Ubaitaba Urgente

Prefeitura baiana contrata show de Gusttavo Lima por R$1,3 mi durante situação de emergência pela seca

Prefeitura baiana contrata show de Gusttavo Lima por R$1,3 mi durante situação de emergência pela seca
Foto: Reprodução/Instagram

A prefeitura de Campo Alegre de Lourdes, na região norte do estado, contratou o cantor Gusttavo Lima, pelo cachê de R$ 1,3 milhão, durante o período de situação de emergência no município, em decorrência da estiagem prolongada. O cantor foi contratado para cantar nos festejos em homenagem a Nossa Senhora de Lourdes, no dia 9 de fevereiro.

Campo Alegre de Lourdes está em situação de emergência desde 11 setembro de 2023, quando a cidade entrou na lista do Sistema Nacional De Proteção e Defesa Civil (SINPDEC), e vai até março, devido à validade de seis meses da medida. Por meio desta diligência, o município ganha o direito de pedir recursos financeiros emergenciais ao estado.

Segundo o jornal O Globo, o show foi contratado sem licitação pelo prefeito Enilson Marcelo Rodrigues da Silva (PCdoB) e o valor acordado, de R$1,3 milhão, é três vezes maior do que todo o montante destinado ao orçamento da Cultura da cidade em 2023, que foi de R$ 413 mil.

De acordo com o contrato, o show deve ter uma hora e meia, e R$ 1,1 milhão é destinado ao cachê e os R$ 200 mil restantes serão utilizados para transporte do artista e sua equipe. O valor total foi parcelado em cinco vezes. A prefeitura também será responsável pelo custeio da hospedagem, transporte local, camarim e carregadores de equipamentos.

“A hospedagem do artista deverá ocorrer em hotel com nível de serviços e comodidade com grau de excelência na cidade onde ficará hospedado”, ressalta o contrato. Até o momento, a prefeitura de Campo Alegre de Lourdes não se pronunciou sobre o caso.

SP: Jovem de 19 anos morre após encontro com jogador do Corinthians

Dimas Cândido de Oliveira Filho, atacante do sub-20 do Corinthians
Dimas Cândido de Oliveira Filho, atacante do sub-20 do Corinthians .

Uma jovem de 19 anos, identificada como Livia Gabriele da Silva Matos, morreu durante um encontro com o jogador do sub-20 do Corinthians, Dimas Cândido de Oliveira Filho, na noite desta terça-feira, 30, em São Paulo. Ela estava no apartamento do jogador quando foi levada ao pronto-socorro.

De acordo com a polícia, ela foi levada para a emergência depois que o jogador acionou uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A jovem apresentava intenso sangramento nas partes íntimas e sofreu quatro paradas cardiorrespiratórias, conforme o tenente da Polícia Militar Lucas Sarri.

“Ela tinha um forte sangramento na região íntima. E o que a gente levantou no local do PS é que momentos antes ela estava com namorado ou ficante dela no apartamento dele. Eles estavam lá, ficaram um certo tempo e as circunstâncias a cerca desse fato ainda estão para serem esclarecidas”, disse o tenente.

Em depoimento à polícia, o jogador afirmou que conversava há alguns meses com a jovem pelas redes sociais, mas que esse teria sido o primeiro encontro entre eles. Ainda afirmou que a jovem desmaiou durante a relação sexual, momento em que ele teria ligado para o Samu. Além disso, negou que eles tenham feito uso de bebida alcoólica e entorpecente.

À TV Globo, a advogada do jogador, Fabiana Moura, disse que o cliente é inocente e que aguarda os laudos das perícias. O caso foi registrado como morte suspeita no 30º Distrito Policial. O corpo da jovem deve passar por necrópsia e o apartamento do jogador, periciado. No local foram encontrados toalhas e lençóis sujos de sangue.

Em nota, o Corinthians informou que “está ciente dos acontecimentos que envolveram um de seus atletas da base, aguarda a investigação dos fatos e está à disposição para colaborar com as autoridades”.

Técnico morre após explosão de ar-condicionado durante manutenção

Técnico morre após explosão de ar-condicionado durante manutenção
Foto: Reprodução/Redes sociais

Um homem morreu, nesta terça-feira (30), após ser atingido por uma explosão enquanto realizava o conserto de um ar-condicionado em Maceió (AL). Segundo o Corpo de Bombeiros, o cilindro de gás explodiu, atingindo Gyula Morais Csheses, de 39 anos, na última segunda (29).

