Ubaitaba Urgente

Prefeitura baiana cria comitê de crise após chuvas; foram 120 mm entre tarde de sexta e madrugada deste sábado

Prefeitura baiana cria comitê de crise após chuvas; foram 120 mm entre tarde de sexta e madrugada deste sábado
Foto: Ney Silva / Acorda Cidade

Após as fortes chuvas que caíram no município, a prefeitura de Feira de Santana criou na manhã deste sábado (27) um comitê de crise. Entre as 17h desta sexta-feira (26) e 5h deste sábado (27), choveu cerca de 120 mm de chuva na cidade.

Segundo o Acorda Cidade, parceiro do Bahia Notícias, o comitê de crise é formado por várias secretarias e vai monitorar e dar suporte às ações de enfrentamento aos estragos causados pelas chuvas. Ao site, o secretário de Desenvolvimento Social, Denilton Brito, disse que caso seja necessário, a prefeitura irá solicitar apoio do governo do estado e até mesmo do governo federal.

Em relação à possibilidade de um decreto de emergência, Denilton Brito declarou que o município já está com um em vigor devido à estiagem e a possiblidade de um novo vai ser avaliada pelo comitê. Brito disse ainda que mais de 12 pessoas foram acolhidas em abrigos.

Duas cidades do Oeste baiano registram mais de 600 desalojados devido a chuvas

Duas cidades do Oeste baiano registram mais de 600 desalojados devido a chuvas
Muquém do São Francisco / Foto: Reprodução / Blog do Braga

Mais de 500 pessoas ficaram desalojadas devido às chuvas que caíram em Muquém do São Francisco, na região do Velho Chico, Oeste baiano. As precipitações ocorrem desde a última quinta-feira (25). Outras cidades da região como Wanderley e Ibotirama também sofrem com os estragos causados por temporais.

Em Muquém do São Francisco o abastecimento de água foi suspenso. Ao G1, a secretária de Assistência Social do município, Luciara Passos, informou que carros-pipa de Ibotirama têm dado suporte. Na cidade de Wanderley, a prefeitura informou que quase 108 pessoas estão desalojadas, e 22 casas ficaram completamente destruídas.

Em Muquém, os desalojados foram levados para casas de parentes e a prefeitura disponibilizou dois colégios municipais: Antônio Carlos Magalhães e Creche Gente Inocente. Já em Wanderley, os desalojados foram encaminhados para as escolas Juscelino Kubitschek e Isaías Silva, o Cras e a Casa de Apoio. Conforme o site Gazeta 5, choveu em Ibotirama mais de 200 mm nesta sexta-feira (26).  Não há registro de desaparecidos nas três cidades.

Investigados pela Interpol, estupradores e traficantes brasileiros são presos nos EUA

Investigados pela Interpol, estupradores e traficantes brasileiros são presos nos EUA
Foto: Reprodução

Cinco brasileiros foragidos da Justiça e alvos da Difusão Vermelha da Interpol foram presos, nesta sexta-feira (26), pela Polícia Federal. Eles foram deportados dos Estados Unidos e desembarcaram no Aeroporto de Confins, em Minas Gerais. As informações são do Metrópoles, parceiro do Bahia Notícias.

Boa parte dos presos são mineiros. Nascido em Santa Rita do Itueto, o primeiro extraditado foi condenado a uma pena de oito anos de reclusão pelo crime de estupro praticado contra menor. O crime aconteceu em 2012 no município do interior de Minas Gerais.

O segundo, natural de Campanário (MG), foi condenado a nove anos de prisão por estupro e cárcere privado, ocorridos em 2013 contra sua ex-namorada, no mesmo município. Nascido em Caratinga (MG), o terceiro preso foi condenado a nove anos de prisão por tráfico de drogas praticado em 2017, no município de Entre Folhas. A prisão foi decretada pela 1ª Vara Criminal de Execuções Penais de Caratinga (MG).

Um outro foragido, natural de Ipatinga, foi preso em razão de mandado de prisão expedido pela 2ª Vara Criminal da cidade, por portar ilegalmente arma de fogo com numeração raspada e munição de uso restrito.

