Ubaitaba Urgente

Pindaí: Prefeita reduz o próprio salário, do vice e do secretariado

Prefeita-e-vice-governador

A prefeita do município de Pindaí, no centro sul baiano, sancionou uma lei que autoriza o Poder Executivo Municipal a reduzir 30% do salário de todos os servidores ocupantes de cargos comissionados na Administração. A lei, publicada na última quarta-feira (23), incluiu ainda a redução do pagamento direcionado à própria gestora, Rosane Madalena Ladeia Pereira Prado (PSDB), e do valor recebido pelo vice-prefeito, Jidásio Alves. Todo o secretariado municipal autorizou a diminuição dos vencimentos, que tem como objetivo adequar o percentual gasto com folha de pagamento ao limite estabelecido na lei de responsabilidade fiscal. “Apesar de todas as medidas adotadas pela gestão para manter a austeridade, a constante queda no repasse dos recursos federais nos obriga a adotar novas medidas para preservar o equilíbrio financeiro, visando atender às demandas da população”, explicou a prefeita Rosane. As informações são do Brumado Notícias.

Itacaré: Revoltados com a retirada dos maquinários, moradores de Taboquinhas ameaçam atear fogo nas máquinas

Foto-0002

Estudantes esvaziaram os pneus e subiram na carroceria da carreta impedindo a saída do veiculo. Na tarde desta quinta-feira (24), os moradores de Taboquinhas, assim que avistaram a chegada da carreta prancha, se reuniram para impedir que a Empresa Campbell Construtora, que ganhou a licitação das obras de pavimentação asfáltica da estrada Taboquinhas-Itacaré, levasse as máquinas restantes que estavam alojadas há pouco mais de 1 km do início do trecho. Para evitar o transporte das máquinas, alguns moradores foram até o local e esvaziaram o pneu da carreta e ameaçaram atear fogo em todas as máquinas. Segundo o funcionário da empresa, as maquinas seriam levadas para fazer uma revisão, e se caso não fosse feita, as máquinas perderiam a garantia, mas a população cansada de tantas mentiras, não acreditou. Vale ressaltar que o motorista da carreta e mais dois funcionários da empresa ainda continuam hospedados no distrito, esperando a ordem do que será feito amanhã.(Isto é Noticia).

Iguaí: Com sinais de maus-tratos, recém-nascido morre em hospital

IMG0112A

Um recém-nascido com três meses de vida faleceu na madrugada desta quinta-feira (24) no Hospital Municipal de Iguaí, no sudoeste baiano. A criança, do sexo feminino, deu entrada na unidade médica na tarde do dia anterior, com sinais de maus-tratos. O Conselho Tutelar da cidade foi acionado e notou que a vítima também estava suja e com assaduras, além de sinais visíveis de desnutrição e desidratação. A mãe da criança foi apresentada pela Polícia Militar na delegacia do município, mas foi liberada após ser ouvida pela autoridade de plantão. O caso será encaminhado ao Ministério Publico com urgência, segundo o Conselho Tutelar. Ainda de acordo com o órgão, a mulher acusada (27 anos) é mãe de mais quatro crianças, porém, apenas essa que faleceu morava com ela.(Bahia Urgente).

Exclusivo! Pipoca com suspeita de provocar câncer

0004

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a distribuição e venda do Lote 123 do produto Pipoca Nacional, da marca Brasileira. O motivo é o excesso de aflatoxina, substância que, se consumida em grande quantidade, tem potencial tóxico. A determinação está em resolução da Anvisa publicada na edição de hoje (24) do Diário Oficial da União. O lote suspenso tem data de fabricação de 1°de abril de 2013 e vencimento em 1° de março de 2014. O teor de aflatoxinas, superior ao limite máximo permitido, foi constatado em laudo emitido pelo Instituto Octávio Magalhães, da Fundação Ezequiel Dias, de Minas Gerais. As aflatoxinas são um grupo de micotoxinas produzidas por muitas das espécies do fungo Aspergillus. As substâncias são tóxicas e podem causar câncer em seres humanos e animais. O Terra tentou contato com a fabricante, mas não obteve resposta.

