Ubaitaba Urgente

PREFEITURA ADIA INAUGURAÇÕES NO DISTRITO DE PIRAÚNA; UBAITABA COMPLETA 85 ANOS NESTA SEXTA (27)

As chuvas dos últimos dias na região obrigaram a Prefeitura de Ubaitaba aidar as inaugurações de obras no Distrito de Piraúna constantes da programação de 85 anos do Município que se comemora nesta sexta-feira, 27 de Julho. Assim, as entregas das  da quadra poliesportiva, da Unidade de Saúde da Família Hildebrando Alves Correia e da pavimentação da Rua do Minério ficarão para nova data. O restante da programação está mantido. No dia 27 de Julho, Dia da Cidade, às 5 horas haverá alvorada com a queima de fogos de artifício.  Às 8 horas, em frente à Prefeitura Municipal de Ubaitaba, haverá Canto do Hino Nacional com o hasteamento das bandeiras do Brasil, da Bahia e do Município com a participação da prefeita Suka Carneiro e autoridades. Às 9 horas será celebrada Missa em Ação de Graças na igreja matriz de Santo Antônio seguindo-se à programação de inaugurações. Às 10h30min, haverá a inauguração da pavimentação de sete ruas nos bairros Zitão e Novo Olímpia e no Distrito de Faisqueira para marcar os 85 anos de emancipação política do município. Ainda será assinada Ordem de Serviço para construção de USF do Armandão e inaugurado Laboratório de Informática da Associação de Moradores do Povoado de Faisqueira (AMPF).

ESPORTE E CULTURA

Em paralelo às comemorações dos 85 anos de Ubaitaba, a partir das 8 horas, haverá programação esportiva na Avenida Beira-Rio. Inicia-se com atletas nas modalidades Judô, MMA, Jiu-Jitsu, Cacareco, Peteca e Canoagem, além de Dança e Ginástica do Programa de Esporte e Lazer das Cidades (PELC). Às 14h30min apresentações culturais e pintura ao vivo de uma tela gigante com os alunos do Programa AABB Comunidade, no mesmo local. Às 17 horas, será realizada a segunda edição do Festival de Arte e Cultura Fernando Lona com apresentações de dança, teatro, poesia, música e outras modalidades artísticas, na Praça Cultural. Em seguidas, às 19 horas, o 1° Festival Anual de Música e Poesia, cujas inscrições gratuitas estão abertas na Secretaria de Cultura de Ubaitaba, no prédio da antiga prefeitura. Às 21 horas show de encerramento com as bandas Danilo Sena, Red Lion e Marli Brasil.

FUNCIONÁRIO DA CHESF MORRE EM GRAVE ACIDENTE NA BR-330; VEJA FOTOS

Hilton era funcionário da Chesf.
Hilton era funcionário da Chesf.

A Polícia Rodoviária Federal registrou na tarde dessa quinta-feira (26), dois acidentes no KM 728 da BR-330, nas imediações do Anel Viário na saída de Jequié, sentido Jitaúna. O primeiro teria ocorrido por volta das 15h. Dois homens sofreram escoriações e foram socorridos pelo Samu até o Hospital Prado Valadares, em Jequié. O veículo, uma Ranger do Governo do Estado, transportava um funcionário do Hospital Geral de Ipiaú. Os dois receberam alta hospitalar ainda no início da noite. Cerca de duas horas depois, o local foi palco de outro acidente, também envolvendo uma caminhonete.

Caminhonete capotou na saída de Jequié sentido Jitaúna.
Caminhonete capotou na saída de Jequié sentido Jitaúna.

Desta vez, uma S10, de cor branca, placa de Jequié. O veículo capotou e o motorista identificado como Hilton Vieira não resistiu, morrendo no local. Ele era funcionário da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf). A vítima era  muito conhecida em Ubatã, onde atuou muitos anos na Usina de Funil. De acordo com informações da PRF, tudo indica que os dois acidentes foram causados por brita espalhada na pista, possivelmente oriundas da caçamba de algum veículo que fazia o transporte do material na rodovia. Com informações do Giro em Ipiaú

VEREADORES E EX VICE-PREFEITO DE IBIRAPITANGA ANUNCIAM APOIO À REELEIÇÃO DE RONALDO CARLETTO

Carletto implementou investimentos importantes nos últimos anos no município.
Carletto implementou investimentos importantes nos últimos anos no município.

