Ubaitaba Urgente

Ubatã: Detentos serram grade, utilizam ‘tereza’ e fogem de Delegacia

Após a fuga, os detentos teriam entrado numa região de mata
Após a fuga, os detentos teriam entrado numa região de mata.

Pelo menos dois detentos fugiram no início da noite do último sábado, 03, da carceragem da Delegacia Territorial de Ubatã. Conforme apurou o Ubatã Notícias, os detentos estavam no pátio, teriam subido na parte superior, cortado a grade de proteção do teto e descido utilizando uma “tereza”, corda feita de lençóis.

Após a fuga, os detentos teriam entrado numa região de mata que fica nas adjacências da unidade prisional. Os fugitivos foram identificados como Joseval Assunção dos Santos, Paulo de Jesus Oliveira e Carlos Cláudio. A Polícia Militar foi acionada e realiza buscas para tentar recapturar os suspeitos. (As informações são do Ubatã Notícias)

VIOLÊNCIA NA BAHIA: Quatro pessoas são mortas em Camaçari em menos de uma hora

Quatro pessoas são mortas em Camaçari em menos de uma hora
Quatro pessoas são mortas em Camaçari em menos de uma hora.

Quatro pessoas foram assassinadas na noite de sábado (4), na cidade de Camaçari em menos de uma hora. Os crimes ocorreram nas localidades de Parque Verde e Santa Helena. De acordo com o site Mais Região, parceiro do Acorda Cidade, o primeiro assassinato ocorreu na Rua Cora Coralina no Parque Verde.

George de Jesus Alves, de 29 anos bebia em um bar quando foi morto com tiros de pistola 9 mm. No bairro Santa Helena, meia hora depois três pessoas foram baleadas ao chegarem em um trailer que funciona como bar.

Hamilton Alves Santana, de 62 anos, Thauan Bhrendisson de Jesus, de 25 anos e e Ricardo Henrique de Jesus Santos, de 40 anos. Hamilton e Thauan morreram no local, já Ricardo chegou a ser socorrido para o Hospital Geral de Camaçari, mas não resistiu aos ferimentos. 

Camamu: Vereador de Travessão morre no hospital após passar mal

Vereador Dinho de Eurides II Foto: Reprodução
Vereador Dinho de Eurides II Foto: Reprodução

O vereador de Camamu Adson José dos Santos, de 42 anos, mais conhecido como Dinho de Eurides, faleceu na tarde da última sexta-feira, 03, vítima de um infarto. Morador do distrito de Travessão, Dinho, que estava em seu primeiro mandato, teria passado mal e socorrido a um hospital em Itabuna, mas acabou não resistindo.

A Prefeitura de Camamu emitiu uma nota de pesar lamentando o falecimento do edil. O corpo será velado na capelinha da Igreja Católica. O sepultamento ocorrerá no distrito, às 14h deste sábado. (Tiago Santos/Ubatã Notícias)

Itagibá: Jovem de 25 anos é encontrado morto dentro de casa; a suspeita é de suicídio

Itagibá II Foto: Reprodução/Giro em Itagibá
Itagibá II Foto: Reprodução/Giro em Itagibá

O corpo de um jovem de 25 anos foi encontrado morto dentro de sua residência na Rua Miguelino Marinielli, em Itagibá, na noite da última sexta-feira (03). Segundo as informações apuradas pelo Giro em Ipiaú, o cadáver estava em decomposição e pendurado em uma corda. O óbito teria ocorrido há cerca de três dias.

O corpo foi recolhido pelo Departamento de Polícia Técnica e encaminhado para o IML em Jequié. Esse foi o terceiro caso de morte intencional registrado no município de Itagibá nos últimos oito dias, o que levanta uma grande discussão na cidade em torno de medidas mais eficazes de prevenção ao suicídio. (Com informações do Giro Ipiaú)

MAU TEMPO EM SP: Sobe para sete o número de mortes causadas por temporal em São Paulo

 (Foto: News Free/Folhapress/VEJA)
 (Foto: News Free/Folhapress/VEJA)

Mais uma morte foi confirmada em decorrência do temporal que atingiu São Paulo na última sexta-feira, 3. Com isso, chega a sete o número de vítimas. O caso ocorreu em Ilhabela com o naufrágio de uma embarcação, um dos tripulantes morreu. Outros dois foram socorridos e encaminhados ao serviço de saúde, segundo informações da Defesa Civil estadual.

