Ubaitaba Urgente

Tio é preso sob suspeita de abuso sexual de 13 sobrinhas menores de idade

Tio é preso sob suspeita de abuso sexual de 13 sobrinhas menores de idade
-Crédito: Haeckel Dias/PC

Investigadores da Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Contra a Criança e o Adolescente (Dercca) cumpriram um mandado de prisão preventiva contra um homem, acusado de abusar sexualmente de suas 13 sobrinhas, no período de onze anos. O homem foi preso nesta segunda-feira (29), em uma residência no bairro da Capelinha.

O crime foi denunciado no primeiro semestre de 2023, após as vítimas perceberem que o suspeito teve o mesmo padrão de comportamento com todas as sobrinhas, caracterizando os abusos na infância e na adolescência das vítimas, algumas delas atualmente com 18, 28 e 33 anos. As investigações apontaram que o homem se aproveitava das sobrinhas quando elas estavam em sua antiga residência, no bairro de Plataforma.

O primeiro abuso aconteceu em 2018 e a vítima tinha oito anos. Algumas delas chegaram a ser abusadas durante dois anos seguidos.  Já os últimos ocorreram no ano passado e as vítimas tinham oito e nove anos. As crianças e adolescentes abusadas foram encaminhadas para acolhimento psicossocial. Já o suspeito passará por exames de corpo de delito e ficará custodiado à disposição da Justiça. Ele vai responder pelo crime de estupro de vulnerável em conformidade com o Estatuto da Criança e do Adolescente (Eca). (CORREIO)

Mulher dada como morta por familiares ‘ressuscita’ após chegada do rabecão em Salvador

Mulher dada como morta por familiares 'ressuscita' após chegada do rabecão em Salvador
– Crédito: Arisson Marinho/CORREIO

Uma equipe do rabecão levou um susto na hora de remover o corpo de uma idosa numa casa ao lado de um supermercado no bairro do Nordeste de Amaralina. Quando chegaram, os funcionários responsáveis pelo transporte da concha deram de cara com a mulher viva, sendo atendida pelo Samu.

Milagre? Não! Descaso. A explicação é a seguinte: os parentes acreditavam que a idosa passou mal e não resistiu e, então, acionaram o serviço 190 (polícia). Por sua vez, a Polícia Civil “deu mole”: um delegado da 28ª DP ordenou que agentes fossem à residência confirmar o óbito, para, em seguida, acionarem o Departamento de Polícia Técnica para a remoção, se fosse o caso, se …. porque os policiais apenas ligaram para o DPT.

“Eu não mandei vocês irem lá? Querem me ferrar, porra!”, disse a autoridade revoltada – e com toda razão. (Com informações dos CORREIO)

Dupla invade hospital em Brumado e atira em paciente

Dupla invade hospital em Brumado e atira em paciente
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Dois homens fingiram estar passando mal e invadiram o Hospital Municipal da cidade de Brumado, no Sudoeste da Bahia, para atirarem contra um paciente que estava internado na unidade de saúde. De acordo com o Achei Sudoeste, parceiro do Bahia Notícias, os suspeitos invadiram o local na manhã deste domingo (28), por volta das 11h30, com capacetes.

Funcionários do hospital, que não foram identificados, relataram ao site, que os dois homens chegaram em uma motocicleta com armas escondidas, em busca de um paciente que está na unidade baleado. O alvo foi localizado e alvejado com tiros. A situação causou um grande pânico no local e os acompanhantes de outros pacientes ficaram assustados. Profissionais da unidade se trancaram em diversos setores por medo da ação dos bandidos.

A dupla fugiu e ainda não foi identificada pela polícia. O 24º Batalhão de Polícia Militar, informou que foi acionado e realiza rondas em buscas dos suspeitos. As imagens do sistema de segurança do hospital vão ajudar na identificação dos criminosos. O caso está sendo registrado na Delegacia Territorial de Brumado.

Maraú: Após matéria do Jornal A Tarde sobre inelegibilidade, Drº Ravan grava áudios e confirma pré-candidatura

Após matéria do Jornal A Tarde sobre inelegibilidade, Drº Ravan grava áudios e confirma pré-candidatura
Drº Ravan confirma pré-candidatura em Maraú.

