Ubaitaba Urgente

TEIXEIRA DE FREITAS: TRAFICANTE CAI NA BALA APÓS DEIXAR CONJUNTO PENAL

Josinete, 25 anos, tinha acabado de deixar o Conjunto Penal

O crime típico de execução aconteceu por volta das 6h30 desta sexta-feira (7), na rua Domingos Martins, bairro Bonadiman, região sul de Teixeira de Freitas e a vítima foi Josinete Santos Esmeralda, 25 anos, que tinha acabado de deixar o Conjunto Penal (CP) onde cumpria pena no regime semiaberto por tráfico de drogas. A mulher deixou o presídio onde dormiu e quando aproxima-se da casa onde residia, foi surpreendida e alvejada a tiros. Ninguém soube informar a maneira como o assassino teria abordado a vítima. Moradores vizinhos à casa da mulher, que teria sido alugada recentemente, disseram apenas que ouviram os disparos e quando saíram avistaram a vítima ainda sentada e agonizando. A interna foi morta com cinco tiros, sendo no punho, braço, cabeça, face e peito. Segundo números ainda não oficiais, com este, já são 123 homicídios ocorridas em Teixeira de Freitas neste ano de 2012. A estatística supera o número de mortes violentas do ano passado. Fonte: Teixeira News.

BRASIL: CACHOEIRA VOLTA A SER PRESO EM GOIÂNIA

“Cachoeira” chora no momento da prisão.

O contraventor Carlinhos Cachoeira foi condenado a 39 anos de prisão pelos crimes de peculato, corrupção, violação de sigilo e formação de quadrilha. Com a publicação da sentença, ele voltou a ser preso na tarde desta sexta-feira (7), em Goiânia. O mandado de prisão, expedido pelo juiz da 11ª Vara Federal, Alderico Rocha Santos, foi incluído na sentença de quase 500 páginas referente ao processo principal da Monte Carlo. O contraventor estava em casa quando foi surpreendido, por volta das 13h, pela Polícia Federal, em Goiânia. Seu advogado, Nabor Bulhões, informou que só vai se pronunciar após apurar o motivo da prisão. No último dia 21, Cachoeira deixou o presídio da Papuda, em Brasília, beneficiado por um alvará de soltura expedido pela 5ª Vara Criminal do Tribunal de Justiça do Distrito Federal, após ter ficado nove meses detido.

ITABUNA: COM TANTAS CONTAS REJEITADAS “AZEVEDO” ESPERA UM MILAGRE

As promessas já estão sendo feitas

O prefeito de Itabuna, Capitão Azevedo (DEM), deixa o poder daqui a 25 dias e prevê um futuro tormentoso em virtude dos problemas que criou no governo. Apesar de não ser considerado um “morto-vivo” na política, Azevedo é visto como um “abacaxi” do ponto de vista jurídico. Com três contas rejeitadas pelo TCM (e provavelmente a de 2012 também será), o destino do prefeito estará nas mãos da Câmara de Vereadores. Muitos acham improvável que Azevedo tenha força política para derrubar os pareceres do tribunal, pois até mesmo vereadores de sua órbita partidária se ressentem de acordos descumpridos. Enfrentar a tempestade sozinho é um pesadelo que tira o sono do prefeito. Um dos conselhos que ele tem recebido é o de sair brevemente do DEM e arranjar guarida em um partido com melhores condições de ajudá-lo a se defender. O “escudo” pode ser o PSD do vice-governador Otto Alencar.Fonte: Pimenta

IPIAÚ: BANDIDOS ROUBAM MALOTE DA NOVA SCHIN COM R$ 16 MIL

Os bandidos estavam armados e fugiram em uma motocicleta.

Por volta das 14 horas desta sexta-feira, 7, dois homens usando fardas de uma empresa de construção, renderam um funcionário da Costa Neto Distribuidora de Bebidas Nova Schin, e roubou um malote com a quantia de R$ 16 mil. De acordo com informações colhidas pela nossa reportagem, os bandidos simulavam uma conversa na traseira do carro da Nova Schin, quando perceberam a chegada do funcionário da cervejaria, que tinha acabado de sacar o dinheiro no Banco do Brasil. Ao tentar entrar no veículo, a vítima foi assaltada. Os bandidos estavam armados e fugiram em uma motocicleta. A polícia foi acionada, mas até o fechamento desta matéria, os assaltantes não foram encontrados. Fonte:Giro em Ipiaú.

