Ubaitaba Urgente

BRASIL: LULA É PAGO POR EMPREITEIRAS PARA PROFERIR PALESTRAS EM PAÍSES AFRICANOS

Foto: Ueslei Marcelino / Reuters/ Bahia Noticias
Foto: Ueslei Marcelino / Reuters/ Bahia Noticias

Três construtoras com histórico de doações para campanhas petistas e de execução de obras do governo federal custearam a viagem de seis dias do ex-presidente Lula para a África, encerrada nesta terça-feira (19). Durante a visita ao continente, o político fez duas palestras. A primeira foi paga em conjunto pela Odebrecht e pela Queiroz Galvão, além de uma empresa de seguros local. A segunda foi bancada pela construtora Andrade Gutierrez, que doou mais de R$ 2 milhões à campanha de reeleição do ex-presidente, em 2006, quando a Odebrecht injetou cerca de R$ 200 mil. Segundo a assessoria do Instituto Lula, as palestras foram proferidas para convidados das construtoras e o transporte e hospedagem também foram custeados pelas empreiteiras. Desde que deixou a presidência, o petista tem feito diversas palestras ao redor do mundo. Em 2011, falou à Microsoft, à Tetra Pak e à LG. Às plateias africanas, em Gana, Benin, Guiné Equatorial e Nigéria, Lula falou sobre como a experiência do Brasil no combate à pobreza ajudou a desenvolver a economia e da relação Brasil-África. No mercado, estima-se que um evento com o ex-presidente custe cerca de R$ 200 mil. Informações do Estadão.

EUNÁPOLIS: ESTUDANTE SIMULOU SEQUESTRO PARA REATAR NAMORO

O caso foi arquivado pela polícia.
O caso foi arquivado pela polícia.

O caso da estudante do curso de Fisioterapia da universidade Unesulbahia, Alzenir Rodrigues Silva, conhecida por ‘Preta Jhamal’, de 22 anos, foi arquivado nesta terça-feira (19) pelo diretor regional da 23ª Coorpin, Eridelson Bastos. Como já se desconfiava, a estudante confessou ter simulado o próprio sequestro na tentativa de provocar a piedade e o reatamento do namoro. A estudante foi ouvida na sexta-feira (15), após ser encontrada em um posto de gasolina na cidade de Teixeira de Freitas. Chorando muito e se dizendo arrependida, ela declarou que enviou mensagens à própria mãe, Maria Vânia, e ao ex-namorado, “querendo provocar nele o sentimento de piedade pelo seu sofrimento e aceitasse a continuação do relacionamento”. Durante o período do suposto desaparecimento, “Preta Jhamal” permaneceu em uma pousada na cidade de Teixeira de Freitas, para onde viajou de carona com um amigo, cujo nome não foi informado. A polícia nunca tratou o caso como sequestro, uma vez que não houve pedido de resgate.  Fonte: Radar64.

SUPERINTENDENTE NEGA APLAUSOS À MULA LUANA: “MAS O POVO FALA VIU?”

"Mas o povo fala viu?"
“Mas o povo fala viu?”

O suposto pedido de uma moção de aplausos à mula Luana do vereador de Alagoinhas, José da Farinha, causou reboliço na cidade. Em contato com a reportagem, o superintendente administrativo da Câmara, Roberto Costa, já atendeu ao telefone surpreso na manhã desta quarta-feira (20). “Mas esse povo fala demais viu?!”. Segundo Roberto, não houve pedido algum para a mula Luana e sim à polícia militar. “Não sei como essa notícia saiu. A moção que ele fez foi à polícia militar, porque ele faz uma cavalgada anual e a polícia sempre dá apoio logístico. Não sei quem inventou essa história”, disse indignado. O superintendente afirmou ainda que possui uma gravação de todo o evento. Ele prometeu enviar o conteúdo que teria 2h de áudio para o email da redação. Mas até às 10h51 de hoje nenhum arquivo chegou. A reportagem tentou também o contato com José da Farinha através de um telefone disponibilizado por Roberto, mas o vereador não atendeu às ligações. Fonte: Bocão News.

AURELINO LEAL: POPULAÇÃO DE DISTRITOS RECLAMA DE FALTA DE POLICIAMENTO

Poço Central e Laje do Banco estão sem policiamento.
Poço Central e Laje do Banco estão sem policiamento.

