Operação Força Total. Crédito: Divulgação/Polícia Militar
Policiais militares baianos realizam a 18ª edição da Operação Força Total nos 417 municípios do estado nesta quarta-feira (27). Segundo a PM, a operação visa coibir o cometimento de crimes e ampliar a segurança através de ações preventivas e ostensivas com o emprego máximo da tropa (efetivo operacional e administrativo).
Os policiais militares em ação atuam a pé e com a utilização de carros, motocicletas, aeronaves, além de todo o aporte tecnológico e informações de inteligência nas blitze e incursões em áreas urbanas e rurais na Bahia. A operação é realizada das 7h às 22h.
BALANÇO
No acumulado das 17 edições, a Polícia Militar da Bahia retirou de circulação 362 armas de fogo, prendeu 593 criminosos em flagrante e recuperou 251 veículos. O empenho da tropa também resultou no registro de 334 termos circunstanciados de ocorrência (TCOs), na apreensão de 112 adolescentes e no cumprimento de 221 mandados de prisão nos 417 municípios baianos. (CORREIO)
Liu Andrade ainda distruibuiu presentes para os convidados.
A ex-prefeita de Aurelino Leal, Liu Andrade (PSD), abriu as portas de sua residência e realizou uma grande “Ceia de Natal” com a participação da população aurelinense. Mais de 300 famílias participaram do evento. Esse acontecimento é um projeto de Liu Andrade, e foi realizado em seu segundo governo. O primeiro evento aconteceu na Praça do Pé de Amêndoa, no centro da cidade, e o último foi realizado no Bairro São Cosme, com a participação da comunidade.
Foto: Reprodução
“Esse acontecimento é inédito na Bahia. Como pode uma ex-prefeita abrir as portas de sua casa e realizar uma Ceia de Natal e convidar a população? Esse é o verdadeiro sentido do Natal,” disse um senhor que estava em Aurelino Leal visitando familiares e aproveitando as festas de fim de ano.
Foto: Reprodução
Durante a ceia de Natal teve distribuição de presentes, principalmente para a criançada. “Me sinto muito feliz em dar continuidade a esse projeto nosso, mesmo estando fora da prefeitura. Esse é o verdadeiro sentido do Natal. Quero agradecer a todas as pessoas que me ajudaram e desejar a todos um 2024 de muitas realizações. Juntos somos mais fortes”, disse Liu. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)
Isaquias Queiroz vai treinar em Ilhéus para os Jogos de Paris.
O baiano Isaquias Queiroz, campeão olímpico em Tóquio 2020, vai treinar em Ilhéus, para os Jogos de Paris 2024. De acordo com a Folha de São Paulo, o COB (Comitê Olímpico do Brasil) montou uma raia em uma lagoa no município para poder se preparar mais perto da família.
A estrutura fica em um espaço da polícia, e conta com uma área completa de musculação para o canoísta. A comissão técnica da seleção brasileira, que fica em Lagoa Santa (MG), o observará de perto.
Um dos maiores atletas olímpicos do Brasil, Isaquias tem quatro medalhas na canoagem velocidade, sendo três no Rio de Janeiro (duas pratas e um bronze) e uma em Tóquio (um ouro). Nascido em Ubaitaba, que fica a 80 quilômetros de Ilhéus, ele fará sua despedida olímpica em Paris. (Com informações do Bahia Notícias)
Seis pessoas são baleadas em festa paredão na Bahia
Seis pessoas foram baleadas em uma festa do tipo paredão que aconteceu em Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo da Bahia. De acordo com a Polícia Civil, o evento aconteceu no domingo (24), na véspera de Natal, e ninguém foi preso.
Testemunhas contaram que a festa acontecia no bairro do Mutum de Cima quando as pessoas que estavam no evento ouviram barulhos de tiros. Todos tentaram sair do local ao mesmo tempo, o que causou uma confusão generalizada.
Conforme apurado pela TV Subaé, afiliada da TV Bahia em Feira de Santana, as vítimas foram socorridas por populares para o Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus. Três delas tiveram alta médica nesta segunda-feira (25), enquanto outras três seguem internadas, mas não correm risco de morte.
O caso é investigado pela Delegacia de Santo Antônio de Jesus. Os suspeitos de atirar nas seis pessoas ainda não foram identificados.