Aurelino Leal – Secretaria de educação inicia capacitação dos educadores pelo Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo).

proinfo-aurelino-leal-390

Por Carlos Hagge

O ProInfo é um programa educacional com o objetivo de promover o uso pedagógico da informática na rede pública de educação básica. O programa leva às escolas computadores, recursos digitais e conteúdos educacionais com o objetivo de capacitar os educadores para uso pedagógico das máquinas e tecnologias.

proinfo-aurelino-leal-390-1

Em Aurelino Leal foi dado inicio na noite desta quinta-feira (24) a capacitação dos educadores das escolas publica do município com uma palestra sobre tecnologia ministrada pela professora Margarida Bispo. O programa será coordenado pela formadora Ávila Brito com o apoio da secretaria municipal de educação. Esse projeto será focado na formação continuada dos profissionais com o tema introdução à formação digital com duração de quatro (04) meses tendo três encontros mensais em laboratórios de informática com os professores. Veja mais clicando em www.aurelinoleal.ba.gov.br

Bahia: Geddel garante ACM Neto na campanha das oposições e deve deixar Caixa até novembro

Foto: Carolina Barreto / Rádio 100
Foto: Carolina Barreto / Rádio 100

Apesar do clima “paz e amor” com o governador Jaques Wagner e a presidente Dilma Rousseff, o prefeito de Salvador, ACM Neto, participará efetivamente da campanha do “candidato das oposições” ao governo em 2014, afirmou nesta quinta-feira (24) o comandante do PMDB da Bahia, Geddel Vieira Lima. “Ele me deu não só essa garantia, como outras que ainda não posso anunciar”, disse o ex-ministro, em entrevista ao programa O Sistema é Bruto, da Rádio 100 (100,7 FM). Já apontado como o candidato de ACM Neto ao governo estadual, devido à relação cada vez mais próxima entre os dois, Geddel não assumiu tal condição. “Tem que perguntar a ele”, desconversou. O sinal mais forte do possível acordo no próximo ano entre os dois ex-adversários foi a filiação do deputado estadual Bruno Reis, afilhado político do gestor municipal, ao PMDB. Durante o ato, o prefeito prometeu uma “aliança duradoura” com a legenda comandada pelos Vieira Lima no estado. O peemedebista ainda reiterou nesta quinta que abandona, em nome da “união das oposições”, o projeto de candidatura, caso o ex-governador Paulo Souto decida disputar o pleito. Mesmo bem posicionado em sondagens, o ex-chefe do Executivo baiano não manifestou até o momento desejo de concorrer em 2014. “Se Paulo Souto disser que quer ser candidato, vou arregaçar as mangas. […] Do lado de cá, posso assegurar que estamos bem resolvidos. A chance de não estarmos juntos é zero, nenhuma”, declarou. Apesar do antigo racha – agora ampliado – em relação ao PT, Geddel ainda ocupa o cargo de vice-presidente de Pessoa Jurídica da Caixa Econômica Federal. Ele diz aguardar somente uma definição do vice-presidente Michel Temer para deixar o posto, o que deve ocorrer em novembro deste ano. “Michel estava à procura de um substituto e me pediu para segurar mais um pouco. Creio que ele resolverá esse assunto em novembro, no máximo. Pelo que eu soube, ele já teria começado a tratar o assunto com a presidente”, relatou. Sobre a disputa presidencial, Geddel adiantou que o PMDB não fará palanque para Dilma Rousseff na Bahia e questionou a atual aliança entre as legendas. “Um partido do tamanho do PMDB que abre mão de ter candidato a presidente permite que, em uma federação como a nossa, em um quadro partidário complicado como o nosso, as posições estaduais sejam mais fortes. Se a convenção fosse amanhã, nao se renovaria a aliança nacional com o PT. O palanque do PMDB na bahia estará no contexto do que for melhor para viabilizar a unidade das oposições”, comentou. De acordo com o ex-ministro, os outros estados onde a relação entre as siglas está mais estremecida são Pernambuco, Ceará, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Paraná e Rio Grande do Sul.(Bahia Noticias).

