Ubaitaba Urgente

Golpistas do 8 de janeiro planejavam enforcar Alexandre de Moraes; ministro revelou plano

Golpistas do 8 de janeiro planejavam enforcar Alexandre de Moraes; ministro revelou plano
Foto: Reprodução/REUTERS

Além do ataque às sedes dos Três Poderes em Brasília (DF) no dia 8 de janeiro de 2023, os golpistas que participavam do ato naquele dia planejavam enforcar e matar o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes. O plano foi revelado pelo próprio Moraes em entrevista ao O Globo.

Conforme o ministro, havia três planos. O primeiro deles era que no dia do ataque, um domingo, as forças especiais de Goiânia iriam até Moraes para prendê-lo e levá-lo até a cidade. O segundo plano já envolveria homicídio, de acordo com o magistrado. “A segunda [vertente] era, no meio do caminho para Goiânia, [as forças especiais] se livrariam do corpo. Aí não seria propriamente uma prisão, seria um homicídio”.

O terceiro plano, como relatou Alexandre de Moraes na entrevista, tratava de uma estratégia mais radical, com o seu enforcamento em praça pública. “E a terceira [vertente], aí já eram os mais exaltados, defendiam que após o golpe eu deveria ser preso e enforcado aqui na praça dos Três Poderes”, revelou.

“Pra sentir o nível de agressividade, o nível de ódio dessas pessoas que não sabem diferenciar pessoa física da instituição, do cargo ocupado. Então, realmente houve o planejamento, a tentativa de planejamento, inclusive com a participação da Abin [Agência Brasileira de Inteligência], que monitorava os meus passos para quando houvesse necessidade realizar essa prisão”, detalhou.

Moraes, que é o relator das ações do 8 de janeiro no STF, afirmou não ter ficado surpreso com as conspirações contra a sua vida. “Quando eu fiquei sabendo disso, na verdade, tirando um exagero ou outro, era algo que eu já esperava. Eu não poderia esperar de golpistas, criminosos, que não tivessem pretendendo algo nesse sentido, mas, também, como eu disse, mantive a tranquilidade. Eu tenho muitos processos para fazer para perder tempo com isso”. (Com informações do BN)

Mãe e filhos são presos suspeitos de matar vendedor de água

Mãe e filhos são presos suspeitos de matar vendedor de água
Polícia prende mãe, filho e filha suspeitos de matar vendedor de água.

As polícias Civil e Rodoviária Federal prenderam uma mãe e seus dois filhos nesta quarta-feira (3) na Ponte Rio-Niterói, no sentido Rio. A família é suspeita de ter matado um vendedor de água na Pavuna, Zona Norte do Rio, no dia 28 de dezembro de 2023.

De acordo com a investigação da 39ªDP (Pavuna), o vendedor Celso Ferreira da Silva Filho, de 33 anos, teria ido cobrar uma dívida no depósito da mulher, onde acabou se envolvendo em uma briga com o filho dela, identificado como Helder Santos de Oliveira, de 23 anos.

Durante o desentendimento, a proprietária Alba Samuraia Dias Santos atirou em Celso, que tentou fugir mas foi alcançado. Já caída, a vítima foi agredida pela filha da proprietária, a jovem Juliana Santos de Oliveira, de 25 anos. A polícia afirma que, depois das agressões, a mãe dos suspeitos passou com o carro por cima do homem duas vezes.

O trio fugiu com o corpo no porta-malas, segundo a investigação. A polícia investiga ainda se ele foi esfaqueado e alvejado mais vezes depois disso. Depois de detidos, Helder disse que o corpo estaria no município de Tanguá, e no local indicado os policiais foram informados que um corpo carbonizado tinha sido encontrado no dia 29 de dezembro.

