Manifestação formou “tapete” humano no Centro da cidade.
A manifestação pela melhoria nos serviços públicos reuniu mais de 7 mil pessoas em Itabuna nesta quinta (20). O ato começou na praça do São Caetano e deveria terminar no Centro Administrativo Firmino Alves, mas superou as expectativas da organização. Após a entrega de uma pauta de reivindicações na sede da Prefeitura de Itabuna, por volta das 16h, a multidão seguiu a Avenida Princesa Isabel. Na sequência, o grupo tomou a Cinquentenário cantando o Hino Nacional e gritando palavras de ordem como “Vem pra rua/Vem”. Estudantes também cantavam músicas de protesto e entoavam Pra não dizer que não falei das flores, de Geraldo Vandré. Os cartazes falavam de mais qualidade no transporte público, mas pedia melhorias em saúde, educação, urbanismo e meio ambiente, além de protestos contra os gastos com as copas das Confederações e do Mundo. Cartazes também criticavam “a roubalheira” e a tentativa de políticos de aprovar a Proposta de Emenda Constitucional que retira do Ministério Público o poder de investigação criminal, a chamada PEC 37. Robenilson Torres, um dos líderes da manifestação, disse que o ato foi além das expectativas. Segundo ele, uma comissão foi formada e terá audiência com o prefeito Claudevane Leite, na próxima terça (25), pela manhã, para tratar de itens da pauta do movimento. Texto e Foto: Pimenta.
Multidão protesta em frente ao Palácio Paranaguá (Foto Ed Ferreira/Ag. Photossintese).
O ato “Reúne Ilhéus” levou, pelo menos, 4 mil pessoas às ruas centrais do município. A manifestação terminou por volta das 20h e não registrou incidentes, apesar de haver interdição, momentânea, da Ponte do Pontal, que liga o centro à zona sul. A manifestação começou em frente ao Teatro Municipal, de onde a multidão seguiu em direção ao Palácio Paranaguá, onde pediram ao prefeito mais qualidade no transporte coletivo. Na sequência, o grupo seguiu para a Praça Cairu e Ponte do Pontal.O vereador Ivo Evangelista foi vaiado pela multidão ao tentar participar da protesto, segundo o Photossíntese. Produtores de cacau também participaram do ato no qual fizeram críticas à anistia da presidente Dilma Rousseff às dívidas de países africanos, enquanto rejeita proposta de perdão da dívida para cacauicultores.
Ao todo, 388 cidades tiveram manifestos nesta quinta-feira (20) no Brasil, incluindo 22 capitais e pequenos municípios. Mesmo com a redução de tarifas de transporte, motivo primário dos protestos, centenas de milhares de pessoas saíram às ruas pelas mais diversas causas, principalmente contra a corrupção, a PEC 37, a cura gay e os altos custos de realização da Copa do Mundo no país. No Estado de São Paulo, houve protestos em quase todo o interior. Em São José dos Campos, chegou a ocorrer a interdição da Rodovia Presidente Dutra. Em Vitória, aos gritos de “Não é Carnaval, é o Brasil caindo na real”, cerca de cem mil pessoas compareceram à frente da Universidade Federal do Espírito Santo. Depois de um ato pacífico, um pequeno grupo apedrejou prédios e entrou em confronto com a polícia. Em Porto Alegre, também houve atrito depois que a Brigada Militar bloqueou a passagem da marcha de 15 mil pessoas que seguia do centro para o bairro Azenha. Foram jogadas bombas de efeito moral e alguns manifestantes depredaram lojas. Em Santa Catarina, cerca de cem mil pessoas, em 39 cidades, saíram às ruas. Ninguém saiu ou entrou na Ilha de Santa Catarina no período das 19h às 21h, no que foi considerado o maior ato popular do Estado. Em Recife, mais de 50 mil pessoas fizeram na maior parte do tempo um protesto festivo, prejudicado por alguns furtos.Fonte: Bahia Noticias.
A Secretaria de Educação do município de Aurelino Leal realizou na noite de ontem (19) o resgate do forró da Educação, a Secretária Janaína Tereza e sua equipe organizou toda estrutura do evento que teve a participação de todos os professores e respectivas escolas do município. O evento foi realizado na Escola Normal 2 de Julho onde estiveram presentes a prefeita Liu Andrade, o vice Faisqueira e a maioria dos vereadores.
