Ubaitaba Urgente

Ibirapitanga: Juiz Eleitoral indeferiu três alistamentos por suspeita de fraude

Juiz Eleitoral indeferiu três alistamentos por suspeita de fraude
Foto: Interiorano/Arquivo

Nesta terça-feira, 21, o juiz eleitoral de Ibirapitanga, Dr. Carlos Eduardo da Silva Camilo, indeferiu três requerimentos de alistamento eleitoral devido a indícios de fraude. A decisão foi comunicada por meio de um edital e já é de conhecimento do Ministério Público Eleitoral, que irá investigar os casos.

Os três eleitores em questão procuraram o cartório eleitoral para transferir seu domicílio eleitoral para Ibirapitanga, localizada no sul da Bahia. No entanto, após análise, foram detectadas irregularidades nos pedidos, levando o juiz a suspeitar de uma tentativa de fraude eleitoral.

O Ministério Público Eleitoral foi prontamente informado sobre a situação e deve conduzir uma investigação detalhada para apurar as circunstâncias e possíveis responsáveis pela tentativa de manipulação do alistamento eleitoral. A decisão do juiz é um lembrete da importância de manter a integridade do processo eleitoral e de que tentativas de fraude serão rigorosamente investigadas e punidas.

Dr. Carlos Eduardo da Silva Camilo reforçou o compromisso da Justiça Eleitoral em garantir eleições limpas e transparentes, e ressaltou que todas as medidas necessárias serão tomadas para impedir qualquer tipo de fraude. A colaboração da comunidade e a vigilância contínua são fundamentais para preservar a legitimidade do processo eleitoral.

A tentativa de transferir o domicílio eleitoral para Ibirapitanga sem justificativas legítimas é um delito sério que pode comprometer a democracia local. Este episódio sublinha a necessidade de rigor na verificação de documentos e procedimentos eleitorais, assegurando que cada voto seja legítimo e que cada eleitor esteja devidamente registrado. (Com informações do Interiorano)

✔️ Participe também do nosso grupo no WhatsApp

Casal de pastores morre por complicações causadas pela covid-19 em Vitória da Conquista

Pastora Chirlene Barbosa e o Pastor Carlos Lúcio.
Pastora Chirlene Barbosa e o Pastor Carlos Lúcio.

Um casal de pastores morreu no Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGV) por complicações causadas pela covid-19. Eles eram responsáveis pela Igreja Evangélica Ide Por Todo Mundo, no bairro da Patagônia. A pastora Chirlene Barbosa dos Santos e o pastor Carlos Lúcio deram entrada no HGVC em 4 de abril.

Eles faleceram, respectivamente, na quarta (15) e na quinta-feira (16). Uma fonte próxima ao casal disse em entrevista ao jornal CORREIO que eles não se vacinaram contra a doença. “Infelizmente, faziam parte dos líderes evangélicos iludidos pelo negacionismo político”, disse a fonte que preferiu não se identificar.

De acordo com essa fonte, em Vitória da Conquista diversos evangélicos morreram vítimas da covid por não terem se vacinado por conta do discurso propagado nas igrejas. Ele disse ainda que essa é uma realidade não apenas da cidade do sudoeste baiano, mas de todo o país.

“No Brasil, temos 33% de evangélicos e a maioria esmagadora não se vacinou devido a uma ideia política. Essas pessoas que não morreram vão ser os incubadores do vírus em uma possível nova onda”, alertou. (As informações são do Correio 24 horas)

Ubaitaba: Faisqueira realiza Caminhada Maio Laranja

Faisqueira realiza Caminhada Maio Laranja
-Foto: Divulgação

Faisqueira também fez bonito na Caminhada em alusão ao “18 de Maio” “Campanha de Enfrentamento ao Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes”. A caminhada aconteceu nessa manhã de terça-feira,21, no centro do distrito. Participaram as escolas municipais e equipe do Social: Cras, Creas, Programa Primeira Infância, Conselho Tutelar e os vereadores Robinho e Binho.

