Ubaitaba Urgente

MORRE O EX-VEREADOR E EX-DIRETOR DO HOSPITAL DE UBAITABA, JORGE CARNEIRO

Faleceu no final da manhã desta quinta-feira (19), em Salvador, o ex- vereador Jorge Antônio Guimarães Carneiro (PDT), 69 anos. Jorge foi vereador por vários mandatos em Ubaitaba. Ele também foi diretor da Fundação Hospitalar São Vicente de Paula. O ex-vereador estava enfrentando problemas de saúde e faleceu em um dos hospitasi de Salvador. A Prefeita Municipal de Ubaitaba lamentou a morte do ex-vereador.

Na nota, Suka diz que Ubaitaba perde um dos líderes políticos mais importantes do município. A prefeita Suely Carneiro da Silva Carvalho decretou luto no município por três dias. O corpo de Jorge Antônio Guimarães Carneiro será velado na Câmara Municipal de Vereadores de Ubaitaba. O sepultamento está previsto para as 10h, no cemitério local. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)

GEDDEL VAI PARA ÁREA DE SEGURANÇA MÁXIMA DA PAPUDA

 A medida foi tomada pela Justiça após a operação da Polícia Civil do DF.
A medida foi tomada pela Justiça após a operação da Polícia Civil do DF.

A Vara de Execuções Penais (VEP) do Distrito Federal decidiu nesta quinta-feira (19) transferir o ex-ministro Geddel Vieira Lima e o ex-senador Luiz Estevão para o bloco de segurança máxima da Penitenciária da Papuda, em Brasília. Segundo a Agência Brasil, a medida foi tomada pela Justiça após a operação da Polícia Civil do Distrito Federal, encontrar indícios de privilégios concedidos aos presos no último domingo (17). Na operação, mais de 30 agentes encontraram chocolate, tesoura e cinco mini pen drives na cela do ex-senador.  Ao decidir a questão, a juíza Leila Cury entendeu que os acusados não podem ficar em celas próximas durante o procedimento de apuração do caso. Para a magistrada, há indícios de que Luiz Estevão “vem exercendo liderança negativa”, após ter sido flagrado duas vezes com objetos proibidos.

“Há indícios de que ele vem exercendo liderança negativa no ambiente em que atualmente está recolhido, pois, através de alguma das hipóteses acima elencadas (ou eventualmente de qualquer outra sequer imaginada) ele já foi flagrado, pelo menos duas vezes, na posse de objetos proibidos, tudo estando a indicar que, se não for imediatamente realocado em outro local, além de dificultar a efetiva apuração dos fatos, pode vir a conseguir novamente outros privilégios. ”, decidiu a juíza. Luiz Estevão foi condenado a 31 anos de prisão pelo desvio, na década de 1990, de R$ 169 milhões na execução da obra da sede do Tribunal Regional do Trabalho em São Paulo. Geddel foi preso preventivamente em 8 de setembro do ano passado, depois de serem encontrados R$ 51 milhões dentro de malas e caixas de papelão no imóvel de um amigo, próximo a sua residência. A apreensão foi possível devido a uma denúncia anônima.

V FESTIVAL SABORES DE ITACARÉ COMEMORA RESULTADOS POSITIVOS

Este ano o festival tem o tema gastronomia de raiz e a valorização da agricultura familiar.
O festival tem o tema gastronomia de raiz e a valorização da agricultura familiar.

