Ubaitaba Urgente

Quem é a advogada suspeita de matar mãe e filho com doce envenenado em Goiânia

Quem é a advogada suspeita de matar mãe e filho com doce envenenado em GO
Amanda Partata é Advogada e tem 31 anos.

A advogada Amanda Partata Mortoza, de 31 anos, é suspeita de ter matado o sogro e a mãe dele envenenados. Segundo investigação da polícia, ela teria colocado veneno em um doce servido durante um café da manhã em família no último domingo (17/12) em Goiânia (GO).  Leonardo Pereira Alves, de 58 anos, e a mãe dele, Luzia Tereza Alves, de 86, começaram a ter dores abdominais e vômito poucas horas depois.

Eles chegaram a ser internados, mas não resistiram e morreram no hospital.  Inicialmente, familiares das vítimas chegaram a suspeitar da confeitaria que vendeu os doces, mas essa suspeita foi logo descartada pela polícia. Detalhes de como teria ocorrido os homicídios ainda não foram divulgados pela polícia.

Leonardo e Luzia morreram envenenados em GO.
Leonardo e Luzia morreram envenenados em GO.

FALSA PSICÓLOGA

Amanda foi presa por uma equipe da Polícia Civil no começo da noite desta quarta (20/12). Ela foi levada para a Delegacia de Homicídios (DIH), onde negou o crime diante de repórteres. “Eu sou inocente, eu não fiz isso, gente. Eu não fiz nada”, disse a advogada. A reportagem tenta localizar a defesa de Amanda. O espaço segue aberto.

Nas redes sociais, Amanda se apresenta como psicóloga e terapeuta, mas o Conselho Regional de Psicologia de Goiás informou em nota que Amanda não tem registro profissional ativo. Ela cursou Direito na Universidade Luterana do Brasil e tem registro junto à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). (Com informações do Metrópoles)

Salvador registra rajadas de vento acima de 63 km/h, maior pico do ano

Salvador registra rajadas de vento acima de 63 km/h, maior pico do ano
Foto: Reprodução

Além das fortes chuvas, raios e trovões, Salvador registrou, no final da tarde de quarta-feira (20), rajadas de vento acima de 63 km/h, sendo o maior pico registrado em 2023.  De acordo com a Defesa Civil Municipal (Codesal), isso se deu em decorrência da atuação de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), que ocasionou alagamentos, quedas de árvores, destelhamentos e vários outras ocorrências.

A normal climatológica esperada para todo o mês de dezembro é de 63,4mm. Porém, de acordo com o órgão, em apenas duas horas, em diversos pontos da capital, foram registrados acumulados de chuva em torno dos 50,0mm, com na região da Palestina.

Nas últimas 12h, os 10 maiores acumulados de chuvas registradas pela Codesal de Salvador foram: Alto do Cabrito (64,6mm), Saramandaia (63,6mm), Campinas de Brotas (63,4mm), Nova Esperança (62,1mm), Itacaranha (61,4mm), Calçada (59,4mm), Liberdade – Vila Sabiá (58,8mm), Pituba – Parque da Cidade (58,0mm), Palestina (57,8mm) e Bom Juá (57,6 mm).

A Defesa Civil alerta para que a população, ao observar qualquer sinal de perigo, disque 199, solicitando ajuda,  e se retire para um local seguro até a chegada da equipe técnica especializada da Codesal.

Ruas de Feira ficam alagadas e prefeitura suspende programação de natal

A previsão é de mais chuva até esta sexta-feira (22).
A previsão é de mais chuva até esta sexta-feira (22).

A chuva que caiu nesta quarta-feira (20) deixou diversas ruas de Feira de Santana alagadas. Devido aos transtornos causados, a prefeitura da cidade suspendeu um show da programação natalina prevista para o mesmo dia. Segundo o Acorda Cidade, parceiro do Bahia Notícias, os alagamentos ocorreram em bairros, como Baraúnas, Papagaio, Parque Ipê, Feira 10, além do Centro da cidade.

Outras cidades do estado também registraram transtornos com as chuvas, casos de Ilhéus, Vitória da Conquista e Eunápolis. Durante as chuvas houve também problemas em sinaleiras, o que deixou o tráfego mais lento. A previsão é de mais chuva até esta sexta-feira (22).

