No segundo ano em que a lei de cotas vale para as universidades federais, para as quais o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é a porta de entrada, pelo menos três itens da prova abordaram a questão racial. Segundo participantes que deixavam os locais do exame em São Paulo na tarde deste sábado (26), houve questões envolvendo a escravatura no Brasil, o racismo no Estados Unidos e a segregação racial na África do Sul. A partir deste ano, as universidade federais precisam reservar pelo menos 25% das vagas para estudantes de escola pública, respeitando a proporção censitária de pretos, pardos e indígenas de cada Estado. Ao contrário do que se imaginava, as manifestações de junho no País não foram foco de perguntas específicas neste primeiro dia de Enem. Mas a Copa do Mundo, especialmente os gastos do governo para a organização do mundial, foi tema de uma das questões relacionadas à Filosofia.(Bahia Noticias).
Maraú: Prefeitura promove palestras sobre melhor idade para idosos

Redação Ubaitaba Urgente
A Secretaria Municipal de Saúde em parceria com o NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família), tem como objetivo apoiar, ampliar, aperfeiçoar a gestão de saúde na Atenção básica/Saúde da Família, desenvolvendo esse mês, o informativo da Melhor Idade, que tem como objetivo informar aos idosos sobre a qualidade de vida, alimentação ,alterações na comunicação decorrente da idade e direitos sociais. Essas dinâmicas foram e serão realizadas em todas as localidades do município de Maraú, e assim podendo levar informações e conhecimentos aos idosos e todos das micro regiões.

Aurelino Leal – Secretaria de Assistência Social faz entrega de carrinhos para beneficiados e máquinas para cooperativa
Por Carlos Hagge
Foi realizada na noite desta sexta-feira (25) na câmara de vereadores a entrega dos equipamentos de trabalho para os beneficiados no programa “vida melhor”. Os carros de churrasco, milho verde, tapioca, algodão doce e pizza fazem parte do programa “vida melhor” do governo do estado e foram adquiridos pela prefeita Liu Andrade (PP) junto à Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes) na pessoa de Moema Gramacho secretária. O programa oferece oportunidade para quem mais precisa e vai servir como fonte de renda para esses pais de família que não tem emprego formal.
Também na mesma solenidade que contou com a presença da prefeita Liu Andrade (PP), vereadores, secretários de governo e dezenas de pessoas da comunidade, foi criada e inaugurada a Cooperativa Casa de Artes de Poiri que já conta com mais de quarenta artesãos cadastrados e com dezenas de peças artesanais confeccionadas. A Cooperativa recebeu da assistência social uma máquina de bordar e quatro de costura. A entidade passará a funcionar na Av. Ilhéus na entrada do bairro São Cosme e terá como presidenta Fátima Mendonça e madrinha a professora Ruth Lima. Para a prefeita esse foi um momento muito feliz de sua trajetória política neste governo de apenas dez meses, por estar proporcionando a varias famílias a oportunidade de ganhar seu sustento dignamente com seu trabalho. Clique em www.aurelinoleal.ba.gov.br e veja mais fotos
Quem vota em Geraldo Simões, não tem moral para reclamar da corrupção
Por: Val Cabral
Se, como se diz, a cada quinze anos o Brasil deleta a própria memória e formata o disco rígido, nunca é demais relembrar o rico repertório de truques dos políticos para assaltar os cofres públicos. No escândalo da Máfia do IPTU, petistas cobravam este tributo do povo e embolsavam todo dinheiro. Depois veio a Quadrilha das Mochilas, cujo golpe consistia em receber metade do que era comprado superfaturado e assim dobrava-se o embolsamento do dinheiro da prefeitura, destinado à compra de materiais escolares. O esquema abrangente da máfia das Notas Frias e das empresas fantasmas do PT e de sua base aliada ainda está fresco na memória e, por sua ousadia e pelo elenco de crimes, ficará imortalizado na história dos subterrâneos da política itabunense. Mas, como se sabe, esse poço não tem fundo. Sempre se pode cavar mais. Foi exatamente o que os petistas itabunenses fizeram quando assumiram, através de Geraldo Simões na Secretaria de Agricultura do Estado e posteriormente na CODEBA. Em todos estes vergonhosos e lastimáveis episódios, está Geraldo Simões, que lidera a lista de políticos com maior quantidade de processos e condenações judiciais na Bahia. Nada disso faz a Justiça o excluir a política. E ninguém engana melhor o eleitor que ele na Bahia. A Justiça deve intervir contra corruptos. Nem sempre o anseio do povo é atendido dentro do aspecto jurídico. Nem todos magistrados compreendem que isso é um critério na Justiça. E o critério é a lei. O juiz decide até contra a sua vontade pessoal para julgar de acordo com a lei, quando o réu é preto, pobre e filho de prostituta. É uma evolução democrática o fato de hoje termos justiça contra políticos com ficha suja. Parece-me óbvio, porém, que os critérios podem não satisfazer a todos. É um dilema da sociedade. Não podemos resolver todos os anseios apenas esperando a aplicação do que está contido num exemplar do Código Penal, que juízes carregam debaixo do braço. Precisamos usar dignamente o Título Eleitoral contra a corrupção, votando contra bandidos do colarinho branco, como é o caso do deputado Geraldo Simões.
Vídeo: Mulheres perdem a linha a saem ‘na mão’ em restaurante
Um restaurante, três mulheres e muito sangue quente. Essa fórmula bastou para que uma moça caísse “de pau” em cima da outra dentro de um estabelecimento comercial. Não se sabe onde nem o motivo da briga ter acontecido. Mas alguém, muito interessado em mostrar a selvageria ao mundo, publicou as imagens no Youtube. Agora, a agressora levou a fama de “lutadora de MMA”. (Bocão News).
Iaçu: Polícia prende acusado de ter matado o cunhado a tiros

