Ubaitaba Urgente

Hospital Roberto Santos em Salvador está jogado as traças

10629674_691851267569418_5477823625464266267_n
Pacientes ficam jogados no corredor.

Um banheiro da emergência do Hospital Roberto Santos, em Salvador, destinado aos pacientes internados na unidade, é utilizado também para acomodar cadáveres. Segundo reportagem do jornal Correio, desta terça-feira (3), a superlotação do hospital tem levado pacientes portadores de graves enfermidades a conviver num ambiente insalubre meio à precariedade da estrutura física do local.

O número insuficiente de profissionais de saúde faria, inclusive, acompanhantes terem que buscar medicações para os enfermos. Em vídeos divulgados pelo jornal, pacientes reclamam do serviço oferecido pelo hospital e mostram pessoas amontoadas em salas aguardando por atendimento médico. “O pobre que chega aqui sem um acompanhante morre”, diz uma das entrevistadas pela reportagem.

Cauby Peixoto está internado

cauby

O cantor Cauby Peixoto, de 84 anos, está internado no hospital Santa Isabel, da Santa de Casa de Misericórdia, em São Paulo. A assessoria do hospital informou que o artista está hospitalizado há três semanas.

O estado de saúde do cantor foi proibido pela família de ser divulgado à imprensa. Está nos registros como ‘nome oculto’.

Segundo o colunista Flávio Ricco, o estado de saúde de Cauby Peixoto é grave. O veterano da MPB já esteve internado no mesmo local em maio do ano passado. Correio Web)

Morre o cantor José Rico

25b7b01ca4103f9396051fc19086f58744803e97
Milionário e José Rico.

Morreu nesta terça-feira (3), aos 68 anos, o cantor sertanejo José Rico, da dupla com Milionário. Ele estava internado no hospital Unimed, de Americana. “O maior de todos se foi… O mito, a melhor voz desse país! Meu coração está despedaçado… Muito muito triste. Obrigada por tudo, Zé Rico! Me sinto privilegiada de ter convivido um pouco com você!”, escreveu a assessora de imprensa da dupla, Amália Barros.

José Alves dos Santos, de nome artístico José Rico, nasceu em São José do Belmonte (PE), em 20/06/1946. Ele era casado com Berenice Martins Alves dos Santos e tinha dois filhos.

“José Rico Alves dos Santos foi internado hoje de manhã em Americana (SP) com complicações no coração, rins e joelho e não resistiu”, diz a página da dupla no Facebook. (G1)

Câmeras registram assassinato dentro de ônibus em conquista

DSC_0937-001

Um homem de 35 anos foi morto a tiros dentro de um ônibus da empresa viação Vitória, por um passageiro suspeito, por volta das 8 horas da manhã desta segunda-feira (2), em Vitória da Conquista. Cerca de 90 pessoas que estavam dentro do veículo presenciaram o crime, segundo informações de funcionários da empresa.

DSC_0468

De acordo com passageiros, que preferiram não se identificar, houve pânico dentro do coletivo. Eles alegam que o suspeito teria entrado no ônibus em uma praça em frente ao fórum da cidade. De acordo com eles, o suspeito teria chamado a vítima para descer do veículo para uma conversa, quando, em seguida, efetuou os disparos ainda dentro do coletivo.

Após o crime, alguns passageiros passaram mal e foram socorridos por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). O corpo de Pedro Almeida Teixeira, foi levado ao Instituto Médico Legal (IML) para necropsia. As câmeras de segurança do veículo irão ajudar na identificação do criminoso. O caso é investigado pela Delegacia de Homicídios da 10ª Coordenadoria de Polícia do Interior. Informações do Blog do Anderson.

Ônibus é incendiado em salvador

RTEmagicC_carroqueimando.jpg

Os manifestantes atearam fogo a um ônibus da empresa Expresso Vitória. Um grande número deles está concentrado no local

Um ônibus foi queimado durante a manifestação de moradores no bairro da Calçada, em Salvador, na tarde desta segunda-feira (2). De acordo com a Superintendência de Trânsito e Transporte de Salvador (Transalvador), o protesto teve início por volta das 16h30, na avenida Nilo Peçanha, em frente ao supermercado Centro Sul.