Una: Professora desmaia após ficar 24h acorrentada

Foto: Atitude em Una
Foto: Atitude em Una

A professora Gilmária Alves Barbosa desmaiou, na manhã desta quinta-feira (24), ao completar um dia de protesto contra a redução de sua jornada de trabalho de 40h para 20h semanais, em Una, cidade no sul da Bahia (veja aqui). A servidora foi levada ao Hospital Municipal Frei Silvério, onde está sob observação. O corte na carga horária foi determinado pela prefeita Diane Rusciolelli (PSD). Gilmária pretendia ficar acorrentada em frente à prefeitura até que fosse recebida em audiência e tivesse suas 20 horas de volta. A educadora alega problemas de saúde decorrentes do exercício da profissão e diz que a “mordida” no seu contracheque foi um duro golpe no orçamento familiar. Colegas de profissão prometem dar sequência à manifestação e também vão se acorrentar em frente ao centro administrativo. Com informações do site Atitude em Una. (Bahia Noticias).

Ibirapitanga: PM prende perigoso bandido que matou vários em Itamarati

2013-10-23 11.22.57
Eudes Santos Santana, vulgo “Gleide”

No final de manhã desta quarta-feira, 23, Policiais Militares da 61ª CIPM, com o apoio da 60ª CIPM, cumpriu um mandado de prisão expedido pela Justiça de Ibirapitanga, que tirou de circulação um elemento perigoso, que estava homiziado a pouco mais de seis meses na rua da ferradura, em Gandu.Um elemento identificado como Eudes Santos de Santana, vulgo “Gleide” foi preso quando estava fazendo a farra no barraco do Miguel no distrito da Palmeira, Wenceslau Guimarães, na companhia de outro elemento não identificado e mais duas menores oriundas de Itamarati.

2013-10-23 11.22.21
Gleide já matou várias pessoas em Itamarati.

Eles chegaram na palmeira, levado por um suposto mototaxista de Gandu, que os levaram em um Fiat Uno preto de placa JQA-4592, também de sua propriedade. Segundo o mototaxista, o carro foi utilizado porque eram quatro pessoas e ele queria ganhar o dinheiro dos quatro, e por isso utilizou o veículo, com o qual poderia levá-los. Os cinco foram presos. Eudes é um dos oito foragidos da cadeia de Ubatã, em uma fuga facilitada pelo carcereiro no dia 11 de fevereiro deste ano. Ele cumpria pena por tráfico de drogas e homicídio. Na fuga ele atirou em outro carcereiro, segundo informações da PM. Após a fuga, ele morou por um tempo em Itabuna e depois veio pra Gandu, a fim de dificultar a sua captura.

Revolver apreendido com "Gleide"
Revolver apreendido com “Gleide”

Ele comandava o tráfico de drogas em Itamarati, onde é acusado de matar várias pessoas que tentavam atrapalhar o seu “trabalho”. Ele estava morando em Gandu, e continuava comandando o tráfico de drogas em Itamarati, com o auxilio de outro elemento conhecido por José Marlos, vulgo “Zeca”. Com “Gleide” foi apreendido um revolver Cal. 38 com seis munições intactas. Após a prisão de “Gleide”, a PM seguiu para Itamarati, a fim de efetuar a prisão de “Zeca”, comparsa e gerente da boca de fumo comandada por “Gleide”. (Texto: Arautos de Teolândia/ Fotos: Ubaitaba Urgente).

Feira: Mulher diz que já foi presa mais de 70 vezes

Mulher_Presa_70_Vezes_Bocão_News

Uma mulher foi presa na quarta-feira (23), acusada de furtar uma farmácia na avenida Getúlio Vargas, centro de Feira de Santana, distante 109 quilômetros de Salvador. De acordo com o Acorda Cidade, Cíntia Ribeiro Lima, 28 anos, tentou levar 15 protetores solar, mas foi flagrada pelo segurança, que acionou a polícia. A acusada confessou o crime alegando que não conseguia encontrar emprego e precisava alimentar os filhos. Ela disse também que realiza furtos há mais de 15 anos e que tem dezenas de passagens pela polícia por conta da prática. “Ao todo eu tenho 70 entradas. Se tiver de bobeira eu levo tudo.(Bocão).

