Ubaitaba Urgente

Bahia: Pastor morto em tiroteio fazia parte de quadrilha de roubo de carros

Pastor Mário Sales foi morto em tiroteio.
Pastor Mário Sales foi morto em tiroteio.

Um dos quatro suspeitos mortos pela polícia durante um tiroteio na BR-324 nesta quinta-feira (17) era o pastor Gilmário Sales Lima, 25 anos. Segundo a Polícia Civil, ele e os outros três baleados faziam parte da quadrilha especializada em tráfico de drogas e roubo de veículos. Ainda segundo a polícia, o pastor, conhecido pela comunidade como Mário Sales, costumava fazer pregações em bairros periféricos de Feira de Santana, a cerca de 115 quilômetros de Salvador, para despistar seu envolvimento com o crime. O grupo foi detido em um trecho da BR-324 próximo ao distrito de Humildes. Eles reagiram à prisão e foram atingidos durante o confronto. Enderson Almeida de Souza Matos, o “Rabicó”, de 23 anos, líder do bando, portava uma pistola 9 mm, de fabricação filipina, enquanto Gilmário, Geisivam Cristiano Dias Brito, 26, e Fábio Almeida Silva, 24, estavam armados com revólveres de calibre 38. O quarteto foi levado ao Hospital Regional Clériston Andrade, onde morreram ainda ontem. Uma das vítimas da quadrilha reconheceu o pastor como o homem que assaltou seu veículo recentemente. A mãe de Gilmário também afirmou à polícia que seu filho circulava com veículos novos pela cidade sem explicar a procedência dos carros para ela. Nesta sexta-feira (18), o Departamento de Polícia Técnica (DPT), está periciando um carro roubado pelo grupo, modelo Fiat Punto, e outro veículo da Peugeot, clonado pelo grupo. As quatro armas encontradas com o grupo também estão sendo periciadas. (Correio)

Itapebi: Ônibus de excursão quase cai em abismo na BR-101

acidente_onibus_sacoleiros

Um ônibus com passageiros saiu da pista e, por pouco, não caiu em um abismo na BR-101. O acidente que aconteceu no fim da manhã deste sábado (19) nas proximidades da Ponte do Rio Jequitinhonha, município de Itapebi, deixou quatro pessoas com ferimentos leves e uma mulher com suspeita de fratura em uma perna. O ônibus transportava sacoleiros de Eunápolis para a cidade de Santa Cruz do Capibaribe, em Pernambuco. Os passageiros iam comprar confecções. Washington Luiz Lopes Silva, 33 anos, um dos passageiros, afirmou que o motorista do ônibus tentou ultrapassar duas carretas em local permitido, mas foi fechado por um dos veículos, cujo condutor também tentou fazer manobra parecida. ‘O motorista do ônibus buzinou, mas o condutor da carreta retornou para a sua faixa. Como o fundo da carreta ia atingir a lateral do ônibus, o motorista jogou o ônibus para o acostamento, mas bateu no meio e foi em direção a ribanceira’, declarou Washington Luiz. Os passageiros seguiram viagem em um veículo de outra excursão. (Radar 64).

Itabela: Menor Infrator é executado com tiro de espingarda calibre 12 na cabeça

Brutalidade: Crime brutal deixou impressionada até a polícia de Itabela.
Brutalidade: Crime brutal deixou impressionada até a polícia de Itabela.

Um adolescente de 17 anos foi encontrado morto, na tarde deste sábado (19), dentro de uma plantação de eucalipto em Monte Pascoal, zona rural de Itabela. Segundo a Polícia Militar, Edmilson Viana dos Santos, o ‘De Menor’, foi atingido por um tiro na cabeça. Para a polícia, o assassino pode ter utilizado uma espingarda calibre 12, já que o crânio do garoto ficou completamente dilacerado. O corpo estava em uma estrada vicinal, a dois quilômetros da BR-101. A polícia suspeita que o jovem tenha sido levado para ser executado no local.’De Menor’ – conforme registros na delegacia de Itabela -, já tinha sido apreendido por delitos diversos, como furto, uso e tráfico de drogas. A família do garoto, que mora na Rua Pataxós, em Itabela, não quis falar sobre o assunto. O crime brutal está sendo investigado.

brutalidade_itabela crueldade_itabela menor_morto_escopeta

(Texto e Fotos: Radar 64)

BR-116: Ônibus da banda Luxúria se envolve em acidente com duas carretas

onibus luxiria

Um ônibus da Banda Luxúria que viajava de Feira de Santana para Vitória da Conquista, no Sudoeste da Bahia, sofreu um acidente na manhã deste sábado (19), na BR-116, próximo ao município de Manoel Vitorino. A colisão aconteceu por volta das 10h. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF-Jequié), o acidente aconteceu durante uma ultrapassagem quando o ônibus bateu na lateral de uma carreta e acabou batendo de frente com outro caminhão. Um dos veículos fugiu antes da chegada da PRF. Ninguém ficou ferido. (Blog do Anderson)

Ipiaú: Acidente na BR-330 deixa um morto e três feridos

O caminhão colidiu com um carro de passeio.
O caminhão colidiu com um carro de passeio.

