Ubaitaba Urgente

Tonho de Anízio articula por recursos para asfaltar BA-654 de Taboquinhas até a BR-101

Senador Otto e Tonho de Anízio exibem camisas de divulgação de Itacaré
Senador Otto e Tonho de Anízio exibem camisas de divulgação de Itacaré

Nos dois últimos dias, o prefeito Tonho de Anízio (PT) articula com a bancada baiana no Congresso Nacional pela inclusão de emendas ao Orçamento Geral da União (OGU) para obras de pavimentação da estrada que liga Taboquinhas e a BR-101, a BA-654. Ontem e hoje (7 e 8), o prefeito e o secretário de Turismo e Cultura, Marcos Japu, se reuniram com deputados federais e senadores baianos para apresentar a proposta.

Os deputados Elmar Nascimento (UB), João Leão (PP), Jorge Solla (PT), Paulo Magalhães (PSD), Alice Portugal (PCdoB), Bacelar (PV), Neto Carletto (PP), Daniel Almeida (PCdoB), Márcio Marinho (REP) e Raimundo Costa (POD) e os senadores Angelo Coronel (PSD), Otto Alencar (PSD) e Jaques Wagner (PT) receberam a proposta. O asfaltamento do trecho de 20 quilômetros é defendido por prefeitos e lideranças de entidades como a CDL de Ubaitaba e Aurelino Leal.

A estrada pavimentada, afirma Tonho de Anízio, será vetor de desenvolvimento para a região forte em agricultura familiar e ecoturismo e atividade pesqueira. “Com a rodovia pavimentada, moradores e turistas de regiões como Vitória da Conquista, Ipiaú e Jequié terão acesso mais rápido ao litoral através de Taboquinhas”, afirma Anízio.

Hoje, segundo o prefeito, a obra estaria orçada em cerca de R$ 25 milhões. O Governo do Estado asfaltou trecho de 19 quilômetros que liga Taboquinhas à BA-001. A pavimentação do trecho Taboquinhas até a BR-101 formaria um corredor dos mais ricos em biodiversidade e atrativos naturais para o ecoturismo e ainda ajudaria a escoar a produção local.

O prefeito Tonho de Anízio e o deputado Solla.
O prefeito Tonho de Anízio e o deputado Solla.

CULTURA

Nas audiências em Brasília, Tonho de Anízio e Marcos Japu também trataram de recursos para as áreas turísticas e cultural. Na terça-feira (27), o prefeito teve audiência com os principais assessores da ministra da Cultura, a baiana Margareth Menezes, que não pôde participar da audiência por ter sido convocada para reunião com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

“Com a intervenção do deputado Jorge Solla, tivemos uma excelente audiência em que tratamos de propostas para captação de recursos por meio da Lei Rouanet para as atividades culturais e do Carnaval de 2024”, disse Tonho de Anízio.

O secretário de Turismo e Cultura, Marcos Japu, afirma que, ainda como resultado da audiência no MinC o município tratará de recursos e ações com a Fundação Palmares e com o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). A audiência foi definida como muito proveitosa pelo assessor parlamentar do Ministério, o ex-deputado Amauri Teixeira, que se disse surpreso com as riquezas culturais de Itacaré.

Nova onda de calor no Brasil deve ser uma das mais intensas

 Foto: Luciano da Matta | Ag. A Tarde.
Foto: Luciano da Matta | Ag. A Tarde.

A mais nova onda de calor que passou a atingir o Brasil nesta semana deve ser uma das mais intensas da história. É o que a Organização Meteorológica Mundial prevê, apontando que em 2024, a média de temperaturas pode ser ainda mais alta. O instituto nacional (Inmet) emitiu alerta de perigo potencial para cinco estados: São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás.

A previsão é de que desta quinta-feira, 9, até a próxima quarta-feira, 15, deve acontecer um bloqueio atmosférico, fenômeno que empurra o ar seco para a superfície e impede a formação de nuvens de chuva, impedindo uma melhora da umidade do ar.

Já nesta quinta-feira, algumas capitais do Brasil já sofrem com altas temperaturas, com máximas que variam de 31°C e 39°C. São elas: Teresina (PI), Rio de Janeiro (RJ), Porto Velho (RR), São Paulo (SP) e Curitiba (PR). De acordo com o levantamento do Inmet, as temperaturas ficaram acima da média histórica nos meses de julho a outubro.