A ação que resultou na prisão foi feita de forma integrada entre o Governo Federal, por meio do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), e o Governo do Estado do Rio de Janeiro. (G1)

GESTÃO EXEMPLAR: Pelo terceiro ano consecutivo, prefeito Rodrigo Andrade paga 13º de funcionários contratado de Aurelino Leal

Pelo terceiro ano consecutivo, prefeito Rodrigo Andrade paga 13º de funcionários contratado de Aurelino Leal
Foto: Podcast Eu, Vc e a Verdade

Pelo terceiro ano consecutivo, o prefeito Rodrigo Andrade, reiterando seu compromisso com a valorização dos servidores, efetuou o pagamento do décimo terceiro salário para todos os funcionários contratados em Aurelino Leal. Essa prática, instituída desde seu primeiro ano de mandato, destaca-se por conceder esse benefício aos profissionais.

A administração do prefeito, pautada na transparência e responsabilidade, tem sido marcada pela pontualidade nos pagamentos, evidenciando um comprometimento ímpar com a estabilidade financeira do município, mesmo em meio às adversidades econômicas que assolam o Brasil.

Mesmo diante dos desafios da crise e das quedas nas arrecadações, a prefeitura de Aurelino Leal, sob a liderança visionária de Rodrigo Andrade, destaca-se como um modelo de eficiência na gestão municipal. O equilíbrio nas contas municipais permite manter a tradição do pagamento do décimo terceiro, demonstrando um compromisso sólido com o bem-estar dos funcionários públicos.

Hoje, em 3 de janeiro de 2024, o prefeito reafirma seu comprometimento ao efetuar o pagamento do décimo terceiro salário para todos os funcionários contratados, consolidando o terceiro ano consecutivo dessa prática que ressalta o cuidado e a valorização dos servidores municipais de Aurelino Leal.

Carro oficial da prefeitura de Itagibá se envolve em acidente com cavalo na BA-650

Carro oficial da prefeitura de Itagibá se envolve em acidente com cavalo na BA-650
Após se chocar com o cavalo, o carro capotou.

Um veículo oficial da prefeitura de Itagibá se envolveu em um acidente com um equino na noite dessa quarta-feira, 03, na BA-650, trecho entre as cidades de Itagibá e Dário Meira. Após se chocar com o cavalo, o carro capotou às margens das rodovia.

De acordo com as informações preliminares apuradas pelo GIRO, o motorista sofreu apenas escoriações leves. Não foi confirmado se havia mais alguém no carro. O equino não resistiu aos ferimentos e morreu.

Nessa rodovia, assim como outras na região, é bem comum encontrar animais de grande porte às margens da estrada oferecendo risco aos condutores e demais ocupantes de veículos. (Com informações do Giro Ipiaú)

Fisioterapeuta de 29 anos morre eletrocutada ao estender roupa em varal

Fisioterapeuta de 29 anos morre após ser eletrocutada ao estender roupa em varal
Monalisa morreu eletrocutada.

Uma jovem de 29 anos morreu na tarde desta quarta-feira (3) após ser eletrocutada na cidade de Andorinha, no norte do estado. Segundo informações da Polícia Civil, a vítima, identificada como Monalisa Nascimento, sofreu uma descarga elétrica ao estender roupa no varal próximo a um ar-condicionado.

O acidente aconteceu quando Monalisa tocou na toalha que estava em um varal de arame improvisado. Um fio desencapado do ar-condicionado entrou em contato com o arame causando a descarga que matou a vítima. Ela foi encaminhada ao hospital, mas não resistiu.

Monalisa trabalhava na Secretaria de Saúde da cidade. A prefeitura de Andorinha divulgou nota de pesar lamentando o caso e decretou luto de três dias no município. A Polícia Civil informou que as guias periciais e de remoção foram expedidas pela delegacia da cidade, que apura as circunstâncias do fato. (CORREIO)

Itacaré: Município promoveu um dos maiores réveillons de todos os tempos

Município promoveu um dos maiores réveillons de todos os tempos

Uma cidade fora de série, que atrai pessoas do mundo inteiro e oferece atrativos para todos. O município vive um verão mágico com a cidade recebendo milhares de visitantes. E a noite de réveillon refletiu o sucesso deste verão, uma imensidão de pessoas na Orla da cidade, na praia da Coroinha, para saudar o novo ano que se inicia e curtir os shows musicais promovido pela Prefeitura de Itacaré.