Uma colisão entre um carro de passeio e um caminhão na madrugada deste domingo, por volta das 02h30, deixou um morto e três feridos. O acidente aconteceu na BR-330, próximo a “Pedra Branca”. O carro de passeio, um siena branco, placa policial JQL-3697, licença de Ipiaú, era ocupado por quatro quatro homens, todos de Ipiaú, que segundo informações colhidas pela reportagem do Giro, estavam retornando de Jitaúna, quando o carro rodou na pista e colidiu em um caminhão carregado de telhas de cerâmicas, licença de Taperoá, conduzido por Matheus da Silva de Souza, de 35 anos. O motorista do Siena, José Carlos de Oliveira, de 57 anos, ficou preso nas ferragens, foi socorrido pelo profissionais do Samu, mas não resistiu aos ferimentos e morreu dentro da ambulância. Os demais ocupantes foram encaminhados para o Hospital Geral de Ipiaú, dois deles estavam com várias escoriações, outro sofreu um corte na cabeça. O motorista do caminhão não sofreu ferimentos. Ainda hoje mais informações. (Giro em Ipiaú)

Bahia: Taxistas de Salvador aderem à campanha contra câncer de mama

Foto: Almiro Lopes/Correio
Foto: Almiro Lopes/Correio

Com objetivo de alertar as mulheres sobre a importância da prevenção do câncer de mama, uma frota de táxis de Salvador aderiu ao Outubro Rosa, mês dedicado ao tema internacionalmente. O grupo começou neste sábado (19) a circular de roupa nova. Plotados de rosa, 19 carros das companhias Coometas e Comtas rodam em pontos movimentados da cidade. A campanha que mudou o visual dos táxis foi criada pela agência Cuca Comunicação e teve apoio da prefeitura de Salvador. “As pessoas ficam curiosas, e isso faz com que conheçam mais sobre o projeto”, disse Maíra Rodrigues.  Os táxis cor de rosa devem circular até a primeira semana de novembro e o grupo já planeja a próxima ação, o Novembro Azul, em combate ao câncer de próstata. Informações do Correio.

Bahia: Horário de verão começa domingo e altera rotina de serviços

horario-de-verao-2013

O horário de verão começa à 0h de hoje, 19, em todos os estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país. Os moradores dessas três regiões deverão adiantar o relógio em uma hora. A medida segue até 16 de fevereiro de 2014. Este ano, a Bahia não vai aderir à medida. Desde outubro do ano passado, quando foi publicado o Decreto 7.826, o estado não consta da relação de unidades federativas em que a iniciativa deve ser instituída. Em setembro, quando anunciou que a Bahia não participaria da mudança, o governador Jaques Wagner afirmou que a decisão era baseada na opinião da maioria da população, que, segundo ele, reagiu contrariamente à adoção da medida.

Embora a Bahia esteja de fora do horário de verão, quem precisa utilizar serviços bancários ou os Correios vai precisar estar atento à hora de Brasília.

A partir da próxima segunda-feira (21), as agências bancárias e lotéricas vão funcionar em horário diferenciado. Em vez de iniciar os serviços às 10h, os bancos vão abrir às 9h e encerrar o expediente às 15h, uma hora mais cedo.

Itabuna: Acusado de matar mototaxista é preso: “Armaram para mim”

A Polícia Civil, sob o comando do delegado Marlos Macedo, prendeu na tarde desta quinta-feira 17/10/13, Jonathas Viana Santos, “Junior Fedor”, de 18 anos, um dos suspeitos de matar o mototaxista José Urbano Oliveira Simões, 42 anos, na manhã da última terça-feira 15/10/13. José foi morto com vários tiros na Avenida Juracy Magalhães, próximo ao Supermercado Meira. Os policiais prenderam Junior Fedor no bairro de Fátima, em seguida, realizaram diligências pela cidade em busca de comparsas e a arma usada no crime. O acusado foi encaminhado para a Delegacia de Homicídios para prestar depoimento e ficar a disposição da justiça.

