Criança risca fósforo e casa é consumida por incêndio no interior da Bahia

Uma casa na cidade de Caetité, sudoeste da Bahia, foi atingida por um incêndio e ficou destruída no último domingo (14). O fogo foi provocado após uma criança que mora no imóvel riscar um palito de fósforo na cozinha. Ninguém ficou ferido.
A Polícia Civil ainda não tem detalhes sobre o objeto que a criança teria ateado fogo após riscar o fósforo, mas disse que as chamas se espalharam rapidamente. De acordo com a polícia, no domingo, um casal saiu da casa onde mora, no Conjunto Habitacional Esmeralda, e pediu para que uma vizinha cuidasse dos seus três filhos.
A vizinha levou as crianças para a casa dela. No entanto, no decorrer da tarde, a mulher decidiu ir ao imóvel do casal com o objetivo de preparar um lanche para as crianças e as levou junto com ela. Nesse momento, uma das crianças riscou um palito de fósforo e colocou fogo na cozinha da casa onde mora com os pais e dois irmãos.
A vizinha e as crianças conseguiram deixar o local antes das chamas se espalharem por todo o imóvel. O incêndio foi debelado pelos vizinhos da família, mas os objetos da casa foram consumidos pelas chamas.
Pastor evangélico e esposa morrem em acidente na BR-101

Um acidente na BR-101 deixou um pastor de uma igreja evangélica e a esposa mortos na segunda-feira. O carro onde estava o casal colidiu com um caminhão em trecho da rodovia na cidade de Nova Viçosa, no extremo sul da Bahia.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), os veículos colidiram de frente por volta das 7h30, no km 922. O motorista do caminhão não teve ferimentos. Informações preliminares apontam que o motorista do carro de passeio precisou desviar de um motociclista e acabou perdendo o controle do veículo e colidindo com o caminhão.
As vítimas foram identificadas como William Borges, de 28 anos, e Adriana Borges, de 27. Eles eram casados e tinham uma filha. O casal morava em São Gabriel da Palha, no Espírito Santo. Uma investigação ainda vai determinar as causas do acidente. (Metro 1)
Carro cai em ribanceira na rodovia Ilhéus-Uruçuca

O motorista de um carro de passeio perdeu o controle do veículo quando trafegava na BA-262, trecho Ilhéus-Uruçuca, e caiu em uma ribanceira ao lado da rodovia. O acidente aconteceu no último sábado (13).
Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-192) avistou o veículo caído num riacho, capotado, e socorreu as três vítimas do acidente, que sofreram ferimentos leves. Com informações do FRN.
Morre em Itagibá mulher que lutava contra leucemia aguda e aguardava regulação médica

Um final triste para os familiares, amigos e até mesmo aqueles que não a conhecia, mas que estavam na torcida por Geiza Silva Santos, de 39 anos, moradora de Itagibá, diagnosticada com leucemia aguda. Ela não resistiu as complicações da doença e faleceu no Hospital Roberto Santos, em Salvador, na tarde dessa segunda-feira (15).
Geiza lutava contra a doença e contra o sistema terrivelmente cruel da regulação médica, que conseguiu um dia antes do seu falecimento. A família acredita que o atraso na regulação pode ter contribuído para o agravamento da saúde dela. Familiares revelaram ao Giro em Ipiaú que Geiza foi transferida da UPA do Vale dos Barris para o Hospital Roberto Santos às 14h de domingo (15).
Ela aguardava pelo atendimento e tratamento médico apropriado há 15 dias. Uma mobilização nas redes sociais pedia urgência na regulação visto que a situação dela era bem delicada. Na semana passada o Giro em Ipiaú chegou a divulgar uma matéria sobre essa dificuldade de Geiza. O UBAITABA URGENTE, chegou a reproduzir a matéria na tentativa de ajudar (ver aqui). A família ainda não informou local e data do velório e sepultamento. Geiza não era casada e não deixa filhos.
Alunos de creche se jogam no chão durante tiroteio em Salvador

