Ubaitaba Urgente

BA: Jovem morre após cair de torre de internet enquanto realizava manutenção

 Jovem morre após cair de torre de internet enquanto realizava manutenção
Foto: Montagem/Ubaitaba Urgente

Um jovem de 20 anos morreu após cair de uma torre de internet durante manutenção para a empresa onde trabalhava, na última quarta-feira (15), em Potiraguá, no sul da Bahia. Segundo a TV Santa Cruz e a Polícia Militar, a torre cedeu, causando a queda de Bryan Ravel de Jesus Leal, que ficou gravemente ferido.

Familiares e amigos tentaram socorrê-lo e o levaram para uma unidade de saúde, mas ele não resistiu. A empresa A&S Net Provedor de Internet afirmou que Bryan usava todos os equipamentos de segurança e lamentou o ocorrido.

O Departamento de Polícia Técnica (DPT) realizará a perícia e encaminhou o corpo ao Instituto Médico Legal (IML) para necropsia. O Ministério Público do Trabalho (MPT) abriu um inquérito para investigar as circunstâncias do acidente.

BA: Jovem de 25 anos é morto dentro de casa e tem cabeça arrancada por criminosos

Jovem de 25 anos é morto dentro de casa e tem cabeça arrancada por criminosos
Foto: Reprodução/TV Itaquara

Quatro homens armados invadiram na madrugada desta sexta-feira (17), uma residência na Rua Nova Itaquara, em Itaquara e assassinaram Ádrion Guirre Santos, 25 anos natural de Jaguaquara. Em seguida, usando um machado, eles arrancaram a cabeça da vítima e jogaram no meio da rua.

Segundo informações do Blog Marcos Cangussu, os suspeitos no momento do crime trajavam roupas do exército, máscaras, e um deles usava uma camisa de cor preta.A esposa da vítima que está grávida também foi agredida.

Câmeras instaladas na região poderão ajudar a Polícia Civil na elucidação do crime. O corpo foi removido pelo Departamento de Polícia Técnica para o Instituto Médico Legal de Jequié.

ALERTA: Bahia registra 11 abusos sexuais de crianças e adolescentes por dia

Bahia registra 11 abusos sexuais de crianças e adolescentes por dia
Crédito: Shutterstock

Entre janeiro e a primeira quinzena de maio deste ano foram registradas 1.557 violações sexuais contra crianças e adolescentes na Bahia. É como se, todos os dias, 11 denúncias de abuso sexual infantil fossem feitas no estado. Os registros foram computados pelo canal Disque 100, vinculado ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDH). Entre os crimes praticados estão estupro de vulnerável e importunação sexual.

Atrás de cada relato de violência sexual, existem histórias de vítimas destroçadas pelos crimes que são, na maioria das vezes, cometidos por pessoas próximas. Foram feitas 4.711 denúncias de crimes contra crianças e adolescentes na Bahia neste ano. As denúncias correspondem 27.573 violações, sendo 1.557 delas sexuais – isso porque, cada uma pode conter mais de um tipo de crime tipificado.

Foram 415 vítimas de estupro e 155 crimes de importunação sexual. O Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes será celebrado no próximo sábado (18). O armazenamento de pornografia infantil também é crime previsto no Código Penal Brasileiro. A pena é de um a quatro anos de reclusão, além de multa. (CORREIO)

Sobre para 151 o número de mortos na tragédia no Rio Grande do Sul

-Foto: Agência Brasil

As fortes chuvas do Rio Grande do Sul causaram ao menos 151 mortes, de acordo com boletim divulgado às 9h desta quinta-feira (16). O número pode aumentar nos próximos dias, já que ainda há 104 desaparecidos. As mortes ocorrem em 44 cidades, conforme a Defesa Civil, e há 806 feridos.

No total, 458 municípios foram afetados, sendo que 77.199 pessoas estão desabrigadas e 538.164 ficaram desalojadas. A tragédia tem sido comparada ao furacão Katrina, que em 2005 destruiu a região metropolitana de Nova Orleans, na Lousiana (EUA), atingiu outros quatro estados norte-americanos e causou mais de mil mortes.

