Ninguém soube informar quais motivos levariam Daniel a cometer suicídio.
Populares encontraram por volta das 07h30 deste domingo o corpo de um homem enforcado numa jaqueira, na Fazenda do Ouro, em frente ao Campo do Ceará, próximo a rodovia que liga Ipiaú à Ibirataia. Os familiares reconheceram a vítima por volta das 09h. O homem foi identificado como Daniel Lopes dos Santos, 55, conhecido por “Pedrerinho”. Segundo um vizinho da vítima, ele era pedreiro e morava na 2ª Travessa Joaquim Nabuco. Ninguém soube informar quais motivos levariam Daniel a cometer suicídio. “Ele era uma pessoa boa e bastante querida, não entendemos porque ele fez isso” relatou outro amigo de “Pedreirinho”. O Departamento de Polícia Técnica de Jequié deverá fazer o levantamento cadavérico e logo após o corpo será liberado para o sepultamento. Texto e Fotos: Giro em Ipiaú.
Restaurante na avenida Dorival Caymmi, em Itapuã, foi interditado ontem
O pedreiro Edson de Araújo, 53 anos, era frequentador assíduo da Churrascaria e Pizzaria do Galego, em Itapuã. A última vez que comeu lá foi segunda-feira e, logo após, começou a sentir-se mal. Passou a semana sendo atendido em hospitais e, ontem, foi enterrado no Cemitério Municipal de Itapuã. “Meu pai era um homem saudável. Depois de comer no Galego começou a vomitar, a sentir dores no estômago”, conta Anderson Araújo, filho de Edson, que morreu na tarde de sexta-feira no Hospital Municipal Professor Jorge Novis, em Lauro de Freitas, após o primeiro atendimento na Unidade de Pronto Atendimento Dr. Hélio Machado, em Itapuã.Mas esse não se trata de um caso isolado, pelo menos outras 44 pessoas procuraram atendimento na UPA de Itapuã ao longo da última semana após comer na churrascaria, segundo confirmou ontem a Secretaria Municipal da Saúde (SMS). Na rede estadual de saúde, pelo menos seis pessoas buscaram atendimento nos hospitais Roberto Santos e Eladio Lasserre, duas no Hospital da Bahia e seis no Hospital do Aeroporto. Ou seja, foram pelo menos 58 pessoas internadas após comer no restaurante. A subcoordenadora da vigilância sanitária de Salvador, Carina Queiroz, esteve ontem na churrascaria e após vistoria no local determinou sua interdição temporária. “Entregamos aos donos um termo de interdição até que sejam concluídas as investigações sobre a causa desses internamentos de pessoas que dizem ter passado mal após comer aqui”, explica Carina, que encontrou irregularidades sanitárias na churrascaria. A equipe da vigilância recolheu alimentos que foram produzidos no restaurante nos dias 29 e 30 de novembro. O laudo deve ficar pronto em 15 dias.
Na carroceria do Strada viajava um animal que morreu preso nas ferragens.
Um acidente automobilístico na tarde deste sábado na BR 101 em Ubaitaba, por pouco não terminou em tragédia. Um caminhão Baú de placa ELQ-7671 de São Paulo bateu em dois veículos ao passar no quebra molas, próximo a entrada do bairro Armandão. Segundo testemunhas, todos os veículos envolvidos no acidente viajavam no mesmo sentido. O motorista do caminhão contou que os dois carros pequenos que vinham em sua frente frearam para passar o quebra molas quando o caminhão faltou freio e atingiu a trazeira do Strada de placa JSV-6125 de Jequié, este desgovernado atingiu o veiculo de um amigo mais a frente, um Siena de placa JPX-9371 de Ubatã. Todas as vitimas tiveram apenas ferimentos leves e passam bem. Veja mais fotos clicando em Leia mais.
Sec de Saúde: Yolanda é uma profissional inteligente e competentíssima. Quanto ao ‘quadro’ de funcionários… acho que deveriam dar oportunidades aos filhos da terra também… tantas enfermeiras boas… não vejo necessidade de contratar as mulheres dos ‘comerciantes’ ricos!!!
Sec. Social:Marta fez um bom trabalho, mas faltou somente um pouco de humildade. Mas Bela Calheira e Paulo Bidú não possuem perfil “social”… uma boa aposta seria Marco Liger.