Faisqueira realiza Caminhada Maio Laranja
-Foto: Divulgação

O objetivo dessa caminhada é chamar atenção para a campanha e convocar a sociedade a participar e denunciar abusos contra as nossas crianças e adolescentes. Além de conscientizar os pequeninos! Isso é a Prefeitura de Ubaitaba, trabalhando em casa cantinho da cidade!

Uruçuca: Em Brasília, prefeito Moacyr discute demandas do município na CODEVASF

Em Brasília, prefeito Moacyr discute demandas do município na CODEVASF
-Foto: Reprodução

O Prefeito de Uruçuca, Moacyr Leite Júnior, esteve na Codevasf – Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba, agência governamental ligada ao Ministério de Integração e do Desenvolvimento Regional em Brasília, acompanhado da Presidente da Câmara de Vereadores, Magnólia Barreto, e comitiva composta pelos vereadores da base, Vice-Prefeito, Dinho Argolo, Vices-Prefeitos de honra, Marcelo Dantas e Américo Melo, e membros do executivo.

A visita foi recepcionada pelo Diretor da Área de Revitalização e Sustentabilidade Socioambiental, José Vivaldo Mendonça, e diversas pautas relacionadas ao desenvolvimento do município foram discutidas, entre elas, a Pavimentação do Sargi e de algumas ruas da vila; Tubos de drenagem; Barracas padronizadas para a feira livre; Poços artesianos para o Assentamento Rochedo e Assentamento Brasil.

De acordo com o Prefeito Moacyr Leite Júnior, a visita foi muito proveitosa para o município. “Os pedidos estão encaminhados e em breve as obras iniciarão, por meio de viabilização pelo Deputado Federal Paulo Azi”, concluiu Moacyr.

Bolsonaro recorre ao TSE para buscar reversão de inelegibilidade

Bolsonaro recorre ao TSE para buscar reversão de inelegibilidade
Jair Bolsonaro (PL) – Foto: Reprodução

A defesa de Jair Bolsonaro (PL) recorreu ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para buscar a reversão da inelegibilidade do ex-presidente e de seu candidato a vice em 2022, Walter Souza Braga Netto. Os advogados do ex-presidente querem que o TSE encaminhe o pedido ao Supremo Tribunal Federal (STF).

O pedido feito pela defesa de Bolsonaro, chamado de Recurso Extraordinário, precisa ser apresentado ao TSE, que deverá verificar se há requisitos para a sua tramitação, para assim remetê-lo ao Supremo. No início deste mês, todos os ministros do TSE rejeitaram um primeiro recurso apresentado pela defesa dos dois políticos para reverter a condenação e mantiveram a inelegibilidade dos políticos.

Neste novo recurso, a defesa solicita que o presidente do TSE, Alexandre de Moraes, encaminhe o pedido ao STF para que todos os ministros do tribunal decidam juntos. Os advogados defendem que não houve usurpação ilegal, para fins eleitorais e afirmou: “Não se pode admitir que (candidatos) sejam silenciados em suas campanhas”.

Bolsonaro e Braga Netto foram declarados inelegíveis em junho do ano passado após serem condenados por abuso de poder político e econômico nas comemorações do bicentenário da Independência em 2022, na capital federal e no Rio de Janeiro. Por conta disso, os dois estão impedidos de disputar eleições até 2030.

À época, a maioria dos ministros do TSE concordou que Bolsonaro e Braga Netto transformaram os desfiles de 7 de setembro em palanque político na busca pela reeleição, custeados com dinheiro público e transmissão ao vivo da televisão estatal, às vésperas do primeiro turno da eleição.

