Ubaitaba Urgente

TRAGÉDIA: Jovem morre em grave acidente na BA-652 em Ibirapitanga

Uma jovem identificada como Carol Nascimento morreu num trágico acidente na BA-652 na madrugada deste sábado, 11, a cerca de 2km da cidade de Ibirapitanga, no sul da Bahia. A jovem estava num veículo gol que praticamente partiu ao meio após atingir um poste que fica às margens da rodovia. O condutor do veículo, conforme apurou o Ubatã Notícias, teria perdido o controle da direção ao passar numa curva.

O veículo era ocupado por três pessoas, que retornavam de um aniversário em Travessão, distrito de Camamu. Duas delas foram hospitalizadas e Carol acabou não resistindo. O local onde ocorreu o acidente é o mesmo onde – em março deste ano – duas jovens morreram (lembrar). O clima em Ibirapitanga é de comoção. (Com informações do Ubatã Notícias)

Adolescente de 15 anos é morta a tiros na Bahia; namorado é suspeito do crime

Uma adolescente de 15 anos, identificada como Leidiane Vitória Cristo de Souza, foi morta a tiros dentro de uma casa na noite da última quinta-feira (9), no bairro Santa Mônica, em Salvador. Segundo a Polícia Civil, ela foi assassinada pelo namorado, de 19 anos, que fugiu após o crime e é procurado.

De acordo com a família da adolescente, Leidiane foi assassinada após tentar ver mensagens no celular do namorado, identificado como Fabrício Silva dos Santos. Ele teria não gostado da situação e atirou algumas vezes contra a jovem.

“Eu sempre falava para ela: ‘Minha filha, larga esse cara, ele não presta para você’. Ele sempre ameaçava ela por trás, dizia que ia fazer coisas comigo, com minha esposa, e a gente sempre pegando ela e levando para casa”, relatou o pai da vítima, Edenilton Souza.

“Ele é muito violento. Até a mãe dele me falou que ele não presta, que tentou bater nela, e é um ex-comungado. Também tentou bater na avó dele”, afirmou. Em nota, a Polícia Civil informou que o crime é investigado como feminicídio na 3ª Delegacia de Homicídios. A previsão é de que o corpo seja sepultado na tarde desta sexta-feira (10), no Cemitério Quinta dos Lázaros. (G1)

BA: Ticomia é a única festa particular tradicional confirmada do São João 2024

Tico Mia é única festa particular tradicional confirmada do São João
-Foto: Reprodução

Com a proximidade das festividades juninas, o cenário se apresenta desafiador para diversas tradicionais festas do interior da Bahia. Após os cancelamentos em anos anteriores do Forró do Piu Piu, Forró do Lago e Bosque, a expectativa é que nos próximos dias outras festas comuniquem a não realização da edição de 2024. Essas festas, que fazem parte do calendário cultural do estado, enfrentam dificuldades que vêm inviabilizando seus eventos nos últimos anos.

Apesar das incertezas, os empresários responsáveis por essas festas relutam em anunciar o cancelamento e estão buscando alternativas para viabilizar as comemorações. Entre as festas que estão na mira dos possíveis cancelamentos está o Brega Light, evento que acontece em Ibicuí durante o São João. Com mais de 20 anos de história, o Brega Light é conhecido por receber grandes nomes da música nacional e atrair um público expressivo de toda a Bahia. Outra festa que pode ser afetada é o Forró Coffe, que acontece desde 2002 em Itiruçu. Considerada uma das festas de São Pedro mais tradicionais, o Forró Coffe tem alcançado sucesso regional ao longo dos anos.

Já o Forró Sfrega, realizado em Senhor do Bonfim e que chegou à sua 23ª edição, publicou uma nota em que não confirma o cancelamento, mas deixa em aberto a possibilidade de optar por outras alternativas. Enquanto aguardam os pronunciamentos das festas, o público também se prepara para o único evento tradicional já confirmado para este período: o Ticomia, em Ibicuí. Um dos pioneiros no segmento, o Ticomia celebrará seus 37 anos de história no dia 22 de junho, prometendo muita música, forró e tradição para os festejos juninos. (Com informações do Políticos do Sul da Bahia)

Agência bancária e sede da PM de Cafarnaum, na região de Irecê, são alvos de ataques

Agência bancária e sede da PM de Cafarnaum, na região de Irecê, são alvos de ataques
-Não há informações de quantia levada.