Segundo o Climatempo, para esta quinta-feira (21) a tendência de 90% de chuva e pelo menos 30 milímetros das precipitações. As temperaturas do dia variam entre a mínima de 20° e a máxima de 28°. A velocidade dos ventos pode chegar a 19 km/h.

Suspeitos queriam usar imagem de Sara Mariano para lançar carreira de cantor de um deles, diz MP

Suspeitos queriam usar imagem de Sara Mariano para lançar carreira de cantor de um deles, diz MP
Ederlan Mariano, Bispo Zadoque, Gideão Duarte e Victor Gabriel.

Os quatro suspeitos pela morte da cantora gospel Sara Mariana tinham intenção de usar a imagem da artista para lançar a carreira de Victor Gabriel, um deles, que também é cantor. A informação está na denúncia do Ministério Público da Bahia (MP-BA), divulgada nesta quarta-feira (20). A Justiça aceitou a denúncia contra os quatro por três crimes e ainda o pedido de prisão preventiva contra eles, que já estavam presos por conta de uma ordem de prisão temporária.

Ederlan Santos Mariano; Weslen Pablo Correia de Jesus, conhecido como bispo Zadoque; Gideão Duarte de Lima e Victor Gabriel Oliveira foram indiciados pelos crimes de homicídio, ocultação de cadáver e associação criminosa. Sara foi morta no dia 24 de outubro e teve o corpo encontrado três dias depois, às margens da BA-093, na altura de Dias D’Ávila, cidade da Região Metropolitana de Salvador.

A denúncia diz que o crime aconteceu porque Zadoque, Victor e Gideão, sob ordens de Ederlan, queriam “se apoderar da imagem pública de Sara Mariano, fazendo uso de toda a estrutura já montada em torno dela, para lançar a carreira de Victor, com o que todos lucrariam futuramente”. A suspeita inicial, de que o crime teria sido motivado por ciúmes, foi descartada durante a investigação.

O MP diz ainda que Ederlan prometeu ainda uma recompensa “que seria o sucesso e fama artística, pois os denunciados eram pregadores, produtores, cantores e músicos com intensa penetração nas redes sociais”. Ederlan afirmou que iria disponibilizar as ferramentas digitais de seu estúdio para promoções das carreiras artísticas dos envolvidos na morte de Sara. Leia matéria completa no CORREIO

Ilhéus: Chuva de 204 milímetros em 12h desaloja famílias e deixa prejuízos no município

Chuva de 204 milímetros em 12h desaloja famílias e deixa prejuízos no município
Foto: Reprodução/Redes Sociais

A Defesa Civil trabalha desde ontem para dar assistência às famílias prejudicadas pela forte chuva que atingiu Ilhéus. O coordenador do órgão no município, Joandre Neres, informa que o volume do temporal chegou a 204 milímetros, equivalente a 204 litros de água por metro quadrado, das 20h de terça-feira (19) às 7h40min de hoje (20). “Foi o suficiente para gerar diversos alagamentos na cidade, na zona sul, zona norte e região central”, disse Joandre ao Pimenta Blog.

No Nossa Senhora da Vitória, a água invadiu casas nas ruas Maracanã e Fabiana. Os bairros vizinhos, Hernani Sá e Nelson Costa, também registraram alagamentos com danos a imóveis. “No Pontal, onde nunca havia sido registrada ocorrência de alagamento, tivemos famílias desalojadas”, acrescenta Joandre Neres. Na parte baixa do Residencial Vilela, a água subiu um metro e meio.

O Calçadão da Marquês de Paranaguá, no Centro Comercial, teve lojas alagadas. Um prejuízo grande para os lojistas neste período de tradicional aquecimento das vendas. Já os deslizamentos de terra ocorreram no Morada do Porto, Basílio e nos altos Santa Inês e Jamaica, que pertencem ao bairro da Conquista. Com a previsão de mais 60 milímetros de chuva nesta semana, o problema pode se agravar, segundo o coordenador. “Agora, como o solo está saturado [encharcado], mesmo um volume pequeno de chuva pode causar maiores danos”.

Durante a noite e na madrugada, a Defesa Civil enviou mensagens de alerta às famílias em áreas de risco, orientando que buscassem abrigo nas casas de familiares e amigos. Segundo Joandre Neres, muitas acataram a orientação, mas o órgão ainda não fechou o primeiro balanço do número de desalojados.