TSE rejeita cassação de Moro com aval de Moraes e placar de 7 a 0

TSE rejeita cassação de Moro com aval de Moraes e placar de 7 a 0
-Foto: Reprodução

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) decidiu por unanimidade na noite desta terça-feira (21) rejeitar os recursos que pediam a cassação do senador Sergio Moro (União Brasil-PR). A decisão foi tomada com apoio do presidente da corte, Alexandre de Moraes, que completou o placar de 7 a 0 a favor de Moro, após mobilização nos últimos anos de aliados de Lula (PT) e de Jair Bolsonaro (PL) pela perda de mandato do ex-juiz da Lava Jato.

Moro foi alvo de recursos do PT e do PL que pediam a sua cassação sob alegação de abuso de poder econômico, uso indevido dos meios de comunicação e caixa dois nas eleições de 2022. O caso foi parar no TSE após a absolvição do senador no TRE-PR (Tribunal Regional Eleitoral do Paraná). Se fosse condena Moro poderia perder o mandato e se tornar inelegível a partir de 2022, o que o impossibilitaria de concorrer a pleitos até 2030. Além disso, seriam realizadas novas eleições para a cadeira do Senado.

Adolescente é suspeito de matar pais e irmã em casa na zona oeste de São Paulo

Adolescente é suspeito de matar pais e irmã em casa na zona oeste de São Paulo
Foto: Werther Santana/Estadão / Estadão

Um adolescente de 16 anos foi apreendido sob suspeita de ter matado os pais e a irmã dentro da casa onde a família vivia. De acordo com a Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP), o caso foi registrado na Vila Jaguara, zona oeste da capital paulista. Conforme a investigação, policiais militares foram acionados neste domingo, 19, pelo próprio adolescente, que teria confessado ter cometido o crime contra a própria família na sexta-feira, 17.

O adolescente foi conduzido à delegacia e, posteriormente, à Fundação Casa. Até esta segunda, 20, o suspeito não tinha defesa constituída para o caso. “O menor relatou que usou a arma do pai, um GCM (guarda civil metropolitano) de 57 anos, para cometer os crimes contra ele, a irmã, de 16, e a mãe, de 50”, disse a pasta.

Segundo a polícia, a arma e o celular do menor foram apreendidos e a perícia acionada. O caso foi registrado como “ato infracional de homicídio – feminicídio, ato infracional de posse ou porte ilegal de arma de fogo e ato infracional – vilipêndio a cadáver (ofensa grave que viola o respeito aos mortos)” no 33° DP (Pirituba). (O Estadão)

Prefeitura de Aurelino Leal e Barbearia se unem para levar dignidade aos alunos

Prefeitura de Aurelino Leal e Barbearia se unem para levar dignidade aos alunos
-Foto: Divulgação

A Prefeitura Municipal de Aurelino Leal, por meio da Secretaria Municipal de Educação, iniciou uma parceria inovadora com uma barbearia local, visando proporcionar cuidados essenciais aos alunos de baixa renda. Essa iniciativa tem como objetivo oferecer cortes de cabelo gratuitos aos estudantes que não têm condições de realizar esse serviço regularmente.

Com isso, busca-se não apenas restaurar a fisionomia física dos alunos, mas também elevar sua autoestima e bem-estar emocional. O responsável pelos cortes de cabelo é o barbeiro Sr. Maurício, conhecido como “Liu Cabeleireiro”. Liu traz consigo não apenas habilidades técnicas, mas também uma sensibilidade especial para entender as necessidades e desejos dos alunos.

Prefeitura de Aurelino Leal e Barbearia se unem para levar dignidade aos alunos
-Foto: Divulgação

Para a Secretaria Municipal de Educação, essa parceria vai além de cuidados estéticos; é uma forma de demonstrar o compromisso e a preocupação com o bem-estar integral dos alunos. Acredita-se que ao garantir que todos os estudantes tenham acesso a esse serviço básico, a comunidade escolar se tornará mais inclusiva, solidária e fortalecida.