Uma agência do Banco do Brasil de Cafarnaum, na região de Irecê, Centro Norte baiano, foi atacada na madrugada desta sexta-feira (10). O 7º Batalhão da Polícia Militar (BPM) também foi alvo da ação. Segundo o G1, homens armados chegaram à cidade a bordo de dois carros e passaram a atacar a agência e a sede da PM local. Testemunhas relataram diversos disparos. Não há informações de quantia levada. Não houve feridos. Horas depois, um dos carros usados pela quadrilha foi achado carbonizado.

-Um dos carros usados pela quadrilha foi achado carbonizado.

Por meio de nota, a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) informou que delegacias territoriais e especializadas das polícias Militar e Civil estão na região de Cafarnaum. As guarnições fazem varreduras e ações de inteligências para identificar e prender os autores dos ataques. Informações sobre o grupo podem ser enviadas, até de forma anônima, através dos telefones do Centro Integrado de Comunicação (Cicom) – 190 e do Disque Denúncia – 181.

Presidente do Senado, Rodrigo Pacheco afirma que vai deixar a política

Presidente do Senado, Rodrigo Pacheco afirma que vai deixar a política
-Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

O presidente do Congresso, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), participou de um jantar oferecido pelo ex-governador de São Paulo João Dória (PSDB), na segunda-feira (6). Em seu discurso, Pacheco anunciou que pretende terminar seu mandato e deixar a política.

De acordo com a Veja, o senador, cujo mandato termina em 2026, citou o “sentimento de dever cumprido” e a crença de que existem poucos homens públicos de bom senso, que não são guiados por extremismos. Nos últimos dias, Pacheco vinha sendo citado em discussões acerca do Governo de Minas Gerais para as eleições de 2026.

Entre os políticos presentes no jantar estavam o ex-presidente Michel Temer (MDB), o ex-governador de São Paulo Rodrigo Garcia (PSDB), o governador de Goiás Ronaldo Caiado (UNIÃO), e o ex-prefeito de Salvador Antônio Imbassahy (PSDB).

MAIS UMA TRAGÉDIA: Maranhão sofre com chuvas e já tem 30 cidades em situação de emergência

Maranhão sofre com chuvas e já tem 30 cidades em situação de emergência
-Foto: Reprodução/Instagram

Não é só o Sul do país que tem sofrido com as fortes chuvas. Pelo menos 30 cidades já declaram situação de emergência no Maranhão, conforme a Defesa Civil do Estado. Entretanto, apenas o município de Santa Inês declarou calamidade pública. Já são 1031 famílias desabrigadas e 2.909 desalojadas com as chuvas que provocaram cheia em rios do estado. Ainda de acordo com a Defesa Civil, eles estão trabalhando para a retirada das pessoas que estão em áreas de risco e fornecimento de alimentação. (Com informações do BNews)

Homem de 53 anos morre em grave acidente na BR-101, em Aurelino Leal

Homem de 53 anos morre em grave acidente na BR-101, em Aurelino Leal
-Pedro morreu no local do acidente.

Pedro Rodrigues da Silva, 53 morreu em um grave acidente de moto na manhã desta quinta-feira (09), na BR-101, em Aurelino Leal. O acidente aconteceu após a Curva do Padre, sentido Itabuna. Pedro morava no Bairro ACM em Aurelino Leal e era diácono da Igreja Pentecostal Assembleia de Deus.

Segundo informações, um veículo de dados ignorados fazia uma ultrapassagem, quando colidiu de frente com a moto que era pilotada pelo Diácono. Após a colisão o veículo de passeio desceu uma ribanceira. O piloto da moto morreu no local. Não temos informações do estado de saúde do motorista do referido veículo.

A moto do senhor Pedro Rodrigues da Silva ficou completamente destruída. Ele morreu no local. Em um vídeo que circula nas redes sociais fala que o motorista tentava ultrapassar um caminhão, quando atingiu a moto que vinha no sentido contrário. Chovia bastante no momento do acidente. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)

TRISTE COINCIDÊNCIA: Mulher morre na mesma agência do caso ‘tio Paulo’

Imagem de Erika levando o tio para a agência
Imagem de Erika levando o tio para a agência

Na última quarta-feira (9), uma mulher morreu na mesma agência bancária do Rio de Janeiro em que Erika de Souza Vieira tentou pegar um empréstimo com o tio, Paulo Roberto Braga, que estava morto em uma cadeira de rodas.

