“Karamelo” era querido pela classe e colegas de trabalho.
O professor de dança Moab Karamelo Andrade, de 26 anos, morreu eletrocutado na noite deste sábado, 23, no bairro Ferradas, em Itabuna. A vítima subiu em um poste e foi lançado ao chão após sofrer choque elétrico. Testemunhas afirmam que ele chegou a ser socorrido e levado para o Hospital de Base, mas não resistiu. Moab fazia parte do programa federal para alunos adolescentes, o Projovem, onde ensinava a arte da dança. Segundo amigos, ele era uma pessoa muito querida pela classe e colegas de trabalho. Informações do Portal Sul da Bahia.
Faleceu na noite de sexta-feira (22), por volta das 22h, Francisco Araújo e Silva, de 23 anos, que pesava 260 kg, portador de obesidade mórbida. Francisco estava internado desde o último dia 19 na UTI do Hospital Geral Roberto Santos, por conta de uma pneumonia. Francisco era portador da Síndrome Prader-Willi, doença genética que acarreta baixa estatura, fraqueza muscular, baixo QI (quociente de inteligência) e apetite excessivo, o que acaba provocando a obesidade. O corpo foi encaminhado neste sábado (23) para a cidade de Serrinha, onde ele será sepultado.Fonte: Bocão News.
Cristiane do Carmo é conhecida como a “Rainha do Raio A”
Cristiane Carmo dos Santos, 22 anos de idade, mais conhecida pelo vulgo Rainha do Raio A, foi presa por policiais lotados no PETO 68, na Rua das Flores, no Alto da Conquista, em Ilhéus.Com a citada traficante, que mora no Alto da Bela Vista, no Banco da Vitória, os militares encontraram um pacote de maconha. A mesma é suspeita de integrar uma quadrilha liderada pelo raio A, do presídio de Itabuna. Cristiane Carmo cumpriu dois anos de cadeia acusada de tráfico de drogas, na cidade de Jequié e está cumprindo liberdade condicional. Na Delegacia de Polícia, a meliante disse que a maconha encontrada, seria para ela fumar e que aquela quantidade, só daria para usar durante o café da manhã e almoço.
Jairo Santos foi preso em flagrante pelo PETO 68.
Também foi preso o traficante, Jairo Santos de Jesus, residente em Ilhéus. Ao ser abordado, os militares encontram em poder do traficante, um pacote onde continha considerável quantidade de cocaína.Jairo Santos e Cristiane Carmo dos Santos, foram conduzidos para o Complexo Policial de Ilhéus e autuados em flagrante por trafico de drogas. Informações e Fotos: Itabuna Urgente.
O professor Otoniel Cassemiro Neto, de 55 anos, que foi prefeito de Canavieiras de 1993 a 1996, morreu na manhã deste sábado, 23, vítima de infarto fulminante.
Otoniel estava em seu escritório, na Avenida Ilhéus, centro de Canavieiras, quando sentiu dores no peito. Ele chegou a ser socorrido e levado para o Hospital Municipal Régis Pacheco, mas acabou falecendo antes de dar entrada.
Nas últimas eleições, o ex-prefeito voltou a disputar o comando do município, concorrendo pelo PTdoB. Ficou em segundo lugar, com 40,49% dos votos, perdendo para Almir Neto, do PMDB. Fonte: Pimenta
Os dois homens trabalhavam no Parque de Diversões.
Um funcionário do Parque de Diversões Vitória, foi morto a facadas por volta das 03h da madrugada deste sábado, em uma casa na Rua Damião Damasceno, Bairro 31 de Março, em Itagibá. De acordo com os policiais militares Will Karlo e Fábio Alpoin, que estiveram no local do crime e registraram a ocorrência, a vítima conhecida apenas por “Paulista” e o autor do homicídio, Rildo de Jesus Silva, 42, natural de Nova Canaã, ambos funcionário do parque, estavam bebendo e quando chegaram no imóvel alugado, começaram uma discussão por causa de um cigarro, que de acordo com Rildo seria de palha. Os dois homens entraram em luta corporal e “Paulista” acabou sendo ferido com uma facada fatal abaixo da axila e morreu no local. Rildo tentou fugir, mas foi contido por outro funcionário do Parque. A vítima do homicídio ainda não teve o verdadeiro nome identificado. Segundo informações do delegado Dr. Almir, ele era andarilho e foi contratado pelo Parque durante uma passagem em Ibirapitanga. O corpo foi encaminhado para o IML de Jequié.Fonte: Giro em Ipiaú.