Carro com família caiu em rio e cinco pessoas morreram.
Cinco pessoas da mesma família morreram em um acidente de carro na zona rural de Pimenteiras do Oeste, em Rondônia, na tarde desse domingo (24/12). O veículo, Mitsubishi Pajero, saiu da pista e caiu no Rio Santa Cruz. Seis pessoas estavam no carro no momento do acidente, segundo a Rede Amazônica. O grupo vinha de Mato Grosso e estava a caminho de uma pescaria em Rondônia. Familiares das vítimas, que estavam em outro veículo, prestaram socorro, mas só conseguiram resgatar uma mulher.
Pajero ficou submerso por mais de 20 minutos.
As outras cinco pessoas ficaram presas no carro, que ficou mais de 20 minutos submerso. Morreram a médica Sônia Valadares dos Santos, de 44 anos, o filho dela, João Carlos, de 22, o irmão dela, Marcos Valadares, de 46, uma outra mulher de 46 anos e uma criança de 6 anos. O Mitsubishi Pajero foi retirado do rio com a ajuda de um cabo e uma equipe da Polícia Militar. A área em que o veículo caiu tem cerca de 4 metros de profundidade. (Com informações do Metrópoles)
Motorista levava mulher para atendimento médico em Paulo Afonso.
Um acidente na BA-210, no norte da Bahia, resultou na morte de uma gestante e de um funcionário da prefeitura de Glória. O caso ocorreu no último sábado (23) quando o motorista, a serviço da prefeitura, conduzia a mulher para um atendimento médico em Paulo Afonso.
De acordo com o G1, a Polícia Militar informou que o condutor perdeu o controle do veículo, identificado como pertencente à prefeitura de Glória. O carro saiu da pista, capotou e acabou parando em uma área de vegetação, sofrendo danos irreparáveis devido ao impacto.
Alane Barbosa Coelho, de 29 anos, perdeu a vida no local do acidente. O bebê que ela esperava também não resistiu. Não foram fornecidos detalhes sobre em qual mês de gestação a vítima se encontrava.
Dois adultos, um adolescente e uma criança, de idades não informadas, morreram em um grave acidente ocorrido na manhã deste domingo (24), na BR-101, em um local conhecido como “Curva do Casimiro”, no município de São José da Vitória.
O carro em que as vítimas viajavam bateu em um ônibus da empresa Rota. De acordo com o Blog do Verdinho Itabuna, as vítimas saíram do Rio de Janeiro e seguiam com destino à cidade de Ibirataia, onde passariam o natal e a virada de ano com familiares e amigos.
Os corpos do casal Cristiano Matheus de Oliveira, 46, Gilmara Virgens de Santana (esposa), e de seus dois filhos, Cauã de Santana, e Pietro, foram encaminhados para o DPT da cidade de Itabuna. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)
Um comerciante da cidade de Jussari, de 33 anos morreu em um grave acidente na BR-101na tarde deste sábado (23), próximo à cidade de São José da Vitória. O comerciante foi identificado como sendo Junior, proprietário de uma empresa de venda de rações de animais.
Júnior dirigia um veículo Corsa, e voltava de Itabuna para sua cidade com sua irmã e mais duas pessoas, quando colidiu de frente com um Palio Weekend, que fazia uma ultrapassagem indevida. Após colidir contra o Corsa, o Palio Weekend caiu em uma ribanceira. Junior morreu no local.
Os feridos de ambos os veículos (sete pessoas), foram socorridas para o Hospital de Base, em Itabuna. Não temos informações do estado de saúde das vítimas. A morte de Junior causou grande comoção na cidade de Jussari, já que ele era muito querido na cidade. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)
Uma Kombi ocupada por oito pessoas colidiu com uma vaca que avançou na pista, nas proximidades da entrada do antigo Matadouro Municipal de Ipiaú. O acidente foi registrado por volta das 23h20 deste sábado (23), na BR-330. Duas mulheres e um homem receberam atendimentos no local pelo Samu e foram encaminhados ao Hospital Geral de Ipiaú.
As lesões foram consideradas leves, e todos passam bem. O grupo, composto por evangélicos residentes em Ilhéus, estava retornando de uma festividade em uma igreja na cidade de Ibirataia. A colisão ocorreu quando a vaca, que estava solta na pista, invadiu subitamente o caminho da Kombi, causando o acidente.
