Dois fazendeiros foram presos em flagrante suspeitos de matar a tiros uma indígena da etnia pataxó e da tentativa de homicídio contra um cacique neste domingo (21), na zona rural do município de Itapetinga, no sudoeste do estado. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), a situação aconteceu durante a ação de um grupo intitulado Movimento Invasão Zero. Segundo informações apuradas pela equipe da TV Santa Cruz, afiliada da TV Bahia na região, a situação aconteceu por causa de disputa de terras entre indígenas e fazendeiros.
Foto: Redes Sociais
Ainda de acordo com a apuração da TV Santa Cruz, a fazenda estaria sendo ocupada por indígenas e neste domingo (21), cerca de 200 fazendeiros da região invadiram o local afirmando que a fazenda não pertence aos indígenas. A indígena Maria de Fátima Muniz de Andrade, conhecida como “Nega Pataxó”, morreu neste domingo (21) após confronto entre indígenas e fazendeiros que tentaram retomar terreno em Potiraguá, região Sul da Bahia. Ela recebeu atendimento no Hospital de Potiraguá. O cacique Naílton e um integrante do movimento Invasão Zero seguem internados.
A Defesa Civil de Ilhéus emitiu um alerta à população de chuvas intensas para os próximos sete dias, a partir de hoje, domingo (21). A previsão é de até 206 mm, de acordo com o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) e o CEMADEN (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais). Alerta-se para os riscos de deslizamentos de terra, alagamentos ou inundações nas áreas vulneráveis de Ilhéus.
Por isso, a Defesa Civil já vem realizando trabalhos preventivos durante toda a semana, como a colocação de lonas, vistorias em áreas de risco e orientação às famílias. Além disso, segue monitorando as áreas com maior vulnerabilidade. Diante da possibilidade, a Prefeitura de Ilhéus orienta os moradores a permanecerem atentos em suas residências, observando indícios como desagregação de solos em encostas, sinais sonoros, fissuras e rachaduras nos imóveis.
Equipes da Secretaria de Infraestrutura e Defesa Civil e a Secretaria de Promoção Social estarão de plantão para atender quaisquer eventualidades. A Defesa Civil tem atuado por meio de monitoramentos constantes, aferindo os índices de chuvas precipitadas, bem como realizando previsões a curto e longo prazo. Em caso de emergência, a população pode acionar a Defesa Civil pelo número: (73) 97400-7521 – (WhatsApp) ou ligar para o Corpo de Bombeiros pela Central 193.
Uma mulher foi morta a facadas na noite de sábado (20), no bairro de Cambolo, em Porto Seguro. Identificada como Márcia Santos de Carvalho, a vítima tinha 33 ano. Segundo informações, o crime foi praticado pelo ex-companheiro da vítima. De acordo com a Polícia Civil, o homem foi detido após ser agredido por populares que ficaram sabendo o assassinato de Márcia.
Informações preliminares indicam que o suspeito agiu por não aceitar o fim do relacionamento. Antes de ser levado para a prisão, o suspeito precisou receber atendimento médico devido as lesões causadas pela agressão dos vizinhos de Márcia. O crime está sendo investigado pela 1ª delegacia de Porto Seguro. O homem, que não teve a identidade revelada, está à disposição do Poder Judiciário.
Um naufrágio em Madre de Deus, município da Região Metropolitana de Salvador (RMS), deixou ao menos cinco pessoas mortas. O acidente aconteceu por volta das 22h de domingo (21). A embarcação fazia o trajeto da Ilha Maria Guarda para o município, que fica em uma região turística que registra alto movimento neste período do ano. Em nota, a Prefeitura de Madre de Deus confirmou cinco mortes, sendo quatro adultos – três mulheres, dois homens e uma criança. A identidade das vítimas, no entanto, ainda não foi divulgada.
Nos próximos 60 dias, a Polícia Militar utilizará, em caráter de teste, um veículo tático blindado em ações contra facções envolvidas com tráfico de drogas, homicídios, roubos a bancos, entre outros crimes. O automóvel chegou neste domingo (2), à capital baiana.
O empréstimo do veículo é resultado de uma parceria com a empresa IAG JAWS. Quatro táticos blindados foram comprados pelo Estado para as Polícias Militar e Civil. Eles serão entregues no mês de maio deste ano e são maiores que o automóvel cedido para teste. A compra representa um investimento de R$ 7 milhões.