NÍVEL DO CACHOEIRA NÃO SUBIU

O coordenador da Defesa Civil de Ilhéus acrescenta que, apesar do volume da chuva, o nível do Rio Cachoeira não subiu. O cenário atual, conforme Joandre, é diferente de 2021 e 2022. Dessa vez, não houve acúmulo de chuvas nas cabeceiras do Rio. “A chuva veio com a passagem de uma nuvem. Ela deu aquela pancada, como em Ilhéus, com 204 milímetros, e tende a reduzir”. (Com informações do Pimenta Blog)

Maraú: Ventania arrasta embarcações para faixa de areia em Barra Grande; barco ficou destruído

Ventania arrasta embarcações para faixa de areia em Barra Grande; barco ficou destruído
Fotos: Reprodução/Redes Sociais

As fortes chuvas que atingem o interior da Bahia têm causado diversos estragos, em especial nas regiões litorâneas. Em Barra Grande, distrito de Maraú, o vento forte arrastou embarcações que estavam ancoradas. Os barcos foram jogados na faixa de areia.

Em um dos vídeos recebido pela redação do site Ubaitaba Urgente, é possível ver que uma das embarcações acabou colidindo com um píer, e ficou parcialmente destruída. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), as chuvas intensas devem atingir mais de 300 municípios baianos. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)

Jequié: Queda de torre interdita BR-116 e deixa município sem energia

Queda de torre interdita a BR 116 e deixa Jequié sem energia
Foto: Reprodução/Redes Sociais

O temporal que caiu na região de Jequié, nesta terça-feira foi suficiente para derrubar um poste de emergia e bloquear totalmente a BR 116, no trecho entre Jequié e Manoel Vitorino.

A chuva, seguida de fortes rajadas de vento, derrubou a torre de energia na altura do km 709, provocando a interdição da rodovia e a falta de energia na cidade de Jequié.

A PRF já registra filas gigantescas nos dois sentidos da rodovia e pede para que o condutores evitem prosseguir viagem até que o trecho seja liberado. A concessionaria de energia já foi acionada. (Com informações do Ipiaú Online)

Chuva chega em Ipiaú acompanhada de ventania, raios e trovões

Chuva chega em Ipiaú acompanhada de ventania, raios e trovões
Foto: Reprodução/Giro em Ipiaú

Ipiaú e seus arredores celebram a chegada de uma benção celestial: a tão aguardada chuva. Após um extenso período de estiagem, a terra sedenta finalmente recebeu as primeiras gotas, marcando um alívio e renovando as esperanças para o verão que oficialmente começa no dia 22 de dezembro.

Os primeiros sinais da chuva acompanhada de ventania, raios e trovões surgiram por volta das 15h20 dessa terça-feira, 19, trazendo consigo não apenas a promessa de fertilidade para o solo, mas também a oportunidade de resfriar o clima em meio às altas temperaturas nos últimos meses.

Por outro lado, os conhecidos transtornos provocados pela tempestade também fazem parte da esperada chuva e inicialmente provocaram danos em telhados de alguns imóveis.

Foto: Reprodução/Redes Sociais
Foto: Reprodução/Redes Sociais

Até por volta das 16h não havia registros de alagamentos. De acordo com as previsões meteorológicas, esse tão esperado período chuvoso tem previsão de persistir até ao menos quinta-feira, 21 de dezembro.

Durante esse intervalo, a região de Ipiaú pode receber um acumulado significativo de aproximadamente 40mm, proporcionando um alívio bem-vindo para reservatórios secos, agricultores, e toda a população que tem enfrentado as consequências da seca prolongada.

No entanto, é importante que a comunidade permaneça alerta, pois chuvas intensas podem trazer consigo desafios como alagamentos e deslizamentos de terra. Autoridades locais estão monitorando de perto a situação e emitindo orientações através de canais de comunicação para garantir a segurança de todos. (Com informações do Giro Ipiaú)

Após onda de calor, cidade baiana tem chuva de granizo e três mil raios em um dia

Após onda de calor, cidade baiana tem chuva de granizo e três mil raios em um dia
Foto: Reprodução

A cidade de Barreiras, no oeste da Bahia, teve chuva de granizo no último domingo (17) após a onda de calor que assolou Barreiras nos últimos dias. Outro fenômeno também chamou atenção: segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), só no domingo, foram registrados 3.198 raios no município.