Os vereadores Ivan Gomes (DEM), Guilardo Pinheiro (PP) e Givanildo Alves (DEM) além do ex-vice-prefeito de Ibirapitanga, Jé Assunção (PP), anunciaram apoio à candidatura à reeleição do deputado federal Ronaldo Carletto (PP). Segundo as lideranças, Carletto implementou investimentos importantes nos últimos anos no município, a exemplo do Colégio Estadual, Mercado da Feira e Casas Populares no distrito de Itamarati além de investimentos em esgotamento sanitário no distrito de Ibirapitanga.

“Carletto tem sido sensível às demandas de Ibirapitanga e por isso mesmo terá o nosso apoio e também de nossa população”, destacou Jé, emendando que Carletto deve visitar o município nos próximos meses. Com informações do Ubatã Noticias

BEBETO É CONFIRMADO SUPLENTE DE SENADOR DE JAQUES WAGNER

Bebeto (PSB) foi confirmado primeiro suplente de senador de Jaques Wagner (PT)
Na foto: Bebeto (PSB) com a prefeita Suka (PSB), de Ubaitaba

O deputado federal Bebeto Galvão (PSB) foi confirmado primeiro suplente do senador de Jaques Wagner (PT), ex-governador da Bahia, conforme apurado pelo Bahia Notícias.

A outra vaga de primeiro suplente do presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) Angelo Coronel (PSD) foi para Davidson Magalhães (PCdoB). A convenção do PSB , que vai oficializar a candidatura de Lídice da Mata a deputada federal e a suplência de Bebeto, foi remarcada para o dia 4 de agosto, mesmo dia da convenção do PT.

ITABUNA: PARTE DE SHOPPING JÁ INTERDITADO DESABA; ESTE É 2° DESABAMENTO EM 2 ANOS

Itabuna: Parte de shopping já interditado desaba; este é 2° desabamento em 2 anos
Este é o segundo desabamento ocorrido no local.

Parte da estrutura do Shopping Popular de Itabuna, no sul baiano, desabou na madrugada desta quinta-feira (26). Este é o segundo desabamento ocorrido no local, situado no centro da cidade. Segundo informações do 4° Grupamento de Bombeiros Militar (4°GBM), não há registro de feridos.

desabamento do mini shopping em itabuna
O desabamento ocorreu por volta das 4h.

O centro de compras, idealizado para comércio popular, continua interditado desde o último desabamento, em 2016, ocorrido na gestão do então prefeito Claudevane Leite. O desabamento ocorreu por volta das 4h. Equipes do Corpo de Bombeiros continuam no local. Uma retroescavadeira da prefeitura foi enviada para o espaço para ajudar na remoção dos escombros. As causas do acidente ainda são desconhecidas. Com informações do Bahia Notícias

IGRAPIÚNA: ACIDENTE ENTRE PALIO E TOPIC DEIXA MORTOS E FERIDOS NA BA-001; VEJA FOTOS

O acidente aconteceu entre Ituberá e Igrapiúna.
O acidente aconteceu entre Ituberá e Igrapiúna.

Informações preliminares dão conta de que um grave acidente entre uma Topic e um veículo Palio deixou um saldo de dois mortos e dez feridos na BA-001. Segundo informações, o acidente aconteceu entre Ituberá e Igrapiúna. Segundo informações da PRE, a Topic que fazia o transporte de passageiros estava superlota.

Ambulâncias de municípios vizinhos foram acionadas para prestar socorro aos feridos, alguns foram atendidos em hospitais da região e os mais graves foram transferidos para o hospital de Base em Itabuna. A tragédia aconteceu por volta das 16h20. Ainda não há número oficial de vítimas fatais. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)

JOVEM NATURAL DE UBAITABA É MORTO PELA POLÍCIA EM ITACARÉ; VEJA FOTOS

jovem de faisqueira em ubaitaba é morto em itacaré
Nego Nido era morador do distrito de Faisqueira, em Ubaitaba.

