Ubaitaba Urgente

ITABUNA: MAIS DE 20 CICLISTAS COMPLETAM O AUDAX 400

Audax 400, no sul da Bahia, reuniu dezenas de ciclistas || Foto Divulgação
Audax 400, no sul da Bahia, reuniu dezenas de ciclistas || Foto Divulgação

O Clube de Ciclismo Audax Sul Baiano, sediado em Itabuna, promoveu neste final de semana a prova Audax 400 km. Os atletas largaram de Itabuna em percurso que incluiu Aurelino Leal, retorno a Itabuna, seguido de Itapetinga e retorno ao ponto de largada, no sul da Bahia.   A largada ocorreu às 7h de sábado. Os competidores tinham 27 horas para completar, de forma válida, o percurso, adquirindo o direito de obter o brevê de 400 km, uma espécie de certificado de conclusão da prova.  Diferente do que ocorre nas provas de ciclismo tradicionais, no Audax o objetivo não é chegar em primeiro lugar, mas completar o percurso dentro do tempo máximo previsto, não importando a ordem de chegada.  O ciclista que pretende participar das provas tipo Audax tem de começar completando validamente a prova de 200 km, para adquirir o direito de avançar para as etapas seguintes, de 300 km, 400 km e outras. Em todo o Norte e Nordeste do Brasil, o Audax Clube de Itabuna é o único que realiza provas de até 400 km de extensão.

A PROVA 

Vinte e oito ciclistas largaram para o Audax 400, que teve muita chuva no início, no trecho entre Itabuna e Aurelino Leal, o que ocasionou algumas desistências. Do total de inscritos, 23 completaram a prova, que, apesar de algumas quedas de ciclistas em razão da pista molhada, transcorreu sem incidentes de maior gravidade. Como a prova ocorre em rodovias abertas para a circulação de veículos e atravessa toda a noite, são obrigatórios o uso de itens de segurança tais como capacete, colete reflexivo, farol e lanternas traseiras por parte de todos os ciclistas.

PARTICIPAÇÃO DAS MULHERES 

Quatro mulheres se encontravam inscritas na prova, sendo duas de Itabuna, uma de Ibicaraí e outra de Ilhéus. Todas completaram o percurso dentro do tempo previsto, comprovando que as mulheres podem competir com excelentes resultados em provas de resistência e esforço continuado, como as do Audax. Representando a cidade de Ilhéus, participaram os ciclistas Wesley dos Reis Leone, o popular Ley, e Simone Souza Barreto. Ambos completaram a prova com tempo de cerca de 25 horas, com duas horas de vantagem em relação ao limite máximo de 27 horas permitido.  Ao completar a prova de forma válida os ciclistas, além do brevê e da enorme satisfação pelo desafio vencido, se habilitam para participar de provas com percursos ainda maiores, tais como o Audax 600, que o Clube Audax Sul baiano pretende realizar em 2019, nas rodovias de nossa região.

JOVEM É PRESO APÓS ESTUPRAR MÃE NA FRENTE DA IRMÃ DE 11 ANOS

O rapaz foi encaminhado para a Delegacia de Plantão de Garanhuns
O rapaz foi encaminhado para a Delegacia de Plantão de Garanhuns.

Um jovem de 18 anos foi preso na noite de domingo (22), suspeito de estuprar a própria mãe. O caso aconteceu em Águas Belas, no Agreste de Pernambuco. De acordo com informações do Jornal do Commercio, a mulher, uma agricultora de 48 anos, foi abusada na frente da filha mais nova, de 11 anos. Em depoimento, a vítima contou que o filho chegou em casa sob efeitos de drogas e bebida alcoólica, por volta das 2h. Ele ficou estressado quando a mãe pediu para ele parar de apagar a luz e a ameaçou com a faca. Logo depois, cometeu o crime. Após sofrer o abuso, a mulher fugiu com a filha para um matagal, onde passaram a noite. Ao amanhecer, as duas foram à Delegacia de Águas Claras e registraram queixa.

Em estado de choque, a mãe do jovem foi levada ao hospital local, passou por exames e está bem. O suspeito foi encontrado em um imóvel abandonado, atrás da casa onde morava. Foram encontradas com ele duas pedras de crack e duas facas. Ele não resistiu à prisão e, quando questionado sobre o que havia acontecido, confirmou a versão da mãe. O rapaz foi encaminhado para a Delegacia de Plantão de Garanhuns, também no Agreste, onde foi autuado por estupro e enquadrado na Lei Maria da Penha.