Por último, um homem de 62 anos, natural de Blumenau, também foi preso. Ele era foragido da Justiça de Santa Catarina, condenado a 12 anos de reclusão pela prática de estupro no ano de 2018, em pelo menos três ocasiões distintas, na cidade de Florianópolis.

Todos os foragidos internacionais foram detidos em solo americano pela Immigration and Customs Enforcement (ICE – U.S.), que é a autoridade de Imigração dos EUA, por estarem em desacordo com as normas migratórias daquele país e pela existência de mandados de captura internacional da Interpol contra eles.

Eleições 2024: Gracinha Viana participa de evento ao lado de Ronaldo Carletto, Neto e Antônio de Anízio e

O presidente do AVANTE 70, Ronaldo Carletto, recebeu nesta quinta-feira (25), o Título de Cidadão Itacareense, recebendo a Comenda Diana Quadros do Carmo. A Cerimônia aconteceu no hotel Resende Imperial, na cidade de Itacaré. Compareceram à solenidade diversas autoridades, entre elas, os Deputados Neto Carletto, Jorge Solla, Rosemberg, Paulo Magalhães, dentre outros.

Gracinha Viana (AVANTE) também compareceu à cerimônia, a convite de Ronaldo Carletto e Antônio de Anísio, prefeito de Itacaré. Além de Ronaldo Carletto, mais 21 pessoas, foram homenageadas, dentre elas, o Hosannah Santos Rocha, que demonstrou grande emoção com a Comenda.

GRACINHA VIANA

Maria das Graças de Deus Viana já acompanha o ex-Deputado Federal Ronaldo Carletto há muitos anos. Juntos levaram progresso ao município de Maraú. Gracinha foi a única prefeita reeleita da história do município, conseguindo não só uma reeleição histórica, como também fazer um sucessor.

Gracinha Viana agora tem um novo desafio: “concorrer a mais uma eleição para prefeita, só que desta vez no município de Ubaitaba”. Gracinha tem como lema: “Deus no Comando”. Gracinha segue firme com sua pré candidatura a com o apoio de Ronaldo e Neto Carletto.

Laboratório de combustível adulterado é desativado em Feira de Santana

Laboratório de combustível adulterado é desativado em Feira de Santana
Foto: Ascom | PC-BA

Um depósito que estaria funcionando como laboratório para adulteração de combustível foi desativado pela Polícia Militar nesta quinta-feira, 25, em Feira de Santana. Ninguém foi encontrado no local. Segundo informações da Polícia Civil, 18 caminhões bitrem foram encontrados no laboratório, junto com lacres rompidos de uma empresa que fabrica combustível e já foi autuada por infração ambiental e tributária.

A Operação Carbono, responsável pelo descobrimento do laboratório, contou com agentes do Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco) e participação da Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz) e da Agência Nacional do Petróleo (ANP).

A suspeita é de que a organização comercializa combustível sem nota fiscal e mantém o depósito de forma clandestina para adulteração e armazenamento ilegal do produto. As multas pelos atos infracionais estão avaliadas em mais de R$ 1 milhão. Em investigação, o Draco segue buscando identificar todos os envolvidos.

Empresário é preso na Bahia por fazer 40 mulheres de escravas sexuais

O homem foi localizado e preso na RMS.
O homem foi localizado e preso na RMS.

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) deflagrou a operação Aracne para cumprir o mandado de prisão de um empresário de 34 anos, acusado de praticar crimes sexuais contra cerca de 40 mulheres. O homem foi localizado e preso, na última quarta-feira, 24, em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS).

Na ação, os policiais civis ainda apreenderam dispositivos eletrônicos e o aparelho celular do homem. A prisão foi resultado de uma investigação desenvolvida pela Delegacia Especializada de Combate à Violência Sexual (DECVS) em Belo Horizonte (MG), que aponta que o homem estuprou uma mulher e obrigava a vítima, de 38 anos, a se prostituir e a filmar as relações sexuais com os clientes.