Sec. Educação: Ubaitaba nunca teve uma secretária melhor que Adélia. Muitíssimo competente. Acho que não deveria mudar… e se mudar, Cláudio Bidu será um excelente profissional. Mario Leandro teve reprovação nas urnas, e acredito que também terá numa secretaria… porque tem um jeito correto, porém “ditador” de ser que não se encaixa no perfil de secretário.
Administração ou Finanças: Nem sei… Marco Liger saberia indicar alguém com o perfil perfeito. Menos ele, porque pode prejudicar sua imagem.
Obras: Acho que prefeitura não é um monopólio familiar. Então não tem porque Almiro e Adélia serem secretários… que tal uma cara nova? algum jovem que não seja o advogado assessor???
Cultura: alguém eclético, que goste do forró, do pagode, do mpb, do arrocha, do country, do sertanejo universitário, de teatros, de cinema… ENFIM, DE COISAS NOVAS E VELHAS!!! Não adianta a opinião ser particular e as escolhas também, como vimos nos últimos anos de Alexandre… incentivo à cultura já!!!!
Esporte: deveria se desmembrar… e existir uma maior incentivo a todos os polos esportivos… porque ninguém vive de futebol e canoagem!!!
Wagner ouviu coro de “traidor” de pequeno grupo de educadores em Ilhéus (Foto Pimenta).
Servidores da Prefeitura de Ilhéus e funcionários do Hospital São José protestaram e pediram socorro a Jaques Wagner para receber salários de setembro e outubro, ontem, na visita do governador ao município sul-baiano, onde inaugurou o Departamento de Polícia Técnica e o Terminal Pesqueiro Público de Ilhéus, além de assinar ordem para licitar obras de infraestrutura no valor de R$ 98 milhões. Uma comissão de servidores públicos foi pedir ao governador intervenção para que a Justiça baiana libere cerca de R$ 3,5 milhões bloqueados desde setembro, segundo o presidente do Sinsepi, Lu Machado. Já os funcionários do São José, da Santa Casa de Misericórdia de Ilhéus, pediam a intervenção do Estado, via Secretaria de Saúde, para que sejam regularizados os pagamentos de salários atrasados há quase três meses. Mas o governador enfrentou também manifestação de pequeno grupo de educadores. Professores gritavam palavras de ordem como “traidor” e exibiam cartazes mostrando insatisfação com a condução da greve dos profissionais do magistério da rede estadual. A categoria parou por 115 dias em meados deste ano. Um dos cartazes dizia “Minha educação não é privada, mas o governo (sic) ta c$ga$ndo nela”. A polícia fez cordão de isolamento, separando manifestantes e comitiva das autoridades. Não houve incidente. Fonte: Pimenta
Na Bahia as oposições já estão trabalhando a formação de uma chapa para a eleição de 2014. Existe a dúvida para saber se a liderança de ACM Neto(DEM), é pontual ou se é mesmo um sentimento de mudança. Definido essa questão, vem o desdobramento: quem seria o herdeiro ideal desses votos? Zé Ronaldo, Geddel, Aleluia (se assumir a casa civil da prefeitura fica fortíssimo porque é competente), Imbassahy ou Jutahy ?. Muitos analistas não acreditam que Neto deixe a prefeitura por melhor que sejam seus índices de intenção de voto. Já com o prefeito eleito de Feira de Santana Zé Ronaldo (DEM), é diferente. Com mais de 60 anos, no terceiro mandato, tendo um vice do PMDB, o cenário lhe é favorável. Então a Chapa seria Zé Ronaldo (com o PMDB assumindo a prefeitura de Feira) Jutahy Magalhães (PSDB) vice-governador, e Geddel Vieira Lima (PMDB) no Senado. Se Neto estiver muito forte, Aleluia poderá encabeçar a chapa. Paulo Souto, a exemplo de Wagner sai para Federal. Dependendo do quadro nacional, apresenta-se aí uma oportunidade para PSB/PCdoB/PR e PSC construírem uma chapa, provocar um segundo turno, e ter um pouco mais de importância e independência. Fonte: Políticos do Sul da Bahia.
