Ubaitaba Urgente

Ibirapitanga: Telhado desaba em escola de Itamarati; ninguém ficou ferido

-Foto: Reprodução

O telhado de uma área que fica na entrada de uma escola no distrito de Itamarati, no município de Ibirapitanga desabou nesta terça-feira (23), deixando alunos e professores assustados. O caso aconteceu na Escola Ederval Sulzart Coutinho, localizada na avenida Antônio Torquato de Souza, no Centro.

As aulas foram suspensas. No vídeo que circula nas redes sociais uma pessoa chega a questionar a reforma da referida escola que o prefeito prometeu fazer.

“Essa é a reforma da escola que o prefeito prometeu fazer há dois anos atrás. Tá deixando cair os pedaços primeiro né, mas graças a Deus ninguém ficou ferido, só não tem como ter aula hoje à tarde”, disse uma senhora que não teve seu nome revelado para nossa reportagem. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)

Ipiaú: Morte por dengue é confirmada pela Sesab no município

Morte por dengue é confirmada pela Sesab no município de Ipiaú
-Foto: Reprodução

A Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) confirmou 47 óbitos por dengue em 2024. As quatro novas mortes foram confirmadas no último sábado (20) no municípios de Coaraci (1), Caculé (1), Ipiaú (1) e em Luís Eduardo Magalhães (1). Segundo apurou o GIRO, o caso de Ipiaú foi de uma idosa com comorbidades. Em março, a Sesab já tinha confirmado um caso de óbito por chikungunya em Ipiaú.

Ao todo, foram confirmados 47 óbitos em decorrência de dengue nos municípios de Vitória da Conquista (10), Jacaraci (4), Juazeiro (4), Feira de Santana (3), Piripá (3), Barra do Choça (2), Caetité (2), Coaraci (2), Santo Antônio de Jesus (2), Bom Jesus da Lapa (1), Caculé (1), Caetanos (1), Campo Formoso (1), Carinhanha (1), Encruzilhada (1), Guanambi (1), Ibiassucê (1), Irecê (1), Ipiaú (1), Luís Eduardo Magalhães (1), Palmas de Monte Alto (1), Santo Estevão (1), Seabra (1) e Várzea Nova (1).

Em 2024, foram notificados 153.404 casos prováveis de dengue no estado. No mesmo período de 2023, foram notificados 19.106 casos prováveis, o que representa um incremento de 702,9%. Vitória da Conquista segue liderando o número de casos, com 24.111, seguida por Salvador, com 6.796, e Feira de Santana, com 6.239 casos prováveis da doença. Atualmente, 256 municípios se encontram em epidemia de dengue. Outros 69 estão em risco e 43 estão em alerta. (Giro em Ipiaú)

Dias D´Ávila: Raimundinho da JR repudia assassinato nas dependências da Prefeitura Municipal e cobra criação da Guarda Municipal

Raimundinho da JR - Foto: Reprodução
Raimundinho da JR – Foto: Reprodução

O Deputado Raimundinho da JR repudiou o descaso da atual gestão com a falta de segurança nos patrimônios públicos de Dias D´Ávila. A declaração de Raimundinho foi feita após um homicídio que ocorreu nas dependências da Prefeitura Municipal,localizada na Praça dos Três Poderes. A vítima foi identificada como sendo Anderson Santos de Souza. O crime aconteceu por volta das 21:45hs.

“Não podemos esperar só da Polícia Militar (PM), já que eles fazem o seu trabalho com muita eficiência. Sabemos que a PM não pode estar em vários locais ao mesmo tempo (onipresente), mas, se a atual gestão tivesse cumprido com o que prometeu e criado a Guarda Municipal (GM), talvez isso não tivesse acontecido no prédio da Prefeitura Municipal. A falta de atenção com o munícipe não é só da atual gestão, e sim de várias outras gestões que prometeram criar a Guarda Municipal de Dias d’Ávila, e não criaram. Sou solidário sim ao povo de minha terra”, disse Raimundinho da JR. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)

Após queda de barranco, trânsito na Ilhéus-Itacaré é parcialmente liberado

Após queda de barranco, trânsito na Ilhéus-Itacaré é parcialmente liberado
-Foto CIPRv/Itabuna

A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) informou ao blog Pimenta que motos e carros de passeio já podem trafegar, de maneira controlada, na BA-001, trecho Ilhéus-Itacaré, após a remoção de parte da terra que interditou a via nesta terça-feira (23), nas imediações do acesso à Praia de Itacarezinho, a cerca de 15km da sede de Itacaré (veja aqui).

