilo (Porto)

Zagueiros

David Luiz (Paris Saint-Germain)

Marquinhos (Paris Saint-Germain)

Thiago Silva (Paris Saint-Germain)

Miranda (Atlético de Madri)

Volantes

Luiz Gustavo (Wolfsburg)

Fernandinho (Manchester City)

Elias (Corinthians)

Souza (São Paulo)

Meias

Oscar (Chelsea)

Roberto Firmino (Hoffenheim)

Willian (Chelsea)

Philippe Coutinho (Liverpool)

Atacantes

Neymar (Barcelona)

Robinho (Santos)

Douglas Costa (Shakhtar Donetsk)

Diego Tardelli (Shandong Luneng)

Preso por abusar sexualmente enteada e sobrinha

carlinhos

O Serviço de Investigação (S.I) da Polícia Civil de Ipiaú prendeu na manhã desta quinta-feira (05) um homem de 44 anos acusado de molestar sexualmente da enteada de 14 anos e de uma sobrinha de 10. O caso foi denunciado pela mãe de uma das vítimas.

Em fevereiro deste ano, o Juiz de Direito da Comarca de Ipiaú, Hilton Miranda de Gonçalves, expediu o mandado de prisão preventiva. O coordenador do SI, Toninho Araponga, informou à reportagem do Giro que o acusado estava escondido na zona rural. Através de uma denuncia anônima, o chefe do Serviço de Investigação foi informado que Antônio Carlos da Silva, apelidado de “Carlinhos Corote”, teria chegado à Ipiaú na manhã de hoje.

Ele foi preso pelos investigadores da Polícia Civil em uma casa no Sítio do Pica Pau. Carlinhos será encaminhado para o Conjunto Penal de Jequié. Segundo consta nos autos, a mãe de uma das vítimas informou que o abuso sexual foi consumado. Carlinhos nega as acusações. (Giro em Ipiaú)

Dilma derrotada; PEC da Bengala aprovada em 1º turno

dilma
A votação ocorreu em primeiro turno.

A presidente Dilma Rousseff, que anda na contra mão do Congresso e vice-versa, sofreu na noite de ontem mais uma acachapante derrota na votação da chamada PEC da Bengala, o que significa elastecer as aposentadorias dos ministros do Supremo Tribunal Federal, dos tribunais superiores e do Tribunal de Contas da União de 70 para 75 anos.

A votação ocorreu em primeiro turno, mas, pela diferença de votos acontecerá seguramente também em segundo turno. Isto significa que a presidente ficará impedida de nomear cinco ministros do STF em seu governo que se aposentariam pela idade. Como ela não teve a preocupação de nomear o substituto do ex-presidente do Supremo, Joaquim Barbosa, que renunciou em junho do ano passado, talvez até não tenha mesmo interesse.

O STF realiza seus julgamentos com dez ministros, quando deveriam ser 11, para evitar os empates que tem acontecido. É necessário sempre número ímpar. Desta forma, o poder presidencial se encolhe um pouco mais, além dos terríveis problemas que Dilma enfrenta com a Operação Lava Jato. Para os ministros, a primeira decisão da PEC da Bengala é positiva, porque aposentadoria aos 70 anos para um magistrado é e sempre foi um absurdo e para eles desconforto, porque é exatamente nesta idade que eles tornam-se mais sábios do que antes nas decisões judiciais. Informações do Bahia Noticias.

Agentes penitenciários decidem paralisar as atividades na Bahia

Agentes_penitenciarios_ba

Bahia – A partir das 7hs desta quinta-feira (05/03) até a manhã de sexta-feira (06/03) os servidores penitenciários de todo o estado irão paralisar as atividades. Segundo o Sindicato dos Servidores Penitenciários do Estado da Bahia (SINSPEB), uma assembleia, realizada no dia 30 de janeiro decidiu os rumos do movimento.

Ainda segundo o SINSPEB, a Secretaria Estadual de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap) não cumpriu alguns acordos como o pagamento de horas extras, reforma na estrutura das unidades prisionais, convênio com o Departamento de Trânsito da Bahia (DETRAN), reajuste salarial e no auxílio-transporte, além do auxílio-alimentação.