A chuva caiu em pontos isolados, mas foi o suficiente para surpreender os moradores que registraram nas redes sociais vídeos das pedrinhas de gelo. Segundo meteorologistas, o granizo é mais comum em dias muito quentes e se forma quando o ar quente da superfície terrestre encontra nuvens densas e frias em pontos mais altos da atmosfera. De acordo com o Inmet, a temperatura máxima da cidade estava prevista entre 39º C e 40º C.

No domingo, não houve registro de chuva significativo. Já o município de Barra, também no oeste, registrou um temporal de 4,8 milímetros de água e 1.017 raios. A última onda de calor atingiu a Bahia entre quinta-feira (14) e domingo (17). Mais de 50 cidades estavam previstas para serem atingidas, como Luís Eduardo Magalhães, Bom Jesus da Lapa, Formosa do Rio Preto e Barreiras. (Com informações do CORREIO)

Geladeiras podem passar a custar mais de R$ 5 mil com novas regras do Ministério de Minas e Energia

Geladeiras podem passar a custar mais de R$ 5 mil com novas regras do Ministério de Minas e Energia
Foto: Reprodução/Preços Diarios

Em face das novas regras de eficiência energética para geladeiras instituídas pelo Ministério de Minas e Energia (MME), a Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros) prevê um “aumento abrupto” nos preços, especialmente para a população de renda mais baixa.

Segundo a entidade, com a mudança nas regras, a comercialização predominante será de produtos considerados de alto padrão, custando em média de quatro a seis vezes o salário mínimo nacional — com o piso hoje em R$ 1.320, o valor médio de uma geladeira pode passar a variar entre R$ 5.280 e R$ 7.920. Hoje, uma geladeira frost-free básica é encontrada na faixa de R$ 1,8 mil em lojas de varejo on-line.

As novas regras foram apresentadas por uma resolução publicada pelo governo em 8 de dezembro, que aprova o novo Programa de Metas para Refrigeradores e Congeladores de uso doméstico. O texto estabelece índices de eficiência energética para as geladeiras. Segundo a pasta de Minas e Energia, o programa tem como objetivo de trazer mais economia na conta de energia elétrica dos consumidores com equipamentos mais eficientes.

O governo alega que, além de dar aos consumidores acesso a refrigeradores domésticos melhores e que consomem menos energia, a iniciativa vai atrair investimentos para o setor industrial brasileiro, que passará a produzir no Brasil equipamentos que as empresas já produzem em outros países. (Com informações do Metrópoles)

Empregada doméstica cai em poço de elevador e morre após encerrar 1° dia de trabalho em Salvador

domestica de elevador em salvador
Foto: Montagem/Ubaitaba Urgente

Uma mulher de 29 anos morreu após cair no poço de um elevador na segunda-feira (18), na Pituba, bairro de classe média de Salvador. Juliane Lima Gonçalves era empregada doméstica e estava no primeiro dia de trabalho quando caiu do 4º andar do prédio.

Segundo informações da Polícia Militar, Juliane caiu no poço por volta das 17h, quando havia encerrado as atividades no apartamento. Equipes do Corpo de Bombeiros e do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) foram ao local e tentaram reanimar a vítima, mas não conseguiram. O prédio está localizado na Rua Ceará.

O corpo da empregada doméstica foi levado para o Instituto Médico Legal (IML) de Salvador e o caso foi registrado na delegacia do bairro da Pituba e será investigado. O Ministério Público do Trabalho (MPT) informou que tomou conhecimento da morte de Juliane Lima Gonçalves e busca mais detalhes para se posicionar sobre o caso. (Com informações do G1)

Marcelinho Carioca aparece em vídeo e diz que foi sequestrado após sair com mulher casada

Ex-jogador estava desaparecido desde domingo (17)
Ex-jogador estava desaparecido desde domingo (17).

Em vídeo que viraliza nas redes sociais, supostamente gravado num cativeiro, o ex-jogador Marcelinho Carioca aparece pela primeira vez após o sequestro. Nas imagens, o ex-jogador aparece ao lado de uma mulher, que teria conhecido durante o show de Thiaguinho, na noite de domingo (17), em São Paulo. Nas imagens, Marcelinho, que está com o rosto machucado, conta que foi sequestrado pelo marido da mulher.

“Bem, gente, eu estava no show em Itaquera, curtindo um samba. E aí fiquei com uma mulher que é casada, depois o marido dela pegou, me sequestrou, me levou e esse foi o BO”, diz o ex-jogador. No vídeo, não é possível identificar os supostos envolvidos no crime. “Confirmo tudo o que ele está falando, eu sou casada, meu esposo sequestrou ele e colocou a gente no cativeiro”, diz a mulher no vídeo.