Com 20% a mais de ocupação hoteleira em relação a 2017, Itacaré festeja a V Edição do Festival Sabores de Itacaré, que aconteceu entre os dias 12 e 15 de julho. Turistas de diversos pontos do Brasil e do Mundo puderam conhecer um pouco mais da gastronomia da Costa do Cacau pelas mãos dos chefs da cidade tanto nos restaurantes como na feira gastronomia que celebrou a venda de mais de dez mil pratos. Nos dias do evento a cidade contou com 80% de ocupação, com pousadas com a marca de 100%. Ao todo foram 40 restaurantes com 50 pratos inscritos, 22 estandes na Feira Gastronômica e a venda de mais de dez mil pratos de até R$ 12,00, cozinha show com mais de 20 receitas ensinadas por 16 chefs e culinaristas, além de feira da agricultura familiar e apresentações culturais e musicais. “Itacaré mostra mais uma vez que o festival gastronômico está consolidado, sendo um dos mais importantes festivais da Bahia e agradecemos a todos os participantes e em especial ao público que veio experimentar a culinária itacareense”, disse o prefeito Antônio de Anízio. Os pratos dos restaurantes participantes podem ser degustados até o dia 22 de julho. Este ano, o festival tem o tema gastronomia de raiz e a valorização da agricultura familiar, com curadoria de Elibia Portela. Por meio do Escritório Comercial do Peru no Brasil o evento contou com a participação do chef peruano Brict Perez.

Com opções como carne de sol com banana, casquinha de jaca, chips de aipim, sanduíche de ossobuco com geleia de tomate e ricota, palmito com gorgonzola e mousse de limão com bolo de chocolate, a feira foi um sucesso. Ao todo foram 22 barraquinhas com opções de prato principal, sobremesa e drinks.  “Quando chegávamos no estande já tinha fila”, comemora o chef Neto do restaurante No Boteco que além da lagosta e legumes assados na brasa com arroz de camarão e banana da terra caramelizada com canela servido no restaurante levou para feira o bolinho de aipim recheado com lagosta e banana da terra caramelizada. O evento foi uma realização da Prefeitura de Itacaré, através da Secretaria Municipal de Turismo, com patrocínio da Secretaria Estadual de Turismo, Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural através da CAR Governo da Bahia. O Festival tem o apoio da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação, do Sindicato Patronal de Hospedagem e Alimentação de Itacaré, SENAC e da Faculdade Madre Thais. A Baden Baden foi a cerveja oficial do evento.

ITACARÉ PARTICIPA DO PROGRAMA SEBRAE CIDADES EMPREENDEDORAS

O prefeito assinou o termo de adesão ao programa no escritório do SEBRAE
O prefeito assinou o termo de adesão ao programa no escritório do SEBRAE.

O município de Itacaré foi escolhido entre as cidades do Sul da Bahia para participar do Programa Cidades Empreendedoras, desenvolvido pelo Sebrae, que tem o objetivo de engajar a gestão pública municipal e as lideranças locais para a melhoria do ambiente empresarial e a promoção de políticas públicas de desenvolvimento econômico. O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio assinou o termo de adesão ao programa na manhã desta segunda-feira, no escritório regional do Sebrae em Ilhéus, quando foram discutidas as vantagens e contrapartidas para o início imediato das ações do Cidades Empreendedoras no município. A coordenadora regional do Sebrae, Claudiana Figueiredo, explicou que Itacaré foi escolhida junto com mais três cidades do Sul da Bahia para integrar o programa por conta dos investimentos que vem sendo feito pela atual gestão no município, não somente na área do comércio, mas também no turismo, nos serviços, na agricultura familiar e na infraestrutura da sede e dos distritos. De acordo com ela, Itacaré já é uma referência de desenvolvimento e a partir do Cidades Empreendedoras será possível incentivar ainda mais esses investimentos e garantir o apoio aos negócios.

O prefeito Antônio de Anízio destacou a importância do programa que contempla um conjunto de ações que visam não somente oferecer benefícios para os pequenos negócios, mas também suplantar uma agenda pública de desenvolvimento dos municípios, no sentido de fazer com que os gestores municipais e a comunidade empresarial organizada passem a estruturar programas e projetos cada vez mais voltados para o fortalecimento da macroambiência de negócios. A expectativa é estimular ainda mais o desenvolvimento de Itacaré, já que o município tem potencial para se tornar cada vez mais dinâmico e promissor por meio do empreendedorismo. O Cidades Empreendedoras configura-se como um macro programa de desenvolvimento, no qual os projetos e ações da unidade de ambiente de negócios, assim como produtos e projetos de outras áreas sinérgicas do Sebrae, são desenvolvidos de forma colaborativa e sistematizada. O escopo de atuação do programa é baseado em uma estratégia de convergência de esforços e recursos, fortemente pautada na governança local, por meio da implementação de comitês gestores e núcleos de execução que determinam diretrizes e operacionalizam ações para concretizar os objetivos esperados.