Dessa vez, Maria de Santana, 60 anos, sofreu um mal súbito quando estava no banco em Bangu, zona oeste do Rio. O Corpo de Bombeiros foi acionado para atender a ocorrência, mas já encontraram a vítima sem vida.

CASO “TIO PAULO”

Em 16 de abril, Erika de Souza Vieira levou o tio, Paulo Roberto Braga, para sacar um empréstimo de R$ 17 mil no mesmo banco. O idoso chegou em uma cadeira de rodas e sem tônus muscular, de modo que a sobrinha precisava apoiar o seu pescoço para não ficar pendurado.

Durante conversa com a atendente, ela tentava fazer com que o tio assinasse os papeis para a liberação do empréstimo. Funcionários do banco estranharam a cena, filmaram com celulares e acionaram a polícia.

Em seguida, constatou-se que Paulo estava morto. Erika foi presa por vilipêndio de cadáver e tentativa de estelionato, mas deixou a cadeia para responder ao processo em liberdade. (Com informações do Correio)

Maraú: Justiça condena deputado João Bacelar por danos morais contra Manassés Souza

Justiça condena deputado João Bacelar por danos morais contra Manassés Souza
Manassés Souza – Foto: Ubaitaba Urgente

Os juízes da terceira turma recursal dos juizado especiais do Distrito Federal, do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos territórios, acordam “parcialmente provido o recurso interposto pelo Prefeito de Maraú, Manassés Santos Souza, para condenar o réu, João Carlos Bacelar, a pagar a quantia de R$5mil a título de danos morais, a ser corrigido monetariamente e acrescido de juros legais. A relatora foi a juíza, Dra. Margareth Cristina Becker. De acordo com a decisão, datada de 26 de abril de 2024, Manassés foi atingido em sua honra e dignidade, além do desgaste a sua imagem, configurando a lesão dos seus direitos fundamentais. (Com informações do Ipolitica)

Em Brasília, prefeito Moacyr Leite Júnior busca recursos e melhorias para Uruçuca e Serra Grande

-Foto: Divulgação

O Prefeito de Uruçuca esteve esta semana em Brasília, em audiência na Codevasf – Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco, com o Diretor de Revitalização e Sustentabilidade Socioambiental, José Vivaldo Mendonça. Moacyr tratou da pavimentação de diversas ruas do Sargi e outras ruas do Distrito de Serra Grande, da doação de tubos PEAD (polietileno de alta densidade) com 60 cm de diâmetro para resolver problema de drenagem em Uruçuca na Rua Dr. João Nascimento, e no Sargi em Serra Grande.

O Prefeito de Uruçuca também solicitou a doação de barracas padronizadas para feiras de Uruçuca e Serra Grande e a perfuração de poços artesianos nos assentamentos Rochedo e Brasil na zona rural. Ainda na Capital Federal, Moacyr se reuniu com o Chefe de Gabinete – GAB-Sedec, do Secretário Nacional Interino de Proteção e Defesa Civil, Wesley de Almeida Felinto.

Dentre os assuntos tratados, o reconhecimento da situação de emergência declarada em todo município de Uruçuca e ajuda humanitaria para atender aos afetados pela fortes chuvas que caíram na região no final do mês de abril. Moacyr solicitou providências urgentes para o pleno e ágil restabelecimento das areas afetadas e reconstrução da infraestrutura do município, pontes, estrada vicinais, dentre outros. Segundo Weslei Felinto, os pleitos do município de Uruçuca estão sendo analisados para liberação de recursos.

Prazo para regularizar ou emitir de título de eleitor termina nesta quarta-feira (8)

Prazo para regularizar ou emitir de título de eleitor termina nesta quarta-feira (8)
-Foto: Reprodução

Os eleitores que possuem pendências na regularização ou precisam emitira o seu primeiro título de eleitor devem se apressar para concluir o serviço. Isso porque, encerra nesta quarta-feira (8), às 14h, o prazo para quitarem os déficits com a Justiça Eleitoral. Após essa data, serviços como atualização de dados pessoais, transferência de município ou local de votação ficam indisponíveis.