Dentre os quatro meses consecutivos mais quentes deste ano, setembro apresentou o maior desvio (diferença entre o valor registrado e a média histórica) desde 1961, com 1,6ºC acima da climatologia de 1991/2020 (média histórica). O cenário indica que o ano de 2023 será o mais quente desde a década de 1960.

Itabuna: Sem coleta de lixo, cidade pode ficar também sem serviços na Saúde

Augusto Castro (PSD) II Foto: Reprodução
Augusto Castro (PSD) II Foto: Reprodução

Falta de pagamento. Essa é a frase que impera em Itabuna, sul da Bahia. Pelo menos é o que revela o vice-prefeito do município, Enderson Guinho (União Brasil), que trouxe à tona o problema com colaboradores da empresa responsável pela coleta de lixo local, bem como a ameaça dos servidores da Saúde, que já ameaçaram parar as atividades.

“Dizem que é politicagem e que eu só crítico, porém não é certo se calar diante dos diversos problemas. O prefeito foi eleito para governar, e caso não se ache capaz, seria melhor renunciar e colocar a cidade pra andar”, disse, Guinho.

De acordo com José Carlos da Conceição, diretor do Sindilimp local, o pagamento à empresa Biosanear ficou só na promessa por parte do atual prefeito, Augusto Castro (PSD).

“O prefeito de Itabuna ainda não pagou os três meses em dívida com a Biosanear. O atual gestor apenas prometeu aos diretores da empresa fazer o pagamento”. afirmou Conceição.

Outro problema relatado pelo vice-prefeito, os servidores da Saúde também ameaçam paralisação por falta de pagamento.  “Quando eu rompi com o prefeito, falei dos gastos excessivos, em algum momento a conta não iria fechar”, afirmou Guinho. (A Tarde)

Ubaitaba: Jovem passa mal durante exercício físico em academia no centro da cidade

Foto: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente
Foto: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente

Um jovem passou mal enquanto praticava exercícios físicos dentro de uma academia no centro de Ubaitaba. O SAMU foi chamado e conduziu o rapaz com fortes dores na “região pélvica” para o hospital da cidade. No hospital o jovem foi medicado e liberado. Ele realizou alguns exames e está aguardando os resultados. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)

Ubaitaba: Parte do comércio fechou mais cedo nesta quarta após “apagão” na cidade

Foto: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente
Foto: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente

Uma grande parte das lojas do comércio da cidade de Ubaitaba precisou baixar as portas mais cedo por conta da falta de energia elétrica na cidade. A interrupção de energia teve início às 13:30hs, e só foi restabelecida as 17:30hs.

O site UBAITABA URGENTE entrou em contato com o número 116 da NEOENERGIA, e eles disseram que a previsão de retorno era às 23hs e depois eles acabaram dando outra previsão, esticando o tempo para as 02HS da madrugada desta quinta-feira (09).

Foto: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente
Foto: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente

Graças a Deus a energia já foi restabelecida e não precisamos esperar tanto. A falta de energia na cidade gerou prejuízos em vários estabelecimentos no comércio da cidade. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)

Suspeito de assaltar casa dos pais de Bruna Biancardi morava no condomínio há uma semana, aponta PC

Foto: Reprodução/Redes Sociais
Foto: Reprodução/Redes Sociais

Após o assalto à casa dos pais da influenciadora Bruna Biancardi na madrugada desta terça-feira (7), a Polícia Civil apontou que um vizinho que foi preso por invadir a residência junto com outros criminosos morava no condomínio há menos de uma semana e que o crime havia sido premeditado.

Eduardo Vasconcelos, de 20 anos de idade, morava com a mãe e o padrasto a cerca de 300 metros da casa dos pais da influenciadora. Nas imagens da portaria que foram analisadas, é possível ver seu rosto e outras duas pessoas no carro.

O assalto aconteceu por volta das 3h e os pais da mãe da filha de Neymar foram rendidos e levados para um quarto com mãos amarradas e bocas amordaçadas.

Após o caso, Bruna se pronunciou: “Passando para tranquilizar amigos, familiares e vocês que me acompanham por aqui. Essa madrugada assaltaram a minha casa e fizeram os meus pais de refém. Eu, Mavie e minha irmã não estamos mais morando lá, e não estávamos no momento”.

MPF denuncia policiais rodoviários federais pela morte de menina de 3 anos no RJ

Foto: Reprodução/Arquivo pessoal
Foto: Reprodução/Arquivo pessoal

O Ministério Público Federal (MPF) denunciou três policiais rodoviários federais pela morte de Heloisa dos Santos Silva, de três anos, baleada na nuca e no ombro durante uma ação policial na Baixada Santista, no Rio de Janeiro, em setembro deste ano.