A animação da festa ficou por conta da banda Forró da Gang que tocou vários sucessos inclusive as músicas tradicionais das festas juninas. Durante o evento foi servido um maravilhoso coquetel. A Prefeita, o Vice e a Secretária da Educação falaram da satisfação e alegria em poder realizar a festa mesmo com algumas dificuldades financeiras, porém, sem deixar de pagar os funcionários que ontem mesmo (19) já estavam seus vencimentos depositados em suas respectivas contas. Veja a matéria completa com mais fotos
“Giovane” era acusado de ser o mandante da morte do ex-prefeito Gilberto Andrade.
O pastor evangélico Giovane Lopes Gagliano, de 48 anos, conhecido como Pastor Geovane, foi assassinado com sete tiros na manhã desta quinta-feira (20) na porta da casa onde morava no centro da cidade de Santo Antônio de Jesus (a 185 km de Salvador). O pastor saía de casa por volta das 9h30 da manhã quando foi abordado e assassinado com sete tiros. A Polícia Civil de Santo Antônio de Jesus está investigando o crime. Há suspeitas de que o assassinato do pastor tenha motivações políticas.
O pastor foi morto dentro do carro. Foto: Blog do Martins.
O pastor morava na Rua da Conceição, no bairro do São Benedito, no centro da cidade. O pastor Lindomar, amigo da vítima, contou que recebeu um telefonema da cunhada de que o pastor estava conversando com um vizinho quando um veículo se aproximou e os ocupantes dispararam os tiros. “O pastor Giovane trabalhava num Centro de Recuperação de drogados em Santo Antônio de Jesus e era uma boa pessoa, que ajudava os necessitados”, contou. Amigos, fiéis e vizinhos da vítima relataram que ele não sofria ameaças e não sabem os motivos do crime. Em 2011, o pastor foi vice-prefeito de Aurelino Leal, na época em que mataram o então prefeito da cidade, Gilberto Andrade, e ele foi um dos suspeitos.
Polícia Militar isola local do assassinato. Foto: Blog Criativa On-line.
O pastor foi a júri popular, mas foi absolvido pela justiça. Ele estava enquadrado na lei da Ficha Limpa. Giovane Gagliano pastoreava a Igreja Evangélica da Assembleia de Deus, na Avenida Barros e Almeida.
ENTENDA O CASO
Na época do julgamento, em março de 2011, o Tribunal de Justiça da Bahia pronunciou Giovanni Lopes Gagliano para ir a júri popular. Giovane é acusado de ser um dos mandantes do assassinato do prefeito Gilberto Andrade, que foi morto com um tiro no peito, num trecho da BR-101. Quando foi detido um dos pistoleiros José Renato Domiciano, o Corcoran, que também foi assassinado em 2011, confessou ter dirigido o carro que, no dia 5 de maio de 2007, conduzia Israel Santos Torres, que fez os disparos que mataram Gilberto Andrade. O pistoleiro disse que os motivos eram políticos e financeiros. Corcoran disse ainda que os mandantes foram o vice-prefeito Giovanni Lopes e o ex-prefeito José Augusto Neto, que foi condenado a 19 anos de prisão na penitenciária Lemos de Brito. O acusado contou também que ele e Israel receberiam R$ 25 mil cada um pelo crime. O crime teve atos de protestos da população de Aurelino Leal contra o bárbaro crime que aos poucos foi elucidado. Alguns dos acusados do envolvimento no crime estão presos, outros foram assassinados em circunstâncias misteriosas.Fonte: Cristina Pita/ Blog do Valente.
Dois homicídios foram registrados nas últimas horas em Ilhéus. O primeiro a ser morto foi, Jeferson Oliveira dos Santos, 27 anos de idade. Ele foi assassinado com um tiro de revólver no bairro do Basílio em Ilhéus. O assassino foi identificado como sendo o traficante de vulgo “Fabinho”, que se encontra foragido. Jeferson Oliveira tinha envolvimento com o tráfico de drogas e Fabinho comanda uma boca de fumo naquele bairro. O assassinato aconteceu dentro da casa de um homem conhecido pelo vulgo de Cobrinha, que é tio do criminoso.
Franklin tinha 21 anos e foi morto com cinco tiros no Teotônio Vilela.
Já no bairro Teotônio Vilela, Franklin França dos Santos, 21 anos de idade, foi assassinado com cinco tiros de revólver. A vitima era usuário de drogas, tinha envolvimento com uma quadrilha do bairro do Basílio e se tornou suspeito de ligações com o assassinato ocorrido na casa de Cobrinha, onde foi vitima Jeferson Oliveira dos Santos. O assassinato do Teotônio Vilela, aconteceu uma hora após o crime praticado no Basílio, o que leva a polícia a suspeita de vingança, referente à morte do Jeferson Oliveira. Fonte: Correio do Estado Bahia/ Fotos: Ednei Bonfim.