Itabuna: Audiência Pública discute Obra do Centro de Convenções

audiencia_publica_obras_centrodeconvencoes_pedroaugusto-390

Uma audiência pública realizada na tarde da última sexta-feira 18/10/13, na Câmara Municipal discutiu a situação das obras do Centro de Convenções. A audiência é uma iniciativa Subseção da OAB Itabuna, juntamente com a Associação Cultural Amigos do Teatro – ACATE e o Sindicato do Magistério Municipal Público de Itabuna – SIMPI. De acordo com o Ministério Público Estadual (MPE) a obra inacabada, já recebeu R$ 17 milhões. A ação Civil pública movida pelo MPE é contrária ao ato de reversão do terreno da obra para o patrimônio do ex-prefeito Fernando Gomes. A ação do MPE tem como réus os ex-prefeitos José Nilton Azevedo e Fernando Gomes, o ex-secretário de Assuntos Governamentais do município, Carlos Burgos e a ex-procuradora Juliana Burgos.

No contrato onde o ex-prefeito doa o terreno para a obra, há uma cláusula que prevê a devolução do terreno doado. Para o MPE, há ilegalidade no ato. A medida foi determinada, pelo então prefeito José Nilton Azevedo, em agosto de 2012. O decreto não foi publicado e a Câmara de Vereadores não foi consultada previamente. Segundo o promotor Inocêncio Carvalho, “Houve um despojamento de bem público, no qual já foram gastos R$ 17 milhões, sem falar no valor do terreno”. Ainda de acordo com o promotor, atualmente o Ministério Público não pode tomar nenhuma medida exigindo a conclusão da obra pelo Estado, pois o terreno voltou a integrar o patrimônio do ex-prefeito Fernando Gomes.

Durante a audiência, o ex-prefeito foi representado pelo médico Amilton Gomes que garantiu que Fernando está disposto a devolver o terreno para que a obra possa ser concluída. O vereador Antônio Cavalcante que presidiu a sessão informou que a Câmara irá procurar o ex-prefeito para resolver o impasse. O promotor Inocêncio Carvalho declarou que caso haja devolução do terreno o MPE desistirá da ação.

Aurelino leal: Promessa de Deputado e proposta de vereadores começa a surtir efeito

topografia-aurelino-390

Por Carlos Hagge

Foi dado inicio na manhã deste sábado (19) o serviço de topografia para a medição e conclusão do projeto de construção do cais que beneficiará toda a população costeira do Rio de Contas, trecho de aproximadamente 1.300 m (um mil e trezentos metros) na sede no municipio. A execução deste serviço está sendo feito pela GPS Serviços de Topografia sob a responsabilidade dos topógrafos Marcos e França com o apoio da secretaria de obras.

topografia-aurelino-390-1

Esta obra foi um pedido especial da prefeita Liu Andrade (PP) ao Dep. João Leão (PP) ainda em campanha e uma cobrança constante da prefeita e dos vereadores que propuseram um desafio ao deputado de vestir saia se essa obra fosse concretizada no município. Para Leão, esse também se tornou um desafio para ele em mostrar a sua força. Segundo informações, já se encontra no orçamento a quantia de R$ 5.000.000,00 (Cinco milhões de reais) para começar a obra. De acordo com o topógrafo França, o cais terá uma largura de 7 m de rua, 2 m de passeio e 1,5 m de ciclovia e está prevista para começar ainda este ano. Acesse www.aurelinoleal.ba.gov.br

Aurelino Leal: Escola ACM e escolas do campo fazem homenagem aos professores

homenagem-professores-2013-390

Por Carlos Hagge

A escola Antônio Carlos Magalhães (sede) sob a direção de Robson Marques  e as escolas do campo coordenadas pela diretora Urânia Penedo realizaram na última sexta-feira dia (18) uma bela homenagem aos professores pela passagem do seu dia. Além de professores estiveram presentes a prefeita Liu Andrade (PP) a secretaria de Educação, assistência social e vários outros convidados. Veja mais em www.aurelinoleal.ba.gov.br

Maraú: Prefeitura vai realizar Copa Verão de Futebol Amador 2013

Gracinha Viana tem compromisso com o esporte Marauense.
Gracinha Viana tem compromisso com o esporte Marauense.

Redação Ubaitaba Urgente

A Prefeitura Municipal de Maraú, através da diretoria de Esporte e Cultura estará realizando no mês de novembro a 1ª Copa Verão de Futebol Amador 2013. É compromisso da prefeita Gracinha Viana (PP), incentivar e investir no esporte Marauense, prova disso é que a prefeita vem lutando incansavelmente para construir o estádio de Futebol da sede.