Município promoveu um dos maiores réveillons de todos os tempos

A festa começou com a Banda Amassa, que agitou o povão com vários hits e ritmos, e ainda realizou a contagem regressiva para a chegada do ano de 2024. Em seguida foi a vez dele, Boyzinho, o Rei da Bregadeira, que deixou a energia lá em cima com o seu ritmo. A terceira atração foi o cantor Lucca Makezi, prata da casa, dono do hit “Alô Mô”. Lucca fez a galera toda se apaixonar junto com ele. E para finalizar, um show muito top com Hiago Sacramento, que trouxe o pagodão sucesso por onde passa.

ECONOMIA

A economia totalmente aquecida e fortificada, rede hoteleira 100% de ocupação, o comércio da beleza, bebida, alimentação, ambulantes, táxis, mototáxis e transportes em geral e outros, todos com ótimos índices de vendas e serviços. E não apenas no réveillon, a cidade promete permanecer lotada e comércio aquecido e movimento durante todo o verão.

Policial Militar é baleado e morto durante patrulhamento em bairro de Salvador

Policial Militar é baleado e morto durante patrulhamento em bairro de Salvador
Guilherme Alves foi morto na tarde desta terça-feira (2).

O policial militar Guilherme Alves Pinheiro, da 37ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), foi morto, na tarde desta terça-feira (2), enquanto realizava rondas no bairro do IAPI, em Salvador. O soldado foi atingido na cabeça por um disparo de arma de fogo. Em decorrência desse incidente, as autoridades reforçaram o policiamento na localidade do Bem Amado, situado no bairro do IAPI.

Mesmo após ser conduzido a uma unidade hospitalar para receber atendimento médico, o soldado Alves não conseguiu resistir aos ferimentos, resultando no seu falecimento. O aumento da presença policial na área conta com a mobilização de unidades táticas e especializadas, visando a identificação e prisão dos responsáveis pelo ataque fatal.

O homem suspeito de matar o policial foi baleado pela polícia e socorrido para o Hospital Geral do Estado (HGE) onde e teria confessado o crime. Adailton Sousa dos Santos está internado na unidade de saúde após ter trocado tiros com policiais.

Em comunicado oficial, a Polícia Militar expressou luto pela perda de seu membro, que sacrificou a própria vida em serviço, ressaltando o legado deixado por Guilherme Alves Pinheiro para a PMBA e a sociedade baiana. A instituição se une à dor dos familiares e amigos, comprometendo-se a investigar minuciosamente o ocorrido em busca de justiça e segurança para a comunidade.

BR-116: Mãe e filho perdem a vida em grave acidente entre carro de passeio e caminhão

Mãe e filho perdem a vida em grave acidente entre carro de passeio e caminhão
Foto: PRF-BA / Divulgação

Duas pessoas morreram em um acidente na BR-116, próximo ao Distrito de Dantelândia, em Vitória da Conquista, na região sudoeste da Bahia, nesta segunda-feira (01). As vítimas, eram mãe e filho e estavam em um carro de passeio que colidiu contra um caminhão.

Segundo o site Achei Sudoeste, as vítimas foram identificadas como Cledileia Aguiar de Amorim Silva, de 46 anos e agente de trânsito em Brumado, e seu filho, Anderson Yure Amorim, de 24 anos, que atuava como Policial Militar de Minas Gerais.

Mãe e filho perdem a vida em grave acidente entre carro de passeio e caminhão
Reprodução / Redes Sociais

O Departamento de Polícia Técnica (DPT) realizou a perícia no local e os corpos das vítimas foram encaminhados para o Instituto Médico Legal (IML) em Vitória da Conquista para serem necropsiados. Os ocupantes do caminhão não sofreram ferimentos.