O modelo que será avaliado nos próximos 60 dias possui alta tecnologia e tem capacidade para oito policiais. O veículo se assemelha ao “Caveirão”, blindado utilizado pelo Batalhão de Operações Especiais (BOPE) do Rio de Janeiro.
Caso seja aprovado, o novo veículo se juntará aos blindados da Polícia Federal (PF) que desembarcaram na capital baiana em setembro, como parte de uma operação de combate às facções criminosas na Bahia.
A Polícia Civil prendeu, na manhã desta quinta-feira (18), o policial militar acusado de matar Fernanda dos Santos Pereira, de 24 anos, em um posto de combustíveis, na cidade de Ilhéus, na última quinta-feira (11). O pedido de prisão foi solicitado ao Poder Judiciário, pelo titular do Núcleo de Homicídios, delegado Helder Carvalhal de Almeida, um dia após o crime.
“O mandado de prisão foi solicitado sob sigilo, com o objetivo de preservar o inquérito policial, onde reunimos todos os elementos probatórios que comprovaram a materialidade e a autoria”, informou o delegado. Segundo o delegado, o principal indicativo para motivação do crime é de ato fútil, por conta de um desentendimento entre Fernanda e a tia do policial.
“A situação iniciou com um desentendimento entre a vítima e a tia do autor. O policial tomou partido da tia e começou as agressões, culminando no homicídio”, detalhou. A polícia seguirá com as investigações para esclarecer o caso. O suspeito passou por exames periciais e seguirá à disposição do Poder Judiciário. (Com informações do Bahia Notícias)
Subiu para 14 o número de vítimas que prestaram depoimento à Polícia Civil de Socorro, interior de São Paulo, acusando o líder espiritual Jessey Maldonado Monteiro, de 49 anos, de praticar abusos sexuais durante sessões espirituais. Há suspeitas de que o número possa ser muito maior, de acordo com o Metrópoles, parceiro do Bahia Notícias.
Entre os relatos das vítimas, há informações de que o líder espiritual oferecia um copo d’água “essencial”, aplicava uma grande quantidade de óleo nas partes íntimas delas e encostava seu pênis nas mãos das mulheres. O suspeito foi preso na última segunda-feira (15/1). Na casa dele, foram apreendidos brinquedos sexuais, seringas, câmeras, remédios e duas armas de fogo – sendo uma delas ilegal.
A delegada Leise Silva, responsável pelo caso, afirmou ter identificado ao menos outras 15 vítimas, que ainda não compareceram formalmente à delegacia. A polícia batizou a operação de “João de Deus Socorrense”, em alusão ao líder religioso condenado a quase 500 anos por abusos cometidos contra mulheres que frequentavam seu templo espiritual em Abadiânia (GO).
Além de atuar como líder espiritual em um templo de umbanda, Jessey era chefe do setor de radiologia da Santa Casa de Socorro. Há indícios de que pacientes do hospital também sofreram abusos sexuais do suspeito.
Nesta quinta-feira, 18 de janeiro, a Polícia Civil, em uma ação coordenada entre diversas unidades federativas, deflagrou a Operação Dígito 8, visando desarticular um esquema cibernético criminoso que envolve secretários de Estado e prefeituras. As informações são do site Metrópoles. Uma das prefeituras alvos da operação é a de Ubaitaba. A gestão municipal ainda não comentou sobre ação policial deflagrada pela Polícia Civil do Distrito Federal.
O caso é sobre o caso de um grupo que fraudava pagamentos de guias de arrecadação por QR Code PIX. Ao todo, o grupo fraudou R$ 21 milhões junto ao Banco do Brasil. Residências e gabinetes de secretários de Finança foram alvo de buscas, assim como um advogado em um bairro nobre de São Paulo, acusado de auxiliar na evasão dos recursos ilícitos.
A Operação Dígito 8, nome que faz referência à espécie de guia utilizada pelos criminosos para subtrair dinheiro de uma grande instituição financeira, desarticulou um esquema de fraudes em pagamentos de guias de arrecadação via QR Code Pix, explorando uma vulnerabilidade do sistema bancário do Banco do Brasil (BB).
Segundo os investigadores, entre 7 e 31 de janeiro de 2023, os suspeitos inseriram códigos de barras de guias válidas, mas adulteraram o QR Code Pix para valores significativamente menores, causando prejuízo de R$ 21 milhões.
Nesta manhã, 115 policiais civis, sob a coordenação da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) e com o apoio das Polícias Civis de SP, MT, SC, MG, BA, MA, AP, GO e RJ, cumpriram 10 mandados de prisão temporária e 19 de busca e apreensão em nove estados e no Distrito Federal.