Os moradores dos pequenos distritos sul baianos de Poço Central e Laje do Banco, pertencentes ao município de Aurelino Leal, sob a gestão da prefeita Liu Andrade (PP), estão à mercê das ações criminosas, isso porque no referidos distritos, sob jurisdição da 61ª CIPM/Ubaitaba, não há policiamento permanente. Os problemas oriundos da ausência de policiamento são diversos, como tráfico de drogas, assaltos a mão armada, furtos, vandalismos, abuso no volume de som automotivo. Poço Central, por exemplo, se tornou uma espécie de ‘paraíso’ das motos roubadas. Um posto avançado da PM poderia resolver a questão, pois as cidades mais próximas estão distantes dos distritos em mais de 20 km. A solução, porém, esbarra na falta de efetivo para atender os distritos. A 61ª CIPM tem realizado operações em Laje do Banco e Poço Central. A boa vontade da PM, no entanto, não tem resolvido o problema. A questão, é claro, é alvo de crítica por parte da população. Alô, Secretaria de Segurança Pública. Fonte: Ubatã Noticias.

JUAZEIRO: ‘VOVÓ DO TRÁFICO’ DIZ VENDER COCAÍNA PARA COMPRAR REMÉDIOS

vovo_trafico

A idosa Ivone Oliveira Borges de Souza, de 71 anos, conhecida como Vovó do tráfico, foi presa por investigadores da Delegacia Territorial (DT) de Juazeiro, norte do estado, na localidade de Massaroca. Ela foi encontrada com cerca de 100g de cocaína e maconha, escondidos em uma bolsa feminina, guardada embaixo da cama do quarto em que dorme. Ivone alegou que vendia drogas para custear remédios prescritos pelos médicos. Segundo o delegado Flávio André da Rocha Martin, titular da DT/Juazeiro, Ivone é natural da cidade vizinha de Petrolina (PE), onde também vendeu drogas há alguns anos. Aposentada e com o benefício do marido falecido, a anciã mora sozinha, em Massaroca, onde comercializa droga há pelo menos três meses. Um dos filhos, que reside no estado vizinho, também já esteve preso por tráfico. Os policiais apreenderam na casa da aposentada a quantia de R$ 3,9 mil em espécie e um carro Uno Mille, registrado em nome da filha, que mora em Salvador. Autuada em flagrante por tráfico de drogas pelo delegado Flávio Martins, a aposentada foi transferida para a carceragem do Conjunto Penal de Juazeiro, onde permanece custodiada desde a sexta-feira (15), à disposição da Justiça. Fonte: Bahia Noticias

PORTO SEGURO: CRIANÇA MORTA EM CAIXA D’ÁGUA FOI EMPURRADA POR COLEGUINHA

Caixa fica no chão e a tampa é de fácil remoção
Caixa fica no chão e a tampa é de fácil remoção

Uma tragédia marcou os moradores do bairro Baianão, em Porto Seguro. Uma criança de quase dois anos morreu afogada em uma caixa d’água. O desastre, que aconteceu na manhã desta terça-feira (19), pode ter sido provocado, segundo a polícia da cidade, por uma coleguinha da vítima.Conforme o inquérito policial que foi aberto para apurar o caso, Guilherme Nunes brincava no quintal de casa com uma menina de três anos, quando foi empurrado por ela dentro do recipiente de PVC, que estava em um lugar de fácil alcance, com uma tampa de fácil remoção. Populares ainda tentaram socorrer Guilherme, levando-o para a Unidade de Pronto Atendimento da localidade, aonde ele já chegou morto. O corpo de Guilherme foi necropsiado no Departamento de Polícia Técnica e liberado para o sepultamento, previsto para esta quarta (20). Muito abalados, familiares não quiseram dar entrevista, mas devem ser ouvidos pelo delegado que cuida da investigação nos próximos dias. Fonte: Radar 64

UBAITABA: CÂMARA DISCUTIU AUMENTO DE VIOLÊNCIA NO MUNICÍPIO

Sessão Especial foi presidida pelo vereador  Porqueres. (Foto: Ubaitaba Urgente)
Sessão Especial foi presidida pelo vereador Porqueres. (Foto: Ubaitaba Urgente)