Gyula sofreu deformidade no rosto, fratura de crânio e queimaduras graves. Ele foi socorrido já desacordado e morreu no Hospital Geral do Estado (HGE).

Conhecido como Titico, a vítima tinha uma empresa de climatização e refrigeração no município de Coruripe. Ele deixa seis filhos.  Em nota enviada ao g1, a Elgin, fabricante do ar-condicionado que explodiu, disse que apura os detalhes do acidente.

LEIA NOTA DA ELGIN:

A ELGIN, fabricante de equipamentos de ar-condicionado, no mercado há mais de 70 (setenta) anos, com vasto portfólio de produtos, sendo uma marca reconhecida por sua qualidade, credibilidade, inovação e respeito ao consumidor, prezando sempre pela excelência e segurança de seus produtos, em cumprimento e atenção aos princípios de clareza e transparência, vem por meio desta NOTA OFICIAL comunicar que tem conhecimento do incidente ocorrido na cidade de Maceió, na data de 29/01/2024, durante o manuseio de um dos produtos de seu portfólio de ar-condicionado.

A ELGIN se solidariza com a família e Informa ainda que o prestador técnico, envolvido no incidente, foi socorrido e atendido, e está recebendo todo suporte profissional necessário.

Prefeitura de Quijingue adia início das aulas após situação precária de estradas devido às chuvas

Prefeitura de Quijingue adia início das aulas após situação precária de estradas devido às chuvas
Foto: Reprodução / Calila Notícias

A prefeitura de Quijingue, na região sisaleira, adiou o início do ano letivo devido aos impactos causados pelas chuvas. A medida foi anunciada nesta terça-feira (30) e leva em conta a situação das estradas municipais, que ficaram intransitáveis.

Segundo o Calila Notícias, parceiro do Bahia Notícias, com isso, as aulas devem começar no dia 20 de fevereiro. A jornada pedagógica, atividade dos professores, foi marcada para os dias 15 e 16 de fevereiro. A prefeitura informou que a medida visa garantir a integridade e o bem-estar da comunidade escolar.

Até lá, a gestão deve fazer os reparos nas vias. No último domingo (28), uma chuva intensa causou alagamentos e uma ponte que dá acesso ao município desabou. Por conta dos estragos, a prefeitura decretou situação de emergência.

Advogada e cliente são mortos a tiros ao deixarem delegacia no Rio Grande do Norte

Advogada e cliente são mortos a tiros ao deixarem delegacia no Rio Grande do Norte
O crime aconteceu a cerca de 600m da delegacia.

A advogada Brenda dos Santos Oliveira, 26 anos, e o cliente Janielson Nunes de Lima, de 25, foram mortos na tarde desta terça-feira (30) na saída da delegacia de Santo Antônio, município do Rio Grande do Norte.

Janielson, conhecido como “Gordinho da Batata”, era apontado como principal suspeito pela morte de João Victor Bento da Costa, de 19, na manhã de domingo (29). O crime ocorreu durante uma vaquejada no Parque Maria Salete, na mesma cidade.

A Polícia Militar do Rio Grande do Norte (PM-RN) informou que Gordinho da Batata foi conduzido para a delegacia na manhã desta terça. Por volta das 15h30, o suspeito e a advogada deixaram o local, mas tiveram o carro alvejado por criminosos ainda não identificados.

Ainda de acordo com os militares, o carro de Brenda colidiu com um segundo veículo. O crime aconteceu a cerca de 600m da delegacia.

O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB) e a Seccional no Rio Grande do Norte (OAB/RN) prestaram solidariedade aos familiares de Brenda dos Santos de Oliveira e destacaram que vão acompanhar as investigações. (Com informações do Metrópoles)

ELEIÇÕES 2024: Ex-prefeito de Ubaitaba “Alexandre Almeida” pode deixar o Partido MDB

Na foto: Bêda e Alexandre Almeida

O ex-prefeito de Ubaitaba, Alexandre Almeida provavelmente deixará o MDB – Movimento Democrático Brasileiro (Nº 15), partido do prefeito Bêda. Vale lembrar que Alexandre já se elegeu prefeito no município em 2008 pelo antigo PMDB, hoje MDB.

Ainda não sabemos porque Alexandre projeta sair do partido, e não sabemos também em qual partido o ex-prefeito vai se filiar. O nome de Alexandre Almeida também é cogitado como pré-candidato de Bêda, para encabeçar a chapa.

Outros do grupo vermelho já falam em Alexandre disputar a eleição na vice com Bêda. Com a informação da saída de Alexandre do MDB, os planos do partido podem mudar.