Suspeito de ter roubado uma moto, um homem, até agora sem identificação, foi perseguido pela Polícia Militar e acabou morrendo em uma troca de tiro. A ação de policiais militares do PEOT – o pelotão especial da 7ª CIPM de Eunápolis, começou após um assalto no bairro Dinah Borges, na noite desta sexta-feira (22). A vítima, cujo nome está sendo preservado, declarou que chegava na casa de um cunhado e enquanto tocava a campanhia o bandido se aproximou e anunciou o roubo. Ainda de acordo com a vítima, o assaltante, que estava de bicicleta, demonstrou muita agitação, queria dinheiro e o ameaçou de morte.
Os policiais recuperaram a arma do assaltante, um revolver cal. 32.
O marginal acabou roubando a moto e fugindo pelo bairro Alto da Boa Vista, em direção ao Rio do Peixe, na zona rural eunapolitana. Ao receber a denúncia, os policiais foram em busca do acusado por uma estrada vicinal, de acesso difícil. Nas proximidades de uma ponte de madeira o bandido deu início ao tiroteio, mas acabou sendo alvejado pelos policiais e morreu no hospital da cidade. Fonte: Radar 64
O governo da prefeita Liu Andrade (PP) vem preocupando-se com a melhoria do meio ambiente no município. Exemplo disso é a limpeza que vem ocorrendo nas margens do Ribeirão do Ouro, importante manancial que corta o município.Durante muito tempo, foram jogados muitos dejetos no ribeirão, o que foi suficiente para torná-lo foco de contaminação para a comunidade, atingindo principalmente as localidades mais próximas, como é o caso do Bairro José d Ávila. Este grave problema vem sendo sanando pelo empenho da secretaria de obras de Aurelino Leal, que priorizou, desde o começo do governo, a execução da limpeza das margens. Uma quantidade enorme de lixo já foi retirada do local. As pessoas têm aprovado esta iniciativa da gestão atual. Projetos como este melhoram a estética da cidade, a qualidade de vida dos Aurelienses e principalmente recupera este importante bem natural do município.Fonte: Aurelino Leal Alerta.
Marcelo Crivella afirmou que pastores devem aplaudir o atual governo
O ministro da Pesca, Marcelo Crivella (PRB), bispo licenciado da Igreja Universal, disse nesta sexta-feira, a um grupo de cerca de 3 mil pastores evangélicos que eles deveriam “aplaudir” o governo da presidente Dilma Rousseff (PT), porque as políticas públicas voltadas para a população mais pobre permitiram uma arrecadação maior do dízimo – pagamento mensal feito por fiéis para sustentar as atividades das igrejas. “A nossa presidenta e o presidente Lula fizeram a gente crescer porque apoiaram os pobres. E o que nos sustenta são dízimos e ofertas de pessoas simples e humildes”, disse Crivella durante um evento da Convenção Nacional das Assembleias de Deus – Ministério Madureira, em São Paulo. “Com a presidenta Dilma, os juros baixaram. Quem paga juros é pobre. Com menos juros, mais dízimo e mais oferta.”
Cada vez mais, flagrantes de brigas tem como personagens, mulheres se agredindo, muitas vezes por motivos banais. As brigas geralmente são entre vizinhas e por motivos passionais. Ao invés de gangues, com homens agressivos e com a violência inflamada, mulheres puxam cabelos, dão ponta-pés e se agridem com ódio.Geralmente o triste show de agressão vira atração para vizinhos e outros populares que assistem a tudo, filmam com celulares e ainda comentam como se estivesse narrando uma partida de luta esportiva. Este vídeo da briga ocorrida em Fortaleza, Ceará, chegou a redação do Bocão Newssem maiores informações. Nas imagens uma briga entre três mulheres vira atração em uma vila. Acompanhe a triste realidade recorrente em postagens na internet.
A prefeitura de Ituaçu, no sudoeste baiano, foi assaltada nesta sexta-feira (22) por dois bandidos. De acordo com informações da 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin), os ladrões entraram no prédio como servidores públicos do município e anunciaram o assalto. Segundo reportagem do site Brumado Notícias, a prefeitura realizaria o pagamento de diaristas que prestaram algum tipo de serviço à administração municipal. A polícia não informou a quantia roubada, mas garantiu que apura os fatos na tentativa de capturar os criminosos. Este é o primeiro caso registrado este ano desse tipo de modalidade criminosa.Fonte: Bahia Noticias.