Para resolver o impasse, os eleitores contam com dois canais de atendimento: presencial ou autoatendimento eletrônico. Para a primeira modalidade, o agendamento pode ser feito pela internet. Já em relação à segunda, basta o eleitor acessar o site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Para emitir ou regularizar o título de eleitor, é preciso apresentar um documento oficial de identidade com foto ou certidão de nascimento/casamento, comprovante de residência em nome do requerente, comprovante de quitação com a Justiça Eleitoral e, para os homens, comprovante de quitação do serviço militar. (Bahia.ba)

Ex-secretário de Belmonte é sequestrado e tem carro incendiado

-Foto: Reprodução/Radar News

O ex-secretário de Administração de Belmonte, Elton Matos de Menezes, 45 anos, foi vítima de sequestro e teve o carro incendiado na manhã desta quarta-feira (8), na zona rural do município. De acordo com a polícia, Elton seguia pela rodovia que liga os distritos de Barrolândia e Petrolândia quando foi abordado por três bandidos em um Gol preto.

Os criminosos o renderam, o colocaram no porta-malas do próprio veículo e o abandonaram na mesma estrada pouco tempo depois. O carro de Elton, um Mitsubishi ASX, foi encontrado pela polícia na mesma manhã, próximo ao distrito de Ponto Central, completamente queimado.

Testemunhas que viram a vítima caminhando pela estrada sem camisa e com as mãos amarradas acionaram a polícia. Elton foi encaminhado para uma unidade de saúde, onde recebeu atendimento médico para o ferimento no braço direito e o abalo emocional. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil. (Radar News)

Sobe para 100 o número de mortos após enchentes que atingem o RS

-Foto: Amanda Perobelli/ Reuters

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul atualizou para 100 o número de mortos em razão dos temporais que atingem o estado. O boletim divulgado na manhã desta quarta-feira (8) ainda aponta que há outros 4 óbitos sendo investigados. O estado registra 128 desaparecidos e 372 feridos. Há 230,4 mil pessoas fora de casa.

Desse total, são 66,7 mil em abrigos e 163,7 mil desalojados (pessoas que estão nas casas de familiares ou amigos). O RS tem 417 dos seus 497 municípios com algum relato de problema relacionado ao temporal, com 1,4 milhão pessoas afetadas.

A previsão de chuva para a partir da metade desta semana em áreas já castigadas por temporais volta a deixar o estado em alerta. Imagens feitas pelo satélite Amazônia 1, operado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), e obtidas com exclusividade pelo g1 mostram uma visão em escala do antes e depois da maior tragédia do Rio Grande do Sul.

O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB), recomendou que moradores dos bairros Cidade Baixa e Menino Deus deixem a região. O aviso foi feito na tarde desta segunda-feira (6), após a água começar a subir no local. A Arena do Grêmio, em Porto Alegre, afirmou que não tem mais estrutura para acolher desabrigados.

Além do gramado alagado, a administração afirma que está sem água e luz e, por isso, faz o translado de mais de 300 pessoas a abrigos municipais. Hospitais de campanha foram montados pelo governo federal para auxiliar pessoas feridas e desabrigadas. No momento, os municípios de Estrela, Canoas e São Leopoldo foram contemplados pelas estruturas. (Com informações do BN)

Duas mulheres foram sequestradas e assassinadas a tiros no interior da Bahia

-Foto: Redes Sociais
-Foto: Redes Sociais

Os corpos de duas mulheres foram encontrados com marcas de tiros na zona rural do município de Gavião, a cerca de 250 km de Salvador. De acordo com informações da Polícia Civil, as vítimas foram identificadas como Bruna Gonçalves Simões e Jozilma Lima dos Santos. As idades delas não foram reveladas.

Os corpos delas foram encontrados por populares na região. Informações apuradas pela produção da TV Bahia indicam que Bruna e Jozilma foram sequestradas, em endereços diferentes, na cidade de Conceição do Coité. O local onde os corpos foram encontrados e elas foram sequestrados são distantes cerca de 74 km.