Os manifestantes atearam fogo a um ônibus da empresa Expresso Vitória. Um grande número deles está concentrado no local, interditando a via. Por conta disso, o tráfego de veículos está parado na Calçada, Largo do Tanque, avenida Jequitaia e na região do Uruguai.

O motivo do protesto ainda não foi determinado pela Transalvador. O trânsito também é considerado lento nos dois sentidos da avenida Paralela, por conta do grande fluxo de veículos na área. Viaturas da Polícia Militar também estão no local tentando negociar o fim da manifestação.

“Queria que tirassem todo o bumbum de uma vez”, desabafa Andressa Urach após nova cirurgia

Urach

Andressa Urach continua internada no Hospital Alvorada, em São Paulo, onde foi submetida a uma cirurgia no último domingo (1), por conta de uma inflamação na nádega esquerda. Acordada, a loira desabafou e disse que não quer mais sofrer. “Eu queria que tirassem todo o bumbum de uma vez para não ter outra infecção, mas eles [os médicos] não deixaram”, contou ao “Ego”, destacando que teme sofrer com o mesmo problema de novo. E acrescentou: “Dizem que não é bom mexer onde não está inflamado. Mas eu queria arrancar tudo. Não aguento mais sofrer”.

A modelo, que passou muitas horas sob efeito de sedativos para aguentar as fortes dores no corpo, despertou em ótimo estado depois de retirar parte do PMMA e hidrogel que havia na região afetada. Apesar de todo o drama, a apresentadora garantiu que passa bem e só se incomoda um pouco com a dor no local da cirurgia. Além disso, explicou que não pensa no formato que seu bumbum terá após sua recuperação. “Vaidade hoje, para mim, não existe mais. O importante é poder caminhar e estar viva.

Sei que minha alma está em paz e se morresse minha alma estaria salva, porque Deus já me perdoou de todos os meus pecados. Mas sei que Ele tem muitos planos para mim.” Urach, vale lembrar, está preparando um livro com toda a sua história. “Sei que vou ajudar muitas pessoas a não desistir por pior que seja a situação. Vai ser forte. Vou contar coisas que nunca disse”, adiantou.

Bahia: Presos da Lemos de Brito autorizam entrada de prostitutas na unidade, diz jornal

001 (1)

Em dezembro de 2014, o Bocão News revelou a farra de presos na penitenciária Lemos de Brito, em Salvador, considerada uma das cinco piores de todo o Brasil. Nas imagens obtidas pela reportagem, é possível ver que os presos se divertiam fazendo churrasco entre amigos, com direito a foto com pilhas de cerveja e carne na churrasqueira.

Nesta segunda-feira (2), a Folha revela mais regalias que os presos têm na unidade. Nas imagens publicadas pela reportagem um preso posa com uma esteira e uma bicicleta ergométrica, privilégios dos “frentes” – ou chefes dos pavilhões. Algumas celas têm liquidificador e ventiladores.

As fotos, encontradas por agentes penitenciários em celulares apreendidos em 2014, expõem como os chefes gozam de regalias impensáveis em outras unidades do país e mesmo entre os 1.315 homens que cumprem pena na Lemos Brito, unidade superlotada onde caberiam 771. De acordo com o jornal, a prostituição na unidade ocorre após negociação entre os próprios presos, segundo Reivon Sousa Pimentel, presidente do Sinspeb (sindicato dos agentes penitenciários da Bahia).

Ubaitaba: Amigos fazem homenagem para jovem morta em acidente com moto na BR 101

tatay_marques
Tatay morava na Avenida Valter Passos em Ubaitaba.

Amigos e familiares postaram no Facebook uma linda homenagem para a jovem Tatay, morta neste domingo (01/03), em um acidente com moto na BR 101. (veja matéria aqui.)

A notícia deixou Ubaitaba e Aurelino Leal em estado de choque. Tatay tinha 16 anos e morava em Ubaitaba, já Railan, que pilotava a moto morava no município de Aurelino Leal. Os jovens eram amigos. A família das vitimas não informou horário dos sepultamentos. Railan era filho único.