Uma queixa-crime foi registrada por Joilson Santos Silveira na quarta-feira (28) na delegacia de Valença contra cinco homens acusados de tramar o assassinato do empresário Ruy Souza, meio-irmão do autor da queixa. Em seu depoimento ao delegado Raimundo Nonato Figueiredo, Joilson Silveira relata que se dirigia à casa de Oswaldo Souza, falecido pai de Ruy, no município de Gandu, no baixo-sul da Bahia, quando percebeu que cinco homens estavam dentro da residência e três deles “portavam armas de fogo, tipo pistolas automáticas”. Os outros dois, identificados no depoimento apenas como Rodrigo e o funcionário Virgilhinho. Ainda de acordo com o relato do reclamante, Rodrigo mostrava fotos de seu meio-irmão Ruy Souza para os três homens armados. Momentos depois, diz o depoente, chegou ao local um policial militar a paisana, conhecido por “Elton”, que faria serviço de segurança para Rodrigo. Joilson afirmou que ouviu trechos da conversa como “este, nós temos que cortar no aço” e “desliga o sistema de câmara”. O motivo da rixa com o empresário seria uma disputa judicial que envolve, entre outros bens, uma rádio em Gandu. Em contato com o Bahia Notícias, Elton negou as denúncias, ao alegar que “qualquer pessoa pode registrar uma queixa contra outra”.
O governador Jaques Wagner (PT) anunciou, nesta quinta-feira, durante evento oficial em Ilhéus, a abertura da licitação para a recuperação e pavimentação da BA-120, que liga Gongogi a Ubatã. O aviso de pregão de licitação, com informações sobre o processo, está publicado no Diário Oficial do Estado desta sexta (30). A obra já havia sido licitada em outubro de 2011, orçada em R$ 4.994.348,50, cuja empresa vencedora foi a Delta SA. A empresa chegou a iniciar a obra, mas esta foi paralisada meses depois após a Delta figurar como protagonista no escândalo do bicheiro Carlinho Cachoeiro, preso em março e solto em novembro deste ano. A empresa foi considerada inidônea pela Controladoria Geral da União (CGU) e acabou perdendo o contrato. Em tempo, a reconstrução e pavimentação da BA-120 foi uma indicação dos deputados estaduais Maria del Carmem (PT) e Roberto Carlos (PDT). A obra deve recomeçar no segundo semestre de 2013.
Prefeito Antônio de Anizio durante visita ao governador da Bahia
O governador Jaques Wagner cumpriu nesta quinta-feira, 29, em Ilhéus, a promessa feita no ano passado ao prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, quando assegurou que realizaria a pavimentação da BA-654, a principal via de acesso para Taboquinhas. Ele assinou a autorização para licitação da rodovia.
Em 2011, em reunião com o prefeito e a deputada federal Alice Portugal, em Salvador, Wagner disse que a obra era uma das prioridades de seu governo. “Nesta quinta-feira o governador trouxe esse presente para o povo de Taboquinhas”, comemorou Anízio.
Antônio de Anízio destacou que o asfaltamento da estrada é uma luta de mais de 20 anos da comunidade de Taboquinhas. “A melhoria da estrada é uma luta grande dos moradores. É uma conquista do povo que nunca desistiu de contar com uma rodovia decente”.
Intransitável
O prefeito lembrou que, embora tenha feito a manutenção da estrada, em dia de muita chuva fica quase impossível transitar do centro de Itacaré para Taboquinhas. “O cascalho não é a mesma coisa que o asfalto. A vida do nosso povo vai melhorar muito com a realização dessa obra”.
Antônio de Anízio pediu calma para a comunidade porque a obra não será iniciada no dia seguinte a assinatura da autorização da licitação. “É um processo lento, mas a nossa estrada vai sair. Ela estava programa para o início deste ano, porém não foi possível por causa da limitação de orçamento do estado, mas no ano que vem a obra deve ser iniciada”.
As obras no trecho da BA-654 estão paralisadas desde 2010. O trabalho de terraplanagem chegou a ser foi feito, mas faltou colocar a camada asfáltica. Com a melhoria da estrada, o tempo de viagem cairá para metade, durando no máximo meia hora.
Para o asfaltamento da estrada, serão investidos R$ 14,3 milhões e a licitação deverá ser realizada em fevereiro. “Os moradores de Itacaré e Taboquinhas podem ficar sossegados que a rodovia vai sair do papel”, prometeu o governador.