O animal morreu poucos minutos após o acidente. Moradores da região relatam que nos últimos dias havia sido observada a presença recorrente de animais soltos na BR-330, exatamente no local do acidente. Diversos alertas foram feitos. Ainda não foi identificado o proprietário da vaca envolvida no acidente. (Com informações do Giro Ipiaú)
Carlos Vinícius Nascimento Mendes, 38 anos, morador do bairro Conceição, em Itabuna, sentiu-se mal no presídio de Itabuna e foi socorrido no Hospital de Base. Ele foi encaminhado para a unidade médica pelos agentes e enfermeiros do Conjunto Penal de Itabuna, no final da tarde da última sexta-feira (22). Suspeita-se de overdose e a polícia investiga. Carlos morreu após algumas horas depois de atendido no Base.
Moradores de Muniz Ferreira relatam cinco dias de falta de água.
Os moradores de Muniz Ferreira estão enfrentando um problema recorrente de falta de água que já dura cinco dias na cidade. Segundo informações do Blog do Valente,parceiro do Bahia Notícias, a situação ocorre desde a última segunda-feira (19), e os moradores destacam que esse problema é recorrente, se repetindo ano após ano sem solução aparente.
“A população vem a cada dia crescendo e a situação piorando. Por favor, dona Embasa, nós clientes merecemos um pouco mais de respeito desta empresa que sempre nos deixa na mão.
Sem contar que a falta de água é comum, aí vem as festividades: Natal, Ano Novo, Festa de Santos Reis, São João, aniversário da cidade e etc. Queremos uma resposta já e mais credibilidade, já que pagamos nossas contas em dia”, expôs uma morada.
Mulher corta pênis do marido e joga na privada após descobrir traição.
Uma mulher de 34 anos se entregou na delegacia da cidade de Atibaia, no interior de São Paulo, após confessar ter cortado o pênis do próprio marido. O caso, que aconteceu na madrugada da sexta-feira (22) no bairro de Cerejeiras 3, teve como motivação a descoberta de uma traição.
O rapaz, que também não teve o nome identificado, teria se envolvido com a sobrinha da companheira de 15 anos. Aos policiais, a mulher afirmou que ficou irritada com toda situação e atraiu o marido para uma emboscada, afirmando que eles teriam relações sexuais. Durante o ato, ela amarrou as mãos do homem com uma calcinha e cortou o pênis com uma navalha. A moça jogou o órgão na privada e deu descarga.
Ainda segundo o boletim de ocorrência, o homem teria saído à procura de socorro, enquanto a mulher foi para a delegacia, onde confessou o crime. O caso foi registrado como tentativa de homicídio. O homem conseguiu chegar a UPA da cidade a pé e foi transferido para o Hospital Universitário São Francisco (HUSF). Não há atualizações sobre o quadro de saúde da vítima.
Conforme a TV Santa Cruz, o material era levado para outras cidades.
Um servidor da prefeitura de Itabuna, no Sul, foi alvo de mandados de apreensão nesta quinta-feira (21). Com ele, foram apreendidos celulares e computadores. Segundo a Polícia Civil, o homem, que não teve o nome informado, é acusado pelo furto de britas que teria gerado prejuízo de cerca de R$ 280 mil ao município.
Descoberto em novembro passado, o esquema teria retirado mais de 100 caçambas com britas, com aval do servidor, da obra municipal de tratamento de esgoto no bairro Nova Califórnia. Conforme a TV Santa Cruz, o material era levado para outras cidades, como Buerarema, também no Sul, e Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo.
Durante as ações, seis homens foram detidos e prestaram depoimentos na delegacia, e uma retroescavadeira e três caçambas foram apreendidas. Dez pessoas já foram ouvidas. Até o momento ninguém foi preso. (Com informações do Bahia Notícias)
A Procuradoria da Justiça Desportiva Antidopagem ofereceu nesta quinta-feira (21) uma denúncia contra o atacante Gabigol, do Flamengo, por tentar fraudar um exame antidpoing. O caso aconteceu no dia 8 de abril deste ano, no Ninho do Urubu. A denúncia é assinada pelo procurador João Guilherme Guimarães Gonçalves, da Justiça Desportiva Antidopagem.