Após matéria veiculada no Jornal A Tarde e reproduzida pelo site Ubaitaba Urgente sobre a Inelegibilidade do ex-prefeito de Ibirapitanga Drº Ravan Barcelos (relembre aqui), o pré-candidato gravou alguns áudios e confirmou sua pré-candidatura a prefeito de Maraú pelo PSD e disse que tudo isso que vem acontecendo é uma tentativa de assalto ao povo de Maraú. “Drº Ravan é pré-candidato sim e vamos registrar nossa candidatura”, disse Ravan em um dos áudios.

Maraú: Município registra primeira morte causada pelo mosquito da dengue; saiba mais

Município registra primeira morte causada pelo mosquito da dengue
-Foto: Darlim Santos/Barra Grande 24hs

A Bahia registrou, na última sexta-feira (26), mais duas mortes causadas pela dengue. Os novos casos foram registrados em Caraíbas e Maraú, no centro-sul e baixo-sul do estado, respectivamente. Agora, o estado registra 49 óbitos decorrentes da doença em 2024. A Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) indicou um aumento de 702,9% nos casos da doença neste ano.

Até o dia 20 de abril, 153.404 casos prováveis foram notificados no estado. No mesmo período de 2023, o registro foi de 19.106 casos. Vitória da Conquista lidera o número de casos, com 24.111, seguida por Salvador, com 6.796, e Feira de Santana, com 6.239 casos prováveis da doença. A Bahia tem taxa de letalidade de 2,9%, menor do que a média nacional. Vitória da Conquista também é a cidade com mais mortes por dengue neste ano, 10.

Na sequência, vêm Jacaraci (4), Feira de Santana (3), Juazeiro (4), Piripá (3), Caetité (2), Santo Antônio de Jesus (2), Barra do Choça (2), Coaraci (2), Caetanos (1), Campo Formoso (1), Carinhanha (1), Encruzilhada (1), Guanambi (1), Ibiassucê (1), Irecê (1) e Palmas de Monte Alto (1). E, ainda, Santo Estevão (1), Seabra (1), Várzea Nova (1), Bom Jesus da Lapa (1), Caculé (1), Ipiaú (1), Luís Eduardo Magalhães (1), Caraíbas (1) e Maraú (1).

Vitória perde para o Cruzeiro e segue sem vencer no Brasileirão

Vitória perde para o Cruzeiro e segue sem vencer no Brasileirão
-Foto: Victor Ferreira/EC Vitória

Em sua primeira partida fora de casa no Campeonato Brasileiro, o Vitória perdeu para o Cruzeiro, por 3 a 1, no Mineirão, neste domingo (28), em duelo válido pela 4ª rodada da Série A. Os gols da partida foram marcados por Matheus Pereira, Rafa Silva e Arthur Gomes para o Cruzeiro enquanto Lucas Silva (contra) descontou para o Vitória.

Com o resultado, o Rubro-Negro segue sem vencer na Série A e chegou ao quarto jogo sem vitória na temporada. Com duas derrotas e um empate, o Leão soma um ponto no Brasileirão e tem uma partida a menos já que o duelo contra o Cuiabá, válido pela 2ª rodada, foi adiado. No momento, o Vitória está na 18ª colocação e ainda pode ser ultrapassado pelo Atlético Goianiense, que enfrenta o Internacional, neste domingo, às 20h.

O próximo compromisso do Leão será na próxima quinta-feira (2), às 19h, contra o Botafogo, no Estádio Nilton Santos, pelo jogo de ida da 3ª fase da Copa do Brasil. Pelo Campeonato Brasileiro, o Vitória volta a jogar contra o São Paulo, no próximo domingo (5), às 16h, no Barradão. Na rodada seguinte, no domingo (12), o time do técnico Léo Condé enfrenta o Vasco, em São Januário, às 11h, no Rio de Janeiro. (Com informações do Bahia Notícias)

Ibirataia: Acidente entre carro e moto deixa uma pessoa morta e outra ferida na BA-120

Passageira da moto ficou gravemente ferida
Passageira da moto ficou gravemente ferida.