GRACINHA VIANA LAMENTA MORTE DE SERVIDOR DA PREFEITURA DE MARAÚ

Toinho trabalhava na Contabilidade da Prefeitura de Maraú.
Toinho trabalhava na Contabilidade da Prefeitura de Maraú.

A Prefeita de Maraú, Gracinha Viana manifesta profundo pesar pelo falecimento do servidor público Antônio Carlos Santos Luz (Toinho), ocorrido nesta quarta-feira (18), em Itabuna. Toinho já vinha há muito tempo enfrentando problemas de saúde. O corpo de Antônio Carlos Santos Luz está sendo velado na Rua Mário Araújo (Rua do Chafariz), em Ubaitaba.

O sepultamento acontece às 11h no cemitério local. Toinho, que já trabalhava há muito tempo na prefeitura de Maraú, era esposo de Marli Tereza, que trabalha na clínica do médico Carlos Garcia em Aurelino Leal e irmão da professora Nilva Luz. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)

IDENTIFICADO HOMEM QUE FOI MORTO A TIROS NO BAIRRO SÃO COSME EM AURELINO LEAL

Joilson foi morto a tiros no campo do São Cosme.
Joilson foi morto a tiros no campo do Bairro  São Cosme, em Aurelino Leal.

Joílson dos Santos, vulgo “Ninho”, 26 anos, foi morto a tiros na noite desta terça-feira (17), na cidade de Aurelino Leal. O crime aconteceu no campo do bairro São Cosme. Joilson morava no Mata Cavalo. O corpo da vítima foi encaminhado para o DPT da cidade de Itabuna.

Segundo informações da polícia, Joilson era suspeito de envolvimento com o crime. O delegado titular de Aurelino Leal, Lane Andrade, vai investigar o crime. (Redação: Ubaitaba Urgente)

JOVEM EVANGÉLICO E SEM ENVOLVIMENTO COM O CRIME FOI MORTO POR ENGANO NA CIDADE DE ITABUNA; FOTOS

Thiago era evangélico e não tinha envolvimento com o crime.
Thiago era evangélico e não tinha envolvimento com o crime.

Thiago Henrique Magalhães, 18 anos, que morava no Bairro Pedro Jerônimo foi com cinco tiros no início da tarde desta quarta-feira (18), dentro de seu local de trabalho, uma distribuidora de bebidas, localizada na Rua Floresta, bairro São Caetano, em Itabuna. De acordo com informações de testemunhas, os bandidos estavam em uma bicicleta. O carona desceu e, armado, dentro de um corredor da empresa, atirou cinco vezes no jovem. Thiago era evangélico, não tinha envolvimento no mundo do crime e trabalhava no local.

Na delegacia, Bebel confessou que matou a pessoa errada.
Na delegacia, Bebel confessou que matou a pessoa errada.

A vítima estava almoçando na hora do crime. Horas após o crime, a polícia prendeu Alexandre dos Santos, 19 anos, vulgo Bebel do Morro dos Macacos. Bebel foi preso na quadra do Sítio do Menor, no bairro Fonseca. Na delegacia Bebel confessou ter matado a pessoa errada, pois a vítima estava de cabeça baixa. O alvo, segundo o assassino, era o bandido conhecido como Trator do bairro Daniel Gomes.

MP INVESTIGA LICITAÇÃO PARA COMPRA DE PEIXES EM IPIAÚ

A licitação fazia parte das comemorações da Semana Santa no município.
A licitação fazia parte das comemorações da Semana Santa no município.