Gilnay ao lado do irmão, o deputado estadual Coronel Santana.
Vários ocupantes de cargos de confiança na Prefeitura de Ibicuí, inclusive no primeiro escalão, estão sem dormir desde a morte do prefeito Cornélio Morais (PDT), na segunda-feira, 17. Já empossada na chefia do executivo, Gilnay Santana (PTN) só espera pular a fogueira de São João para promover uma renovação quase total no governo.Gilnay prometeu cargos a diversas pessoas durante a campanha, mas, após a eleição, foi isolada pelo prefeito e os dois acabaram brigando. Secretários e outros colaboradores “colaram” em Cornélio e não queriam saber de aproximação com a vice para não ficar mal com o chefe.Pois é essa turma que tem hoje o dissabor de ver Gilnay no comando do município. Alguns já estão se organizando para entregar os cargos; outros continuam naquela de esperar para saber o tamanho do coração da prefeita.Fonte: Pimenta.
Alexandre Ferraz e Dinho da Disbeb bateram em um caminhão.
Dois homens, residentes em Camacan, identificados como Alexandre Ferraz e outro de prenome Dinho da Disbeb que conduziam uma motocicleta, foram vítimas de um trágico acidente no km 589, BR-101, nas imediações do Posto Mangueira, por volta das 19 horas desta quarta-feira (19). As primeiras informações, apontam que a motocicleta pilotada pela dupla, bateu de frente com um caminhão. Uma dos rapazes mortos na tragédia, era sobrinho do Sargento Lauro Ferraz. A Polícia Rodoviária Federal informou que o motorista do caminhão teria saído de Salvador com destino a Vitória-ES.
José Luiz e Jordana Sampaio morreram em acidente na BR 101.
Foi o segundo acidente, totalizando quatro vítimas fatais de Camacan nesta quarta feira (19). À tarde, um casal perdeu a vida em acidente, também em colisão frontal com um caminhão. Eles estavam num veículo Siena que derrapou na pista. Morreram José Luiz Malta (Tinho), 42 anos, e sua esposa Jordana Santos Sampaio, 30 anos, ex aluna de Administração da FTC de Itabuna. Rede Brasil de Noticias.
O deputado estadual Pastor Sargento Isidório (PSB) comemorou a aprovação do projeto de lei conhecido – segundo ele, “distorcidamente” – como “cura gay”, na Comissão de Direitos Humanos (CDH) da Câmara Federal, nesta terça-feira (18). “Parabenizo Marcos Feliciano e fico muito feliz com a aprovação desse projeto. O Conselho Federal [de Psicologia] estava tentando proibir o acompanhamento feito por psicólogos a pessoas que voluntariamente recorram à ajuda especializada, justamente numa época em que o Brasil está na rota da democracia”, afirmou o socialista durante seu discurso nesta quarta-feira (19), no plenário da Assembleia Legislativa da Bahia, ao se referir ao deputado federal e presidente da CDH, cujo prenome é Marco – e não “Marcos” [Feliciano] como o parlamentar baiano costuma chamar. Isidório defende ainda que “estamos em uma Nação que valoriza o orgulho de ser gay, lésbica, por isso não haveria sentido em proibir os psicólogos de atuar ajudando quem não está confortável com sua orientação sexual”. O projeto ainda precisa ser avaliado por duas outras comissões da Câmara Federal e, se aprovado, segue para votação no plenário. No início de abril deste ano, quando Feliciano esteve em Salvador, Isidório disse que o parlamentar é alvo de “intolerância religiosa”.