Na manhã deste segunda-feira (18), duas pessoas foram presas por suspeita de participação no desaparecimento do ex-jogador. De acordo com a secretaria, os suspeitos foram presos na cidade de Itaquaquecetuba, na região metropolitana São Paulo, na mesma região onde, mais cedo, foi encontrado o carro de Marcelinho Carioca.

A secretaria informou que um boletim de ocorrência foi registrado como desaparecimento de pessoa e localização de veículo. “O Sistema de Identificação Automatizada de Impressões Digitais foi acionado para apurar as circunstâncias e identificar os envolvidos”, diz a nota do órgão.

Marcelinho Carioca fez história vestindo a camisa do Corinthians, onde conquistou o Mundial de Clubes da Fifa no ano 2000, além do Campeonato Brasileiro, a Copa do Brasil e o Paulista. Ele também defendeu Santos, Flamengo, Vasco e Valencia, da Espanha. (Com informações do CORREIO)

Homem morre após perder controle de trator e cair em ribanceira de 80 metros

Daniel manobrava o trator, quando sofreu acidente.
Daniel manobrava o trator, quando sofreu acidente.

Um tratorista morreu na tarde desta segunda-feira (18) em Itagimirim após cair em uma ribanceira de aproximadamente 80 metros. O acidente de trabalho aconteceu em uma fazenda na zona rural do município.

Segundo as informações, Daniel Ramos, de 21 anos, manobrava o trator em uma área de desnível, quando perdeu o controle e o veículo despencou no barranco.

Os bombeiros foram acionados para remover o corpo do local, que é uma região de mata fechada e de difícil acesso. A polícia iniciará um inquérito para investigar as circunstâncias do acidente, e peritos devem ir ao local para coletar evidências. (Com informações do Radar News)

Nordeste do país deve ser atingido por chuvas intensas ao longo da semana, informa Inmet

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil
Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Chuvas intensas devem atingir a região Nordeste do país nesta semana, entre terça-feira (19) e sexta-feira (22), de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O boletim do órgão aponta que locais como o sul e centro-sul da Bahia, assim como o centro e sul do Maranhão e Piauí serão os principais afetados.

“A partir de terça-feira, a chuva deve atingir o sul da Bahia e depois avançar para o interior do Nordeste, afetando quase toda a região, com volume mais intenso na madrugada. Vale destacar que o período mais chuvoso deve se prolongar até sexta-feira. Em locais pontuais, a chuva pode superar 100 milímetros (mm) em 24 horas, principalmente no litoral sul da Bahia”, divulgou o Inmet.

A mudança de temperatura é o resultado da combinação de três fenômenos: a circulação atmosférica de diferentes níveis devido a um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN); uma frente fria que atingirá no sul da Bahia; e a oscilação de Madden-Julian, que costuma resultar em chuvas acima do normal.

Marcelinho Carioca foi sequestrado, confirma polícia de São Paulo

Marcelinho Carioca, ex-jogador de futebol - Foto: Reprodução
Marcelinho Carioca, ex-jogador de futebol – Foto: Reprodução

A Polícia Civil de São Paulo confirmou, nesta segunda-feira (18/12), que o ex-jogador de futebol Marcelinho Carioca, 51 anos, foi sequestrado. Ele havia desaparecido no domingo (17/12), após ir ao show de Thiaguinho na Neo Química Arena, o Itaquerão, na zona leste da cidade. O carro do atleta foi encontrado em Itaquaquecetuba, na região metropolitana de São Paulo.

A Delegacia Antissequestro (DAS) foi acionada. Nesta segunda-feira, a polícia prendeu dois suspeitos perto do local onde o carro do atleta foi localizado. A identidade da dupla não foi divulgada. Em nota, a Secretaria da Segurança Pública (SSP) confirmou que o veículo foi encontrado abandonado nesta segunda-feira, em Itaquaquecetuba.

“Um boletim de ocorrência está sendo registrado como desaparecimento de pessoa e localização de veículo na Delegacia Seccional de Mogi das Cruzes”, diz a nota. A SSP informou, ainda, que o Sistema de Identificação Automatizada de Impressões Digitais foi acionado para apurar as circunstâncias e identificar os envolvidos.