EX-RIVER PLATE É ASSASSINADO EM BOATE NA ARGENTINA

Ele foi esfaqueado no peito e não resistiu aos ferimentos.
Ele foi esfaqueado no peito e não resistiu aos ferimentos.

O goleiro Facundo Espíndola foi assassinado em uma boate no centro de Hurlingham, localizado na região metropolitana de Buenos Aires. Segundo o jornal argentino “Olé!”, o jogador foi esfaqueado após uma discussão que começou na porta da casa noturna e continuou no estacionamento. A tragédia aconteceu no último domingo (22).

 O principal suspeito é o jogador Nahuel Oviedo, que atualmente defende o Atlético San Telmo, ainda segundo a imprensa local, o atacante foi preso e capturado logo após tentar fugir de carro junto ao cúmplice. Os dois foram acusados de homicídio simples.

 

MARAÚ: PREFEITURA ACABA COM DEMARCAÇÕES DE INVASORES EM ÁREA DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE EM BARRA GRANDE

INVASÃO DE TERRAS EM MARAÚ
Como a invasão era recente a Prefeitura teve condições de coibir.

Agentes da Prefeitura de Maraú, a partir da Secretaria de Infraestrutura com o apoio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e da Polícia Civil, integraram na tarde da última quarta-feira (18), uma ação de retirada de estacas e arames em uma área de preservação ambiental, no distrito de Barra Grande. Porém, não foi possível ainda identificar o responsável pela invasão. Como a invasão era recente a Prefeitura teve condições de coibir, realizando a retirada da cerca sem que houvesse danos ao meio-ambiente.

INVASÃO DE TERRAS EM MARAÚ
A invasão no local é considerada crime ambiental.

“Muitas pessoas, na inocência, acabam invadindo as áreas, incentivadas por outras que buscam lucro com a venda ou aluguel destes espaços. É preciso que as pessoas se conscientizem que tanto quem invade, quanto quem incentiva a invasão, poderá ser punido”, reforça o delegado do município Marcos Larocca. A invasão no local é considerada crime ambiental, por se tratar de uma APP (Área de Preservação Permanente), conforme dispõe a Lei Federal nº 9.605/98, passível de pena de detenção de um a três anos e multa de até R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais) por hectare danificado. Ascom/Maraú

BOLSONARO E LULA TÊM EMPATE TÉCNICO ENTRE ELEITORES DO RIO, APONTA PARANÁ PESQUISAS

Em cenário sem a presença de Lula, Jair Bolsonaro tem maior vantagem
Em cenário sem a presença de Lula, Jair Bolsonaro tem maior vantagem.

O deputado federal Jair Bolsonaro (PSL) e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estão tecnicamente empatados entre os eleitores do estado do Rio de Janeiro, na disputa pela presidência da República. Levantamento divulgado nesta segunda-feira (23) pelo Instituto Paraná Pesquisas aponta uma leve vantagem para Bolsonaro, com 26,6%, contra 25,5% de Lula. Como a pesquisa tem margem de erro de 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos, há um empate técnico. Em seguida, aparecem Marina Silva (Rede), com 10,4%; Ciro Gomes (PDT), 6,1%; Geraldo Alckmin (PSDB), 3,4%; Alvaro Dias (Podemos), 3,1%; Rodrigo Maia (DEM), 1,5%; Manuela D’Ávila (PCdoB), 1,3%; Henrique Meirelles (MDB), 1,2%; João Amoêdo (Novo), 1,1%; e Guilherme Boulos (PSOL), 0,4%. Os eleitores que não sabem somaram 3,2%, enquanto 16,2% disseram que não votarão em nenhum dos candidatos.