Pelo que foi apurado, os vídeos eram vendidos em plataformas de pornografia. Apontado como empresário de uma rede de cosméticos de Camaçari, ele é suspeito de praticar, por cerca de quatro anos, vários crimes. O homem já foi investigado e indiciado em 2016 por aliciar e fazer cerca de 40 mulheres escravas sexuais na Bahia. Ele foi levado para o sistema prisional e está à disposição do Poder Judiciário baiano.

Mulher é assassinada e corpo do suspeito é encontrado um dia depois

Uma mulher de 26 anos foi vítima de feminicídio em Maragogipinho, na Ilha de Vera Cruz, na noite de quarta-feira (24). Segundo a Polícia Civil, Antônia Monik de Souza Ferreira foi morta por golpes de arma branca. A Polícia Militar informou que foram acionados e enviaram agentes para o local.

Ao chegar, os PMs constataram o fato. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) prestou os primeiros atendimentos, mas a vítima não resistiu. O autor do crime, identificado como Rafael dos Santos Souza, fugiu do local.

Segundo a Polícia Civil, ele foi encontrado morto nesta quinta-feira (25). O DPT e a 24ª Delegacia Territorial (DT) de Vera Cruz foram acionados e registraram o feminicídio. As guias periciais foram expedidas e o caso está sendo apurado.

Projeto Esporte nas férias está sendo um sucesso em Ubaitaba

Projeto Esporte nas férias está sendo um sucesso em Ubaitaba
Foto: Divulgação/Prefeitura de Ubaitaba

A Prefeitura de Ubaitaba, por meio da Secretaria de Educação, está promovendo o Projeto Esporte nas Férias, que propõem aos jovens e toda comunidade ubaitabense as práticas esportivas nas quadras poliesportivas das escolas municipais no período de férias escolares.

O projeto conta com a instruções de profissionais e com todo apoio da equipe da educação. Essa ação tem o objetivo de oferecer à comunidade e principalmente aos jovens alunos, que nas férias não fiquem sem praticar esportes e de terem o lazer.(ASCOM/Ubaitaba)

Suspeito de zoofilia é preso em flagrante em Monte Gordo

Suspeito de zoofilia é preso em flagrante em Monte Gordo
Foto: Reprodução

Policiais da 33ª Delegacia Territorial (DT/Monte Gordo) autuaram em flagrante um homem pelo crime de zoofilia, nesta terça-feira (23). O suspeito também tinha um mandado de prisão expedido pela Justiça por estupro de vulnerável.

De acordo com o titular da 33ª DT, delegado Celso Bezerra, a zoofilia foi praticada no domingo (21), naquela cidade, sendo denunciada à unidade policial anonimamente. A cadela vítima de maus tratos morreu logo após o ato.

Já o crime de estupro de vulnerável ocorreu na cidade de Santa Bárbara, no dia 15 de janeiro. Localizado em sua residência, o suspeito passou por exame de corpo de delito e permanece à disposição da Justiça. (Bahia.ba)

ALERTA! Chuva excessiva em vários estados com enchentes e deslizamentos; confira

Chuva excessiva em vários estados com enchentes e deslizamentos; confira
Foto: Reprodução

A MetSul Meteorologia emitiu um alerta para a possibilidade de chuva excessiva em diversos estados brasileiros, o que pode resultar em alagamentos, enchentes e deslizamentos de terra. Os acumulados de chuva podem atingir níveis extremos em algumas regiões, aumentando ainda mais o risco de desastres naturais.

Essa previsão é baseada em um cenário composto pela Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) e pela circulação de umidade de uma massa de ar frio. É importante estar preparado e tomar medidas preventivas para minimizar os impactos desses eventos climáticos.

A ZONA DE CONVERGÊNCIA DO ATLÂNTICO SUL (ZCAS)

A Zona de Convergência do Atlântico Sul é uma faixa de nebulosidade que atravessa o Brasil, estendendo-se da região da Amazônia até o litoral da Região Sudeste. Esse corredor de umidade, conhecido como “rio atmosférico”, tem uma orientação climatológica típica de Noroeste para Sudeste.

Os eventos de ZCAS são sazonais e ocorrem geralmente entre os meses de novembro e março, durante a estação quente. Esses eventos podem durar até dez dias consecutivos, resultando em grandes volumes de precipitação nas áreas afetadas.