Outras quatro pessoas morreram por causa da queda de árvores, sendo uma em Osasco, uma em Suzano, municípios da Grande São Paulo; e duas na zona leste da capital paulista. Também houve óbito em Limeira, por desabamento de um muro, e em Santo André, devido à queda da parede de um prédio.

A velocidade dos ventos na sexta-feira, segundo a Defesa Civil, chegou a 151 quilômetros por hora (km/h) em Santos, a partir de informações da administração portuária. Na capital paulista, as rajadas chegaram a 103,7 km/h, recorde dos últimos cinco anos.

Foram atendidos cerca de 100 chamados para desabamentos em todo o estado, em ocorrências com danos em muros, casas e destelhamentos de imóveis. As Defesas Civis estadual e municipais e o Corpo de Bombeiros registraram mais de 2 mil chamados em 40 cidades.

Até o momento, não há previsão de novas tempestades e vendavais para os próximos dias. Pelo menos 2,1 milhões de pessoas ficaram sem energia na capital paulista e em 23 municípios da região metropolitana.

Ubaitaba: Bêda vai inaugurar Posto de Saúde na Fazenda Batalha

Prefeito Bêda (MDB) II Foto: Reprodução
Prefeito Bêda (MDB) II Foto: Reprodução

O prefeito Bêda (MDB), inaugura nesta segunda-feira (06), mais um Posto de Saúde no município. Desta vez a localidade beneficiada será a Fazenda Batalha. A Cerimônia de inauguração terá início ás 09 da manhã com a participação de vereadores, secretários municipais e moradores da localidade. O vice-prefeito Ismaile de Nego de Artur (PDT), deve participar do evento. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)

JOGOS PAN-AMERICANOS: Isaquias Queiroz vai disputar o ouro na canoagem

Isaquias garante vaga na final do C1 - Foto: William Lucas | COB
Isaquias garante vaga na final do C1 – Foto: William Lucas | COB

Isaquias Queiroz, baiano de Ubaitaba, garantiu mais uma final na categoria C1 1000m na sua carreira. Desta vez, o campeão nas Olimpíadas de Tóquio 2021, busca o ouro nos Jogos Pan-Americanos em Santiago, no Chile, ao se classificar de forma direta após alcançar um tempo de três minutos, 55 segundos e 22 centésimos, ficando 12 centésimos à frente do segundo colocado, de Cuba.

A decisão da medalha está prevista para acontecer no sábado, 4, às 9h45 da manhã (horário de Brasília). Isaquias já subiu ao lugar mais alto do pódio no torneio em duas oportunidades, e busca a terceira. Ao ficar na primeira colocação da classificatória, Isaquias afirmou que ser o primeiro dá muita confiança, já que ele só conseguiu treinar durante um mês para a competição.

“Não vai ser fácil os Jogos Pan-americanos, ainda mais porque só tive um mês de treinamento. Mas eu tive uma boa largada, mantive um ritmo de prova. Ali no finalzinho eu senti que eu estava um pouquinho na frente dele e eu já estava muito desgastado, então dei uma seguradinha. Até fiquei na dúvida quem chegou primeiro, porque chegamos juntos. Mas graças a Deus saímos daqui já classificados para a final, agora é descansar” Disse o baiano após o resultado da prova.

No próximo ano, o desafio são os Jogos Olímpicos, em Paris, competição esta que Isaquias já conquistou ouro, duas pratas e um bronze. O baiano garantiu que o objetivo é Paris, mas que o seu foco também é levar a douradinha do Pan para casa. “O nosso objetivo é Paris, então a gente está se preparando para Paris. O que a gente conseguir aqui vai ser lucro. Mas é óbvio que queremos sair daqui com a medalha de ouro para poder representar bem a nossa modalidade e o Time Brasil”.