Celebridades: Gugu Liberato demite sonoplasta que fez Wanessa pagar mico em programa na Record

BBieS20

Gugu Liberato não deixou barato o problema técnico que prejudicou a apresentação de Wanessa em seu programa, na última terça-feira (3), e irritou profundamente a cantora.

Segundo o “Notícias da TV”, o apresentador demitiu o sonoplasta responsável pela mesa som na hora da falha. O profissional foi dispensado por ter esquecido de acionar o áudio para o estúdio durante o número musical da filha de Zezé di Camargo.

Sem saber que o playback estava sendo ouvido por quem estava em casa, Wanessa tentou cantar ao vivo, acabou pagando um mico e virando piada nas redes sociais.

Evento com Xuxa na Record terá segurança extra e bloqueio contra funcionários

BBig7cr

A Record organizou um grande evento para apresentar Xuxa como sua nova contratada, nesta quinta-feira (5), e não economizou no esquema de proteção. Inclusive contra funcionários da casa. A emissora proibiu que os colaboradores se aproximem da apresentadora, tudo para evitar o assédio e pedidos por selfie e autógrafos, segundo o “Notícias da TV”.

Um tapete vermelho será utilizado na recepção da loira e um cordão de isolamento vai garantir que ela passe sem ser incomodada da recepção até o estúdio onde assinará o contrato. Um grupo de cerca de 80 fãs já estão na sede do canal, em São Paulo, aguardado a chegada da ‘Rainha dos Baixinhos’. Fora os admiradores, apenas a equipe escolhida previamente acompanhará o evento de perto.

Além da segurança que já trabalha na empresa de Edir Macedo, outros 50 profissionais foram contratados para que a ordem seja garantida na ocasião, que vem sendo considerada histórica para a TV brasileira.(MSN)

Janot pede arquivamento de investigações contra Dilma na Lava Jato

Rodrigo-Janot

Brasília – O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pediu ao Supremo Tribunal Federal o arquivamento de investigação sobre a presidente Dilma Rousseff por conta de citação feita sobre ela no curso das apurações da Operação Lava Jato, que investiga esquema de corrupção na Petrobrás. No documento enviado ao ministro Teori Zavascki, Janot, entretanto, não faz nenhum juízo de valor sobre essa citação. O Estado apurou que ele se limita a dizer que a Constituição não permite que o chefe do Executivo seja investigado por qualquer ato que não seja relacionado com o exercício do cargo da Presidência, posto assumido por Dilma apenas em 2011.

Essa justificativa foi adotada por opção de Janot. Ele poderia, simplesmente, não ter incluído o nome dela na lista, mesmo que apenas para arquivar a investigação. A recomendação pelo arquivamento acompanha o pedido encaminhado por Janot ao Supremo nessa terça-feira de abertura de inquérito contra 54 pessoas suspeitas de envolvimento na Lava Jato. Além deles, o procurador apresentou sete pedidos de arquivamento – entre eles o de Dilma e do senador Aécio Neves (PSDB-MG).

Pela citação de Janot, as referências feitas sobre Dilma nas investigações da Lava Jato aconteceram antes de ela assumir a Presidência da República, em 2011. No governo Lula, a petista chefiou o Ministério de Minas e Energia e comandou a Casa Civil. Nesse período também presidiu o Conselho de Administração da Petrobrás, entre 2003 e 2010. Nesse ano, deixou a Casa Civil para disputar sua primeira eleição presidencial.

A referência a Dilma nessa lista amplia sua exposição política, justamente num momento em que o cenário dentro do Congresso é de conflito aberto com o PMDB, principal partido aliado do governo e do PT. Além disso, Dilma também enfrenta enormes dificuldades com deputados e senadores para conseguir aprovar suas propostas de ajuste fiscal na busca pela recuperação da economia. O material enviado por Janot ao STF está em regime de segredo de Justiça. O sigilo deve ser aberto pelo ministro do Supremo Teori Zavascki, relator do caso.