Nesse contexto, a ZCAS está com seu eixo mais ao Norte do que o habitual, o que contribui para a ocorrência de chuvas volumosas em diversos estados brasileiros. Além disso, a circulação de umidade de uma massa de ar frio associada a um centro de alta pressão sobre o Atlântico Sul potencializa a ocorrência dessas chuvas intensas.

Homem é preso por violar túmulo da sogra e ameaçar esposa

O suspeito deve enfrentar pena de 1 a 3 anos de prisão

A Polícia Civil de Goiás (PCGO) prendeu em flagrante um homem de 31 anos por violar o túmulo de sua sogra, em um cemitério da cidade de Santa Rosa, em Goiás. Segundo a polícia, via portal Metrópoles, parceiro do Bahia Notícias, o suspeito escavou a sepultura após brigar com a esposa.

Ele teria ameaçado a mulher, afirmando que iria ao cemitério para “trazer a cabeça da sogra” para intimidar e ameaçar a vítima. Ao chegar no local, o suspeito começou a cavar um buraco à procura da cabeça da sogra. Porém, não conseguiu alcançar o cadáver.

O homem alegou à polícia, que estaria embriagado. O suspeito deve enfrentar pena de 1 a 3 anos de prisão, conforme previsto no artigo 210 do Código Penal.

Policial Militar morre em acidente envolvendo carreta e ônibus em Vitória da Conquista

Policial Militar morre em acidente envolvendo carreta e ônibus em Vitória da Conquista
Fotos: Blog do Anderson

Um acidente na noite de quarta-feira, 24, na BR-116, trecho da Lagoa das Flores, no município de Vitória da Conquista deixou uma pessoa morta. A vítima foi identificada como Núbio Brito de Oliveira, soldado da Polícia Militar, lotado na 80ª Companhia Independente de Polícia Militar de Cândido Sales. As circunstâncias do acidente não foram divulgadas pela imprensa local. Também não foi informado em que veículo a vítima estava e se houve outras pessoas feridas. O corpo do PM foi retirado do local pelo DPT e encaminhado para o IML da cidade.

Salvador é destino mais desejado pelos brasileiros, aponta pesquisa do Ministério do Turismo

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Salvador tornou-se o destino nacional mais desejado pelos brasileiros, liderando a pesquisa do Ministério do Turismo com uma média de interesse de 7.1 em uma escala de 0 a 10. Pela primeira vez, superou locais como Fernando de Noronha e Rio de Janeiro.

O aumento na preferência é atribuído a investimentos da Prefeitura, destacando o Afroturismo. O secretário de Cultura e Turismo enfatizou a importância de investir na origem e ancestralidade, não apenas simbolicamente, apontando para melhorias na infraestrutura da cidade.

A pesquisa, realizada pelo Instituto de Pesquisa de Reputação e Imagem, incluiu 2.029 entrevistas domiciliares e revelou que durante a alta temporada de verão, um em cada três cidadãos planeja viajar a lazer até março, com preferência por destinos nacionais, principalmente no Nordeste e Sudeste.

ELEIÇÕES 2024: Chico Farias desiste de sua pré-candidatura a prefeito de Ubaitaba

Chico Farias desistiu da política para cuidar da família.
Chico Farias desistiu da política para cuidar da família.

O cantor e compositor Chico Farias desistiu de sua pré-candidatura para prefeito de Ubaitaba. Chico Farias tinha vários projetos para o município. Chico Farias é evangélico e bastante correto com suas ações e atitudes. Chico Farias é de Ubaitaba e filho do saudoso ex-vereador Mandinho.

A desistência de Chico se deu por conta de alguns problemas familiares. Ele [Chico Farias] está neste momento passando uma temporada em Bauru, no interior de São Paulo, onde acompanha sua filha que está realizando alguns tratamentos de saúde no estado de SP.

