Foi publicado dia no 17 de abril de 2024, edital que convoca a eleição para a nova Diretoria da Liga Aurelinenese de Futebol. A eleição será realizada no dia 14 de junho de 2024 na sede da Liga, às 17h, situada no estádio Raimundo Marques Filho, s/n-Bairro- ACM no município de Aurelino Leal.
O atual presidente da entidade nomeou a Comissão Eleitoral através da resolução nº 001/2024 que cuidará do processo eleitoral. Segue em anexo Cópia do Edital de convocação da eleição que escolherá o novo dirigente da Liga Aurelinenese de Futebol que terá o mandato biênio 2025/2026.
O ex-prefeito e pré-candidato Prefeitura de Alagoinhas, Paulo Cezar (União), denunciou, neste domingo (26), um ato de violência política sofrido por ele durante campeonato de futebol no município. Segundo o candidato da oposição ao atual governo municipal, o agressor seria um homem conhecido como Jai, suposto irmão da vereadora Juci Cardoso (PCdoB), apoiadora do atual prefeito Joaquim Neto e seu candidato a sucessão.
A briga teria sido apartada por moradores no local, mas Paulo Cezar afirma ter sido atingido pelo suspeito. O ex-gestor foi a Delegacia da região e denunciou formalmente a agressão, posteriormente comprovada com laudo pericial de corpo de delito. Sobre o ocorrido, Paulo Cezar afirmou: “Fico preocupado e triste, porque estou acostumado a fazer política com alegria e propositividade. Mas não vou permitir que tirem minha alegria e a esperança do povo de Alagoinhas.” (Com informações do Bahia Noticias)
A Rede PMX Empreendimentos apresentou, nesta sexta-feira, 24, os resultados da avaliação do governo do Prefeito Léo da Capoeira e as intenções de voto para a eleição municipal em Itajuípe. De acordo com os dados divulgados, Léo da Capoeira lidera com 67,89% das intenções dos votos válidos, destacando-se como o favorito na corrida eleitoral.
Em todos os cenários apresentados pela pesquisa, o prefeito de Itajuípe aparece em primeiro lugar, sempre com mais de 50% das intenções de voto, mesmo em embates diretos com seus adversários. Este resultado evidencia a forte posição de Léo da Capoeira na preferência dos eleitores.
A pesquisa também revelou um índice de aprovação significativo do governo atual, com 61% da população expressando aprovação pelas ações e políticas implementadas durante o mandato de Léo da Capoeira. Este alto nível de aprovação reflete o impacto positivo das iniciativas do governo municipal junto à comunidade.
A Rede PMX Empreendimentos assegurou que a pesquisa foi abrangente, acessando todos os bairros da sede do município e dos distritos, garantindo assim uma cobertura representativa de todo o território itajuipense. Os resultados mostram que Léo da Capoeira supera amplamente seus concorrentes, consolidando sua liderança e demonstrando a confiança da população em sua gestão.
Com números expressivos como esses, o Prefeito Léo da Capoeira se destaca na corrida eleitoral, reforçando a aceitação e apoio da população de Itajuípe às suas políticas e ações governamentais. A pesquisa sublinha a força de sua candidatura e o reconhecimento de seu trabalho pela comunidade local. (Com informações do Ipolitica)
Uma mulher foi encontrada morta dentro de um quarto de motel na cidade de Vitória da Conquista, sudoeste baiano, neste domingo (26). Segundo informações do Blog do Anderson, parceiro do Bahia Notícias, o caso aconteceu em um estabelecimento na Zona Oeste do município. A identidade da vítima não foi revelada. A 78º Companhia Independente de Polícia Militar e o Departamento de Polícia Técnica foram acionados. A motivação e autoria do crime serão investigadas pela Polícia Civil.
José Batista, Suzete de Moura Santos e Cláudio morreram no local.
Um acidente na BR-101, na Curva do Cassimiro, no trecho entre Buerarema e São José da Vitória, na noite do último sábado (25), deixou quatro mortos e dois feridos. A colisão foi entre um ônibus da Viação Gontijo, que seguia de Feira de Santana para Eunápolis, e uma carreta que saiu do Espírito Santo com destino ao estado da Paraíba.
Os mortos no acidente viajavam no ônibus. Os passageiros que não resistiram aos ferimentos foram identificados como Cláudio José Prata dos Santos, de 56 anos; Igor Farias do Carmo, 28 anos; José Batista dos Santos, 56 anos; e Suzete de Moura Santos, 74 anos.
