Ubaitaba Urgente

Resultado do Enem 2023 será divulgado nesta terça-feira (16)

Resultado do Enem 2023 será divulgado nesta terça-feira (16)
Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

Nesta terça-feira (16) será divulgado o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023. Não foi informado o horário exato em que o resultado será disponibilizado.

Com a nota, o participante poderá, a partir do dia 22, se inscrever no Sistema Unificado (Sisu), processo seletivo para ingresso em diversas universidades públicas do Brasil. O resultado também é utilizado como critério de pré-seleção para o ProUni.

A nota da redação também será divulgada amanhã, mas os espelhos dos textos só serão disponibilizados aos candidatos em 90 dias após a publicação dos resultados. Para quem prestou a prova como treineiro, o resultado será divulgado somente em março.

Segundo o Ministério da Educação, neste ano serão oferecidas 264.360 vagas no Sisu. As oportunidades são distribuídas entre 127 instituições de ensino superior participantes do programa em todo o Brasil. (Metro 1)

PM acusado de matar mulher em Ilhéus, se apresenta em delegacia fora do flagrante, é ouvido e liberado

PM acusado de matar mulher em Ilhéus, se apresenta em delegacia fora do flagrante, é ouvido e liberado
O PM alegou disparo acidental.

O policial militar João Wagner Madureira, suspeito de matar a jovem Fernanda Santos Pereira a tiros, se apresentou nesta segunda-feira (15), na delegacia de llhéus, onde ocorreu o crime. A jovem de 23 anos foi morta na madrugada da última quinta (11), em um posto de combustível da cidade.

Como apurado pela TV Santa Cruz (afiliada da TV Bahia na região) com o delegado à frente do caso, o homem foi ouvido e liberado, já que o prazo para prisão em flagrante havia encerrado. O suspeito ainda alegou disparo acidental.

Em nota enviada à imprensa anteriormente, os advogados de Madureira disseram que o homem não conhecia a vítima, que estaria “descontrolada” no momento do confronto. Imagens das câmeras de segurança do local, que serão analisadas pela Polícia Civil, mostram Fernanda abaixada enquanto o suspeito se aproxima dela.

Com uma arma na mão, o homem dá um chute na jovem. Na sequência, os dois começam a discutir, Fernanda dá tapas nele e também é agredida até que o suspeito consegue imobilizá-la e dispara tiros contra a mulher. (Com informações do G1)

Pai e filho ciganos são executados a tiros na cidade de Muritiba (BA)

Pai e filho ciganos são executados a tiros na cidade de Muritiba (BA)
Pai e filho foram mortos a tiros em Muritiba.

Dois homens da comunidade cigana foram mortos a tiros na manhã desta segunda-feira, 15, no município de Muritiba. As vítimas seriam pai e filho. Os ciganos, que não tiveram as identidades reveladas, estavam em um terreno quando foram surpreendidos por suspeitos armados que efetuaram os disparos de arma de fogo.

A Polícia Militar foi acionada e isolou a área do crime até a chegada de peritos do DPT que devem realizar a remoção cadavérica. A autoria e motivação do crime estão sendo investigadas pela Polícia Civil. (As informações são do site Forte na Notícia)

“Garotinho” é assassinado a tiros na zona rural de Ubatã

"Garotinho" é assassinado a tiros na zona rural de Ubatã
Foto: Ubatã Notícias

Um trabalhador rural identificado como Marcos Silva dos Santos, 32, mais conhecido como Garotinho, natural de Santa Inês, foi morto na tarde deste domingo, 14, na região rural de Dois Irmãos da Mata, em Ubatã. O homem trajava apenas bermuda e foi alvejado por tiros no braço, abdomen e cabeça. A cena chamou ainda a atenção pela presença de um cão, que parece “velar” o corpo.