Policiais civis e militares da cidade de Iaçu, sob o comando do delegado titular Bel. Renato Fernandes, realizaram diligências na tarde desta quinta feira (24/10) nas proximidades do distrito de Lajedo Alto Zona rural da cidade no intuito de cumprir o mandado de prisão expedido em desfavor de Veranilton Conceição da Silva, 20 anos de idade, mais conhecido como “Jão”, que na última segunda feira (21/10) matou com um tiro no rosto seu cunhado Ricardo Santos por razão do mesmo não te-lo informado onde estava a irmã (esposa do homicida).
O crime causou comoção na cidade e segundo informações da Polícia, durante o interrogatório, “Jão” afirmou que a intenção era matar sua esposa e depois cometer suicídio, mas como o cunhado se negou a dizer-lhe onde ela estava ele decidiu mata-lo. Veranilton foi indiciado por homicídio triplamente qualificado e está custodiado na carceragem da delegacia local à disposição da Justiça Criminal.

Feira de Santana: Operação Policial prende 15 homens acusados de homicídios e tráfico de drogas
A operação foi comandada pelo delegado Ricardo Brito, coordenador de Polícia do Interior (1ª Coorpin), com apoio de várias delegacias, 70 policiais militares, além do Grupamento Aéreo da Polícia Militar (GRAER). Além do bairro Queimadinha a operação também aconteceu no bairro Mangabeira, onde também foram presos homicidas e traficantes. A Operação foi iniciada na madrugada de ontem (25/10), onde contou com 120 policiais civis, com o apoio de policiais militares, ocuparam o bairro Queimadinha para cumpri 28 mandados de buscas e apreensão. 15 homens acusados de homicídios e tráfico de drogas foram presos, sendo que, 9 por mandados de prisão preventiva e 6 por flagrantes de armas e drogas.
Até o momento os nomes dos criminosos não foram identificados, apenas um deles, foi identificado como Bruno Ódio. De acordo as investigações, Bruno Ódio é acusado de cometer vários homicídios na Queimadinha e teve a participação no rapto e assassinado do motorista de ligeirinho, Ronaldo dos Santos das Virgens. Ele foi covardemente torturado durante um dia e morto com tiros na cabeça e ainda teve o corpo parcialmente queimado.Ainda de acordo com as investigações, esse crime, além de outros que aconteceu na Queimadinha foram comandados pelo traficante identificado como Lan, o qual não foi preso nesta operação. (Polícia é Viola).
Bahia: Leur contraria maré e diz que Geddel é melhor nome para 2014

