Buscando solucionar os graves problemas provocados pelo COELBA (Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia) e EMBASA (Empresa Baiana de Águas e Saneamento), no município de Uruçuca, a vereadora Magnólia Barreto realizou uma reunião na Câmara Municipal com a participação de vereadores e população, principalmente moradores da zona rural que é sem dúvidas, a área mais afetada pelas constantes quedas de energia.
Existem localidades que chegam a ficar vários dias sem energia elétrica. “A Embasa também estão deixando a desejar com a frequente falta de agua na cidade. O munícipio de Uruçuca cresceu muito e a COELBA e a EMBASA precisam acompanhar esse crescimento e prestar um serviço melhor”, disse Magnólia. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)
Por volta das 15h deste domingo (05) um corpo do sexo masculino ainda sem identificação, foi encontrado por banhistas e moradores, na comunidade conhecida como Barra do Tijuípe, em Serra Grande, município de Uruçuca. Imagens obtidas pelo site Fábio Roberto Notícias mostram o cadáver em estado de decomposição, com o rosto desfigurado, trajando bermuda tactel, camisa azul e descalço. O corpo foi removido no rabecão e encaminhado para necrópsia no Departamento de Polícia Técnica da cidade de Ilhéus. Às circunstâncias serão investigadas pela polícia Civil de Uruçuca.
Na noite do último sábado (4), um acidente grave ocorreu na BR-349, próximo a Bom Jesus da Lapa. A vítima fatal foi identificada como sendo Sabrina Araújo, que era enfermeira no município Lapense. Sabrina estava pilotando uma moto, quando colidiu contra um animal solto na pista.
Conforme as informações, o impacto foi tão forte que a motociclista e o animal morreram no local do acidente, que ocorreu por volta das 19h. Sabrina era bastante querida em Bom Jesus da Lapa. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)
A espera acabou para os amantes da música e da tradição junina em Ipiaú, sul da Bahia. Em um evento realizado na noite desta sexta-feira, 03, na Praça Rui Barbosa, a prefeita Maria das Graças anunciou as emocionantes atrações que irão agitar o São Pedro deste ano. A festa está marcada para acontecer durante cinco dias, iniciando no dia 27 de junho e finalizando no dia 1º de julho, véspera do feriado da Independência da Bahia.
Os palcos da Praça Álvaro Jardim receberão alguns dos maiores nomes da música brasileira, prometendo uma experiência memorável para todos os presentes. Entre as atrações confirmadas estão os aclamados Maiara e Maraísa, o fenômeno do forró Thullio Milionário, a dupla sertaneja Cézar Menotti e Fabiano, o ícone do forró Wesley Safadão, além de Zé Neto e Cristiano, Léo Santana, Calcinha Preta, Heitor Costa, Adelmário Coelho, Santana Forrozeiro, Erick Land, Japinha Conde, Estakazero e Daniel Vieira.
Além das estrelas renomadas, os talentos locais também terão destaque, trazendo ainda mais energia e diversidade para o evento. Entre os artistas da cidade estão Carol Souza e Adriano Ryos, Pé de Badoque, Juninho Show, Laryssa Souza e Júnior Boy, Kiko Cigano, Cupim de Ferro, Banda Carretel, Netinho Cabral, Kall Firmino, Andinho Brito, e a dupla André e Eduardo.
A equipe organizadora do evento promete uma festa inesquecível, repleta de música, alegria e tradição. A prefeita Maria das Graças ressaltou que além de proporcionar entretenimento, o São Pedro de Ipiaú tem como principal objetivo fomentar a cultura, o turismo e a economia da região, gerando renda e movimentando o comércio local. (Com informações do Giro em Ipiaú)
De acordo com a Defesa Civil do Rio Grande do Sul, subiu para 78 o número de mortos em decorrência das enchentes que atingem o estado. O boletim foi divulgado às 18h, deste domingo (5/5), com o dados mais recentes sobre a tragédia climática que já afetou 341 municípios.
No total 18.487 pessoas estão em abrigos, e 115.844 pessoas estão desalojadas. Vinte mil já pessoas foram resgatadas, até este domingo (5/5), de áreas de risco afetadas pelas enchentes que atingem o Rio Grande do Sul. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)
Em uma tarde que marcará a memória dos moradores de Arataca, um trágico acidente ceifou a vida de um casal amplamente estimado na região. Maria Nilza, dedicada agente comunitária de saúde, e William, respeitado profissional da área de taquigrafia na Rota Transportes, perderam suas vidas de forma abrupta e dolorosa.