FIM DA LINHA: Prefeito de Canavieiras tem mandato cassado após infrações

Drº Almeida foi cassado na noite desta quarta-feira 1º
Drº Almeida foi cassado na noite desta quarta-feira 1º.

O prefeito de Canavieiras, Clóvis Roberto Almeida de Sousa (Pros), foi cassado na noite desta quarta-feira (01), durante sessão na Câmara Municipal, por oito votos a favor e 3 contra. Foram apresentadas supostas infrações político-administrativas.

As denúncias são por suposto decreto de crédito suplementar sem autorização do Poder Legislativo local, ausência de comprovação dos recolhimentos do INSS e renúncia de receita na Cobrança da Dívida Ativa.

Sendo assim, quem assume o posto é o vice-prefeito, Paulo Carvalho (PTB), que rompeu com o prefeito cassado, Clóvis Roberto. Em 2020, Clóvis tinha sido acusado de abuso de poder econômico durante as eleições. (A Tarde)

Mulher sequestrada em Tancredo Neves é deixada em Ubatã

Durante todo o dia os suspeitos ameaçaram matar a vítima
Durante todo o dia os suspeitos ameaçaram matar a vítima.

Uma mulher de 28 anos foi sequestrada na manhã desta quarta-feira (1º), em Tancredo Neves e deixada na BR-330, nas proximidades do Posto São Paulo, em Ubatã, na noite desta quarta. Conforme relato da vítima, ela estava a caminho do Hospital de Tancredo Neves quando foi interceptada por dois criminosos a bordo de um veículo sedan, branco.

A dupla estava armada e encapuzada. Ainda conforme a vítima, ela ficou, sob a vigilância dos suspeitos, numa região de mata densa. A dupla utilizou o seu aparelho celular para exigir resgate junto aos familiares da mulher no valor de R$ 200 mil reais.

Durante todo o dia os suspeitos ameaçaram matar a vítima, mas acabaram deixando-a em Ubatã. Não há informações se o resgate foi pago. Familiares da mulher foram contatados e estão se dirigindo a Ubatã com a Polícia Civil, que investiga o crime. (Com informações do Ubatã Notícias)

Coaraci: Suspeito morre em confronto com a Polícia Militar no bairro Maria Gabriela

A vítima foi identificada como sendo Maiko dos Santos Pinto.
A vítima foi identificada como sendo Maiko dos Santos Pinto.

Na noite desta quarta-feira (1º), no bairro Maria Gabriela, em Coaraci, Policiais Militares, em ronda de rotina, entraram em confronto com um indivíduo, que foi baleado e encaminhado ao hospital local, mas já chegou sem vida.

Segundo informações da polícia, o bandido que resistiu a voz de abordagem, desferindo tiros contra a guarnição da polícia militar, foi identificado como Maiko dos Santos Pinto.

Ainda segundo informações o fato foi registrado no Plantão Regional da Polícia Civil em Itabuna a fim de lavrar o Auto de Resistência. A arma encontrada com Maiko, assim, como o corpo dele foram encaminhados ao Departamento de Polícia Técnica para fins de perícia. (Com informações do RBN)

Canavieiras: Dona de restaurante morre em acidente na BR-101

Miquele era dona de um restaurante em Canavieiras.
Miquele era dona de um restaurante em Canavieiras.

A empresária Miquele Silva Versiani Moraes, de 37 anos, morreu em um acidente automobilístico, nesta terça-feira (31), na BR-101, em Itapebi, no extremo-sul da Bahia. A colisão entre dois carros também deixou três pessoas feridas. O SAMU constatou a morte de Miquele ainda no local.

Ela era dona de um restaurante e de uma sorveteria no município de Canavieiras, no sul do estado. O corpo da vítima foi levado para o Departamento de Polícia Técnica de Eunápolis. Miquele dirigia um dos carros envolvidos no acidente.

Um passageiro que a acompanhava chegou a ser levado para o Hospital Regional de Eunápolis, mas já recebeu alta. Não há informações sobre o estado de saúde dos feridos que seguiam no outro veículo. Com informações do G1.