O Departamento de Polícia Técnica (DPT) foi acionado para realizar perícia e encaminhar os corpos das mulheres para o Instituto Médico Legal (IML), onde vão passar por perícia. O caso é investigado pela delegacia de Gavião. (G1)

Uruçuca: Em Salvador, prefeito Moacyr Leite solicita melhorias nas rodovias BA-262/BA-653

-Foto: Divulgação

O Prefeito se Uruçuca, Moacyr Leite Júnior,  esteve está semana em Salvador, na Superintendência de Infraestrutura de Transportes da Bahia, junto ao Diretor-Superintendente Saulo Pontes, para buscar melhorias na Rodovia BA-262 (Uruçuca x Ilhéus), sobretudo árvores e buracos na estrada.  Moacyr também solicitou melhorias na Rodovia BA-653 (Uruçuca x Serra Grande) junto ao Consórcio de Desenvolvimento Litoral Sul (CDSLS), para “assegurarmos ao povo da nossa Zona Rural, uma estrada digna e segura para tráfego, principalmente em períodos mais chuvosos”

Sobe para 83 número de mortes na tragédia ambiental do Rio Grande do Sul

Sobe para 83 número de mortes na tragédia ambiental do Rio Grande do Sul
-Estado tem 111 pessoas desaparecidas.

O número de mortes confirmadas decorrentes das fortes chuvas que caem no Rio Grande do Sul subiu para 83 e outros quatros óbitos estão em investigação para confirmar se há relação com os eventos meteorológicos da última semana. Os dados constam no boletim da Defesa Civil estadual atualizado às 9h desta segunda-feira (6). No momento, o número de desaparecidos chega a 111 pessoas.

Ao todo, são 345 municípios gaúchos atingidos pelos temporais, com mais de 850,4 mil pessoas afetadas. O estado contabiliza 21.957 pessoas desalojadas. Além disso, o levantamento aponta que 19.368 pessoas estão temporariamente em abrigos e há 276 feridos.

ÁGUAS

A Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura do Estado do Rio Grande do Sul (Sema/RS) tem atualizado de hora em hora o nível do Lago Guaíba. Às 9h, desta segunda-feira (6), o nível das águas estava em 5,29 m, em Porto Alegre, capital do estado. O registro mostra a queda de 2 centímetros do maior nível do Guaíba da história, quando atingiu, neste domingo (5), 5,31 m de profundidade às 16h. A medição foi feita por régua automática da secretaria.

O governo do Estado também tem monitorado, em parceria com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e do Operador Nacional do Sistema (ONS), a situação das demais barragens gaúchas.

INFRAESTRUTURA

O governo do Rio Grande do Sul também informou a situação do fornecimento dos serviços de infraestrutura no estado, como os de energia elétrica, água e telefonia, além do funcionamento de escolas da rede estadual e sobre os bloqueios em rodovias estaduais.

O estado ainda tem cerca de 435,2 mil consumidores sem luz, sendo 175.252 clientes da distribuidora de energia do Grupo Equatorial Energia (CEEE Equatorial) e outras 260 mil unidades consumidoras abastecidas pela Rio Grande Energia (RGE Sul).

O boletim informa que 884,8 mil clientes da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) estão sem abastecimento de água tratada.

Em relação à de serviços de telecomunicações (telefonia e internet), dezenas de municípios estão sem sinal, distribuídos conforme as operadoras prestadoras dos serviços: Tim: 32 municípios sem sinal; Vivo: 40 municípios; Claro: 24 municípios sem serviços de telefonia e internet.

TRANSPORTES

Nesta segunda-feira (6), às 9h, 102 trechos em 58 rodovias apresentavam bloqueios totais e parciais, entre estradas e pontes, conforme informações do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer). Os dados compreendem as rodovias estaduais e as concedidas ao setor privado. As pessoas que precisam se deslocar pelas estradas devem consultar o mapa das rodovias gaúchas atualizado em tempo real neste site.

O Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, segue com as operações suspensas por tempo indeterminado. A concessionária Fraport, que administra o aeroporto, informa que segue em contato com a Defesa Civil, autoridades e companhias aéreas para acompanhar e avaliar a situação. Não há previsão de retomada. O terminal de passageiros está fechado, sem presença de passageiros. Os aeroportos das cidades de Passo Fundo, Caxias do Sul, Pelotas e Santo Ângelo estão operando, mas podem ser impactados pelas condições meteorológicas no estado.

A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) reforçou, nesta segunda-feira, que as empresas aéreas cancelaram todos voos com origem e/ou destino para Porto Alegre e flexibilizaram as regras de remarcação e reembolso. A orientação é que os passageiros entrem em contato com a companhia aeroportuária para remarcação ou reembolso dos bilhetes para a capital gaúcha. D’Agência Brasil

Sindicato critica fechamento da agência do Bradesco em Itajuípe

-Foto: Reprodução

O Sindicato dos Bancários de Itabuna e Região emitiu nota de repúdio à decisão do Bradesco de fechar a única agência do banco em Itajuípe. Segundo a entidade de classe, a unidade atende a mais de 4 mil clientes, que serão obrigados a buscar atendimento em Itabuna. Para o Sindicato, o Bradesco prioriza os lucros em detrimento do atendimento à população.