MODUS OPERANDI
A fraude foi meticulosamente orquestrada por quatro núcleos distintos:
Núcleo Operacional: responsável por explorar a vulnerabilidade e efetuar os pagamentos.
Núcleo de Prefeituras: emissão das guias fraudulentas e repasse das verbas. Prefeituras de Morros (MA), Ubaitaba (BA), Serra do Navio (AP), Jacinto (MG) e Acorizal (MT) estiveram envolvidas.
Núcleo de Intermediadores: facilitar a comunicação entre o núcleo operacional e as prefeituras.
Núcleo Financeiro: usar empresas para permitir a retirada dos recursos ilícitos das contas das prefeituras.
Durante a investigação, foram obtidos registros dos alvos comemorando o sucesso da fraude em festas em Goiânia, ostentando carros importados e viagens para destinos luxuosos pelo país. Essa vida de extravagância contrasta fortemente com a seriedade dos crimes cometidos, que incluem invasão de dispositivo eletrônico, furto mediante fraude, lavagem de dinheiro e organização criminosa. A pena para tais delitos pode ultrapassar 20 anos de prisão.
Foto: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente
NOTA DA PREFEITURA DE UBAITABA
Em nota o Prefeito de Ubaitaba, Bêda (MDB), respondeu que: “Essa investigação, na qual, hoje, foram colhidas as declarações do nosso secretário de finanças, foi justamente provocada pelo município de Ubaitaba. Acredito, que quando tomamos a iniciativa de oficiar (Veja ofício da prefeitura de Ubaitaba.) ao Banco do Brasil solicitando aquelas informações a respeito da doação”.
Um acidente na Rodovia Santos Dumont, localizada na BR-116, deixou 5 pessoas mortas, na noite desta quarta-feira (17). A colisão aconteceu na altura do KM 554, no trecho do município baiano de Milagres, na região do Vale do Jiquiriçá.
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), via Blog do Marcos Frahm, o acidente aconteceu entre uma carreta e um carro VW Gol, onde os ocupantes não resistiram. Entre as vítimas estão o condutor do carro, de 31 anos, uma mulher de 45, duas crianças, de 08 e 10 anos, e um adolescente de 16.
Segundo a publicação, a família teria saído de Jequié e estaria viajando para Salvador, onde participaria de um aniversário. A PRF informou que o acidente teria acontecido por conta de uma ultrapassagem indevida, mas que investigará o caso. O motorista da carreta fugiu do local.
Os corpos das vítimas, que não tiveram as identidades divulgadas foram encaminhadas para o processo de necropsia no Instituto Médico Legal de Itaberaba.
“Após instauração e posterior conclusão do inquérito policial, pela Polícia Civil, cópias serão encaminhadas à PM, a fim de dar prosseguimento nos procedimentos administrativos. O policial ficará afastado das funções enquanto a investigação do fato está em andamento”, disse a corporação.
CRÍTICA DA DEFESA
Walisson Reis, advogado contratado pela família de Fernanda, questiona a conduta do delegado responsável pelo caso, Helder Carvalhal, por ter liberado o militar.
“As imagens provam que ele matou a mulher, e o delegado não comunicou ao Ministério Público sobre o fato. Ele se apresentou somente na segunda-feira, alegando legítima defesa. As imagens captadas pelo posto mostram ele já chegando agredindo a mulher e depois dá um tiro na cabeça dela e vai embora como se nada tivesse acontecido”, afirmou.
“Queremos a prisão preventiva do policial e uma investigação para apurar a conduta do delegado que não informou ao Ministério Público um caso tão grave como este”, denunciou. Por sua vez, a Polícia Civil informou que a investigação está em andamento, e para não atrapalhar a apuração, detalhes não estão sendo divulgados. (Matéria reproduzida do site Bahia Notícias)
A médica Pothira Carneiro Cerqueira Souza, de 30 anos, morreu após o carro que dirigia bater de frente com outro veículo na manhã desta terça-feira (16) na BA-120, na região de Riachão do Jacuípe. Pothira era médica residente do Programa de Clínica Médica do Hospital Municipal de Salvador (HMS) e morava em Conceição do Coité.
Segundo a Brigada Voluntária Anjos Jacuipenses, quando a equipe de resgate chegou ao local, no KM 408, o carro da médica estava em chamas. Ela morreu carbonizada. O outro veículo estava na pista e o condutor foi encaminhado para uma unidade hospitalar sem ferimentos graves.