Assista homenagem:

Ubaitaba: Acidente com moto deixa três mortos na BR 101, “adolescente de 16 anos morreu no local”

307693_324799350967480_695287641_n
Tatay tinha 16 anos e morreu no local.

Um agrave acidente com moto por volta das 20hs deste domingo deixou um saldo três mortos na BR 101 em Ubaitaba. O acidente aconteceu nas imediações do bairro da Conceição.

Uma adolescente de nome T.S.M, 16 anos, que era conhecida como Tatay e morava na Avenida Valter Passos, morreu no local, ela viajava em uma moto de placa BYT- 9141, licenciada em Barueri/SP, pilotada por um jovem de prenome Railan, que trabalhava na loja Elizabeth Móveis em Aurelino Leal.

DSC_0019
Médica que passava no local ainda tentou reanimar Railan.

Railan morreu a caminho do hospital de Base em Itabuna. Segundo informações, o casal viajava de Aurelino Leal para Ubaitaba, quando a moto atropelou um senhor e em seguida caíram com violência no asfalto. Existe uma suspeita de que um carro não identificado que vinha logo atrás da moto tenha passado por cima do corpo da jovem.

O senhor que foi atropelado pela moto foi identificado como sendo José Brito dos Santos, residente na Rua Antônio Carlos Magalhães, no bairro Conceição. José Brito sofreu fraturas e várias escoriações pelo corpo. José Brito dos Santos morreu ontem a noite na sala de cirurgia do Hospital de Base em Itabuna.  As vítimas não usavam capacete.

Ubaitaba: Vaninha, Nito Pezão e várias pessoas da mesma família presos pelo PETO na Ruinha

11040743_857307534326900_297881246_n-e1425245132393
Vaninha e Nito Pezão São acusados de trafico de drogas.

 Numa operação conjunta entre o Pelotão de Emprego Tático Operacional (PETO) e o Serviço de Missões Especiais da 61ª CIPM/Ubaitaba foram presos, por volta das 14h deste domingo (1º), quatro pessoas numa localidade conhecida como Ruinha. Os presos foram identificados como Anilton Souza Santos (43), vulgo Nito Pezão, Vania Conceição dos Santos (51), vulgo Vaninha; Geise Taurine Conceição Silva (18) e Jennifer Conceição Silva (22). Com o quarteto, a Polícia encontrou uma espingarda calibre 12, com 02 cartuchos intactos, 01 tablet de maconho, 08 cartuchos de revólver calibre 32 e 04 cartuchos e revólver calibre 38.

dup-e1425245663216
Geise e Jennifer foram presas no Beco da Espingarda na Ruinha.

 

Segundo informações da PM, uma denúncia anônima informava que indivíduos comercializam drogas na ruinha. Ao chegar ao local, Nito e Vaninha foram encurralados e fugiram pelo telhado de uma casa vizinha, mas acabaram caindo, isso porque o telhado era de Eternit. Com a dupla, a Polícia encontrou a espingarda calibre 12 e o tablet de maconha. Em ação simultânea, a polícia diligenciou à uma localidade conhecida como Beco da Espingarda e indivíduos que estavam traficando no local evadiram-se e adentraram numa casa. No interior da residência estavam Geise e Jennifer e foram encontradas as munições de 32 e 38.

11041327_857307540993566_1893478361_n-e1425245215916
PM apreendeu com casal uma espingarda calibre 12 e maconha I Fotos: Ubatã Noticias.

 

O quarteto foi apresentado na Delegacia Regional de Ilhéus. Ainda de acordo com a Polícia Militar, Nito deixou o presídio há dois meses, onde cumpriu pena de 04 anos por tráfico de drogas. Já Vaninha cumpriu pena de 02 anos e 15 dias também por tráfico de drogas. A informação é de que Nito e Vaninha, que são casados, ao lado dos filhos, comandavam o tráfico de drogas na Ruinha. Os quatro presos estão à disposição das autoridades. Com informações do Ubatã Notícias.