Redação Ubaitaba Urgente

A Câmara Municipal de Ubaitaba realizou nessa terça-feira (19) uma Sessão Especial para discutir os problemas que afetam a segurança publica no município e, em especial o aumento da violência que se manifesta através de assaltos, arrombamentos, homicídios, tráfico de drogas, desordens e outras de criminalidade. A questão da poluição sonora também foi amplamente debatida. A Sessão Especial foi presidida pelo vereador Antonio Alcântara Porqueres e  contou com a participação de diversas autoridades, a exemplo do  Delegado de Policia, Paulo de Tarso e do comandante da unidade local da Policia Militar, Major Melquiades, além do vice-prefeito Paulo Bidu e dos secretários Marcos Linger e Benhaim Correia.

Drº Paulo de Tarso (delegado) e o Major Melquiedes
Delegado Paulo de Tarsos e o Major Melquiedes.

Durante os debates ficou claro a necessidade de uma ação conjunta entre os governos municipal e estadual, cabendo a este um melhor aparelhamento dos organismos da Segurança Publica no município, já que existem carências gritantes como a falta de efetivo na Delegacia de Policia que atualmente dispõe apenas de um agente habilitado para o exercício da função. Foi pedida também uma atenção especial para o distrito de Faisqueira, onde são freqüentes, sobretudo nos finais de semana, os atos de desordens. Dentre as deliberações tomadas na oportunidade ficou definido que uma comissão parlamentar se reunirá com o prefeito Bêda Almeida para elaborar um documento a ser encaminhado ao Governador do Estado com as reivindicações necessárias para solucionar, ou minimizar o problema. 

OUTROS PARTICIPANTES

 Além das autoridades citadas também integraram a mesa de trabalhos desta Sessão Especial as pessoas de Mario Lima (Presidente do Conselho Municipal de Segurança Publica; Isaac Rodrigues, (Presidente do CDL); Valdira Santos (Presidenta da Rádio Ubaitaba FM) e o   professor Mario Leandro. Na platéia estavam as mais diversas representações da comunidade local.

UBAITABA: QUAL O VALOR DO SEU VOTO? PERGUNTAR NÃO OFENDE

Deputados Leur Jr. e Lúcio Vieira.
Deputados Leur Jr. e Lúcio Vieira.

Redação: Ubaitaba Urgente

Objetivando saber do eleitorado ubaitabense se valeu a pena votar nos parlamentares que se habilitaram a representar o município na Assembléia Legislativa e no Congresso Nacional, o site “Ubaitaba Urgente”,está realizando a enquete “Qual o Valor do Seu Voto”.Não trata-se do valor financeiro,mas do valor moral, avaliado pelos  resultados obtidos.No time dos parlamentares mais  bem votados em Ubaitaba estão Sandro Regis, Luiz Argolo, Rosemberg Pinto, Leur Lomanto, João Leão e Lucio Vieira Lima, dentre outros.Valeu a pena votar neles? Você votaria novamente? Essas são perguntas básicas da enquete. Responda.

Rosemberg Pinto, Leão e Sandro Regis.
Rosemberg Pinto, Leão e Sandro Regis.

IPIAÚ: IRMÃO DO PREFEITO DERALDINO MORRE EM ACIDENTE DE MOTO

Enias Araújo tinha 51 anos
Enias Araújo tinha 51 anos

Um acidente ocorrido ontem, terça-feira(19), por volta das 18h40min na BR 030, tirou a vida de Enias Alves de Araújo, 51 anos, irmão do prefeito de Ipiaú, Deraldino Alves. Enias estava retornando para Itapitanga, depois de participar da comemoração do aniversário de um amigo, na Cabana de Narciso, juntamente com demais colegas. Pilotando a moto de placa JOU 7687, licenciada de Gandu, nas mediações da ponte próxima ao Encontramento, na BR 030 ele foi surpreendido por  um cavalo que atravessou pista e acabou chocando-se com a moto pilotada por ele e que tinha na garupa como carona, o pintor, Dema. O choque da batida foi tão forte que o capacete voo e Enias bateu com a cabeça no chão, onde amigos que vinham logo atrás, já o encontraram quase sem vida, devido ao impacto da batida. Populares providenciaram o socorro e levaram-no para o Hospital Maria Eloy Bittencourt em Itapitanga, onde ele já chegou sem vida. A cidade está em comoção com o acidente ocorrido com Enias. Dema que estava na garupa da moto, sofreu apenas arranhões na perna e não corre risco de vida. Fonte: Blog Joel Fernando