Conforme informou o Ubatã Notícias, Garotinho trabalhava numa fazenda da região. O corpo foi encontrado por trabalhadores rurais, que acionaram a PM. O SAMU esteve no local e constatou o óbito. Ainda não há informações sobre autoria, motivação e circunstâncias do crime, que será apurado pela Polícia Civil. A morte de Garotinho é o primeiro homicídio ocorrido em Ubatã em 2024. (As informações são do Ubatã Notícias)

DESPEDIDA: Centenas de pessoas se despedem em Sergipe de família morta em acidente em rodovia na Bahia

Centenas de pessoas se despedem em Sergipe de família morta em acidente em rodovia na Bahia
Família morreu em grave acidente na Bahia.

A tarde deste sábado (13) foi de despedida para centenas de pessoas em Simão Dias, Sergipe. Familiares e amigos foram até o Ginásio de Esportes da cidade para prestar a última homenagem à família que foi vítima de um acidente fatal na BR-116, na Bahia (veja aqui).

A batida entre carro e caminhão matou pai, mãe, filho e cunhado nesta sexta-feira (12). As vítimas são o casal Tainara Rabelo, 26 anos, e José Edson Júnior, 29; o filho deles, Kauã Gabriel Carvalho de Andrade, de 8 anos, e José Guilherme de Oliveira Carvalho, 20 anos, irmão de Taianra.

O velório aconteceu no Ginásio de Esportes da cidade
O velório aconteceu no Ginásio de Esportes da cidade.

Conforme o g1, os corpos chegaram a Simão Dias no início da manhã e foram velados durante todo o dia no ginásio. O sepultamento ocorreu no final da tarde no Cemitério São João Batista.

Ao site, familiares confirmaram que ele tinham saído de Simão Dias no dia 19 de dezembro para passar as festas de fim de ano no litoral de São Paulo. O acidente aconteceu quando a família retornava para Sergipe.

Criança de seis anos morre após colisão de veículos na BR-116

Criança de seis anos morre após colisão de veículos na BR-116
Foto: Reprodução/Redes Sociais

Uma colisão envolvendo um veículo CrossFox e uma carreta, na noite deste sábado, 13 de janeiro, na BR-116 deixou uma criança morta. Não foi informado se os demais ocupantes do carro ficaram feridos. O acidente aconteceu no Km 596, próximo a cidade de Irajuba-BA e vitimou Kauanderson Silva Souza de 6 anos, natural de Iaçu-BA. O corpo do garoto foi removido pelo Departamento de Polícia Técnica para o Instituto Médico Legal de Jequié, informa o Blog Marcos Cangussu.

Vice-prefeito da cidade de Itapé é preso em Itabuna

Foto: Reprodução/Redes Sociais
Foto: Reprodução/Redes Sociais

Alvo de mandados de busca e apreensão no âmbito da Lei Maria da Penha, o político baiano André Jatobá acabou preso por porte ilegal de armas e tráfico de drogas na última sexta-feira (12). O homem é vice-prefeito de Itapé, cidade no sul da Bahia. De acordo com a Polícia Civil, o objetivo da “Operação Revenge” era apenas fazer buscas em dois endereços dele, no município de Itabuna.

A instituição afirma que Jatobá é investigado “por diversos crimes contra a sua ex-companheira”. Mas, durante o cumprimento das medidas judiciais, os agentes encontraram “um arsenal composto por diversas armas de fogo, munições e explosivos, além de entorpecentes”.

Os mandados foram cumpridos pela Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam/ Jequié), com apoio da 9ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Jequié) e da 6ª Coorpin/Itabuna. Com informações do G1

Sobe para 7 o número de mortos vítimas de tempestades no RJ

Sobe para 7 o número de mortos vítimas de tempestades no RJ
Foto: Reprodução/Redes Sociais

As fortes tempestades que caíram no Rio de Janeiro durante a noite desse sábado (13/1) e madrugada deste domingo (14/1) deixaram sete mortos e uma mulher desaparecida até o momento. As chuvas contínuas, que também provocaram estragos em casas, carros e inundação no transporte público, com um “rio” formado no metrô, deixaram hospitais sem energia.

A Avenida Brasil foi fechada, linhas de ônibus e de metrô pararam de rodar. Segundo o Corpo de Bombeiros local, a primeira morte constatada foi de uma mulher que se afogou dentro de casa, em Acari. Em Ricardo de Albuquerque, na zona norte, um homem foi soterrado na rua Moraes de Pinheiro e não resistiu.