Barreiras: Viatura capota e mata policial militar na BR-242

1509747_924769180900855_3136197606249797946_n

Um policial militar morreu no final da tarde deste sábado (28) em acidente na BR-242, trecho de Barreiras, região oeste da Bahia. Segundo informações da polícia, o veículo capotou por volta das 17h, ocasionando a morte do PM.

O soldado PM Jairo era lotado na 5ª Companhia de Polícia de Luís Eduardo Magalhães e estava sozinho na viatura quando o capotamento ocorreu após uma ultrapassagem.

Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), a ocorrência foi registrada km-830 da BR-242, trecho que liga as cidades de Barreiras e Luís Eduardo Magalhães. Informações do Blog Sigivilares.

Bahia: Antes do BAVI, torcidas entraram em confronto no entorno do Barradão

001

Além da grande festa nas arquibancadas, torcedores da dupla BAVI protagonizaram, infelizmente, cenas de violências na entrada do clássico, no estádio Manoel Barradas, nesta tarde de domingo (1). Do lado de fora do estádio, antes do início do jogo, integrantes da Torcida Uniformizada Os Imbatíveis, do Vitória, entraram em conflito com tricolores.

A confusão foi apartada pela Polícia Militar que teve de utilizar bombas de gás. A cavalaria também foi usada para separar as torcidas e não houve registros mais graves. Informações do Bocão.

Jailton Araújo toma posse como novo presidente do CDL de Ubaitaba e Aurelino Leal

DSC_0008

Jailton Araújo (PR) tomou posse neste sábado (28/02), como novo Presidente do CDL de Ubaitaba e Aurelino Leal. A cerimônia teve inicio as 19:30 na sede do CDL, localizada na rua Carregador Policarpo em Ubaitaba. Além de Jaílton, foram empossados também os diretores para o biênio 2105/2016.

DSC_0007

O evento foi bastante concorrido e contou com a participação de representantes de diversas entidades, comerciantes, empresários, comerciários, políticos e outras lideranças. O deputado estadual Sandro Regis (PR), também esteve presente na cerimônia. Essa é a segunda vez que o empresário Jaílton Araújo assume a presidência da entidade.

Governo planeja pacote para socorrer empreiteiras suspeitas

BBi6MSr

BRASÍLIA – Numa tentativa de socorrer empreiteiras acusadas de envolvimento no esquema de corrupção na Petrobrás, o governo tomará uma série de iniciativas com potencial para acalmar os empresários presos na Operação Lava Jato. O esforço passa por liberar empréstimos de bancos públicos e verbas orçamentárias, além de acelerar acordos de leniência via Controladoria-Geral da União, seguindo discurso da presidente Dilma Rousseff de que empresas não podem ser punidas, mas, sim, seus malfeitores.

Uma das primeiras iniciativas será financeira. O governo começou a liberar recursos orçamentários para pagar obras já finalizadas pelas empreiteiras da Lava Jato. Para a Odebrecht, o governo pagou R$ 37,1 milhões no dia 23 de janeiro. A Queiroz Galvão, também acusada de participar do “clube da propina”, recebeu R$ 124,25 milhões entre janeiro e fevereiro. A Engevix, que tem seu vice-presidente preso na superintendência da Polícia Federal em Curitiba, outros R$ 2,2 milhões. Os valores constam do Siafi, sistema de registro de pagamentos do governo federal, e foram levantados pela liderança do DEM no Senado a pedido do Estado.

A sobrevida às empresas, na estratégia do governo, será garantida, ainda, com a liberação de empréstimos do BNDES e do Banco do Brasil já solicitados pelas empresas da Lava Jato, mas que estão paralisados desde o ano passado. São os chamados “empréstimos-ponte”, usados para solucionar problemas urgentes de caixa das empresas. O novo presidente da Petrobrás, Aldemir Bendine, também foi escalado para garantir a retomada dos pagamentos dos contratos com a petroleira.

