A atuação do governador Jaques Wagner é aprovada por metade dos baianos, segundo os resultados da pesquisa CNI/Ibope, divulgada nesta sexta-feira (13). Quando adjetivada como “ótima” ou “boa”, porém, o porcentual diminui para 26% da população que concorda com os elogios à gestão. O estudo foi realizado entre os dias 23 de novembro e 2 de dezembro e obteve índices de todos os estados brasileiros, além de informações sobre a avaliação do governo federal. No gráfico comparativo, o líder do Executivo baiano aparece com a 9ª pior apreciação. Já na tabela de aprovação, ele é o 13º com melhor desempenho. Quando perguntados sobre o nível de confiança no petista, 46% dos entrevistados demonstraram opinião positiva.(Bahia Noticias).
Bahia: Souto diz que Solla foi condenado e espera prisão de petista
Parece não ter fim a troca de alfinetadas entre o ex-governador Paulo Souto (DEM) e o secretário da Saúde do Estado Jorge Solla (PT). Em nota enviada ao Bahia Notícias, Souto disse que Solla foi sim condenado (veja aqui), diferentemente do que alegou, e comparou a atual situação do secretário com a dos companheiros petistas que estão presos pela condenação no mensalão. “A condenação está mantida e Jorge Solla é mais um petista, junto com os colegas mensaleiros, que perde a prerrogativa de réu primário em processos judiciais”, decretou. Segundo o democrata, o petista foi derrotado pelo escore de 26 X 10 e só houve a prescrição da pena de quatro meses de detenção. Na confusão sobrou até para o governador Jaques Wagner. “A soberba do auxiliar de Jaques Wagner não vai resistir a ele ter que assistir o sol nascer quadrado a qualquer momento”, finalizou.(Bahia Noticias).
Itapetinga: Odontólogo morre em capotamento
O odontólogo João Francisco Leão Teixeira Filho, da cidade de Itapetinga, foi vitima fatal num acidente automobilístico na BR-262, entre Itambé e Itapetinga, na noite desta quinta-feira (12). De acordo com o Itapetinga Agora, João teria perdido o controle do veículo, capotando na ribanceira. No HB20 também estava o jovem Diego Brito Souza, que foi levado ao Hospital Cristo Redentor, em Itapetinga. O corpo do dentista seguiu ao Instituto Médico Legal (IML) em Vitória da Conquista. A Polícia Rodoviária Estadual registrou a ocorrência.
Jequié: Dona de casa é presa com 99 pedras de crack
Policiais da Delegacia Territorial de Jequié, nesta sexta-feira (13/12), em ação coordenada pela delegada titular Ana Beatriz de França Bonfim, efetuaram a apreensão de 99 pedras de crack já embaladas prontas para a venda. A mencionada droga estava no interior de uma casa para onde os policias haviam se dirigido a fim de investigar um crime de homicídio, ocorrido em 30 de novembro passado tendo como vítima, Josemar de Souza Costa, vulgo “Chuim da Banca”. Chegando ao local a equipe de investigadores foi surpreendida com a quantidade de droga exposta em cima de uma mesa, bem como com a presença de duas mulheres, uma menor de idade, J.D.S. de 16 anos de idade, ex-companheira de Chuim e Andreia de Souza Costa, 20 anos, irmã do mesmo. As duas envolvidas e a droga foram apresentadas à Delegacia Territorial para procedimentos de praxe. Informações do Jequié Repórter.
Ubaitaba: Veículo capota na Rua das Pedras

Redação Ubaitaba Urgente
Um veículo Fiat Uno branco de placa JPE- 8167, licença de Itabuna, capotou na tarde desta quinta feira (12) na Rua das Pedras em Ubaitaba. Segundo o motorista, identificado apenas como “Moi”, o carro faltou freio na descida, e para evitar uma tragédia maior, ele colidiu em uma casa, com o impacto o veículo acabou capotando.

O mais interessante de tudo isso, é que um senhor que estava sentado na escadaria da casa atingida, não se assustou com o acidente e continuou sentado no mesmo local como se nada tivesse acontecido. Por pouco o homem não foi atropelado. A PM esteve no local e realizou os procedimentos cabíveis. “Moi” sofreu apenas escoriações.