Marcelinho Carioca é um ex-jogador brasileiro, com passagens por Flamengo, Vasco, Santos, Brasiliense e Corinthians — clube no qual se tornou ídolo e quinto maior artilheiro da história. (Com informações do Metrópoles)

Itagibá: Ataque de abelhas em estádio deixa feridos e interrompe partida de futebol

Foto: Reprodução/Redes Sociais
Foto: Reprodução/Redes Sociais

O Estádio O Fontourão, na cidade de Itagibá, vivenciou na tarde deste domingo, momentos de tensão durante a final do Campeonato Regional, quando um ataque de abelhas provocou pânico entre os presentes e resultou em ferimentos, levando algumas pessoas a buscarem atendimento na unidade hospitalar local.

O incidente ocorreu poucos minutos após o início da disputa entre as equipes de futebol representando Itagibá e Ipiaú. O estádio estava lotado e o clima esportivo foi interrompido pelo enxame de abelhas. De acordo com relatos de moradores que estavam presentes no estádio, as abelhas atacaram repentinamente, causando pânico e correria entre os torcedores, jogadores e membros da comissão técnica.

Os feridos foram encaminhados à unidade hospitalar da cidade, onde receberam tratamento médico para as picadas e avaliação de eventuais reações alérgicas. A partida, que prometia ser um emocionante confronto esportivo, teve que ser interrompida devido à urgência em lidar com a situação causada pelo ataque das abelhas. A partida foi retomada mais de uma hora depois. (Com informações do Giro Ipiaú)

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Giro Ipiaú (@giroipiau)

Itacaré: Quilombo Urbano Porto de Trás comemora 286 anos de história

Foto: Divulgação/Prefeitura de Itacaré
Foto: Divulgação/Prefeitura de Itacaré

Em comemoração aos seus 286 anos de existência, a Comunidade do Quilombo do Porto De Trás, em Itacaré, realizou, no último sábado (16), uma programação vasta e completa. As comemorações ao aniversário do bairro iniciou bem cedo. Às 5 horas da manhã a alvorada, em seguida a celebração da missa solene. Às 9 horas foi a vez das Brincadeiras tradicionais (Pau de Sebo, Quebra Pote, entre outras).

Foto: Divulgação/Prefeitura de Itacaré
Foto: Divulgação/Prefeitura de Itacaré

A festa continuou durante a tarde com apresentação da Capoeira de Angola e Capoeira Regional, Maculelê e Puxada de Rede. A comunidade também ofereceu a todos os presentes um delicioso bolo de aniversário do bairro. Como não poderia faltar, houve o cortejo da lavagem da rua do bairro. A partir das 18 horas aconteceram as apresentações culturais – Volta da Jiboia, Grupo de Dança Afro Porto de Trás, Grupo de Dança Samba que Soma e o Rancho do Bicho e o Caçador. O evento ainda contou com show da Banda O KS, Suires Borges e do Bonde do Andrezão, que fechou a noite em grande estilo.

HISTÓRIA

A localidade é reconhecida como remanescente de quilombo pela Fundação Cultural Palmares, juntamente com mais 6 comunidades em Itacaré. Conhecido por ser um dos primeiros bairros do município, o quilombo possui uma rica história, que marca a fundação e o desenvolvimento da cidade, mantendo viva a sua tradição, ancestralidade e suas práticas culturais próprias.

Segundo relatam seus moradores, o nome da comunidade vem dos portos de embarcações de navios. Havia um porto da frente onde as águas eram turbulentas e agitadas. Mas havia também um porto de trás, onde as águas eram calmas e tranquilas, neste local ancoravam as embarcações menores.

E, justamente aí onde ficou firmado o quilombo Urbano Porto de Trás, que leva este nome e se mantém vivo e forte até os dias atuais. O aniversário é promovido pela Associação de Moradores do Quilombo Porto de Trás com o apoio cultural da Prefeitura Municipal.

ACM Neto estaria disposto a formar chapa com Tarcísio em 2026, diz coluna

ACM Neto (União) e Tarcísio de Freitas (Republicanos)
ACM Neto (União) e Tarcísio de Freitas (Republicanos).

O ex-prefeito de Salvador e atual presidente da Fundação Índigo, ACM Neto (União), estaria disposto a compor com Tarcísio de Freitas (Republicanos) numa eventual candidatura à Presidência da República, segundo publicação da coluna de Lauro Jardim, do jornal O Globo.