Um acidente grave ocorreu na manhã desta sexta-feira (27) na Rodovia BA-120, no trecho do município de Ibirataia, no Médio Rio de Contas. O incidente envolveu uma motocicleta ocupada por um casal e um carro, resultando na morte do motociclista e ferimentos em uma mulher. Segundo informações do Blog Marcos Frahm, parceiro do Bahia Notícias, o acidente ocorreu por volta das 9h, no KM 785 da rodovia.

Uma moto Honda CG, de placa 0968, e um carro Ford KA foram os veículos envolvidos na colisão. Tragicamente, o mototaxista Ailton Marcos da Silva, 52 anos, veio a óbito no local do acidente. Na garupa da motocicleta estava Jegusa Teixeira Santos, 31 anos, que sofreu ferimentos e foi encaminhada para o Hospital Geral Prado Valadares (HGPV), em Jequié, para receber atendimento médico.

Ambos os ocupantes da motocicleta eram residentes de Ibirataia, sendo que Jegusa também exercia a função de gari na localidade. O condutor do carro, identificado como Joseilton Souza da Silva, 43 anos e morador da cidade de Laje, no Vale do Jiquiriçá, também sofreu ferimentos no acidente.

Ele foi levado para uma unidade de saúde em Ibirataia para receber cuidados médicos. O corpo do mototaxista foi encaminhado para o Instituto Médico Legal de Jequié pela Polícia Rodoviária Estadual, que esteve presente no local para o registro da ocorrência.

BA: Mulher morre após sofrer descarga elétrica enquanto lavava roupas em tanque

Mulher morre após sofrer descarga elétrica enquanto lavava roupas em tanque
-Foto: Reprodução/Redes Socias

Uma tragédia chocou os moradores da zona rural de Santaluz, na Bahia, neste domingo (28). Queila Tauane Santos Reis, de apenas 24 anos, perdeu a vida após sofrer uma descarga elétrica enquanto realizava a atividade rotineira de lavar roupas em um tanque.

De acordo com o Calila Notícias, o incidente ocorreu por volta das 8h da manhã no povoado Boa Esperança. Segundo relatos da Guarda Civil Municipal (GCM), familiares da vítima a socorreram imediatamente até o hospital local, porém, infelizmente, Queila não resistiu aos ferimentos.

Uma equipe da GCM compareceu ao local para registrar a ocorrência. Posteriormente, o Departamento de Polícia Técnica (DPT) foi acionado para realizar a perícia no local do acidente, visando determinar as circunstâncias que levaram à descarga elétrica. O corpo da jovem será submetido a necropsia para esclarecimento das causas.

Professores rejeitam proposta de reajuste do governo e aprovam paralisação em toda Bahia

-Foto: APLB Sindicato

Os professores baianos da rede estadual de ensino aprovaram uma paralisação nas próximas segunda (29) e terça-feira (30), após uma assembleia realizada nesta quinta-feira (25). Na oportunidade, de acordo com nota da APLB-Sindicato, entidade que representa a categoria, foi analisada a proposta de reajuste do Governo da Bahia, de 5,69%, julgada insuficiente pela maioria dos professores presentes.

“A APLB-Sindicato realizou, nesta quinta-feira (25/04), assembleias regionais em todo o estado, para avaliar a proposta de reajuste do Governo da Bahia – que é de 5,69%, com pagamento fracionado. Por maioria absoluta – mais de 90% -, os (as) trabalhadores (as) da rede estadual de Educação rejeitaram a oferta do Executivo e aprovaram paralisação das atividades por 48 horas, na segunda (29) e na terça-feira (30)”, dizia a nota do sindicato.

Ainda de acordo com a APLB, as assembleias também aprovaram a realização de uma manifestação na segunda-feira (29), às 9h, no COI da Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP-BA), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador. A atividade será em conjunto com a Federação de Entidades de Servidores Públicos do Estado (Fespeba), que inclui, além da APLB, o Sindsaúde, Sinpojud, Sindpoc, Sindsefaz, Sinspeb, Sintest e o Sincontas.