Crianças da creche Dália Menezes, em Salvador, tiveram que se jogar no chão para se proteger do tiroteio que aconteceu na manhã desta segunda-feira (15) no Nordeste de Amaralina. Imagens mostrando a situação dos alunos da unidade escolar, que atende crianças entre 2 e 5 anos, circularam nas redes sociais.
A Secretaria Municipal de Educação (SMED) informou através de nota que as aulas foram suspensas na Dália Menezes em função da insegurança na região. Nenhum estudante ficou ferido na ocasião.
Testemunhas afirmaram ao jornal Correio que os disparos atingiram uma igreja evangélica da região, a Nova Geração Peniel. A porta de vidro do templo foi destruída.
“Eu quero que a polícia respeite essa comunidade. Eu sou pastor evangélico, e estou colocando minha cara porque quero justiça. Seu governador, cuidado, porque aqui moram pessoas de bem”, disse o Pastor Armando em entrevista à TV Bahia.
Vice-prefeito de Alcobaça é preso após ser flagrado embriagado e com arma

O vice-prefeito de Alcobaça, no sul da Bahia, foi preso por posse ilegal de arma de fogo. Segundo a TV Santa Cruz, o político, identificado como Paulo Duarte Barros, o “Seu Paulinho”, foi liberado após pagar uma fiança de R$ 20 mil. O vice-gestor foi flagrado dirigindo em alta velocidade e com sinais de embriaguez. Até o começo da tarde desta segunda-feira (15), o vice-prefeito não tinha se pronunciado sobre o fato.
A prefeitura da cidade também não se manifestou sobre o ocorrido. De acordo com a Polícia Civil, o flagrante ocorreu após policiais militares abordarem um veículo que trafegava de forma perigosa na Avenida Getúlio Vargas, em Teixeira de Freitas. Na abordagem, os PMs notaram que o condutor apresentava sinais de embriaguez.
Ele, no entanto, se negou a fazer o teste do bafômetro. Ainda na vistoria ao veículo, os PMs encontraram uma garrafa de cachaça vazia, um revólver Taurus calibre 38, R$ 1,2 mil e cinco munições intactas. O vice-gestor e o material apreendido foram levados para a delegacia de Teixeira de Freitas.
Ibirapitanga: Acidente na BR-101 mata pai e filha; mulher ficou ferida

Um grave acidente na madrugada desta segunda-feira, 15, na BR-101, próximo ao Posto Tenente, município de Ibirapitanga, deixou duas pessoas mortas e uma ferida.
Conforme informações colhidas pelo Ubatã Notícias, o veículo era ocupado por uma família ibirapitanguense, que teria capotado após o veículo perder um controle numa curva.

No acidente, um homem identificado como Élvis Silva e sua filha, uma recém nascida de 06 meses de idade, morreram ainda no local. A esposa ficou ferida e foi levada para o Hospital de Base, em Itabuna.
Não há informações atualizadas sobre o quadro de saúde dela. Élvis atuou no Cartório de Registro Civil de Ibirapitanga. Ainda não há informações sobre velório e sepultamento. Siga o Tiktok do UBAITABA URGENTE e fique por dentro das novidades.

Isaquias Queiroz anuncia que vai se aposentar após Olimpíadas de Paris 2024

Após conquistar quatro medalhas no Pan-Americano de Canoagem no Canadá, o baiano Isaquias Queiroz confirmou que pretende se aposentar após os Jogos Olímpicos de Paris, em 2024.
“Sempre falam que eu sou novo, mas a canoa, em si, é um esporte que começa cedo e se para cedo. Geralmente nos 30 [anos] você já sente o corpo, o metabolismo, as dores. E eu quero ser o atleta campeão, o atleta que soube a hora de sair. Então eu sei que não aguento até Los Angeles 2028, nos Estados Unidos. O meu objetivo é me dedicar ao máximo, porque a minha vontade hoje é desacelerar a minha rotina”, disse o atleta em entrevista ao Grupo Bandeirantes.
O atleta disse ainda que tem como meta chegar à sexta medalha olímpica e ultrapassar os velejadores Robert Scheidt e Torben Grael, suas inspirações no esporte.
Nascido em Ubaitaba, sul da Bahia, Isaquias fez história ao se tornar o primeiro atleta a conquistar três medalhas em uma mesma olimpíada, no Rio 2016. Siga o Tiktok do UBAITABA URGENTE e fique por dentro das novidades. ( Com informações do Metro 1)
Mãe e filha mortas a facadas em Maragogipe podem ter sido vítimas de feminicídio