Segundo a PRE, policiais da CIPRv/Itabuna foram ao local e acionaram a Prefeitura de Itacaré, que disponibilizou máquinas e trabalhadores para a limpeza da rodovia. Agentes de trânsito do município também dão apoio ao trabalho. Ainda não há previsão de horário para a liberação completa do tráfego.

Motorista do SAMU morre em acidente com moto na cidade de Itagimirim

Romildo tinha 42 anos, e era motorista do SAMU.
Romildo tinha 42 anos, e era motorista do SAMU.

Um motociclista morreu na noite da última segunda-feira (22), ao colidir moto contra a proteção lateral de uma ponte, no centro da cidade de Itagimirim. Romildo Pereira Soares, de 42 anos, que trabalhava como motorista do SAMU de Itagimirim, chegou a ser socorrido com vida pelos paramédicos e foi levado para o hospital público do município, mas não resistiu aos ferimentos.

O acidente aconteceu por volta das 23h, na Avenida 13 de Maio. Romildo conduzia uma moto de 160 cilindradas. Na manhã desta terça-feira, 23, o corpo de Romildo foi transferido para o (IML) Instituto Médico Legal da cidade de Eunápolis, para realização de exame de necropsia. O velório e o sepultamento está acontecendo em Itagimirim. (Com informações do Folha do Cacau)

BA-001: Queda de barranco interdita rodovia Ilhéus-Itacaré

Foto: Reprodução/Redes Sociais
-Foto: Reprodução/Redes Sociais

A situação está complicada na manhã desta terça feira (23), na rodovia BA-001, trecho entre Ilhéus e Itacaré, próximo a Itacarezinho. A pista está totalmente interditada por conta de um deslizamento de um barranco. A única solução para os motoristas é ter acesso à cidade de Itacaré pela BR-101, seguindo por Camamu.

-Foto: Reprodução/Redes Sociais
-Foto: Reprodução/Redes Sociais

Segundo informações da Policia Rodoviária, se tudo ocorrer bem, a previsão é de liberar meia pista na parte da tarde. Deslizamentos ocorrem devido às fortes chuvas. O deslizamento de terra também arrastou árvores e danificou parte da rede elétrica. Devido ao grande volume de terra, a liberação da pista deve tomar toda a manhã. (Com informações do Blog Rede Brasil de Notícias)

Motorista fica ferido após caminhão despencar em ribanceira no Extremo Sul da Bahia

-Foto: Reprodução/Radar News
-Foto: Reprodução/Radar News

Um caminhão despencou em uma ribanceira de cerca de 20 metros em um trecho da BR-101 de Itapebi, na Costa do Descobrimento, na manhã desta terça-feira (23). O resgate do motorista, que ficou preso às ferragens, durou mais de uma hora.

Segundo o Radar News, logo após ser retirado, o condutor foi socorrido pelo Samu e levado para o Hospital Regional de Eunápolis, na mesma região. O estado de saúde dele não foi informado. Durante a ocorrência, alguns moradores saqueara a carga do veículo, que transportava farinha de trigo.

URGENTE: Ônibus da Águia Branca tomba na BR-101 e deixa ao menos 11 feridos

Ônibus da Águia branca tomba na BR-101 e deixa ao menos 11 feridos
-Foto: Reprodução

Um ônibus da Águia Branca tombou na madrugada desta segunda-feira (22), na BR-101, em Buerarema. Segundo informações do repórter Ray Nascimento, da rádio Difusora de Itabuna, 11 pessoas deram entrada no Hospital de Base com ferimentos.

Ônibus da Águia Branca tomba na BR-101 e deixa ao menos 11 feridos
-Foto: Verdinho

Informações preliminares dão conta de que o motorista havia passado mal. O ônibus saiu da cidade de Itabuna, no sul da Bahia, às 23h30, e tinha com destino Vitória, no Espírito Santo (ES). O acidente aconteceu às 0h10. De acordo com Viação Águia Branca 43 pessoas estavam no veículo. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)

Ônibus da Águia Branca tomba na BR-101 e deixa ao menos 11 feridos
-Foto: Verdinho

Apenas 22% do público-alvo se vacinou contra a gripe

Apenas 22% do público-alvo se vacinou contra a gripe
-Foto Geovana AlbuquerqueAgência Saúde-DF

Dados do Ministério da Saúde mostram que apenas 22% do público-alvo se vacinou contra a gripe. Até o momento, 14,4 milhões de doses foram aplicadas para uma população-alvo de 75,8 milhões de pessoas. A campanha de vacinação começou oficialmente no dia 25 de março.