O Ministério Público do estado da Bahia abriu um inquérito civil para investigar supostas irregularidades no procedimento licitatório Carta Convite nº 001/2016, realizado pelo município de Ipiaú, no valor de R$ 78.960,00 para a compra de peixes. A licitação fazia parte das comemorações da Semana Santa no município, onde a prefeitura, por meio da Secretaria de Ação Social e Desporto, promoveu o programa Peixe na Mesa com a distribuição de 9.400 quilos de peixes para pessoas que não tinham condição de adquirirem o pescado.

De acordo com a portaria publicada no Diário da Justiça desta quarta-feira (18), o inquérito vai investigar o ex-prefeito Deraldino Alves de Araújo (PMDB), Ualisson Gomes de Menezes, Ariana Pires Teixeira, Valdomiro José Rodrigues Neto, Valdinelia Borges Pimental e os representantes da Distribuidora Colonial LTDA-EPP, vencedora da licitação.

EX-PREFEITO DE DÁRIO MEIRA É PUNIDO PELO TCM

Para o TCM, o fato caracteriza renúncia indevida de receita.
Para o TCM, o fato caracteriza renúncia indevida de receita.

O Tribunal de Contas dos Municípios julgou procedente o termo de ocorrência contra o ex-prefeito do município de Dário Meira (BA), João Caetano Sampaio Santana, em razão da omissão do gestor em cobrar multa imputada a um agente político, no exercício de 2013. A decisão foi tomada na sessão desta quarta-feira (18).

A relatoria concluiu que o gestor descumpriu a determinação do TCM ao não promover a cobrança de multa imposta a Paulo Johnson Amaral Viana , o que acarretou prejuízo ao erário de Dário Meira. Para o TCM, o fato caracteriza renúncia indevida de receita. O gestor deixou transcorrer o prazo legal sem adotar quaisquer providências para o seu pagamento. O relator, conselheiro Raimundo Moreira determinou ressarcimento aos cofres municipais, com recursos pessoais, de R$2.782,11.  A decisão ainda cabe recurso.

BOLSONARO LIDERA INTENÇÕES DE VOTO NO DF, MESMO EM CENÁRIO COM LULA

A informação é de levantamento do Instituto Paraná Pesquisas
A informação é de levantamento do Instituto Paraná Pesquisas.

Candidato do PSL à presidência da República, o deputado federal Jair Bolsonaro lidera as intenções de voto em todos os cenários no Distrito Federal. A informação é de levantamento do Instituto Paraná Pesquisas, divulgada nesta quarta-feira (18). Em cenário estimulado, com a presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Bolsonaro aparece com 24,3% das intenções de voto. Em segundo lugar na pesquisa, Lula tem 21% dos votos. Aparecem em seguida Marina Silva (Rede), com 10,6%; Ciro Gomes (PDT), 6,9%; Alvaro Dias (Podemos), 5,4%; Geraldo Alckmin (PSDB), 3,7%; Henrique Meirelles (MDB), 1,7%; Manuela D’Ávila (PCdoB), 1,3%; e João Amoêdo (Novo), 1%. Guilherme Boulos (PSOL), Rodrigo Maia (DEM) e Flávio Rocha (PRB) – que já retirou a candidatura – não chegaram a 1% cada.