Na manhã desta terça (24), guarnições da 72ª CIPM, com apoio da RONDESP SUL, foram averiguar uma casa no Condomínio Pituba III, em Itacaré, que vinha sendo utilizado como ponto de distribuição de drogas. Ao chegar ao endereço, os policiais foram recebidos a tiros por três traficantes.

No embate, Adson Conceição Mendes (Nego Nido), 34 anos, natural da cidade de Ubaitaba, foi alvejado, sendo prestado socorro de imediato para o hospital da cidade, mas ele não resistiu aos ferimentos. Os outros dois comparsas conseguiram fugir, mas a Polícia Militar continua as buscas. No local, foram apreendidos drogas, balança de precisão e dinheiro fragmentado. Em poder de Adson foi encontrada uma pistola .40, de uso restrito. O ocorrência foi lavrada no plantão da 7ª Coorpin. Com informações do radialista Fábio Roberto

AUDITORIA APONTA DESVIO DE CERCA DE R$ 800 MIL NO HOSPITAL DE BASE DE ITABUNA

Auditoria aponta desvio de dinheiro no Hospital de Base
Auditoria aponta desvio de dinheiro no Hospital de Base.

Uma auditoria realizada na FASI (Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna) – gestora do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães – aponta o desvio de aproximadamente R$ 800 mil em contratos médicos no ano de 2017. A conclusão, ainda parcial, do relatório recomenda que seja encaminhado para os órgãos competentes. “… visando à elisão do dano e/ou a improbidade ocorrida com recurso federal, bem como após uma auditoria contábil a devolução do recurso recebido a maior pelas empresas contratadas e que todos os servidores envolvidos sejam afastados até a conclusão final”.

O documento é referendado pelo Procurador-geral do município, Luiz Fernando Maron Guarnieri; pelo controlador Flávio Figueiredo; médica auditora Dione Glaura Japiassu de Almeida Nunes; enfermeira auditora Rafaela Caldas Sousa e Marcos A. Andrade de Melo. Os três últimos são membros da comissão que se aprofundou até encontrar as irregularidades. Após o recesso parlamentar, dia 8 de agosto, a Câmara de Itabuna deverá abrir uma Comissão Especial de Inquérito (CEI) para tratar do assunto. Há pelo menos sete vereadores dispostos a assinar para iniciar o procedimento no Legislativo Itabunense. (Redação: Celina Santos/Diário Bahia)

ANVISA APROVA GENÉRICO PARA TRATAMENTO DO CÂNCER DE MAMA E DE RIM

O remédio é indicado para o tratamento de diversos tipos de câncer
O remédio é indicado para o tratamento de diversos tipos de câncer.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o primeiro medicamento genérico com a substância everolimo. O remédio é indicado para o tratamento de diversos tipos de câncer, incluindo câncer de mama em estágio avançado, tumores neuroendócrinos e câncer de rim.

Por meio de nota, a Anvisa reforçou que, por se tratar de um medicamento genérico, o produto deve chegar ao mercado com um preço pelo menos 35% menor que o preço máximo do medicamento de referência. (AB)

APÓS QUESTIONAR PROMOTOR, SÉRGIO CABRAL É MANDADO PARA SOLITÁRIA EM BANGU 8

Tudo aconteceu após uma vistoria pelo MP do Rio na unidade.
Tudo aconteceu após uma vistoria pelo MP do Rio na unidade.

O ex-governador do Rio, Sérgio Cabral, foi enviado nesta terça-feira (24) para a solitária do presídio de Bangu 8, onde cumpre pena. Segundo o advogado do ex-governador, Rodrigo Rocca, tudo aconteceu após uma vistoria pelo Ministério Público do Rio na unidade. De acordo com relato do advogado, o promotor André Guilherme fez o procedimento de segurança na unidade foi à Ala E, onde Cabral fica, por volta das 9h40 da manhã. Ele teria ordenado que os detentos ficassem de cabeça baixa e olhando para frente. Ao retrucar, Cabral disse ao promotor que a medida não era necessária. Por isso, foi mandado para o isolamento. Em nota, a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) confirmou o isolamento.