A brigada voluntária realizou o controle do incêndio. Policiais militares do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) também estiveram no local. A área foi isolada e o Departamento de Polícia Técnica (DPT) acionado para a remoção do corpo e realização de perícia. As circunstâncias do fato serão investigadas pela Polícia Civil. O acidente foi registrado na Delegacia Territorial de Riachão do Jacuípe (DT). (Com informações do CORREIO)
Um policial militar foi sequestrado na cidade de Vera Cruz, na Ilha de Itaparica. O caso aconteceu na noite dessa terça-feira (16). Segundo informações da Polícia Militar, policiais do 23º Batalhão receberam a denúncia sobre o rapto e iniciaram as buscas.
Os PMs encontraram o policial sequestrado na localidade da Divineia. Quando perceberam a presença dos policiais, os criminosos fugiram e libertaram o PM. Ainda segundo a Polícia Militar, ele passa bem. As equipes fazem buscas para localizar os responsáveis pelo sequestro. (Com informaçãoes do CORREIO)
O prefeito Bêda (MDB), vem se fortalecendo a cada dia para disputar mais uma eleição em Ubaitaba. Bêda pode disputar seu quinto mandato como prefeito de Ubaitaba. Por conta disso, Bêda tem reconquistado o apoio de várias lideranças que no passar do tempo deixaram de militar no grupo vermelho. Recentemente Bêda trouxe de volta ao grupo três fortes lideranças de Faisqueira.
Gueredo, Bêda e Negão de Faisqueira.
Estão de volta ao grupo, o atual vereador Erinaldo Nascimento de Oliveira (Negão), o ex-vereador Edson Simões Freitas (Edson de Índia), e o comerciante Gueredo. Na semana passada Bêda aproveitou para se reunir em seu gabinete com algumas dessas lideranças. Segundo Bêda, a reunião foi bastante proveitosa para que o time se fortaleça ainda mais. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)
A ex-prefeita de Aurelino Leal, Liu Andrade (PSD), esteve visitando o gabinete do Deputado Federal Paulo Magalhães (PSD), em Salvador. Durante reunião, Liu confirmou a visita do Deputado ao município de Aurelino Leal. Essa visita vai acontecer após os festejos de carnaval.
Liu Andrade pretende aproveitar a visita de Paulo Magalhães ao município e mostrar algumas demandas da cidade ao nobre deputado. Liu Andrade foi prefeita de Aurelino Leal por dois mandados, fez sucessor e é pré-candidata novamente.
“Estou feliz com a visita de Paulo Magalhães ao município. Ele me garantiu que vai trazer um grande presente para nossa cidade. O que será? Só nos resta agora aguardar passar os festejos de carnaval e realizar uma grande recepção para esse grande deputado que tem inúmeros serviços prestados em toda a Bahia”, disse Liu Andrade. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)
Uma criança indígena de 12 anos foi encontrada morta em uma barragem na aldeia Kantaruré Baixa das Pedras, na zona rural do município de Glória. A criança foi identificada como Sabrina Coelho da Conceição é filha do cacique. Segundo a Polícia Civil, a suspeita é de que Sabrina tenha se afogado em um açude no sábado (13). A Delegacia Territorial de Glória está responsável pela investigação e estão apurando a autoria e motivação do crime. As guias de perícia e remoção do corpo foram expedidas.
A ex-prefeita de Maraú, Gracinha Viana (Avante), decidiu lançar sua candidatura à prefeitura de Ubaitaba. Em um curto período, ela conseguiu formar um grupo político significativo, acendendo o alerta para o atual prefeito Bêda (MDB). Bêda é reconhecido como o principal líder político da cidade nos últimos 30 anos e busca o quinto mandato como prefeito. No entanto, Gracinha Viana está determinada a desafiar essa hegemonia do prefeito. A eleição na cidade promete ser acirrada, com ambos os grupos disputando cada apoio com intensidade.
Um caminhão pegou fogo após colidir com uma árvore na BR-324, próximo à entrada de Conceição do Jacuípe. O acidente aconteceu no Km 537, e duas pessoas morreram. Segundo informações da TV Bahia, o motorista do caminhão perdeu o controle do veículo, que só parou após colidir em um pé de manga e invadir o muro de uma empresa de pré-moldados.
