Ubaitaba Urgente

Ubaitaba: Aurelienses recebem “prêmio profissionais do ano” do Rotary Club

Monza_Hamilton
Dj “Monza” e “Hamilton Canoeiro” receberam o troféu Hilário Cerqueira.

Os Aurelienses Moisés Rodrigues da Silva e Hamilton Moreira Santos receberam o Prêmio Profissionais do Ano, troféu “Hilário Cerqueira”, do Rotary Club de Ubaitaba. A solenidade da premiação ocorreu na noite desta quarta-feira (30), na sede do Rotary Club. Eles foram escolhidos através da votação popular, como os melhores profissionais dentro de suas respectivas categorias. Moisés Rodrigues , o popular “Monza” foi eleito o melhor Dj e Hamilton Moreira foi escolhido o melhor canoeiro.O “Prêmio Profissionais do Ano”, é um evento sem fins lucrativos, promovido há quase dez anos pelo Rotary ubaitabense, que homenageia dez pessoas de Ubaitaba e Aurelino Leal, que se destacaram em suas respectivas profissões durante o corrente ano. (Aurelino Leal Alerta).

Ubatã: TRE mantém prefeita Siméia Queiroz no cargo

Siméia

Por Carlos Hagge

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA) indeferiu, nesta quarta-feira (30), um Recurso Contra Expedição Diploma (RCED) ajuizado pela candidata derrotada nas últimas eleições municipais, Rosana Magalhães (PTB), contra a atual prefeita de Ubatã, Siméia Queiroz (PSB). O Juiz Maurício Kertzman votou pela manutenção da atual gestora no cargo, que venceu a disputa por 3 x 2. Esta é a quarta derrota seguida de Rosana Magalhães no TRE. Apesar de a ação só retirar a prefeita do cargo em última instância – após julgamento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) – (conferir) o julgamento era aguardado com bastante ansiedade pela comunidade ubatense. Com a decisão, permanece no cargo a prefeita Siméia Queiroz. Fonte: Ubatã Notícias

Aurelino Leal continua sendo contemplada com obras e serviços

quadra-poço-central-390

Por Carlos Hagge

A Secretaria de Educação e a prefeitura municipal de Aurelino Leal, através do Plano de Ações Articuladas- PAR, conseguem mais uma vitória para o município, a construção de uma quadra escolar coberta e com vestiários, para o distrito de Poço Central. A primeira parcela no valor de R$ 101.976,33 já está disponibilizada numa conta no Banco do Brasil.

Segundo informações dos técnicos do PAR, já foi aprovada também a construção de uma creche escola no bairro ACM, (Escola Proinfância B). Esta é voltada exclusivamente para a educação infantil, com capacidade de atendimento de até 224 crianças em dois turnos (matutino e vespertino), e 112 no período integral. Ainda segundo os técnicos, a qualquer momento a quadra de Lage do Banco poderá ser liberada.

“Essas conquistas vêm demonstrar a seriedade com que a equipe da Secretaria de Educação e a prefeita Liu Andrade (PP) têm com os alunos da rede municipal e com todos os munícipes que depositam confiança em matricular os alunos nas escolas do município”. Ainda segundo Alessandro, um dos coordenadores da secretaria de educação, essas conquistas são alcançadas devido à incansável busca da prefeita junto às autoridades competentes na capital do estado. É a prefeitura de Aurelino Leal “Construindo uma nova história”. acesse: www.aurelinoleal.ba.gov.br

Ilhéus: Passageiro poderia estar pilotando helicóptero que caiu

Imagens gravadas em vídeo por Juliana de Jesus, obtidas pelo site O Tabuleiro, mostram, de um novo ângulo, os minutos que antecederam a queda de um helicóptero modelo AS 350, no aeroporto de Ilhéus. O fato aconteceu no último domingo, dia 27. A bordo da aeronave estavam três pessoas, e apenas uma delas foi identificada pela Infraero como sendo o piloto. As outras duas pessoas foram identificadas como empresários, no entanto, não há informações de que eles possuam permissão para pilotar. Em alguns momentos do vídeo, é possível perceber que a aeronave alterna o comando entre o passageiro da direita e o da esquerda, causando uma impressão de que um dos tripulantes estava sob instrução de voo. Aos 2 minutos e 31 segundos do vídeo, enquanto o tripulante da esquerda puxa a manete de potência do helicóptero, o tripulante da direita utiliza o braço esquerdo, possivelmente, para controlar o manche da aeronave, que voa em baixa altitude com dificuldade. A cena se repete em outros momentos, até a queda do aparelho. http://www.otabuleiro.com.br/

Maraú: Prefeitura lançará campanha “motorizado na praia é crime”

Praia-carro-na-areia-1
Imagem Ilustrativa.

