Ubaitaba Urgente

TV UBAITABA: POPULAÇÃO FAZ JUSTIÇA COM AS PRÓPRIAS MÃOS

Homem acusado de roubo é espancado pela população

Cansados de serem vítimas do mesmo ladrão por diversas vezes, os moradores resolveram fazer justiça com as próprias mãos. As cenas são fortes e mostram a população amarrando o acusado com um fio no poste de energia e iniciam a sessão de espancamento. Um homem bate com um pedaço de pau até o acusado sangrar, logo em seguida um outro quebra um copo de vidro na cabeça do jovem que suplica para não mais ser agredido. O vídeo postado no You Tube termina antes da chegada da polícia. Não se sabe qual foi o destino do acusado. Vale ressaltar que perante a justiça, participantes de linchamentos também são responsabilizados criminalmente. A lei que se aplica a um criminoso, aplica-se também àquele que faz justiça com as próprias mãos. A pessoa que, em palavras técnicas, faz o exercício arbitrário das próprias razões, vai responder pelo crime praticado, seja homicídio, lesão corporal leve, grave ou gravíssima.

Fonte: Bocão News

ESTUDANTES QUE FALTARAM AO ENADE TÊM ATÉ 11 DE JANEIRO PARA PEDIR DISPENSA

Os estudantes que perderam o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), realizado no domingo passado (25), têm até 11 de janeiro de 2013 para apresentar o pedido de dispensa da prova, que é obrigatória para obtenção do diploma. O prazo foi divulgado nesta quarta-feira (25) no Diário Oficial da União. A solicitação deve ser feita por formulário disponível no site do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). São considerados para fins de dispensa “motivos de saúde, mobilidade acadêmica ou outros impedimentos relevantes de caráter pessoal, devida e formalmente”. O documento deve ser entregue na própria instituição de ensino, que vai analisar a dispensa. Quem não fez o Enade e justificou a ausência terá no histórico escolar a menção “estudante dispensado de realização do Enade, por razão de ordem pessoal”. Os alunos que tiverem o pedido de dispensa negado poderão recorrer diretamente ao Inep no período de 12 a 31 de janeiro de 2013. Dos 587.351 estudantes que se inscreveram na edição do Enade de 2012, 20,1% não compareceram ao exame (118.056). Em todo país, 469.478 concluintes de cursos superiores de graduação ou tecnológicos fizeram a prova, que é um instrumento do Ministério da Educação para avaliar a qualidade dos cursos e instituições de ensino públicas e particulares de todo o país. Os gabaritos já estão disponíveis no site do Inep. O resultado final será divulgado até 25 de dezembro.

Fonte: Bahia Noticias

UBATÃ: BANDIDO TRAPALHÃO ROUBA MOTO E DEIXA DOCUMENTO PARA TRÁS

Nesta quarta-feira (28), por volta das 12h:30, dois homens armados com um revólver assaltaram um moto-taxista ubatense e levaram o seu veículo nas proximidades do Matadouro Municipal de Ubatã, às margens do Rio de Contas. AO moto roubada era uma Honda, modelo Titan, 125cc, placa JOP 5640, cor vermelha, licença de Ubatã.

Segundo informações da Polícia Militar, os dois homens haviam tentado, na manha desta quarta, roubar uma moto em Barra do Rocha, mas a vitima reagiu e os bandidos acabaram fugindo, deixando para trás uma mochila com roupas, celulares documentos pessoais, o que possibilitou a identificação de um dos bandidos.

O assaltante foi identificado como Danilo Nascimento Santos (22), natural de Gongogi e já cumpriu pena no Presídio Regional Ariston Cardoso, em Ilhéus. Já em Ubatã os assaltantes abordaram o moto-taxista com arma de fogo, levaram a moto e disseram que iriam deixá-la no Posto Brasil. A Guarnição Rondesp Canoa Forte, composta pelos policiais Elizon e Assunção, realizaram diligências, mas não obteve êxito.

Fonte: Ubatã Noticias

GERENTE QUE TEVE EXPLOSIVOS AMARRADOS AO CORPO AINDA NÃO PRESTOU DEPOIMENTO

Gerente teve dinamite amarrada ao corpo por bandidos durante roubo

O gerente de banco que ficou mais de 10 horas com explosivos amarrados ao corpo ainda não prestou depoimento na delegacia de Igaporã, que investiga o crime. Segundo informações da Polícia Civil da cidade, ele ainda está muito abalado com o acontecido e não há previsão para quando será ouvido. O gerente, que trabalha no Banco do Brasil de Caetité, foi sequestrado por cerca de dez homens encapuzados às 18h desta segunda-feira (26). Os criminosos o mantiveram preso em um carro enquanto dirigiam sem rumo até às 9h de hoje, quando teve início o expediente da agência.