SP: Influenciadora é morta a tiros pelo marido enquanto dormia

Luana Verdi foi morta pelo marido enquanto dormia.
Luana Verdi foi morta pelo marido enquanto dormia.

Um homem é suspeito de matar a tiros a própria esposa, na quarta-feira (1º), enquanto ela dormia na residência do casal, em um condomínio de luxo, localizado em São José do Rio Preto, no interior de São Paulo. Luana Verdi, de 34 anos, era influenciadora digital e costumava publicar fotos da família, principalmente dos filhos gêmeos, nas redes sociais, além de mostrar sua rotina.  De acordo com informações da polícia, Victor dos Santos, de 36 anos, teria matado Luana com um tiro na cabeça e, na sequência, tirado a própria vida.

Luana Verdi, de 34 anos, era influenciadora digital
Luana Verdi, de 34 anos, era influenciadora digital.

Ainda segundo a investigação, o casal estava em processo de divórcio e já nem dormia no mesmo quarto. No dia do crime, Victor teria pedido aos avós que levassem os filhos à escola, o que causou estranheza entre os familiares. Após não conseguirem contato com Luana ao longo da tarde, eles foram até a casa e encontraram um dos quartos com a porta trancada. Um chaveiro foi acionado para destravar a fechadura. Assim que a porta foi aberta, os corpos de Luana e Victor foram encontrados.

UNANIMIDADE: Vereadores de Aurelino Leal aprovam contas do prefeito Rodrigo Andrade

Em 31 de outubro, o plenário da Câmara Municipal de Vereadores do município de Aurelino Leal aprovou, por unanimidade, o parecer prévio nº 11854e22 emitido pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), que recomendava a aprovação das contas do prefeito Rodrigo Andrade referentes ao exercício de 2021.

A votação contou com a presença dos nove vereadores do município, incluindo a presidente da câmara, vereadora Rosana Fonte, bem como Binho de Viz, Nego Wil, Sérgio do Bonga, Fabinho Kálid, Zé Birata, João do Som, Osvaldo Nery e Patrícia Sanches.

A decisão da Câmara de Vereadores foi resultado de uma análise minuciosa do parecer do TCM, evidenciando a transparência e a eficiência na gestão financeira do município de Aurelino Leal ao longo do ano de 2021. A harmonia entre os órgãos responsáveis pela fiscalização e o governo local é fundamental para garantir a correta aplicação dos recursos públicos e o desenvolvimento da comunidade.

Com a aprovação das contas do prefeito Rodrigo Andrade, os vereadores demonstraram confiança na gestão municipal e na responsabilidade fiscal. Esse resultado destaca a importância da cooperação entre as esferas do poder público para promover o bem-estar da população de Aurelino Leal e cumprir as obrigações legais relacionadas à gestão dos recursos municipais.

CORDA BAMBA: Prefeito de Canavieiras pode ser cassado por infrações administrativas

Prefeito Clóvis Roberto Almeida de Souza (Pros).
Prefeito Clóvis Roberto Almeida de Souza (Pros).

A Câmara Municipal de Canavieiras, sul da Bahia, vai realizar uma sessão extraordinária, nesta quarta-feira, 1, para analisar a denúncia por supostas infrações político-administrativas do prefeito Clóvis Roberto Almeida de Souza (Pros). Caso as denúncias sejam acatadas por, no mínimo, 8 vereadores, o prefeito deve ser cassado.

A acusação contra o gestor é por suposto decreto de crédito suplementar sem autorização do Poder Legislativo local, ausência de comprovação dos recolhimentos do INSS e renúncia de receita na Cobrança da Dívida Ativa. O juiz da Vara Cível de Canavieiras, Bruno Borges Lima Dantas, negou, nesta terça-feira, 31, o pedido de liminar formulado pelo vereador Vitor Fábio Torres Homem, no qual o parlamentar alegava supostas irregularidades na convocação da sessão extraordinária para o julgamento da denúncia contra o prefeito.