Profissionais de saúde apontam semelhanças entre as duas tragédias, como falta de prevenção de desastres naturais e inexistência de uma coordenação centralizada de decisões. Colapso nos hospitais, dificuldade de equipes de saúde chegarem aos locais de trabalho e desabastecimento de medicamentos e outros insumos são outras semelhanças apontadas.

Filha mata mãe enforcada após briga por controle da televisão

Filha mata mãe enforcada após briga por controle da televisão
-Idosa tinha 74 anos.

Uma mulher de 34 anos foi detida nesta quarta-feira, 15 de maio, após ser acusada de matar sua mãe, uma idosa de 74 anos, em Governador Valadares (MG). O corpo da vítima foi encontrado no quintal da residência pela irmã da vítima, que mora em uma casa no mesmo lote. O tenente Marcos Flávio, da Polícia Militar, informou que o homicídio foi realizado por meio de enforcamento, aparentemente realizado com o braço, sem o uso de objetos. A motivação do crime teria sido uma discussão relacionada ao uso da televisão.

“Em princípio, a filha já vem apresentando problemas mentais. Ela fala que surtou pela madrugada por causa de desentendimento pela TV e enforcou a mãe. A vítima apresentava boca aberta, parece que buscava fôlego”, disse o tenente.  O caso foi descoberto pela irmã da vítima, que encontrou a idosa já sem vida e a filha próxima ao corpo, falando de maneira incoerente. Após o ocorrido, a suspeita foi levada a um hospital para receber atendimento médico.

Vizinhos e conhecidos da família relataram que a mulher esteve perto de ser internada para tratamento psiquiátrico, mas que a própria mãe teria impedido a internação. A perícia compareceu ao local, e após os procedimentos, o corpo da idosa foi liberado para os serviços funerários. A suspeita será encaminhada para a delegacia após receber alta do hospital.

Ubatã: Siméia Queiroz confirma pré-candidatura à prefeita

-Crédito: Ubatã Notícias

A ex-prefeita de Ubatã por dois mandatos Siméia confirmou, nesta quinta-feira, 16, a sua pré-candidatura ao executivo durante entrevista ao programa Primeira Página, da Rádio Povo. Siméia estava acompanhada de pré-candidatos a vereador, apoiadores e lideranças políticas. Bastante habilidosa, a ex-gestora falou em unidade e destacou que sua pré-candidatura nasce como mais uma opção do grupo, que tem o prefeito Tinho também como pré-candidato.

“É a primeira vez que a gente se coloca nesse processo como pré-candidata à prefeita de Ubatã, uma pré-candidatura que nasce de um anseio popular, algo dialogado, construído, sem nenhum tipo de imposição ou ruptura”, destacou Siméia, que afirmou ainda que já está visitando a comunidade, apoiadores e lideranças políticas.

Com o anúncio, Ubatã passa a ter oficialmente 05 pré-candidatos a prefeito: além de Siméia, já se posicionaram oficialmente o prefeito Tinho, o ex-prefeito Édson Neves, César Sales e Rosana Magalhães. (Com informações do Ubatã Notícias)

Itapebi: Vaqueiro que estava desaparecido é encontrado morto

Foto: Reprodução/Radar News

O vaqueiro Fábio Bernardo dos Santos, de 46 anos, que estava desaparecido desde sábado (11), foi encontrado morto na manhã de terça-feira (14), em Itapebi O cadáver foi localizado por populares em um matagal às margens da BA-275, que dá acesso à Cidade Histórica de Itapebi. A informação é do Radar News. A vítima apresentava lesões no rosto e no ombro provocadas por arma branca.

Segundo informações, Fábio morava em Mascote, onde trabalhava como vaqueiro, e tinha ido passar o final de semana com familiares em Itapebi. Ele saiu da casa da irmã por volta do meio-dia de sábado (11), em uma moto, dizendo que iria até a Cidade Baixa, e depois não manteve mais em contato.