Choro, assistência, vitória e pedidos de ‘fica’: 519 jogos depois Léo Moura dá adeus ao Fla

BBif7ac
© Gazeta Press Léo Moura em sua despedida do Flamengo, contra o Nacional-URU, no Maracanã

Não foram dez dias. Foram quase dez anos. Leonardo da Silva Moura e Flamengo. Paixão daquelas raras de se ver. Nasceu, óbvio, num Dia dos Namorados: 12 de junho de 2005. Léo vestia pela primeira vez a camisa do time de infância, diante do Corinthians. Número 2 às costas. Era um garoto de 26 anos. Não tinha nem moicano. Diferente do homem de 36 anos que pisou em campo no Maracanã pela última vez com a camisa do Flamengo nesta quarta-feira debaixo de um bandeirão em forma de…coração. E do outro lado estava o Nacional-URU.

Nas costas, o mesmo número 2 de quase dez anos antes. Na cabeça, o moicano, já com fios grisalhos, uma marca registrada. Na arquibancada, o carinho acumulado de uma nação. 27 mil pagantes. Aplausos, gritos, choros, faixas. E placa. Minutos antes de começar a festa de despedida, Léo recebeu do maior ídolo dele e do clube, Zico, uma placa em homenagem aos 519 jogos com a camisa do Flamengo. Sétimo maior da história. 47 gols. E 51 assistências. Ou melhor, 52.

BBif7af
© Gilvan de Souza/Fla Imagem Léo Moura recebe de Zico uma placa em sua despedida do Flamengo

Na direita do Flamengo, pela última vez, passava o Moicano. Para lá e para cá. Dono da festa, bastava tocar na bola para arrancar gritos da arquibancada. E despedida de lateral tem de ter…passe. Talvez emocione mais servir do que ser o autor do gol. Lá pelas tantas passou de novo o camisa 2 pela direita. Pediu a bola. Todos esperavam aquele cruzamento pelo alto. Veio por baixo para o amigo Eduardo da Silva, companheiro dos tempos de infância na Vila Kennedy, no Rio.

O brasileiro naturalizado croata ajeitou e bateu de canhota, no cantinho direito do goleiro. Belo gol. Câmeras em Eduardo? Quase nenhuma. Na beira do gramado, Léo Moura vibrava com os braços elétricos para cima, faixa de capitão no braço esquerdo. A festa era dele. A alegria era toda dele. Agora, sim, estatísticas atualizadas. 519 jogos, 47 gols e 52 assistências. E oito títulos. Sete deles levantados ali o Maracanã, palco do adeus.

Mais solto, longe da pressão, Léo até treinou para sua estreia no meio de campo do Fort Lauderdale Strikers, dos Estados Unidos. Deu passes, piques, correu, brincou. E ouviu sempre o grito da arquibancada. Faltava pouco. Muito pouco. Apenas minutos. Era a última descida para um intervalo no Maracanã.

No segundo tempo, o momento era de passagem de bastão, oficialmente. Flamengo recheado de garotos como Douglas Baggio, Jorge e Mattheus Sávio. Este último, aliás, fez o segundo gol, após chute na trave de Cáceres. E aí, precisamente aos nove minutos do segundo tempo, o Maracanã parou. O filme passou na cabeça de todos. Léo Moura, aos prantos, viu subir a placa. Do lado de campo observou, também, Wallace e Pará. Para o primeiro passou a faixa de capitão do Flamengo.

No segundo deu um abraço, passando a lateral direita do time depois de dez anos. Soluçando, ele aplaudiu a arquibancada, a plenos pulmões com os gritos de “Fica, capitão!” e “Léo Moura eterno!”. Ele sentou no campo e observou o placar, que menos importava na noite, terminar em 2 a 0 para o Flamengo. Jogo encerrado, o agora ex-capitão deu mais uma volta olímpica no Maracanã. E deixou o coro da torcida ecoar na cabeça. Não foram dez dias. Foram dez anos. Coisa rara. Léo Moura tornou-se, mesmo, eterno.