Ubaitaba Urgente

Quem é o médico preso por suspeita de causar a morte de 42 pacientes no RS

O cirurgião João Couto Neto foi preso na última quinta-feira (14).
O cirurgião João Couto Neto foi preso na última quinta-feira (14).

O cirurgião João Couto Neto, 46 anos, foi preso na última quinta-feira (14), em um hospital de Caçapava, no interior de São Paulo. Ele é suspeito de cometer erros médicos que teriam causado a morte de 42 pacientes, além de lesões em outros 114, em Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul.

No ano passado, quando o médico ainda mantinha as suas redes sociais no ar, ele contava com 15 mil seguidores no Instagram e outros 13 mil no Facebook. Em suas redes sociais, ele afirmava já ter realizado 25 mil cirurgias em 19 anos de profissão, segundo o jornal O Globo.

Em nota, o advogado Brunno Pires diz ter recebido com surpresa a notícia da prisão de seu cliente e que protocolou pedido de habeas corpus.

“A decisão não se reveste de qualquer fundamento jurídico e constitui clara antecipação de pena, com a finalidade de coagir e constranger o médico”, disse Pires.

Segundo a SSP (Secretaria da Segurança Pública) de São Paulo, na tarde desta sexta (15) o suspeito passa por audiência de custódia na tarde desta sexta-feira (15).

As investigações são conduzidas pelo 1° DP de Novo Hamburgo. Quando surgiram os primeiros relatos contra o médico, a Justiça o proibiu de operar por seis meses, e esse prazo expirou em outubro deste ano. O advogado do suspeito afirma, contudo, que ele não realiza cirurgias desde a proibição.

Ao deixar Novo Hamburgo, o suspeito trabalhou em unidades de saúde da cidade de São Paulo, como a AMA (Atendimento Médico Ambulatorial) Sacomã e o Hospital do Mandaqui.

Operação apreende mais de mil celulares em presídios do país

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Uma operação da Polícia Penal Federal, em parceria com as polícias dos estados, apreendeu mais de mil celulares em penitenciárias estaduais do país. Segundo o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, a operação enfraquece o poder de comando de facções criminosas que atuam em presídios.

“Na 2ª fase da Operação Mute, coordenada pelo Ministério da Justiça, foram apreendidos 1.056 celulares em penitenciárias estaduais, enfraquecendo o poder de comando de facções criminosas. Homenageio o trabalho integrado da Polícia Penal Federal com as Polícias dos Estados”, escreveu o ministro neste sábado (16) em uma rede social.

A segunda fase da Operação Mute, deflagrada entre segunda (11) e sexta-feira (15), foi realizada em 106 unidades prisionais dos 26 estados e do Distrito Federal. A ação envolveu 4.384 policiais penais e teve 5.204 celas revistadas.

Conduzida pela Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, a operação é a maior deste tipo realizada no país, devido à quantidade de policiais penais estaduais e federais envolvidos e unidades prisionais estaduais. O objetivo é identificar e retirar celulares localizados em unidades prisionais como forma de combater a comunicação ilícita do crime organizado e reduzir os índices de violência em âmbito nacional.

Na primeira fase da operação, foram apreendidos 1.166 aparelhos celulares, um revólver, armas brancas e substâncias análogas a entorpecentes. A revista geral ocorreu em 68 penitenciárias, de 26 estados. Dez deles demostraram possuir rotina de controle efetiva com revistas frequentes e tiveram registro de zero celulares no interior das unidades prisionais.

Hospital registra aumento de casos de picadas de escorpião em Feira de Santana

De janeiro a novembro último foram 574 casos
De janeiro a novembro último foram 574 casos.

O hospital Clériston Andrade, em Feira de Santana, registrou aumento no número de piscadas de escorpião neste ano e um relação ao ano passado. De janeiro a novembro último foram 574 casos contra 536 no mesmo intervalo em 2022, segundo informou o Acorda Cidade, parceiro do Bahia Notícias.