Ele foi encontrado por cães farejadores dos militares. Em São João de Meriti, outro homem morreu após descarga elétrica e, em Nova Iguaçu, houve outra vítima de afogamento. Uma mulher ainda está desaparecida em Belford Roxo. Ela estava dentro de um carro que foi arrastado para o Rio Botas. O marido conseguiu escapar.

PREVISÕES

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) já tinha publicado, no sábado (13/1), alerta de “grande perigo” para tempestades que atingiriam a maior parte do estado do Rio de Janeiro e pequenas porções do sul do Espírito Santo e da Zona da Mata, em Minas Gerais. (Com informações do Metrópoles)

Sobe para 8 o número de vítimas em acidente com ônibus em Minas Gerais

Sobe para 8 o número de vítimas em acidente com ônibus em Minas Gerais
Foto: Reprodução/Corpo de Bombeiros

Subiu para oito o número de pessoas mortas após acidente com um ônibus de turismo, próximo à cidade de Campanário, no interior de Minas Gerais. Nesta sexta-feira (12/1), o veículo bateu contra um carro de passeio e caiu de uma ponte na BR-116. Segundo o Corpo de Bombeiros, seis pessoas morreram na hora. Neste sábado (13/1), mais duas pessoas não resistiram aos ferimentos.

Segundo informações do secretário Municipal de Saúde de Teófilo Otoni, cidade vizinha ao acidente, Edilânio de Souza, o motorista do veículo não resistiu e morreu em unidade de saúde na cidade de Itambacuri. A oitava vítima, que estava internada no Hospital Santa Rosália, também veio a óbito.

Sobe para 8 o número de vítimas em acidente com ônibus em Minas Gerais
Foto: Reprodução/Corpo de Bombeiros

O secretário fez um balanço das demandas hospitalares em decorrência do acidente e ressaltou que duas crianças ainda estão internadas, sendo uma delas em estado grave. Das 43 vítimas socorridas, 28 foram para Teófilo Otoni, sendo que 21 foram internadas no Hospital Santa Rosália.

O secretário ressaltou que os estoques de sangue da cidade estão em níveis críticos devido à grande quantidade de atendimentos e pediu doações de sangue.  Outra parte dos que sofreram o acidente foi encaminhada a Governador Valadares. O ônibus de viagem saiu de Novo Cruzeiro (MG) e tinha como destino o município de Piracicaba, em São Paulo. (Com informações do Metropóles)

Ilhéus: PM é suspeito de ter matado mulher em posto de combustíveis

PM é suspeito de ter matado mulher em posto de combustíveis
PM é suspeito de ter matado mulher em posto de combustíveis

O policial militar identificado como João Wagner, de Alcunha Cenoura, é apontado como o autor dos disparos que matou a jovem Fernanda dos Santos Pereira, de 23 anos, na madrugada da última quinta-feira, 10, em um posto de combustíveis no centro de Ilhéus (ver matéria).

O PM lotado na 69ª Companhia Independente da Polícia Militar – CIPM da Zona Sul, é procurado pela Polícia Civil. O crime, classificado como feminicídio, ocorreu após uma discussão entre a vítima e o agressor. O policial militar atirou na cabeça de Fernanda e fugiu em seguida. As imagens de câmeras de monitoramento mostram o momento do crime.

A polícia informa que o suspeito está foragido, mas há a possibilidade de se apresentar na delegacia nos próximos dias. O corpo da vítima será submetido à necropsia e não haverá velório, seguindo diretamente para o sepultamento no Cemitério do Basílio, informa a imprensa local. (Matéria reproduzida do site Giro em Ipiaú)

Menino de 4 anos morre afogado em piscina de clube em Porto Seguro

Tyto Santos Carvalho com a mãe, uma cabeleireira de 40 anos
Tyto Santos Carvalho com a mãe, uma cabeleireira de 40 anos.

Um menino de 4 anos morreu afogado na piscina da sede social do Sindicato dos Trabalhadores na Hotelaria (SINTHOTESB), no bairro Cambolo, em Porto Seguro, na tarde da última terça-feira (9).