ITACARÉ: FUGITIVO DO PRESÍDIO DE ITABUNA É PRESO PELA PM

Cuia estava no bairro Novo, em Itacaré
“Cuia” estava no bairro Novo em Itacaré

Equipe da 72ª CIPM/Itacaré em continuidade a operação desencadeada em Itacaré capturou Willian Pereira da Silva (Cuia), 24 anos, foragido do presídio de Itabuna e integrante do Raio A, morador do bairro Califórnia. Cuia estava no bairro Novo, em Itacaré, e havia saído do presídio no indulto de Natal. Com ele foram apreendidos um revolver Magnum calibre 357, 14 cartuchos calibre 357 intactos, 150 gramas de maconha e 1 caderno de anotações do tráfico. O bandido estava acompanhado da menor R.P de J. de 16 anos, moradora do bairro Conceição, em Itabuna. Ambos, segundo apurado, seriam os responsáveis pelo dinheiro do crime e iriam implementar fuga num táxi com placa de Itabuna. Todos foram apresentados à Delegacia de Polícia para que sejam adotadas as providências legais. Fonte: Vermelhinho

BRASIL: CANTOR HUDSON É PRESO POR PORTE ILEGAL DE ARMA

No carro foram encontrados um revólver 38, uma pistola 380
No carro foram encontrados um revólver 38, uma pistola 380

O cantor Hudson, da dupla sertaneja Edson e Hudson, foi preso na madrugada desta quarta-feira (20) por porte ilegal de arma em Limeira, no interior de São Paulo. A abordagem ocorreu no bairro Vila Cláudia, por volta das 2h40. De acordo com a Polícia Militar, a corporação foi acionada pela ex-mulher de Hudson. Ela alegou ter sofrido ameaças do cantor que disse ainda que iria até sua residência para retirar um veículo que havia dado de presente à filha. Ao chegar ao local de carro, Hudson não parou o veículo, mas foi seguido e abordado pela Polícia Militar. No carro foram encontrados um revólver 38, uma pistola 380, duas facas e um soco inglês. Após consulta feita pela Polícia Civil, foi constatado que Hudson não possuía documentação da pistola 380. Ele foi preso por porte ilegal de arma de fogo e encaminhado ao 1º Distrito Policial da cidade. Fonte: Site Terra.

VEREADOR DE ALAGOINHAS PROPÕE MOÇÃO DE APLAUSOS A MULA

vereador_mula

Do Bahia Noticias

O vereador de Alagoinhas Jorge da Farinha (PTN), ex-presidente da Câmara de Vereadores, propôs uma moção de aplausos à mula Luana, animal que é símbolo da cavalgada que o próprio edil realiza há alguns anos. O animal é resultante de cruzamento entre uma égua e um jumento ou um cavalo com uma jumenta. A pauta deverá ser apreciada no plenário da Casa ainda nesta terça-feira (19). Com informações do site local Alagoinhas Hoje.

UBATÃ: IDOSO É ENCONTRADO MORTO NO RIO DE CONTAS

O idoso teria se desequilibrado enquanto tentava atravessar o rio
O idoso teria se desequilibrado enquanto tentava atravessar o rio.

Na manhã da ultima segunda-feira (18), por volta das 11h40, populares encontraram o corpo de Osmar Arcanjo de Souza, de 63 anos, natural de Ubaitaba, boiando nas águas do Rio de Contas, no município de Ubatã. Osmar é morador da Fazenda Batalha, na margem direita do Rio, já no município de Gongogi. Segundo informações da Polícia Militar, Osmar havia bebido e se desequilibrou da canoa ao tentar atrasar o rio. A cena foi flagrada por algumas testemunhas, que encontraram o corpo da vítima horas depois. Ainda de acordo com a PM, o corpo de Osmar foi encaminhado ao Instituto Médico Legal, no município de Ilhéus.Fonte: Ubatã Noticias