“Na galeria onde se encontra o apenado Sérgio Cabral, este demorou a sair da cela e não se colocou em posição de respeito, como é de praxe durante inspeções judiciais, ministeriais ou da própria Seap. O promotor determinou verbalmente que o citado apenado fosse colocado na cela em isolamento”, informou. Ainda segundo a Seap, um procedimento disciplinar foi aberto para apurar a conduta de Cabral. Além disso, juiz titular da Vara de Execuções Penais foi informado do episódio e vai determinar as “consequências do comportamento do custodiado”.  O advogado de Cabral informou que vai entrar com representação contra o promotor no Conselho Nacional do Ministério Público por abuso de autoridade.

BRASILEIRO SABE POUCO SOBRE DIABETES, APONTA PESQUISA

BRASILEIRO SABE POUCO SOBRE DIABETES, APONTA PESQUISA
A pesquisa foi realizada com a população em geral.

Uma pesquisa Datafolha comprovou o que os médicos já veem no dia a dia: o brasileiro sabe muito pouco sobre o diabetes. Questionados sobre o conhecimento que tinham sobre a doença, em resposta espontânea, só 10% dos entrevistados citaram que ela pode causar a morte, 7% afirmaram que ela pode causar cegueira e 7% disseram que a doença não tem cura. Ainda assim, as complicações foram o item mais citado, por um total de 28% das pessoas. Os sintomas estão em um segundo grupo de menções (24%), seguido por tratamento (19%) e alimentação (18%).Apenas 15% citaram espontaneamente que o diabetes causa aumento do nível de açúcar no sangue e 16% que a pessoa com diabetes não pode comer açúcar. Apenas 2% fizeram alguma menção a doenças cardiovasculares, principal causa de morte de quem tem diabetes.

A pesquisa foi realizada com a população em geral, de 16 anos ou mais, entre os dias 12 a 19 de maio de 2018, em 153 municípios. A margem de erro máxima para o total da amostra é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.  “Infelizmente não ficamos surpresos com os resultados. A condição do paciente com diabetes no país é sofrível. Uma em cada duas pessoas com diabetes não sabe que tem a doença. Quando o diagnóstico é feito, portanto, há grande chance de já haver muitas complicações. O caminho do desenvolvimento do diabetes é traiçoeiramente silencioso”, afirma Hermelinda Pedrosa, presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes. “A população precisa saber que atividade física, alimentação adequada e o combate a doenças como hipertensão e colesterol alto podem ajudar a prevenir o diabetes.

VIGILANTE FOI MORTO A TIROS DENTRO DE ESCOLA EM JEQUIÉ

VIGILANTE MORTO EM ILHEUS
Vigilante já tinha passagens pela polícia II Foto: Blog Marcos Frahm

O vigilante Jorge Dias Silva, de 41 anos, foi morto a tiros nesta terça-feira (24), em Jequié, na Escola Municipal Floripes Sodré, que funciona na Avenida Gustavo dos Santos Ribeiro, bairro Cansanção. A vítima foi surpreendida por homens armados. Após os disparos, Jorge caiu morto na área interna da unidade escolar, o que apavorou os alunos que eram liberados da instituição de ensino. As aulas foram suspensas. Apenas o vigilante foi atingido e o corpo foi removido por uma equipe do Departamento de Polícia Técnica-DPT de Jequié e encaminhado ao Instituto Médico Legal-IML Informações obtidas no local do crime davam conta de que Jorge Dias possuía passagens por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo. As informações são do blog Jequié Repórter

AMIGOS SÃO ACHADOS MORTOS EM RODOVIA APÓS PNEU DE CARRO FURAR EM ILHÉUS; FOTOS

mortos na cidade de ilheus
Wellington e Tarcísio foram executados na zona norte de Ilhéus