Chico desistiu de seu sonho, que é ser prefeito de Ubaitaba para cuidar de sua família, que é o bem mais precioso que Deus nos deu. Parabéns pela atitude. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)

CAOS EM ILHÉUS: Chuvas provocam alagamentos e deslizamentos de terra na cidade

Chuvas provocam alagamentos e deslizamentos de terra na cidade de Ilhéus
Foto: Leitor/Ubaitaba Urgente

Desde a noite de segunda-feira (22), Ilhéus, no sul da Bahia, enfrenta uma intensa e persistente chuva que vem causando alagamentos e grandes transtornos na cidade e em seu entorno. Ruas e avenidas encontram-se completamente alagadas, resultando em dificuldades para a locomoção da população.

Os impactos das chuvas já atingiram diversos setores da cidade, inclusive uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), onde uma sala equipada com leitos ficou alagada. Na BR-415, importante via que liga Ilhéus à Itabuna, a queda de uma árvore de grande porte interditou o tráfego de veículos nos dois sentidos, acrescentando mais desafios à mobilidade na região.

A Defesa Civil de Ilhéus já havia alertado a população sobre a previsão de chuvas intensas, emitindo um aviso no último domingo (21). A previsão indicava um acumulado de 206 mm para esta semana, sinalizando o potencial risco de eventos como alagamentos e enchentes. A situação em Ilhéus ressalta a necessidade contínua de investimentos em infraestrutura e medidas preventivas para minimizar os impactos das chuvas intensas na região. (Com informações do Giro Ipiaú)

Ubaitaba: Bêda vai ao Realidade Atual nesta quarta-feira (24), falar sobre a “Operação Dígito 8 da PCDF”

Bêda vai ao Realidade Atual nesta quarta-feira (23), falar sobre a Operação Dígito 8 da PCDF
Bêda (MDB) – Foto: Reprodução

O prefeito de Ubaitaba, Bêda (MDB), estará nesta quarta-feira (24), na Ubaitaba FM (87.9), concedendo entrevista ao radialista Jackson Cristiano, apresentador do Programa Realidade Atual. Bêda vai falar sobre a Operação Dígito 8, da Polícia Civil do Distrito Federal (DF), que visa desarticular um esquema cibernético criminoso que envolve secretários de Estado e prefeituras.

Entre as prefeituras investigadas no Brasil, está a Prefeitura Municipal de Ubaitaba (BA), que recebeu um deposito de quase 5 milhões de reais, fruto dessa fraude que rendeu 21 milhões para a quadrilha, e teve como vítima o Banco do Brasil de Brasília. A entrevista começa às 12:15.

Segundo algumas pessoas próximas ao prefeito, Bêda vai a FM munido de diversos documentos que comprovam que a Prefeitura Municipal entrou em contato com o BB, pedindo informações sobre a origem desse dinheiro que entrou nos cofres da Prefeitura Municipal como forma de doação. A entrevista promete! (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)

Ibirapitanga: Presidente da Câmara de Vereadores sob ameaça de afastamento

Presidente da Câmara de Vereadores de Ibirapitanga sob ameaça de afastamento
Foto: Reprodução

O retorno dos trabalhos legislativos promete ser tenso na cidade de Ibirapitanga. Desde a segunda metade do ano passado, a presidente da Câmara, Marlene de Jalmir (PSD) tem sido alvo de denúncias junto ao Ministério Público (MP) e Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), as quais se concentram, basicamente, em supostas fraudes na execução de contratos, consistente na declaração de prestação de serviços inexistentes.

A redação do UBAITABA URGENTE teve acesso exclusivo a alguns dos procedimentos e foi possível constatar o que as conversas de bastidores dizem: o afastamento da presidente é iminente. Isso porque em duas das denúncias, que tratam sobre superfaturamento das reformas efetuadas no prédio da Câmara (veja denúncias aqui e aqui), foi efetuada visita técnica por órgão vinculado ao MP, com a finalidade de apurar o gasto da vultosa quantia de R$ 600 mil para construção de um anexo de aproximadamente 30 m² e troca de piso e forro do pavimento superior da Câmara, onde se pretende instalar o Plenário.