O gerente, então, teve explosivos amarrados ao corpo e foi forçado a entrar no banco e pedir aos funcionários que disponibilizassem uma quantia não divulgada. Os criminosos o mantiveram preso em um carro enquanto dirigiam sem rumo até às 9 horas da manhã, quando teve início o expediente da agência. O gerente, então, teve explosivos amarrados ao corpo e foi forçado a entrar no banco e pedir aos funcionários que disponibilizassem uma quantia não divulgada.

Segundo informações da delegacia de Igaporã, a vítima afirmou não ter falado nada com os colegas de trabalho durante a ação, com medo de acionar o dispositivo dos explosivos. Ao invés disso, ele escreveu as informações sobre o sequestro e mostrou as bananas de dinamite para conseguir o dinheiro.

Uma hora depois de sair do banco com o dinheiro em uma maleta, o gerente foi abandonado na BR-030, ainda com os explosivos atados ao corpo. Um veículo que transitava pela via localizou a vítima e alertou a delegacia de Igaporã. Tanto a Polícia Militar de Caetité quanto a de Igaporã deram apoio à operação da Polícia Civil em busca de suspeitos e na preservação do gerente. Fotos foram tiradas para ajudar na remoção das dinamites, que estavam ligadas a um celular. Foram necessários cerca de 30 minutos para que os cinco policiais enviados  fizessem a retirada do material com segurança e detonassem numa área desabitada. Ninguém foi preso pelo crime até o momento.

Fonte: Correio

UBAITABA: HOMEM É PRESO E AMARRADO POR POPULARES

O homem é suspeito de arrombamentos na região de Cachoeira Bonita

O policial civil Jorge Adilton prendeu e conduziu para a delegacia, o elemento Adeildo de Jesus Santos, vulgo Déo, residente na Região de Cachoeira Bonita, município de Ubaitaba. Segundo informações, Adeildo é acusado de arrombamentos no local onde mora. Ontem (27), pela manhã, ele foi detido e amarrado por populares sendo entregue a policia.O elemento está preso a disposição do delegado Paulo de Tarso.

Redação: Ubaitaba Urgente

UBAITABA: MINISTÉRIO PUBLICO REALIZA SEMANA DA SAÚDE

Reyjane, Secretaria Municipal de Saúde, Drª Fernanda Maria de Araújo Mello (Juiza) e Dª Mayanna Ferreira Ribeiro (Promotora de Justiça).

O Ministério Público Estadual realiza até sexta-feira, em Ubaitaba, a Semana da Saúde. A ação dá continuidade às atividades do programa “O Ministério Público e os Objetivos do Milênio: Saúde e Educação de Qualidade para Todos”. Segundo a promotora Mayanna Ferreira Ribeiro, a iniciativa tem a finalidade de esclarecer a população temas como abate clandestino de animais, bullying, hanseníase, saúde bucal e drogas. As atividades estão sendo realizadas no turno matutino, no Centro de Convenções de Ubaitaba. O evento tem a participação das secretarias municipais de Educação e Saúde, conselhos regionais de Agronomia e Engenharia. Também estão envolvidos representantes do Rotary Club, Polícia Militar, Vigilância Sanitária, Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia e Rota Transportes. Fonte: A Região.

IPIAÚ: DELEGADO DA POLICIA CIVIL FOI SEQUESTRADO

Cristiano foi obrigado a entrar no veículo com os bandidos e foi liberado em um matagal próximo à cidade de Jitaúna

Na noite de terça-feira, 27, o delegado Titular de Polícia Civil de Ipiaú, Cristiano Mangueira, foi vítima de um sequestro relâmpago no Bairro da Conceição. De acordo com informações, o delegado teria descido do seu veículo no Bairro da Conceição, por volta das 20h, e se dirigiu a uma casa para entregar um documento, quando foi abordado por quatro homens armados. Mangueira foi obrigado a entrar no veículo com os bandidos e foi liberado em um matagal próximo à cidade de Jitaúna. Cristiano foi encontrado por volta das 22h. Os bandidos fugiram com o carro modelo Hillux e pertences pessoais do delegado. A policia investiga o caso. Ainda hoje mais informações.

Fonte: Giro em Ipiaú

UBATÃ: MOTORISTA PERDE O CONTROLE DE VEÍCULO E BATE EM POSTE NA BR-330

O motorista de um carro perdeu o controle da direção e acabou batendo o veículo em um poste na BR-330, nesta terça-feira (27), próximo ao lixão de Barra do Rocha, por volta das 13h. O condutor, de 47 anos, estava com cinto de segurança e não sofreu ferimentos. Segundo a Polícia, não há indícios de que o motorista trafegava em alta velocidade. “Quando eu percebi, vi um carro na contramão, tirei rápido mais não deu pra evitar o acidente”, contou Reginaldo, condutor do veículo que se envolveu no acidente. Por conta do impacto, a parte dianteira do veículo ficou completamente destruída. Policiais militares estiveram no local para controlar o tráfego de veículos. O veículo que se envolveu no acidente desta terça-feira era um Corsa, cor branca, placa NZI-0153, licença de Jequié.