Por Carlos Hage

A Prefeitura de Maraú em parceria com a Polícia Militar e moradores da Península está promovendo a Campanha “Motorizado na Praia é CRIME”, para sensibilização quanto ao uso de veículos motorizados nas praias do município. A grande quantidade de veículos, principalmente motos e quadriciclos, que tem transitado nas praias tem causado insegurança aos banhistas e prejuízos ao meio ambiente, por isso é necessário que haja um esforço coletivo para sensibilização e fiscalização. No dia 10 de novembro haverá uma Carreata para lançamento da campanha. “Contamos com a participação de todos”. Leia mais acessando o Portal da Prefeitura de Maraú.

Canavieiras: Prefeito Almir Melo da calote em credores

10095-3

De acordo com o site TabuOnline, em Canavieiras, a população está perguntando ao prefeito Almir Melo (PMDB): “onde está o dinheiro?”. A lista de credores insatisfeitos com as dívidas da Prefeitura de Canavieiras é grande. O governo municipal deve ao fornecedor de combustíveis; às empresas da construção civil; à locadora de carros, aos consultores de informática e aos servidores públicos. Até o dia 26 de outubro, ainda havia funcionários da Prefeitura que não receberam o salário de setembro. Há rumores de que os garis não receberão seus vencimentos amanhã (quarta-feira, 30). Em relação aos servidores da Educação, o pagamento de outubro só será efetuado no dia 11 de novembro. Quanto aos demais funcionários do município não há previsão para o recebimento do salário deste mês. Para piorar, em Canavieiras, não se tem notícia de nenhuma obra da Prefeitura, nem a famigerada operação tapa buracos funciona. No entanto, de acordo com informações do Governo Federal, de janeiro até outubro, o município já recebeu quase R$ 45 milhões em verbas da União.

Firmino Alves: Festa na praia depois de 120 demissões na prefeitura

1383382_556185941115017_677100972_n

Parece que na prefeitura de Firmino Alves crise não atingiu a educação, pois logo após as 120 demissões anunciadas em meio as lágrimas do alcaide Lero Cunha (PSB), no dia seguinte os professores participaram de uma festa no litoral norte de Ilhéus. A festa foi organizada pela secretária de educação Andréa Morais, e teve a participação secretaria da Assistência Social Arlete Damasceno, e foi na residência de praia do prefeito. Segundo informações, a equipe do prefeito se mostrou nada solidários aos 120 conterrâneos desempregados.

544123_616852495039015_1302689006_n
Fonte: Políticos do Sul da Bahia

Geddel: Wagner subestima o povo com desculpas para fracasso

Geddel_assembleia_bocaonews_GilbertoJunior
O ex-ministro da Integração nacional e presidente estadual do PMDB, Geddel Vieira Lima, fez duras críticas ao Governo do Estado em artigo publicado no jornal A Tarde nesta terça-feira (30). Atualmente na Caixa Econômica Federal, Geddel partiu para o ataque e disse que o governador Jaques Wagner “subestima os baianos” ao afirmar que toda a desordem do estado decorre da crise econômica internacional de 2008.
Para Geddel, o Estado já deu todas as desculpas possíveis e, por conta disto, está no seu limite para explicar por que a gestão teria supostamente dado errado. Ele advoga que Wagner deveria fazer um mea culpa, assumir que o fracasso da gestão é culpa de suas opções gerenciais, a exemplo de “má utilização dos recursos e falta de atitude”. O peemedebista prosseguiu com suas críticas afirmando que o excessivo gasto prejudica a previdência estadual, aumenta o custeio e também revela distorções de prioridade. De acordo com Geddel, o compromisso de Wagner atualmente é com a publicidade e com consultoria, enquanto Saúde e Educação sequer estão entre as 10 áreas com mais investimento.(Bocão News).