Com uma câmera escondida homem tira varias fotos do assalto em Ibirapitanga. (Foto: Ubatã Noticias/Giro em Ipiaú)
Menos de 24h após o assalto ao Banco do Brasil da cidade de Ibirapitanga, no sul da Bahia, a Polícia Militar (PM) prendeu, na tarde desta quinta-feira (29), Jalmiro Alves de Souza e Deraldino Mendes de Souza Filho, suspeitos de terem participado do crime. A dupla foi detida na zona rural do município. De acordo com o comandante da Companhia Independente de Polícia Especializada/Cacaueira, major Marcelo Barreto, os dois acusados foram capturados próximos ao local onde os carros utilizados no assalto foram abandonados. Os policiais realizam diligências nos municípios vizinhos, a procura do restante da quadrilha.
Nesta quinta-feira (29), por volta das 18h, Laian Nascimento Andrade, de 18 anos, vulgo “Bolai”, acabou tombando em troca de tiros com policiais do Pelotão Emprego Tático Operacional (PETO) da 61ª CIPM/Ubaitaba. Bolai chegou a ser socorrido pelos militares, mas acabou indo a óbito no Hospital Municipal de Ubatã. Segundo informações da Polícia Militar, os policiais foram a um local conhecido como Monte, em Camamuzinho, a procura de um grupo de criminosos que tem colocado terror no distrito. Ao avistar os policiais, Bolai efetuou disparos contra a guarnição, que revidou, e acabou alvejando o bandido na região do peito e barriga. Bolai faz parte de um grupo criminoso comandado por um menor apelidado por Tico, que tem imprimido um regime de terror em Camamuzinho, traficando e dando tiros para o alto com armas de grosso calibre. Com o bandido, além de uma espingarda calibre 44, foi encontrado um revólver calibre 32 e muita droga. A PM disse que fará outras operações no distrito para conter a criminalidade.
Cleiton Gentil estava preso por roubo de carro e Pitão por tráfico de drogas. (Foto: Ubaitaba Urgente)
Dois presos conseguiram se esconder durante o período do banho de sol e fugiram da carceragem da delegacia circunscricional do município de Ubaitaba. Elielson José da Silva, vulgo Pitão e Cleiton Gentil Silva da Silva permaneceram atrás de uma cela e não retornaram após o encerramento do período de exposição ao sol, que vai até às 16h. Às 22h desta quarta-feira (28), os dois seguiram até um portão lateral da carceragem e o arrebentaram para conseguir fugir. Elielson José é acusado de homicídio e já havia fugido da carceragem no passado, tendo sido recapturado em um plantio de trezentos pés de maconha do qual era responsável. Já Cleiton Gentil Silva da Silva foi preso por roubo de carro.
“Vídeo mostra o momento em que á Ranger dos assaltantes pega fogo”
A policia continua na região de Ibirapitanga tentando localizar o bando que assaltou na manhã de hoje (29) a agência do Banco do Brasil. Há poucos instantes os policiais encontraram mais dois carros abandonados pela quadrilha [Punto e Corsa] que foram usados no assalto. Na fuga um veiculo Ranger teve problemas e foi incendiado. A equipe do site Ubaitaba Urgente esteve no local e registrou com exclusividade todos os momentos da ação criminosa. O gerente e os dois vigilantes já foram liberados. Policiais acreditam que os assaltantes estejam ainda escondidos no mato. Veja todas as fotos do “Assalto” clicando em leia mais.
Vigilante é recebido com alegria pelos colegas e amigos na porta da agência
O vigilante da agência do Banco do Brasil de Ibirapitanga que foi levado como reféns pelos assaltantes na manhã desta quinta feira (29), foi liberado há poucos instantes pelos assaltantes. O vigia não quis ter o nome divulgando e não quis falar com a Imprensa. Na chegada a agência, ele foi abraçado pelos colegas. Apenas um vigilante e o gerente estão em poder da quadrilha neste momento.
Vigia levado como refém entra na agência aliviado após ser liberado pelos bandidos.
Veiculo Ranger utilizado pelos assaltantes foi incendiado no meio da rua.