Ainda segundo os procedimentos consultados junto ao MP, foi possível apurar que ao menos duas denúncias foram feitas pelos vereadores Cosminho (UB), Drº Júnior (PP) e Drº Lamarque (PDT), enquanto no TCM, constam duas denúncias feitas pelo último vereador, as quais podem, inclusive, deixar a Presidente inelegível caso implique no julgamento das suas contas pelo referido Órgão antes do prazo para registros de candidatura.

Lembrando que a Câmara de Vereadores não vota contas do respectivo Presidente, cabendo somente ao TCM dizer sobre sua regularidade. Tentado contato com os envolvidos, até o fechamento da matéria não obtivemos retorno da Presidente Marlene e do vereador Drº Junior.

O vereador Cosminho informou que se pronunciará após o final das investigações por parte do Ministério Público, enquanto o vereador Drº Lamarque confirmou o conteúdo das denúncias, e se colocou à disposição do UBAITABA URGENTE para eventuais esclarecimentos. As investigações seguem a cargo da Dra. Susila Ribeiro Machado, Promotora de Justiça em exercício na Comarca de Ubatã. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)

Acidente de carro mata mãe e filho na BA-270, em Santa Luzia

Acidente de carro mata mãe e filho na BA-270, em Santa Luzia
Mayla e seu filho Guilherme morreram no acidente.

Um acidente automobilístico na BA-270, no município de Santa Luzia, provocou a morte de duas pessoas, e deixou três feridos. O acidente aconteceu na manhã desta segunda-feira (22). De acordo com informações policiais, houve uma colisão frontal entre dois veículos de passeio. Em um deles, estava uma família, e no outro, o gerente da agência do Bradesco de Santa Luzia.

Acidente de carro mata mãe e filho na BA-270, em Santa Luzia
Acidente deixou vários feridos.

Ainda não há detalhes do que possa ter provocado o acidente. Os três sobreviventes foram socorridos para o Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, em Itabuna. Não temos informações do estado de saúde dos feridos. Os dois mortos foram identificados como sendo Mayla, e o seu filho Guilherme. Eles moravam na cidade de Arataca. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)

Maraú: Prefeitura vai alterar o Sistema Emissor de Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e).

Prefeito Manassés (AVANTE)
Prefeito Manassés (AVANTE).

A Secretaria Municipal de Finanças de Maraú/BA, com o compromisso de manter atualizadas às ferramentas de Gestão do ISSQN com as melhores tecnologias disponíveis no mercado, regulamentou algumas regras para o ISSQN e alterará o sistema emissor de Nota Fiscal de Serviços eletrônica – NFS-e. A nova NFS-e será obrigatória a partir de 1º de fevereiro de 2024, sendo necessário que todos os contadores, prestadores e tomadores de serviços realizem o CeC® (Cadastramento Eletrônico de Contribuinte), a partir do dia 22/01/2024.

O acesso ao NOVO sistema de gestão do ISSQN, denominado Sistema WebISS® deverá ser realizado através do site oficial da Prefeitura Municipal, ou diretamente na página deste sistema pelo endereço https://marauba.webiss.com.br/. Para facilitar a comunicação entre os Contadores e Contribuintes, estamos disponibilizando reuniões remotas que ocorrerão virtualmente conforme abaixo:

Raimundinho da JR visita chefe de gabinete de Jerônimo Rodrigues e pede agilidade na liberação de suas emendas

Raimundinho da JR visita chefe de gabinete de Jerônimo Rodrigues e pede agilidade na liberação de suas emendas
Raimundinho da JR em reunião com Adolpho Loyola.

O deputado Raimundinho da JR (PL), esteve reunido recentemente com Adolpho Loyola, que é Chefe de Gabinete do Governador da Bahia, Jeronimo Rodrigues (PT). O objetivo desta reunião foi pedir agilidade do governo do estado para liberação de suas solicitações, que não são poucas, e vão beneficiar várias cidades do interior da Bahia.

Entre as cidades beneficiadas pelos vários pedidos do Dep. Raimundinho, estão Ubaitaba e Aurelino Leal. Raimundinho da JR tem se destacado bastante no cenário político da Bahia. Recentemente ele [Raimundinho] recebeu a maior honraria concedida pelo Legislativo baiano, que é a Comenda 2 de Julho. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)