Eunápolis: Menina de 14 anos está desaparecida desde domingo

Atualmente, segundo a família, Eliana está usando franja e com os cabelos curtos.
Atualmente, segundo a família, Eliana está usando franja e com os cabelos curtos.

Uma adolescente de 14 anos está desaparecida desde às 10h da manhã de domingo (27). Eliana Oliveira Rodrigues foi vista pela última vez saindo de sua casa, no bairro Juca Rosa, em Eunápolis. A mãe da jovem, Zélia Rodrigues, contou que Eliana e uma amiga de pré-nome Maiane foram vistas entrando espontaneamente em um carro onde havia alguns homens. Na tarde de domingo uma tia de Eliana falou que a viu em Santa Cruz Cabrália. No dia seguinte, outra pessoa falou que Eliana e uma garota caminhavam pela BR-367 em direção a Porto Seguro. A mãe de Eliana declarou ainda que descobriu que Maiane mora em Vera Cruz. A mãe de Maiane também falou que ela saiu de casa também no domingo em um carro. O caso já foi registrado na Delegacia Territorial de Eunápolis. (Radar 64).

Porto Seguro: Homem é acusado de estuprar filha de 11 anos, diz delegada

suspeito_estupro

Foi preso em Porto Seguro o homem acusado de estuprar a filha de apenas 11 anos.
Carlos Henrique Neri, que vinha sendo investigado em sigilo, teve a prisão preventiva decretada pelo juiz André Strogenski. A delegada Viviane Scofield informou que Carlos Henrique pegava a menina e um irmão dela para passar o fim de semana porque ele está separado da mãe. Ainda segundo a delegada, o menino era colocado para dormir no chão. Já a irmã ficava na cama com ele.Carlos Henrique, conforme a denúncia, costumava agredir a mulher quando estavam casados há dois anos e ameaçava tomar a guarda das crianças. (Radar 64).

Deputado quer proporção de PM’s por habitantes na Bahia recomendada pela ONU

Foto: Max Haack/ Ag. Haack/ Bahia Notícias.
Foto: Max Haack/ Ag. Haack/ Bahia Notícias.

O deputado estadual Sandro Régis (DEM) apresentou à Assembleia Legislativa, nesta quinta-feira (24), um projeto de lei de sua autoria que visa obrigar a Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia a garantir, em todos os municípios baianos, o efetivo da Polícia Militar na proporção de três policiais para cada mil habitantes – ou seja, um PM a cada 333 habitantes –, conforme a recomendação da Organização das Nações Unidas (ONU). Atualmente, de acordo com o parlamentar, há um policial para 475 habitantes. Para o democrata, há um déficit de estrutura da Segurança Pública do Estado, mais precisamente no trabalho preventivo e ostensivo, que recai diretamente no contingente de policiais. A matéria prevê também a criação de novas companhias independentes da PM (CIPMs) em cidades-pólo que não ultrapassem a distância de 50 km, além de postos da Polícia Rodoviária Estadual nas estradas baianas. Ainda de acordo com a proposta, o Estado deverá arcar com os custos decorrentes da implementação da lei, seja com pessoal – remuneração e demais benefícios dos oficiais – ou com equipamentos – como viaturas, material bélico, equipamentos de segurança, motos, cavalaria –, mas poderá realizar convênios com as prefeituras.

Família desaparecida é encontrada morta dentro de carro

A família estava desaparecida desde a última sexta-feira.
A família estava desaparecida desde a última sexta-feira.

 Uma família amazonense desaparecida desde sexta-feira (25) foi encontrada morta em um lago da reserva indígena Waimiri-Atroari, no km 235 da BR-174, no Amazonas, nesta terça-feira (29). Os corpos do representante comercial Levy Oliveira do Nascimento, 32 anos, sua esposa Gislany Santos Mesquita, 34, e seu filho Ian Levy Mesquita Nascimento, 6, foram localizados dentro do carro da família, modelo Honda City, pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). A família, que voltava de Boa Vista (RR) para Manaus (AM), foi vítima de um acidente em uma curva da estrada ao longo da reserva Waimiri-Atroari. A Polícia Civil confirmou que o carro da família amazonense havia cruzado a reserva indígena. Câmeras de uma empresa privada gravaram o momento em que o carro passou na reserva, mas não há imagens deles saindo. De acordo com os familiares das vítimas, Levy Oliveira teria ido sozinho de carro para Boa Vista e a esposa e o filho foram encontrá-lo de avião para, em seguida, ir à Venezuela e fazer compras para o aniversário de sua filha de um ano de idade, que ficou em Manaus com parentes. O casal e o filho não faziam contato com familiares ou amigos desde a manhã de sexta-feira, quando trocaram as últimas mensagens por celular. (Correio)