BR-101: Motorista morre e três mulheres ficam feridas após colisão entre carro e ônibus

Motorista morre e três mulheres ficam feridas após colisão entre carro e ônibus
Foto: Reprodução/Verdinho

Uma pessoa morreu e três ficaram feridas após um acidente envolvendo um carro de passeio modelo chevette e um ônibus da empresa Águia Branca. A colisão ocorreu na madrugada dessa quarta-feira, 3, na BR-101, próximo ao trevo da cidade de Camacan. De acordo com o Blog Verdinho Itabuna, o carro de passeio teria invadido a via contrária e colidido frontalmente com o transporte coletivo.

Motorista morre e três mulheres ficam feridas após colisão entre carro e ônibus
Foto: Reprodução/Verdinho

O motorista do chevette, um idoso de 70 anos, não resistiu aos ferimentos e morreu no local. Três mulheres que viajavam no automóvel ficaram feridas e foram socorridas para o Hospital de Base em Itabuna. O corpo do motorista foi retirado das ferragens por uma equipe do Corpo de Bombeiros. O carro envolvido no acidente é licenciado em Cruz das Almas. O ônibus fazia a linha Itabuna / Vitória do Espírito Santo. Nenhum ocupante do transporte coletivo se feriu no acidente.

Casal é encontrado morto com marcas de tiros dentro de carro

Casal é encontrado morto com marcas de tiros dentro de carro
Casal é encontrado morto com marcas de tiros dentro de carro.

Um casal foi encontrado morto dentro de um carro na BA-490, na zona rural de Rafael Jambeiro, cidade a cerca de 180 quilômetros de Salvador, no último domingo (31). O caso será investigado. Segundo publicação do site G1, o homem foi identificado como Hebert de Oliveira Souza, de 31 anos e a mulher não teve nome divulgado.

Ambos tinham marcas de tiros. De acordo com a Polícia Militar, agentes da 57ª Companhia Independente foram acionados para a ocorrência e encontraram os corpos no veículo quando.

Os agentes isolaram a área e acionaram o Departamento de Polícia Técnica para realização de perícia. Os corpos foram levados para o Instituto Médico Legal de Feira de Santana, para serem necropsiados. A Polícia Civil ainda não tem pistas sobre a autoria e motivação do crime.

Gás de cozinha sofre novo reajuste e fica mais caro na Bahia

Gás de cozinha sofre novo reajuste e fica mais caro na Bahia
O valor foi alterado em 5,18%.

O ano virou e o preço do gás de cozinha também. A Acelen, empresa que administra a Refinaria Mataripe, anunciou um novo reajuste do produto na venda para as distribuidoras da Bahia. A partir desta terça-feira (2), o valor foi alterado em 5,18%. A previsão é de que o botijão fique de R$ 5 a R$ 8 mais caro.

Segundo estimativa do Sindicato dos Revendedores de Gás do Estado (SINREVGÁS), o preço médio do botijão no estado é de R$ 140. De acordo com a Acelen, os preços dos produtos da Refinaria de Mataripe seguem critérios de mercado que levam em consideração variáveis como custo do petróleo, que é adquirido a preços internacionais; a cotação do dólar e o frete, podendo variar para cima ou para baixo.

A empresa ressalta que possui uma política de preços transparente, amparada por critérios técnicos, em consonância com as práticas internacionais de mercado. (Com informações do BN)

Corpos de família desaparecida são encontrados com marcas de tiros

A Polícia Civil suspeita de execução.
A Polícia Civil suspeita de execução.

Os corpos da família de Olímpia, interior de São Paulo, que estava desaparecida desde a última quinta-feira (28/12), foram encontrados nessa segunda-feira (1º/1), com marcas de tiros, em uma estrada rural de Votuporanga — cidade a mais de 80 km de distância do destino das vítimas.