Tyto Affonso Santos Carvalho estava brincando com outras crianças quando caiu na piscina. O presidente da entidade, José Henrique da Palma, relatou que foi abordado pela mãe da vítima, uma cabeleireira de 40 anos de idade, que disse que não estava encontrando o filho.

José Henrique afirmou que, ao verificar as imagens das câmeras de segurança, constatou que a criança havia caído na piscina há 15 minutos. Ele, a mãe e uma terceira pessoa pularam na piscina, resgataram a criança e iniciaram manobras de ressuscitação, enquanto o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) era acionado.

O socorro médico chegou ao local em 10 minutos e levou Tyto Santos para o Hospital Luís Eduardo Magalhães, em Porto Seguro, onde o óbito foi constatado. O caso foi registrado na Polícia Civil e será investigado.

AFOGAMENTO É A PRIMEIRA CAUSA DE MORTE DE CRIANÇAS

Dados do Boletim Epidemiológico de Afogamentos no Brasil, divulgados pela Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa), mostram que afogamento é a primeira causa de morte de crianças com idades entre 1 e 4 anos no país, e 50% desses casos ocorrem dentro de casa.

Ainda segundo o levantamento, a cada três dias uma criança morre afogada no país. Dentro desse cenário, segundo o levantamento, 15 brasileiros morrem por dia afogados. (Com informações do Radar News)

OBRA INICIADA: Prefeitura de Ubaitaba deu início a obra de requalificação e cobertura da quadrada poliesportiva do Bairro Zitão

Prefeitura de Ubaitaba deu início a obra de requalificação e cobertura da quadrada poliesportiva do Bairro Zitão
Foto: Divulgação/Prefeitura de Ubaitaba

A Prefeitura de Ubaitaba deu início na última segunda-feira (09), à obra de requalificação, ampliação e cobertura da quadra poliesportiva do bairro Zitão. Este era um grande anseio dos moradores, em especial os jovens daquela comunidade. A quadra será completamente requalificada, ampliada e coberta.

Prefeitura de Ubaitaba deu início a obra de requalificação e cobertura da quadrada poliesportiva do Bairro Zitão
Foto: Divulgação/Prefeitura de Ubaitaba

O equipamento também ganhará vestiários, deixando o espaço mais valorizado, adequado e confortável. Só lembrando que essa quadra foi construída na gestão do ex-prefeito Alexandre Almeida. Só no atual governo já foram construídas ou recuperadas 07 quadras poliesportivas, além de investimentos em copas, torneios, jogos e maratonas. (Ascom/Ubaitaba)

TORTURADO E MORTO: Jovem de 25 anos é morto a tiros em Ibirataia

 Jovem de 25 anos é morto a tiros em Ibirataia
Samuel chegou a ser socorrido.

Um jovem identificado como Samuel Bispo Cruz, de 25 anos, foi assassinado à tiros numa área rural, entre os Bairros AABB e Mirassol, em Ibirataia. De acordo com o Blog Ocorrência Policial, suspeita-se que Samuel tenha sido torturado antes de ser morto. Marcas de agressões foram vistas em seu pescoço e próximo ao corpo foi encontrado uma corda.

Samuel foi atingido por disparos de arma de fogo no tórax, braço e pulso. Ele chegou a ser socorrido por populares até a Fundação Hospitalar de Ibirataia, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu. A vítima já havia sofrido uma tentativa de homicídio em janeiro de 2023. A Polícia Civil investigará o caso.

BATEU NA MÃE: Homem agride a própria mãe e acaba espancado por familiar em Ubatã

Homem agride a própria mãe e acaba espancado por familiar em Ubatã
Revoltado, um primo, teria espancado o agressor.

Um homem identificado como Ramon de Jesus Souza, 41, morador do Alto da Bela Vista, foi levado ao Hospital César Monteiro Pirajá com diversos hematomas na cabeça e em outras partes do corpo na noite desta quinta-feira, 11. Conforme apurou o Ubatã Notícias, Ramon chegou em casa, sob o efeito de drogas, e teria agredido a própria mãe.

Revoltado, um primo, teria espancado o agressor. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e conduziu o ferido à unidade hospitalar, onde recebeu atendimento.