Prado: Homem passa mal e morre durante atividades físicas em academia

Na manhã desta quinta-feira, 12 de dezembro, um homem morreu praticando atividades físicas numa academia da cidade do Prado. O caso ocorreu por volta das 10 horas, na academia Prado Fitness, localizada às margens da Avenida itamaraju. José Roberto Januário da Silva, de 52 anos, estava realizando uma série de exercício quando passou mal e morreu. Ele chegou a ser socorrido por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que tentou reanimá-lo, mas ele não resistiu. A vítima era natural de Timóteo, em Minas Gerais. Escolheu a cidade pradense para viver o resto de seus dias. As polícias Civil e Militar estiveram no local acompanhando o trabalho realizado pela delegada titular da Polícia Civil do Prado, Dra. Rosângela Santos. O corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal de Itamaraju.(Sul Bahia News).
Ipiaú: Polícia militar prende dois jovens com moto roubada em Ubatã
Na manhã desta quinta-feira(12) policiais do Grupamento Tático de Motociclistas (GTM) da 55ª CIPM prenderam uma dupla de jovens a bordo de uma motocicleta CG, placa de Ubatã. Um policial contou à reportagem do Giro que eles foram detidos após averiguação da motocicleta que tinha uma restrição de roubo ocorrido na cidade de Ubatã, na última terça-feira(10). Jeferson Lopes dos Santos(18) e Eldeir Oliveira dos Santos(18), ambos moradores de Ipiaú, não souberam explicar a procedência da moto e foram conduzidos até a delegacia de Ipiaú, e posteriormente à unidade prisional em Ubatã. Jeferson já possui outras passagens policiais. A polícia militar chegou até os suspeitos após eles passarem pelos PM´s em alta velocidade na Rua Padre Fileto, centro de Ipiaú. O dono da moto roubada disse que estava na companhia de uma garota quando foi abordado por dois homens em outra moto e anunciaram o assalto. O caso é acompanhado pelo delegado titular de Ubatã, Dr. Adelino Loyola. (Giro em Ipiaú).
Itabuna: Bandido tomba em operação policial no Fonseca
Durante confronto com as polícias Civil e Militar, no bairro Fonseca (Loteamento Gegéu Rocha), um homem, conhecido como “Bardo” (foto acima), envolvido com tráfico e homicídios, foi baleado. Ao avistar os policiais, “Bardo” tentou se esconder dentro de uma casa. Ao receber voz de prisão, atirou contra os PMs, que revidaram. Levado para o Hospital de Base, numa viatura Ranger, ele já chegou sem vida. Na mesma operação, os policiais cumpriram dois mandados de prisão e conduziram um menor para o complexo policial de Itabuna. Drogas, armas e dinheiro oriundo do tráfico foram apreendidos. As polícias civil e militar continuam nas ruas dando prosseguimento da operação de combate ao tráfico.(Texto: Robério Menezes).
Aurelino Leal: Homem cai de caminhão em movimento e morre
Ilhéus: Jabes foi vaiado na audiência do Porto Sul