Na denúncia enviada nesta segunda-feira (6), o órgão pediu que os agentes respondam por homicídio qualificado, tentativa de homicídio, fraude processual, além de solicitar que eles paguem uma indenização de R$1,3 milhões aos pais e irmã da criança. O MPF ainda pede que o caso seja julgado por júri popular.

Após a morte de Heloisa, os policiais envolvidos alegaram que haviam recebido informações de que o carro era roubado e que a viatura tinha sido atingida por tiros, mas o MPF descarta as versões. “Ainda que houvesse criminosos condenados no carro, isto não autorizaria que os policiais comutassem a sentença condenatória para pena de morte e ali mesmo se convertessem em tribunal e executores”.

Em 12 horas, PM apreende 103 armas de fogo em todo o país e 28 na Bahia

 Foto: Divulgação/SSP
Foto: Divulgação/SSP

Mais de 100 armas de fogo foram apreendidas pelas Polícias Militares nos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal, no período de 12 horas, durante a Operação Força Total, realizada nesta terça-feira (7). Na Bahia, 28 armas foram apreendidas.

Além dos armamentos, foram recuperados no estado 18 veículos com restrição de furto ou roubo, 11 mandados de prisão e 27 registros de apreensões de drogas foram cumpridos, e 24 pessoas foram presas em flagrante, entre às 7h e 19h.

Está é a 15ª edição da operação na Bahia e no acumulado apreendeu 314 armas de fogo, prendeu 501 pessoas, recuperou 259 veículos e cumpriu 198 mandados de prisão nos 417 municípios baianos.

No Brasil, as ações conjuntas desta terça-feira resultaram na apreensão, ao todo, de 103 armas de fogo, 335 prisões em flagrante e recuperação de 133 veículos.

Porto Seguro: Mulher é morta com corte no pescoço no distrito de Arraial d’Ajuda

Maria Alice foi encontrada morta dentro de casa em Porto Seguro.
Maria Alice foi encontrada morta dentro de casa em Porto Seguro.

Uma mulher foi morta com um corte no pescoço na noite desta segunda-feira (06) no distrito de Arraial d’Ajuda, em Porto Seguro. O corpo de Maria Alice Santos Nascimento, de 43 anos, foi encontrado dentro da casa onde ela residia, na Rua das Orquídeas, no bairro Alto do Vilas.

A lesão, segundo informações da polícia, foi causada por arma branca, possivelmente uma faca ou peixeira. Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) que estiveram no local já encontraram Maria Alice sem vida. Até o momento da atualização desta notícia, a polícia não havia divulgado mais detalhes sobre o crime ou se havia algum suspeito.

A polícia está conduzindo uma investigação para determinar se este foi um caso de feminicídio, que ocorre quando o assassinato de uma mulher está relacionado a questões de gênero, como misoginia, sexismo, controle, poder ou ódio em relação às mulheres. (Com informações do Radar News)

Ubatã: Criminoso que fugiu da delegacia é morto em confronto com a PM

Nego Fon era fugitivo da delegacia de Ubatã.
Nego Fon era fugitivo da delegacia de Ubatã.

O ubatense Paulo de Jesus Oliveira, vulgo ‘Nego Fon` morreu em confronto contra guarnições do PETO 61ª CIPM e CIPE Cacaueira na manhã desta terça-feira, 07, na praça do Trabalhador, em Ubatã. ‘Fon’ respondia por homicídio (lembrar) e havia fugido da Delegacia Territorial de Ubatã no último domingo, 05, quando na companhia de Carlos Cláudio teria acessado a parte superior da carceragem, serrado a grade de proteção do teto e descido utilizando uma “tereza”, corda feita de lençóis.

Após a fuga, os detentos teriam entrado numa região de mata que fica nas adjacências da unidade prisional. Conforme informou a PM, as guarnições chegaram a uma residência na praça do Trabalhador e deram voz de prisão ao fugitivo, que reagiu e atirou contra os policiais. Houve revide e ‘Fon’ acabou ferido. A PM prestou socorro e encaminhou o ferido ao Hospital César Monteiro Pirajá, onde foi constatado o óbito. Carlos Cláudio ainda não foi localizado pelas forças policiais. (Com informações do Ubatã Notícias)

Ubaitaba: Jovem é atropelada na esquina da Walter Passos com a Petronilio Santana

Foto: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente
Foto: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente

Uma funcionária de um grande mercado da cidade de Ubaitaba foi atropelada na tarde desta segunda-feira (06), no centro da cidade. A vítima foi socorrida pelo SAMU e conduzida para o Hospital São Vicente de Paulo (HSVP). A vítima sofreu pancadas pelo corpo, e principalmente na cabeça.