O magistrado afirma que o vereador utilizou o “copia e cola” de uma outra ação movida pelo prefeito de Canavieiras, que também tenta impedir o julgamento da denúncia, a qual pode resultar na cassação do mandato por infrações político-administrativas de Clóvis Roberto. (Com informações do A Tarde)

PF prende miliciano que foi confundido com médico baiano executado no Rio

Foto: Montagem/Redes Sociais
Foto: Montagem/Redes Sociais

A Polícia Federal prendeu, nesta terça-feira (31), na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, o miliciano Taillon de Alcântara Pereira e Barbosa e seu pai, Dalmir Barbosa. No início do mês, um médico baiano foi executado no mesmo local da prisão após ter sido confundido com o miliciano. Durante a ação criminosa, outros dois médicos também morreram.

Outros três homens que faziam a segurança de Taillon também foram presos. Eles seriam policiais militares. Taillon já foi condenado por chefiar a milícia de Rio das Pedras, na Zona Oeste do Rio. O grupo comandado por ele disputa o controle do território com outra facção que domina a Cidade de Deus.

Foi neste local que os homens que mataram os médicos teriam se abrigados após o crime. A organização criminosa seria responsável pelo transporte alternativo de vans e mototáxi, além de serviços básicos como fornecimento de água, gás e TV a cabo. Ainda conforme investigação do Ministério Público do Rio Janeiro, os milicianos extorquiam comerciantes com ameaças, usando inclusive armas de fogo de grosso calibre.

Gás de cozinha tem sexto reajuste no ano na Bahia; aumento é de 1,8%

Com o novo anúncio feito nesta terça-feira (31), o gás vai subir entre R$ 2 a R$ 3
Com o novo anúncio feito nesta terça-feira (31), o gás vai subir entre R$ 2 a R$ 3

O preço do gás de cozinha registrou o sexto reajuste no ano na Bahia e a nova elevação é de 1,8% e passará a valer a partir desta quarta-feira (1ª). De acordo com a Acelen, a administradora da Refinaria Mataripe, que abastece o estado, os preços dos produtos da Refinaria de Mataripe seguem critérios de mercado que levam em consideração variáveis como custo do petróleo, que é adquirido a preços internacionais; a cotação do dólar e o frete, podendo variar para cima ou para baixo.

A empresa ressalta que possui uma política de preços transparente, amparada por critérios técnicos, em consonância com as práticas internacionais de mercado. Com o novo anúncio feito nesta terça-feira (31), o gás vai subir entre R$ 2 a R$ 3 para o consumidor, e passará a ser vendido por uma média de R$ 132, conforme informações do Sindicato dos Revendedores de Gás do Estado (SINREVGÁS).

A última mudança de valor ocorreu em 10 de outubro, quando o botijão passou a custar R$ 2 mais caro. Antes disso, também em outubro, o preço já havia subido em R$ 2,60.

Cinco PMs são presos acusados de matar rifeiro em Santo Estévão

Segundo a SSP-BA, os cinco PMs são investigados por homicídio.
Segundo a SSP-BA, os cinco PMs são investigados por homicídio.

Um subtenente e quatro soldados da Polícia Militar foram presos na manhã desta terça-feira (31). Os cinco são alvos da segunda fase da “Operação Salobro”, deflagrada pela Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA), Corregedoria da PM-BA, Polícia Federal (PF) e Ministério Público.

Segundo a SSP-BA, os cinco PMs são investigados pelo homicídio de um rifeiro, identificado como André Barbosa da Silva, que teve roubados dinheiro, equipamentos de videomonitoramento e outros itens de valor, que estavam na casa da vítima.

O caso ocorreu em setembro do ano passado, na zona rural de Santo Estevão. Os acusados ainda invadiram a casa de uma vizinha da vítima e adulteraram câmeras e ferramentas de vigilância. As ações desta terça aconteceram em Feira de Santana, Antônio Cardoso e Santo Estevão, no Portal do Sertão. Com o grupo, a ação apreendeu quatro pistolas, 238 munições de diversos calibres, sete celulares, carregadores de pistola, dois notebooks, um tablete, documentos, entre outros itens.