O ex-prefeito de Satuba, Alagoas, Aldaberon de Moraes, foi condenado nesta quinta-feira (21) a 34 anos e 4 meses de prisão em regime fechado por mandar matar o professor Paulo Bandeira, responsável por denunciar desvios de verba da educação no município. Depois de quatro dias de julgamento e passados dez anos do assassinato, três dos quatro acusados foram condenados. Os militares Ananias Oliveira, condenado a 31 anos de reclusão, e Geraldo Augusto, 28 anos e 8 meses, responderão ao crime em liberdade. O réu Marcelo José foi absolvido. Por já cumprir pena por outros crimes, Aldaberon somará a condenação atual, por homicídio qualificado, sequestro e ocultação de cadáver, às que já vem cumprindo. Após a determinação os advogados de defesa informaram que irão recorrer junto à Justiça. Com informações do G1.
Turista terá que pagar taxa de R$ 15,00 para visitar Morro de São Paulo.
Vai ficar ainda mais caro visitar Morro de São Paulo, município de Cairu, no Baixo-Sul do Estado. A prefeitura vai cobrar taxa de R$ 15,00 por turista, a partir da próxima quarta-feira, 27. O prefeito de Cairu, Fernando Brito, diz que a cobrança seguirá os moldes das aplicadas em Fernando de Noronha (PE) e Ilha Bela (SP), ambas consideradas áreas de preservação ambiental, assim como o balneário baiano. A justificativa para criar a Taxa de Preservação Ambiental (TPA) é que Morro de São Paulo recebe grande fluxo de turistas – foram aproximadamente 100 mil, ano passado, segundo o município – e há necessidade de preservação ambiental. A taxa será cobrada assim que o turista desembarcar em Morro, seja por meio aéreo ou marítimo. Os recursos oriundos da taxa serão aplicados, segundo Brito, na “proteção e preservação da fauna e flora do balneário”. Fonte: Pimenta
Teve inicio na ultima segunda-feira (18), e deverá ser concluida num prazo máximo de 90 dias, a obra de recuperação do cais de atracação de embarcações na cidade de Maraú. Esta realização do Governo da Bahia através da Prefeitura de Maraú, vem atender a uma insistente reivindicação da população, sobretudo dos pescadores e marinheiros que diariamente utilizam o local. Populares lembram que a administração anterior nada fez no sentido de garantir a manutenção do cais. Ao contrario disso o que se viu foi o abandono e a depedração desse importante patrimonio publico cuja situação colocava em risco a vida de muitos dos seus usuários. “Foi preciso a intervenção da nossa competente prefeita para que o problema venha a ser solucionado”, comentou um cidadão. A empresa responsável pela obra de recuperação do cais é “TECNO CRET Engenharia”, especializada neste tipo de realização e sediada a cidade de Lauro de Freitas. À frente dos trabalhos se encontra o engenheiro Leenald Carvalho. A prefeita se mostra muito feliz com o inicio das obra.
30% dos produtores rurais deixaram o interior baiano para trabalhar fora.
O produtor rural Humberto Miranda Oliveira, de Miguel Calmon (360 quilômetros de Salvador), já perdeu mais de 20% do seu rebanho. Parte da culpa é da pior seca que a Bahia já viu nos últimos 50 anos. Para se manter em um ambiente hostil como esse, o produtor rural simplifica a solução encontrada: “É uma vaca comendo a outra. Todo mês, temos que vender duas ou três vacas para sustentar o restante do rebanho”. Em uma tentativa de chamar a atenção para a situação, a Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia (Faeb) marcou para a próxima terça-feira (26), em Salvador, uma reunião com mais de 40 sindicatos rurais de todo o estado. Também presidente do Sindicato Rural de Miguel Calmon, Oliveira lembra que são os médios e pequenos produtores que estão sofrendo mais. “Nos pequenos povoados dos arredores de Miguel Calmon temos as viúvas dos maridos vivos”, relata. Isso porque os pequenos produtores, que tinham entre 15 e 20 cabeças de gado, ou tiveram que vender seus animais ou os viram morrer. O resultado é que os homens do campo estão deixando a família na Bahia e indo cortar cana em São Paulo, Minas Gerais e Goiás.