Foto: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente
Foto: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente

O atropelamento aconteceu na esquina da Avenida Walter Passos com a Petronilio Santana. Segundo testemunhas, o motorista atropelador dobrou a esquina com excesso de velocidade, quando atropelou a transeunte.

Foto: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente
Foto: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente

Ele [motorista] ficou no local aguardando a chegada do SAMU. O motorista que atropelou a jovem, alegou ter passado mal no momento do acidente. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)

Ubaitaba: Prefeitura inaugura nova Unidade de Saúde da Batalha

Foto: Divulgação/Prefeitura de Ubaitaba
Foto: Divulgação/Prefeitura de Ubaitaba

Em mais um investimento para ampliar e fortalecer a rede de atenção básica de Saúde de Ubaitaba, a Prefeitura entregou, nesta segunda-feira, 06, a nova Unidade de Saúde da Batalha. A estrutura vai beneficiar as famílias que moram na localidade e foi inaugurada durante solenidade realizada pelo Prefeito Bêda e Secretária de Saúde Tamires Sampaio.

Foto: Divulgação/Prefeitura de Ubaitaba
Foto: Divulgação/Prefeitura de Ubaitaba

Está será uma Unidade Satélite da USF de Piraúna e era uma demanda antiga de quem vive nas localidades e é resultado de uma parceria de sucesso com a comunidade.

Foto: Divulgação/Prefeitura de Ubaitaba
Foto: Divulgação/Prefeitura de Ubaitaba

A construção contou com colaboração da associação de moradores, que concedeu o espaço à Prefeitura. Representantes da comunidade falaram da importância dessa Unidade e os benefícios que ela trará para eles.(ASCOM/Ubaitaba)

Cantor de forró morre após ser picado por aranha no Tocantins

Darlyn Morais morreu após ser picado por uma aranha.
Darlyn Morais morreu após ser picado por uma aranha.

O cantor de forró, Darlyn Morais faleceu na manhã desta segunda-feira (06), no Hospital Geral de Palmas, após ser picado por uma aranha. De acordo com a família, ele apresentou reações alérgicas na semana passada, e o rosto começou a escurecer.

A família acredita que a picada aconteceu na residência deles, em Miranorte do Tocantins. De acordo com a esposa de Darlyn, a filha de 18 anos do casal também foi picada e está com sintomas em um dos pés. A jovem está internada em estado estável.

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) confirmou a morte e disse que a causa ainda está sob investigação. Darlyn Morais era cantor de forró e se apresentava por várias cidades de Tocantins. O velório do artista será realizado em Miranorte.

Homem é sequestrado, torturado e morto em Firmino Alves; cinco suspeitos foram detidos

Leandro foi sequestrado, torturado e morto em Firmino Alves.
Leandro foi sequestrado, torturado e morto em Firmino Alves.

A Polícia Civil localizou o corpo de um homem que estava desaparecido desde a última sexta-feira (03) e prendeu quatro suspeitos e autuou um adolescente pelo crime contra Leandro Evangelista Santos, de 33 anos. O corpo foi descoberto no distrito de Itaiá, situado em Firmino Alves, na região sul do estado da Bahia. A polícia investiga a motivação por trás deste crime hediondo.

Com uma modesta base de seguidores de pouco mais de dois mil em uma plataforma de mídia social, Leandro se autodenominava blogueiro e compartilhava detalhes de sua vida cotidiana na internet. De acordo com as autoridades policiais, ele foi vítima de um sequestro, e o seu corpo foi encontrado em um avançado estado de decomposição nas áreas rurais de Firmino Alves, após uma árdua busca que exigiu uma caminhada de cerca de 3 quilômetros por parte dos policiais, ao longo de toda a noite.

Nesta segunda-feira, dia 6 de novembro, os suspeitos foram detidos em flagrante e enfrentam acusações que incluem tortura, homicídio qualificado, sequestro, cárcere privado e ocultação de cadáver. O adolescente envolvido foi apreendido e enfrentará acusações correspondentes a atos infracionais semelhantes aos delitos cometidos pelos adultos.