VÍDEO MOSTRA VÍTIMA EM UM BAR

Preocupados, familiares postaram uma foto de Fábio em um grupo de rede social. Um amigo da vítima viu a publicação e avisou que Fábio havia enviado um vídeo para ele, no sábado à noite, mostrando que estava em um bar localizado na Praça do Havaí, na Cidade Baixa. A polícia acredita que o crime foi cometido ainda na noite de sábado. Segundo o delegado Hermano Costa, ainda não há informações sobre a autoria e a motivação do homicídio.

Porto Seguro: Mulher de 29 anos é morta a tiros no bairro Campinho

Mulher de 29 anos é morta a tiros no bairro Campinho
Foto: Reprodução/Radar News

Uma mulher foi morta a tiros, na manhã desta quarta-feira (15), no bairro Campinho, em Porto Seguro. Segundo informações, Vanessa Lemos Ribeiro, de 29 anos, foi atingida por disparos feitos por dois homens, que fugiram em um VW Gol de cor branca no sentido Centro. A informação é do Radar News.

O crime aconteceu na rua Rafael Vinhas, por volta das 8h. O Samu chegou a ser acionado, mas a vítima já estava morta quando o socorro médico chegou. Testemunhas relataram que um dos criminosos é moreno e o outro é branco e tem bigode. A polícia vai investigar a autoria e motivação do crime.

Ubaitaba: Estudante de 12 anos morre em trágico acidente na BR-101; vítima morava em Ibirapitanga

Veícula capotou e atingiu uma árvore.

Uma estudante de 12 anos, moradora da cidade de Ibirapitanga perdeu a vida em um trágico acidente ocorrido na manhã desta quarta-feira (15), na BR-101, em Ubaitaba. O acidente aconteceu nas imediações da fazenda do ex-vereador Mandinho, próximo ao Trevo de Ubatã. No veículo viajavam 04 pessoas, sendo uma professora e 03 estudantes do Colégio Conexão. A professora, identificada como sendo Pâmela, estava dirigindo o carro, e já tinha o costume de todos os dias trazer os estudantes de Ibirapitanga para o Colégio Conexão em Ubaitaba.

Acidente aconteceu próximo ao Trevo de Ubatã.
Acidente aconteceu próximo ao Trevo de Ubatã.

A Professora Pâmela também trabalha em Piabanha, no município de Maraú.  Segundo informações, a professora de de frente com uma carreta ultrapassando a outra, com o intuito de desviar, acabou perdendo o controle, desceu uma ribanceira e atingiu uma arvore.  A estudante de 12 anos morreu no local, e seu corpo ficou preso nas ferragens. As outras 03 vítimas foram socorridas para o hospital de Ubaitaba e passam bem. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)

Ubaitaba: Cantor Binho Alves sofre acidente e é transferido em estado grave para Itabuna

(Foto: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)

O cantor Binho Alves foi levado em estado grave para a cidade de Itabuna na manhã desta quarta-feira (15). Segundo informações de amigos e familiares, Binho Alves caiu do telhado de sua residência.

Binho foi socorrido para o Hospital de Ubaitaba e logo em seguida levado para um dos hospitais de Itabuna. Familiares e amigos estavam desesperados no hospital tentando descobrir o real estado de saúde do músico.

Segundo uma funcionária do hospital o estado de saúde do cantor é preocupante, já que ele estava bastante agitado e com muita dificuldade para respirar. Binho é morador do Bairro Alto da Bela Vista em Ubaitaba. O cantor foi conduzido em uma ambulância com oxigênio. Em Itabuna, um amigo do cantor chegou a gravar um áudio e tranquilizando os fãs (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)

Aurelino Leal: Liu Andrade abre as portas de sua residência e realiza evento com a participação de mais de 300 mães.

A ex-prefeita de Aurelino Leal, Liu Andrade (PSD), abriu as portas de sua residência e realizou no último domingo (12) um delicioso café da manhã e culto de ação de graças para centenas de mães aurelinenses.

“Essa iniciativa de Liu Andrade não é nenhuma novidade para nós, já que as portas da casa de Liu sempre estiveram abertas para a população de Aurelino Leal”, disse uma das mães presentes.  Só lembrando que Liu Andrade é pré-candidata a prefeita no município pelo Partido Social Democrático (PSD).