No interior do estado, as manifestações serão nos Núcleos Territoriais de Educação (NTEs) de cada região. Confira abaixo todas as regiões que aderiram às paralisações nos dias 29 e 30:

Recôncavo baiano
Leste
Serrana
Nordeste
Sudoeste
Litoral Norte
Oeste
São Francisco
Cacaueira
Sul
Metropolitana
Diamantina Sul
Centro Oeste
Noroeste
Sertão
Sisaleira
Norte
Diamantina Norte
Chapada do Oeste

Juazeiro: Ministério Público recomenda retirada de estátua de Daniel Alves do município

- Foto: Divulgação / Prefeitura de Juazeiro
– Foto: Divulgação / Prefeitura de Juazeiro

O Ministério Público estadual recomendou na última terça-feira (23) ao município de Juazeiro a retirada da estátua do ex-jogador Daniel Alves localizada na Rua Aprígio Duarte, no centro da cidade, em razão da legislação proibir homenagem a pessoas vivas feita com bem público. A recomendação decorre de um procedimento instaurado pela promotora de Justiça Daniela Baqueiro para apurar denúncia recebida pelo MP no dia 25 de março deste ano.

“A administração municipal encaminhou ao MP cópia do processo Administrativo nº 295/2019, do Pregão nº 137/2019 e os processos de pagamento referentes à aquisição da estátua de Daniel Alves, que atestam que se trata de bem público adquirido com recursos públicos, sendo que não é permitido homenagear pessoa viva com bem público”, explicou a promotora.

De acordo com a Lei Orgânica de Juazeiro, compete ao município prover sobre denominação, numeração e emplacamento de logradouros públicos, sendo vedada a utilização de nome, sobrenome, ou cognome de pessoas vivas. Da mesma forma, a Constituição Estadual da Bahia, em seu artigo 21, e a Lei Federal no 6.454/1977 vedam a atribuição de nome de pessoa viva a bem público de qualquer natureza. No documento, o MP fixou o prazo de 30 dias para o Município justificar o cumprimento da recomendação e encaminhar a comprovação necessária da regularização da situação. (Bahia.ba)

Mais de 1,6 milhão de títulos eleitorais estão cancelados na Bahia

Mais de 1,6 milhão de títulos eleitorais estão cancelados na Bahia.
Mais de 1,6 milhão de títulos eleitorais estão cancelados na Bahia.

Mais de 1,6 milhão de títulos eleitorais estão cancelados na Bahia. Os dados foram anunciados na manhã desta quinta-feira (25), pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), desembargador Abelardo Paulo da Matta Neto, durante coletiva de imprensa.

Na ocasião, o presidente destacou a importância de os baianos comparecerem aos postos de atendimento da Justiça Eleitoral para fazerem a regularização dos títulos e salientou o prazo para acessar os serviços, “estamos envidando esforços para que o eleitor consulte, através do nosso site www.tre-ba.jus.br ou telefone e WhatsApp (71) 3373-7000, a sua situação eleitoral. Temos até o dia 8 de maio para que o eleitorado possa regularizar seu título e esse prazo não será prorrogado”.

O cancelamento de título eleitoral ocorre nos casos de ausência em 3 eleições consecutivas, onde cada turno é considerado uma eleição, na falta à revisão do eleitorado onde o eleitor é circunscrito, ocorre também por óbito, por duplicidade ou pluralidade de inscrição (eleitor que possui mais de uma inscrição registrada na Justiça Eleitoral).

PRAZO

Eleitoras e eleitores têm até o dia 8 de maio para tirar a primeira via do título, regularizar pendências de títulos cancelados, coletar dados biométricos, incluir o nome social e transferir o domicílio eleitoral. Após essa data, o cadastro será fechado em decorrência dos preparativos para as Eleições Municipais, que acontecerão em 6 de outubro. (Com informações do Bahia.ba)

Itacaré: Valdenice Conceição garante 3ª vaga para a canoagem do Brasil em Paris

Valdenice II Foto Instagram/CBCa

A canoísta brasileira Valdenice Conceição, natural de Itacaré, no sul da Bahia, conquistou nesta quarta-feira (24) a terceira vaga olímpica do país na canoagem velocidade nos Jogos de Paris. A atleta baiana, de 24 anos, assegurou presença em Paris ao vencer a prova C1 200m feminino no Pan-Americano da modalidade, na cidade de Sarasota, na Flórida (Estados Unidos).