Anderson Marinho, de 35 anos, a mulher, Mirele Tofalete, de 33, e a filha do casal, Isabelly, de 15 anos, tinham saído de casa para almoçar na vizinha São José do Rio Preto e comemorar o aniversário de Mirele. O carro da família, um Volkswagen Gol prata, foi visto pela última vez em Mirassol, cidade que não estava nos planos de viagem das vítimas, segundo parentes disseram à polícia.

Os corpos foram encontrados por um morador da região e já estariam em estado de decomposição. Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP), a mãe e a filha estavam dentro do carro. Já Anderson foi encontrado do lado de fora do veículo — que também foi atingido por balas. A Polícia Civil suspeita de execução. Até o momento, ninguém foi preso. (Com informações do Metrópoles)

Quatro jovens, entre 16 e 24 anos, foram encontrados mortos em uma BMW em SC

Quatro jovens, entre 16 e 24 anos, foram encontrados mortos em uma BMW em SC
Foto: Reprodução/Rede Social

Quatro jovens, entre 16 e 24 anos, foram encontrados mortos em uma BMW, em Balneário Camboriú (SC). Os corpos foram localizados na manhã desta segunda-feira (1°/1). As vítimas foram identificadas como Gustavo Pereira Silveira Elias (24 anos), Tiago de Lima Ribeiro (21), Karla Aparecida dos Santos (19) e Nicolas Oliveira Kovaleski (16).

De acordo com a Polícia Militar, os corpos encontrados em uma BMW, no estacionamento da rodoviária de Balneário Camboriú, não apresentavam sinais de violência. De acordo com o NSC Total, Gustavo, Karla e Nicolas são naturais de Paracatu (MG), enquanto Tiago era natural de Patos de Minas (MG). O grupo morava em Florianópolis (SC) há cerca de um mês, de acordo com a Polícia Civil.

Corpos foram encontrados em uma BMW.
Corpos foram encontrados em uma BMW.

Informações preliminares dão conta que os jovens teriam permanecido dentro do carro com o ar-condicionado ligado. Como informou o NSC Total, parceiro do Metrópoles, a perícia no BMW 320iA indicou que havia uma perfuração na ligação entre o painel e o escapamento.

A Polícia Civil de Santa Catarina trabalha, inicialmente, com a hipótese de intoxicação por gás carbônico. No entanto, ainda segue com outras linhas de investigações e aguarda laudos toxicológicos. As investigações estão a cargo da Polícia Civil do Estado de Santa Catarina.

Ubaitaba: Três pessoas de uma mesma família morrem em acidente na BR-101

Hildebrando do geladinho era muito conhecido.
Hildebrando do geladinho era muito conhecido.

Três pessoas de uma mesma família morreram em um grave acidente automobilístico na tarde desta segunda-feira (1º), na BR-101, altura da Pedreira de Nery, entre o distrito de Travessão e o município de Ubaitaba. A família morava no bairro Zitão, em Ubaitaba. Segundo informações, o carro em que as vítimas viajavam capotou.

O motorista do veículo foi levado gravemente ferido para o hospital. Até o momento não temos informações do estado de saúde dele. Os mortos foram identificados como sendo o sr. Hildebrando, que vendinha geladinho de iogurte pelas ruas de Ubaitaba, a esposa e a neta dele. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)

FEMINICÍDIO: Funcionária do Hospital Costa do Cacau é assassinada pelo marido em Ilhéus

Servidor Público mata esposa a tiros na cidade de Ilhéus
Clealine era funcionária do Hospital Regional Costa do Cacau.

Um homem matou a companheira a tiros, na noite da última quarta-feira (27), na zona sul de Ilhéus. O servidor público Danilo Cruz efetuou dois disparos contra a esposa, Clealine Santos Andrade, funcionária do Hospital Regional Costa do Cacau. O feminicídio ocorreu no bairro Hernani Sá.