Essa iniciativa reflete o comprometimento da Prefeitura de Aurelino Leal em promover uma educação de qualidade, onde cada aluno seja valorizado e tenha suas necessidades atendidas. O programa de cortes de cabelo gratuitos é mais um passo de uma série de ações planejadas e executadas para proporcionar um ambiente escolar mais acolhedor e igualitário para todos.

Agricultora de 54 anos morre vítima de espancamento em Feira de Santana

Agricultora de 54 anos morre vítima de espancamento em Feira de Santana
-Foto: Reprodução

Uma mulher, de 54 anos, morreu vítima de espancamento em Feira de Santana. A vítima, identificada como Zenilda Barbosa da Costa, chegou a ser levada a uma unidade de saúde e depois encaminhada para o Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), mas não resistiu, vindo a óbito na madrugada deste domingo (19).

Segundo o Acorda Cidade, a vítima era agricultora e residia na Fazenda Buqueirão, distrito de Maria Quitéria, zona rural do município. Quando chegou no hospital, a mulher apresentava lesões na face e na região cervical. O corpo foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT). Não há informações sobre a autoria e a motivação do crime.

Aurelino Leal: Projeto Te Ama realiza evento em comemoração ao Dia das Mães

A equipe do Projeto Te Ama realizou recentemente mais um encontro que aconteceu na Câmara Municipal de Vereadores de Aurelino Leal. Desta vez o encontro foi para comemorar o Dia das Mães. Esse é o terceiro encontro da turma. O projeto tem como parceiro o Deputado Estadual Raimundinho da JR.

O objetivo do projeto que já se tornou uma Associação sem fins lucrativos, é cuidar exclusivamente de crianças, adolescentes e adultos autistas do município. A idealizadora desse projeto é a ex-prefeito Liu Andrade. “Esse projeto nasceu em mim após presenciar o sofrimento de muitas mães que tem crianças autistas. Após presenciar tudo isso foi brotando dentro de mim um desejo de criar o projeto, que hoje já é um sucesso na cidade”, disse Liu Andrade.

Essa projeto já teve um grande avanço no município, já que foi colocado na Câmara um Projeto de Lei em pro das crianças autistas do município. O projeto foi aprovado por unanimidade pelos vereadores, e em breve vai virar Lei em Aurelino Leal. O projeto Te Ama tem como madrinhas Liu Andrade, e as vereadoras Rosana Fontes e Patrícia Sanches. A presidente é Milau Silva e a vice presidente é Brisa. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)

Uruçuca: Prefeito Moacyr Leite vistoria obras de pavimentação em Serra Grande

Prefeito Moacyr Leite vistoria obras de pavimentação em Serra Grande
-Foto: Divulgação

O Prefeito de Uruçuca, Moacyr Leite Jr., acompanhado pelos engenheiros civis Marcos Teles e Nelson Farias e o Diretor de Turismo, Neri Góes, estiveram presentes na última semana, nas obras de pavimentação da Rua da Seringa e suas travessas, Rua Robcal e o complemento da Rua do Campo, em Serra Grande, distrito de Uruçuca. Durante a visita, o prefeito se dedicou a entender os detalhes da obra, interagiu com os moradores e a equipe de trabalho, e reafirmou o compromisso da gestão com o bem-estar da população.

Prefeito Moacyr Leite vistoria obras de pavimentação em Serra Grande
-Foto: Divulgação

Ele destacou a importância do calçamento ao dizer: “É muito incômodo ter ruas de terra, pois durante as chuvas se transformam em lama e, nos dias ensolarados, em poeira. Por isso, estamos empenhados em garantir que a comunidade tenha condições de ir e vir de maneira confortável”, ressaltou. A Prefeitura de Uruçuca está realizando o calçamento das ruas em Serra Grande e em breve estenderá esse benefício ao bairro praiano do Sargi, demonstrando o compromisso contínuo com o desenvolvimento e bem-estar de toda a população.