O evento foi bastante elogiado nas redes sociais e contou com a participação de mais de 300 mães. “Me sinto feliz em realizar por mais um ano um evento para comemorar o dia dessas guerreiras. Eu sempre vou estar aqui e com as portas de minha casa abertas para todos”, disse Liu Andrade. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)

MAUS-TRATOS: Veterinária que mantinha gato sem cabeça e carcaça de coelho em casa é alvo de operação policial

Veterinária que mantinha gato sem cabeça e carcaça de coelho em casa é alvo de operação policial
Foto: Reprodução / Redes Sociais

Uma médica veterinária do Distrito Federal foi alvo de operação da Polícia Civil (PCDF) por maus-tratos a animais. A profissional é Samara Rodrigues, de 30 anos, moradora de Vicente Pires, região administrativa do Distrito Federal, de acordo com apuração do portal Metrópoles.

A mulher é investigada por manter 12 animais em ambiente fétido, sem alimento ou água e com fezes espalhadas por todo o local. Segundo a PCDF, na casa de Samara foram resgatados, na última quinta-feira (9), oito cachorros, um coelho, uma ovelha e dois gatos em situação degradante.

Além disso, conforme a corporação, na varanda da casa, dentro de uma lata de lixo, havia a carcaça de um coelho em decomposição e com larvas em volta. Os policiais encontraram, ainda, um gato sem cabeça.

Itabuna: Acidente de moto no Semianel Rodoviário mata promotora de vendas

Acidente de moto no Semianel Rodoviário mata promotora de vendas
Foto: Montagem/Ubaitaba Urgente

Uma mulher morreu e dois homens ficaram feridos após acidente com motocicleta, na madrugada desta segunda-feira (13), no Semianel Rodoviário de Itabuna. As três vítimas estavam no mesmo veículo, que bateu no guarda-corpo da rodovia.

A promotora de vendas Shauane Ryllary Santos Silva, de 24 anos, faleceu no local, segundo informação da Secretaria de Transporte e Trânsito de Itabuna (Settran). Os dois homens foram socorridos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-192) e levados para o Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães. Não há informações sobre o estado de saúde deles.

O acidente ocorreu entre os bairros Califórnia e São Roque. Na colisão, o condutor e as outras duas vítimas foram arremessados na ribanceira ao lado da rodovia. Além do transporte de duas pessoas na garupa, o motociclista teria consumido bebida alcóolica pouco antes de assumir a condução do veículo.

O Departamento de Polícia Técnica de Itabuna (DPT) recolheu o corpo da jovem para necrópsia. Ainda não há informações sobre o velório e o sepultamento. (Com informações do Pimenta)

HOMICÍDIO: Policial Militar mata filha de 9 anos e tira a própria vida em Serrinha

Policial Militar mata filha de 9 anos e tira a própria vida em Serrinha
Foto: Montagem/Ubaitaba Urgente

Dois corpos foram encontrados na tarde desta segunda-feira (13) no município de Serrinha, localizado na região nordeste do estado. Segundo informações da Polícia Civil, um homem identificado como Bruno de Oliveira Mota teria matado a filha de 9 anos e depois tirado a própria vida.

Conforme consta no boletim de ocorrência da Polícia Civil, a criança foi encontrada já sem vida dentro da residência da família, no bairro Cidade Nova, com marcas de tiros. O autor e pai da vítima cometeu o crime e foi encontrado no local com sinais de suicídio. Policiais do 16º Batalhão de Polícia Militar (BPM) receberam a informação de que um homem e uma criança morreram por disparos de arma de fogo e constataram o fato no local.

A PM confirmou que um dos corpos era de um policial militar. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) foi acionado para realização da perícia e remoção dos corpos. O caso foi registrado na 1ª Delegacia Territorial (DT) de Serrinha que apura as demais circunstâncias do caso. (Com informações do CORREIO)

 

CONFUSÃO: Tiroteio em vaquejada termina com três mortos no interior da Bahia

Vinícius Gomes é uma das vítimas
Vinícius Gomes é uma das vítimas.