A aprovação dos brasileiros ao governo de Dilma Rousseff piorou, de acordo com a pesquisa da CNI (Confederação Nacional da Indústria) em parceria com o Ibope divulgada nesta quarta-feira (19) em Brasília. Segundo a pesquisa, 55% dos entrevistados aprovam o governo da presidente, oito pontos percentuais a menos que na última pesquisa da série, divulgada em março, quando o governo era aprovado por 63% dos brasileiros. De acordo com a pesquisa, 32% dos entrevistados consideram o governo regular; 13% avaliam ruim ou péssimo e 1% não sabem ou não responderam. Considerando os entrevistados com renda familiar de até um salário mínimo, houve queda de 5% na proporção de ótimo ou bom. Já entre os com renda familiar de 2 a 5 e de 5 a 10 salários, a queda foi de 10 pontos. Já no caso dos entrevistados com mais de 10 salários mínimos, a queda superou os 20 pontos percentuais. A região Nordeste manteve o maior percentual de ótimo ou bom: 66%. A queda maior da avaliação do governo foi na região Sudeste e entre entrevistados com renda mais elevada, diz o CNI/Ibope. De acordo com a pesquisa, 32% dos entrevistados consideram o governo regular; 13% avaliam como ruim ou péssimo e 1% não sabem ou não responderam. (Uol)
O vice-presidente de Pessoa Jurídica da Caixa Econômica Federal, Geddel Vieira Lima, esteve reunido nesta terça-feira (18), em Brasília, com o presidente interino do PMDB, o senador Valdir Raupp (RO), para discutir a situação da legenda na Bahia relativa às eleições de 2014. “Minha candidatura está posta, mas depende de uma série de fatores: se meu nome consegue unir as oposições, se há respaldo popular. Se isso for conseguido, serei candidato”, afirmou o presidente do PMDB baiano, em entrevista ao Bahia Notícias. De acordo com o ex-ministro, a reunião com Raupp faz parte de uma série de encontros prévios a um evento maior. “O diretório nacional tem se reunido com as executivas estaduais do partido. Haverá uma reunião do diretório na próxima terça [25], às 19h. Raupp está ouvindo as executivas para saber sobre as eleições”, disse. Ao comentar a informação noticiada pelo Estado de S. Paulo de que teria “comunicado” ao presidente do PMDB sua candidatura ao governo baiano, Geddel minimizou. “Sou secretário nacional do partido. Não preciso comunicar nada ao diretório. Todos sabem que quero ser governador, mas a decisão será no ano que vem”, avaliou.
Por determinação do prefeito Paulo Bidú (PP), a Prefeitura de Ubaitaba vai antecipar o pagamento dos salários dos servidores municipais para antes dos festejos juninos. Os salários, que estavam previstos para serem pagos no final do mês, agora serão antecipados para a próxima sexta-feira (21), ou seja, antes do final de semana que emenda com o Dia de São João (24). Para o prefeito Paulo Bidú, essa antecipação, que vai beneficiar centenas de servidores, representa um esforço que a administração municipal faz para os funcionários passarem o São João com mais dinheiro no bolso, podendo adquirir os produtos de que necessitam nesta época. Lembrou ainda que, com essa medida, o comércio local também sai ganhando, uma vez que os recursos para pagar a folha de pessoal movimentam toda a economia local.
O Bombeiro Pedro Barreto (camisa rosa) segura criança no colo.
Redação Ubaitaba Urgente
O Soldado Pedro Barreto, residente na Rua Jose Carlos Almeida, bairro Conceição em Ubaitaba, que atualmente presta um excelente serviço como Bombeiro Militar na cidade de Porto Seguro, estava em confraternização junina juntamente com a equipe da “Pina Contabilidade”, no ultimo domingo (16), quando de repente na mesa ao lado foi surpreendido com gritos de uma mãe desesperada sem saber o que fazer com uma criança engasgada com um pedaço de calabresa. O bombeiro rapidamente foi ao socorro e encontrou a criança caída no chão sem ar e já quase desfalecendo, ele pegou a criança colocou sobre seus braços e fez o procedimento correto salvando a vida do menino. O fato ocorreu na Churrascaria Los Pampas em Itabuna. O Bombeiro foi chamado de herói por todos que presenciaram a ação do rapaz. A criança, foi salva!
A Campanha Tripla da CDL “Show de Prêmios CDL 2013″ continua sorteando prêmios e fomentando o comércio das cidades de Ubaitaba e Aurelino Leal. O segundo prêmio, um netbook, foi sorteado no dia 12 de junho, na Praça Cultural de Ubaitaba, em homenagem ao Dia dos Namorados. O ganhador do prêmio foi Alessandro Barbosa, morador da Praça Santo Antônio em Ubaitaba, que adquiriu o seu cupom ao comprar na empresa Araújo Material para Construção. Já foi sorteada um TV de LED de 32” e a Campanha também sorteará uma moto “ Honda Fan 125”,além de outros prêmios, no São Pedro, que ocorrerá na cidade de Aurelino Leal. O presidente da CDL, Isaac Rodrigues da Silva, ressaltou que o objetivo da Campanha é o aquecimento das vendas nos comércios de Ubaitaba e Aurelino Leal, gerando mais renda para os municípios. Texto: Jornal Tribuna da Região.