Ebrahim Raisi, presidente do Irã, morre em queda de helicóptero

Ebrahim Raisi, presidente do Irã - (X/RAISI_COM)
Ebrahim Raisi, presidente do Irã – (X/RAISI_COM)

O presidente iraniano, Ebrahim Raisi, morreu aos 63 anos na queda de um helicóptero, confirmou o Ministério das Relações Exteriores do Irã nesta segunda-feira (20). Raisi, que foi eleito em 2021 e tinha mandato até 2025, era a segunda pessoa mais importante do Irã, atrás apenas do aiatolá Ali Khamanei, líder supremo do país e de quem o atual presidente era um protegido e possível sucessor.

Segundo o blog da Sandra Cohen, a morte de Raisi deve disparar uma disputa feroz pelo cargo. Segundo a imprensa oficial iraniana, o helicóptero caiu numa região montanhosa do Irã em razão das más condições climáticas durante um voo que transportava Raisi e outras autoridades que voltavam do Azerbaijão.

A queda da aeronave ocorreu entre as aldeias de Pir Davood e Uzi, na província iraniana de Azerbaijão Oriental, cerca de 600 km a noroeste de Teerã, a capital iraniana. Além de Raisi, a queda matou o chanceler do Irã, Hossein Amirabdollahian.
A aeronave transportava, ainda, Malek Rahmati, governador da província iraniana do Azerbaijão Oriental, e Hojjatoleslam Al Hashem, líder religioso.

QUEM ERA EBRAHIM RAISI

Ebrahim Raisi foi eleito em 1º turno em 2021 para um mandato de quatro anos, numa eleição com abstenção recorde e da qual vários adversários foram impedidos de participar pelo Conselho de Guardiães da Constituição.

Entre os que haviam sido impedidos de participar da corrida eleitoral estavam o ex-presidente Mahmoud Ahmadinejad, o ex-presidente do Parlamento Ali Larijani, o atual vice-presidente Es-Hagh Jahanguiri e o reformista Mostafa Tajzadeh.

Na década de 1980, Raisi participou das chamadas comissões da morte, que levaram à execução de cerca de 5 mil militantes opositores que se voltaram contra o regime dos aiatolás. Em 2019, os Estados Unidos impuseram sanções a Raisi por conta da participação dele nas mortes.

Em 2022, já sob Raisi, o governo iraniano reagiu com violência à onda de protestos que pediam justiça por Mahsa Amini, uma jovem que morreu três dias após ser presa por não usar adequadamente o véu em local público (veja no vídeo abaixo). Mais de 500 manifestantes foram mortos nos protestos, segundo a Agência de Notícias de Ativistas de Direitos Humanos (Hrana).

Na ocasião, Raisi afirmou que o Irã deveria “lidar de forma decisiva com aqueles que se opõem à segurança e à tranquilidade do país”. No plano internacional, o Irã viveu um escalada de tensão com Israel. Em 1º de abril, sete membros da Guarda Revolucionária Iraniana foram mortos num ataque à embaixada do Irã na Síria. Em resposta, em 13 de abril, o Irã lançou um ataque contra Israel, que retaliou em 18 de abril. (G1)

Cantor de Aurelino Leal é morto com golpes de facão em Ibiaçú; polícia acredita em latrocínio

Carlos Moura - O Brabo do Brega.
Carlos Moura – O Brabo do Brega.

Um cantor de Aurelino Leal foi assassinado com golpes de facão no início da tarde deste domingo em Ibiaçu. A vítima chegou a ser socorrida pelo SAMU para o Hospital de Ubaitaba, mas não resistiu e foi a óbito na unidade hospitalar. O cantor foi identificado como sendo Carlos Moura, que morava no Bairro Esquenta Pandeiro.

Carlos Moura foi encontrado agonizando em uma roça de cacau, próximo ao distrito de Ibiaçú, no município de Maraú. Ele sofreu um profundo corte de facão no pescoço. Um áudio que circula nos grupos de WhatsApp diz que antes de perder a consciência, Carlos relatou para populares que trafegava com sua moto de Faisqueira para Ibiaçú, quando resolveu dar carona a um homem que caminhava na estrada.