URUÇUCA: HOMEM FOI ENCONTRADO SEM CABEÇA EM ROÇA DE CACAU

O copro foi encaminhado para o Departamento de Policia Técnica. (Fotos: Ingrid Santos/Uruçuca Bahia)

Um homem desconhecido até momento foi encontrado morto em uma roça da cacau no município de Uruçuca. O corpo está sem a cabeça. Trabalhadores que passavam no local descobriram o “Achado Macabro” e comunicaram a policia. Peritos da Policia Técnica de Ilhéus estiveram no local e realizaram o levantamento cadavérico. Pela posição do corpo, a vitima pode ter sido colocada de joelhos e executada no local. Até o fechamento da matéria a cabeça ainda não tinha sido encontrada. Veja mais fotos clicando em leia mais.

JEQUIÉ: ROBERTO BRITO SEM PRESTÍGIO COM A BANCADA BAIANA

No município o comentário é que a emenda não foi aprovada por falta de prestígio do deputado.

O deputado federal Roberto Brito (PP), não conseguiu viabilizar uma emenda de bancada no valor de R$ 12 milhões para a construção de um viaduto no trevo do Poliduto, uma obra viária de acesso a Jequié a BR-116. No município o comentário é que a emenda não foi aprovada por falta de prestígio do deputado, já que a prefeita eleita é Drª Tânia (PP), sua ex-esposa e o seu apoio foi decisivo para sua eleição na sucessão municipal. Foram aprovadas duas emendas de bancadas, para Salvador e Santo Antônio de Jesus. No dia e Jequié. No dia da reunião da bancada para definir a emenda de bancada, Roberto Brito não compareceu, segundo ele, estava acompanhando Drª Tânia em uma audiência no Ministério das Cidades. Fonte: Políticos do Sul da Bahia.

ITACARÉ: PREFEITO RECEBERÁ SALÁRIO DE 17 MIL A PARTIR DE JANEIRO

Recentemente um jornal publicou que Jarbas era o ex-prefeito mais rico do Sul da Bahia.

A pequena Itacaré, de 24 mil habitantes, terá a partir de janeiro um grupo de privilegiados, que gozarão das benesses do dinheiro público como nunca se viu naquela cidade. De uma canetada só, os vereadores aprovaram dois projetos de lei, que chegam a elevar salários em mais de 100%. Logicamente, esse presentão de Natal não é para o pobre servidor público, mas para os próprios políticos. O prefeito, por exemplo, passará a ganhar R$ 17 mil, quase igual à atual remuneração do prefeito de Itabuna, que tem praticamente dez vezes o número de habitantes de Itacaré.O mesmo projeto de lei elevou o salário do vice-prefeito para R$ 8.500,00, enquanto os secretários receberão R$ 4.500,00. Também na mesma levada, os subsídios dos vereadores foram fixados em R$ 5.500,00. O município está quebrado, não tem recursos sequer para obras essenciais, mas pelo menos essa casta laboriosa  não tem do que reclamar. Fonte: Pimenta.

EMPRESÁRIO DE ILHÉUS MORRE DENTRO DE CRUZEIRO

Teobaldo Ferreira morreu após cair de um dos andares superiores do navio

Um empresário do ramo atacadista e distribuidor de mercadorias de Ilhéus, no sul baiano, morreu na madrugada desta quinta-feira (6) dentro de um navio da MSC. A embarcação, que está ancorada no litoral de São Paulo, é a maior em circulação no país durante esta temporada de viagens de cruzeiros. Teobaldo Ferreira da Cruz teria sofrido uma queda de um andar superior dentro do navio, caiu em um andar inferior, e não resistiu. Na hora do acidente, o MSC Fantasia navegava entre Santos, no litoral paulista, e Ilha Grande, no Rio de Janeiro. Em nota, a companhia informou que o passageiro foi declarado morto pelo médico da embarcação no local do ocorrido, mas as causas exatas ainda não foram identificadas. Após o acidente, o navio ficou ancorado, mas já foi liberado pelas autoridades. “Ele estava no navio com o genro e o gerente em uma viagem de negócios. O corpo ainda está em São Paulo e não há previsão de trazer para cá. O genro dele está abalado, mas resolvendo todos os procedimentos”, informou o irmão da vítima, Guttemberg Ferreira. O empresário ilheense deixa mulher e dois filhos adultos. A MSC informou em nota que colabora com as investigações e se solidariza à família e amigos do hóspede. Fonte: Bahia Noticias