O deputado, por outro lado, admitiu que há a questão dos demais pré-candidatos, mas afirmou que defenderá a candidatura de Geddel que, além de tudo, demonstraria coragem ao divergir do PMDB nacional e ficar situado ao lado da oposição a Wagner. Por último, reiterou que, apesar do ex-ministro ser seu favorito para a disputa, o verdadeiro líder oposicionista baiano se chama Acm Neto (DEM), prefeito de Salvador. Apesar dos argumentos de Leur Lomanto, a realidade atual para o bloco adversário de Wagner é a de que Paulo Souto parece ser o candidato que desponta. Teoricamente, dos que desejam o posto entre os aliados, o ex-governador é o único que não deseja isto para si ao menos de maneira frontal. Atualmente, Souto deseja perceber o clamor popular para, só então, avaliar se pode mesmo tentar mais uma eleição. (Bocão News).
Brasileiro está mais endividado, aponta Banco Central
O endividamento das famílias brasileiras com o sistema financeiro cresceu em agosto pelo oitavo mês consecutivo e bateu novo recorde. O valor total das dívidas correspondia, naquele mês, a 45,36% da renda do trabalhador nos últimos 12 meses, segundo dados do Banco Central, ante 45,10% em julho (recorde anterior). No final do ano passado, estava em 43,44%. Em agosto de 2012, em 43,8%. Se forem descontadas as dívidas imobiliárias, o endividamento ficou em 30,38% da renda em agosto, ante 30,41% em julho. Nesse caso, o recorde ainda é 31,51%, registrado em agosto de 2012. O BC também informou que o comprometimento de renda dos brasileiros, que considera valores mensais para renda e para as prestações pagas aos bancos, recuou pelo terceiro mês seguido em agosto. As prestações correspondiam a 21,4% da renda mensal dos trabalhadores em agosto, ante 21,46% em julho. É o porcentual mais baixo desde junho de 2011 (21,17%). O recorde para o indicador são os 22,98% registrados em janeiro do ano passado. Informações do Estadão. (Bahia Noticias).
Aurelino Leal: Vereador Otávio da Kombi sente complicações após transplante
Porto Seguro: Dois assaltantes são baleados e um preso pela polícia

Três suspeitos de assaltos em Porto Seguro foram presos por volta das 18h30 de quinta-feira (24). Dois deles foram baleados na ação da Polícia Civil na Rua Gonçalo Coelho, bairro Campinho. O delegado Élvio Brandão – coordenador da 23ª Coorpin, informou que os agentes foram recebidos a tiros durante a abordagem a um carro. No revide, Carleonis Andrade Silva, o ‘Zóio’, foi atingido no braço e no abdômen. O outro ferido foi Vagner Martins dos Santos. Uma mulher conseguiu fugir. Carleonis e Vagner receberam atendimento do Samu e estão internados no Hospital Luis Eduardo Magalhães. O terceiro detido foi Ailton Ribeiro de Jesus, que já tinha passagens e estava foragido da cadeia Eunapolitana. O delegado salienta que os agentes ficaram quase duas horas de campana em frente a casa onde, conforme denúncias, a quadrilha de assaltantes estaria refugiada. A polícia entrou em ação depois que um carro modelo Polo, cor prata, chegou para pegar os bandidos. Na abordagem houve o tiroteio. Foram apreendidos dois revólveres 38. (Radar 64).
Salvador: Com três trios, mais de 200 evangélicos protestam na região do Iguatemi contra a morte do Pastor Mário Sales