“A partir de agora, a expectativa é imunizar 75 milhões de pessoas por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), como idosos, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, professores da rede pública de ensino, entre outros públicos prioritários”, disse, na ocasião, a ministra da Saúde, Nísia Trindade. As informações são da Agência Brasil.

Os estados com as menores porcentagens da população vacinada são o Distrito Federal (13,78%), Mato Grosso do Sul (14,18%), Mato Grosso (14,36%), Bahia (14,92%) e Rio de Janeiro (17,76%).

Em 2024, a vacinação contra a influenza acontecerá no primeiro semestre do ano nas regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul, enquanto no Norte será no segundo semestre. A mudança na estratégia, desde 2023, busca atender às particularidades climáticas da região, que inicia no período do Inverno Amazônico, quando há maior circulação viral e de transmissão da gripe.

Neste ano, a composição da vacina é destinada a proteger contra a Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B.

SC: Helicóptero faz chover dinheiro em praia do Sul do Brasil

-Foto: Reprodução Redes Sociais

Quem estava na Praia Central de Balneário Camboriú (SC) na manhã deste domingo (21) se surpreendeu com uma “chuva de dinheiro”. Imagens publicadas nas redes sociais mostram um helicóptero voando baixo sobre a faixa de areia e banhistas correndo para segurar as notas.

-Foto: Reprodução Redes Sociais
-Foto: Reprodução Redes Sociais

De acordo com o site NSC Total, por enquanto, ninguém assumiu a autoria da “ação” na Praia Central. A chuva de dinheiro usando helicópteros é uma tendência recente que começou entre bilionários e passou a ser imitada por influenciadores digitais em busca de engajamento e projeção.

-Foto: Reprodução Redes Sociais
-Foto: Reprodução Redes Sociais

Um dos primeiros a distribuir dinheiro de helicóptero foi o bilionário tcheco Kamil Bartošek, que fez “chover” US$ 1 milhão de dolares – o equivalente a R$ 5 milhões – depois que um concurso para que as pessoas decifrassem um código em troca de um prêmio foi um fiasco. A distribuição da premiação em dinheiro foi o plano B do ricaço.

CRIME BÁRBARO: Filho que matou a mãe decepou a mão dela para sacar dinheiro

-O crime aconteceu no bairro de Valéria em Salvador

Preso em flagrante após matar a facadas a própria mãe no bairro de Valéria, José Natan dos Santos Carvalho, de 21 anos, cometeu o crime para sacar dinheiro dela. A intenção era retirar a digital e ter acesso ao banco. “Essa informação que temos é extraoficial. É o que chegou para nós e que estamos apurando. Não sabemos ainda se de fato ele chegou a ir ao banco”, declarou um dos policiais que atua no caso.

O corpo de Sandra Maria dos Santos Carvalho, de 58, foi encontrado neste sábado (20), mas a morte dela ocorreu dias antes. ” Ele estava em gigantismo, ou sejam, em avançado estado de putrefação”, contou o policial. O crime aconteceu na Travessa Luzimar, em Boca da Mata de Valéria. Mãe e filho moravam na mesma casa, onde também residem outros parentes.

Ainda de acordo com a fonte, José Natan foi à casa de uma prima pedir dinheiro. “Ele disse que precisava fazer uma viagem, mas não conseguiu. Aí, perguntaram por Sandra e ele não soube responder. Então, a prima foi à casa da tia e sentiu o mau cheiro e chamou a polícia’, contou. Segundo a Polícia Civil, ele foi autuado em flagrante por homicídio. O suspeito fez exame de corpo e delito e segue à disposição do Poder Judiciário.

TRAGÉDIA: Pai e filho morrem em grave acidente entre Itapetinga e Vitória da Conquista

Pai e filho morreram em brave acidente de carro.
Pai e filho morreram em brave acidente de carro.

Pai e filho morreram em um grave acidente na BA-263, trecho entre Itapetinga e Vitória da Conquista, no Sudoeste baiano. O acidente aconteceu neste domingo (21). As vítimas foram identificadas como sendo Matheus Fernandes Silva, 25 e Bernardo West Fernandes, de 04 anos.

A Companhia Independente de Polícia Rodoviária e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência atenderam a ocorrência. Os corpos estão no Instituto Médico Legal (IML) de Itapetinga, ainda não foram divulgadas. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)

MADRUGADA VIOLENTA: Dois homens foram mortos a tiros em Itambé

Dois mortos neste domingo em Itambé.
Dois mortos neste domingo em Itambé.