PRAZO FINAL PARA FILIAÇÃO

Quem pretende concorrer a uma vaga para vereador ou prefeito nas Eleições Municipais de 2024 deve ficar atento aos prazos previstos em lei. A interessada ou o interessado precisa estar filiado a um partido político e com domicílio eleitoral estabelecido na circunscrição onde pretende disputar o pleito até a data-limite de 6 de abril, ou seja, seis meses antes do dia da votação, marcada para 6 de outubro, em primeiro turno. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)

Medeiros Neto registra 3 mil afetados por chuvas; morador fraturou perna após casa desabar

Foto: Reprodução / Medeiros Neto.com

O município de Medeiros Neto, no Extremo Sul baiano, registra em torno de três mil afetados pelas chuvas. Cerca de 250 pessoas estão desabrigadas e 300 desalojadas. Uma pessoa segue hospitalizada após o desabamento de uma casa, no povoado de Jurassicaba. O morador sofreu fratura na perna e a condição de saúde dele é considerado estável.

Ao Bahia Notícias, o prefeito Beto Pinto (Pros) informou que os desalojados e desabrigados estão em escolas públicas. A Defesa Civil do município aponta que choveu cerca de 400 milímetros nos últimos 15 dias. O momento crítico ocorreu no último domingo (28).

“Ano passado quase não choveu. Mas nesse mês, a chuva foi muito forte. Como a gente recebe as águas das chuvas do Nordeste mineiro, tudo isso vem desaguar aqui”, relatou Beto Pinto ao BN. Em Medeiros Neto, dois rios cortam o Centro da cidade, o Água Fria e o Alcobaça. Quando o nível dos rios sobe, casas e lojas são invadidas pela água, como ocorreu nas enchentes do final de 2021.

“Um rio represa o outro e isso faz a inundação. Fora isso, a gente tem um terreno bem acidentado, o que influencia”, completa a procuradora e coordenadora da Defesa Civil local, Arlete da Rocha Oliveira Costa. Segundo ela, pelo menos dez casas desabaram devido às chuvas, três delas vieram abaixo no último domingo.

A coordenadora informou que o município já decretou estado de emergência por conta das chuvas e aguarda a homologação do decreto pelo estado. A prefeitura também vai pedir o decreto em nível federal. Agentes da Defesa Civil e dos bombeiros do Estado auxiliam nas ações de contenção e de ajuda humanitária, como distribuição de água, colchões e alimentos.

Eleições 2024: Partido AVANTE já tem 65 prefeitos filiados na Bahia

Partido AVANTE já tem 65 prefeitos filiados na Bahia
Tum, Jailson Lima e Ronaldo Carletto.

Nesta segunda-feira (29), o partido Avante na Bahia atingiu a marca de 65 prefeitos, com a decisão de filiação do prefeito de Barrocas, José Jailson Lima. O ato de filiação contou com a presença do Presidente Estadual Ronaldo Carletto e do Secretário da Agricultura, Tum. “Foi um momento de comemoração e alegria para todos, pois Jai é um prefeito participativo e que tem sede de mudança”, afirmou o ex-deputado Ronaldo Carletto. (Com informações do Políticos do Sul da Bahia)

Duas pessoas morrem após carro cair de ponte e ficar parcialmente submerso em rio na Bahia

Duas pessoas morrem após carro cair de ponte e ficar parcialmente submerso em rio na Bahia
Foto: Reprodução/PRF

Duas pessoas morreram após o carro em que elas estavam cair de uma ponte e ficar parcialmente submerso em um rio na madrugada desta terça-feira (30), na BR-101, no trecho de Santo Antônio de Jesus, a cerca de 200 km de Salvador.

De acordo com informações iniciais da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o condutor do veículo teria perdido o controle da direção, e por causa disso, o carro despencou da ponte Jequitibá. As fortes chuvas que atingiram a região nos últimos dias deixaram o rio cheio.

Outras duas pessoas que estavam no veículo ficaram feridas e foram encaminhadas para um hospital da região. A identidade das vítimas e o estado de saúde delas não foram detalhados. Em imagens registradas pela PRF é possível ver uma equipe do Corpo de Bombeiros atuando no local. (G1)

Ibirapitanga promove “Curso de Arbitragem” com a participação de profissionais de toda a região

Um curso de arbitragem será realizado na cidade de Ibirapitanga. O evento acontecerá nos dias 24 e 25 de fevereiro de 2024. O curso está sendo organizado pelo Diretor de Arbitragem do município de Ibirapitanga, Wildemar Silva, que é arbitro assistente da FBF (Federação Baiana de Futebol), em parceria com o também arbitro da FBF, Macsuiama Santos de Almeida.

