Uma operação da Polícia Civil em Itabuna, no Sul, descobriu um esquema de furto e receptação de combustíveis. A ação ocorreu na manhã desta quinta-feira (18). Segundo o Políticos do Sul da Bahia, houve pessoas presas, mas o número dela não foi informado.
Durante as diligências, a polícia esteve em um deposito e encontrou um caminhão com combustível usado para o crime. Uma das formas de furtar combustível seria adicionar água à carga ou não esvaziar totalmente o tanque com combustível nos postos. O material que restava no veículo encontrado era oriundo de desvio.
Segundo as investigações, os assaltantes atuavam antes da chegada dos caminhões com combustíveis nos postos. A suspeita é que motoristas terceirizados de distribuidoras, responsáveis pelo transporte do material, desviavam parte da carga para vender a receptadores, por preços mais baratos.
O cantor e compositor Chico Farias é pré-candidato a prefeito de Ubaitaba, e pretende disputar o comando do município nas eleições municipais de 2024. Chico Farias é muito conhecido na cidade. Ele é filho do ex-vereador Mandinho. Foi Chico Farias, que compôs o hino da cidade de Ubaitaba.
“Tenho grandes propostas e projetos para o município. Todos me conhecem, sou de Ubaitaba e pretendo cooperar com o crescimento de minha terra”, disse Chico. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)
O Sargento Freitas colocou seu nome à disposição da Bahia na briga por uma vaga na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA). Só lembrando que o Sgt. Freitas foi candidato a prefeito de Ubaitaba na eleição de 2020. Freitas tem inúmeros projetos para Ubaitaba e toda a região. Ele vai disputar a eleição pelo Partido Social Cristão (PSC).
“Coloquei mais uma vez meu nome a disposição do povo de Ubaitaba. Sou da cidade, tenho minha empresa aqui, criei meus filhos aqui. Além de representar Ubaitaba, irei representar toda a Bahia, onde prestei relevantes serviços na área da Segurança Pública’, disse Freitas. O Sargento apoia Bolsonaro para presidente, ACM Neto para governador e Drª Raissa para Senadora. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)
Uma professora aposentada de 48 anos morreu na última segunda-feira (15) após ter sido estuprada e violentada com um cabo de vassoura. Cleonice Antônio Santos teve parte central do intestino grosso perfurada pelo objeto, o que causou uma infecção generalizada. Agora, a polícia busca pelo principal suspeito do crime: Manoel Acácio, namorado da vítima. O caso aconteceu em São Vicente, no interior de São Paulo.
Segundo a polícia, o homem está sendo investigado por ter deixado a namorada ferida desacompanhada em uma unidade de saúde. Ele afirmou à filha de Cleonice que a mulher foi levada até um hospital após ter “se sentido mal”. Policiais estiveram na casa da professora e apreenderam um lençol com uma macha vermelha. O material será analisado por uma equipe de peritos criminais.
O namorado da professora é o principal suspeito.
Até o momento, dois familiares de Manoel e a filha da vítima prestaram depoimento. A suspeita de ele ter sido o autor da violência não é apenas das autoridades policiais. A família da professora acredita o mesmo. De acordo com a TV Globo, a filha relatou que a mãe morava com o suspeito há cerca de sete meses e que, durante esse período, o homem havia demonstrado ser uma pessoa violenta e ciumenta. Ela disse ainda que a mãe vivia um relacionamento abusivo.
Quando chegou ao hospital, a professora precisou passar por uma cirurgia onde o abdômen é aberto e os órgãos abdominais são examinados em busca de lesões ou doenças. O delegado responsável pelo caso disse à emissora que, neste momento, a morte é tratada como homicídio. “Nenhuma vertente está descartada. Então, este homicídio pode vir a se transformar em feminicídio ou pode continuar como um homicídio”, ressaltou Marcos Alexandre Alfino.
Um jovem de 26 anos, identificado como Jefferson dos Santos Souza, foi assassinado a tiros e pedradas em Coaraci, nesta última terça-feira (16).
A Polícia Civil encontrou o corpo dele na Rua Santa Bárbara, no bairro Maria Gabriela. A autoria e a motivação do crime são desconhecidas. O caso é investigado pela Delegacia Territorial de Coaraci. Com informações do G1.
Quando os eleitores brasileiros forem às urnas, em outubro, quem estiver fora da cidade em que vota também vai poder participar desse evento fundamental da nossa democracia. Só é preciso se cadastrar para o chamado voto em trânsito. O prazo para isso termina nesta quinta-feira (18).