O documento pede que Gabigol seja intimado a prestar depoimento pessoal sob pena de confissão. Márcio Tannure, chefe do departamento médico do clube carioca, Leandro Martins, enfermeiro, e o capitão Everton Ribeiro também serão intimados para depor. O camisa 10 irá a julgamento, ainda sem data definida, no Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem (TJD-AD) por infração ao artigo 122 do Código Brasileiro Antidopagem.
A pena é de suspensão de até quatro anos em caso de condenação. Gabigol é acusado de dificultar o trabalho dos oficiais na realização do exame. Exceto camisa 10, todos os jogadores do Mengo fizeram o teste antes do treino às 10h. Segundo os relatos, o atacante prejudicou o procedimento de diversas maneiras, além de desrespeitar os profissionais. A análise específica do passaporte biológico determina que deve haver repouso de duas horas depois de atividade física, tempo que não foi cumprido pelo atleta.
Antes das atividades, ele não se dirigiu para a testagem e depois do treinamento foi almoçar, sem seguir os procedimentos indicados. Após 90 minutos, o atacante pegou o vaso coletor sem avisar, irritou-se ao ver o oficial o acompanhou até o banheiro e ao fim entrou o recipiente aberto, contrariando a orientação. Ainda de acordo com a denúncia, o artilheiro demonstrou irritação por estar na lista do antidoping.
O processo é feito pela Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) e costuma ocorrer sem aviso prévio nos centros de treinamentos. A confusão aconteceu na véspera do segundo jogo da final do Campeonato Carioca, que terminou com a goleada aplicada pelo Fluminense no Rubro-Negro por 4 a 1, definindo o título.
A estudante e cantora gospel Aclécia Silva dos Santos, de 18 anos, moradora de Novo Horizonte, distrito de Ibirapitanga, morreu no grave acidente ocorrido na tarde desta quinta-feira, 21, envolvendo uma ambulância da Secretaria Municipal de Saúde de Ibirapitanga e uma carreta, na BR-101.
Conforme informações do site Ubatã Notícias, Aclécia, na companhia de colegas, teria ido ao Colégio Estadual Paulo Cesar da Nova Almeida (CEPAN), em Ibirapitanga, pegar um certificado. No retorno para o distrito teria ocorrido o acidente, que vitimou fatalmente a cantora. De acordo com populares, na ambulância havia outras cinco pessoas e pelo menos uma delas foi transferida, em estado grave, para o Hospital de Base, em Itabuna.
A cantora gospel, conforme revelou um professor da artista, tinha uma viagem de despedida da turma nesta quarta-feira, 20, para Ilhéus, mas acabou não indo à confraternização em virtude de um compromisso com a Gravadora. “Uma perda irreparável. Uma aluna especial, um ser humano iluminado. Estamos todos consternados”, destacou o educador. Ainda não há informações sobre velório e sepultamento e o estado de saúde dos demais ocupantes do veículo. (Com informações do Ubatã Notícias)
Jovem de 24 anos é morto a tiros dentro de casa em Itagibá
Um jovem de 24 anos, identificado Claiton Pereira, foi morto a tiros por volta das 22h dessa quinta-feira, 21, dentro de sua residência, às margens da BA-650, saída da cidade de Itagibá, sentido Dário Meira. Vizinhos disseram ter ouvido cerca de cinco disparos de arma de fogo, mas não souberam informar as circunstâncias do crime.
O homem assassinado morava na residência com uma companheira e os filhos dela, entretanto, no momento do crime ele estava sozinho em casa, apontam as informações preliminares. O corpo foi encontrado no chão, ao lado de um sofá.
O Departamento de Polícia Técnica foi acionado realizou a perícia e recolheu o corpo ao IML. Autoria e motivação do crime serão apurados pela Polícia Civil. (Com informações do Giro Ipiaú)
Geraldo Jr. é anunciado como pré-candidato em Salvador.
O vice-governador Geraldo Jr. (MDB) foi confirmado como pré-candidato à prefeitura de Salvador para as eleições de 2024. O anúncio foi feito na noite desta quinta-feira (21), após reunião do Conselho Político de partidos que compõem a base do governador Jerônimo Rodrigues (PT).