BARRA DO ROCHA: VEREADORA ANITA FONTES ASSUME PREFEITURA

Após a justiça afastar o prefeito de Barra do Rocha, Jônatas Ventura, a Câmara Municipal, cumprindo a determinação Judicial, empossou na noite de quarta-feira, 5, a presidente da Câmara, Jovenita Fontes, como a nova prefeita da cidade, até o dia 31 de dezembro. Neste caso, quem deveria assumir, era a vice-prefeita, mas, por questões eleitorais, Vera desistiu de comandar o executivo, já que, como foi eleita no última dia 07  de outubro, deverá suceder o governo atual. Jônatas deve ajuizar a qualquer momento, um Mandado de Segurança no Tribunal de Justiça da Bahia, com o intuito de retornar ao cargo. Ventura, foi afastado por suspeita de desvio de verbas públicas. Na presidência da Câmara, ficou a vereadora Eva Mendes. Fonte:Giro em Ipiaú

ITAGIBÁ: PRESOS FOGEM DA DELEGACIA NA HORA DO ALMOÇO

No momento não havia carcereiro na delegacia.(Foto:Giro em Ipiaú)

Quatro presos fugiram do Complexo Policial de Itagibá nesta quinta-feira, 06. A fuga ocorreu por volta do meio dia. Os detentos aproveitaram a deficiência na estrutura da unidade prisional e serraram uma grade e fugiram. No momento, a delegacia estava sem carcereiro. Conseguiram escapar, Robson Lino dos Santos -acusado de homicídio-, Marcos Rogério,-acusado de estupro-, Elton dos Santos Nascimento, apelidado de B.A. e Marcio Gabriel Rocha, ambos acusados de trafico de drogas. A polícia continua em busca dos fugitivos. Fonte: Giro em Ipiaú.

SUSPEITA DE DESVIO DE VERBAS PÚBLICAS LEVA MP A PEDIR AFASTAMENTO DO PREFEITO DE BARRA DO ROCHA

“Noticia pode ter deixado prefeito de cabeça quente”

O Ministério Público ingressou uma Ação Civil Pública contra o atual gestor do município de Barra do Rocha, Jônatas Ventura, afastando-o do cargo por 27 dias. O MP alega dentre outros, a existência de possível desvio de verbas públicas e má administração, culminando, com o não pagamento dos servidores municipais. A Ação foi acatada pelo Juiz Dr. César Batista. Como forma de assegurar a instrução do processo em relação às provas de possíveis delitos, Jônatas foi afastado do cargo, para não causar embaraços nas investigações. Neste momento um representante da Justiça se encontra na prefeitura do município. Fonte: Ubatã Noticias.

UBAITABA/AURELINO LEAL/GONGOGI: PREFEITOS ELEITOS SERÃO DIPLOMADOS NO DIA 17

Bêda (Ubaitaba), Liu Andrade (Aurelino Leal) e Sapão (Gongogi)

A Justiça Eleitoral da 73ª Zona definiu a data para a diplomação dos prefeitos e vereadores eleitos dos municípios de Ubaitaba, Aurelino Leal e Gongogi. A diplomação ocorrerá no dia 17 de dezembro, no Fórum Dr. Paulo Almeida, no Salão do Júri, e deve reunir além dos prefeitos e vereadores eleitos, diversos partidários. A Juiz Eleitoral Fernanda Maria de Araújo, titular da 73ª Zona, empossará os prefeitos eleitos Asclepíades de Almeida Queiroz (PMDB), o Bêda, Elizângela Ramos Andrade Garcia (PP), a Liu Andrade, e Altamirando de Jesus Santos (PDT), o Sapão, respectivamente futuros alcaides de Ubaitaba, Gongogi e Aurelino Leal.Bêda venceu as eleições municipais com 55,51% dos votos válidos, totalizando 5.995 votos; Liu Andrade alcançou 60,74%, totalizando 4.513 votos, e Sapão obteve 41,12%, e alcançou 1.625 votos. O trio, a exemplo dos demais prefeitos eleitos de todo o Brasil, assume os respectivos municípios a partir de 1º de janeiro de 2013. Fonte: Ubatã Noticias.

EUNÁPOLIS: CRIANÇA MORRE AFOGADA EM TANQUE NO QUINTAL DE CASA

Equipe do Samu levou a criança para o hospital, mas ela não resistiu e morreu pouco tempo depois.