Dois homens foram encontrados mortos a tiros, às margens da BA-001, na cidade de Ilhéus, no sul da Bahia, na manhã desta terça-feira (24). Conforme informações da Polícia Civil, as vítimas teriam parado na rodovia após o carro onde viajavam furar o pneu, por volta das 22h da segunda-feira (23). O dono do veículo chegou a ligar para um amigo para pedir ajuda com o estepe. O homem contou para a polícia que esteve no local por volta das 23h, mas não encontrou ninguém. Segundo ele, apenas o veículo estava na rodovia. Durante a madrugada, segundo a polícia, o carro foi saqueado. O aparelho de som, a bateria e as quatro rodas foram levadas por criminosos. Os homens só foram encontrados na manhã desta terça-feira, após denúncias.

amigos mortos na cidade de Ilheus
Corsa foi encontrado depenado na manhã desta terça || Foto: Reprodução

De acordo com a polícia, os corpos das vítimas tinham marcas de tiros de espingarda calibre 12. Conforme a polícia, duas linhas de investigação já foram determinadas. No entanto, o teor delas não foi divulgado para atrapalhar o andamento do caso. Os corpos das vítimas foram encaminhados para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Ilhéus. O dono do veículo, identificado como Wellington dos Santos de Souza, de 31 anos, tinha uma oficina de motocicletas. Já o carona, Tarcisio Lucas de Jesus, de 28 anos, era frentista. Com informações do G1

TRÊS CORPOS SÃO ENCONTRADOS CARBONIZADOS DENTRO DE CARRO EM ITABUNA

Vítimas já foram identificadas por familiares em Itabuna.
Dois estavam nos bancos da frente, e um no banco de trás.

Três corpos foram encontrados carbonizados na estrada de Mutuns, distrito de Itabuna, na noite desta segunda feira (24). As vítimas estavam dentro de um Corolla, com placas JQC-2659 licença de Itabuna. Por volta das 22 horas a polícia recebeu a informação de que um carro estava em chamas na zona rural. Ao chegar ao local, os policiais acionaram o Corpo de Bombeiros, aida sem saber dos três corpos carbonizados dentro do veículo.

Dois estavam no banco da frente. Todos já foram identificados pelos familiares: Ivan Batista Morais (filho do radialista do mesmo nome), 34 anos, morador do Urbis IV, Iure Almeida Rodrigues, 19, e Renilson Oliveira, 24. O trio, que estava horas antes em Serra Grande, teria sido morto a tiros e golpes de facão, em seguida incendiado, mas é a perícia quem vai dar a palavra final. Pelo estado dos corpos somente pela arcada dentária ou exame de DNA será possível a identificação oficial dos três. O carro, segundo a polícia, pertence a namorada de Ivan, que não estava com o grupo. Ivan tinha uma passagem pela polícia no ano de 2013, por envolvimento com drogas. Na época, ele trabalhava como motorista de ônibus em Itabuna. Já são 12 homicídios em julho e 75 em 2018 em Itabuna.

ITABUNA: MAIS DE 20 CICLISTAS COMPLETAM O AUDAX 400

Audax 400, no sul da Bahia, reuniu dezenas de ciclistas || Foto Divulgação
Audax 400, no sul da Bahia, reuniu dezenas de ciclistas || Foto Divulgação

O Clube de Ciclismo Audax Sul Baiano, sediado em Itabuna, promoveu neste final de semana a prova Audax 400 km. Os atletas largaram de Itabuna em percurso que incluiu Aurelino Leal, retorno a Itabuna, seguido de Itapetinga e retorno ao ponto de largada, no sul da Bahia.   A largada ocorreu às 7h de sábado. Os competidores tinham 27 horas para completar, de forma válida, o percurso, adquirindo o direito de obter o brevê de 400 km, uma espécie de certificado de conclusão da prova.  Diferente do que ocorre nas provas de ciclismo tradicionais, no Audax o objetivo não é chegar em primeiro lugar, mas completar o percurso dentro do tempo máximo previsto, não importando a ordem de chegada.  O ciclista que pretende participar das provas tipo Audax tem de começar completando validamente a prova de 200 km, para adquirir o direito de avançar para as etapas seguintes, de 300 km, 400 km e outras. Em todo o Norte e Nordeste do Brasil, o Audax Clube de Itabuna é o único que realiza provas de até 400 km de extensão.