O sinistro ocorreu na BA-676, que liga o município a BR-101, no final da tarde deste sábado (04), quando o veículo em que o casal se encontrava colidiu frontalmente com um caminhão caçamba. O impacto foi de tal magnitude que resultou na remoção de metade do teto do automóvel, causando a morte instantânea de ambos os ocupantes.
Foto: Leitor/Ubaitaba Urgente
William, que estava no primeiro dia de férias, seguia a tradição de alugar um carro para desfrutar de momentos de lazer com sua família em Porto Seguro. Contudo, este ano, o destino interrompeu esses planos. A notícia do falecimento do casal abalou profundamente a comunidade de Arataca, que se viu unida pelo luto e pela dor. Equipes de resgate e do Departamento de Polícia Técnica atuaram no local para prestar os devidos serviços e iniciar as investigações.
Enquanto Arataca chora a perda de duas de suas figuras mais queridas, as autoridades trabalham para esclarecer as circunstâncias que levaram a este evento lamentável. A comunidade aguarda, com corações apertados, por respostas que possam trazer algum consolo diante de tamanha tragédia. (Com informações do Verdinho)
Uma mulher, de 33 anos, foi morta a tiros na madrugada deste sábado (4) em Jaguaquara, no Vale do Jiquiriçá. A vítima, Edvalda de Jesus Pereira, foi atingida estava em frente à residência onde morava, no bairro Lagoa, quando em torno de seis homens chegaram a pé e dispararam contra ela. Depois, o grupo fugiu.
Segundo o Blog do Marcos Frahm, o filho da vítima presenciou o crime. O pai da mulher, que não teve o nome informado, disse que a filha tinha acabado de sair de um presídio. Até o início da tarde deste sábado, nenhum dos acusados foi localizado.
A autoria e a motivação do crime devem ser investigadas pela delegacia de Jaguaquara. O corpo da mulher foi levado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Jequié.
Um policial militar aposentado morreu vítima de um ataque de abelhas em Juazeiro, no Sertão do São Francisco. O fato ocorreu neste sábado (4) na chácara da vítima, na zona rural do município. Segundo a TV São Francisco, a vítima foi identificada como Josinaldo da Silva Oliveira, de 56 anos.
Não há informações sobre o que motivou o ataque do enxame. Agentes do Corpo de Bombeiros foram até o local e socorreram a vítima até uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade. No entanto, o homem não resistiu. Conforme o Rede GN, o policial militar era tenente, lotado na 76ª CIPM.
O prefeito Tinho concedeu entrevista na última sexta-feira, 03, ao programa Primeira Página, da Rádio Povo, defendeu o legado de sua gestão e também confirmou a sua pré-candidatura à reeleição. Vereadores, secretários, auxiliares e apoiadores políticos compareceram à entrevista para prestigiar o gestor.
Tinho lembrou, durante a entrevista, das obras que trouxeram maior modernidade à cidade, a exemplo da pavimentação asfáltica, iluminação de led e a sinalização vertical, que está sendo implantada. O gestor ainda lembrou que o município recebeu investimentos significativos em infraestrutura nos últimos 03 anos. Também foi pauta do bate-papo o andamento e retomada de obras, como o cais da Beira Rio e a reforma do Mercado Municipal.
Tinho reconheceu o problema, mas frisou que empreendeu todos os esforços para que as obras fossem retomadas, o que incluiu, diversas audiências junto a secretarias do Governo do Estado. Por fim, o gestor confirmou que é pré-candidato. “A nossa história não terminou.
Não chegamos de mãos vazias [como pré-candidato à reeleição]. A gente reconhece os desafios, as dificuldades, mas não temo dúvidas que temos um grande legado de trabalho para apresentar”, destacou Tinho, que ainda destacou o apoio e a força do seu grupo político. (Com informações do Ubatã Notícias)
Um grave acidente envolvendo uma carreta e um veículo de passeio deixou dois mortos na tarde deste sábado, 04, na BR-101, perto da “curva da morte”, a cerca de 6km de Travessão, distrito de Camamu. Com a colisão, o veículo de passeio ficou totalmente destruído.