Os eleitores que não sabem somaram 3,8%, enquanto 18,4% disseram que não votarão em nenhum dos candidatos. No cenário sem Lula, Bolsonaro lidera com maior folga: 25,2% das intenções de voto, contra 14,3% do segundo lugar, Marina Silva. Em seguida, aparecem Ciro Gomes (10,5%), Alvaro Dias (5,6%), Geraldo Alckmin (4,3%), Fernando Haddad (2,2%), Manuela D’Ávila (2,1%), Henrique Meirelles (1,8%) e João Amoêdo (1,1%). Boulos, Maia e Rocha não alcançaram 1% cada. Neste cenário, cresce o número de eleitores que não votariam em nenhum candidato (25,3%) ou que não sabem (5,5%). Foram ouvidos 1.540 eleitores com 16 anos ou mais em 31 regiões administrativas do Distrito Federal, entre os dias 6 e 11 de julho. O levantamento tem nível de confiança de 95% e margem de erro de aproximadamente 2,5%, para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no Conselho Regional de Estatística da 1ª, 2ª, 3ª, 4ª, 5ª, 6ª e 7ª Região sob o nº 3122/18.

TSE REJEITA PEDIDO PARA JÁ DECLARAR EX-PRESIDENTE LULA INELEGÍVEL

O pedido foi feito ao TSE na última sexta-feira (13).
O pedido foi feito ao TSE na última sexta-feira (13).

A ministra Rosa Weber, à frente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) durante o recesso forense, negou nesta quarta (18), um pedido de integrantes do MBL (Movimento Brasil Livre) para declarar o ex-presidente Lula inelegível desde já. O pedido foi feito ao TSE na última sexta-feira (13). Segundo a ministra, o pedido não poderia sequer ser analisado porque o petista não é oficialmente candidato. Rosa decidiu extinguir o processo sem julgá-lo no mérito. “A possibilidade de arguição preventiva e apriorística de inelegibilidade do requerido [Lula], ainda sequer escolhido em convenção partidária, e cujo registro de candidatura presidencial nem mesmo constituiu objeto de pedido deduzido por agremiação partidária […] em absoluto encontra ampara no ordenamento jurídico pátrio”, escreveu Rosa. A ministra, que é vice-presidente do TSE e presidirá a corte durante as eleições deste ano, afirmou que o pedido, a rigor, era para a exclusão de um candidato, “fora do intervalo temporal especificamente designado pela lei para tanto”.

Os membros do MBL Kim Kataguiri e Rubens Nunes argumentaram ao TSE que, pela Lei da Ficha Limpa, é incontroverso que Lula está inelegível. O ex-presidente foi condenado em segunda instância na Lava Jato pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do tríplex de Guarujá (SP). A pena foi fixada pelo TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região) em 12 anos e um mês de prisão. Lula está preso em Curitiba desde 7 de abril. Ele nega ter cometido crimes e recorre da condenação. Além de requerer uma decisão liminar para declarar Lula inelegível desde já, os integrantes do MBL queriam que ele fosse impedido de pedir registro de candidatura, de realizar atividades de campanha e de ser citado em pesquisas eleitorais. Apesar da prisão, o PT tem mantido a pré-candidatura de Lula e afirmado que vai pedir o registro de sua candidatura ao TSE até 15 de agosto, quando termina o prazo legal.

FALSO DENTISTA É PRESO EM FLAGRANTE NA CIDADE DE UBAITABA

Ozires foi autuado pelo exercício ilegal da profissão.
Durante a abordagem Ozires estava atendendo a Sra. Regina Neves Marinho

Nesta terça-feira o Conselho Regional de Odontologia da Bahia (CRO-BA) em parceria com a Polícia Militar, prendeu em flagrante no município de Ubaitaba, Ozires Fernandes de Souza, exercendo ilegalmente a profissão de cirurgião-dentista. Após recebimento de denúncias, a equipe de fiscalização do CRO-BA com o apoio da Polícia Militar chegou até o endereço, durante a abordagem o ilegal estava atendendo a Sra. Regina Neves Marinho, onde confessou realizar procedimentos de prótese, extrações e restaurações.

Ozires Fernandes de Souza foi preso em flagrante pelo exercício irregular da profissão
Ozires Fernandes de Souza foi preso em flagrante pelo exercício irregular da profissão.