A ministração do curso é uma surpresa, e será divulgando em breve. O curso tem como objetivo específico expandir a compreensão, desenvolver o domínio das novas atualizações das regras da FBF e aprimorar os conhecimentos dos profissionais de arbitragem, em Ibirapitanga e região. O curso terá dois excelentes e renomados profissionais, com vasta experiência inclusive a nível internacional.

O curso terá aulas teóricas e práticas, atualização das regras, certificado, camisa, e um delicioso coffee break. As incisões já estão abertas, e as vagas são limitadas. Maiores informações: (73)98127-2599 – WILDEMAR/(73)98208-6430 – MAX.

DF: Jovem morre após sofrer mal súbito durante teste físico da Polícia Militar

 Jovem morre após sofrer mal súbito durante teste físico da Polícia Militar
Gabriela morreu durante teste físico da PMDF.

Uma jovem aprovada no concurso da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) teve mal súbito durante o teste de Aptidão Física (TAF) para o ingresso na corporação e morreu, nesta segunda-feira (29). Gabriela Rosa Gontijo foi submetida à avaliação nesse domingo (28/1), quando acabou passando mal e desmaiando.

Ela foi levada às pressas ao hospital, mas faleceu nesta segunda.  Grupos no WhatsApp e Telegram com concurseiras da PMDF divulgaram o caso, informando que a candidata chegou a ser internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Daher, no Lago Sul, em estado gravíssimo, mas não resistiu.

Testemunhas viram Gabriela sendo atendida e, logo depois, colocada em uma ambulância.  A suspeita é de que ela tenha sofrido rabdomiólise, uma ruptura do tecido muscular esquelético, mas não há informações oficiais divulgadas pelo hospital.

Jovem de 23 anos morre eletrocutada por cerca de arame em Nova Viçosa

Luzia foi encontrada morta em Nova Viçosa.
Luzia foi encontrada morta em Nova Viçosa.

Uma tragédia chocou os moradores do distrito de Posto da Mata, no município de Nova Viçosa-BA, na manhã do último domingo (28). Luzia Apolinário da Conceição, de 23 anos, foi encontrada morta, presa em uma cerca de arame que estava eletrificada.

A vítima morava em uma casa na Rua Portela, no Bairro Portela, e deixou um filho de oito anos de idade. Segundo as informações, a mulher teria encostado na cerca por acidente, e não conseguiu se soltar. A suspeita é de que a cerca tenha sido ligada à rede elétrica de forma clandestina, para evitar furtos ou invasões. A polícia civil vai investigar o caso e responsabilizar os culpados.

O corpo de Luzia foi removido pelo servidor público Sidney Neves, com autorização do delegado plantonista Manoel Andreetta, para o Instituto Médico Legal (IML) de Itamaraju, onde passou por exames de necropsia. Em seguida, foi liberado para a família realizar o sepultamento. (Com informações de Lenio Cidreira/Liberdadenews)

Jerônimo e prefeito de Itabuna fecham um pacote de obras para a cidade

Jerônimo e prefeito de Itabuna fecham um pacote de obras para a cidade
Foto: Divulgação

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), e o prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), estiveram em uma audiência para discutir os principais projetos em andamento entre o Governo Estadual e Municipal, além de encaminhar um expressivo pacote de obras que impulsionará ainda mais o desenvolvimento do município.

Durante a audiência, que foi realizada na Governadoria do Estado, foram discutidas as necessidades prioritárias do município e as contribuições do governo estadual. O pacote de obras abrange áreas como saneamento, mobilidade urbana e educação. A disposição do governador em apoiar ativamente essas iniciativas demonstra a força política e a capacidade de articulação do gestor municipal que teve todos os pleitos atendidos.

O prefeito destacou a importância da parceria entre o governo estadual e municipal para impulsionar o desenvolvimento local. “Estamos a cada dia consolidando ainda mais essa aliança política com o Governador Jerônimo Rodrigues, que tem sido um parceiro fundamental neste trabalho de reconstrução da nossa cidade. Nos próximos dias estaremos juntos anunciando muitas novidades para Itabuna”, declarou.