Ao site, a veterinária Fátima Cruz informou que os acidentes tendem a ocorrer ao longo do ano. No entanto, com a chegada do calor e com o aumento populacional, os registros costumam ter maior incidência. Uma das orientações para prevenir esses acidentes é a limpeza de terrenos, quintais e locais com entulho.

Criança e adolescente morrem em afogamento no Sudoeste baiano

Divulgação/ Corpo de Bombeiros
Foto: Divulgação/ Corpo de Bombeiros

Um garoto, de oito anos, e uma adolescente, de 12, morreram após se afogarem em um lago em Poções, no Sudoeste baiano. O fato ocorreu nesta sexta-feira (15) no distrito de Bandeira Nova, zona rural do município. Segundo a Polícia Civil, via G1, as vítimas foram identificadas como Ricardo Ribeiro Souza, de oito anos; e Thaina Azevedo Pinheiro, de 12. Os corpos foram resgatados por uma equipe do Corpo de Bombeiros da região.Não há informações sobre as circunstâncias do afogamento. O fato deve ser investigado pela delegacia de Poções.

VÍDEO: Gracinha Viana vai ao DNIT em Salvador agradecer reforma e pedir a cobertura da passarela de Ubaitaba

Ricardo Maia, Gracinha e Roberto Alcântara no DNIT.

A pré-candidata a prefeita de Ubaitaba, Gracinha Viana (Avante), esteve em Salvador está semana para participar de uma audiência no DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes). No órgão, Gracinha foi recebida pelo Superintendente Regional do DNIT da Bahia, Roberto Alcântara.

Durante reunião, Gracinha agradeceu pela reforma da passarela que corta a BR-101, em Ubaitaba, e aproveitou para pedir a cobertura do equipamento e o melhoramento da travessia urbana no trevo da cidade. Gracinha Viana foi ao DNIT acompanhada pelo empresário Beto da Padaria e o Dep. Federal Ricardo Maia. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)

Casal que estava desaparecido é encontrado morto em Teixeira de Freitas

José Carlos e Daiane foram mortos a tiros em Teixeira de Freitas.
José Carlos e Daiane foram mortos a tiros em Teixeira de Freitas.

José Carlos Faustino de Souza, de 46 anos e Daiane de Jesus Santos de Almeida, 27, que eram motoristas por aplicativo em Teixeira de Freitas e estavam desaparecidos desde o último domingo (10), por volta das 15hs, quando saíram de casa para fazer uma corrida na zona rural do município, foram encontrados mortos.

Os corpos já em estado de decomposição foram localizados por populares na tarde desta última quarta-feira (13), em uma área de eucalipto na Comunidade da Palha, em Teixeira de Freitas. Segundo levantamentos do Departamento de Polícia Técnica (DPT), responsável pela perícia de local, José Carlos foi atingido por disparos de arma de fogo nas costas e cabeça, enquanto Daiane foi baleada fatalmente no crânio.

Um suspeito de participar do crime, de 25 anos, foi preso pela Polícia Militar. De acordo com os levantamentos feitos pela Polícia Civil, os criminosos autores da dupla execução seriam do município de Porto Seguro e teriam fugido com o carro das vítimas, um Chevrolet Onix, de cor branca, placa QXK-1J71, logo após o crime. A motivação, a princípio, é investigada como latrocínio, ou seja, roubo seguido de morte.

O caso está sendo investigado pelo Núcleo de Homicídios da 8ª Coordenadoria de Polícia do Interior (COORPIN/ Teixeira de Freitas, unidade coordenada pelo delegado Moisés Damasceno. (Com informações do Teixeira News)

Justiça de Ipiaú manda prender vice-prefeito da cidade de Itapé; entenda o caso

André Jatobá || Foto Pauta Blog
André Jatobá || Foto Pauta Blog

A juíza Leandra Leal Lopes, da Vara Criminal de Ipiaú, decretou a prisão preventiva do vice-prefeito de Itapé, André Jatobá (União Brasil). Ele responde a processo penal, após ter sido preso em flagrante, no dia 20 de outubro de 2019, em Ipiaú, com arma e drogas.