A PROVA 

Vinte e oito ciclistas largaram para o Audax 400, que teve muita chuva no início, no trecho entre Itabuna e Aurelino Leal, o que ocasionou algumas desistências. Do total de inscritos, 23 completaram a prova, que, apesar de algumas quedas de ciclistas em razão da pista molhada, transcorreu sem incidentes de maior gravidade. Como a prova ocorre em rodovias abertas para a circulação de veículos e atravessa toda a noite, são obrigatórios o uso de itens de segurança tais como capacete, colete reflexivo, farol e lanternas traseiras por parte de todos os ciclistas.

PARTICIPAÇÃO DAS MULHERES 

Quatro mulheres se encontravam inscritas na prova, sendo duas de Itabuna, uma de Ibicaraí e outra de Ilhéus. Todas completaram o percurso dentro do tempo previsto, comprovando que as mulheres podem competir com excelentes resultados em provas de resistência e esforço continuado, como as do Audax. Representando a cidade de Ilhéus, participaram os ciclistas Wesley dos Reis Leone, o popular Ley, e Simone Souza Barreto. Ambos completaram a prova com tempo de cerca de 25 horas, com duas horas de vantagem em relação ao limite máximo de 27 horas permitido.  Ao completar a prova de forma válida os ciclistas, além do brevê e da enorme satisfação pelo desafio vencido, se habilitam para participar de provas com percursos ainda maiores, tais como o Audax 600, que o Clube Audax Sul baiano pretende realizar em 2019, nas rodovias de nossa região.

JOVEM É PRESO APÓS ESTUPRAR MÃE NA FRENTE DA IRMÃ DE 11 ANOS

O rapaz foi encaminhado para a Delegacia de Plantão de Garanhuns
O rapaz foi encaminhado para a Delegacia de Plantão de Garanhuns.

Um jovem de 18 anos foi preso na noite de domingo (22), suspeito de estuprar a própria mãe. O caso aconteceu em Águas Belas, no Agreste de Pernambuco. De acordo com informações do Jornal do Commercio, a mulher, uma agricultora de 48 anos, foi abusada na frente da filha mais nova, de 11 anos. Em depoimento, a vítima contou que o filho chegou em casa sob efeitos de drogas e bebida alcoólica, por volta das 2h. Ele ficou estressado quando a mãe pediu para ele parar de apagar a luz e a ameaçou com a faca. Logo depois, cometeu o crime. Após sofrer o abuso, a mulher fugiu com a filha para um matagal, onde passaram a noite. Ao amanhecer, as duas foram à Delegacia de Águas Claras e registraram queixa.

Em estado de choque, a mãe do jovem foi levada ao hospital local, passou por exames e está bem. O suspeito foi encontrado em um imóvel abandonado, atrás da casa onde morava. Foram encontradas com ele duas pedras de crack e duas facas. Ele não resistiu à prisão e, quando questionado sobre o que havia acontecido, confirmou a versão da mãe. O rapaz foi encaminhado para a Delegacia de Plantão de Garanhuns, também no Agreste, onde foi autuado por estupro e enquadrado na Lei Maria da Penha.

EX-RIVER PLATE É ASSASSINADO EM BOATE NA ARGENTINA

Ele foi esfaqueado no peito e não resistiu aos ferimentos.
Ele foi esfaqueado no peito e não resistiu aos ferimentos.

O goleiro Facundo Espíndola foi assassinado em uma boate no centro de Hurlingham, localizado na região metropolitana de Buenos Aires. Segundo o jornal argentino “Olé!”, o jogador foi esfaqueado após uma discussão que começou na porta da casa noturna e continuou no estacionamento. A tragédia aconteceu no último domingo (22).