Na última segunda (18), durante coletiva de imprensa, Jerônimo disse que o nome poderia ser revelado após a reunião de quinta-feira, ou até o final do ano caso não houvesse consenso do grupo político. A chapa oficial e o candidato a vice-prefeito só deve ser revelado em janeiro.
No último domingo, o Partido dos Trabalhadores realizou encontro territorial, onde as principais lideranças, incluindo o governador, apontaram para o desejo de um desfecho sobre a candidatura ocorresse naquele dia. O presidente do PT na Bahia, Éden Valadares também reforçou a vontade de que o encontro pactue a “unidade” no grupo, pensando no pleito de 2024.
A decisão que cacifou Geraldo Jr. à candidatura na capital baiana veio depois de muitas idas e vindas, o que causou bastante turbulência entre os aliados do governador. O próprio PT elevou o tom ao pressionar pela candidatura do deputado estadual Robinson Almeida. Além disso, dentro da federação, o PCdoB mantinha de pé intenção de lançar mais uma vez Olívia Santana.
Outro partido que ensaiou um nome foi o PSD. O deputado federal Antônio Brito se colocou à disposição para ser apoiado por Jerônimo Rodrigues na disputa pelo Palácio Tomé de Sousa. (Com informações do Bahia Notícias)
Uma carreta de transporte de mercadorias dos Correios tombou na BR-101, perto da cidade de Itagimirim, na manhã desta quarta-feira (20). Imediatamente após o acidente, três homens que passavam pela rodovia pararam para socorrer o motorista. Um vídeo mostra eles em cima da cabine, resgatando o condutor. Contudo, em contraste com essa atitude solidária, outras pessoas aproveitaram a situação para saquear a carga.
Quando a polícia chegou, descobriu que parte das encomendas, incluindo celulares e tablets, já havia sido furtada. A polícia informa que o motorista, de 70 anos, perdeu o controle do veículo no trecho conhecido como Curva da Visgueira, resultando na saída da pista. Ele sofreu apenas ferimentos leves. A polícia está no local para controlar a situação e investigar o acidente. (Com informações do Radar News)
Pé de Serra registrou a maior velocidade de ventos no estado.
Diversas cidades baianas registraram ventos intensos entre terça-feira (19) e quarta-feira (20). Segundo o Inema, os ventos mais fortes foram registrados na localidade de Pé de Serra com rajadas de 71 km/h, seguido por Itaguaçu, com ventos de 70,1 km/h e Euclides da Cunha com 68 km/h.
Em Porto Seguro, o vento causou transtornos à população local. Quedas de árvores, destelhamento de barracas e engarrafamentos foram registrados por moradores. Segundo Aldirio Almeida, meteorologista do Inema, as rajadas de vento estão diretamente associadas às chuvas. “Quando há uma tempestade numa área formada por várias nuvens, forma-se uma ‘frente de rajada’ onde são formados os ventos mais intensos.” afirmou
Na capital, o Inema registrou ventos de até 55,4km/h. O meteorologista da Codesal, Giuliano Nascimento alerta para os riscos: “Há possibilidade de queda de árvores, destelhamentos, além de deslizamentos e alagamentos.” Nesta quarta-feira (20), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um novo alerta de chuvas intensas até sexta-feira (22). Segundo o instituto, a chuva deve ficar entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos de até 100 km/h. Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Em caso de rajadas de vento, é recomendado não se abrigar debaixo de árvores, devido ao risco de queda e descargas elétricas, e não estacionar próximo a torres de transmissão e placas de propaganda. Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia. (Com informações do CORREIO)
Filha do vereador Muqueca, da cidade de Irajuba está desaparecida.
Familiares procuram pela jovem Stefany Bispo, estudante do Ensino Médio na Escola Municipal Anísio Teixeira, em Jequié. Stefany está desaparecida há dois dias e foi vista pela última vez por volta das 17h, após sair da aula, na terça-feira (19). Ela é filha do vereador Marcio Cruz dos Santos, conhecido como Muqueca (PSC), da cidade de Irajuba, no Vale do Jiquiriçá.
Segundo o boletim de desaparecimento registrado na Delegacia da Polícia Civil de Jequié, o qual o Blog do Marcos Frahm teve acesso, o pai relata preocupação e por isso fez o registro na unidade policial. Quem obtiver informações sobre o paradeiro da jovem entrar em contato pelo telefone (73) 9-9839-1492.