De acordo com a juíza, André descumpriu condições que o autorizavam a responder à Justiça em liberdade e tem dificultado o andamento regular do processo. Até o momento, segundo a magistrada, André Jatobá não foi localizado pela Justiça para ser intimado formalmente.

Além disso, não teria recolhido o reforço de fiança. “Resta claro que o acusado vem descumprindo deliberadamente decisão judicial, deixando de recolher o reforço da fiança, além de estar praticando ato de obstrução de andamento ao processo”, escreveu.

Decretado no último dia 7, o mandado de prisão preventiva veio a público nesta quinta-feira (14). Até o momento, não há informações sobre o paradeiro do vice-prefeito. Quando foi preso, em 2019, André Cunha Jatobá era pré-candidato a prefeito de Itapé. Depois, retirou a pré-candidatura e foi eleito na chapa liderada pelo prefeito Naeliton Rosa Pinto (PP). (Com informações do Pimenta)

Quatro mortos pela PM em Jequié eram suspeitos de fazer parte de facção paulista

A quadrilha tinha criminosos de vários estados.
A quadrilha tinha criminosos de vários estados.

Quatro dos cinco suspeitos mortos em ação da Polícia Militar em Jequié, na Bahia, nesta quarta-feira (13), foram identificados e, segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP), tinham ficha criminal extensa. A quadrilha tinha criminosos de São Paulo, Rio Grande do Norte e Ceará.

As primeiras informações apontam que eles faziam parte de uma facção criminosa paulista. Os quatro que foram identificados até agora tinham passagens por roubo, estelionato, associação criminosa, furto, tráfico de drogas, falsidade ideológica, entre outros crimes e moravam todos em São Paulo (SP).

Segundo informações da Secretaria da Segurança Pública (SSP), equipes da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Central faziam rondas na BR-116, quando avistaram três veículos em alta velocidade. Ao se aproximarem, os suspeitos atiraram, iniciando uma troca de tiros.

Após confronto, dois automóveis foram interceptados e o terceiro carro conseguiu escapar. Segundo a SSP, cinco homens que estavam nos carros modelos T-Cross e Peugeot 208 acabaram feridos. Eles foram socorridos, mas não resistiram.

Com o quinteto foram apreendidos duas espingardas calibre 12, dois revólveres calibre 38, uma pistola calibre 380, carregador e munições. O terceiro veículo envolvido na perseguição continua sendo procurado na região. (Com informações do CORREIO)

Servidor público municipal é morto pelo próprio irmão em Porto Seguro

Servidor público foi morto pelo próprio irmão.
Servidor público foi morto pelo próprio irmão.

O servidor público municipal Domingos Carlos Menezes Cerqueira, de 56 anos, foi morto pelo próprio irmão, na manhã desta quarta-feira (13), no distrito de Agrovila, em Porto Seguro. Conforme a apuração do site Radar News, testemunhas relataram que viram o momento em que Davi Henrique Menezes, seis anos mais novo, esfaqueou o irmão.

Domingos chegou a ser socorrido por moradores da localidade, mas não resistiu aos ferimentos nas costas e no pescoço e já chegou morto à emergência do Hospital Luís Eduardo Magalhães. Logo após o crime, ainda de acordo com os relatos, o assassino fugiu em direção à BR-367 e até o momento não foi localizado pela polícia.

Ainda conforme a apuração do Radar News, antes de matar o irmão, Davi esteve na casa de sua mãe, que fica na mesma localidade, e pediu uma faca emprestada. (Com informações do Radar News)

Raimundinho da JR recebe “Comenda Dois de Julho” em reconhecimento a sua dedicação ao povo Baiano

Foto: Reprodução/Bnews
Foto: Reprodução/Bnews

Em uma sessão especial na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), na manhã desta quinta-feira (14), o Dep. Raimundinho da JR, representante do PL e filho do município de Aurelino Leal, foi homenageado recebendo a Comenda Dois de Julho, em reconhecimento ao seu compromisso inabalável com a comunidade baiana.