Não que o prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro (PP), já não esteja acostumado com as vaias. Neste mandato, tornou-se fato corriqueiro, talvez um indicativo de como a sua gestão (a dele, claro!) trata as questões do município e o governo é visto pelos ilheenses. Mas hoje, na audiência pública do Porto Sul, a vaia foi do tipo… Inesquecível.(Foto José Nazal/Pimenta).
Vídeo: Motorista bêbado atropela ciclista e quase provoca acidentes em Jequié
Um motorista faz zigue-zague com picape Ford Courier (JOP-8904) em Jequié, no sudoeste da Bahia, e acaba atropelando um ciclista. Tudo foi filmado por um internauta, que encaminhou o vídeo para o site Notícias Automotiva. Confira o vídeo de 2min45s.
Ubaitaba: Município registrou 25 mortes no trânsito, revela pesquisa
O município de Ubaitaba registrou 25 mortes entre os anos de 2007 e 2011 e ocupa a posição 447º no ranking brasileiro de violência no trânsito. No ano de 2007 foram três óbitos, em 2008 mais três mortes e em 2009 foram registradas outros cinco óbitos no trânsito. Já em 2010, oito vítimas fatais foram notificadas e em 2011 seis pessoas faleceram por conta de acidentes com carros e motos em Ubaitaba. As informações são do “Mapa da Violência 2013, acidentes de trânsito e motocicletas”, realizado pelo Centro Brasileiro de Estudos Latino Americanos (CEBELA). A pesquisa foi realizada entre os municípios com mais de 20.000 habitantes no ano de 2011. A violência no tráfego provocou 980.838 óbitos entre 1980 e 2011, tendo alcançado, no último ano, a maior taxa de mortes por cem mil habitantes, desde a contabilização dos dados. De acordo ainda com as informações do levantamento, houve um aumento significativo (742,5%), nas mortes provocadas por motos nos últimos 15 anos.(Jornal Tribuna da Região).
PM realiza operação “SBP” e prende 09 pessoas em Ubatã e Camamuzinho
Na manhã desta quinta feira (12), por volta das 5 horas, policiais da 61ª CIPM/Ubaitaba deflagraram uma operação batizada como “SPB”, cujo objetivo era cumprir quatro mandados de busca e apreensão em Camamuzinho, distrito de Ibirapitanga. A Operação teve desdobramentos também no município de Ubatã. De acordo com informações da Polícia Militar, a operação contou com mais de vinte policiais, cinco viaturas, cães farejadores da 55ª CIPM/Ipiaú e foram presos nove pessoas.
Estão atrás das grades Wanderson Pereira Santos (19), Claudio Ferreira da Silva Junior (30), Felipe José dos Santos (21) e João Luiz Santos da Silva, vulgo Lacraia, apontando como líder do trafico de drogas do distrito, além de cinco menores. A Operação, comandada pelos Tenentes Marcos Ferreira, Ezequiel e o Aspirante Rodrigo Luiz, realizou um verdadeiro pente fino em quatro residências de Camuzinho e no prédio antiga Creche de Ubatã, conhecido reduto do tráfico de drogas. Nas residências, a PM encontrou farta quantidade de maconha, cocaína, crack, um revólver calibre 32, além de celulares, perfumes, facas, bongos, material para embalar drogas, cachimbo para consumo de entorpecentes. Dos nove presos, a Polícia Militar apresentou sete no Complexo Policial de Ibirapitanga; e dois no Complexo Policial de Ubatã. A Polícia Civil investiga o caso. (Ueslei Souza/Ubatã Notícias)
Prejuízo em Lajedinho é estimado em R$ 28 milhões
O levantamento dos prejuízos causados pela forte chuva em Lajedinho, no último final de semana, foi divulgado nesta quinta-feira (12) pelo prefeito Antônio Mário Lima. Segundo o gestor, a perda é estimada em R$ 28 milhões – na área da saúde o prejuízo chega a R$ 1 milhão; na educação, outros R$ 7 milhões. Ainda de acordo com o prefeito, as equipes têm trabalhado dia e noite para reorganizar a cidade. Nesta quarta (11), foram liberadas duas estradas que ligam Lajedinho ao povoado de Arrecife, a 22 km, e à cidade de Wagner, a 34 km. Ainda segundo o prefeito, quase metade das 500 casas da cidade vão ter que ser reconstruídas ou reformadas, o que demandará cerca de R$ 6 milhões. O recebimento de doações de donativos para a cidade foi suspenso pela Codesal devido à falta de local para armazenar as provimentos. (Bahia Noticias).
Ubatã: Polícia Civil prende receptador de produto roubado

A Polícia Civil de Ubatã prendeu, por volta das 15h desta quarta-feira (11), Maxuel Gomes dos Santos, de 21 anos, acusado de receptação de produto roubado. A prisão ocorreu no Bairro Júlio Aderne. Segundo informações da Polícia, Maxuel teria comprado – com conhecimento do caso – um colar roubado.

A joia, fruto de roubo, teria sido vendida por Bismark, que a teria roubado durante ação criminosa realizada na última sexta-feira (06), que sequestrou, manteve sob cárcere privado, torturou e roubou um casal homossexual do município de Ipiaú. O colar, segundo a vítima avaliado em R$ 20 mil, teve a sua pedra de brilhante quebrada. Maxuel está à disposição da Justiça. (Ueslei Souza/Ubatã Notícias)
Aurelino Leal: Secretaria de saúde realizou a 1ª feira de saúde para adolescentes
Por Carlos Hagge
A prefeitura municipal e a secretaria de saúde de Aurelino Leal em parceria com o conselho municipal de saúde realizou na manhã desta quarta-feira (11) a I feira de saúde para adolescentes do município. O evento foi organizado pela equipe do PSF Edmilson Costa Carneiro do Bairro ACM com apoio da Câmara Municipal de vereadores. Durante a feira foram apresentados teatros sobre a sexualidade na adolescência, efetuado testes rápido de HIV / Sifilis e varias palestras sobre doenças sexualmente transmissíveis ministradas pelo Dr. Marcos, (chefe da regulação regional, medico do SAMU de Ilhéus e atendente do PSF supra citado). E métodos contraceptivos com a assistente social Rita. O inicio foi às 09:30 e finalizou por volta do meio dia. Foram distribuídos vários kits de cadernetas do adolescente e sorteados alguns brindes entre os participantes. Estiveram presentes, a prefeita Liu Andrade, o secretario de Saúde Waldson Souza, o vereador Bruno Moises representando a Dra. Marcia Juíza de direito da Comarca de Aurelino Leal, O vereador Ricardo, o Dr. Fred Moreira e Dr. Nereu. Mais informações acesse www.aurelinoleal.ba.gov.br





