Também estiveram presentes o Deputado Federal Paulo Magalhães, o secretário de Relações Institucionais Luiz Caetano, o Presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia – CONDER José Trindade, e o Superintendente de Infraestrutura de Transportes – SIT Saulo Pontes. (Com informações do A Tarde)

Governo da Bahia publica decreto que proíbe o uso das pistolas de água

Governo da Bahia publica decreto que proíbe o uso das pistolas de água
Foto: Raphael Muller / Ag. A TARDE

O Governo da Bahia publicou no Diário Oficial desta terça-feira, 30, o decreto que proíbe o uso das pistolas de água e “congêneres” em festas populares de rua na Bahia. A lei foi assinada na segunda, 29, pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT). A medida já valerá para o Carnaval de 2024 em Salvador, onde, durante anos, associados de grandes blocos fizeram das “arminhas” uma espécie de tradição.

O documento detalha que os blocos, agremiações e demais organizações deverão adotar medidas para impedir que os seus foliões ou associados utilizem os objetos, mediante campanhas educativas e penalidades aos infratores. Além disso, deverão liberar o acesso de agentes fiscalizadores com identificação e seguir as orientações expedidas pela Secretaria de Políticas para as Mulheres.

O texto também indica que as pessoas portando as pistolas de água ou artefatos semelhantes devem entregar nos portais de abordagem ou nos locais indicados pela pasta para permanecer nos circuitos oficiais do carnaval e festas de rua. A secretaria promoverá o recolhimento dos brinquedos descartados e encaminhará a cooperativas de reciclagem. A ação contará com apoio dos órgãos de fiscalização municipal e estadual.

O decreto, que entra em vigor a partir desta terça, é de autoria da deputada estadual Olívia Santana (PCdoB) e foi aprovada no ano passado, após um caso ocorrido durante o último Carnaval, em que integrantes do bloco As Muquiranas cercaram uma foliona e dispararam jatos de água, através das pistolas, contra a vítima. A agressão foi filmada e o vídeo viralizou, gerando grande repercussão, principalmente, nas redes sociais. (Com informações do A Tarde)

Eunápolis: Idosa de 74 anos é morta junto com o filho ao tentar protegê-lo de criminosos

Idosa de 74 anos é morta junto com o filho ao tentar protegê-lo de criminosos
Foto: Site Via 41

Uma mulher de 74 anos foi morta a tiros ao tentar defender o filho de 35 anos de disparos de arma de fogo na madrugada do último sábado (27), em Eunápolis, no extremo sul da Bahia. De acordo com a Polícia Civil, o filho da idosa, Lucas Gomes Santos, também foi baleado e não resistiu aos ferimentos.

Mãe e filho estavam na casa onde moravam quando o imóvel foi invadido por quatro homens armados, que procuravam por Lucas. Ao notar a situação, Eunice Gomes dos Santos abraçou o filho tentando protegê-lo e foi ferida pelos disparos.

As guias para remoção e perícia foram expedidas. Diligências serão realizadas para identificar os suspeitos e esclarecer a motivação do crime. O caso é investigado pela delegacia de Eunápolis. (G1)

Carlos Bolsonaro teria deixado casa de barco antes de chegada da PF

Carlos Bolsonaro teria deixado casa de barco antes de chegada da PF
Foto: DIDA SAMPAIO/Estadão Conteúdo

Na manhã desta segunda-feira (29), a Polícia Federal realizou uma operação de busca e apreensão em uma casa em Angra dos Reis onde Jair Bolsonaro fez uma live nas no domingo (28). Segundo informações da jornalista Daniela Lima, apresentadora do Conexão GloboNews, o ex-presidente e os filhos estavam no local durante esta manhã, mas deixaram a casa de barco.

O ministro Alexandre de Moraes, relator do caso, é quem assina a autorização para os mandados de busca. A PF suspeita que, quando Bolsonaro era presidente, a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) atuou como um braço de coleta de informações ilegais, sem autorização judicial, e como fonte de informações falsas usadas para difamar instituições e autoridades.

A Abin teria sido usada ainda para blindar os filhos do ex-presidente de investigações da própria Polícia Federal. Carlos Bolsonaro é vereador desde 2001 e está em seu sexto mandato consecutivo na Câmara Municipal do Rio. (Com informações do CORREIO)

Ubaitaba: Luciano do Posto pretende fortalecer à Agricultura Familiar

Luciano do Posto pretende fortalecer à Agricultura Familiar em Ubaitaba
Luciano do Posto é pré-canidato a prefeito de Ubaitaba (BA).