Para Drº Carlos Dourado, presidente da Comissão de Fiscalização do CRO-BA, quem incorre em crime que coloca em risco a saúde da população deve sofrer penalidade maior a que ora se atribui a pratica do exercício ilegal. Segundo Carlos Dourado, a classe odontológica aguarda a aprovação do projeto de lei 3063/08 que em seu texto original agrava a pena de reclusão de 2 a 6 anos e multa, punindo com efetividade aquele que exercer ilegalmente a profissão de cirurgião-dentista. Ozires Fernandes de Souza fora autuado pelo exercício ilegal da profissão de cirurgião-dentista. Com informações do site Políticos do Sul da Bahia

TABOQUINHAS E ÁGUA FRIA REALIZAM NESTE DOMINGO A 3ª CAVALGADA DO BOM JESUS

A cavalgada é também uma festividade cultural e tradicional do distrito.
A cavalgada é também uma festividade cultural e tradicional do distrito.

Os distritos de Taboquinhas e Água Fria, em Itacaré, estarão realizando no próximo domingo, dia 22, a terceira edição da Cavalgada de Bom Jesus, um evento beneficente, religioso e festivo que deverá contar com a participação de cavaleiros e amazonas do município e de toda a região. A cavalgada, que conta com o apoio da Prefeitura de Itacaré, será puxada pelo experiente Jô França e terá como atrações Vanoly Cigano Rian Girotto e Henrique, Paredão Evolluttion e Coisa e Tal, que animarão cavaleiros, amazonas e demais público presente num clima de muita paz e harmonia. De acordo com a programação, o evento começa às 8 horas da manhã com a missa celebrada da Igreja de Bom Jesus de Taboquinhas. Às 9 horas acontecerá a saída dos cavaleiros e amazonas para o distrito de Água Fria, onde acontecerá um café da manhã às 10 horas. Em seguida, às 10h30min, acontecerá a benção dos cavaleiros e amazonas e a saída da cavalgada de Água Fria para Taboquinhas, puxada pelo locutor de rodeios Jô França.

Às 11 horas será a vez do Momento Mariano, com Jô França, Padre Ednaldo Cardoso e diácono Nelson Lira. A parte de shows começa às 12h30min com o Paredão Evolluttion, seguindo com a banda Coisa e Tal. Às 15 horas será a vez de Rian Girotto e Henrique comandar a alegria da cavalgada, às 17 horas será mais uma vez a animação do Paredão Evolluttion, seguindo com o show de Vanoly Cigano, que encerrará a festa. As camisas para participar da Cavalgada de Bom Jesus de Taboquinhas já estão à venda com a coordenação do evento. A iniciativa do evento foi da moradora de Taboquinhas Elzilásia Oliveira, popularmente conhecida como Dona Elzí, e tinha o objetivo inicial de arrecadar fundos para terminar a construção da casa paroquial. Além de abrir os festejos do novenário do padroeiro Bom Jesus de Taboquinhas, a cavalgada é também uma festividade cultural e tradicional do distrito.

CRECHES MUNICIPAIS DE ITACARÉ REALIZAM APRESENTAÇÃO DE PROJETO DE MÚSICA

O projeto vem somando resultados altamente positivos.
O projeto vem somando resultados altamente positivos.

Estudantes das creches municipais dos bairros da Passagem e Santo Antônio, em Itacaré, estão participando de um projeto integrado de arte, música e literatura, que busca motivar as crianças através dos sons, desenvolver a oralidade através das canções, explorar a musicalidade, o ritmo, o movimento e possibilitar a integração das crianças para tornar o ambiente escolar ainda mais atrativo. E na última sexta-feira foi a vez da pré-culminância do projeto, com direito a apresentação musical dos alunos. As crianças têm a partir de dois anos e meio, mas não falta alegria, talento e vontade de participar. Cada um com seu instrumento, tocando da sua forma, cantando com o coração e desenvolvendo suas habilidades e a integração com os demais colegas. Para os professores, o projeto vem somando resultados altamente positivos. As aulas são uma vez por semana em cada turma, mas a alegria dos alunos é tão grande que já ficam na expectativa do dia do projeto de música. E a apresentação da pré-culminância, segundo os professores e diretores, foi só uma mostra do que está marcado para a grande apresentação de fim de ano. Desenvolvido pela Prefeitura de Itacaré, o projeto consiste em levar música para todas as idades, principalmente os alunos do infantil e séries iniciais, tudo dentro do conteúdo didático que já vem sendo aplicado por cada creche ou escola. A equipe que desenvolve os trabalhos nas unidades escolares participa das reuniões de planejamento da escola e busca trabalhar com os alunos justamente esses conteúdos.