Durante o trajeto, o referido homem mandou que ele [Carlos] entrasse com sua moto em uma estrada vicinal, chegando lá o assalto foi anunciado e logo em seguida Carlos recebeu um golpe de facão na parte de traz do pescoço. A moto do cantor já foi recuperada pela Polícia Militar, mas até o momento ninguém foi preso. A polícia acredita em latrocínio, matar para roubar. O corpo de Carlos foi levado para o DPT da cidade de Ilhéus para necropsia. No TikTok e no Kwai, Carlos era conhecido como o ‘Brabo do Brega’. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)

Ubatã: Prefeito Tinho reafirma pré-candidatura à reeleição

Tinho reafirma pré-candidatura
-Tinho reafirma pré-candidatura.

Tinho concedeu entrevista na manhã da última sexta-feira, 17, ao programa Enfoque Geral, da Ubatã FM. Acompanhado de vereadores, secretários, pré-candidatos a vereador e de mais de uma centena de apoiadores, o gestor detalhou o andamento das obras, o rateio dos precatórios do Fundef para os professores e reafirmou sua pré-candidatura.

O chefe do executivo falou sobre o andamento de todas as obras que estão sendo tocadas no municipío. Lembrou das pavimentações no Relíquia, Dois de Julho e Bica, ressaltou que a obra do Mercado Municipal segue e que o cais da Beira Rio retorna na segunda-feira, 20. O gestor ainda anunciou que o Hospital Cesar Monteiro Pirajá será entregue em julho.

”Sempre tivemos diálogo aberto com a categoria. A APLB juducializou a questão sem nos ouvir. A nossa gestão sempre valorizou os professores e concedeu mais de 50% de aumento para a categoria durante o nosso mandato”, destacou o gestor, destacando ainda que o recurso do Fundef será utilizado conforme define a Lei e entende a Justiça. “Os professores podem ficar tranquilos. Vamos agir com segurança jurídica”, ressaltou.

Tinho ainda reafirmou a sua pré-candidatura à reeleição, destacou que é natural que haja outras pré-candidaturas, mas pontuou que o caminho natural em na política é que o prefeito busque a reeleição. (Com informações Ubatã Notícias)

Ipiaú: Árbitro é agredido por atleta durante partida de Futebol

Árbitro é agredido por atleta durante partida de Futebol
-Foto: Redes Sociais

Na manhã deste domingo, 19 de maio, durante uma partida de futebol no estádio Pedro Caetano, em Ipiaú, foi registrado um lamentável episódio de violência durante o jogo entre as equipes do Juventude e Avenida pelo Campeonato da Cidade.

O incidente ocorreu quando o atleta do Juventude, que já havia recebido um cartão amarelo anteriormente, cometeu outra infração, levando à sua expulsão. Inconformado com a decisão, o jogador desferiu um soco no rosto do árbitro José Domingos Dias, da cidade de Barra do Rocha.

A Polícia Militar, que estava presente para garantir a segurança do evento, interveio rapidamente, detendo o agressor e encaminhando-o à delegacia local. O árbitro, por sua vez, foi levado de ambulância para o Hospital Geral de Ipiaú, onde recebeu atendimento médico. Após ser liberado, ele também compareceu à delegacia para registrar a ocorrência.

Em declaração ao Giro em Ipiaú, o Diretor de Esportes do Município de Ipiaú, Givaldo Nascimento, expressou sua indignação com o ocorrido e afirmou que o atleta deverá ser punido pela organização da competição. Ele destacou que a violência não pode ser tolerada no esporte e que todas as medidas necessárias para que episódios como esse não se repitam serão tomadas. (Com informações do Giro Ipiaú)

Produtor rural de 66 anos morre após carro capotar na zona rural de Itaquara

Produtor rural de 66 anos morre após carro capotar na zona rural de Itaquara
Foto: Blog do Marcos Frahm

Um homem de 66 anos, Antônio da Silva, produtor rural, natural de Jaguaquara, no Sudoeste baiano, morreu vítima de um acidente com o carro que ele conduzia em uma ladeira, estrada vicinal, localidade de Riacho do Silva, perímetro do município de Itaquara, na manhã deste domingo (19).