Equipes do SAMU prestaram socorro a pelo menos uma pessoa ferida, que tem quadro de saúde delicado. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) foi acionada. Ainda não há informações sobre as circunstâncias do acidente e tampouco sobre a identificação e de onde eram as vítimas. (Com informações do Ubatã Notícias)
Um menino de 6 anos morreu após ser forçado a correr em esteira pelo pai nos Estados Unidos. O garoto caiu diversas vezes enquanto tentava subir no equipamento. Dias depois, o menino morreu no hospital. De acordo com reportagem do portal G1, o caso ocorreu em 2021, mas as imagens foram reveladas pela primeira vez esta semana, durante o julgamento do pai. A mãe do menino acusou o progenitor, Christopher Gregor, de agredir o filho e obrigá-lo a se exercitar.
De acordo com os médicos que realizaram o atendimento ao menino, o garoto afirmou que o pai o obrigou a correr, dizendo que ele estava “muito gordo”. Gregor está sendo acusado de causar a morte do filho e pode enfrentar a pena de prisão perpétua. De acordo com a acusação, dias após o ocorrido, o garoto teria acordado com a fala prejudicada, enjoo e dificuldade de caminhar.
Ao ser levado ao hospital, o garoto relatou o ocorrido. Algumas horas depois, o menino sofreu uma convulsão e veio a óbito. Em um vídeo divulgado pela investigação, o menino chega a cair quando não consegue acompanhar o ritmo do equipamento, e vai três vezes ao chão quando tenta voltar ao aparelho. Em outro momento, Gregor puxa o filho pela camisa e obriga a voltar a correr, pressionando a sua boca contra a cabeça do menino.
Na tarde desta quinta-feira (02/05), o prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio (PT), juntamente com o pré-candidato a prefeito, Nego de Saronga (PT) e o pré-candidato a vice Prof. Zé Washington (PSD), se reuniram com os pré-candidatos a vereança da base aliada. No total são 90 pré-candidatos da base entre homens e mulheres, que representam as siglas (PT, PCdoB, PV, PSD, MDB, Republicanos, PSB, Solidariedade, Podemos e Progressistas).
Formando o grupo que apoiam a pré candidatura de Nego de Saronga a prefeito e Prof. Zé Washington a vice-prefeito de Itacaré. O encontro demonstrou a força do grupo de Antônio de Anízio e Nego de Saronga, que aglutinam cada vez mais o carinho do povo Itacareense, pela leveza, sinceridade, simpatia e trabalho, características com as quais têm conduzido o processo político.
-Foto: Divulgação
O prefeito Antônio de Anízio ressaltou a importância da união como peça fundamental para o fortalecimento ainda maior do grupo. Ele também falou sobre Nego. “Pessoa honesta, batalhadora e humilde, tenho plena certeza que Nego será um excelente gestor para Itacaré”, falou Tonho de Anízio.
Nego também falou aos pré-candidatos; “Com a permissão de Deus e com o apoio do povo iremos governar Itacaré para patamares ainda maiores, Antônio fez muito por nossa população e eu não serei diferente, vou trabalhar muito para dar continuidade a esse grande trabalho, porque terei uma responsabilidade grande e obrigação de fazer muito mais”, salientou.
Nego ainda reforçou as palavras de Tonho de Anízio, “o nosso grupo é de união, só assim sairemos vencedores”, disse Nego de Saronga.
O Rio Grande do Sul já registra 29 mortes em decorrência das chuvas que atingem o estado nos últimos dias. Também há 60 pessoas desaparecidas no estado. Segundo o governador Eduardo Leite, os números devem subir nos próximos dias.
“Com a mais profunda dor no coração, eu sei dizer que será ainda mais que isso, porque não estamos conseguindo acessar determinadas localidades”, disse.
O total de pessoas em abrigos é de 4.645 e outras 10.242 estão desalojadas. O número de municípios afetados chegou a 154. O governador pediu atenção especial das pessoas para que levem a sério as recomendações de evacuação de locais atingidos. “Estamos em uma situação absurdamente excepcional”.
Mais de 328 mil pontos estão sem energia elétrica no estado e 541,5 mil clientes estão sem abastecimento de água. Um total de 494 escolas estão afetadas em todo o estado, danificadas, servindo de abrigo, com problemas de transporte ou com problema de acesso.
Segundo o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), no momento, são 139 trechos em 60 rodovias com bloqueios totais e parciais, entre estradas e pontes. (Com informações da Agência Brasil)
A tensão entre os ex-colegas de Câmara de Vereadores Charliane Sousa (MDB) e Ronaldo Geraldo, o Ronaldão (PL), descambou para xingamento nesta semana. Numa reação a críticas de Charliane ao legislativo, considerado por ela como omisso na fiscalização do governo municipal, Ronaldão fez questionamentos na tribuna do plenário Raymundo Lima.