Natural do município de Aurelino Leal, Raimundinho da JR se destacou em seu primeiro ano de mandato, trazendo à tona questões essenciais para o estado. Sua postura firme na cobrança contra a COELBA (Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia), e a EMBASA (Empresa Baiana de Águas e Saneamento), assim como as denúncias das condições precárias em que se encontram as rodovias pedagiadas pela VIA BAHIA e BAHIA NORTE, evidenciam sua determinação em promover melhorias concretas.

Além de suas atividades legislativas, o deputado é reconhecido por sua generosidade, destinando mensalmente seus salários a instituições sociais e de caridade. Esse gesto nobre demonstra um comprometimento além das fronteiras políticas, refletindo um genuíno desejo de impactar positivamente a vida dos cidadãos.

O deputado Roberto Carlos propôs a honraria, destacando não apenas a atuação parlamentar, mas também a capacidade de Raimundinho de se destacar em causas relevantes para a sociedade baiana.

Esta comenda especial, raramente concedida a parlamentares estaduais em seus primeiros anos de mandato, é um testemunho do reconhecimento merecido para o incansável trabalho do deputado Raimundinho da JR em prol do povo baiano.

VÍDEO: Cantor gospel morre após desmaiar durante show em Feira de Santana

O cantor gospel Pedro Henrique, de 30 anos, morreu na noite da última quarta-feira (13) durante uma apresentação realizada no bairro de Ipê, município de Feira de Santana, na Bahia, após sofrer um infarto fulminante. A morte do artista foi confirmada pela gravadora, Todah Music, após a repercussão do vídeo no qual Pedro desmaia durante o show.

Pedro, que era natural do Rio de Janeiro, havia viajado de São Paulo para Feira de Santana, onde realizou o show. De acordo com informações do Acorda Cidade, parceiro do Bahia Notícias, o artista chegou a receber os primeiros socorros e foi levado à uma policlínica próxima ao local do show, mas não resistiu.

Em nota, a gravadora do artista exaltou as qualidades de Pedro como profissional e ser humano. O cantor, que era casado, deixa uma filha de um mês.

“Há situações na vida muito difíceis, nas quais não temos explicação. Basta entendermos que a vontade de Deus prevalece! Pedro foi um jovem alegre, amigo de todos. Filho único. Um esposo presente e um pai super dedicado. Não há pastor ou cristão nesse Brasil que fale algo diferente disso: – Pedro é simples, é crente! Que sorriso! Que simpatia! Que voz! O tipo de gente da gente, que é muito bom ter por perto! À Suillan e a todos os familiares e amigos o nosso mais profundo pesar, nosso respeito, total apoio em todas as áreas que possamos ajudar, e o nosso sincero Abraço!.”

Até o momento, não foram divulgadas informações sobre o velório e o sepultamento do cantor, que deve ser realizado na cidade natal do artista.

Motorista sai ileso após ônibus pegar fogo em rodovia na Bahia

Foto: Corpo de Bombeiros
Foto: Corpo de Bombeiros

Um ônibus pegou nesta quarta-feira (13), nas proximidades do km 30 da BR-242, trecho de Barreiras, no oeste baiano. Único ocupante do veículo, o motorista saiu ileso. Segundo o Corpo de Bombeiros, equipes do 17º Batalhão de Bombeiros Militar (17º BBM) encontraram o ônibus em chamas quando chegaram ao local.

Imagens registradas pela corporação mostram o veículo destruído enquanto agentes apagam as chamas. À corporação, o motorista contou que o fogo teve início no motor do ônibus. O fogo foi controlado com apoio de um caminhão autobomba tanque (ABT), dos bombeiros. Após o rescaldo, o veículo foi deixado aos cuidados da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Com 47 votos a favor e 31 contra, Flávio Dino é aprovado no Senado como novo ministro do STF

Foto: Brenno Carvalho / Agência O Globo
Foto: Brenno Carvalho / Agência O Globo

Por 47 votos a 31, a indicação do ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, ao Supremo Tribunal Federal (STF) foi aprovada, na noite desta quarta-feira (13), no Plenário do Senado. Foram duas abstenções. O ex-governador do Maranhão e senador licenciado pelo Estado vai ocupar a vaga aberta em setembro com a aposentadoria compulsória da ministra Rosa Weber, que completou 75 anos de idade.