Dois homicídios foram registrados na madrugada deste domingo (21), na cidade de Itambé. O primeiro ocorreu por volta das 03h:45m, no bairro Felipe Achy. A vítima foi identificada como sendo Ualas Santos Costa, 29. Ele foi alvejado com 21 disparos de arma de fogo. Ualas foi socorrido pelo SAMU para o Hospital São Sebastião, mas não resistiu e foi a óbito.

O segundo homicídio ocorreu no Bairro Durvalina Andrade, onde Alexandro Soares Santos, 38 anos foi morto a tiros na porta de sua residência. A polícia investiga a motivação e autorias de ambos os homicídios. Até a publicação da matéria ninguém tinha sido preso. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)

PRESENTE DE GREGO: Gasolina tem aumento de 5,1% na Bahia

-Foto: Reprodução

A companhia Acelen, responsável pela gestão da Refinaria Mataripe, divulgou que haverá um aumento de 5,1% nos valores da gasolina comercializada para as companhias distribuidoras de combustíveis no estado da Bahia. A informação foi anunciada nesta quinta-feira (18).

Conforme informado pela empresa, os valores dos itens vendidos pela Refinaria Mataripe são reavaliados com base em parâmetros de mercado, que consideram fatores como o custo do petróleo comprado a preços globais, a cotação do dólar e o custo do transporte, podendo sofrer alterações tanto para mais quanto para menos.

A empresa Acelen destacou que adota uma política de preço, embasada em critérios técnicos e em conformidade com as diretrizes de mercado internacionais. Na quarta-feira (17), o valor médio do litro da gasolina nos postos de combustível de Salvador estava fixado em torno de R$ 5,99.

Uruçuca: Prefeitura trabalha para mitigar os danos causados pelas chuvas

-Foto: Divulgação

O Prefeito de Uruçuca, Moacyr Leite Júnior recebeu na última terça-feira, 16, o corpo de bombeiros, representado pelo TEN BM Francisco e o ASP BM Monteiro para entender a situação do município com as fortes chuvas.

Junto a Secretária de Assitencia social e coordenadora das ações da Defesa Civil, Karine Siqueira e a coordenadora do CRAS, Maria Clara, os bombeiros visitaram as áreas que foram atingidas pelos alagamentos, para juntos pensar em estratégias de mitigação dos danos causados.

“Estamos vivendo um momento muito difícil em nosso município, e pedimos a colaboração de todos. A previsão para os próximos dias ainda é de muita chuva, em caso de emergência procure um dos pontos de apoio em nosso município”, pontuou o Prefeito.

Ubaitaba: Prefeito Bêda participa da apresentação do PPP da Iluminação Pública da Caixa com municípios da região

-Foto: Divulgação
-Foto: Divulgação

Nesta quinta-feira (18), aconteceu na sede do Consórcio CDS Litoral Sul um encontro para apresentação do andamento do projeto de estruturação da Parceria Pública-Privada (PPP) da Iluminação Pública. Este projeto, lançado em dezembro de 2023, visa aprimorar significativamente o parque de iluminação pública dos 7 municípios que aderiam ao projeto: Barro Preto, Ibicaraí, Ilhéus, Itabuna, Itacaré, Maraú e Ubaitaba.

O evento contou com a presença de Prefeitos, Bêda, de Ubaitaba, da Secretária Bella Calheira  e equipe, além de prefeitos e secretários dos 7 municípios envolvidos e também da presença de representantes do Consórcio, da Caixa Econômica Federal (CAIXA) e das Consultorias contratadas para estruturação do projeto.

-Foto: Divulgação
-Foto: Divulgação

O projeto abrange a modernização de 100% dos pontos de iluminação por luminárias de tecnologia LED, incluindo o controle remoto das luminárias (telegestão), a iluminação de bens de valor histórico e cultural dos municípios e a implantação de um Centro de Controle Operacional (CCO) integrado, além da melhoria na gestão e desempenho do serviço, trazendo uma série de benefícios diretos e indiretos para a administração pública e para a população. Em breve iremos ver essas melhorias na prática em nossa cidade. (Ascom/Ubaitaba)

Operação da PF combate fraudes e desvios em contrato da prefeitura de Ilhéus

PF faz busca no Anexo de Secretarias da Prefeitura de Ilhéus || Foto Jamesson Araújo/Agravo
-Foto Jamesson Araújo/Agravo

Na manhã desta quinta-feira (18), a Polícia Federal deflagrou a Operação Teatro Mambembe para cumprir 13 mandados de busca e apreensão em endereços da Prefeitura de Ilhéus e de autoridades públicas do município. Segundo a PF, o objetivo é combater supostos crimes de fraude à licitação e desvios de recursos na contratação de empresa, pelo Governo Mário Alexandre, para manutenção e conservação de prédios públicos municipais.