Três pessoas morreram após uma confusão em uma festa do tipo vaquejada em uma fazenda na cidade de Macururé, a 479 km de Salvador, na madrugada de domingo (12). Segundo a Polícia Civil, um homem identificado como Alex Sandro da Silva, de 44 anos, participava do evento quando efetuou disparos de arma de fogo a esmo. Os tiros atingiram dois homens e uma mulher, os quais foram socorridos para uma unidade hospitalar. Os dois homens tiveram os óbitos confirmados pela equipe médica, de acordo com a Polícia Militar.

Já o estado de saúde da mulher não foi confirmado. Na confusão, um outro homem, ainda não identificado, atirou contra Alex Sandro, que também não resistiu aos ferimentos e morreu. Não há informações sobre o paradeiro dele. De acordo com o Comando de Operações Policiais militares COOPM, policiais militares do 6º BPM foram acionados para averiguar uma ocorrência de homicídio e tentativa de homicídio na manhã desta segunda-feira (13). As guias periciais e de remoção foram expedidas e o crime está sendo investigado pela Delegacia Territorial (DT/Paulo Afonso). (Com informações do CORREIO)

Treze pessoas foram assassinadas entre sexta-feira (10) e domingo (12), em Feira de Santana

Treze pessoas foram assassinadas entre sexta-feira (10) e domingo (12), em Feira de Santana
Foto: Redes Sociais

A Polícia Civil de Feira de Santana registrou entre sexta-feira (10) e domingo (12), 13 mortes da cidade. Com a onda de violência, foram deflagradas operações para transferência de lideranças de grupos criminosos do Conjunto Penal de Feira de Santana, para o presídio se segurança máxima em Serrinha e também e de fortalecimento do policiamento na região, com rondas terrestres e aéreas com o uso do GRAER. Somente na sexta-feira (10), a cidade registrou oito homicídios. (Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade)

Morrem a cantora Ana Paula Vieira e o namorado, vereador Marcelo Stocco

Ana Paula Vieira e o vereador Marcelo Stocco
Ana Paula Vieira e o vereador Marcelo Stocco.

A cantora Ana Paula Vieira, de 27 anos de idade, e o namorado, o vereador Marcelo Stocco, de 32 anos, morreram neste domingo (12), após sofrerem um grave acidente de carro na BR-364, em Rondônia. A informação foi confirmada à Quem pelo 4º Grupamento de Bombeiro Militar da cidade de Pimenta Bueno. Segundo as primeiras informações, o casal sofreu o grave acidente e morreu no local.

Não há informações de mais vítimas. O casal estava no veículo e teria colidido contra uma carreta baú. O sepultamento de Ana Paula vai ocorrer às 10h30 no Cemitério Municipal de Ji-paraná. A cerimônia de despedida já começa na madrugada desta segunda-feira (13/5). Até o momento, não há informações sobre o funeral de Marcelo Stocco.

Isaquias Queiroz conquista dois ouros na Copa do Mundo de Canoagem na Hungria

Isaquias Queiroz conquista dois ouros na Copa do Mundo de Canoagem na Hungria
-Foto: Reprodução/Instagram

O canoísta Isaquias Queiroz conquistou, neste domingo (12), a sua segunda medalha de ouro, na I Etapa da Copa do Mundo de Canoagem Velocidade, em Szeged, na Hungria. Desta vez o canoísta do sul da Bahia venceu a prova do C1M1000m, categoria que estará em disputa nos Jogos Olímpicos Paris 2024. O baiano foi seguido pelo francês Adrien Bart e pelo russo Zakhar Petrov. Isaquias Queiroz fez o tempo de 3min,45s84.

“Eu estou muito feliz. Foi uma prova muito legal, bem pegada ali no começo, mas bem controlada e no final deu para abrir vantagem em relação aos meus adversários. Como eu sempre falei, o nosso objetivo é Paris, não era essa Copa do Mundo, aqui é um ponto chave para saber como está o nosso trabalho para continuar os treinamentos no Brasil”, diz o atleta.