IBIRAPITANGA: SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL REALIZA EVENTO PARA ‘MELHOR IDADE’

Pelos menos 200 pessoas da ‘Melhor Idade’ participaram do evento
Pelos menos 200 pessoas da ‘Melhor Idade’ participaram do evento

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Ibirapitanga, cuja titular da pasta é Cleude Barcelos, realizou, nesta segunda-feira (18), por meio do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), o 1º Encontro do Grupo da Melhor Idade. Cerca de 200 idosos da sede e dos distritos participaram do evento. O Melhor Idade teve programação diversificada, a exemplo de apresentação teatral com o ator Chico Nascimento, que contracenou com a equipe de Cras; apresentação da nova equipe da Secretaria de Assistência Social; dinâmicas com tema “Nossos Velhinhos merecem respeito e carinho” e foi servido um coquetel. Segundo a Secretária de Assistência Social, Cleude Barcelos, a pasta realizará outros eventos para o público da Melhor Idade, momentos em que haverá diversas atividades de promoção do lazer, entretenimento, ludicidade e também integração. Fonte: Ubatã Noticias

UBAITABA: MULHER DE 82 ANOS POR POUCO NÃO APANHOU DO FILHO DROGADO

Marina _Alves_ Santos

Redação Ubaitaba Urgente

Dentre outras conseqüências avassaladoras das drogas, incluindo aí o álcool, está a desagregação da família. Sucedem-se os casos de drogados que causam transtornos no ambiente familiar,trazendo sofrimentos aos filhos e pais.Quando a situação chega às raias do insuportável são os próprios parentes que reagem e adotam atitudes drásticas,como foi o caso da idosa Marina Alves da Silva, 82 anos,residente na Rua Pedro Pascoal,em Faisqueira. Na manhã da ultima segunda-feira (18) ela esteve na delegacia de Policia de Ubaitaba para queixa contra o próprio filho, Antonio Carlos Moura dos Santos, 49 anos. O motivo da queixa da anciã reside no fato de que no dia anterior (domingo),Antonio Carlos ter tentado agredir,com um porrete, toda a sua família no interior da própria residência.Nem a própria mãe ele poupou das ameaças. Não satisfeito com isso,Antonio Carlos quebrou tudo que havia dentro do domicilio. O que levou Antonio Carlos a adotar tamanha violência foi não ter encontrado o almoço pronto para ele e um amigo. Momentos após os atos de agressão Antonio Carlos foi preso e quando no dia seguinte encontrou sua mãe na Delegacia se apressou em pedir perdão, dizendo-se muito arrependido. Na oportunidade dona Marina reiterou que toda vez que ele bebe ou usa droga promove o quebra-quebra dentro de casa.

URUÇUCA: CORPO SEM CABEÇA FOI ENCONTRADO NA REGIÃO DO JACARANDÁ

009
Corpo será identificado através de DNA. (Foto: Ubaitaba Urgente)

Redação Ubaitaba Urgente

Trabalhadores Rurais encontraram na manhã de ontem (18), na Região do Jacarandá, município de Uruçuca, o corpo de um homem, sem cabeça e queimado entre pneus. O corpo estava dentro de uma construção abandonada, em uma roça de cacau. A polícia acredita que o corpo seja do fugitivo das delegacias de Ubaitaba e Ipiaú, Cleiton Gentil Silva, acusado de vários assaltos e roubo de veículos na região. Na manhã do ultimo domingo (17), uma cabeça foi encontrada na Segunda Travessa Itapagipe em Ipiaú, com marcas de tiros na testa, a policia acredita que a referida cabeça seja do assaltante Clinton. O corpo foi encaminhado para o DPT de Ilhéus, onde passará por um exame de DNA para identificação.

A polícia acredita que o corpo seja do assaltante "Cleiton". (Foto: Ubaitaba Urgente)
A polícia acredita que o corpo seja do assaltante “Cleiton”. (Foto: Ubaitaba Urgente).

ILHÉUS: LADRÃO DE MOTO DE ITABUNA PRESO PELA PRE

Marcos foi encaminhado para o Presídio Ariston Cardoso
Marcos foi encaminhado para o Presídio Ariston Cardoso.