Segundo as investigações, os suspeitos teriam armado esquema para direcionar licitação para a empresa vencedora do certame e fraudado documentos. A PF também aponta possível superfaturamento dos serviços contratados. Ainda conforme as primeiras informações, o município e o erário teriam sido prejudicados com obras de má qualidade. Segundo as primeiras informações, endereço ligado a vereador de Ilhéus seria um dos alvos das buscas desta manhã.

Policiais entram em imóvel ligada a um dos alvos da operação
Policiais entram em imóvel ligada a um dos alvos da operação.

TERCEIRIZAÇÃO 

Os mandados de busca e apreensão são cumpridos em Ilhéus, Itabuna e Salvador. Segundo a PF, obras ligadas ao contrato da empresa vencedora da licitação foram executadas por terceiros, que seriam pessoas ligadas a agentes públicos da Prefeitura de Ilhéus e da Câmara de Vereadores.

A empresa investigada atua no município desde 2019 e seus contratos somam mais de R$ 50 milhões. Os investigados são suspeitos de crimes de frustação do caráter competitivo da licitação; fraude em licitação ou contrato; corrupção passiva; estelionato; falsidade ideológica; e associação criminosa. Redação mais informações do G1.

Israel lança ataque contra o Irã, diz imprensa dos Estados Unidos

-Foto: Reprodução/Rede Globo
-Foto: Reprodução/Rede Globo

Israel lançou um ataque contra o Irã, segundo informações dos Estados Unidos, na noite desta quinta-feira (18). De acordo com o jornal The New York Times, autoridades isralenses confirmaram a investida sob condição de anonimato. Além disso, explosões foram ouvidas próximas de uma base militar.

No último sábado, o Irã lançou mais de 300 mísseis e drones em um ataque contra Israel. Desde então, o governo israelense avaliava uma resposta militar. Já a imprensa iraniana revelou que três que sobrevoavam a área de Isfahan foram abatidos.

A região fica a 450 km de Teerã e tem instalações nucleares. O espaço aéreo chegou a ser fechado, e voos foram cancelados. Ainda conforme uma autoridade do Irã, não houve ataque com mísseis e o sistema de defesa foi ativado. As explosões ouvidas na região seriam resultado da ação do sistema de defesa.

BA: Homem é assassinado por não pagar conta de água de residência alugada

-Vítima foi morta em Lava jato / Foto: Reprodução / Blog do Braga
-Vítima foi morta em Lava jato / Foto: Reprodução / Blog do Braga

Um idoso, de 77 anos, é acusado de matar um inquilino por uma dívida de R$ 350 em Luís Eduardo Magalhães, no Extremo Oeste baiano. O crime ocorreu nesta quarta-feira (17) durante uma discussão em um estabelecimento de lava jato da vítima.

Segundo a TV Oeste, as dívidas seriam de duas contas de água não pagas pela vítima, identificada como Justiniano Rodrigues Ramos, de 42 anos. Testemunhas contaram à polícia que o suspeito e a vítima discutiam quando o idoso, ainda não identificado, sacou uma arma e atirou duas vezes contra o antigo inquilino.

Ubaitaba: Prefeitura inicia obras e serviços de requalificação da Praça de Faisqueira

Prefeitura inicia obras e serviços de requalificação da Praça de Faisqueira
-Praça de Faisqueira II Foto: Divulgação

O prefeito Bêda autorizou a requalificação da praça de Faisqueira com  ampliação e novos elementos. As obras tiveram início nessa semana.  Dentre as melhorias na praça, estão a reconstrução dos canteiros, com execução de piso e bancos de concreto e construção de um novo parquinho infantil. O espaço também vai ganhar rampas de acessibilidade, nova iluminação e mais beleza. A

-Praça de Faisqueira II Foto: Divulgação
-Praça de Faisqueira II Foto: Divulgação

obra já está em andamento, atualmente a área está sendo preparada para as intervenções. A fase inicial inclui a demolição de elementos existentes e logo após inicia a fase de reorganização e construção do espaço novo. A praça Nossa Senhora de Lourdes é cercada de residências e comércio. Ganhando um novo impulsionamento com a conclusão da obra. Além da praça, a prefeitura também deu início a construção de uma quadra de futevôlei, no local do antigo clube. (ASCOM/Ubaitaba)