A Polícia Militar em Juazeiro do Norte, no Ceará, levou um carro forte, na noite desta terça-feira (17), para frente de uma agência do Banco do Brasil no centro da cidade. O objetivo: resgatar o prefeito do município do sul cearense, Raimundo Macedo (PMDB). O gestor está dentro do prédio do banco público. Cerca de 10 mil pessoas que participavam do movimento contra Raimundão, como é conhecido o alcaide, cercaram o local após saber da presença do prefeito. De acordo com o site Miséria, com a chegada do veículo blindado, protestantes cercaram o automóvel e impediram seu deslocamento. Os participantes quebraram vidros, jogaram pedras, paus e a todo instante a PM tentava intervir para impedir que o carro forte fosse incendiado. Sem sucesso, a PM recuou e desaconselhou o prefeito Raimundão de deixar as dependências do Banco do Brasil por falta de garantias. Temendo pela vida do prefeito, a corporação pediu reforço e comunicou o caso ao secretário estadual de Segurança Pública, Francisco Bezerra. Ainda segundo a reportagem, manifestantes prometem permanecer no local. O prefeito participaria nesta terça da abertura da festa do “Juáforró”, organizado pela prefeitura local, marcada para às 19h com a apresentação da banda Aviões do Forró. O ato, batizado de “#ForaRaimundão”, protesta pela redução de 25% dos vencimentos dos professores municipais e pede o fim da corrupção no município.Fonte: Bahia Noticias.
Os estudantes que realizaram os dois primeiros protestos contra o reajuste da passagem em Itabuna decidiram antecipar a manifestação prevista para sexta (21). O ato contra o reajuste de R$ 2,20 para R$ 2,50 foi antecipado para a próxima quinta (20), às 14h30min, saindo da Praça Simão Fitermann, no São Caetano.Os estudantes vão caminhar pela Avenida Princesa Isabel e darão uma parada em frente ao Centro Administrativo Firmino Alves, onde pretendem exigir do prefeito Claudevane Leite, no mínimo, a manutenção da tarifa de R$ 2,20 e mais qualidade no transporte público.O serviço de ônibus é operado por duas empresas. Segundo relatório da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito, a frota é sucateada. O governo diz ter cobrado da São Miguel e da Expresso Rio Cachoeira mais investimentos na renovação da frota.Fonte: Pimenta.
Luís Carlos Ferreira da Silva, de 21 anos, foi executado na madrugada desta quarta-feira (19), no conjunto Cordeirópolis, no bairro Mangabeira, em Feira de Santana, a 109 quilômetros de Salvador. Segundo informações do Acorda Cidade, o jovem foi assassinado quando dormia no quarto de casa. Luís foi atingido com vários tiros no tórax, antebraços e queixo. De acordo com a polícia, os assassinos invadiram a residência e efetuaram os disparos. O corpo foi removido para o Departamento de Polícia Técnica (DPT). A polícia investiga a autoria assim como a motivação para a execução que assustou os moradores do conjunto Cordeirópolis.Fonte: Bocão News.
De acordo com o prefeito, a dívida é oriunda de outras gestões.
O prefeito de Gongogi, Altamirando de Jesus Santos (PDT), o Sapão, disse, em entrevista exclusiva ao Ubatã Notícias, que o município deve mais de R$ 22 milhões. De acordo com o alcaide, a dívida, oriunda de outras gestões, era ainda mais volumosa, mas parte dela foi equacionada pelo atual governo. “Temos uma receita 0,6 do FPM e uma dívida superior a R$ 22 milhões. O município tem dívida com INSS, Receita Federal e Cesta do Povo. Como são órgão estaduais e federais, Gongogi está com o nome negativado no Cauc, o que nos impede de firmar convênios com a União”, disse o prefeito Sapão. O prefeito reconheceu alguns problemas da gestão, mas destacou os avanços conseguidos pelo seu governo em áreas como saúde e educação. Fonte: Ubatã Notícias.
“Surubim” estava armado com um revolver calibre 32
Redação Ubaitaba Urgente
Após levantamento de informações por policiais da 61ª CIPM, motivado por denúncias de populares sobre a suposta atividade de tráfico de drogas e armazenamento de armas na cidade de Ubaitaba. Foi identificado e preso em flagrante no “Matadouro”, Valdemir Rodrigo dos Santos, vulgo “Surubim”. Com ele havia trinta (30) trouxas de maconha e logo após foi encontrado em um cômodo abandonado de sua posse um Revólver Taurus Calibre 32 com 5 (cinco) cartuchos intactos. O indivíduo, a arma e as drogas foram apresentadas na DP da cidade de Aurelino Leal.