Ministro descarta cancelar o Enem após vazamento de imagens da prova

Ministro descartou nesta segunda-feira (6) a hipótese de cancelar o Enem
Ministro descartou nesta segunda (6) a hipótese de cancelar o Enem

O ministro da Educação, Camilo Santana, descartou nesta segunda-feira (6) a hipótese de cancelar o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) após a divulgação de imagens da prova. “De forma alguma”, respondeu o ministro, ao ser questionado sobre o assunto.

Camilo participou de uma reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no Palácio do Planalto. Também participaram o presidentes do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), Fernanda Pacobahyba, e o novo presidente da Caixa Econômica Federal, Carlos Vieira.

O objetivo do encontro foi tratar do programa de renegociação das dívidas do Fies. No entanto, Camilo também acrescentou que informou que fez para o mandatário um balanço do Enem. O ministro disse que as 15 prisões realizadas no domingo (5), com relação com o Enem, foram “ocorrências pontuais”.

Ele acrescentou que duas diligências foram realizadas pela Polícia Federal, sobre a divulgação das imagens do exame, uma em Pernambuco e outra no Distrito Federal. (Com informações do BN)

Ônibus da Águia Branca que saiu de Ilhéus para Salvador pegou fogo após bater em carreta na BR-101

 (Foto: Carlos José/ Site Voz da Bahia)
(Foto: Carlos José/ Site Voz da Bahia)

Um ônibus da Viação Águia Branca pegou fogo após colidir com uma carreta, na noite deste domingo (5), na BR-101, próximo ao município de Sapeaçu, no interior da Bahia.

Ninguém se feriu, segundo a empresa de transporte. A Viação Águia Branca informa que o veículo fazia a linha Ilhéus-Salvador e que todos os passageiros deixaram o ônibus logo após a batida.

“Entretanto, em função da colisão, o ônibus se incendiou”, diz trecho da nota divulgada pela empresa. Ainda de acordo com a empresa, uma equipe de apoio prestou suporte imediato aos passageiros, que foram realocados em outros veículos e seguiram viagem.

A nota não menciona se houve danos materiais para os clientes da operadora, a exemplo da possível incineração de bagagens. A causa do acidente será investigada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). (Com informações do Pimenta)

Ipiaú: Prefeitura divulga áreas com risco de deslizamento de terras, inundação e alagamentos

Foto: Arquivo/Giro Ipiaú
Foto: Arquivo/Giro Ipiaú

A Prefeitura de Ipiaú informa que a Comissão de Defesa Civil Municipal está de prontidão para este alerta laranja emitido pelo INMET para a região do chamado Território Médio Rio de Contas. Segundo a Defesa de Ipiaú, estes são os riscos e as zonas da cidade que podem ser afetadas, caso se confirme a previsão meteorológica de chuvas para essa segunda-feira, 6 de novembro.

DESLIZAMENTO DE TERRAS
Pode ocorrer, escorregamento de materiais sólidos, como o solo, fragmentos de rocha e outros detritos são:
Travessa Francisco José de Souza- no Bairro Aparecida, Bairro Irmã Dulce, Bairro 2 de dezembro, Bairro Santa Rita, Bairro Aloisio Conrado, Bairro Euclides Neto, Conjunto ACM.

INUNDAÇÃO
Extravasamento do Rio de Contas e Rio Água Branca: Rua dos Cometas – Centro/ Horta Comunitária, Bairro Santa Rita, Rua Beira Rio, e Rua Roberto Couto- Bairro Antônio Lourenço

ALAGAMENTO
Tipo concentração de águas de chuva devido à ineficiência de absorção pelo solo ou outras formas de escoamento: Rua Manoel Souza Chaves, Rua do Cruzeiro, 3 Tv Carlos Borges, Praça do Cruzeiro- Bairro Lauro de Freitas, Rua Waldemar Sampaio, Avenida 2 de dezembro, Rua Cantinho do Céu, Rua Waldomiro Barreto, Rua Domingo Dias, Rua Dom Pedro II, Honório, Rua Júlio Aragão, Rua Manoel J Vieira, Travessa Itapagipe, Rua Amâncio Felix, Rua Edno Argôlo, Rua Getúlio Vargas- Bairro Euclides Neto, Rua A- Bairro ACM, Rua Amazonas Pau Darco, Praça Cinquentenário, Avenida Getúlio Vargas e Avenida Contorno- Centro.