O eleitor pode escolher votar em trânsito em qualquer município com mais de 100 mil eleitores. Há duas possibilidades: se o município escolhido para o voto em trânsito for no mesmo estado do domicílio eleitoral, ele terá direito de votar para todos os cargos: presidente da República, governador, senador e deputado; e se o município for em outro estado, o eleitor poderá votar apenas para presidente.
Não é possível indicar municípios em outros países para o voto em trânsito, mas brasileiros que possuem o título de eleitor cadastrado no exterior vão poder votar em trânsito se estiverem no Brasil. Nesse caso, devem indicar um município localizado em território brasileiro para estar no dia da votação e poderão votar exclusivamente para presidente.
Para solicitar o voto em trânsito, o eleitor tem que comparecer pessoalmente ao cartório eleitoral mais próximo e levar um documento oficial com foto. Não há como fazer a transferência por e-mail ou pelo e-Título. No cartório, o eleitor vai indicar o município onde pretende votar. A troca pode ser feita apenas para o primeiro ou segundo turno de votação ou para os dois turnos.
O ministro da Cidadania, Ronaldo Bento, afirmou nesta quarta-feira (17) que o empréstimo consignado para beneficiários do Auxílio Brasil deve começar em setembro.
A lei que permite esse tipo de crédito — com desconto direto na fonte — foi sancionada no começo do mês. Um decreto regulamentando as concessões foi publicado na semana passada, mas ainda não é possível fazer o empréstimo.
O Ministério da Cidadania ainda editará normas complementares para que as instituições financeiras possam dar início às operações de crédito. As normas, segundo o ministro, devem ser publicadas até o início de setembro, para que o empréstimo esteja liberado aos beneficiários do Auxílio Brasil no mesmo mês.
A Receita Federal encontrou 3kg de maconha em um pacote postal, em operação de rotina, no Centro de Tratamento de Cartas e Encomendas (CTCE) dos Correios, em Salvador, nesta quarta-feira (17). A droga foi localizada por Indy, cadela de faro da Receita, e tinha como destino o município de Simões Filho.
A droga foi encaminhada para o Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado da Polícia Civil. Os dados referentes ao remetente e destinatário do produto ilícito serão repassados para os órgãos policiais, podendo resultar em outras investigações e operações de combate ao tráfico de drogas no estado e em outras regiões do país.
Os ministros do presidente Jair Bolsonaro (PL) que com maior trânsito na área de articulação política apontam que o chefe do Executivo pode aceitar um “armistício” com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A ideia seria colocar fim a uma disputa que traz desgate e tira votos, segundo avaliação de estrategistas da campanha.
A informação foi publicada pela coluna Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo. A publicação aponta que caso isso ocorra, a ideia é “esvaziar” o 7 de setembro do peso político que Bolsonaro vinha dando, mudando o caráter de confronto e evitando ataques ao Judiciário.
Uma mulher e o filho dela, um adolescente de 16 anos, foram mortos a tiros após serem retirados à força de dentro de casa. O duplo homicídio ocorreu na madrugada desta quarta-feira (17), em Santo Amaro, no Recôncavo, na frente do imóvel. Segundo a Polícia Civil, as vítimas foram identificadas como Sueli Joelma dos Santos, de 41 anos, e Kleberson Samir Santos do Vale, de 16.
A Polícia Militar chegou a ser acionada, mas ao chegar no local, as vítimas já não tinham sinais de vida. Na residência, informou a polícia, foram encontrados um caderno de anotações, pinos vazios e uma caixa com resquícios de cocaína.
Após a constatação dos óbitos, o local foi isolado para perícia feita pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT). O órgão depois levou os corpos para a sede do departamento. A autoria e a motivação do crime ainda são desconhecidas.
Putin e Xi Jinping (Foto: Alexei Druzhinin/Sputnik/Pool via AP)
Em meio a fortes tensões com os Estados Unidos, a China anunciou nesta quarta-feira (17) que enviará tropas para a Rússia. Segundo Pequim, os militares participarão de um exercício conjunto no país. O anúncio foi feito pelo Ministério da Defesa chinês. De acordo com a pasta, tropas da Índia, de Belarus e do Tajiquistão também participarão dos exercícios, que ocorrerão em território russo ainda sem data confirmada.
A participação da China nos exercícios conjuntos “não tem relação com a atual situação internacional e regional”, afirmou o ministério em comunicado. “O objetivo é aprofundar a cooperação prática e amigável com os exércitos dos países participantes, aumentar o nível de colaboração estratégica entre as partes e fortalecer a capacidade de responder a várias ameaças à segurança”, disse o comunicado.