Familiares relataram que Ramon tem o hábito de usar drogas e apresentar comportamento agressivo. A Polícia Militar esteve no local e registrou a ocorrência. O primo de Ramon não foi encontrado. (Tiago Santos/Ubatã Notícias)

TERROR NO POSTO: Mulher é assassinada após discussão em posto de combustíveis na cidade de Ilhéus

Mulher é assassinada após discussão em posto de combustíveis na cidade de Ilhéus
Fernanda foi morta a tiros em Posto de combustíveis.

Uma mulher foi baleada na cabeça, por volta das 02h30 da madrugada desta quinta-feira (11), no centro de Ilhéus. O crime foi registrado por câmera. De acordo com o Blog Fábio Roberto Notícias, a mulher identificada como Fernanda dos Santos Ferreira, 23 anos, foi alvejada na cabeça por disparos de arma de fogo, enquanto se encontrava em um posto de combustível próximo à Praça Cairú.

Conforme as informações, o autor do disparo, ainda não identificado, chegou ao posto dirigindo um veículo Pálio Attractiv, cor azul, com placa policial KOS-3770. De maneira premeditada, simulou abastecer o carro. No entanto, momentos depois, desceu do veículo e se dirigiu à vítima. Uma intensa discussão teve início entre o homem e a vítima, que chegou a reagir.

Mulher é assassinada após discussão em posto de combustíveis na cidade de Ilhéus
Crime aconteceu em um posto de combustível próximo à Praça Cairú.

O agressor, empunhando uma pistola, disparou vários tiros, atingindo a cabeça de Fernanda, que foi socorrida por uma ambulância e encaminhada ao Hospital Regional Costa do Cacau em estado grave e acabou não resistindo. Após o ataque, o suspeito agiu com aparente frieza.

Saindo do local tranquilamente, entrou novamente no veículo e deixou a cena do crime, tomando rumo desconhecido. A Polícia Militar esteve no local para colher informações, mas até a publicação desta matéria, o autor do crime não foi identificado nem detido.

MISTÉRIO: Policial é encontrado morto com marca de tiro dentro da sua própria residência

Policial é encontrado morto com marca de tiro dentro da sua própria residência
Foto: Reprodução

Na manhã desta quarta-feira (10), um Policial Militar foi encontrado morto em sua residência, na cidade de Seabra, na região da Chapada Diamantina. O policial foi identificado como sendo Marcos José Santana que era natural de Salvador, porém atuava em Seabra.

Ele apresentava marca de disparo de arma de fogo. Segundo informações, a solicitação de socorro ocorreu por volta das 10h, feita pela esposa do policial, identificada pelo prenome Iracema.

As circunstâncias da morte ainda estão sob investigação das autoridades competentes. O caso está sendo tratado com a seriedade e a diligência necessárias, e a Polícia Militar da Bahia (PM-BA) está colaborando com as investigações para esclarecer os fatos.

TRAGÉDIA NA BR-116: Quatro pessoas morrem em acidente entre carro de passeio e caminhão de sucata

Quatro pessoas morrem em acidente entre caminhão carregado de sucata e carro na BR-116
Foto: Redes sociais

Quatro pessoas morreram em uma batida entre um caminhão carregado de sucatas e um carro na BR-116, entre as cidades de Poções e Planalto, no sudoeste da Bahia. Ainda não se sabe o que causou o acidente, ocorrido na manhã desta quinta-feira (10).  A Polícia Rodoviária Federal não informou em qual veículo as vítimas estavam, nem se havia grau de parentesco entre elas.

Quatro pessoas morrem em acidente entre caminhão carregado de sucata e carro na BR-116
Foto: Redes sociais

Os nomes também não foram divulgados. O carro ficou totalmente destruído com a batida.  De acordo com a Via Bahia, concessionária que administra o trecho da rodovia, a estrada está interditada, o que causa um engarrafamento de mais de seis quilômetros no sentido sul e sete quilômetros no sentido norte. (G1)

ELEIÇÕES 2024: Eleitor tem até maio para regularizar título de eleitor para votar em outubro

Eleitor tem até Maio para regularizar titulo de eleitor para votar em Outubro
Foto TRE-BA

Faltam menos de quatro meses para o eleitor regularizar o título ou solicitar a primeira via do documento. O cadastro eleitoral estará fechado para novas inscrições após o dia 8 de maio. O cumprimento do prazo vale para pessoas com idade a partir de 16 anos e o eleitor em situação irregular por ter deixado de votar e não justificar ausência por três eleições consecutivas.