A competição é qualificatória continental para a Olimpíada. Com a classificação de hoje (24), o Brasil já soma 191 vagas em Paris 2024. Valdenice foi ouro com o tempo de 47s730, dois segundos a menos que o obtido pela colombiana Manuela Gómez Sánchez (49s744), segunda colocada. Apenas as duas primeiras posições na prova asseguravam vaga olímpica.

O país pode garantir mais uma vaga com Vagner Souta, que se classificou à final no caiaque (K1 1000). Vagner ficou em segundo lugar ao concluir a bateria em 3min43s081. O norte-americano Jonas Ecker (3min41s881) liderou a disputa.

Filipe e Jacky
Filipe e Jacky II Foto: Divulgação

MAIS SUL-BAIANOS EM PARIS

Na abertura do Pan em Sarosata, na terça (23), a dupla Filipe Vinicius Vieira (Ubaitaba) e Jacky Godman (Itacaré) também garantiu presença do país nos Jogos na prova C2 500m masculino. As vagas conquistadas são do país, por isso cabe à Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa) indicar os atletas que competirão em Paris. (Com informações do Pimenta)

Mulher denuncia tráfico em bairro e é assassinada por sobrinho-neto

Corpo da idosa foi encontrado já em estado de decomposição.
Corpo da idosa foi encontrado já em estado de decomposição.

Uma idosa de 70 anos foi morta por um parente após denunciar o tráfico de drogas no bairro onde morava, na cidade de Água Doce do Norte, Norte do Espírito Santo. A mulher, identificada como Sebastiana Pereira Rodrigues, estava desaparecida desde sábado, 20, e seu corpo foi encontrado na tarde de terça-feira, 23, em fase de decomposição, no bairro Vila Nelita.

Segundo a Polícia Militar do Espírito Santo, o autor foi o sobrinho-neto da idosa, que confessou o crime. Em depoimento, o jovem de 17 anos contou que a vítima estava denunciando o tráfico no bairro, e por isso resolveu matá-la no sábado. No entanto, como o caso só foi descoberto na terça, após denúncia de moradores, não houve situação de flagrante e ele foi solto.

Na manhã desta quarta-feira, 25, o adolescente, que tinha envolvimento com o tráfico de drogas e suspeita de outros crimes, foi encontrado morto às margens de uma rodovia estadual. A Polícia Civil investiga o caso. (Com informações do A Tarde)

DUPLO HOMICÍDIO: Casal é assassinado a tiros na cidade de Iguaí

Casal é assassinado a tiros na cidade de Iguaí
Tamires deixa três filhos.

Um duplo homicídio registrado na manhã desta quinta-feira (25), chocou a cidade de Iguaí, no Sudoeste da Bahia. As vítimas foram identificadas como sendo Tamires Santos de Souza, 29, e Alex do Nascimento Leal, 31. Os corpos foram encontrados na manhã de hoje nas imediações de um balneário. Tamires era mãe de três crianças.

Corpos foram encontrados nas imediações de balneário.
Corpos foram encontrados nas imediações de balneário.

A Polícia Civil (PC), está investigando para descobrir a autoria e motivação do duplo assassinato. Os corpos foram encaminhados ao Instituto Médico Legal (IML) em Itapetinga para procedimentos de autópsia e investigação forense. Até a publicação desta matéria ninguém tinha sido preso. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)

Barro Preto: Descaso do prefeito Juracy da Saúde revolta motoristas que trafegam pelas ruas do município

- Rua do fundo da Creche em Barro Preto
– Rua do fundo da Creche em Barro Preto

Os moradores e motoristas de Barro Preto têm enfrentado grandes prejuízos devido a uma valeta perigosa na rua do fundo da Creche. Diariamente, diversos carros caem nessa armadilha, resultando em danos materiais significativos. Essa situação tem gerado uma onda de reclamações na comunidade, que exige uma solução imediata por parte das autoridades municipais.