A polícia de Eunápolis está apurando o caso da menina de um ano e oito meses que morreu afogada em um reservatório de água, na tarde de terça-feira (4). O desastre aconteceu no quintal da família da criança, no bairro Sapucaieira, zona norte da cidade. Os pais da garotinha disseram que a água do reservatório – que não tem nenhuma proteção, era para molhar a horta que eles cultivam no local. Vizinhos contaram que enquanto a mãe conversava com uma vizinha, a criança teria acompanhado as irmãs de cinco e nove anos até o tanque. Só que as mais velhas voltaram e esqueceram a garotinha. A menina foi encontrada pela própria mãe, dentro da água, ainda viva. Uma equipe do Samu foi local prestar os primeiros socorros, mas ela não resistiu e morreu no Hospital Regional. O enterro está previsto para acontecer ainda nesta quarta-feira. Fonte: Radar 64

DÁRIO MEIRA: JUSTIÇA AFASTA PREFEITA APÓS PEDIDO DO MP

Maria de Fátima Aragão Sampaio, foi afastada do cargo. Foto: Informe Ipiaú / Reprodução.

A prefeita de Dário Meira, no sudoeste baiano, Maria de Fátima Aragão Sampaio, foi afastada do cargo nesta quarta-feira (5) por decisão da Comarca de Justiça de Itagibá após o Ministério Público impetrar uma ação contra a gestora por atrasos em salários de servidores, criação de cargos ilegais e “abandono completo da cidade”. A juíza Juliana de Castro Madeira Campos determinou que a vice-prefeita, Elizabeth Almeida de Oliveira, assuma o Executivo municipal com o compromisso de manter o pagamento dos funcionários em dia. Fonte: Bahia Noticias

É PENTA: PREFEITO DE ILHÉUS TEM CONTAS REPROVADAS PELA QUINTA VEZ SEGUIDA

O prefeito de Ilhéus, no sul baiano, Newton Silva, teve as contas referentes ao ano passado rejeitadas nesta quarta-feira (5) pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) pela quinta vez consecutiva. Entre os motivos que levaram à reprovação estão o descumprimento dos índices constitucionais em educação e saúde, além da reincidência na extrapolação dos gastos com pessoal. O relator do parecer, conselheiro Fernando Vita, afirmou que as contas estão entre as piores já analisadas por ele neste ano e solicitou a formulação de uma representação ao Ministério Público contra o gestor, além de determinar a devolução aos cofres públicos do valor de R$ 449,3 mil. Silva foi multado em R$ 51,4 mil por ter deixado de promover a redução do montante da despesa total com pessoal, e em R$ 36 mil pelas irregularidades contidas no relatório e não descaracterizadas. Segundo o TCM, houve ainda gastos excessivos com a realização de eventos na cidade e não prestação de contas de repasses para organizações sociais. Ainda cabe recurso da decisão. Fonte: Bahia Noticias.

MARAÚ: CÂMARA REPROVA CONTAS DO PREFEITO PITO

A Câmara Municipal de Maraú, rejeitou, nesta quarta-feira (05), as contas da Prefeitura de Maraú referentes ao exercício financeiro de 2010, sob a responsabilidade do prefeito Antônio Silva Santos (PT), o Pito. As contas já haviam sido reprovadas conforme parecer prévio do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). Para reverter o parecer do TCM que opinou pela rejeição das contas, Pito precisava do voto favorável de 6 dos 9 vereadores, no entanto, o alcaide, dono de um dos mandatos mais criticados do sul da Bahia, obteve apenas 3 votos, o que culminou com a rejeição das contas e, consequentemente, com a ilegibilidade de 8 anos. O TCM rejeitou as contas do gestor por diversas irregularidades na administração pública, a exemplo de gasto excessivo com folha de pagamento, excedendo os 54% da receita corrente líquida do município, compras sem licitação e gastos excessivo com transporte. Pito, que não tentou reeleição e ainda sofreu uma vitória retumbante ao apoiar sua sucessora, Vera Lúcia (PV) não se posicionou sobre o assunto. Fonte: Ubatã Noticias.

BAHIA: PEDREIRO É PRESO POR FURTO DE CALCINHAS E TENTATIVA DE ESTUPRO

Wilson Silva dos Santos foi flagrado com calcinha durante furto em junho deste ano (Foto: Reprodução / TV Bahia).