Uma discussão teria ocorrido ainda antes do desfecho fatal e logo após confraternização de amigos. Danilo teria deixado um dos filhos para outra residência, de acordo com relatos, e não teria gostado de ver a esposa em confraternização com vizinhos. Ainda de acordo com relatos, o agente da Superintendência de Trânsito de Ilhéus (Sutram) entrou na casa e começou a jogar as roupas de Clealine pela janela.

A vítima se deparou com a porta fechada. Arrombou-a, instante em que recebeu dois tiros. Danilo se entregou à polícia e já está preso. Há pouco, o Hospital Costa do Cacau emitiu nota de pesar pela morte da funcionária. “Clealine Santos Andrade, infelizmente, foi vítima de feminicídio. Diante desse episódio lamentável, em um momento de profunda dor, nos solidarizamos com amigos, familiares e colegas de Clealine Santos Andrade. Que Deus conforte a todos”. (Pimenta)

Ubaitaba: Governador Jerônimo inaugura obras e assina Ordem de Serviço para o novo Estádio de Futebol

Foto: Divulgação/ASCOM-Ubaitaba
Foto: Divulgação/ASCOM-Ubaitaba

Na tarde desta quinta-feira, 28, a comunidade Ubaitabense recepcionou o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, para a inauguração da nova Delegacia Territorial e entrega de novos equipamentos odontológicos para a saúde. Em uma recepção calorosa Jerônimo chegou juntamente com sua comitiva e com representantes de cidades da região.

Foto: Divulgação/ASCOM-Ubaitaba
Foto: Divulgação/ASCOM-Ubaitaba

Em sua fala, o governador ressaltou a parceria e união que tem com o prefeito Bêda e a importância de combater as Fake news na política. O governador reafirmou o seu compromisso com a construção do novo Estádio de Futebol de Ubaitaba e seu empenho em trazer novas obras e equipamentos para o município das canoas.

Foto: Divulgação/ASCOM-Ubaitaba
Foto: Divulgação/ASCOM-Ubaitaba

Já o prefeito Bêda agradeceu a Jerônimo pelo seu apoio e sua parceria na vida pessoal em seu momento de afastamento da prefeitura por motivo de saúde, como também na vida pública em pro de uma Ubaitaba melhor. Bêda aproveitou seu momento para salientar a importância da construção do no Estádio e fazer um pedido especial por está obra.

Foto: Divulgação/ASCOM-Ubaitaba
Foto: Divulgação/ASCOM-Ubaitaba

E falando em Estádio, o pedido do prefeito não ficou para depois, a demanda foi atendida no mesmo momento. O governador trouxe para Ubaitaba de presente a ordem de serviço para a obra de asfaltamento de 8 ruas no município e a ordem de serviço para a tão sonhada obra do Estádio de Futebol. (ASCOM/Ubaitaba)

Preço das carnes no Brasil fecha 2023 com maior queda em 23 anos

Preço das carnes no Brasil fecha 2023 com maior queda em 23 anos
Foto: Reprodução/Agência Brasil

Os preços das carnes no Brasil registraram queda de 9,26% no acumulado até dezembro de 2023, segundo dados do IPCA-15. É a maior deflação (baixa) para um ano fechado desde o início da série histórica do índice, em 2000.

O alívio dos preços das carnes em 2023 devolve uma parte da disparada registrada nos últimos anos nos açougues e supermercados. Conforme o IPCA-15, o item havia acumulado altas de 25,69% em 2019, de 22,9% em 2020, de 9,98% em 2021 e de 2,45% em 2022.

Ao longo de 2023, analistas associaram a redução dos preços principalmente ao aumento da oferta de carnes no Brasil. Com mais produtos no mercado, em razão do chamado ciclo da pecuária, os valores cobrados tendem a apresentar trégua. A baixa de parte dos custos produtivos, após o aumento com a pandemia e a Guerra da Ucrânia, também teria contribuído para a situação.