De acordo com o Blog do Marcos Frahm, os moradores da localidade informaram que o homem tentava colocar o veículo Fiat Palio para funcionar no tranco, quando perdeu o controle da direção e o veículo precipitou-se na ladeira, e por pouco não atingiu motos que faziam trilha na região e trafegavam à frente.

Uma equipe do Departamento de Polícia Técnica de Jequié esteve no local e providenciou o encaminhamento do cadáver ao IML, no início da tarde. No carro, foram encontrados maracujá e pertences pessoais. A vítima era bastante conhecida por moradores da localidade, tendo afirmado que o produtor não ingeria álcool.

Governo da Bahia lança edital de apoio financeiro para prefeitura na realização de festas juninas

Governo da Bahia lança edital de apoio financeiro para prefeitura na realização de festas juninas
Foto: Reprodução

O Governo da Bahia iniciará na segunda-feira, 20 de maio, as inscrições para a Seleção Pública que irá prestar apoio financeiro às prefeituras baianas para a realização das festas juninas no interior do estado. O edital tem o objetivo de viabilizar a realização de Festas Juninas no período de 06 de junho a 06 de julho de 2024 e será dividido em cinco grupos, com valores entre R$ 70 mil e R$ 600 mil.

As inscrições devem ser feitas presencialmente, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 20h, no Protocolo Central da Superintendência de Fomento ao Turismo do Estado da Bahia – SUFOTUR, no Centro Administrativo da Bahia. Serão observados critérios como geração de fluxo turístico, presença digital dos festejos e valorização da cultura junina local.

Entre as exigências estão a prova de regularidade fiscal e as demonstrações contábeis do exercício anterior – Balanço Sintético Patrimonial, Financeiro e Orçamentário. O edital veta a participação de cidades que estejam em Estado de Emergência, calamidade ou outra situação que impacte na saúde financeira do município durante todo o período da referida Seleção Pública.

AUDIÊNCIA PÚBLICA: População relata: “A Cachoeira da Usina de Taboquinhas é do povo”

Na noite desta quarta-feira (15/05), a Prefeitura Municipal, juntamente com a Câmara de Vereadores, realizaram uma importante audiência pública para ouvir a população sobre o balneário da Cachoeira da Usina de Taboquinhas, que há mais de 80 anos faz uso público e coletivo do espaço.

Com grande presença dos moradores de Taboquinhas, Água Fria, Rua de Palha e Zona Rural o encontro trouxe importantes depoimentos dos moradores que vivenciaram a história da Cachoeira da Usina. Os relatos com riquezas de detalhes revivem a história e fortalecem os laços da população com a cachoeira.

A transformação da área em uma Área de Preservação Ambiental, como proposto pelo prefeito Antônio de Anízio, é um passo crucial para garantir que a Cachoeira da Usina permaneça acessível e protegida para as futuras gerações. É nosso dever assegurar que essa medida seja efetivada, preservando não apenas o meio ambiente, mas também a memória e os laços comunitários que estão intrinsecamente ligados a esse espaço.

ACOMPANHE ALGUNS REALATOS: 

O senhor Domingos Alves, conhecido como Domingo Preto, de 84 anos, morador antigo de Taboquinhas, realizou um lindo depoimento, ralatando detalhes do início da instalação da hidrelétrica, que aconteceu em 1951, na gestão do prefeito Delmurio Vieira dos Santos. Seu Domingos falou dos materiais que foram utilizados para a construção da hidrelétrica, de onde vieram as madeiras dos postes da rede elétrica colocados em Taboquinhas, como era a energia e todas as formas como a população utilizava a Cachoeira.