A cabine pegou fogo após o impacto, e o motorista ficou preso às ferragens. Ele morreu carbonizado. O veículo invadiu o acostamento e atropelou o vendedor de frutas William Pereira dos Santos, de 28 anos, que não resistiu aos ferimentos e morreu no local. Por pouco o acidente não teve uma terceira vítima: um motorista tinha acabado de sair da caminhonete que foi atingida na frente de um posto de combustível, próximo à barraca de frutas.
O caminhão estava carregado com garrafas de suco de uva e havia saído do Rio Grande do Sul em direção à capital baiana. A colisão ocorreu por volta das 14h30 desta segunda (15). A suspeita da Polícia Rodoviária Federal (PRF) é de que o motorista do caminhão tenha passado mal enquanto conduzia o veículo.
Equipes do Corpo de Bombeiros, da Polícia Civil e da PRF estiveram no local. A VIABAHIA, concessionária responsável pela via, informou em nota que o trânsito está sem congestionamento após o acidente. Equipes da VIABAHIA, da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) estavam no local. (Com informações do Correio 24hs)
Igor de Oliveira Simões, 30 anos, era natural de Salvador.
O médico baiano Igor de Oliveira Simões foi encontrado morto na manhã desta segunda-feira (15) dentro do Hospital Geral Dr. João Machado, na Zona Leste de Natal, no Rio Grande do Norte. Segundo a Secretaria de Saúde Pública do Rio Grande do Norte o corpo do médico de 30 anos foi localizado na sala de repouso dos profissionais que atuam na unidade de saúde.
Acionados ao local para iniciar a investigação, a Polícia Civil e o Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) ainda não informaram a causa da morte de Igor. O corpo foi recolhido para a sede do Itep para passar por exames. Segundo o órgão, um laudo que será emitido após as análises deverá definir a causa da morte.
Em nota, o Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Norte (Cremern) lamentou a morte do médico, que era natural de Salvador (BA), e que atuou na urgência e emergência do Hospital Geral Dr. João Machado e na UPA de Macaíba.
“Todos que fazem o CREMERN se unem em solidariedade com o sofrimento de seus familiares e amigos diante de sua precoce partida, rogando a Deus que conforte os seus corações neste momento de dor”, disse.
O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, informou nesta segunda-feira (15) que chega a 12 o número de mortos pelas chuvas que atingiram a região metropolitana no fim de semana. A última vítima foi um homem, morador do Morro do Chapadão, na Pavuna, zona norte da capital.
Arrastado pela correnteza, o corpo do homem foi achado em São Mateus, em São João de Meriti, na Baixada Fluminense. O Corpo de Bombeiros continua as buscas por uma mulher adulta que teria desaparecido após a queda de um veículo no Rio Botas, na altura da Rua Doze, no bairro Andrade Araújo, em Belford Roxo, na noite de sábado (13).
“Eu me solidarizo com as famílias das 12 vítimas que tivemos até agora. Estamos no trabalho de tentar achar a pessoa desaparecida. Apesar de não ter dúvida do avanço que temos tido, quando ainda se tem uma pessoa que perde a vida pelo mesmo motivo de 5, 10, 15, 20 anos atrás, é que se tem ainda muito a evoluir”, disse Castro após reunião com secretários no Centro Integrado de Comando e Controle, na Cidade Nova.
O governador acrescentou que a estimativa é de cerca de 600 pessoas entre desalojados e desabrigados. “A prioridade é limpar as ruas das cidades”, afirmou.
O impacto da batida deixou a bicicleta da vítima retorcida.
Um ciclista morreu após ser atropelado por um carro, no último domingo (14), na BR-415, trecho entre Itabuna e Ilhéus. Segundo a Polícia Rodoviária Federal, o motorista fugiu sem prestar socorro. A vítima foi identificada como Thales Pinheiro, de 53 anos. Morador do bairro Zildolândia, em Itabuna, ele foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-192) e levado para o Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, mas não resistiu aos ferimentos.
Thales era engenheiro e já trabalhou na Prefeitura de Itabuna. Ele participava de um grupo de ciclistas, mas, no momento do acidente, pedalava sozinho. O atropelamento ocorreu no km 26, ao lado de uma pedreira. Naquele trecho da rodovia, o acostamento é estreito. O impacto da batida deixou a bicicleta da vítima retorcida.
O velório foi realizado no SAF. O sepultamento aconteceu às 15hs desta segunda-feira (15), no Cemitério Campo Santo, em Itabuna. Até o início da tarde de hoje (15), o motorista responsável pelo acidente ainda não havia sido identificado. (Com informações do Pimenta)