Após a morte do pastor Gilmário Sales, durante uma operação policial em Feira de Santana, no último dia (17) deste mês, na tarde desta sexta-feira (25), mais de 200 evangélicos com três trios elétricos realizaram um protesto na região do Iguatemi pedindo por justiça no caso. A manifestação aconteceu de forma pacífica e teve acompanhamento da Transalvador. A mãe do pastor também compareceu ao protesto. Os manifestantes evangélicos acusam a polícia de assassinato e pedem justiça. Mesmo com a presença da Transalvador, o trânsito ficou complicado no local e ainda reflete em vias próximas. (Bocão News).
Ubatã: Vereadores querem voto aberto na Câmara Municipal
O Projeto de Lei do Legislativo 008/2013, de autoria dos vereadores ubatenses Gabriel Nascif (PT) e Joilda Bonfim Silva (PSC), pretende pôr fim à votação secreta na Câmara Municipal. O Projeto deve ser lido na sessão da próxima segunda-feira (28) e depois será votado em duas sessões pelo legislativo ubatense. “Fica banida do âmbito do processo do Legislativo municipal toda e qualquer votação secreta para todos os Projetos de Lei, emendas a esta Lei Orgânica, Eleição de escolha e renovação da Mesa Diretora, bem como todas as preposições, projetos e requerimentos previstos no Regimento Interno”, diz artigo do Projeto. Caso o PL seja aprovado, isso representará uma dor de cabeça para prefeitos ubatenses que têm contas reprovadas pelo TCM e que ainda não foram votadas pela Câmara, a exemplo dos ex-gestores Dai da Caixa (PTB), Edson Neves (PSD) e Agilson Muniz (PCdoB), pois a comunidade poderá acompanhar como votou cada vereador. Se aprovada, a Lei entrará em vigor em janeiro de 2014. (Ubatã Notícias)
Maraú: Municipio será contemplado com Programa Estadual do Rastreamento de Câncer de Mama
Redação Ubaitaba Urgente
Em novembro deste ano, Maraú será contemplado com o Programa Estadual do Rastreamento de Câncer de Mama – Estratégia Itinerante, onde uma Unidade Móvel realizará o exame de mamografia nas mulheres com faixa etária entre 50 e 69 anos, população-alvo da estratégia de rastreamento precoce do Câncer de Mama. Serão mais de 800 exames em seis dias de atendimento. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) o Câncer de Mama é o tipo mais comum entre as mulheres nessa faixa etária. Essa ação é uma parceria entre a Prefeita Gracinha Viana (PP) com Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Saúde.
Uruçuca: PM prende homem suspeito de roubo de veículos na região

Redação Ubaitaba Urgente
Por volta das 10h00min horas da manhã desta quinta feira (24), uma guarnição da Polícia Militar do 5º Pelotão de Uruçuca, prendeu em flagrante o elemento Joedson Barbosa Silva, 39 anos, vulgo “Dai”, residente no Bairro Irmã Dulce, na mesma cidade. Dai é suspeito de roubo de veículos na região. Em poder do elemento a polícia encontrou um veículo Gol preto de placas JRG 7216, roubado, que ele abandonou próxima a Oficina Mecânica de Meio Quilo em Uruçuca. Joedson Barbosa Silva foi autuado em flagrante pela delegada Andréa Tambone, ficando a disposição da justiça local.