De acordo com a publicação, o ACM Neto descarta para aliados qualquer candidatura para prefeito, deputado ou senador. Ainda conforme a coluna, o plano B seria tentar novamente o governo da Bahia em 2026, mas em condições nas mesmas condições de 2022, as chances, segundo a publicação, são pífias.

Deputada estadual é alvo de operação e afastada do mandato por suspeita de envolvimento com milícia

Lucinha (PSD) II Foto: Reprodução
Lucinha (PSD) II Foto: Reprodução

A deputada estadual Lúcia Helena de Amaral Pinto, a Lucinha, do PSD, foi afastada do cargo por determinação do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ). Ela também é alvo de buscas, nesta segunda-feira (18), da Operação Batismo, da Polícia Federal (PF) e do Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) .

A investigação aponta que a deputada é considerada o braço político da milícia de Luis Antônio da Silva Braga, o Zinho, uma das mais poderosas e violentas do Rio e com forte atuação na região populosa de Campo Grande e Santa Cruz, na Zona Oeste da capital fluminense.

De acordo com a força-tarefa, Lucinha é chamada de “madrinha” pela milícia de Zinho, que está foragido acusado de vários crimes. A Justiça autorizou busca e apreensão no gabinete da deputada, na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), e em vários endereços ligados a ela.

As investigações começaram em 2021 no Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco/MPRJ), que apurava o assassinato de um policial por parte de milicianos ligados ao “Bonde do Zinho”. Com o avanço das investigações, houve compartilhamento de dados por parte do Ministério Público e pedido de abertura de inquérito à PF para aprofundar as conexões criminosas praticadas pela milícia.

Segundo apuração da TV Globo com fontes do MPRJ e da polícia, quebras de sigilos telefônicos e telemáticos de suspeitos revelaram o envolvimento da deputada Lucinha e de uma assessora dela com a cúpula da milícia do Zinho.

Os indícios mais graves levantados, segundo promotores e policiais, contra a deputada estadual são suspeita de interferência na segurança pública do Rio para a soltura de milicianos presos em flagrante; tentativa de mudança no comando do batalhão da PM em Santa Cruz, área sob domínio do Zinho; vazamento de informações sobre operações policiais para captura de milicianos; suspeita de atuação política para favorecer o transporte público de vans sob comando da milícia, na Zona Oeste.

Itabuna: Sogro de 87 anos mata o próprio genro no Loteamento Jardim Alamar

Cristiano foi morto a tiros pelo sogro.
Cristiano foi morto a tiros pelo sogro.

Moradores da rua Rua 17, no  loteamento Jardim Alamar, na região do bairro Santo Antônio, foram surpreendidos, na noite de sábado (16), com tiros ouvidos do interior da casa do aposentado Emanuel Fernandes de Araújo, 87 anos. De acordo com a polícia, o idoso foi autor de dois disparos que atingiram o genro Cristiano Rocha de Matos, de 49 anos, e foi preso em  flagrante.

Os rumores são de que o sogro não aceitava o relacionamento da filha com Cristiano. Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) chegou a ser acionada, mas Cristiano Matos já estava morto.  O corpo do rapaz foi levado para o Departamento de Polícia Técnica de Itabuna (DPT), onde estava até a manhã deste domingo (17). O corpo do jovem deve ser sepultado no cemitério Campo Santo. Ainda não foram divulgados local de velório e horário do sepultamento.

A morte violenta de Cristiano Matos pelo sogro, uma pessoa com idade já avançada, pegou os amigos do rapaz de surpresa. Ele era uma pessoa pacífica, evangélico, envolvido com as causas sociais, um ferrenho defensor dos animais. ” Não sei o quê levou esse senhor a matar o nosso amigo, mas tenho certeza que ele não cometeu nenhum ato de violência.

Não era o perfil de Cristiano Matos provocar embates. Nunca foi violento”, afirma Ailton Santos Silva, amigo de infância. Pessoa carismática, nascido em Itabuna, Cristiano Matos passou boa parte da infância e adolescência no bairro Lomanto Júnior, onde era muito querido e deixou uma legião de amigos.

Em 2020, foi candidato a vereador pelo Partido Social Cristão (PSC), mas não obteve a votação que esperava, não sendo eleito. Ele trabalhou como operador de aparelhos de produção industrial. (Com informações do Pimenta)