Foi a segunda medalha de ouro do canoísta nesta Copa do Mundo da Hungria. A primeira foi conquistada na disputa do C1M500m, prova que não é olímpica. Esta é a primeira competição internacional da temporada que Isaquias disputa, agora o foco é para os Jogos Olímpicos Paris 2024.

O canoísta assegurou a cota brasileira no C1 na disputa do Mundial em 2023. Os jogos Olímpicos da França serão realizados no período de 26 julho a 11 de agosto. Além do C1 1.000m, Queiroz deve disputar o C2 500m na França. Ele pode torna-se o maior medalhista olímpico brasileiro. (Com informações do Pimenta)

Para 55%, Lula não merece outra chance em 2026, diz Quaest

Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Para 55% dos brasileiros, Lula não merece outra chance em 2026, segundo a pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta segunda-feira (13/5). O levantamento mostrou que 47% dos eleitores poderiam votar para reeleger Lula, mas 49% rejeitam o presidente.

A dois anos e quatro meses da eleição presidencial, Lula tem o apoio para um novo mandato no Nordeste, entre as mulheres e pessoas que ganham até dois salários mínimos, com 60%, 52% e 54% das intenções de voto em cada um desses segmentos, respectivamente. Apesar de não ser o nome de 55% dos brasileiros, Lula venceria por 46% a 40% o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, segundo a Quaest.

A pesquisa mostrou que o Nordeste garantiria a vitória de Lula. O presidente teria 66% dos votos, contra 25% do governador de São Paulo. Tarcísio venceria por 45% a 39% no Sudeste e por 46% a 41% no Sul. Lula venceria entre as mulheres por uma margem de 17 pontos percentuais em todas as faixas etárias.

A pesquisa foi entre os dias 2 e 6 de maio e ouviu presencialmente 2.045 brasileiros de 16 anos ou mais em todos os estados. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais. (Com informações do Metrópoles)

Celebração Acadêmica em Aurelino Leal: Professor Reinaldo Almeida Neto do CETIPJR é Destaque em Pesquisa Internacional

Professor Reinaldo Almeida Neto do CETIPJR é Destaque em Pesquisa Internacional
Professor Reinaldo Almeida Neto.

É com imenso orgulho que a comunidade educacional de Aurelino Leal celebra uma notável conquista no campo acadêmico. O professor Reinaldo Almeida Neto, do Colégio Estadual de Tempo Integral Professora Jaidê Rocha (CETIPJR), em nossa cidade, destacou-se como um dos autores e o idealizador de um estudo inovador publicado na prestigiada Revista Caderno Pedagógico, classificada como Qualis A2 pela CAPES. Esta classificação atesta a excelente qualidade e o impacto significativo do periódico na comunidade científica, evidenciando a relevância e a seriedade do trabalho desenvolvido.

O artigo intitulado “Integração da Inteligência Artificial na educação em química: desenvolvimento e avaliação de uma ferramenta interativa sob a perspectiva de teorias do desenvolvimento cognitivo” explora o uso da Inteligência Artificial (IA) para enriquecer o ensino de química. Através de uma abordagem inovadora, o estudo desenvolveu a “Calculadora Química Interativa”, uma ferramenta educacional que simula reações químicas e permite aos estudantes explorar conceitos complexos de forma intuitiva e interativa. Inspirado pelas teorias de desenvolvimento cognitivo de grandes teóricos como Jean Piaget, Lev Vygotsky e Jerome Bruner, o projeto visa promover uma aprendizagem mais profunda e engajada.

Este trabalho não apenas coloca nosso município no mapa da pesquisa acadêmica avançada, mas também sublinha o compromisso de nossos educadores com a inovação e a excelência no ensino. A comunidade de Aurelino Leal parabeniza o professor Reinaldo Almeida Neto por sua contribuição significativa para o avanço da educação científica e pelo reconhecimento que traz ao nosso colégio e à nossa cidade. Este é um exemplo brilhante do impacto que a dedicação e a paixão pelo ensino podem alcançar, obtendo reconhecimento internacional.

Para mais informações e para acessar o texto completo do estudo (PDF), consulte o artigo no seguinte link:  Acesso ao artigo.