Jacobina: Mulher é estuprada e enterrada viva pelo ex-companheiro

Mulher é estuprada e enterrada viva pelo ex-marido em Jacobina

Uma mulher foi espancada, estuprada, amordaçada, teve um pedaço de madeira introduzido na vagina e em seguida foi enterrada viva no município de Jacobina, localizado a 336 km de Salvador. O crime ocorreu no povoado de Caatinga do Moura na manhã de segunda-feira (21) quando Leandro Severo da Silva, de 37 anos, utilizou uma faca para render a ex-mulher, Ione da Silva Araújo, de 32, quando ela estava saindo de casa. Segundo a delegacia da cidade, a mulher foi levada para um pasto, onde foi agredida e sofreu a violência sexual. O homem ainda colocou pedaços de madeira nas partes íntimas da vítima. Ione teve as mãos e pés amarrados e foi enterrada em um cova rasa. Em depoimento, Ione disse que foi enterrada às 6h da manhã e só conseguiu deixar a cova às 12h30. Ela se arrastou até o quintal de casa e foi socorrida. A mulher foi encaminhada para o hospital em Jacobina e em seguida prestou queixa contra o ex-marido, que foi preso em flagrante. Leandro confessou o crime e disse que estava com raiva da ex-mulher, pois não aceitava a separação.(Bocão News).

Publicidade: “Salão Stúdio A” promete revolucionar conceito de estética na região

DSCF0700
Com estilo, requinte e qualidade, foi inaugurado na noite da última terça-feira (22) o mais novo espaço de beleza de Ubaitaba: O Stúdio A. Localizado na rua Doutor Altamiro Lima, em frente ao bar Pirão do Guaiamum, o novo estabelecimento foi construído com base nos mais refinados  centros estéticos das grandes capitais.  A inauguração contou com a presença de inúmeras pessoas da sociedade ubaitabense e foram conferir as novidades trazidas pelo Stúdio A. A equipe constituída de cinco profissionais,entre manicures, esteticistas e cabeleireiros, todos oriundos dos melhores salões de beleza de Itabuna,  atenderão diariamente novo salão de Ubaitaba.O diretor financeiro do estabelecimento, Arildo Favoretti, disse que Ubaitaba, Aurelino Leal e região merecem esse novo conceito em estética, que vem cheio de novidades e com os melhores preços do comércio. (Jornal Tribuna da Região).

Ibirapitanga: Em audiência, vice-prefeito solicita obras para município e distrito

Jaques Wagner, Jé e o deputado Marcelino Galo (Foto: Manu Dias/Gov).
Jaques Wagner, Jé e o deputado Marcelino Galo (Foto: Manu Dias/Gov).

Audiência realizada na manhã desta quarta-feira (23) entre o vice-prefeito de Ibirapitanga, Jean Assunção (PT), o Jé, o deputado estadual Marcelino Galo (PT) e o governador da Bahia, Jaques Wagner, discutiu uma série de obras e demandas que devem ser implementadas em Ibirapitanga e também nos distritos. Dentre as reivindicações, o vice-prefeito reafirmou o pedido do prefeito Isravan Barcelos (PSD) e solicitou, ao governador, a construção das arquibancadas do Estádio Municipal de Ibirapitanga e a construção de casas populares. Além disso, Jé solicitou soluções para o problema da água no distrito de Novo Horizonte, que até hoje sofre com falta de uma central de abastecimento de água. “Solicitamos as obras para Ibirapitanga e também para o distrito de Novo Horizonte. Essas obras, sem dúvida, melhorarão a infraestrutura do nosso município e gerarão emprego e renda. O governador ficou sensibilizado com as demandas apresentadas e enviará uma equipe a Ibirapitanga nos próximos meses para fazer estudo de viabilidade e execução das obras”, disse o vice-prefeito Jean Assunção.

Jé apresentada demandas de Ibirapitanga ao governador (Foto: Manu Dias/Gov).
Jé apresentada demandas de Ibirapitanga ao governador.

VICE-PREFEITO QUER CENTRAL DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA

O vice-prefeito Jean Assunção (PT), o Jé, afirmou que é preciso construir uma central de abastecimento de água em Novo Horizonte. “É preciso levar água tratada ao distrito [de Novo Horizonte]. Por isso, reivindicamos a construção de uma Central de Abastecimento. Estamos confiantes”, finalizou Jé, que após a audiência com o governador esteve reunido novamente com o deputado estadual Marcelino Galo e com o prefeito Isravan Barcelos. (Ubatã Notícias).