Sob a gestão de Juracy da Saúde (PP), a responsabilidade pela manutenção das vias públicas recai diretamente sobre os ombros da administração municipal. No entanto, a falta de ação tem sido evidente, deixando os cidadãos em uma situação de vulnerabilidade e frustração crescentes.

Além disso, os carros caem na valeta ao tentar desviar dos buracos na estrada, tornando a situação ainda mais perigosa e imprevisível para os motoristas. A valeta não apenas representa um risco à segurança dos motoristas, mas também reflete a negligência na prestação de serviços essenciais à comunidade.

É urgente que medidas sejam tomadas para resolver esse problema, garantindo a segurança e o bem-estar de todos os envolvidos. Diante disso, a comunidade aguarda uma resposta imediata e eficaz por parte das autoridades municipais, visando reparar essa via e evitar novos prejuízos aos proprietários de veículos em Barro Preto.

BA: Jovens que estavam desaparecidos são encontrados esquartejados em Salvador

-Foto: Reprodução
-Foto: Reprodução

Dois corpos esquartejados e com marcas de tiros foram encontrados nesta quarta-feira (24), no município de Mata de São João, na Região Metropolitana de Salvador. De acordo com informações da Polícia Civil, as vítimas são dois jovens: Andrei Conceição Correia, de 26 anos e Vinícius Santos Lima, de 18.

Eles foram encontrados na Rua da Bandeira, no bairro do Caboré. Conforme a Polícia Civil, a principal linha de investigação aponta para disputa entre grupos criminosos rivais daquela região. Segundo informações apuradas pela equipe de produção da TV Bahia, Andrei e Vinícius estavam desaparecidos há cerca de uma semana.

Jovem é esfaqueado pela irmã adolescente e morre no sudoeste baiano

Jovem é esfaqueado pela irmã adolescente e morre no sudoeste baiano
-Vítima tinha 23 anos

Uma adolescente de 17 anos foi apreendida, na última terça-feira (23), suspeita de matar o próprio irmão a facadas no município de Iuiu, no sudoeste da Bahia. De acordo com informações apuradas pela equipe de produção da TV Sudoeste, afiliada da TV Bahia na região, a vítima foi identificada como Leonardo Alexandre da Silva, de 23 anos. Ele foi socorrido por familiares para um hospital do município, mas não resistiu aos ferimentos.

A adolescente relatou à Polícia Civil que atingiu o irmão com facadas porque ele estava agredindo ela com socos no rosto. Ela disse que desferiu um único golpe no pescoço dele. O rapaz ainda teria corrido atrás dela para continuar as agressões, mas caiu no chão por causa do ferimento. O corpo de Leonardo foi levado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Guanambi, a cerca de 100 km do local do crime. A adolescente apreendida foi levada à delegacia de Guanambi, onde segue à disposição da Justiça. (Com informações do G1)

Mulher é presa suspeita de matar companheiro a facadas no sudoeste do estado

-Foto: Redes Sociais
-Foto: Redes Sociais

Uma mulher foi presa em flagrante, na última terça-feira (23), suspeita de matar o marido a facadas, na cidade de Itarantim, no sudoeste do estado. De acordo com informações da Polícia Civil, a mulher confessou, em depoimento, ter esfaqueado o companheiro na tentativa de se defender. O crime aconteceu durante uma briga entre o casal. Não há detalhes sobre o motivo da discussão.

João Nilton Bispo da Silva, de 28 anos, teria sido atingido no peito e não resistiu aos ferimentos. Ele foi encontrado por policiais civis e guardas municipais caído no chão da cozinha. A arma usada no crime foi encontrada na pia da cozinha e encaminhada à perícia. A suspeita foi encaminhada para a delegacia, onde segue à disposição da Justiça. Ela vai passar por audiência do custódia, no entanto, a data ainda não foi definida. (Com informações do G1)

PF deflagra operação contra desvios de verbas de secretaria de Conquista em 1° ano da pandemia

Foto: Divulgação / Polícia Federal
-Foto: Divulgação / Polícia Federal

Uma operação da Polícia Federal (PF) cumpre 18 mandados de busca e apreensão e 12 de medidas cautelares em Vitória da Conquista, no Sudoeste e Salvador, além das cidades mineiras de Belo Horizonte e Nova Lima. Intitulada de Dropout, a operação apura o desvio de recursos públicos no âmbito da secretaria de saúde de Vitória da Conquista no combate e prevenção dos efeitos da pandemia da Covid-19.