Participaram da ação equipes da Força Correcional Especial Integrada (Force) da Corregedoria Geral da SSP, da PM, da PF e do MP. Na primeira fase da Operação Salobro, deflagrada em setembro passado, a ação apreendeu R$ 54 mil em dinheiro, 10 armas, 12 celulares e 261 munições. Com informações do Bahia Notícias

Marido da cantora gospel Sara Mariano passa por audiência de custódia sob gritos de ‘assassino’

Ele está sob custódia desde a madrugada de sábado (28),
Ele está sob custódia desde a madrugada de sábado (28).

Ederlan Santos Mariano, o principal suspeito do assassinato de sua esposa, a cantora gospel Sara Freitas Sousa Mariano, foi recebido com gritos de “assassino” quando chegou ao Fórum de Dias D’Ávila, região metropolitana de Salvador, para uma audiência de custódia nesta terça-feira (31).

Ele está sob custódia desde a madrugada de sábado (28), quatro dias após o desaparecimento de Sara, que havia saído de casa para supostos eventos em igrejas evangélicas. Embora os investigadores aleguem que ele tenha confessado o crime, a defesa de Ederlan nega essa confissão.

Ao chegar ao fórum, Ederlan estava algemado e vestia roupas semelhantes às de detentos do sistema prisional: camiseta branca e bermuda laranja. Ele foi acompanhado por um policial e seguido por equipes de imprensa. Muitas pessoas aguardavam nas instalações do tribunal e, ao notarem a chegada de Ederlan, o chamaram de “assassino” em um protesto vocal.

O suspeito entrou no fórum rapidamente, acompanhado pelo policial. A audiência de custódia de Ederlan terminou por volta das 11h. A justiça decidiu converter a prisão temporária para preventiva nesta terça-feira (31) e Ederlan deve ser transferido para um presídio nos próximos dias.

Morador de Jitaúna desaparece ao viajar com destino a cidade de Jequié

Ele é de Ipiaú, mas ultimamente reside em Jitaúna.

Familiares procuram por Edinaldo Paulo da Silva, conhecido como Jhones. Ele é de Ipiaú, mas ultimamente residia na Jitaúna. Uma irmã dele, conhecida como Jocélia, moradora da Avenida São Salvador, contou ao GIRO que Edinaldo desapareceu há cerca de 02 meses, após sair de casa para ir até Jequié renovar a carteira de identidade.

“Desde então não tive mais notícias, nem ele retornou para casa que tinha alugado na Barra Avenida”, conta Jocélia. Ela ainda acrescentou que o irmão tem problemas psicológicos, faz uso de medicamentos controlados, e quando ingere bebidas alcoólicas fica desorientado. Quem tiver informações sobre o paradeiro de Edinaldo pode manter contato com a família através do celular e whatsaapp (73) 98126-7559.

Operação da Polícia Civil cumpre mandados contra criminosos no interior da Bahia

Foto: Ascom-PC
Foto: Ascom-PC

A Polícia Civil da Bahia, por meio do Departamento de Polícia do Interior (Depin), deflagra, nesta terça-feira (31), a 10ª fase da Operação Unum Corpus, em municípios das 26 Coordenadorias Regionais de Polícia do Interior (Coorpins). Nesta edição, centenas de policiais civis das unidades, com o apoio da Coordenação de Apoio Técnico à Investigação (Cati) do Depin, cumprem mandados judiciais.

A operação tem como alvos pessoas envolvidas com tráfico de drogas, homicídios e associação criminosa. As nove edições da Unum Corpus já foram responsáveis por prender 1.170 acusados de diversos crimes, cumpriram 1.445 mandados de busca e apreensão, apreenderam 227 armas de fogo e recuperaram 63 veículos roubados.

A diretora do Depin, delegada Rogéria Araújo, destaca a continuidade da Unum Corpus. “É um trabalho totalmente alinhado e integrado entre as unidades da Polícia Civil no interior do estado, cujas ações retiram do convívio social pessoas envolvidas com os diversos crimes contra a vida, o tráfico de entorpecentes e os contra o patrimônio”, comentou.