Mais cedo, Flávio Dino foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), presidida por Davi Alcolumbre (União Brasil-AP). Foram mais de dez horas e meia de sabatina onde Dino precisou responder a diversos assuntos e demonstrar seu saber jurídico. No final da sabatina, Dino foi aprovado com 17 votos a favor e 10 contra.

Para assumir a vaga deixada por Rosa Weber, o atual ministro da Justiça precisava de 41 votos. O indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva teve seis a mais do que era necessário.

Para cooperar com a votação, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) exonerou todos os ministros que são senadores: Wellington Dias (Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome), Carlos Fávaro (Agricultura e Pecuária), Camilo Santana (Educação) e Renan Filho (Transportes).

O primeiro indicado do presidente Lula em seu terceiro mandato, o advogado Cristiano Zanin, teve uma aprovação com uma margem mais ampla do que Dino, de 58 votos favoráveis. Dino, no entanto, é visto como um nome mais político e ideológico e teve mais resistência entre os senadores de oposição do que Zanin.

Flávio Dino tem 55 anos. Agora, poderá ficar pelos próximos 20 anos no STF, até atingir a idade máxima para aposentadoria na Suprema Corte. Dino só sairá do STF em 2043. (Com informações do BN)

Itabuna: Suspeito de participar de assassinato de PMs morre em confronto com polícia

Bombom estava em um automóvel Jeep Renegade, quando foi morto.
Bombom estava em um automóvel Jeep Renegade, quando foi morto.

Um homem acusado de envolvimento em diversos crimes em Salvador morreu, nesta terça-feira (12), na Avenida Itajuípe, em Itabuna, durante confronto com policiais militares. Edinílton Bispo de Jesus, mais conhecido como Bombom, de 28 anos, foi localizado quando tentava acessar a BR-101.

Bombom estava em um automóvel Jeep Renegade, placa PLT-7H45. De acordo com a polícia, o suspeito não obedeceu a ordem para parar o veículo e atirou contra a equipe da PM, que revidou. O acusado de assassinatos, assaltos e tráfico de drogas na capital baiana foi levado para o Hospital de Base Luís de Itabuna, mas não resistiu.

Bombom, segundo a polícia, estava com uma pistola 9 milímetros e com oito munições. Ele era acusado de fazer parte de uma facção criminosa em Salvador e de envolvimento no assassinato de dois policiais, além de assalto e tráfico de drogas. O corpo de Bombom está no Departamento de Polícia Técnica de Itabuna (DPT). (Com informações do Verdinho Itabuna)

Vereador é preso na Bahia por suspeita de tentar matar a companheira e atear fogo no corpo

O caso ocorreu na cidade de Botuporã
O caso ocorreu na cidade de Botuporã.

A Polícia Civil prendeu um vereador, nesta terça-feira (12), que é suspeito de tentar matar a companheira e atear fogo no corpo dela. O caso ocorreu na cidade de Botuporã, no sudoeste da Bahia, no dia 2 de dezembro.

A prisão do vereador, que não teve nome divulgado, foi feita durante a 11ª fase da “Operação Unum Corpus”, que também prendeu ao menos outras 170 pessoas. Segundo a corporação, 84 dos presos estão envolvidos com o tráfico de drogas, homicídios e crimes contra o patrimônio.

A polícia ainda afirmou que prendeu mais 18 suspeitos de estupro e sete por violência doméstica e familiar. Além disso, a polícia divulgou que 600 policiais civis também cumprem 210 mandados de busca e apreensão.

Morre aos 65 anos Jorginho Sampaio, ex-presidente do Vitória e grande empresário do axé

Foto: Rafael Santanna/ge

O futebol baiano e o axé se juntam em luto nesta quarta-feira (13). Faleceu aos 65 anos Jorge Sampaio, empresário de sucesso no axé e ex-presidente do Vitória. A causa da morte não foi informada. Empresário musical que trabalhou com nomes como Ivete Sangalo, Tatau e Daniela Mercury, Sampaio se tornou uma das grandes referências quando se fala em festas na Bahia, principalmente o Carnaval de Salvador.