Mãe e filha mortas a golpes de faca no último sábado (13), em Maragogipe, cidade do Recôncavo baiano, podem ter sido assassinadas por um ex-companheiro de uma delas. A principal linha de investigação é de duplo feminicídio.
Mônica de Jesus Ribeiro, 38 anos, e Vanessa Mônica Ribeiro de Jesus, de 17, foram encontradas mortas no distrito de São Roque do Paraguaçu. De acordo com a Polícia Civil, o suspeito, que não teve o nome divulgado, está sendo procurado pelas autoridades. Ele, que já teve um relacionamento com Mônica, fugiu do local após o crime.
Por causa do assassinato de mãe e filha, a prefeitura de Maragogipe cancelou o primeiro dia de uma festa popular que aconteceu neste final de semana na cidade. A Secretaria da Reparação Racial e da Mulher do município emitiu uma nota repudiando a violência contra às mulheres.
“Mônica de Jesus Ribeiro, de 38 anos, e Vanêssa Mônica Ribeiro de Jesus, de 17 anos, tiveram suas vidas ceifadas brutalmente pela ideia patriarcal hegemônica de que homens têm poder sobre a existência das mulheres […] Sonhos, objetivos, desejos, juventude, tudo isso foi interrompido. É inadmissível e inaceitável. Até quando? Prestamos nossa solidariedade à família, ao tempo em que nos colocamos à disposição para cumprir nosso dever institucional de vigilância e combate à violência contra a mulher […]”, diz um trecho da nota. Siga o Tiktok do UBAITABA URGENTE e fique por dentro das novidades.
Jovem morre eletrocutada enquanto fazia jantar de aniversário do marido em air fryer

Uma mulher morreu ao sofrer uma descarga elétrica após utilizar uma fritadeira elétrica, conhecida como air fryer, para fazer um jantar em comemoração ao aniversário do companheiro. O acidente aconteceu no último sábado (13), em Delmiro Gouveia, cidade do sertão alagoano.
A vítima foi identificada como Adrielly Lima da Silva. Ela estava sozinha em casa quando recebeu a descarga elétrica. O marido dela, que havia saído para o trabalho, foi o responsável por acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) após encontrá-la caída no chão da residência.
Ela era casada desde 2018. Os paramédicos do Samu nada puderam fazer, já que quando chegaram no endereço da ocorrência, Adrielly estava morta. O corpo dela foi periciado por peritos e encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) da região. Siga o Tiktok do UBAITABA URGENTE e fique por dentro das novidades.
Morre Felipe Carauta, empresário responsável por revelar grandes nomes da TV Brasileira

O empresário que lançou diversos artistas renomados brasileiros, Felipe Carauta, faleceu aos 35 anos. Nomes como Chay Suede, Bruno Montaleone e Sophia Abrahão foram apresentados a TV por ele. A assessoria do também escritor e assessor de imprensa, compartilhou no perfil oficial do Instagram uma nota de pesar.
Conhecido há mais de quinze anos, Felipe descobriu Hall Mendes, Caio Castro, Allana Lopes, Talita Younan, Johnny Massaro, Juliana Baroni, Pérola Faria, Rafael Almeida, Giovanna Grigio, Manu Gavassi, Fiuk e Carla Diaz, de acordo com a revista Quem. No Instagram, a assessoria do empresário compartilhou a notícia de sua morte na noite neste domingo (14), lamentaram o ocorrido. Mas a causa do falecimento não foi revelada.
“É com grande pesar que comunicamos o falecimento do nosso querido Felipe Carauta. Um profissional apaixonado pelo que fazia, incansável para fazer o melhor para todos os seus talentos e a sua família. Um homem íntegro, que colocava amor em tudo”, diz a nota. Durante a pandemia, Felipe escreveu três livros e se lançou como escritor. Ele escreveu “A Fadinha de uma Asa Só”, “Sol e Lua – Sob a Luz dos Holofotes” e “No Divã com Davi – No Alto da Brooklin Bridge”. Siga o Tiktok do UBAITABA URGENTE e fique por dentro das novidades.
Morre aos 81 anos o comunicador João Araújo, uma referência da imprensa na cidade de Ipiaú