A reação do vereador à ex-colega era considerada normal e seguindo a linha habitual dele em plenário quando reage a críticas. Porém, o ataque ocorreu quando ele deixou a tribuna do plenário e se dirigia ao seu assento. Como o microfone ficou aberto, pôde-se ouvir Ronaldão justificando que tinha que dar uma resposta a Charliane.
– Eu falei para dar resposta àquela filha da puta – bradou durante a sessão da segunda-feira (29).
Ronaldão e Charliane foram colegas de parlamento na legislatura 2017-2020, quando a emedebista teve atuação destacada e tinha reeleição dada como certa, mas preferiu disputar a Prefeitura de Itabuna pelo MDB. Obteve 3,17% dos votos válidos numa eleição vencida pelo ex-deputado e hoje prefeito Augusto Castro. O vereador ainda não se pronunciou publicamente sobre o ataque desferido contra a ex-colega. (Com informações do Pimenta)
Miltinho do Axé (PSD) e Rúbia Soraia reuniram centenas de pessoas, na última terça-feira (30), no Clube Social de Coaraci, para oficializar as pré-candidaturas a prefeito e vice-prefeita do município sul-baiano. O evento reuniu líderes políticos estaduais e também serviu para apresentar a lista de pré-candidatos a vereador de Coaraci.
Miltinho falou de propostas para a vida da população de Coaraci e quebrou protocolo ao deixar o palco e, na multidão, apresentar os familiares que foram ao evento. Rúbia Soraia falou da necessidade de inclusão social e do empoderamento feminino na política. Segundo ela, deixar o grupo do prefeito Jadson Albano e buscar a renovação política no município foi um “impu8lso para a liberdade”.
Até agora, Miltinho e Rúbia reúnem PSD, PMB, Podemos e parte da Federação formada por PV, PT e PCdoB no apoio ao projeto eleitoral. Durante o evento, foram apresentados os pré-candidatos a vereador e vereadora, composto por líderes comunitários, empresários e ativistas sociais.
FORÇA POLÍTICA
Miltinho conseguir expressões da política baiana no evento, a exemplo dos deputados Rosemberg Pinto (PT), líder do Governo Jerônimo Rodrigues na Assembleia Legislativa da Bahia, e o deputado federal Paulo Magalhães (PSD), além da ex-prefeita Josefina Castro (PT) e do ex-prefeito de Itajuípe e suplente de deputado estadual Marcone Amaral (PSD). (Com informações do Pimenta)
Um policial militar ficou ferido após uma colisão em um trecho da BA-001 de Porto Seguro, na Costa do Descobrimento. O agente, que estava de folga, viajava em um carro quando um caminhão desgovernado, que descia uma ladeira, invadiu a pista contrária e colidiu com o veículo menor.
Segundo o Radar News, o fato ocorreu nesta quarta-feira (1°) perto da ponte sobre o rio Buranhém. O policial, que não teve o nome informado e viajava como passageiro, foi socorrido pelo Samu ao Hospital Luís Eduardo Magalhães, em Porto Seguro.
O estado de saúde dele é estável e não há risco de morte. O condutor do carro teve escoriações. Ao site, o motorista do caminhão informou que o veículo deslizou na pista, possivelmente devido à combinação de óleo derramado e pista molhada em decorrência da chuva. O homem não se feriu. (Com informações do Radar News)
O pequeno Gabriel dos Santos Cordeiro, de 1 ano e 6 meses, foi encontrado morto em Praia Grande na manhã desta quinta-feira (2). Ele desapareceu enquanto estava na praia com a família durante o feriado de quarta-feira (1º). A família informou que o menino foi vítima de afogamento.
A tia do pequeno, Lucineide dos Santos, informou que os parentes e pescadores da região entraram no mar para procurar a criança. Gabriel foi visto pela última vez em vida ao lado da mãe, por volta das 17h. “Estava todo mundo em família na praia, de repente ele se afastou do lado da mãe e, quando ela procurou, não achou mais”, relembra.