Jorginho também foi um dos fundadores da Banda e do bloco Eva. Em 2006, ele deu um tempo da folia para assumir o comando do Vitória, em plena Série C, e colaborou com a retomada do Leão, que conseguiu subir para a Série A em 2007.Ele deixou o seu clube do coração em 2009 e só voltou a trabalhar no Leão em 2017, quando foi assessor do departamento de futebol na gestão do ex-presidente Ivã de Almeida.

Nos últimos anos, Jorginho sofreu com muitos problemas de saúde. Precisou lutar com infartos e a Covid-19. Sua última internação aconteceu em dezembro do ano passado, quando ficou em estado grave por conta de mais um infarto. O Vitória deve se manifestar ao longo do dia para homenagear seu ex-gestor.

Cidades do oeste baiano registram as temperaturas mais altas do Brasil nas últimas 24h

Foto: Reprodução/Hotel La-Paz
Foto: Reprodução/Hotel La-Paz

Em nenhum lugar do Brasil os termômetros marcaram temperaturas tão altas quanto em duas cidades baianas, no domingo (10). Bom Jesus da Lapa (40,1ºC) e Ibotirama (39,3ºC), ambas no oeste da Bahia, são destaque mais uma vez entre as cidades mais quentes do país, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Chuvas escassas e altas temperaturas formam a combinação perfeita para as temperaturas extremas.

Enquanto as altas temperaturas dão trégua em regiões do país após as ondas de calor dos últimos meses, o oeste baiano se destaca por conta do calor. Historicamente, as chuvas começam a ficar mais frequentes na região a partir do final de novembro e início de dezembro, mas, neste ano, as projeções não são boas.

“A região Nordeste tem regime diferentes de chuvas. No interior da Bahia, começa a chover nesta época, mas a estação chuvosa vai ser afetada por dois fenômenos: El Ninõ e temperatura do Oceano Atlântico, que está mais quente”, explicou Marcelo Seluchi, coordenador-geral de operações do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), em entrevista ao CORREIO.

A combinação deve causar prejuízos agrícolas e a seca já atrapalha a agricultura em 247 cidades baianas. Em outubro, o Cemaden enviou uma nota técnica ao Governo Federal em que alerta para a falta de chuva e desabastecimento de água em municípios do estado. (Com informações do CORREIO)

Acidente grave envolvendo ônibus da Rota deixa BR-101 interditada

Foto: Leitor/Ubaitaba Urgente
Foto: Leitor/Ubaitaba Urgente

Um ônibus da empresa Rota, que saiu de Jequié com destino a Porto Seguro, se envolveu em uma colisão com uma carretinha reboque, na manhã de domingo (10), no município de Buerarema. O acidente aconteceu por volta das 11h10, no km 522 da BR-101. Ninguém ficou ferido.

Foto: Leitor/Ubaitaba Urgente
Foto: Leitor/Ubaitaba Urgente

Segundo os policiais que atenderam a ocorrência, o ônibus trafegava atrás de um automóvel que rebocava uma carretinha, no sentido Buerarema. Essa carretinha começou a oscilar e acabou batendo em uma carreta que vinha no sentido contrário. Com o choque, o pneu do caminhão estourou e ele tombou, obstruindo a pista.

Foto: Leitor/Ubaitaba Urgente
Foto: Leitor/Ubaitaba Urgente

Para evitar a colisão com a carreta que vinha tombando em sentido contrário, o motorista do ônibus acelerou e colidiu lateralmente na carretinha. O condutor do carro que puxava o reboque fugiu do local. Devido ao acidente, a BR-101 ficou totalmente interditada, na altura do km 522, das 11h10 às 13h40. (Com informações do Radar News)

NEGLIGÊNCIA MÉDICA: Menino de 12 anos morre após fraturar tornozelo no futebol

Arthur Barros da Silva gostava de jogar futebol na praia.
Arthur Barros da Silva gostava de jogar futebol na praia.