O comunicador João Araújo de Souza, de 81 anos, morreu nas primeiras horas deste domingo (14), no Hospital Calixto Midlej, em Itabuna, onde se recuperava de uma cirurgia cardíaca realizada havia 12 dias. De acordo informações divulgadas pelo site Giro em Ipiaú, com informações obtidas junto a um dos filhos de João, o seu quadro de saúde teria se agravado após ele contrair uma bactéria.
O velório acontece na residência de João de onde sairá o cortejo fúnebre às 10h de segunda-feira (15), para o Cemitério Jardim da Saudade 1 (Cemitério Velho).
Apesar de nascido em Jequié, em 31 de agosto de 1940, João Araújo, constituiu família e consolidou sua atividade profissional na vizinha cidade de Ipiaú, onde desempenhou múltiplas atividades, como destacou em homenagem à sua memória, o jornalista José Américo Castro: ”Quis o destino que a música, em seus diversos gêneros e ritmos, estivesse sempre na sua companhia. Seguindo em trilhas sonoras, tornou-se artista, comunicador por excelência, grande produtor de espetáculos, entre eles o mais conhecido Show de Calouros, que ocorria no período dos festejos do padroeiro São Roque”. Siga o Tiktok do UBAITABA URGENTE e fique por dentro das novidades. (Fonte: Wilson Novaes / Jequié Repórter)
Itacaré: Veja programação completa do Micareta de Taboquinhas que começa na sexta (19)

A Prefeitura Municipal de Itacaré divulgou a programação completa do Micareta de Taboquinhas que acontece nos dias 19, 20 e 21 de agosto. Confira a programação completa:
SEXTA-FEIRA -19/08
- Rixô Elétrico (Bloco da Melhor Idade) – 17h30.
- Banda Amassa (Bloco A Fantasia) – 19h30
- Juliane Ramos – 19h
SÁBADO -20/08
- Bloco Pega Leve – (JP no capricho) – 15h
- Banda Amassa- 22h
- Lordão- 00h
- Kevi Jonny- 02h
DOMINGO-21/08
- Bloco Vem com Nós (Luciano Miseravinho)- 15h
- Bloco Infantil (Uz Bananoides)- 16h
- Lucca Makezi- 19h
- Amado Batista- 21h
- Sinho Ferrary- 23h
Criança de 2 anos e 11 meses morre no HEC com sinais de abuso sexual

Uma menina de 2 anos e 11 meses, com sinais de agressão sexual, morreu na tarde deste sábado (13), após dar entrada na emergência do Hospital Estadual da Criança (HEC), em Feira de Santana. A vítima foi levada à unidade hospitalar pela mãe. A garota apresentava sangramento nas narinas e na boca, além de desconforto respiratório.
De acordo com a Polícia Civil, também foi constatado pelos médicos que havia ferimentos na região da vagina e do ânus da criança. Segundo a polícia, será colhido o material para averiguar a presença de semên no corpo da menina. Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade
Eleitor tem até quinta-feira (18) para pedir voto em trânsito

Termina na próxima quinta-feira (18) o prazo para os eleitores que não estiverem no domicílio eleitoral no dia da votação, no primeiro turno, em 2 de outubro; e, em caso de segundo turno, no dia 30 de outubro, solicitarem o voto em trânsito.
De acordo com informações da Agência Brasil, o requerimento para votar em trânsito precisa ser feito presencialmente, em qualquer cartório eleitoral, sem necessidade de agendamento. É possível solicitar o voto em trânsito para o primeiro, o segundo ou ambos os turnos.
O voto em trânsito vale apenas para o cargo de presidente da República, quando a eleitora ou eleitor indicar uma cidade localizada em outra unidade da Federação diferente do município do seu domicílio eleitoral.
Segundo o Tribunal Suyperior Eleitoral (TRE), o pedido para votar em trânsito só pode ser feito para as capitais e cidades com eleitorado igual ou superior a 100 mil pessoas.
Casal de jovens é baleado na zona rural de Aurelino Leal; vítimas estão no Hospital

Na madrugada da última terça-feira (9), criminosos foram em uma residência na zona rural de Aurelino Leal e tentaram matar duas pessoas. O alvo foi um casal de 18 anos cada, que acabou sofrendo diversos tiros.
Segundo informações de populares, quatro criminosos chegaram de carro, desceram de capuz e, armados de pistola, invadiram a casa do casal quebrando o cadeado e abriram fogo. Os dois foram atingidos no abdômen, braços, pernas e costas.
Imaginando que eles tinham morrido, os atiradores fugiram. O casal foi identificado como Ataísio Figueiredo e Letícia Santos. Ambos foram socorridos até o Hospital de Base em Itabuna.
A motivação para o ataque é desconhecida. O estado de saúde das vítimas inspira cuidados. Em cinco dias, três pessoas foram baleadas e uma executada na pequena Aurelino Leal. (Com informações do Rede Brasil de Notícias)
Lula mantém vantagem de 14 pontos contra Bolsonaro no Ceará, diz Paraná Pesquisas