Una: Professora se acorrenta em protesto contra prefeita

1374979_484011758381792_700112288_n

Na manhã desta quarta-feira a professora da rede municipal de Una, Gilmaria Barbosa, tomou uma medida radical para manifestar sua indignação contra a prefeita Diane Rusciolelli (PSD). Segundo informações de moradores de Una, a professora Gilmaria Barbosa trabalha há mais de 23 anos na rede municipal com a carga horária de 40 horas. Mas no governo atual sua carga horária diminuiu para 20 horas. Por esse motivo ela decidiu se acorrentar em frente a prefeitura.(Políticos do Sul da Bahia).

Aurelino Leal: Escola Estadual Prof. Laerte Correia Lima realiza feira de ciências

feira-de-ciencia-390

Por Carlos Hagge

Foi realizada durante todo o dia de ontem (22) pela Escola Estadual Prof. Laerte Correia Lima a feira de ciências edição 2013 com o tema “Água, fonte de vida”. Este ano a escola entrou com um tema bastante polemico e de interesse público, a preservação dos mananciais de água potável. Segundo Dênis professora de ciência o tema foi focado na preservação do Rio de Contas onde são depositados diariamente uma grande quantidade de lixo sobre suas margens.

feira-de-ciencia-390-1

Nesta edição da feira a secretaria de saúde do município participou disponibilizando profissionais da área para aferição de pressão arterial, medição da glicemia dentre outros serviços. A feira recebeu também a participação da Embasa através de Josildo gerente local que fez uma demonstração de como a água é filtrada e adequada para uso doméstico, além de artistas, profissionais da educação e demais professores e alunos. “ Somente quando for cortada a última árvore, pescado o último peixe, poluído o último rio, é que as pessoas vão perceber que não podem comer dinheiro”. www.aurelinoleal.ba.gov.br

Ipiaú: Acusado de assaltar funerária e lotérica é preso

Joaldo já responde por um homicídio ocorrido há três anos.
Joaldo já responde por um homicídio ocorrido há três anos.

A polícia civil cumpriu no início da noite desta terça-feira (22/10) um mandado de prisão temporária expedido pela justiça contra Joaldo Silva Oliveira, 21, morador da Rua da Granja, acusado de assaltar a funerária PAX Nacional e a casa lotérica Rio Novo, no último dia 10 de junho, na ocasião foram levados mais de 16 mil reais do estabelecimento comercial.  Joaldo foi localizado graças ao trabalho do Serviço de Investigação da Polícia Civil. Ele foi conduzido até a delegacia, onde será ouvido pelo delegado Dr. Cristiano Mangueira. A ação da polícia civil contou com o apoio da PM. O rapaz foi detido no Bairro Aparecida, ele já responde por um homicídio cometido há três anos. (Giro em Ipiaú)

Brasil: Delegada curte o sono dos justos e se nega a registrar ocorrência

Josenildes-Baeta-recusou-atender-ocorrencia_ACRIMA20131022_0032_15 (2)

Essa notícia vem lá de Manaus, capital do estado do Amazonas. Segundo o site “A Crítica”, a delegada plantonista do 3º Distrito Integrado de Polícia (DIP), Josenildes Baeta, dormia tranquilamente em seu plantão, na madrugada de sexta para sábado, quando teve seu merecido descanso interrompido por policiais militares da 2ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom). Os homens traziam consigo um suposto traficante, identificado como João Bosco. Ao ser avisada de que teria que levantar para lavrar o flagrante, a delegada nem quis saber. “Ela nem se levantou para ouvir nossa versão, foi logo dizendo que não ia receber o preso”, declarou um dos PMs, que não quis se identificar. Para conseguir formalizar o flagrante, os policiais tiveram que ir até outro distrito policial, onde sequer havia delegado de plantão. Eles esperaram até o dia amanhecer para apresentar o preso.(Texto: Pimenta).

Bahia: Gabinete de deputado é furtado na Assembleia Legislativa

augusto_castro
Notebook de funcionário do deputado foi furtado.