Fonte: Ubatã Noticias

BAHIA: ROSEMBERG DESISTE DE DISPUTAR PRESIDÊNCIA DA ASSEMBLEIA

O deputado estadual Rosemberg Pinto (PT) desistiu de disputar a presidência da Assembleia Legislativa da Bahia, cargo ao qual o atual presidente da Casa, Marcelo Nilo (PDT) vai concorrer pela quarta vez. O parlamentar dera um ultimato ao seu partido para que definisse até esta terça-feira (27) se sua candidatura seria ou não lançada. “Acabo de retirar a minha candidatura à presidência da Assembléia Legislativa. Espero que um dia possamos viver a verdadeira democracia”, postou o petista em seu microblog no Twitter.

Fonte: Bahia Noticias

IPIAÚ: COLÉGIO SANTO AGOSTINHO É O MELHOR NA REDAÇÃO DO ENEM DO SUL DA BAHIA

Samy Santos é Professor de Redação do Colégio Santo Agostinho e um dos blogueiros do Ubatã Notícias

Colégio Santo Agostinho (CSA), de Ipiaú, obteve a maior nota em Redação do ENEM entre todas as escolas do sul da Bahia. O CSA obteve 695,4545455, ficando à frente de colégios sul baianos tradicionais, a exemplo do Galileu (654,3027027), do Sistema (648,7820513), do Divina Providência (645), todos de Itabuna; do Piedade (686,2337662), do São Jorge (694), do Vitória (676), do Fênix (660,7692308), de Ilhéus; do Matisse (648,6486486), de Jequié; do Instituto Federal da Bahia (642,8571429), de Eunápolis; do Centro de Ensino Médio (685,5555556), de Teixeira de Freitas, e até mesmo do Sartre (692,1518987), de Salvador. “A nota obtida no ENEM em Redação pelo Colégio Santo Agostinho é resultado de uma política educacional séria, compromissada e sensível às necessidades dos educandos. O mérito não é apenas do professor e dos alunos, mas de toda a equipe da Instituição e também dos pais dos alunos”, disse Samy Santos, professor da Redação do Colégio Santo Agostinho. Em tempo, o Colégio Santo Agostinho ficou entre os seis melhores classificados na média geral por escolas no ENEM em todo o sul do estado, sendo que no eixo Ipiaú-Jequié foi o primeiro colocado com sobras.

Fonte: Giro em Ipiaú

SALVADOR: POLICIAL CIVIL É PRESO POR ASSASSINATO DE EMPRESÁRIO NA ACM

Silvio Ricardo foi executado com um tiro na cabeça na Avenida Antônio Carlos Magalhães (ACM).

Um policial civil foi preso sob suspeita de matar um motociclista na Avenida ACM, em Salvador, segundo informações da Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA). O crime foi cometido na manhã do dia 19 de outubro. Silvio Ricardo foi executado com um tiro na cabeça na Avenida Antônio Carlos Magalhães (ACM), próximo da Rodoviária de Salvador. Segundo informações do delegado do Departamento de Homicídios e Proteção a Pessoa (DHPP), Cláudio Oliveira, a vítima, que estava em uma moto, foi alvejada após uma discussão.

A vítima, que estava em uma moto, foi alvejada após uma discussão com um policial civil.

Para o presidente do conselho da Associação de motociclistas Halley Davidson, Davidson Botelho, é evidente a disputa por espaço nas ruas de Salvador entre motocicletas e carros. Infelizmente a classe de pilotos de moto está marginalizada, pela imagem que se criou a partir do não cumprimento das normas por alguns motociclistas, e ainda a prática de crimes mais graves por alguém pilotando uma moto. Os motoqueiros e amigos de Silvio se despediram com roncos dos motores das motocicletas, buzinas e muitas palmas, durante o enterro no cemitério Jardim da Saudade.

Foto: Roberto Viana// Bocão News

UBAITABA: ONDA DE ASSALTOS ASSUSTA POPULAÇÃO

Cesta do Povo foi assaltada por três homens armados, segundo testemunhas, eles aparentavam ser menores. (Foto: Ubaitaba Urgente)

A onda de assaltos que vem acontecendo em Ubaitaba começa a assustar populares e principalmente comerciantes. No ultimo sábado (24), quatro assaltos foram confirmados no município. O primeiro assalto foi praticando contra um motoqueiro que teve a motocicleta tomada de assalto próximo a prefeitura da cidade, em seguida dois bandidos armados assaltaram o Posto da Coelba, localizado na Praça 27 de Julho.