Marcos José de Souza Júnior, 30 anos, residente na rua Santa Rita, 121, bairro Santo Antonio, em Itabuna, foi preso por policiais militares lotados na 1ª Companhia de Polícia Rodoviária Estadual, após furtar uma motocicleta na avenida Soares Lopes, em Ilhéus. Marcos Júnior, disse que é mecânico de motos e confessou já ter furtado três motos em Minas Gerais, sendo que já cumpriu cadeia de três anos, quando foi autuado em flagrante por furto qualificado. A moto foi furtada na avenida Soares Lopes e o meliante se deslocou para Itabuna, onde desmancharia para vender peças usadas, tendo o mesmo, conchavo com donos de oficinas de desmanches de motocicletas. O ladrão de motos, foi autuado em flagrante pelo delegado Luiz Adriano e foi encaminhado para o Presídio Ariston Cardoso. Fonte: Jornal Tropa de Elite

ITABELA: MOTOQUEIRO ATROPELA CRIANÇA E É AGREDIDO POR MORADORES

Cosme foi preso em flagrante por direção perigosa
Cosme foi preso em flagrante por direção perigosa

Cosme Barbosa da Silva, 18 anos, que pilotava uma motocicleta sem possuir carteira de habilitação, atropelou uma criança de cinco anos, no bairro da Jaqueira, em Itabela. Segundo testemunhas, Cosme estava em alta velocidade e, ao passar por um quebra-molas, perdeu o controle da direção e atingiu a criança, que brincava na porta de casa. Revoltados, moradores começaram a agredir Cosme, mas policiais militares chegaram a tempo de impedir que ele fosse linchado. A moto, que estava em péssimo estado de conservação, foi apreendida e o condutor autuado em flagrante por direção perigosa. A vítima do acidente foi atendida no Hospital Frei Ricardo e não corre risco de morrer.Fonte: Radar 64

TRAGÉDIA: CASAL E FILHO DE 3 ANOS MORREM EM ACIDENTE EM CONDEÚBA

Pai e filho morreram no local.
Pai e filho morreram no local.

Uma família morreu em um acidente na BA-263, próximo de Condeúba, na tarde desta segunda-feira (18). Um Palio e um caminhão se chocaram e o carro de passeio em seguida pegou fogo. Um casal e o filho de três anos que estavam no Palio morreram. O carro era ocupado pelo comerciante Belchior Ribeiro da Silva, 32 anos, a esposa Bárbara Ferreira Ribeiro e o filho do casal, Caio Ribeiro da Silva. Pai e filho morreram no local. Bárbara chegou a ser socorrida para o Hospital Geral de Vitória da Conquista, mas morreu antes de chegar à unidade médica. O motorista do caminhão não teve ferimentos. A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) não sabe o que causou a batida. Os corpos dos três, que moravam em Conquista, foram encaminhados ao Instituto Médico Legal (IML) da cidade. Fonte: Correio

Com o impacto o veículo pegou fogo.(Foto:Cordeiros em Foco)
Com o impacto o veículo pegou fogo.(Foto:Cordeiros em Foco)

UBATÃ: MENOR É MORTO A FACADAS NO BAIRRO ESPERANÇA

Menor foi assassinado com três facadas (Foto: Ubatã Notícias)
Menor foi assassinado com três facadas (Foto: Ubatã Notícias)

Na madrugada desta terça-feira (19), por volta das 2h, o ubatense Joabson Souza Santos, de 16 anos, foi assassinado após apartar uma briga iniciada num bar nas proximidades da Escola Estadual Luís Viana Neto, no Bairro Esperança. Segundo diversas testemunhas, o assassino é o comerciante Alex do “espetinho”. Segundo informações da Polícia Militar, Joabson estava num bar quando foi iniciada uma briga entre Alex do “espetinho” e outro rapaz. O menor ajudou a separar a briga e momentos depois foi surpreendido pelo assassino, que desferiu três facadas no abdome da vítima, que acabou não resistindo aos ferimentos e faleceu no local. Após cometer o assassinato, Alex fugiu tomando destino ignorado. A Polícia Militar foi acionada, fez diversas diligências nas imediações, mas não conseguiu prender o assassino. Joabson é a quarta pessoa a ser assassinada no município este ano. Antes, três haviam sido mortos na Várzea. A Polícia Civil investiga o crime. Fonte: Ubatã Noticias.