Os exercícios fazem parte de um acordo de cooperação anual bilateral, acrescentou a pasta. Exercícios conjuntos semelhantes liderados pela Rússia envolvendo a China já foram realizados em outros anos.
TENSÕES COM OS EUA
O anúncio acontece em meio a um dos momentos mais tensos entre os Estados Unidos e a China nos últimos anos. As tensões começaram a se acirrar no início deste mês, quando a presidente da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, fez uma visita à Taiwan, que o governo chinês reivindica como parte de seu território – já o governo local, historicamente de oposição ao Partido Comunista chinês, que governa o país, quer a independência.
Pequim, portanto, considerou a visita como uma provocação dos EUA, que mantêm uma política de ambiguidade em relação à ilha – Washington não reconhece Taiwan como independente mas, ao mesmo tempo, mantêm relações com o governo local. Desde então, aviões e navios militares chineses têm feito exercícios militares constantes ao redor de Taiwan e com inúmeras invasões ao espaço aéreo da ilha.
Na última segunda-feira (15), o Prefeito Rodrigo Andrade (PP), visitou os moradores da Rua Poções e Ipiaú no Bairro São Cosme. Na oportunidade anunciou para a localidade diversas obras estruturantes que vão melhorar a qualidade de vida dos moradores que vivem na localidade.
O Gestor Rodrigo Andrade com diversos projetos em mãos detalhou como será realizado a obra naquela localidade. “Já foram realizadas licitações para pavimentação de diversas ruas, construção da tão sonhada praça como estão detalhados nesse projeto”. Frisou o prefeito.
Foto: Divulgação
E ainda está em processo de desapropriação uma área de 4.002 metros quadrados para construção de um novo colégio Dalila Vasconcelos, quadra poliesportiva, campo de areia e outras áreas de lazer.
Cabe ressaltar que a ordem de serviço para a construção da praça e das ruas já foram realizadas. As empresa Portal e Modular serão responsáveis pela execução da obra.
Povos indígenas Pataxó da Terra Indígena Barra Velha, na zona rural de Porto Seguro, denunciam cerco de fazendeiros feito com pistoleiros fortemente armados.
Há cerca de um mês, famílias vêm sendo impedidas de transitar pelas fazendas, – único acesso para às cidades e vias próximas – para realizar compras ou trabalhar, afirma a líder pataxó em carta enviada à Articulação dos Povos Indígenas, a Apib.
Ainda conforme o relato, as saídas estão sendo fortemente vigiadas sob uma suposta ordem de que se “metesse bala” em qualquer indígena que tentasse passar por lá.
“Faz mês que não andamos mais livres pelo território e por onde saímos da aldeia, o único acesso são as fazendas”, escreveu Cleidiane Ponçada Santana, moradora da região há mais de 29 anos.
A líder Pataxó pede socorro às autoridades diante a situação de cárcere. Segundo ela, uma intervenção do Estado é urgente antes que o conflito acabe em um massacre, como o acontecido em 1951, quando indígenas da mesma TI tiveram todas as casas incendiadas e foram torturados e mortos pela polícia acusados de crimes que não cometeram.
Parte das áreas protegidas pela Terra Indígena de Barra Velha haviam sido retomadas pelos povos indígenas há dois meses, no dia 25 de junho. Na data, o local foi marcado por intenso conflito contra fazendeiros que, com o apoio da Polícia Militar, retiraram os indígenas da área sem uma ordem judicial. (Com informações da Apib, Mídia Ninja e IstoÉ)
Nas últimas semanas o Governo do Estado vem divulgando reformas em delegacias, compras de armas e viaturas, concurso para policiais, mas a realidade insiste em desmentir a propaganda. O diretor jurídico do sindicato dos policiais civis da Bahia e policial civil lotado em Itabuna, Mário Filho, mostrou qual é a real situação.
Mário Filho lembrou que a Bahia tem só 5.500 policiais civis, metade do indicado para seu tamanho, 11 mil. Além disso, cerca de 2 mil estão prestes a se aposentar e o atual concurso não terá como nomear ninguém neste ano.
Foto: Reprodução/Morena FM
Mário escancarou a realidade da Polícia Civil, que não tem nenhuma semelhança com a propaganda cor de rosa feita pelo governador Rui Costa. Metade dos municípios não têm sequer um delegado e não existe pessoal de limpeza. Os policiais têm que deixar de investigar para varrer chão e limpar banheiro.
A maioria das viaturas, incluindo as novas, está parada por falta de gasolina. A categoria não tem aumento há 8 anos, sofrendo uma perda de 54% no poder de compra. As delegacias estão cheias de mofo, os computadores são antigos e a internet é de baixíssima velocidade.