Valores. Quando ainda ocupava a presidência do BB, Bendine se reuniu com outros bancos para calcular a dívida das empreiteiras investigadas com bancos públicos e privados. Estima-se um rombo de R$ 130 bilhões. O número teria sido comunicado ao procurador-geral da República, Rodrigo Janot, e a procuradores da Lava Jato. O BB e a Febraban disseram que não comentariam sobre a reunião. A assessoria de Janot negou o encontro com Bendine. O cálculo foi feito porque o governo se preocupou com o impacto da operação no sistema financeiro nacional. O medo era de que os bancos tivessem que arcar com os calotes caso as empresas fossem declaradas inidôneas. Isso impediria que pudessem ser contratadas pelo setor público.

A Lava Jato atingiu dezenas de empreiteiras. Onze empresários da UTC/Constran, Camargo Corrêa, OAS, Mendes Junior, Engevix e Galvão Engenharia estão presos desde 14 de novembro na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba.

Leniência. A insistência do governo para que a CGU faça o acordo de leniência com as empresas da Lava Jato em lugar do Ministério Público Federal também agrada às empresas. O acordo é proposto pelas empresas, mas caberá à CGU aceitar ou não as condições impostas.

No fim do ano passado, a CGU tentou fazer um acordo com a SBM Offshore, empresa holandesa acusada de pagar propina em troca de contratos com a Petrobrás. Não houve acordo porque a controladoria defendeu que a multa fosse na casa do bilhão, valor equivalente ao prejuízo calculado pela então presidente da Petrobrás, Graça Foster. A SBM queria pagar R$ 400 milhões.

O ministro da Advocacia-Geral da União, Luís Inácio Adams, defende que o valor da multa seja “real”. “Qual o valor a ser ressarcido? O Ministério Público estipula o deles, mas é real? A Petrobrás vai fazer o dela. Como a empresa vai ressarcir? Temos que achar uma base comum”, afirma. Além da negociação sobre a multa, o acordo de leniência pela CGU evita que as empreiteiras sejam impedidas pela Justiça de receber incentivos, subsídios e empréstimos da administração pública.

Declaração da presidente Dilma Rousseff em defesa das empresas também teria tido o efeito de tranquilizar os investigados. “Iremos tratar as empresas tentando, principalmente, considerar que é necessário criar emprego e gerar renda”, disse ela há pouco mais de uma semana.

Urgente: Andressa Urach tem nova infecção e terá de retirar parte da nádega

BBi739H

Neste domingo (1º), a assessoria de imprensa de Andressa Urach divulgou um comunicado oficial informando que a vice Miss Bumbum 2012 terá de ser submetida a uma cirurgia de emergência para retirada de uma parte da nádega. Apesar de a modelo ter apresentado melhora no quadro infeccioso no último sábado (28), ela piorou durante a madrugada passará pelo procedimento na tarde de hoje.

“Hoje, domingo, 1º, por volta das 16h, a apresentadora Andressa Urach irá se submeter a uma cirurgia de emergência para retirada de uma forte inflamação. A nova inflamação do produto aconteceu no bumbum esquerdo da apresentadora”, dizia nota. A nova contratada da Record também se manifestou para explicar o episódio, e revelar que sabia que parte da substância aplicada nas pernas já havia subido para o bumbum.

“Ontem [dia 28], quando senti as dores, tive medo. Depois, em oração, o inchaço desapareceu! Mas hoje na parte da manhã a dor subiu da perna para o bumbum. A culpa é minha, minha vaidade me fez passar dos limites. Quando ganhei o Miss Bumbum Brasil 2012 apliquei o Pmma e o hidrogel no glúteo, pois queria o bumbum maior, e agora a infecção subiu para o glúteo. Nunca contei isso a ninguém, nunca achei que teria problemas com esses produtos, verdadeiros produtos que quase me levaram a óbito. Nas pernas, conseguimos tirar quase todo o produto no Hospital Conceição [em Porto Alegre] e hoje, aqui no Hospital Alvorada [em São Paulo], constatou que a infecção subiu para a nádega esquerda, e terei que realizar a retirada da nádega esquerda que está infeccionada”, afirmou ao “Ego”. Urach ainda lamentou o ocorrido, mas disse que não perde as esperanças.