Segundo a PF, os fatos teriam ocorrido em 2020 em aquisições de testes de detecção de antígenos do SARS-CoV-2 pelos métodos de fluorescência e imunocromatografia. A polícia informou que a denúncia foi apresentada em 2022 pela própria Procuradoria de Vitória da Conquista, quando tomou conhecimento da possível fraude.

As investigações apontaram que as licitações com indícios de fraude chegavam a pouco mais de R$ 2 milhões, com superfaturamento de preços e prejuízo ao Erário de, no mínimo, R$ 677,7 mil. As análises revelaram, ainda, que foram usados artifícios para que a empresa vencedora, com sede em Salvador, tivesse êxito nos dois certames, mesmo com propostas superfaturadas.

Empresas com propostas de valores menores teriam sido alijadas das licitações. O argumento é que estas não atendiam à metodologia pretendida. No modus operandi, a empresa investigada com sede em Salvador importava os produtos de uma segunda empresa com sede em Belo Horizonte. Essa segunda empresa teria como sócia, na época, pessoa com parentesco próximo à então Diretora de Vigilância em Saúde municipal de Vitória da Conquista.

Os trabalhos conjuntos revelaram, por fim, que o braço financeiro da Organização Criminosa estava em Salvador onde os recursos públicos transitaram por sócios ocultos e pessoas estranhas à empresa licitante vencedora.A Justiça Federal também determinou o bloqueio judicial no importe do montante das licitações [R$ 2 milhões] das contas e bens dos principais investigados, além da apreensão de objetos de grande valor. (Com informações do Bahia Notícias)

Após Sindipetro denunciar risco, revendedores temem falta de gás na Bahia

Após Sindipetro denunciar risco, revendedores temem falta de gás na Bahia
-Foto: Reprodução

Revendedores de Gás da Bahia estão em alerta e temendo a possibilidade de falta do Gás de cozinha (GLP) no estado. Em conversa com o Bahia Notícias, nesta terça-feira (23), o presidente do Sindicato dos Revendedores de Gás da Bahia (Sinrevgas), Robério Souza, indicou a possibilidade de faltar o produto nas revendedoras do estado, após a Acelen, empresa que administra a Refinaria de Mataripe, alegar que as unidades responsáveis pela produção de gasolina e GLP, “encontram-se em manutenção não-programada”, diminuindo a capacidade produtiva na Bahia.

“No atual cenário onde o mercado internacional vem causando grande instabilidade no abastecimento e forte pressão no preço do GLP, surgiu um fato novo que é a ‘manutenção não programada’ da Acelen (refinaria)”, disse Robério ao BN.  O presidente da entidade apontou ainda que há uma grande “temeridade” por conta da possibilidade da falta do produto.  “Existe uma grande temeridade do GLP vir a faltar nas revendedoras,porém tudo vai depender da Acelen restabelecer a produção para níveis de normalidade”, afirmou Souza.

A declaração de Robério chega depois do Sindicato dos Petroleiros e Petroleiras da Bahia (Sindipetro) denunciar o risco iminente da falta de combustível e gás de cozinha (GLP) no Estado por conta da interrupção na operação de algumas unidades da Refinaria de Mataripe, que estariam paralisadas como consequência das fortes chuvas que caem na Bahia desde o início deste mês. Em nota enviada ao Bahia Notícias na última segunda-feira (22), a Acelen explicou que está adotando todas as medidas possíveis visando reduzir a possibilidade de impacto no fornecimento dos produtos, “o que inclui compra de carga extra de GLP para reforçar os estoques e suprir o fornecimento durante a parada não-programada”.