O cenário da disputa presidencial no Ceará se mantém estável em agosto, segundo levantamento feito pela Paraná Pesquisas. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), lidera as intenções de voto com 43,1%, seguido de Jair Bolsonaro (PL), que aparece com 29,9%. Em julho, o petista tinha 42,1% contra 28,6% do atual chefe do Executivo nacional.
O ex-governador do Ceará, Ciro Gomes (PDT), ficou em terceiro com 13,8%, um pouco menos do que o mês anterior, quando registrou 14,7%. Em seguida aparecem Simone Tebet (MDB) com 0,7% e Pablo Marçal (PROS) com 0,5%. Felipe D’Ávila (Novo), Roberto Jefferson (PTB), Soraya Thronicke (União), Vera Lúcia (PSTU), ficaram empatados com 0,1%. Eymael (DC), Léo Péricles (UP) e Sofia Manzano (PCB) não pontuaram. Aqueles que não souberam ou não responderam somaram 4,4% e os eleitores que não votam em ninguém, branco ou nulo, são 7,3%.
O trabalho de levantamento de dados foi feito através de entrevistas pessoais com eleitores com 16 anos ou mais em 60 municípios entre os dias 8 e 12 de agosto de 2022. A pesquisa atinge um nível de confiança de 95,0% para uma margem estimada de erro de 2,5 pontos percentuais e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o n.º BR-01028/2022 para o cargo de Presidente.
Depois de anunciar morte, prefeitura de Nova Viçosa volta atrás e diz que vice-prefeito está vivo

O vice-prefeito de Nova Viçosa, no Extremo Sul, segue hospitalizado neste sábado (12) em Teixeira de Freitas, na mesma região. Milton Rodrigues Santana, o Rangel, de 57 anos, sofreu um grave acidente na noite da quinta-feira (11) um trecho da BA-001 de Mucuri, também na mesma região. A prefeitura da cidade, que tinha se manifestado com pesar sobre um possível óbito do vice-gestor (veja aqui), mas já retirou as mensagens.
A pedido de familiares, a gestão comunicou o fato em uma rede social. “Familiares do Rangel informam: Ele se encontra no hospital e existe um protocolo a ser seguido que pode ser demorado”, diz trecho da nota. A prefeitura também declarou que quando tiver novas informações mais detalhadas, fará a “correta publicação”.
No acidente, Rangel viajava no banco do carona do carro quando o veículo colidiu com um animal que atravessava a pista. A esposa e os dois amigos do vice-prefeito, que também estavam no veículo, tiveram ferimentos leves e não precisaram ser hospitalizados.
Johnson’s anuncia fim da fabricação de talcos para bebês após denúncias de câncer

A Johnson & Johnson (J&J) anunciou que deixará de fabricar pó talcos para bebês em todo o mundo a partir de 2023. O anúncio ocorre após acúmulo de processos de mulheres que afirmam ter desenvolvido câncer de útero no ovário por conta do uso do produto. Segundo elas, o talco da J&J contém amianto, o que teria causado o desenvolvimento da doença. A empresa já anunciou há mais de dois anos o encerramento das vendas do produto nos Estado Unidos e no Canadá, justamente por conta dos processos.
De acordo com a BBC, uma corte do Missouri (EUA) condenou a J&J a pagar uma indenização equivalente a cerca de 18,3 bilhões de reais a 22 mulheres que alegaram ter desenvolvido câncer de ovário ao usar talcos produzidos pela companhia. Ao todo, a empresa enfrenta cerca de 9 mil processos judiciais envolvendo o talco que fabrica para bebês. Uma investigação de 2018 da agência de notícias Reuters afirmou que a J&J sabia há décadas que o amianto estava presente em seus produtos de talco.
A agência de notícias afirma que registros internos da empresa, depoimentos de julgamentos e outras evidências mostraram que, de pelo menos 1971 até o início dos anos 2000, o talco bruto e os produtos derivados da J&J deram positivo para pequenas quantidades de amianto em alguns testes.
Contudo, a empresa reiterou sua posição de que décadas de pesquisas independentes mostram que o produto é seguro. “Sustentamos firmemente décadas de análises científicas independentes de especialistas médicos de todo o mundo que confirmam que o talco Johnson’s à base de talco é seguro, não contém amianto e não causa câncer”, afirmou
“Como parte de uma avaliação de portfólio mundial, tomamos a decisão comercial de fazer a transição para um portfólio de talco para bebês à base de amido de milho”, afirmou em comunicado. A empresa acrescentou que talco para bebês à base de amido de milho já é vendido em países ao redor do mundo.