Sexo, nudez, vulgaridade e promiscuidade. Assim podemos resumir o vídeo abaixo – intitulado MC Magrinho – deixa mulher pelada no palco, que circula, no Youtube. Este artista – se assim pode ser chamado, faz um show no qual a única letra contém apenas uma frase: Êta, êta, êta, eu gosto mesmo é de…..”. Sem pudor e total desrespeito à mulher – tanto o MC quanto a moça que se permite passar por esta situação atestam uma situação lamentável daquilo que se chamam de música e entretenimento. “Por apresentar imagens indevidas, o vídeo foi excluído do Youtube”
Atendendo a um pedido da prefeita Gracinha Viana, o deputado estadual Ronaldo Carletto enviou à Maraú o seu assessor, Cleber Gois, com a missão de orientar a equipe técnica da Prefeitura no cadastramento dos prédios públicos, como também promover o levantamento topográfico de áreas destinadas à implantação de creches, quadras poli esportivas, escolas (algumas de nível técnico), e outras unidades importantes para o desenvolvimento do município.Tais levantamentos trarão subsídios para a realização de convênios com os governos Federal e Estadual, além de parcerias com órgãos públicos e da iniciativa privada.
A Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados aprovou, no final da tarde desta quarta-feira (20), a solicitação do deputado federal Antonio Imbassahy (PSDB-BA) para que o secretário de Segurança Pública da Bahia, Maurício Barbosa, seja convidado a prestar esclarecimentos sobre o crescimento da violência no estado. Para solicitar a presença do titular da SSP, Imbassahy se baseou no números apresentados recentemente pelo Mapa da Violência, que apontam um aumento de quase 200% nos índices da criminalidade no estado. O mesmo levantamento mostra Salvador como a quarta capital mais violenta, com quase 60 homicídios por 100 mil habitantes. Fonte: Bahia Noticias
O encontro contou com a presença do secretário do Planejamento da Bahia, José Sergio Gabrielli.
Por: José Américo
A coordenação do Colegiado do Território Médio Rio das Contas, formada pelo técnico José Mendes da Silva, Edvard Bastos de Oliveira e Derneval Souza Santos, marcou presença ativa na reunião do Conselho Estadual de Desenvolvimento Territorial (Cedeter), ocorrida recentemente em Salvador. Da pauta de debates do evento constavam pontos como a homologação dos Colegiados Territoriais, Plano Plurianual (PPA) Participativo; PPA Municipal e a situação do Conselho de Acompanhamento do PPA (Cappa). O encontro contou com a presença do secretário do Planejamento da Bahia, José Sergio Gabrielli. Na oportunidade Gabrielli destacou os avanços do Estado no que diz respeito aos investimentos em governança na política territorial, ao criar mecanismos de escuta social, que consiste num espaço democrático para a sociedade civil se manifestar sobre as políticas do governo.
O jovem é usuário de drogas e disse que foi hostilizado pelos familiares.
Um fato inusitado ocorrido na Delegacia de Polícia de Itamaraju chamou a atenção na manhã de quarta-feira, 20 de março. Desesperado, o jovem Luan da Cruz Alves, de 18 anos, entrou na delegacia, pediu um copo de água ao carcereiro. Em seguida, disse que estava armado com uma “chumbeira” (arma de fabricação artesanal) e que queria ser preso. De acordo com Luan, ele comprou a arma por R$ 70,00 no distrito de Corumbau, em Prado, mas ao chegar a Itamaraju quis desfazer dela, por isso procurou a delegacia. À imprensa, Luan disse que tem passagens pela Depol de Itamaraju e de Prado, por pequenos furtos e porte de arma. Ele explicou que é viciado em crack e maconha e que se sente hostilizado pela família. Luan ficará detido e prestará depoimento ao delegado Gean do Nascimento. A Polícia irá investigar se ele cometeu algum crime. Fonte: Radar 64.
José Roberto Melgaço Laranjeira, de 36 anos, foi morto a tiros, dentro da residência dele, por volta das 18h30 de quarta-feira (20), na rua Laranjeira, bairro Ulisses Guimarães, em Teixeira de Freitas. O crime foi cometido por dois homens que chegaram armados, em uma moto, e começaram a atirar contra a vítima quando ela ainda estava em frente à residência. Mesmo baleado, José correu e tentou se esconder dentro de casa, mas foi perseguido e acabou morrendo na sala. A vítima tinha deficiência em uma das pernas e se locomovia com a ajuda de uma prótese, o que deve ter dificultado sua fuga.Segundo a perícia técnica, José foi atingido por cinco tiros, todos disparados, provavelmente, de revólver calibre 38. No bolso da bermuda da vítima foi encontrado um papelote de cocaína. Foto: Sul Bahia News/ Texto: Radar 64