O gabinete do deputado estadual Augusto Castro (PSDB), na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), foi furtado no último final de semana (18 e 20). Segundo a assessoria do parlamentar, um notebook pessoal de uma funcionária foi levado. A assistência militar da Casa foi notificada e prometeu entregar as gravações do circuito interno. Em contato com o Bahia Notícias, Vanda Amorim, assessora do tucano, disse que, mesmo com os registros, será difícil identificar a pessoa. “Não sei se ajuda muito porque nos elevadores você pega dez gabinetes de cada lado. O ideal é que tivesse uma câmera em cada corredor”, sugeriu. Segundo Vanda, embora este seja o primeiro incidente do tipo que ela tem informação, a própria AL-BA já toma providências para aprimorar a segurança do Legislativo. “Agora estão montando aqui as catracas e logo as pessoas terão que entrar com crachá”, contou. O furto, para ela, foi uma “surpresa”.(Bahia Noticias).

Itabuna: Dono de padaria morre em acidente entre Kombi e ônibus (veja todas as fotos deste grave acidente)

acidente-jardim-das-acasias-itabuna-bahia-salobrinho-ilheus-radar

Um acidente envolvendo uma Kombi e um ônibus intermunicipal da empresa Rota deixou uma pessoa morta e outra ferida no início da manhã desta quarta-feira 23/10. A colisão aconteceu em uma curva da BR 415 em frente ao condomínio Jardim das Acácias. Segundo o relato da polícia, a Kombi seguia do bairro Salobrinho em Ilhéus para Itabuna, o motorista identificado por Gilvan Matos do Nascimento, 26 anos, perdeu o controle do veículo e colidiu lateralmente contra o ônibus que seguia em direção oposta. Ele morreu na hora, uma segunda vítima ainda não identificada foi encaminhada para o Hospital de Base. As primeiras investigações apontam para um problema mecânico da Kombi, o eixo teria quebrado provocando assim o acidente. Testemunhas informaram ao Radar que Gilvan tinha uma padaria no Salobrinho e toda manhã seguia para Itabuna para buscar pães, ele também era membro da Igreja Batista.

DSCF9365 DSCF9369 DSCF9370 DSCF9377 DSCF9386 DSCF9388 DSCF9389 IMG_9401

(Texto:Radar Noticias/Fotos: Vermelhinho)

Itabuna: Vice prefeito é investigado pelo Ministério Público

wenceslau-vota-blogdoricky

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) vai entrar com uma ação civil pública contra o vice-prefeito Wenceslau Junior (PC do B). O promotor Inocêncio Carvalho, tomou os depoimentos do vice-prefeito e dos ex-funcionários da câmara, além do ex-assessor conhecido como Bioró Som. O ex-assessor é testemunha no caso, e alega que durante o período em que trabalhava com Wenceslau seu salário foi zerado por conta de empréstimos consignados que segundo ele, nunca foram tomados. O Ministério Público teria consultado os bancos que informaram que não havia empréstimo em nome de Bioró. Após conclusão das investigações, o MP pode acionar o vice-prefeito na Justiça. Ele poderá responder por apropriação indébita e ter os bens bloqueados. Em 2012, o então vereador Wenceslau, foi afastado do cargo. O promotor Inocêncio Carvalho, entrou com ação civil contra os vereadores Raimundo Pólvora (DEM), Solon Pinheiro (DEM), e Wenceslau (PC do B). Na ocasião, eles foram afastados do cargo. (Políticos do Sul da Bahia).

Buerarema: Jovem desaparece nas águas do Rio Macuco

1383917_414313035366074_593484899_n

Um jovem de aproximadamente 16 anos, de nome João Paulo, desapareceu nas águas do Rio Macuco, em Buerarema! Populares presentes no local, disseram que ele e uns amigos estavam pulando da ponte que dá acesso ao Bairro São Bento, quando pulou. O jovem desapareceu, descendo na correnteza! Foi um alvoroço total e as pessoas que se encontravam às margens do rio, clamaram por socorro e alguns populares tentaram procurar, mas foi em vão. O jovem desapareceu, levado pela grande quantidade de água. O corpo de bombeiro foi acionado e se encontra no local. Até agora, nada do corpo aparecer! Alguns homens estão nesse momento, com botes, percorrendo as margens do rio. O desespero é grande por parte da família.(Radar Noticias).