 O principal suspeito é o jogador Nahuel Oviedo, que atualmente defende o Atlético San Telmo, ainda segundo a imprensa local, o atacante foi preso e capturado logo após tentar fugir de carro junto ao cúmplice. Os dois foram acusados de homicídio simples.

 

MARAÚ: PREFEITURA ACABA COM DEMARCAÇÕES DE INVASORES EM ÁREA DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE EM BARRA GRANDE

INVASÃO DE TERRAS EM MARAÚ
Como a invasão era recente a Prefeitura teve condições de coibir.

Agentes da Prefeitura de Maraú, a partir da Secretaria de Infraestrutura com o apoio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e da Polícia Civil, integraram na tarde da última quarta-feira (18), uma ação de retirada de estacas e arames em uma área de preservação ambiental, no distrito de Barra Grande. Porém, não foi possível ainda identificar o responsável pela invasão. Como a invasão era recente a Prefeitura teve condições de coibir, realizando a retirada da cerca sem que houvesse danos ao meio-ambiente.

INVASÃO DE TERRAS EM MARAÚ
A invasão no local é considerada crime ambiental.

“Muitas pessoas, na inocência, acabam invadindo as áreas, incentivadas por outras que buscam lucro com a venda ou aluguel destes espaços. É preciso que as pessoas se conscientizem que tanto quem invade, quanto quem incentiva a invasão, poderá ser punido”, reforça o delegado do município Marcos Larocca. A invasão no local é considerada crime ambiental, por se tratar de uma APP (Área de Preservação Permanente), conforme dispõe a Lei Federal nº 9.605/98, passível de pena de detenção de um a três anos e multa de até R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais) por hectare danificado. Ascom/Maraú

BOLSONARO E LULA TÊM EMPATE TÉCNICO ENTRE ELEITORES DO RIO, APONTA PARANÁ PESQUISAS

Em cenário sem a presença de Lula, Jair Bolsonaro tem maior vantagem
Em cenário sem a presença de Lula, Jair Bolsonaro tem maior vantagem.

O deputado federal Jair Bolsonaro (PSL) e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estão tecnicamente empatados entre os eleitores do estado do Rio de Janeiro, na disputa pela presidência da República. Levantamento divulgado nesta segunda-feira (23) pelo Instituto Paraná Pesquisas aponta uma leve vantagem para Bolsonaro, com 26,6%, contra 25,5% de Lula. Como a pesquisa tem margem de erro de 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos, há um empate técnico. Em seguida, aparecem Marina Silva (Rede), com 10,4%; Ciro Gomes (PDT), 6,1%; Geraldo Alckmin (PSDB), 3,4%; Alvaro Dias (Podemos), 3,1%; Rodrigo Maia (DEM), 1,5%; Manuela D’Ávila (PCdoB), 1,3%; Henrique Meirelles (MDB), 1,2%; João Amoêdo (Novo), 1,1%; e Guilherme Boulos (PSOL), 0,4%. Os eleitores que não sabem somaram 3,2%, enquanto 16,2% disseram que não votarão em nenhum dos candidatos.

Em cenário sem a presença de Lula, Jair Bolsonaro tem maior vantagem, com 29,1%. Em segundo lugar, Marina soma 15,2% das intenções de voto. Em seguida, aparecem Ciro (8,7%), Alckmin (4%), Alvaro Dias (3,7%), Maia (2,3%), Manuela D’Ávila (1,9%), Haddad (1,4%), Meirelles (1,4%), Amoêdo (1,3%) e Boulos (0,5%). Entre os entrevistados, 25,4% afirmaram que não votarão em nenhum dos candidatos da pesquisa estimulada, enquanto 5,1% não sabem. Foram ouvidos 1.860 eleitores com 16 anos ou mais em 46 municípios do Rio de Janeiro, entre os dias 14 e 19 de julho. O levantamento tem nível de confiança de 95% e margem de erro de aproximadamente 2,5%, para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no Conselho Regional de Estatística da 1ª, 2ª, 3ª, 4ª, 5ª, 6ª e 7ª Região sob o nº 3122/18.