Sem o banco, o município passará a contar apenas com uma agência de outra empresa e uma cooperativa financeira. “Diante dessa realidade, é crucial buscar alternativas para a manutenção da agência, que há 50 anos presta serviços à comunidade local”, dizem os bancários, em nota. A entidade promete uma série de manifestações contra a direção do Bradesco, que também anunciou o fechamento de agência em Ilhéus. (Com informações do Pimenta)

Putin toma posse para quinto mandato como presidente da Rússia

Putin toma posse para quinto mandato como presidente da Rússia
-Foto: Divulgação

Vladimir Putin tomou posse nesta terça-feira, 7, em uma grande cerimônia no Kremlin, para seu quinto mandato como presidente da Rússia, onde tem um poder sem precedentes diante de uma oposição asfixiada. “Juro (…) respeitar e proteger os direitos e liberdades, respeitar e proteger a Constituição, a soberania, a independência, a segurança e a integridade do governo”, declarou o presidente de 71 anos.

Em seu discurso de posse, Putin declarou aos seus compatriotas que “juntos” vencerão e que o país sairá “fortalecido” do atual período “difícil”. “Somos uma nação grande e unida. Juntos, vamos superar todos os obstáculos, vamos concretizar tudo que foi planejado. Juntos, venceremos”.

Primeiras câmeras de segurança são instaladas em fardas de policiais militares de Salvador

Foto: Thauane Maria/GOVBA

As câmeras corporais, começaram a ser implantadas nas fardas dos policiais militares de Salvador nesta terça-feira (7). De acordo com a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), nesta primeira etapa 448 Equipamentos de Proteção Individual (EPI) serão usados pelos agentes lotados em três bairros da capital baiana.

Segundo a SSP-BA, as 448 câmeras serão distribuídas em policiais lotados nos bairros de Pirajá, Tancredo Neves e Liberdade. Os três locais foram estabelecidos por serem as unidades com maior número de atendimentos de ocorrência na capital baiana.

Essa é a apenas a primeira fase da implementação dos EPI’s. Nas próximas, as outras centenas de câmeras serão incorporadas nas fardas das polícias Civil e Técnica e do Corpo de Bombeiros. Ao todo, são a Bahia já tem 1.300 câmeras, sendo que 200 foram cedidas pelo Ministério Público do Estado (MP-BA) e locadas pelo governo do estadual. Até o final do ano, a empresa que venceu a licitação deverá entregar 3.300 aparelhos.

Homem é preso após forjar o próprio sequestro e tentar extorquir a família na Bahia

Suspeito de forjar o próprio sequestro
Suspeito de forjar o próprio sequestro.

Uma ocorrência registrada como desaparecimento de um homem no município de Brumado evoluiu para extorsão mediante sequestro e finalizou com o flagrante da suposta vítima. As equipes da 20ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Brumado) e 10ª Coorpin/Vitória da Conquista desarticularam o sequestro forjado pelo próprio suposto sequestrado, no sábado (4).

A companheira do suspeito registrou o seu desaparecimento, na Delegacia Territorial (DT/Brumado), na quinta-feira (2), após o homem não retornar do trabalho. Em seguida, familiares e amigos receberam uma foto da suposta vítima amordaçada com mensagens exigindo valores para o resgate.

Diligências investigativas realizadas com o apoio da Coordenação de Apoio Técnico à Investigação (Cati/Sudoeste) e do Núcleo de Inteligência da 10ª Coorpin / Vitória da Conquista, identificaram e foram ao imóvel, onde seria o cativeiro. Entretanto, no local foram informados que o suspeito era namorado de uma das moradoras da casa, chegou lá no dia do desaparecimento e não estava sequestrado.

No desdobramento das investigações, os policiais encontraram o suspeito em uma propriedade no distrito de Bate Pé, em Vitória da Conquista, onde ele foi preso. O homem foi autuado em flagrante por crime de extorsão. Ele passou por exames de lesões e segue à disposição da Justiça. (Com informações do Correio 24hs)