A passageira Eliane da Silva Rosa sofreu ferimentos leves. Ela foi levada pelo SAMU para o Hospital de Base, em Itabuna. Já César Arthur, de 28 anos, motorista da carreta, que estava carregada de gás para aparelhos de ar condicionado, sofreu ferimentos leves e não precisou ser encaminhado para o hospital.
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), Cláudio José Prata era natural de Aracaju (SE); Igor Farias, de Itabuna; e José Batista dos Santos, de Santa Luzia do Itanhi (SE). Há indícios de que a carreta invadiu a pista contrária e atingiu a lateral do ônibus. (Com informações do Pimenta)
Paralisação foi aprovada em assembleias regionais.
Assembleias dos professores da rede estadual de educação da Bahia aprovaram paralisação da categoria, a partir da próxima segunda-feira (27), até a votação do projeto de lei do reajuste do piso salarial do magistério, prevista para terça (28), na Assembleia Legislativa do Estado, em Salvador.
Na assembleia da Regional Cacaueira da APLB, nesta sexta (24), em Ilhéus, os professores decidiram que farão protesto em frente ao Núcleo Territorial de Educação (NTE), em Itabuna, no dia da votação do projeto na Assembleia. Ao longo desta semana, o Estado também enfrentou mobilização dos servidores da saúde e dos professores das quatro universidade estaduais da Bahia (Uesc, Uesb, Uefs e Uneb). (Com informações do Pimenta)
Um policial militar denunciado pelo Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) por suspeita de estuprar, junto com a namorada, duas crianças em Anagé, no sudoeste do estado, foi preso em Itajuípe, cidade localizada na região sul e a cerca de 300 km do local do crime. A prisão do PM ocorreu na última quarta-feira (22), mas a informação só foi divulgada nesta sexta (24) pelo MP-BA.
A namorada do suspeito também foi denunciada, no entanto, não há pedido de prisão contra ela, segundo informações do órgão estadual. Segundo a denúncia do promotor de Justiça Marco Aurélio Rubick da Silva, o casal praticou diversos estupros e outros atos libidinosos com as vítimas que, na época, tinham 10 e 11 anos de idade.
As investigações apontaram que os estupros aconteceram ao longo dos anos de 2018 e 2021, tanto na casa da namorada do policial, como em motéis na cidade de Vitória da Conquista, no sudoeste do estado. Ainda conforme o órgão estadual, as crianças eram aliciadas pela mulher para praticar sexo com ela e o namorado.
A prisão preventiva do policial foi solicitada pelo MP-BA e acatada pela Justiça. O processo corre sob segredo judicial na Comarca de Anagé. Além disso, o policial responde a outro processo criminal, também por estupro de vulnerável, que corre em segredo de Justiça na Comarca de Itajuípe. As vítimas são atendidas e acompanhadas pela rede de proteção. (G1)
A Prefeitura de Santo Antônio de Jesus lidera a lista de cidades baianas devem mais gastar dinheiro público com a contratação de bandas e artistas para o São João deste ano. Sob gestão de Genival Deolino Souza (PSDB), o município já desembolsou R$ 8,8 milhões destinados a cachês de 282 atrações, segundo dados atualizados até a manhã desta sexta-feira (24) pelo painel “Transparência dos Festejos Juninos’, do Ministério Público da Bahia.
Entre os nomes que se apresentarão nos festejos local estão Maiara & Maraisa, Xand Avião, Léo Santana e Wesley Safadão, cujo cachê gira em torno de R$ 700 mil. Apesar de ter anunciado o cancelamento do Pedrão 2024, o município de Eunápolis aparece em segundo na lista, com R$ 8 milhões empregados para uma grade de 181 atrações.
Em coletiva de imprensa no dia 12 de maio, a prefeita Cordélia Torres (União Brasil) justificou que a medida visava priorizar investimentos em áreas fundamentais, como saúde e infraestrutura. Na terceira posição, a Prefeitura de Senhor do Bonfim diz ter custeado R$ 6,4 com a contratação de 233 atrações. A cidade é administrada por Lércio Azevedo Jr. (União Brasil).
Ao todo, mais de 200 municípios já disponibilizaram as planilhas para prestar conta dos valores. Administrada por Bruno Reis (União Brasil), a Prefeitura de Salvador informou ter dispendido, por por ora, R$ 9,5 mil para bancar 35 atrações. Somados, os 15 municípios com que lideram os mairos gastos asseguraram até agora mais de 279 milhões para um total de 6.694 contratações.