O prazo vale também para quem mudou de cidade e precisa solicitar a transferência de domicílio eleitoral. O alistamento eleitoral e o voto são obrigatórios aos maiores de 18 anos e facultativos aos jovens de 16 e 17 anos, às pessoas analfabetas e aos maiores de 70 anos.

Em 2024, eleição será para escolha dos ocupantes dos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador. O primeiro turno acontecerá no dia 6 de outubro. Já o segundo turno ocorrerá no dia 27 de outubro, onde for necessário, para a escolha de prefeito em municípios com mais de 200 mil eleitores. (Pimenta Blog)

Lewandowski aceita convite de Lula e será o novo ministro da Justiça

Lewandowski aceita convite de Lula e será o novo ministro da Justiça
Lewandowski e Lula II Foto: Alan Marques/Folhapress

O ex-presidente do Supremo Tribunal Federal Ricardo Lewandowski será o novo ministro da Justiça e da Segurança Pública. Lewandowski aceitou o convite do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para substituir Flávio Dino, que em fevereiro assumirá uma cadeira no Supremo Tribunal Federal (STF).

Dino e o magistrado aposentado se reuniram com Lula na noite desta quarta-feira, 10, no Palácio da Alvorada. A nomeação deve ser anunciada nesta quinta, quando os três vão se encontrar novamente, às 11 horas, desta vez no Planalto. Dino vai se desfiliar do PSB para assumir a vaga de Rosa Weber no Supremo.

Lewandowski é amigo de lula desde a década de 70

Lewandowski conheceu Lula quando ele era sindicalista, na década de 70, em São Bernardo do Campo, no ABC paulista. Em maio de 2016, quando presidia o Supremo, comandou a sessão do impeachment da então presidente Dilma Rousseff logo após o plenário do Senado decidir pela admissibilidade do pedido. Na ocasião, ajudou a construir o acordo para Dilma não perder os direitos políticos, mesmo depois de cassada. (CORREIO)

Judoca da seleção baiana passa por cirurgia após ser baleado em abordagem policial

Judoca da seleção baiana passa por cirurgia após ser baleado em abordagem policial
Keven está se recuperando no HGPV.

O judoca Keven Luan dos Santos Souza, baleado em abordagem policial na tarde de terça-feira (9), passou por uma cirurgia e segue internado no Hospital Geral Prado Valadares (HGPV), em Jequié, no sudoeste do estado. A Polícia Militar afirma que a equipe policial foi alvo de disparos e reagiu. Keven foi atingido por três disparos. O atual estado de saúde do atleta é estável. Keven passou por cirurgia ainda na terça e está se recuperando bem.

Na noite desta quarta-feira (10) a Federação Baiana de Judô (Febaju) emitiu uma nota em solidariedade ao atleta e a sua família. Segundo a Febaju, Keven foi considerado melhor atleta do ano de 2023 da classe sênior -100kg. “Estimamos melhoras e que essa situação seja elucidada o quanto antes pelo bem da verdade. Keven faz parte da equipe Associação Judô Ação e representou a Bahia em campeonatos nacionais”, diz o texto.

Keven Luan dos Santos Souza foi baleado na terça-feira (9) durante uma abordagem da Polícia Militar em Jequié.  O atleta estava em uma moto com outro homem, no bairro Jequiezinho, quando PMs em ronda pediram que o veículo parasse para averiguação.

O piloto não teria obedecido à ordem, mas o passageiro levantou os braços para tentar mostrar que não estava armado. Já a Polícia Militar diz que a equipe policial foi alvo de disparos e reagiu. A PM diz ainda que os disparos feitos pela dupla chegaram a atingir a viatura da equipe. (CORREIO)