Um pedreiro de 34 anos está preso desde esta segunda-feira (3) sob a acusação de furtar calcinhas em residências da cidade de Conceição da Feira, a 120 quilômetros de Salvador, e tentar abusar sexualmente das proprietárias dos imóveis. De acordo com agentes da delegacia do município, Wilson Silva dos Santos estava sendo investigado há três anos, mas só foi capturado depois que deixou o celular cair durante uma fuga após invadir uma casa no distrito de Candeal, na zona rural de Conceição da Feira no último domingo. Wilson entrou no imóvel por volta das 15h30 do domingo, quando a proprietária dormia no sofá após o almoço, e furtou algumas calcinhas no quintal da casa. Ao entrar na sala, ele tentou abusar sexualmente da proprietária, uma mulher que não teve o nome divulgado. Ela entrou em luta corporal com o suspeito e gritou por socorro, chamando a atenção de familiares que moravam próximo dela. Após a chegada dos familiares, Wilson conseguiu fugir em uma moto, mas deixou o seu celular cair, facilitando a localização de policiais da cidade, que prenderam ele um dia após a invasão e o furto das calcinhas, que também caíram da moto durante a fuga.

Ação foi flagrada por câmera

Segundo o auxiliar do escrivão da delegacia de Conceição da Feira, diversas pessoas já haviam denunciado a ação de um homem que furtava calcinhas e tentava abusar sexualmente das donas dos imóveis na cidade, mas o homem ainda não tinha sido identificado porque utilizava uma toalha sobre o corpo durante as ações. Em um dos furtos, realizado em junho deste ano, câmeras de segurança flagraram a ação de Wilson, mas o rosto dele não foi filmado por conta da toalha que utilizou para se esconder.

LIDERES DE MOVIMENTO COMEMORAM PAVIMENTAÇÃO TABOQUINHAS/ITACARÉ

Professor Charles Gusmão entrega camisa do movimento ao Governador.

O professor Charles Gusmão, comemorou ao lado dos companheiros do Movimento Popular Pró-Taboquinhas (MPPT), a assinatura do projeto licitatório da BA-654, que liga o distrito de Taboquinhas a sede do município.  A pavimentação asfáltica da rodovia faz parte de uma velha  reivindicação do grupo. Os dirigentes do Movimento marcaram presença junto ao governador, quando de sua vinda na última quinta feira (29), a Ilhéus para anunciar um pacote de obras. A verba destinada para realização dos serviços, está estimada em (R$ 14.000,000,00) para a pavimentação do trecho ligando Taboquinhas a Itacaré.  O produto utilizado na pavimentação será de boa qualidade (TSD- Tratamento Superior Duplo) devido à região ter um índice pluviométrico altíssimo e poderia ser danificada em pouco tempo. Com isso, o governador dá o primeiro passo do compromisso. O movimento Popular, formado pelos filhos de Taboquinhas, aguarda ansioso para o inicio         da obra, previsto para    2013. Jaques Wagner  garantiu que já vestiu a camisa do MPPT). Fonte: Jornal Tribuna da Região.

SANDRO RÉGIS COBRA INTERVENÇÃO DE ROSEMBERG PINTO NO FECHAMENTO DA AZALEIA

O líder do bloco do PR e PSDB na Assembleia Legislativa, Sandro Régis, cobrou do deputado Rosemberg Pinto (PT) uma intervenção na questão do fechamento da Vulcabras/Azaleia, que implica na demissão de cerca de 4 mil empregados de municípios baianos. Com matriz na cidade de Itapetinga, reduto eleitoral de Rosemberg, a empresa fechou 12 plantas industriais de 10 filiais localizadas em Caatiba, Firmino Alves, Itambé, Itapetinga, Itororó e Macarani. “Subo aqui nesta tribuna para fazer um apelo ao deputado Rosemberg Pinto. Há um ano trouxe essa discussão e o deputado disse que eu não me preocupasse, porque o governo já tinha resolvido o problema da Azaleia e a fábrica não ia fechar”, lembrou Régis. O parlamentar também observou que, durante o governo Paulo Souto, a Bahia disputou a instalação da Azaleia com Estados como o Rio Grande do Sul e São Paulo, e mesmo assim saiu vitoriosa. “Agora a Bahia toma de surpresa o fechamento dessa empresa. Mais uma vez o governo Wagner mostra a falta de vontade e de responsabilidade com os baianos e com os investimentos dessa terra. É inadmissível a perda da Azaleia, pois é a fábrica responsável por mais de 80% dos empregos do sudoeste baiano”, disse.