VEJA ABAIXO A LISTA DAS 15 CIDADES E OS VALORES DESEMBOLSADOS ATÉ AGORA:
Um adolescente de 16 anos foi apreendido em Jacarepaguá, Zona Oeste do Rio, na noite desta quinta-feira (23), por matar os pais adotivos a marteladas e depois atear fogo após uma discussão. De acordo com a polícia, foi o próprio adolescente que ligou para a PM e para os bombeiros. De acordo com relato do menor para a polícia, um dos motivos da briga é que os pais não queriam que o jovem faltasse à escola para poder descansar para uma aula de jiu-jítsu.
APÓS O CRIME, MENOR SAIU PARA LANCHAR
Segundo os agentes, no local o menor admitiu que matou os pais com golpes de martelo, saiu de casa para lanchar com um amigo e, quando voltou, e ateou fogo ao quarto em que os pais estavam no 2º andar da residência. O menino vivia com a família desde 2014, quando foi adotado. Ele é o irmão mais novo de um casal que teve quatro filhos. Cada criança foi adotada por uma família diferente. Segundo o irmão mais velho do adolescente, os pais adotivos sempre foram muito amorosos, mas o menino era uma criança agressiva.
O CASAL MORTO TINHA APENAS O ADOLESCENTE COMO FILHO
O Corpo de Bombeiros chegou à residência, que fica as margens da Transolímpica, pouco depois das 3h da manhã desta sexta (24), para apagar as chamas que consumiram todo o 2º andar, onde ficavam os quartos da família. Pouco depois das 7h, a Policia Civil fez uma perícia no local e os corpos foram levados para o Instituto Médico Legal (IML) do Centro. (G1)
Na quarta feira, 22 de maio de 2024, houve a invasão do Gabinete do Prefeito no Centro Administrativo Firmino Alves por um grupo de Guardas Civis Municipais inconformados pelo fato de não ter sido enviado à Câmara Municipal de Vereadores o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR).
A Administração Municipal afirma que cumpre a legislação eleitoral que veda “fazer, na circunscrição do pleito, revisão geral da remuneração dos servidores públicos que exceda a recomposição da perda de seu poder aquisitivo ao longo do ano da eleição.” (cf. art. 73, inciso VIII, da Lei nº 9.504/1997).
A ação de reintegração de posse foi apresentada pela Procuradoria Geral do Município de Itabuna, protocolada pelo Procurador e Coordenador do Núcleo Contencioso, Dr. Igor Andrade Garcia, em colaboração com o Secretário de Segurança e Ordem Pública, Humberto Matos.
Segundo Dr. Igor Andrade Garcia, a celeridade do procedimento foi resultado do trabalho conjunto da Procuradoria Municipal e do empenho do Secretário de Segurança, Humberto Matos.
O magistrado concedeu a liminar ordenando a retirada imediata de todos os “Manifestantes”, e integrantes do Sindicato Réu, autorizando ainda o uso da força policial para cumprimento da decisão.
Em caso de descumprimento, o magistrado consignou aplicação de multa individual no valor de R$ 15 mil a cada um dos manifestantes e de R$ 50 mil ao Sindicato dos Guardas Civis do Estado da Bahia (SINDIGUARDAS).
Uma chacina em uma festa de aniversário deixou mortos e feridos em um sítio, em Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, na noite desta quinta-feira, 23. Segundo informações preliminares da Polícia Militar da cidade, o aniversariante, de 9 anos, uma criança, de 8, e um adulto estão entre as pessoas que morreram.
Outras duas vítimas foram baleadas, socorridas e levadas para unidades de saúde, de acordo com a corporação. A instituição também informou que os suspeitos são dois homens, ainda não identificados, que teriam entrado no local e começado a atirar nos convidados.
Uma equipe da Polícia Civil foi acionada para analisar a cena do crime e encaminhar os corpos para o Instituto Médico Legal (IML). (Com informações do A Tarde)
Prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre – Foto: Divulgação
A prefeitura de Ilhéus está sendo investigada por supostas irregularidades na execução do contrato municipal nos exercícios financeiros de 2022 e 2023 com a empresa Eliana Maria Ramos Eireli. O processo está sendo direcionado pelo Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA).
Conforme o documento da ação, que o Portal A TARDE teve acesso, trata-se de um acordo sobre a execução da obra de pavimentação e microdrenagem da rua Boa Vista, no bairro Nelson Costa. Ainda de acordo com o texto, o recurso está em tramitação, sem nenhuma decisão final até o momento.