“Tudo que estou passando está sendo muito difícil para mim, que sempre fui muito vaidosa, mas prefiro estar viva do que me preocupar neste momento com a vaidade. Tenho muita fé em Deus e sei que não existe cruz maior que não possamos carregar. E eu estou preparada para esse desafio. Sei que Deus está comigo, pois sou fiel a ele e ele me honrará. Graças a Deus hoje não preciso mais do meu corpo, trabalho honradamente e isso hoje sustenta minha casa. Prefiro ter pernas e poder caminhar e ter metade de uma bunda do que estar morta. Porque sei que Deus tem planos muito grandes para mim.”

Neste domingo (1º), a assessoria de imprensa de Andressa Urach divulgou um comunicado oficial informando que a vice Miss Bumbum 2012 terá de ser submetida a uma cirurgia de emergência para retirada de uma parte da nádega

Vendas do vestido azul e preto disparam após polêmica

BBi2CQB

O vestido azul e preto (ou branco e dourado para alguns) que enlouqueceu a internet também aqueceu as vendas da marca inglesa Roman Originals, que é responsável pelo modelito. Segundo o site TMZ, as vendas aumentaram 347% após o debate que agitou milhões de internautas do mundo inteiro.

Em entrevista para o site Mashable, Ian Johnson, diretor criativo da marca, afirma que o estoque acabou em menos de uma hora depois que começou o debate nas redes sociais. A peça pode ser comprada no site da marca e custa 50 libras ou cerca de 220 reais. Ele também é vendido nas cores pink e preto, branco e preto, e vermelho e preto. Ainda não existe a opção branca e dourada, mas a marca planeja adicionar depois do sucesso na internet.

Tudo começou quando as pessoas viram a foto no Tumblr (onde foi publicada pela usuária Swiked) e começaram a questionar a cor do vestido. O site Buzzfeed viu a discussão no Tumblr e fez uma enquete perguntando de que cor era aquele vestido. A página teve, em menos de 12 horas, 23 milhões de visualizações, além de 412 mil comentários.

Bahia: Grupo explode caixa eletrônico que fica ao lado de delegacia em Várzea do Poço

Grupo explode caixa eletrônico que fica ao lado de delegacia em Várzea do Poço.
Grupo explode caixa eletrônico que fica ao lado de delegacia em Várzea do Poço.

Um caixa eletrônico do Banco do Brasil, em Várzea do Poço, município localizado a 331 quilômetros de Salvador, foi alvo de uma ação criminosa na madrugada deste sábado (28). Segundo a delegacia de Polícia Civil da cidade, o crime aconteceu por volta da 1h, no Centro, quando cerca de 10 homens armados cercaram a agência do BB, que fica ao lado da delegacia de Várzea do Poço.

Os criminosos pediram para que moradores, que comemoravam um aniversário em um barzinho próximo ao local do assalto, deixassem o local e fechassem o estabelecimento comercial. Eles explodiram o terminal de autoatendimento, que tinha sido abastecido na véspera (27).

“A cidade estava dormindo, e todos acordaram com a explosão”, relatou um morador que preferiu não se identificar. O grupo também atirou para cima mais de 20 vezes, e alvejou uma viatura da Polícia Militar, mas ninguém ficou ferido. Eles fugiram em um Fiat Siena, uma Toyota Hilux e duas motocicletas.

Todo o dinheiro do terminal de autoatendimento foi roubado durante a ação, mas a quantia ainda não foi determinada pela polícia. Em janeiro de 2014, os dois caixas eletrônicos do município foram destruídos durante um assalto na cidade.Informações do Correio.

Brasil: Caminhoneiro morre atropelado durante protesto em rodovia

003

O caminhoneiro Cléber Adriano Machado Ouriques, de 38 anos, morreu na manhã deste sábado (28) depois de ser atropelado durante protesto na BR-392, em São Sepé, município da região central do Rio Grande do Sul.

Ele participava de uma manifestação contra o aumento do óleo diesel e falta de valor mínimo de frete que fechava a rodovia. Ouriques foi atingido por um caminhão que furou o bloqueio. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o motorista não parou e fugiu sem prestar socorro à vítima.