No IPCA-15, a variação dos preços das carnes é calculada a partir de 18 cortes –a maioria de gado. No acumulado de 2023, 17 apresentaram queda. A maior redução foi a do fígado (-18,29%). Peito (-13,75%), pá (-13,37%), costela (-12,41%) e filé-mignon (-12,13%) vieram na sequência. A única alta foi a da carne de carneiro (0,78%). (Metro 1)

Mulher morre após ser esfaqueada ao tentar defender amiga de agressão

Mulher morre após ser esfaqueada ao tentar defender amiga de agressão
Geane tentou ajudar a amiga quando foi morta.

Uma mulher de 32 anos morreu nesta quarta-feira (27) depois de ter sido esfaqueada pelo marido de uma amiga em Jacobina, no norte do Estado. Geane Ferreira da Silva estava na casa do casal quando presenciou a briga e tentou intervir e acabou esfaqueada.

O crime aconteceu no dia 23 de dezembro no distrito de Novo Paraíso. Geane tinha ido visitar a amiga, quando viu o marido da mulher pegar uma faca para atacá-la. Geane tomou a frente da amiga e acabou sendo atingida pela arma. Geane foi socorrida para o Hospital Regional Vicentina Gourlart, onde ficou internada por quatro dias e não resistiu.

A Polícia Civil informou que uma ocorrência de lesão corporal seguida de morte foi registrada na 1ª Delegacia Territorial (DT) de Jacobina, na tarde de quarta-feira (27). A unidade policial deve realizar oitivas e diligências para esclarecer o ocorrido. Ninguém foi preso. O corpo de Geane foi sepultado nesta quinta-feira (28) no município de Saúde. (CORREIO)

PRF começa operação Ano Novo nesta sexta

PRF começa operação Ano Novo nesta sexta
PRF começa operação Ano Novo nesta sexta

A Operação Ano Novo nas rodovias federais começa às 0h desta sexta-feira, 29. Até os últimos minutos de 1º de janeiro de 2024, policiais rodoviários federais intensificarão esforços para garantir a segurança nas estradas.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), serão feitas ações de combate à embriaguez ao volante e conscientização de motoristas sobre os riscos da ingestão de álcool associada à direção.

Os policiais também fiscalizarão as condições dos veículos e o uso adequado de equipamentos obrigatórios como cinto de segurança, capacete e dispositivo de retenção de crianças. Assim como fiscalização de práticas delituosas como excessos de velocidade e ultrapassagens em locais proibidos.

Durante o ano, conduzir veículos sob efeito de álcool foi a sexta maior causa de acidentes nas rodovias federais. Nas 4.318 ocorrências, 3.839 pessoas ficaram feridas e 201 morreram.

No entanto, segundo a PRF, de janeiro a novembro deste ano, a estatística de acidentes provocados por ingestão de álcool pelo condutor teve queda de 18% comparado com o mesmo período do ano passado. (A Tarde)

Prefeita de Floresta Azul tenta expulsar vereadora de palanque

Prefeita de Floresta Azul tenta expulsar vereadora de palanque
Prefeita de Floresta Azul tenta expulsar vereadora de palanque

O clima entre a prefeita de Floresta Azul, sul da Bahia, Gicélia Santana, e a vereadora, Daniela Laranjeira, ambas do PSB, foi de tensão durante um evento no município. A gestora municipal se dirigiu até a parlamentar e pediu que ela se retirasse do local.

“Desça para não ter problema. Você quer criar confusão”, disse a prefeita em um vídeo gravado. Daniela responde dizendo que foi “convidada” a estar no palco do evento, momento no qual mostra a pulseira de acesso.

Bastidores da política local contam que a prefeita e a vereadora, embora sejam da mesma sigla, têm atualmente ideais opostos, e que os problemas entre as duas são recorrentes. O clima ainda ficou pior após Daniela lançar a pré-candidatura à Prefeitura local em 2024.

O evento foi na última sexta-feira, 22, com a presença do governador Jerônimo Rodrigues (PT), que anunciou R$ 5,8 milhões em investimentos para obras de urbanização e abastecimento de água na cidade. (A Tarde)