Aurelino Leal: Moradores do “Mata Cavalo” estão revoltados com a prefeitura e o vereador Bruno Moisés

DSCF0736

A reportagem do Ubaitaba Urgente recebeu mais uma denúncia de moradores do bairro Mata Cavalo em Aurelino Leal. De acordo com moradores, o local continua abandonado e desprezado pelos vereadores do município e prefeitura. O bairro não tem segurança e saneamento básico. Entra prefeito sai prefeito e nossa situação continua a mesma, na merda.

bruno_vereador_ubaitabaurgente
Vereador Bruno Moisés.

“Em época de eleição os vereadores não saem aqui de dentro mentindo e contando lorotas, principalmente o vereador Bruno Moisés, que só andava no bairro atrás do nosso voto, ele prometeu cuidar da gente e desapareceu daqui”, disse uma moradora revoltada. O Mata Cavalo é cheio de barracos, na madrugada de segunda feira (28), um inicio de incêndio em um barraco vazio deixou os moradores apavorados. Vizinhos acordaram logo e conseguiram apagar o fogo. Ninguém ficou ferido, apenas danos materiais.

Ibirapitanga: Prefeito Isravan Barcelos abandona Zona Rural

isravan_barcelos_ibirapitanga

Redação Ubaitaba Urgente

A Zona Rural de Ibirapitanga está abandonada e intransitável, a população que utilizada às estradas vicinais do município estão comendo o “Pão que Isravan amaçou”.

20131029_164858 20131029_164906

O mais interessante é que alunos de várias escolas do município arriscam suas vidas nas carrocerias de carros velhos locados pela prefeitura para chegar às escolas. Uma moradora da região dos Três Morros chegou a comentar para nossa reportagem que o atual prefeito só esteve na Zona Rural no ano passado para pedir voto, depois que se elegeu abandonou o povo. (Fotos: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente).

Ibirapitanga: Mulher de 69 anos morre esmagada na região dos Três Morros

DSCF0747

Redação Ubaitaba Urgente

Um acidente automobilístico na Zonal Rural de Ibirapitanga vitimou uma idosa de 69 anos que viajava como passageira em um veículo Gol, dirigido pelo ex candidato a vereador, Anorino Batista Nogueira. O acidente ocorreu por volta de meio dia desta terça feira (28), na Fazenda Santa Rita, Região dos Três Morros. A vítima foi identificada como, Maria das Dores Pereira Bulhões, que morava no local. O acidente ocorreu praticamente na porta da casa da vítima. Maria das Dores estava viajando do Centro de Ibirapitanga para sua residência. Ao chegar à porta da casa da vítima, Anorino tentou fazer a manobra do carro, quando perdeu o controle e desceu um barranco. O carro capotou por cima de Dona Maria, que teve o crânio esmagado e morreu no local. Duas guarnições da Polícia Militar, sob o comando do Ten. Ezequiel estiveram no local para dar suporte aos familiares da vítima. O corpo de D. Maria Bulhões foi removido por volta das 17hs, com a chegada do Rabecão e uma equipe da Poíicia Civil de Ibirapitanga. No local do acidente surgiu a informação de que o motorista, Anorino teria morrido no Hospital de Base em Itabuna, vítima de um infarto, porém, a noticia não foi confirmada.

Ubaitaba: Prefeitura realiza palestra para microempreendedor individual

DSCF0756
O palestrante foi Michael Lima do SEBRAE.

Redação Ubaitaba Urgente

Foi realizado na noite desta terça feira (29), no Centro de Convenções Edgar Cerqueira em Ubaitaba, uma palestra para microempreendedores individuais que desejam melhorar a gestão de seus negócios e fortalecer sua atuação no mercado.  O evento foi realizado pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento Social em parceria com o SEBRAE.

DSCF0761
Marly Santana e as equipes do SEBRAE e Prefeitura de Ubaitaba.