O Professor José Washington Sampaio, também morador antigo, ex administrador distrital, conhecedor da história da usina, disse inclusive saber das divisas dos proprietários próximos a ela, e garantiu que, o local há mais de 8 décadas já era usado por toda população de Taboquinhas.

O senhor Itamar, filho de Divá, funcionário público na época e responsável por cuidar da usina, na qual foi morador, também garantiu que a área da Cachoeira sempre foi de uso popular, sendo utilizada para o banho, pesca e para utilidade pública, fornecendo energia elétrica e água para a comunidade.

Muitos outros depoimentos aconteceram de moradores e moradoras antigas, e de forma unânime todos garantem que a Cachoeira da Usina sempre foi usada pelos moradores de Taboquinhas. A audiência pública reuniu moradores de Taboquinhas, Rua de Palha, Água Fria e zona rural, pessoas de várias gerações que continuam fazendo uso da Cachoeira. Presentes também funcionários públicos; lideranças políticas, culturais e religiosas e Câmara de Vereadores. Para fechar a audiência, todos em uma só voz declararam “O BALNEÁRIO DA CACHOEIRA DA USINA É DO POVO”.

Justiça libera cerca de 230 presos por superlotação em prisão de Itajaí, em Santa Catarina

- Foto: Thiago Toscani/Arquivo NSC TV
– Foto: Thiago Toscani/Arquivo NSC TV

A Justiça de Santa Catarina determinou a soltura antecipada de cerca de 230 presos que cumprem pena no Complexo Penitenciário de Itajaí (a 94 km de Florianópolis), por conta da superlotação na unidade. A decisão da juíza Claudia Ribas Marinho foi publicada na sexta-feira (10) e vale apenas para detentos do regime semiaberto que têm direito ao benefício até fevereiro de 2025. Conforme a portaria, os presos devem deixar a unidade até segunda-feira (20).

No despacho, a magistrada afirma que a decisão busca resolver a lotação de presos do complexo. De acordo com o Tribunal de Justiça, o complexo prisional tem capacidade para abrigar 1.864 presos, mas acondiciona 2.535 -ou seja, 35% acima da capacidade. Segundo o tribunal, a portaria atende a uma Ação Civil Pública do Ministério Público Estadual que busca interditar a ala masculina do complexo.

O órgão afirmou ainda que não tem o número correto de quantos detentos já foram soltos após a determinação: “Compete aos estabelecimentos prisionais a realização das solturas”. A SAP (Secretaria de Estado da Administração Prisional e Socioeducativa) confirmou ter sido notificada da decisão, mas não informou quantos presos já foram soltos por causa da portaria recém-publicada.

A secretaria destacou que considera a decisão para tentar resolver a superlotação na unidade e que a medida já foi adotada em portarias anteriores, em junho e outubro de 2023. A SAP afirmou que a construção de novas vagas ao regime semiaberto no Vale do Itajaí estão previstas em seu planejamento estratégico, mas não disse se há data da abertura de novas vagas.

NOVO BOLETIM: Cantor Binho Alves tem melhora, mas continua internado no Hospital de Base em Itabuna

Cantor Binho Alves continua internado no Base.
Cantor Binho Alves continua internado no Base.

Um novo boletim médico foi divulgado no final da tarde desta quinta-feira (16), informando sobre o real estado de saúde do cantor Binho Alves. No boletim foi constatado por exames que além de ferimentos leves, o artista acabou fraturando uma das vértebras lombar, e está com dois coágulos na cabeça que estão sendo tratados com medicamentos.

Binho Alves caiu do telhado de sua casa, na última quarta-feira (15). De início o cantor foi socorrido para o hospital de Ubaitaba e logo em seguida transferido para o Hospital de Base em Itabuna. Nesta sexta-feira (17), nós entramos em contato com Binho e ele nos enviou um áudio falando sobre sua situação.