Em nota, a Polícia Civil informou que o caso foi registrado na Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Contra a Criança e Adolescente (DERCCA). Capitania dos Portos da Bahia e Corpo de Bombeiros informaram que não foram acionados para realizar as buscas pela criança. (Com informações do Correio 24hs)
Quatro jovens foram mortos a tiros em Feira de Santana nesta segunda-feira (29). Duas das vítimas eram irmãos. Até o momento, não há informações se há relação entre os assassinatos. Os crimes ocorreram em bairros diferentes. Segundo o site Acorda Cidade, uma das vítimas, João Victor de Alcântara Venas, de 29 anos, foi morto no bairro Rua Nova. O homem chegou a ser socorrido para uma policlínica, mas não resistiu.
Outra vítima, Taylon Fernandes Oliveira, de 28 anos, foi atingida por disparos nas costas e braços, no bairro Papagaio. Já os irmãos Matheus Caic Silva Santos, de 21 anos; e Darlison Felipe Silva Santos, de 18, foram mortos a tiros dentro da casa onde residiam, no bairro Campo Limpo.
Os acusados teriam invadido a casa e atirado contra os jovens. Matheus morreu no local. Darlisson ainda foi socorrido para a policlínica do conjunto George Américo, mas não resistiu, já na madrugada desta terça-feira (30). As autorias e as motivações devem ser investigadas pela delegacia de homicídios da cidade.
Seis dos 11 vereadores de Coaraci assinaram pedido de abertura de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar os contratos da Prefeitura com a empresa Topo Engenharia e Licitações Ltda, especialmente o de número 156/2022. Fixado em R$ 4.629.074,68, o contrato tem como objeto a pavimentação de ruas de diversos bairros do município.
Os vereadores Ana Cruz, Aquino, Mamigo, Nabor do Hospital, Thyara Lessa e Rúbia Soraia protocolaram o ato nesta segunda-feira (29). Segundo os parlamentares, dois pagamentos à Topo Engenharia, feitos no dia 16 de novembro de 2022, somaram R$ 1.671.162,48. Em abril de 2023, eles apresentaram requerimento, solicitando que o prefeito Jadson Albano informasse quais ruas foram beneficiadas com os serviços correspondentes às despesas. Mais de um ano após a solicitação, a Prefeitura ainda respondeu, afirmam os vereadores.
Também chamou atenção dos parlamentares que, desde 2017, quando Jadson Albano iniciou o primeiro dos dois mandatos consecutivos, a empresa Topo Engenharia venceu sete processos licitatórios da Prefeitura de Coaraci, que renderam quase R$ 6 milhões em contratos.
Como o pedido de CPI foi assinado por mais de um terço dos vereadores, a presidente da Câmara, Naarah Ribeiro, deve instalar a Comissão, segundo o Regimento Interno do Legislativo. Conforme os parlamentares, a sociedade e o próprio Legislativo aguardam o posicionamento da presidência da Mesa Diretora sobre a CPI do Asfalto. (Com informações do Pimenta)
A gigante farmacêutica AstraZeneca admitiu à Justiça, pela primeira vez, a ocorrência de um “efeito colateral raro” na vacina que produz contra a Covid-19. A informação foi incluída em uma ação coletiva movida por pessoas que desenvolveram trombose após a vacinação na Inglaterra. No processo, 51 famílias pedem uma indenização de até R$ 700 milhões.
A AstraZeneca reconheceu que a vacina “pode, em casos muito raros, causar síndrome de trombose com trombocitopenia (TTS)”. Essa condição é caracterizada pela formação de coágulos de sangue, o que aumenta os riscos de entupimento de veias e artérias. No Brasil, a vacina foi produzida em consórcio com a Fiocruz e aplicada em 153 milhões de pessoas, sobretudo em 2021 e 2022. A admissão dos efeitos colaterais pela farmacêutica virou, agora, alvo de comentários no meio político.
MINISTÉRIO DA SAÚDE
“A vacina fabricada pela empresa AstraZeneca/Oxford, desenvolvida no início da pandemia, e produzida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), foi extremamente importante para o controle dos casos e a redução de óbitos por Covid-19 no país e no mundo, salvando milhares de vidas. Desde dezembro de 2022, essa vacina é indicada para pessoas a partir de 40 anos, de acordo com as evidências científicas mais recentes”, diz a pasta.
“O atual cenário da Covid-19 no país, com redução de casos graves e óbitos pela doença, é resultado da população vacinada. Os eventos adversos, inerentes a qualquer medicamento ou imunizante, são raros e ocorrem, em média, um a cada 100 mil doses aplicadas, apresentando risco significantemente inferior ao de complicações causadas pela infecção da Covid-19”, completou o Ministério da Saúde, em comunicado emitido ainda no ano passado. (Metrópoles)