O morador pode ligar em caso de urgência e emergência entrar em contato pelos telefones da Prefeitura (73) 33132000 e Corpo de Bombeiros (73) 99846-9579. Segundo a Defesa Civil, a Prefeitura continua trabalhando incessantemente na limpeza de bocas de lobo e galerias, para evitar alagamentos, bem como, realizando obras de drenagem em localidades que não alagam mais, por conta do serviço de escoamento de água que tem sido feito. (DECOM/ PMI)

Itacaré participou de Road Show em três estados brasileiros

Foto: Reprodução/Viajar Pelo Mundo
Foto: Reprodução/Viajar Pelo Mundo

De 24 de outubro a 01 de novembro Itacaré esteve em 3 estados brasileiros (São Paulo, Minas Gerais e Goiás) realizando intensa promoção turística, no Road Show Bahia, à convite da Azul Viagens e do Governo do Estado, para este evento, Itacaré foi uma das cidades baianas escolhida para participar.  Representando a cidade e a gestão, esteve Marcelo Dias, Diretor de Promoção do Destino que, de posse, de vasto conhecimento da área turística de Itacaré, falou sobre os atrativos da cidade, entregou materiais de divulgação e brindes, impulsionando cada vez mais o destino.

Segundo Marcelo Dias, a promoção do destino foi realizada em três estados e cinco cidades, com uma média de 500 operadoras turísticas, que fortalecem e vendem Itacaré para o mundo inteiro. “Este foi mais um grande evento que Itacaré sai fortalecida e se agiganta cada vez mais no mercado turístico mundial” relatou Marcelo Dias.

Seguindo na mão certeira do avanço, o secretário de Turismo e Cultura, Marcos Japu, explicou que a cidade vem ficando lotada com frequência nos finais de semana, principalmente nos feriados, chegando a 100% de ocupação hoteleira, e atribui o sucesso da quantidade de visitantes, às ações de promoções turísticas e planejamentos que vem sendo realizados entre Prefeitura Municipal, por meio da Sec de Turismo e Cultura, Comtur, Trade Turístico, a parceria do Governo do Estado e Secretaria de Turismo Estadual, assim como os laços formados com as operadoras, a exemplo, Azul Viagens.

Japu também adiantou que já existe um planejamento e diálogo com a TVI de Portugal, Azul Viagens e Setur-BA para que Itacaré possa ir a Portugal no lançamento da novela “Cacau”, gravada, recentemente, cenas em Itacaré. Lúcio do Carmo, da Azul Viagens, relatou que promover os principais destinos turísticos, através da união da iniciativa pública e privada, para fomento dos voos dedicados a Azul Viagens, buscando mais turistas e consequentemente o aumento de emprego e renda dos destinos turísticos da Bahia, é um dos objetivos da operadora.

Ubatã: Homem morre em grave acidente com motocicleta na BR-330

O motociclista morreu ao cair em uma ribanceira.
O motociclista morreu ao cair em uma ribanceira.

Um homem identificado até o momento apenas pelo apelido de ‘Dormindo’ morreu em grave acidente no trecho urbano da BR-330, na altura do bairro Relíquia, na noite deste sábado, 04, em Ubatã. Conforme apurou o Ubatã Notícias, o homem trafegava pelo rodovia quando teria perdido o controle da motocicleta e caído numa ribanceira.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado, mas ao chegar o local o ubatense já estava morto. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) foi acionado e realizará a remoção do corpo. A Polícia Militar está no local e orienta o trânsito.

Um laudo deve apontar em até 30 dias as causas da morte. ‘Dormindo’ perdeu uma filha tragicamente num acidente em setembro de 2022 na região rural de Dois Irmão da Mata. Ainda não há informações sobre velório e sepultamento. (Com informações do Ubatã Notícias)

Aurelino Leal: Após passar quatro anos fora da Câmara Municipal, Bruno Moisés volta a brigar por uma cadeira em 2024

Bruno Moisés volta a brigar por uma cadeira em 2024
Bruno Moisés volta a brigar por uma cadeira em 2024.

Vereador por vários mandatos, Bruno Moisés vai disputar novamente uma vaga na Câmara Municipal de Aurelino Leal em 2024. Bruno Moisés é Oficial de Justiça no município, e forte liderança política na cidade. Em 2020 ele chegou a anunciar sua saída da vida pública, e não concorreu à reeleição de vereador. “Parece que a política tá no sangue do oficial Bruno Moisés”. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)