Todos têm a oportunidade de tocar.
Todos têm a oportunidade de tocar.

E os resultados, segundo os diretores das escolas, já têm sido excelentes. A aula de música já é uma das mais aguardada pelos pequenos alunos. Nas salas de aulas os monitores trabalham com baterias, violões e flautas. E todos têm a oportunidade de tocar. De acordo com o prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, a ideia surgiu ao perceber o quanto a música está presente na vida e no dia a dia das crianças e como ela pode contribuir com a aprendizagem e com a formação dos futuros cidadãos. Ele explica que a música tem sido, em muitos casos, suporte para atender vários propósitos como a formação de hábitos, atitudes e comportamentos, auxílio na memorização de conteúdos relativos a números, letras do alfabeto, cores e na construção de estudantes muito mais sensíveis e preparados. E toda essa contribuição vem através das canções. O projeto conta com a coordenação dos professores Eliane Camargo e Rafael Barros e com o monitoramento dos músicos Miguel Neto, Maestro Cláudio e Márcio Setúbal. Além de todos os objetivos gerais, a iniciativa busca ainda, segundo explicam os organizadores, proporcionar momentos agradáveis no período de adaptação escolar, vivenciar um clima de amizade e companheirismo, discutir valores como aceitar bem os outros, desenvolver a atenção e a concentração e fazer com que as crianças possam interagir e socializar-se. E a culminância do projeto será com apresentação dos estudantes nas atividades escolares. A meta, segundo adiantou o prefeito Antônio de Anízio, é levar esse projeto para outras escolas da rede municipal, ampliando cada vez mais o número de alunos atendidos.

 

CAMINHÃO DESGOVERNADO INVADE PONTO DE ÔNIBUS E ATROPELA CINCO EM SALVADOR

Foto: Leitor BN/ Whatsapp
Foto: Leitor BN/ Whatsapp

Cinco pessoas ficaram ferias depois de um motorista de caminhão perder o controle da direção e, segundo a Transalvador, invadir, por volta de 6h30, desta terça-feira (17), um ponto de ônibus e um posto de gasolina. O acidente aconteceu na Avenida Aliomar Baleeiro, sentido Trobogy.

As vítimas foram atendidas por quatro ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhadas ao Hospital Municipal, em Cajazeiras. Antes ainda de invadir a área do posto, o caminhão ainda colidiu em um poste. Por conta do acidente, o trânsito está congestionado na região.

CACAU É INCLUÍDO NA LISTA DE ALIMENTOS DO PAA

O PAA adquire alimentos produzidos pela agricultura familiar.
O PAA adquire alimentos produzidos pela agricultura familiar.

O Ministério do Meio Ambiente inclui o cacau entre os alimentos que podem ser comercializados através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). De acordo com a Portaria, o cacau, incluído na lista de  espécies da sociobiodiversidade do PAA, poderá ser comercializado in natura ou derivado,  como amêndoa torrada (chocolate), polpa ou fruto verde – fatiado como carpaccio – salada.

Para o diretor-geral da Ceplac, Juvenal Maynart,  a medida é mais um passo no processo de retomada da produção de cacau por meio de novas tecnologias e com foco na sustentabilidade, “com impactos positivos na agricultura familiar no Sul da Bahia”. O PAA adquire alimentos produzidos pela agricultura familiar, com dispensa de licitação, e os destina às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional e àquelas atendidas pela rede socioassistencial, pelos equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional e pela rede pública e filantrópica de ensino.