 A Secretaria-Geral da Presidência da República divulgou nota em que lamentou o ocorrido. “Ao mesmo tempo em que se solidariza com familiares e amigos, o governo federal reforça o compromisso e a disposição para que a normalidade volte às rodovias brasileiras”, diz a nota. As informações são da Agência Brasil.

Ubaitaba: Bêda almoça com Juiz e Coordenador da 7ª Coorpin

DSC_0022

O prefeito de Ubaitaba, Bêda (PMDB), almoçou na última quinta feira (26/02), com o Juiz do Fórum da Comarca local, Dr.Francisco Pereira de Morais e o Coordenador da 7ª Coorpin em Ilhéus, Drº André Aragão.

O almoço aconteceu no Restaurante Frutos do Mar. O Secretário Municipal de Finanças Marcos Liger, também estava presente. O principal assunto debatido no encontro foi à segurança pública de Ubaitaba.

Caminhoneiro atropela e mata colega durante protesto em estradas no sul

BBi5zN8

São Paulo, 28 fev (EFE).- Um caminhoneiro que furou o bloqueio de seus colegas em uma estrada do sul neste sábado atropelou e matou um dos manifestantes, que há 11 dias mantêm interrompidas as principais vias em protesto contra o aumento do preço do diesel, além de pedirem aumento no preço dos fretes. O incidente, segundo a Polícia Rodoviária, ocorreu na manhã deste sábado na via BR-392, no município de São Sepé, a 265 quilômetros do Porto Alegre, onde prosseguem os protestos apesar do acordo entre o governo e transportadores.

A vítima, que morreu no local, foi identificada como Cléber Adriano Machado Ouriques, de 38 anos, enquanto o caminhoneiro responsável pelo atropelamento fugiu e é procurado pela polícia. De acordo com as autoridades, o atropelamento ocorreu depois que o caminhoneiro não quis atender ao pedido dos colegas e acelerou seu veículo, então Ouriques e outros manifestantes decidiram segui-lo durante 10 quilômetros em um automóvel comum.

Após ultrapassar o caminhão, os manifestantes desceram do automóvel e ficaram no meio da via para que seu colega parasse, mas este não reduziu a velocidade e terminou atropelando Ouriques. Na sexta-feira, a Via Dutra, a principal estrada entre São Paulo e Rio de Janeiro, foi bloqueada durante uma hora por caminhoneiros. Perante os problemas de abastecimento que provocaram os bloqueios, o governo pediuu na quinta-feira que a Polícia Rodoviária aplique multas determinadas um dia antes pela Justiça e cujo propósito era liberar algumas estradas do país dado o acordo entre as transportadoras e as autoridades.

Após mais de dez horas de negociações, o Executivo e representantes dos caminhoneiros acordaram um pacote de medidas que incluem a renegociação das dívidas do setor e o compromisso da Petrobras para não aumentar o preço do diesel nos próximos seis meses, entre outros pontos.

O governo se comprometeu igualmente a sancionar, sem vetos, a chamada Lei dos Caminhoneiros e a Justiça determinou, depois do acordo, a proibição de bloqueios nas estradas federais. A citada lei, que estabelece regras e regula a profissão de caminhoneiro, foi aprovada em 11 de fevereiro pelo Congresso e espera agora a sanção ‘integral’ da presidente Dilma Rousseff, segundo apontou na quarta-feira o secretário-geral da presidência, Miguel Rossetto. Além do compromisso para não elevar o preço do combustível, Rossetto assinalou que serão as próprias entidades do setor as encarregadas de elaborar a tabela que define o valor cobrado pelos fretes.

Da mesmo maneira, o ministro disse que o governo permitirá que os caminhões que transitem vazios ou com eixos suspensos não pagarão a tarifa do pedágio total aplicada atualmente. No entanto, apesar do acordo, vários grupos de caminhoneiros, mobilizados por sua própria conta e sem a convocação dos grêmios, mantiveram neste sábado bloqueios em 24 estradas federais e 51 pontos de 27 vias no Rio Grande do Sul.