Bahia: Identificados os quatro homens mortos durante ação policial

29494-3

Foram identificados no Departamento de Polícia Técnica (DPT) os corpos  dos quatros homens que morreram na tarde de ontem (17), na BR-324, durante uma ação policial na divisa entre Feira de Santana e Conceição do Jacuípe: Gilmário Sales Lima, 24 anos, Jeisivam Cristiano Dias Brito, 26, que morava na Rua Augusto dos Anjos, no bairro Rua Nova e  Enderson Almeida Souza Matos, 23 anos, o Rabicó, que morava no conjunto Feira IX.

29491-3

O quarto homem foi identificado apenas como Fábio, e conhecido como Fabinho. A polícia, que investiga uma quadrilha de roubo de carros, recebeu uma denúncia anônima e localizou os suspeitos na rodovia. Ao fazer o cerco, segundo o delegado Jean Souza, titular da Delegacia de Repressão a Roubos de Cargas (Decarga), os homens atiraram e os policiais revidaram. De acordo com a polícia, os homens estavam armados em dois veículos, um Peugeot vermelho, placa OLD – 8292, licença de Tucano e um Punto branco, placa NZP- 3230, licença de Cruz das Almas.

IMG-20131017-WA0078 IMG-20131017-WA0099

“Eles iniciaram a troca de tiros. Não foi intenção da polícia feri-los, mas eles tiveram que salvar suas vidas e revidaram os disparos”, disse o delegado. A ação do Serviço de Investigação da Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin) da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos  (DRFR), sob o comando dos delegados Ricardo Brito e André Ribeiro, teve o apoio de policiais civis da Delegacia de Furtos e Roubos de Cargas em Rodovias e de policiais militares do Tático Móvel. Informações do repórter Aldo Matos do programa Acorda Cidade.

Ubaitaba: Prefeitura realiza modificações no trânsito da cidade

20131017_151001

Redação Ubaitaba Urgente

No intuito de resolver parte dos problemas no trânsito de Ubaitaba, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Obras, vem realizando uma pequena obra no centro da cidade, mais precisamente na Praça 27 de Julho. O Secretário de Obras Eduardo Andrade decidiu com o apoio do Prefeito Bêda, diminuir mais o espaço da Praça para enlarguescer a avenida, já que com o aumento do fluxo de veículos no Centro da cidade, motoristas não tem encontrado espaço para estacionamento, principalmente de segunda a sábado.

20131017_151005

Outro grande problema também é o tráfego de caminhões e carretas, os motoristas estão tendo dificuldades para trafegar nas ruas apertadas em volta da Praça. A obra está sendo elogiada por muitos que passam no local, principalmente pelos comerciantes. A prefeitura também pretende escolher um local apropriado só para estacionamento de motocicletas, que provavelmente irá funcionar na Praça 27 de Julho, nas imediações do “Bar de Larrí”. De acordo com o prefeito, várias modificações serão feitas no trânsito da cidade para facilitar a vida dos motoristas e pedestres.

Ibirapitanga: Itamarati está a um passo de sua emancipação política e administrativa

DSC03955

O sul da Bahia pode ganhar novos municípios nos próximos anos. Entre as localidades que correm risco de perder parte de seu território estão Itacaré, Ibirapitanga e Itagibá. Esses municípios contam com distritos com mais de 8 mil moradores. A quantidade de habitantes é uma das exigências da lei aprovada na noite de quarta-feira pelo Senado Federal. Outra exigência é a realização de um plebiscito entre os moradores. Mas, antes disso, a lei precisa ser sancionada pela presidente Dilma Rousseff. Se sancionada, possibilitará a criação de até 188 municípios no Brasil. No sul da Bahia, podem conseguir emancipação política e administrativa os distritos de Itamarati, em Ibirapitanga; Taboquinhas, em Itacaré, e Japumerim, em Itagibá. (Uol)

Bahia: Professora é estuprada e morta em Simões Filho

professorasf
A professora voltava para casa quando foi abordada.

Uma mulher foi estuprada e morta em Simões Filho, município da Região Metropolitana de Salvador, nesta quinta-feira (17). A professora Edileia de Jesus dos Santos, de 31 anos, voltava para casa quando foi abordada por um homem próximo à escola Favo de Mel e levada para um local deserto, de acordo com a 22ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Simões Filho. Violentada, ela recebeu golpes de faca no pescoço, tórax e braço. A professora ainda estava consciente quando foi socorrida por uma ambulância do Samu para o Hospital Eduardo Alencar, mas não resistiu aos ferimentos após dar entrada na unidade médica. O autor do crime está foragido, mas a polícia acredita, com base em informações preliminares, que a vítima o conhecia, segundo o Correio. O corpo de Edileia deve ser transferido para o Departamento da Polícia Técnica (DPT) de Salvador ainda nesta sexta (18), antes de ser liberado para o sepultamento.(Bahia Noticias).