Itajuipe: Prefeita Gilka Badaró quer massacrar o povo
A população de Itajuípe e municípios vizinhos corre risco de ficar sem o Hospital Montival Lucas. A prefeitura suspendeu a verba mensal de R$ 40 mil para a unidade médico-hospitalar há três meses. O presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde de Itabuna e Região (Sintesi), Raimundo Santana, diz que está preocupado com a decisão da prefeita Gilka Badaró. “Os prefeitos sempre faziam pagamento ao hospital. Era tradição”, reclama o sindicalista. O convênio tem autorização da Câmara de Vereadores e serve para pagar os médicos do hospital até o limite de R$ 60 mil mensais. Há na cidade um clamor para que a prefeita retome o convênio. A própria população começa a questionar porque Gilka gasta R$ 80 mil com a seleção de futebol, fora despesas com torcedores em viagens, mas não libera R$ 40 mil para manter o hospital filantrópico. O hospital tem 70 funcionários, segundo o Sintesi.(Pimenta).
Vídeo: Todo prefeito que entra tira uma casquinha do professor, disse professora acorrentada em Una
Na última quarta-feira (23), a professora Gilmária Alves Barbosa surpreendeu os moradores de Una. Ela se acorrentou à uma lixeira em frente à Prefeitura e escondeu as chaves. Segundo a docente, “todo prefeito tira uma casquinha do professor”. Gilmária protesta contra a diminuição da sua jornada de trabalho. Assista abaixo.
Ubaitaba: Trabalhador Rural comete suicídio em Piraúna
Bahia: Prefeitos paralisarão as atividades em protesto a diminuição das receitas
A Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia – Amurc, diretoria da União dos Municípios da Bahia (UPB), presidentes de Associações Municipalistas Regionais, presidentes de Consórcios Públicos Intermunicipais e prefeitos reunidos, no último dia 9 de outubro, decidiram aderir ao movimento municipalista do Estado de Sergipe e conclamam a todos os prefeitos e prefeitas para paralisar as atividades das prefeituras nesta sexta-feira (25).
De acordo com o presidente da Amurc e prefeito de Ibicaraí, Lenildo Santana, o foco da paralização é chamar a atenção do Governo Federal para a revisão do Pacto Federativo, tendo em vista a grande diminuição das receitas ao longo dos anos. Entre as principais dificuldades enfrentadas pelos gestores destaca-se o custeio dos programas federais e estaduais, sendo que, em alguns casos, o município é levado a custear 100 % do programa onerando os recursos próprios.
No Território Litoral Sul, mais de 70 % dos municípios sobrevivem do repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e com a atual redução, os municípios tem sofrido dificuldades em atender as demandas locais, já que a cada ano se ampliam os serviços prestados a população e repercute aumento das despesas. “Não dá para garantir saúde e educação de qualidade com o atual repasse dos Programas Federais”, pontuou o gestor.
Análise
Os dados que apresentam as disparidades entre recursos e custeios dos Programas Federais foram apresentados no início do mês, pela CNM, através do Projeto Experiência, e representa uma despesa maior do que a receita destinada aos municípios. No que diz respeito à Educação, por exemplo, a pesquisa revela que o custo médio diário da Merenda Escolar na Creche, que não é de responsabilidade do município, é de R$ 2,88, enquanto o repasse médio diário é de apenas R$ 1,00. Somado aos gastos com o transporte escolar, que também não é de competência municipal, o gestor é levado a arcar 100 % das despesas.
Os dados da pesquisa estão disponíveis nos Boletins Informativos da CNM e podem ser acessados no site da entidade (http://cnm.org.br).
Canavieiras: Policia Federal investiga ex-prefeito Zairo Loureiro
A Delegacia da Polícia Federal, em Ilhéus, não tem tido sossego. Agora pretendem se debruçar sobre as contas do ex-prefeito de Canavieiras, Zairo Loureiro. Para cumprir essa nova missão já requisitaram cinco processos licitatórios da Prefeitura de Canavieiras, relativos ao ano de 2005. Ao que tudo indica, o caso promete um mar de lama. E olhe que, apesar do caso em questão de ser em Canavieiras, não é lama de mangue, onde vivem os caranguejos, mas coisas escabrosas com o dinheiro público. O caso, pelo que comentam, promete atingir uma família poderosa, que possui grandes negócios em toda a Bahia. O estrago que será feito poderá atingir tanto a economia quanto a política. Pessoas mais chegadas à família dizem que Zairo Loureiro (foto) não consegue dormir há vários dias, sonhando intermitentemente com os agentes da Polícia Federal batendo à sua porta ao amanhecer do dia. É, a fila começou a andar!
CADÊ O DINHEIRO?
A denúncia que culminou com o interesse da Polícia Federal sobre as contas do ex-prefeito de Canavieiras, Zairo Loureiro, foi feita pelo ex vice-prefeito de Zairo, João Brasil, atual secretário da Agricultura do Município. Mas a vida de Zairo na prefeitura não está sendo revirada apenas por essa denúncia: também o Ministério Público Federal quer saber onde andam os R$ 512 mil que sumiram durante a construção da creche inacabada. Como os agentes da Polícia Federal são conhecidos pelo “faro em coisa errada”, Canavieiras deverá se tornar um local de visita rotineira da PF, sempre em busca de “peixes podres”. (Políticos do Sul da Bahia).





