CASAL É ENCONTRADO MORTO DENTRO DE CASA EM BARRO PRETO; FOTOS

O casal foi morto com tiros de espingarda calibre 12.
O casal foi morto com tiros de espingarda calibre 12.

Um casal foi encontrado morto dentro de uma casa no município de Barro Preto, região sul da Bahia, na madrugada desta segunda-feira (16). Sílvio Lima Jesus, 35, e Rosemare dos Santos, 34, foram mortos com tiros de espingarda calibre 12. A autoria e a motivação do crime são desconhecidas. O caso é investigado pela Polícia Civil.

De acordo com informações do Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Itabuna, as vítimas foram encontradas sem roupas por policiais militares, após denúncias. O corpo de Resemare apresentava várias marcas de tiro na cabeça, enquanto Sílvio foi atingido no tórax e na barriga. Ainda segundo o DPT, foram encontradas diversas cápsulas de espingarda calibre 12 no local.

DADO COMO DESAPARECIDO, ADVOGADO É ENCONTRADO EM UPA DE CONQUISTA

Fernando foi localizado em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) onde era atendido.
Fernando foi localizado em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

O advogado dado como desaparecido após embarcar em um ônibus em Eunápolis (relembre aqui), no sul baiano, foi encontrado na manhã desta segunda-feira (16) em Vitória da Conquista, no sudoeste. Segundo o G1, Fernando Melo, de 23 anos, foi localizado em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) onde era atendido. Ele apresentava febre e insolação.

Até o momento não foi esclarecido o motivo do desaparecimento. Familiares disseram que a última vez que tinham visto o advogado foi na terça-feira (10) passada na rodoviária de Eunápolis. Na ocasião, o defensor tomava um ônibus para Vitória da Conquista. Os parentes disseram ainda que o advogado mora sozinho e não tem hábito de ficar muito tempo sem se comunicar com a família.

PREFEITURA DE BELMONTE FECHA PORTAS POR UMA SEMANA PARA SANAR DÍVIDAS DA GESTÃO ANTERIOR

O prefeito Jenival Borges (PNT), decidiu fechar as portas da prefeitura.
O prefeito Jenival Borges (PNT), decidiu fechar as portas da prefeitura.

O prefeito Jenival Borges (PNT), do município de Belmonte, no sul da Bahia, decidiu fechar as portas da prefeitura para, segundo ele, sanar as dívidas herdadas da administração passada. De acordo com o gestor, a prefeitura registrou muitas dívidas e quedas de 37% no repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) no mês de julho e por isso, foi decidido fechar a prefeitura até sexta-feira (20). Durante o período de paralisação, estarão em funcionamento apenas as secretarias de Limpeza, Saúde e emergências.

O atual gestor alegou que a queda de arrecadação está dificultando e comprometendo inclusive o pagamento dos salários de servidores públicos. Segundo o site Políticos do Sul da Bahia, o administrador irá fazer cortes e redução nas despesas com custeio para conseguir manter os serviços públicos. Outro agravante apontado pelo prefeito foi a queda na receita do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) em 2017, que gerou um déficit de R$ 4,8 milhões nas despesas com a educação em 2018.

DELEGADO DE GUANAMBI MORRE VÍTIMA DO CÂNCER

Lopes, estava internado em um hospital na capital baiana
Lopes, estava internado em um hospital na capital baiana.

O delegado da polícia civil José Ribeiro Lopes morreu neste domingo (15), na cidade de Salvador, vítima de um câncer no intestino. Lotado na 22ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin), em Guanambi.

Lopes, estava internado em um hospital na capital baiana, em tratamento contra a doença que descobriu há cerca de dois meses. De acordo com o programa Radar Guanambi, nas redes sociais, colegas e amigos das policias civil e militar lamentaram a morte de Lopes.