Centenas de pessoas participaram do evento. O palestrante da noite foi o Analista Técnico do SEBRAE, Michael Lima. A Secretária de Desenvolvimento Social, Marly Santana, aproveitou para agradecer a todos que participaram da palestra e aproveitou para convidar os presentes a participarem da I Feira do Microempreendedor que será realizada nos dias 30 e 31 de novembro na Praça Cultural em Ubaitaba.

Itacaré: Gusmão filia-se ao PSC para disputar uma vaga na Assembleia legislativa

gusmao_lazaro

Redação Ubaitaba Urgente

Na noite desta segunda feira (28), foi realizada no Centro Empresarial Iguatemi em Salvador, a I Reunião do PSC – Partido Socialista Cristão. Estiveram presentes todos os pré-candidatos a deputado Estadual e Federal que poderão disputar as eleições de 2014.

gusmao_izidorio

O presidente do PSC Baiano, Eliel Santana, lamentou a saída de dois dos quatro deputados eleitos, mas ficou feliz com o retorno do Deputado Sargento Isidoro e a filiação do Cantor Gospel Lázaro, que pretende também disputar uma vaga na Assembleia Legislativa da Bahia. Charles Gusmão falou de sua felicidade em poder representar sua região caso seja eleito. Gusmão esteve acompanhado de sua esposa Simone Gusmão.

Mascote: Familiares pedem justiça por assassinato de jovem

Camacan

Mizael Barbosa dos Santos, 20 anos, saiu da casa do tio, por volta do meio dia, do último dia 27 no município de Mascote, com uma motocicleta de placa JOQ 1497 em companhia de indivíduos de prenome Pepison, e Nego de Birra, que estão foragidos. Tudo indica que Mizael sofreu um latrocínio, roubo seguido de morte. Alguns pertences da vitima, inclusive a moto foram levados. Um corpo, que pode ser da vitima, foi encontrado amarrado dentro de um rio, enrolado em uma lona. O corpo foi removido para o DPT de Itabuna. Familiares disseram que “a polícia de Mascote, e São João do Panelinha, sabe quem o matou e até agora não fez nada”. (Robério Menezes)

Brasil: Lula elogia Sarney e diz que imprensa avacalha a política

lulinha_corrupto

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reconheceu a importância da atuação do senador José Sarney (PMDB-AP) na convocação da Assembleia Nacional Constituinte, ao receber a Medalha Ulysses Guimarães, durante a solenidade em comemoração aos 25 anos da Constituição de 1988, no Senado, nesta terça-feira (29). “Quero colocar sua presença na Presidência [da República] no momento da Constituição em igualdade de forças com o companheiro Ulysses [Guimarães, presidente da Assembleia Constituinte], porque, em nenhum momento, mesmo quando o senhor era afrontado no Congresso, o senhor não levantou um único dedo para colocar qualquer dificuldade aos trabalhos da Constituinte, e certamente foi o trabalho mais extraordinário que o Congresso já viveu”, disse Lula. O petista destacou que a negação da política pode levar o país a regimes autoritários. “Na história deste país, se a juventude lesse a biografia de Getúlio Vargas, de Juscelino Kubitschek e outras biografias, provavelmente não iriam desprezar a política, e muito menos a imprensa ia avacalhar a política como avacalha hoje. Não há nenhum momento da história, em nenhum lugar do mundo, que a negação da política tenha trazido algo melhor do que a política. O que aparece sempre quando se nega a política é um grupo praticando, na verdade, a ditadura”, afirmou.(Bahia Noticias).

Aurelino Leal: Caminhão desgovernado desce ribanceira na Curva do Padre

20131029_144741

Redação Ubaitaba Urgente

Um caminhão desgovernado saiu da pista no início da tarde desta terça (28), e por muito pouco não provocou uma tragédia na BR 101 em Aurelino Leal. O acidente aconteceu na famosa Curva do Padre. O caminhão viajava sentido Barra do Rocha- Itabuna.

20131029_144631 20131029_144809

O motorista que não teve o nome revelado nada sofreu. O caminhão viajava descarregado. Policiais militares sob o Comando do Ten. Ezequiel estiveram no local para garantir a segurança do motorista, já que meliantes estavam tentando roubar equipamentos do veículo. (Fotos: Jackson Cristiano/ Ubaitaba Urgente).