“A falta de uma boa internet impacta inclusive no dia a dia. Para ver uma imagem do videomonitoramento, precisamos ir até a central, porque não existe interligação com as delegacias”. Mário destaca que hoje todos os procedimentos são digitais, enviados para Salvador pela internet.
O homem acusado de matar mãe e filha em Maragojipe, no Recôncavo baiano, foi preso na tarde da última segunda-feira (15), escondido em uma casa às margens da BA-420, no distrito de São Roque do Paraguaçu. Uma equipe da 27ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) encontrou o suspeito na casa abandonada, que fica em uma área de mata, depois de receber informações sobre o paradeiro dele.
Ele foi detido e levado para a delegacia de Maragojipe, que investiga o duplo homicídio. O crime aconteceu no sábado (13), quando mãe e filha foram atacadas com golpes de faca. Vanessa Mônica Ribeiro de Jesus, 17 anos, foi achada morta dentro da casa.
Já Mônica de Jesus Ribeiro, 40 anos, chegou a ser socorrida com vida à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade, mas também morreu. O suspeito, que não teve nome divulgado, era companheiro de Mônica e padrasto de Vanessa. Ele deve responder por homicídio, podendo ser condenado a até 30 anos de prisão. (Com informações do G1)
Quatrocentos e dois tabletes de maconha, dez quilos de pasta base de cocaína e dez quilos de crack, avaliados em R$ 1,5 milhão, foram apreendidos nesta terça-feira (16), por equipes da 1ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin) de Feira de Santana em conjunto com a Coordenação de Apoio Técnico à Investigação (Cati) do Departamento de Polícia do Interior (Depin).
Os entorpecentes estavam dentro de um ônibus que vinha de São Paulo para a cidade baiana de Cansanção, interceptado em Feira de Santana, após investigações realizadas pela coordenadoria. Um homem foi preso em flagrante por tráfico de drogas.
Um veículo que também seria utilizado para transportar os entorpecntes foi apreendido. “Nossas equipes já estavam monitorando a organização criminosa. Parte da droga ficaria em Feira de Santana e o restante seria levado de carro para Senhor do Bonfim”, ressaltou o coordenador regional Roberto Leal.
Amostras do material apreendido foram encaminhadas à perícia, o flagranteado submetido aos exames de lesões corporais e permanece à disposição da Justiça. “Seguimos com as investigações para identificar e localizar todos os integrantes do grupo criminoso”, acrescentou Leal.
Um homem, de 47 anos, foi preso acusado de estupro de vulnerável em Caravelas, no Extremo Sul baiano. Segundo a Polícia Civil, o suspeito mantinha um relacionamento como uma adolescente, de 12 anos. A prisão ocorreu nesta segunda-feira (16) após investigações feitas pela delegacia de Caravelas.
Ainda segundo a polícia, a vítima havia fugido de casa três meses atrás, indo morar na companhia do acusado. Mesmo com o apelo de familiares e amigos, a adolescente permaneceu com o homem, que tem passagem pela polícia por tráfico de drogas e também já foi investigado por furto.
Pelo Código Penal, ter conjunção carnal ou praticar outro ato libidinoso com menor de 14 anos é crime punível com reclusão de oito a 15 anos. O homem segue preso na delegacia de Caravelas à disposição da Justiça.
O candidato a governador ACM Neto (União Brasil) segue na liderança com ampla vantagem na disputa pelo Governo da Bahia e venceria a eleição no primeiro turno, de acordo com novo levantamento de intenção de votos realizado pelo instituto Paraná Pesquisas e divulgado nesta terça-feira (16) pelo Bahia Notícias.
Segundo a pesquisa, no cenário estimulado, quando os nomes dos candidatos são apresentados, Neto chega aos 53,5%, enquanto o segundo colocado, Jerônimo Rodrigues (PT), não chega nem aos 20%. O levantamento mostra que o petista soma 18,2% das intenções de voto. O deputado federal João Roma (PL) pontua com 11,1%.
No cenário espontâneo, quando não são apresentados os nomes dos postulantes, o ex-prefeito de Salvador tem quase o triplo de intenções de voto do que o ex-secretário da Educação do Estado. Neste cenário, ACM Neto lidera com 24,2%, enquanto Jerônimo chega a 9,6%.
A pesquisa foi realizada entre os dias 11 e 15 de agosto em 70 cidades da Bahia, por meio de entrevistas pessoais, e tem margem de erro de 2,5% e intervalo de confiança de 95%. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob número BA-05896/2022. (CORREIO)