O Senado Federal deve analisar o fim da reeleição e a possibilidade de mandato de cinco anos no começo de junho, de acordo com o vice-líder do MDB, Marcelo Castro, do Piauí. O senador afirmou que os assuntos serão discutidos em projeto de novo Código Eleitoral na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania entre os dias 5 e 6 de junho.
De acordo com a CNN, Castro afirmou que, após uma reunião de líderes com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), serão debatidos temas como o fim da reeleição para cargos do poder Executivo, a implementação de mandatos de 5 anos e a coincidência entre mandatos de diferentes cargos.
O senador piauiense destacou ainda que, apesar de fazerem parte do mesmo projeto, as propostas serão analisadas individualmente, havendo a possibilidade da aprovação de algumas e reprovação de outras. “Se chegar a uma conclusão do debate que fim da reeleição não é uma coisa importante, que a sociedade não quer isso, é um tema que vai sair”, afirmou o senador.
O Projeto de Lei Complementar (PLP) 112/21, que dispõe sobre a reforma do Código Eleitoral brasileiro, foi aprovado na Câmara dos Deputados em 2021. No Senado, passou por diversos relatores até que Castro fosse nomeado para a função. Entre as 127 mudanças apresentadas pelo projeto, estão alterações na questão da inelegibilidade, vista como “insuficientemente clara”, sobras eleitorais, pesquisas eleitorais e a prestação de contas dos partidos.
Um caso de Joinville (SC), de 2017, voltou às manchetes na última quarta-feira (22) com a prisão de Renato e Aline Openkoski, casal responsável pela arrecadação e apropriação de mais de R$ 3 milhões arrecadados em uma campanha para tratar a doença do filho, Jonatas, que sofria de Atrofia Muscular Espinhal (AME). Os pais foram condenados em 2022 por estelionato e apropriação de bens, crimes relacionados ao desvio dos fundos da campanha.
Eles estavam foragidos. A campanha “AME Jonatas” foi lançada em 2017 com o intuito de ajudar no tratamento do filho do casal. Jonatas, diagnosticado com a doença degenerativa, acabou falecendo em 2022. Porém, as investigações revelaram que os recursos arrecadados não foram destinados ao tratamento, como alegado pelos pais, mas sim desviados para uso pessoal, incluindo gastos luxuosos.
Os valores arrecadados na campanha foram bloqueados pela Justiça. Além disso, um veículo de R$ 140 mil que estava em nome dos pais da criança foi apreendido. As doações seriam usadas para ajudar no tratamento da criança, anunciavam os pais. Eles comprariam um remédio chamado Spinraza, fabricado nos Estados Unidos. Cada dose custa R$ 367 mil. A Polícia Civil de Santa Catarina, após meses de investigação, cumpriu os mandados de prisão do casal, que estava foragido. Renato e Aline foram condenados a penas que somam 70 anos de prisão em regime fechado. Ao todo, mais de 20 pessoas foram ouvidas.
VIDA DE LUXO
O caso começou a ser investigado após denúncias sobre a mudança no padrão de vida do casal, incluindo postagens em redes sociais de uma viagem luxuosa à ilha de Fernando de Noronha, durante o Réveillon de 2017. Isso levou o Ministério Público de Santa Catarina a intervir, resultando no bloqueio dos bens e nas condenações. O advogado Emanuel Stopassola, que representa o casal, afirmou ao UOL que serão utilizados todos os meios de defesa durante o processo. (Com informações do contilnetnoticias)
A Câmara de Vereadores de Uruçuca firmou uma importante parceria com a Receita Federal, com o objetivo de oferecer mais comodidade e facilidade para a população local. A presidente da Câmara, Magnólia Barreto, juntamente com o representante da Receita Federal, Geovane, anunciaram a instalação de um ponto de atendimento da Receita Federal dentro da própria Câmara de Vereadores de Uruçuca.
“Essa parceria vai trazer muita comodidade e facilidade para a população de Uruçuca. Agora, as pessoas poderão resolver suas pendências com a Receita Federal sem precisar se deslocar para outros municípios”, afirmou a presidente Magnólia Barreto. De acordo com Geovane, representante da Receita Federal, a iniciativa tem como objetivo aproximar os serviços da instituição da comunidade local. “Queremos oferecer um atendimento de qualidade e simplificar a vida dos cidadãos de Uruçuca”, disse.
A parceria prevê que o ponto de atendimento da Receita Federal na Câmara de Vereadores de Uruçuca entre em funcionamento nos próximos meses. Serviços como a regularização de CPF e outros trâmites poderão ser realizados de maneira mais cômoda e conveniente para os moradores. A iniciativa é vista com entusiasmo pelos moradores de Uruçuca, que celebram a oportunidade de resolver seus assuntos com a Receita Federal sem a necessidade de longos deslocamentos.