Itabuna: Morre jovem que aguardava maca na porta do hospital

morre_jovem_na_porta_hospital

Gilmar Santos Silva, 23 anos, morreu na tarde desta quinta-feira 17/10/13 no Hospital de Base de Itabuna. O rapaz foi levado para o hospital depois de uma queda que sofreu durante o banho. Quando chegou ao pronto socorro, ele teve que esperar cerca de vinte minutos para ser atendido, pois não havia maca no hospital. Gilmar usava uma sonda há quinze dias, depois de sofrer um acidente de bicicleta. (Radar Noticias).

Vídeo: Bispo da Igreja Universal entrevista demônio

Fonte: Gospel Mais

A construção do megatemplo de Salomão da Igreja Universal do Reino de Deus vem, ao longo do tempo, causando diversas polêmicas pela suntuosidade do prédio e pelas altas cifras gastas na obra. Um vídeo publicado no YouTube em julho do ano passado está fazendo sucesso nas redes sociais por mostrar uma entrevista de um bispo da denominação com uma pessoa supostamente possuí. O espírito afirma que a paralisação das obras do megatemplo pelo Ministério Público foi resultado de uma ação demoníaca, e o pastor comenta: “Vocês estão investindo pesado pro Templo de Salomão não ser concluído”. O rapaz que estaria possesso é questionado pelo bispo sobre qual seriam as consequências para as pessoas que fizerem doações para a obra, incluindo suas casas, carros e roupas, e o espírito responde: “Eu vou ter que sair, desgraça”, antes de complementar: “Vai mudar  a vida por completo. E a promessa que o Edir prometeu, aquele desgraçado, vai se cumprir”.

Bahia: Justiça cassa mandato do prefeito de Jacobina

prefeito_jacobina

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA) cassou o mandato do prefeito do município de Jacobina, na Chapada Diamantina, Rui Rei Matos Macedo (PMDB), por 5 votos a favor e um contra. A informações é do site Corino Urgente, que ainda traz mais dados sobre o caso que teve o último voto proferido nesta quinta (17). O voto foi do desembargador Maurício Kertzman, que foi a favor do prefeito Rui Macedo, ou seja, contra o provimento do recurso. Com decisão anunciada pelo Tribunal, o gestor tem cinco dias para recorrer da decisão. Enquanto isso ele continua no cargo. Ainda segundo o site, há um artigo na lei eleitoral 9.504/97, que determina como prazo razoável máximo de um ano para julgamento final de processos que envolvam perda de mandato. Nesse caso, o prazo final para o julgamento do recurso contra Rui Macedo seria o dia 17 de dezembro de 2013, ou seja, daqui a dois meses. “Os advogados de Macedo entrarão com embargo contra a decisão no próprio TRE-BA, devendo, se necessário, recorrer futuramente ao TSE, em Brasília, onde haverá a decisão final”, aponta trecho do texto publicado no Corino Urgente. No caso de afastamento do prefeito peemedebista, assumirá a Prefeitura de Jacobina a ex-gestora Valdice Castro (PP), uma vez que Macedo não obteve 50% dos votos mais um na eleição do ano passado.

Salvador: “Médica assassina” deixa hospital e vai direto pro xadrez

JRS_0272(1)

A médica Kátia Vargas Leal, de 45 anos, deixou o Hospital Aliança na manhã desta quinta-feira (17), onde estava internada desde a última sexta. Assim que saiu da unidade, foi possível perceber o susto que Kátia levou ao perceber a presença da imprensa no local. Ela seguiu para o Complexo Penitenciário de Mata Escura e deve prestar depoimento ainda hoje. Segundo informações do repórter Alessandro Isabel, que esteve no local, houve confusão e jornalistas foram empurrados. Os policiais cogitaram colocar a acusada no camburão da viatura, mas foi impossível por conta do número de curiosos. Ao chegar no presídio feminino acompanhada dos advogados, da delegada Jussara Souza e do delegado de defesa da família dos jovens, Daniel Keller, além do promotor David Gallo, a médica Kátia Vargas, acusada de ter matado os irmãos Emanuel e Emanuele na última sexta-feira (11), não falou sobre o caso. Em depoimento, no ual ela tem o direito de falar ou permanecer calada, “ela não disse nada sobre o assunto. Disse apenas que só irá falar perante o juiz”,(Bocão News).