Cesta do Povo

As 14hs, foi a vez da Cesta do Povo, três homens armados entraram na loja que já estava fechando e anunciaram o assalto, levando todo o dinheiro caixa. O valor não foi divulgado pela policia civil. Por volta das 23hs dois homens armados em uma moto invadiram a fazenda do médico Luiz Gutierrez, que fica entre Ubaitaba e Ubatã, anunciaram o assalto rendendo toda a família do gerente, a esposa e seis filhos, eles queriam objetos de valor, levaram uma espingarda calibre 36 registrada e uma pequena quantia em dinheiro. Todas as queixas foram prestadas na policia. Até o momento ninguém foi preso.

Redação: Ubaitaba Urgente

PORTO SEGURO: POLÍCIA PROCURA CRIANÇAS RAPTADAS PELO PAI

O casal estava junto há 16 anos e há dois anos se mudou de Guaratinga para o bairro Baianão, em Porto Seguro.

A embaladora de supermercado Elma Rodrigues Pena Santos, 34 anos, teve seus dois filhos de 10 e 11 anos raptados pelo próprio pai, Alcinei Alves Santos, 34. Alcinei – que também é acusado de matar uma pessoa em praça pública na cidade de Guaratinga, está sendo procurado pela polícia. A mulher contou que sempre foi agredida pelo marido, que ameaçava matá-la caso fosse denunciado. O casal estava junto há 16 anos e há dois anos se mudou de Guaratinga para o bairro Baianão, em Porto Seguro. Segundo Elma, ele estava fugindo por causa do assassinato, que ocorreu em 2009. Ela disse que no dia 23 de outubro último teve uma agressiva discussão com o marido e que no dia seguinte aproveitou o horário de almoço no trabalho e foi até a Delegacia da Mulher (DEAM), em Porto Seguro, denunciar o companheiro.

Alcinei – que também é acusado de matar uma pessoa em praça pública na cidade de Guaratinga, está sendo procurado pela polícia.

Fonte: Radar 64

UBATÃ: PREFEITA ELEITA PARTICIPA DE ENCONTRO PROMOVIDO PELO TCM NESTA SEXTA

Siméia participará de 3ª evento oficial como prefeita eleita de Ubatã (Foto: Divulgação)

O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) realiza, na próxima sexta-feira (30), um Encontro intitulado “Orientação para uma Gestão Legal e Transparente”. O encontro, já amplamente divulgado na imprensa, tem a finalidade de contribuir para que os prefeitos eleitos e reeleitos evitem que suas contas sejam rejeitadas. Nos últimos 20 anos, o TCM opinou pela rejeição das contas da Prefeitura de Ubatã em 10 oportunidades. A prefeita eleita, Siméia Queiroz (PSB), confirmou presença no evento da próxima sexta. “A nossa gestão estará muita atenta às orientações e resoluções do TCM, por isso mesmo participaremos do encontro”, disse. Siméia Queiroz participou de todos os eventos oficiais já como prefeita eleita do município. Em outubro, participou do Encontro Novos Gestores, em Ilhéus, e também do Encontro de Prefeitos Eleitos e Reeleitos organizado pela UPB, em Salvador.

Fonte: Ubatã Noticias

CAMAMU: MINERADORA É ACUSADA DE CONTAMINAR COM CHUMBO ÁGUA QUE ABASTECE A CIDADE

Antiga sede da Baroid Pigmina em Ilha Grande. Empresa deixou localidade há três anos.

Moradores de Ilha Grande, em Camamu, estão acionando a mineradora Baroid-Pigmina por causa da suspeita de contaminação da água consumida pelos moradores do município do baixo-sul do Estado. Testes laboratoriais encomendados à Ibra Ambiental revelaram que a água que abastece Ilha Grande tem teor de chumbo sete vezes maior que o admitido pela Organização Mundial de SaúdeA Baroid-Pigmina encerrou as operações no município há três anos, mas, segundo os moradores, não houve compensação pelos estragos ambientais causados pela extração de barita. Em ofício endereçado ao Ministério Público estadual, dirigentes da Associação de Moradores de Ilha Grande citam que a empresa não passava por “fiscalização ou controle dos órgãos ambientais”. Os dirigentes ainda relatam o descarte de rejeitos químicos enterrados na localidade e suscita a possibilidade de metais pesados terem contaminado o lençol freático da ilha. Os líderes comunitários pedem ao MP a abertura de investigação para averiguar a qualidade da água que abastece a comunidade de aproximadamente 2 mil pessoas, além do possível indiciamento da mineradora e exigir a recuperação ambiental dos impactos provocados pela exploração de barita.

Fonte: Pimenta