Um homem identificado Nelson José dos Santos Neto, vulgo Nelsinho, morreu em confronto contra policiais militares do PETO 61ª CIPM e FICCO em operação conjunta realizada na manhã desta quarta-feira, 22, numa região próxima à Usina de Funil, município de Ibirapitanga. A operação visa coibir a atuação de quadrilhas especializadas em tráfico, homicídio e sequestros na região.
Nelsinho é suspeito de praticar um assalto na manhã desta quarta que culminou no roubo de uma motocicleta pertencente a um ubatense. Instantes depois, conforme a Polícia Militar, o suspeito teria atirado contra a força policial, que reagiu e acabou o alvejando. Ainda na ação, um comparsa conseguiu fugir. Nelsinho foi socorrido ao Hospital César Monteiro Pirajá, em Ubatã, onde foi constatado o óbito.
O homem é apontado, segundo a PM, de ser autor de uma tentativa de homicídio ocorrida em Gongogi no último final de semana, de pelo menos 03 assassinatos ainda em Gongogi nos últimos anos e de um homicídio contra um cigano em Brasília. Um revólver foi apreendido com Nelsinho, que ainda era suspeito de atuar como pistoleiro. A PM vai divulgar ainda nesta quarta um balanço completo da operação. (Com informações do Ubatã Notícias)
As Universidades Estaduais da Bahia (UNEB, UEFS, UESB e UESC) farão uma paralisação de 24 horas nesta sexta-feira (24) aprovada por seus professores. O protesto visa a recomposição salarial, que acumula perdas de quase 50% nos últimos nove anos, segundo o DIEESE.
Em resposta à mobilização, o Governo da Bahia marcou uma reunião para o mesmo dia para apresentar um plano de recomposição. Além da questão salarial, os professores também reivindicam maior orçamento para as universidades, garantia de direitos trabalhistas e autonomia da gestão universitária.
Uma operação deflagrada na manhã desta quinta-feira (23) cumpre dezenas de mandados de prisão e busca e apreensão em 15 cidades baianas e em presídios. Denominada de “Premium Mandatum”, a operação tem como alvo uma organização criminosa com atuação no interior da Bahia, e na Região Metropolitana de Salvador (RMS).
As investigações tiveram início após a prisão de um suspeito, em 2021, em Senhor do Bonfim, no Piemonte Norte do Itapicuru. Apontado como uma das lideranças do tráfico de drogas no Norte da Bahia, o homem ordenava crimes de dentro do presídio.
Segundo a Polícia Civil, as investigações identificaram o modus operandi da organização criminosa, os líderes do grupo na Bahia e como era desenvolvido o tráfico de entorpecentes dentro e fora dos presídios. Os alvos da operação são investigados pelos crimes de tráfico, associação para o tráfico, organização criminosa, homicídios e comércio ilegal de armas de fogo.
Além da Polícia Civil atuam na operação cinco promotores de Justiça e 27 agentes do Gaeco Norte [Grupo de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais do Norte], entre servidores e militares, e 200 policiais civis. (Com informações do Bahia Notícias)
A cidade baiana Jaguarari, no norte da Bahia, registrou na terça-feira (21), 88 tremores de terra, sendo oito mais expressivos na escala de magnitude. O balanço foi divulgado por pelo Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
De acordo com o balanço, oito alcançaram magnitude acima de 2mR. O primeiro sismo ocorreu pela manhã, às 9h37, e alcançou 2.2mR. Os dois seguintes tiveram as 2.4mR e 2.3mR, por volta de 10h57.
Na parte da tarde, mais quatro tremores abalaram a região às 18h11 e 18h58. O primeiro sismo teve uma magnitude de 2.7mR e foi seguido por mais três, com 2.1mR, 2.3mR e 2.0mR, respectivamente. (Com informações do iBahia.com)
A Polícia Civil investiga a morte de Geonardi Pinheiro de Jesus, de 40 anos, encontrado morto no Rio de Contas, em Itacaré, após se envolver em uma briga na zona rural do município. Localizado nesta terça-feira (21), o corpo de Geonardi tinha sinais de violência. Segundo site Ubatã Notícias, no dia anterior, a vítima, que é de Ubatã, teria sido atingida por golpe de faca pelo homem com quem brigou. O desentendimento envolveria uma mulher.