Um menino, de 12 anos, morreu em decorrência de uma fratura no tornozelo sofrida em uma partida de futebol em Guarujá, no litoral de São Paulo. A família de Arthur Barros da Silva acusa os hospitais onde o jovem foi atendido de negligência médica.

A causa da morte, de acordo com o atestado de óbito foi: insuficiência respiratória aguda, tromboembolismo pulmonar e fratura da perna direita.

“Sentimento de dor e revolta”, desabafou a tia do jovem, Fabiana Barros Santana, de 37 anos, ao g1 nesta segunda-feira (11). A Prefeitura de Guarujá informou que foi aberto um processo administrativo para apurar o caso. Leia matéria completa no G1

CASO KEMILLY SILVA: Vizinhos ouviram gritos na casa do suspeito

Kemilly foi sequestrada, estuprada e assassinada.
Kemilly foi sequestrada, estuprada e assassinada.

Os familiares de Kemilly Hadassa Silva, 4 anos, compareceram ao Instituto Médico Legal (IML) de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense (RJ), para liberar o corpo da criança, nesta segunda-feira (11/12). A menina estava desaparecida desde sábado (9/12). Ela havia sido sequestrada e estuprada por Reynaldo Rocha Nascimento, 22, primo da mãe dela. Emerson da Silva Roque, 37, tio da vítima, esteve no IML e participou dos trâmites legais.

Segundo ele, vizinhos ouviram gritos vindos da casa da família de Reynaldo, que já era visto pelos parentes da garota como suspeito do desaparecimento. “Um dos vizinhos escutou gritos próximo ao lugar em que ele morava. Aí, invadimos o local. Nos fundos, tinha um barraco abandonado. Vimos sangue lá. A mãe dele disse que era sangue de cachorro. Ela ajudou a ocultar o corpo”, detalhou Emerson, abalado, enquanto segurava o vestido favorito de Kemilly.

O CRIME

Kemilly desapareceu no sábado, quando dormia com os irmãos, de 7 e 8 anos, em Cabuçu, bairro de Nova Iguaçu. O tio da vítima afirmou que Reynaldo tinha fácil acesso à residência de Suelen Silva, mãe dela. A responsável pela criança deixou os filhos sozinhos e saiu por volta das 23h daquele dia. Ao retornar, às 5h do dia seguinte, não encontrou a filha.

Os policiais prenderam Reynaldo no domingo (10/12), como principal suspeito. Ele havia sido agredido por moradores locais, e chegou à delegacia com a cabeça enfaixada. O criminoso confessou o ato. Falou que a sequestrou, pois sabia que ela estaria sozinha.

Ele a estuprou e, para se livrar de suspeitas, a estrangulou e pôs o cadáver em um saco de ração. Após isso, escondeu o corpo, o qual havia sido localizado pelos policiais na beira de um valão próximo à casa dele.

Após realizar o exame de corpo de delito, o criminoso seguiu para o presídio de Benfica, zona norte do Rio. Kemilly será sepultada no Cemitério de Nova Iguaçu, na terça-feira (12/12). Ainda não há informações sobre o horário da cerimônia.

MÃE

A Delegacia de Homicídios da Baixada Fluminense (DHBF) também conduz apurações contra Suelen da Silva, mãe da menina. Ela é investigada por negligência e abandono de incapaz por ter deixado a criança e os outros dois filhos para ir a uma festa.

O delegado Mauro César, titular da DHBF, deu mais detalhes sobre essa situação. “A mãe deixou a filha e mais dois irmãos dela sozinhos em casa e foi a um forró no mesmo bairro. Quando retornou e não encontrou a filha, se desesperou e buscou ajuda da Polícia Civil”, disse.

Para o tio, a mãe precisa ser responsabilizada pelo ocorrido. “Não estamos aqui para passar a mão na cabeça de ninguém. Ela vai morrer com a dor de saber que, se estivesse lá, nada disso teria acontecido”, pontuou. (Com informações do Metrópoles)