Aproximadamente doze homens fortemente armados assaltaram na manhã desta quinta feira (29), a agência do Banco do Brasil de Ibirapitanga. Segundo testemunhas, os homens eram violentos e já entraram do banco atirando. Na fuga um veiculo Ranger teve problemas e foi incendiado. A equipe do site Ubaitaba Urgente esteve no local e registrou com exclusividade todos os momentos da ação criminosa. Em instantes estaremos postando vídeos e fotos feitos no local.
Jovens encontrar varias balas de fuzil e cápsulas de balas calibres 12 em frente ao banco.
O bando levou o gerente, dois seguranças e um cliente do banco como reféns, mas ficou somente com o primeiro. Os demais foram liberados logo em seguida. A agência do Banco do Brasil de Ibirapitanga já havia sido assaltada em junho do ano passado.
O Vereador Edson Arantes Santos Mendes (PPS), o popular Nego, cobrou do atual secretario municipal saúde, explicações sobre gastos excessivos em pneus e combustível e em diárias do secretario municipal em meio a crise que vem assolando a saúde do município. E o que está sendo feito para sanar o atraso do salário dos servidores público da saúde no município. Ricardo reside em Ubaitaba e foi nomeado secretario de saúde de Itacaré pelo prefeito Antonio de Anizio. Segundo o vereador, Ricardo recebeu em 05 meses R$ 12 mil reais em diárias,funcionários estão com quase três meses de salários em atraso e falta medicamentos nos postos de saúde do município.Informações: Itacaré Urgente/Vídeo: Durval Sim.
Secretário de Saúde Ricardo Torres explica para população os gastos da secretária.
Durante entrevista ao radialista Jackson Cristiano, Bêda voltou a dizer que ainda não teve tempo de pensar na escolha de seus secretários.
O prefeito eleito de Ubaitaba, Bêda (PMDB), faz mistério sobre a formação de sua equipe de governo. O site Ubaitaba Urgente ouviu alguns analistas políticos (alguns com certa proximidade a Bêda) que tentam adivinhar suas reflexões. Os nomes a seguir estão bem cotados. Critérios para a escolha: indicação partidária, amizade e simpatia pessoal do prefeito, competência e currículo ou longa trajetória no “vermelho”. Os nomes quem foram citados abaixo ainda não foram confirmados pelo prefeito eleito até o momento, mais segundo fontes, a equipe de Bêda está formada assim:
Ele estava internado há mais de um mês tratando de uma doença autoimune
O jornalista Joelmir Beting morreu na madrugada desta quinta-feira (29) em São Paulo. Ele tinha 75 anos e estava internado há mais de um mês no Hospital Albert Einstein – desde domingo (25) em estado de coma, depois de sofrer um acidente vascular encefálico hemorrágico Ele respirava com ajuda de aparelhos. Segundo a Folha Online, Beting morreu à 0h55 (horário de Brasília). O jornalista passava desde o dia 22 de outubro por um tratamento para combater uma doença autoimune. A morte foi comunidada pelo filho de Joelmir, o também jornalista Mauro Beting, que entrou ao vivo na Rádio Bandeirantes durante a madrugada com a informação. Beting também foi homenageado por Bóris Casoy, apresentador do “Jornal da Noite”, da Band, Natural de Tambaú, no interior de São Paulo, Beting é considerado um dos pioneiros da imprensa econômica do Brasil. Em 1970, ele passou a escrever uma coluna diária sobre o tema para a Folha de S. Paulo, publicada por 34 anos e reproduzida em mais de 50 jornais pelo país. Beting era formado em sociologia pela Universidade de São Paulo (USP).Ele passou ainda pelas emissoras Record, Bandeirantes, Globo, TV Gazera e Globonews. Desde 2004, Beting fazia parte do “Jornal da Band”, na Bandeirantes. Beting chegou a ser chamado de “Chacrinha da economia”, por evitar termos do meio e buscar uma linguagem mais fácil e acessível. “Não falo para a dona de casa, mas para a empregada dela”, chegou a dizer. Joelmir Beting era casado desde 1963 com Lucila, com quem teve dois filhos – além do jornalista Mauro, que trabalha como apresentador esportivo, ele é pai do publicitário Giangranco. Ele também é tio do jornalista Erich Beting. A informação sobre o enterro de Beting ainda não foi divulgada pela família.