Diante de um cenário de profundas transformações sociais e econômicas e de um intenso processo de globalização da economia nas últimas décadas, a produção agropecuária vem perdendo espaço para as atividades não-agropecuárias. Os agricultores são então desafiados a criar novas alternativas de viabilização às propriedades rurais.

E, dentre tais alternativas, está o turismo, que cada vez mais ganha importância e credibilidade frente à sociedade como um todo, configurando-se como um elemento de extrema importância para o mercado econômico mundial.

Entre os inúmeros projetos do pré-candidato a prefeito, Luciano do Posto (PSD), está o apoio, com muitos incentivos e investimentos do poder público municipal na agricultura familiar. O turismo rural é uma atividade capaz de contribuir com a resolução de alguns problemas existentes no campo.

Ele surge como uma forma de diversificar as atividades, fazendo com que os agricultores obtenham mais de uma fonte de renda, além da agricultura.

“Precisamos ter uma política voltada para o financiamento a agricultores e produtores rurais familiares da zona rural de Ubaitaba, sendo ela pessoa física ou jurídica. Vamos também dar apoio à exploração do turismo rural, que tornará um diferencial do nosso governo”, disse Luciano. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)

Crianças morrem na Bahia após carro ser arrastado por enxurrada que se formou durante chuva

Crianças morrem na Bahia após carro ser arrastado por enxurrada que se formou durante chuva
Foto: Leandro Alves/Site Bahia 10

Duas crianças morreram após um carro ser arrastado por uma enxurrada e bater em uma pedra na noite de sexta-feira (26), na BR-242, conhecida como Estrada do Paraguaçu, entre as cidades de Castro Alves e Santa Terezinha, a cerca de 190 km de Salvador.

Conforme apuração da TV Subaé (afiliada da TV Bahia na região), o prefeito de Castro Alves informou que um casal e três crianças seguiam dentro do carro, sentido a cidade de Elísio Medrado, quando aconteceu o acidente. As idades das vítimas não foram detalhadas.

Na ocasião, chovia bastante e o veículo foi arrastado pela enxurrada que se formou na via. O carro só parou depois de bater na pedra. Informações iniciais são de que as duas crianças que morreram eram sobrinhas do casal que também seguia no veículo.

Uma terceira criança e o casal conseguiram sair do carro e foram socorridas para o Hospital de Castro Alves. Não há detalhes do estado de saúde delas. Os corpos das vítimas foram encaminhados para o IML de Santo Antônio de Jesus, cidade a cerca de 60 km do local do acidente. (G1)

PREVISÃO DO TEMPO: Domingo será de céu nublado com risco de deslizamentos em Salvador

Domingo será de céu nublado com risco de deslizamentos em Salvador
Foto: Reprodução

Após as fortes chuvas que atingiram Salvador nas últimas 24h, a previsão para este domingo, 28, é de céu nublado a parcialmente nublado com chuvas fracas e isoladas, a qualquer hora do dia, Segundo o Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Defesa Civil de Salvador (CEMADEC).

Ainda de acordo com o CEMADEC, há risco para deslizamentos de terra devido aos acumulados de chuvas dos últimos dias. A CODESAL, que integra a categoria de serviços essenciais do município, permanece de plantão 24 horas atendendo às solicitações pelo telefone gratuito 199.

A CODESAL também emite alertas para que a população não seja pega de surpresa. Para receber os boletins de alerta, basta enviar um SMS para 40199 e informar número do CEP. O serviço é gratuito. (Com informações do A Tarde)

Com acumulado de 252 milímetros em 4 dias, Ilhéus tem previsão de chuva até segunda (29)

Com acumulado de 252 milímetros em 4 dias, Ilhéus tem previsão de chuva até segunda (29)
Encosta do Alto do Amparo || Foto Horizon Fly Drones

No intervalo de terça (23) a sábado (27), o acumulado das chuvas em Ilhéus chegou a 252 milímetros, informa a Defesa Civil local. Isso equivale a 252 litros por metro quadrado, volume superior à série histórica de meses inteiros. De acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), o município do sul da Bahia tem previsão de mais 85 milímetros até segunda-feira (29).

Os dias chuvosos encharcaram o solo dos morros. Deslizamentos de terra foram registrados nos altos do Amparo e Legião, no Malhado, e no Alto do Pacheco – na encosta voltada para a Avenida Osvaldo Cruz, atrás do McDonald’s, na Cidade Nova. No mesmo bairro, a água invadiu a garagem do Residencial Vetro, prédio de alto padrão, na Avenida Vereador Marcus Paiva. A garagem foi construída abaixo do nível da rua. (Com informações do Pimenta)