Em cenário sem a presença de Lula, Jair Bolsonaro tem maior vantagem, com 29,1%. Em segundo lugar, Marina soma 15,2% das intenções de voto. Em seguida, aparecem Ciro (8,7%), Alckmin (4%), Alvaro Dias (3,7%), Maia (2,3%), Manuela D’Ávila (1,9%), Haddad (1,4%), Meirelles (1,4%), Amoêdo (1,3%) e Boulos (0,5%). Entre os entrevistados, 25,4% afirmaram que não votarão em nenhum dos candidatos da pesquisa estimulada, enquanto 5,1% não sabem. Foram ouvidos 1.860 eleitores com 16 anos ou mais em 46 municípios do Rio de Janeiro, entre os dias 14 e 19 de julho. O levantamento tem nível de confiança de 95% e margem de erro de aproximadamente 2,5%, para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no Conselho Regional de Estatística da 1ª, 2ª, 3ª, 4ª, 5ª, 6ª e 7ª Região sob o nº 3122/18.

SANTA LUZIA: GAROTO TEM OLHO PERFURADO POR ESPETO DE CHURRASCO DURANTE BRINCADEIRA

Uma raio-X da face do garoto, divulgada pelo hospital, mostra a imagem do espeto.
Uma raio-X da face do garoto, divulgada pelo hospital, mostra a imagem do espeto.

Um garoto de oito anos teve um olho perfurado por um espeto de churrasco quando brincava com outro menino em Santa Luzia, município do sul baiano. O fato ocorreu neste domingo (22). Segundo o Hospital Manoel Novaes, em Itabuna, para onde o garoto foi encaminhado, a criança segue nesta terça-feira (23) na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Apesar do acidente, o estado de saúde dele é considerado estável. A alta deve ocorrer em breve. Uma raio-X da face do garoto, divulgada pelo hospital, mostra a imagem do espeto. O objeto atravessou o seio cavernoso e ficou no tronco encefálico, cavidade entre os ossos situada no cérebro.

JACOBINA: HOMEM É AMARRADO EM POSTE APÓS EMPURRAR ESPOSA EM ESCADA

Foto: Reprodução/Augusto Urgente
Foto: Reprodução/Augusto Urgente

Um homem foi amarrado a um poste após agredir a companheira em um conjunto habitacional de Jacobina, no centro norte. O fato ocorreu na noite deste domingo (22). Ainda nesta segunda-feira (23), o acusado segue detido na carceragem da 16ª Coordenadoria Regional de Polícia (Coorpin).

A mulher que caiu de uma escada após ser empurrada pelo marido foi levada para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) com escoriações, cortes e sangramentos. Não há mais detalhes sobre o estado de saúde dela. A suspeita é que o acusado agiu por ciúmes. O ato de amarrar o acusado foi feito por moradores do conjunto habitacional Cidade do Ouro.

MUITO SURF, CULTURA E DEBATES NO NEUTROX WEEKEND EM ITACARÉ

FESTIVAL DE SURF EM ITACARÉ
O prefeito Antonio de Anízio destacou a importância do evento.

A equatoriana Dominic Barona, líder do ranking sul-americano da WSL South America, confirmou o favoritismo e foi a grande vencedora na categoria profissional da etapa do Neutrox Weekend de Surf 2018, realizado nos dias 21 e 22 de julho, sábado e domingo, na Praia da Tiririca, em Itacaré. Na segunda colocação ficou a brasileira Tainá Hinckel, enquanto que Tais de Almeida e Karol Ribeiro ocuparam juntas a terceira colocação. Já na categoria Longboard o primeiro lugar ficou com Chloé Calmon, deixando Jasmin Avelino com o segundo lugar, Anne dos Santos em terceiro e Yanca Costacom a quarta colocação. O evento movimentou a cidade no final de semana, trazendo grandes nomes do surf feminino nacional e internacional. E além do show de manobras, o Neutrox Weekend contou ainda com rodas de conversas, apresentações culturais, aulas de dança e debates sobre o empoderamento feminino. E as atividades não pararam por aí.

festival de surf em itacaré
O evento movimentou a cidade no final de semana.

Em parceria com o Ecoporan Hotel Charme Spa & Eventos, o hotel oficial da competição, duas outras atividades estiveram disponíveis para o público: o Ecoporan Surf Guest (primeira experiência no surf) e o tradicional Rema Mulher (remada feminina em canoa havaiana e Stand Up Paddle), que ganhou uma edição especial com presença das competidoras em um grande clima de confraternização. O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio e a ex-secretária de Desenvolvimento Social, Ivonete Damasceno, prestigiaram o Neutrix Weekend e destacaram a importância do município estar sediando esse importante evento, não somente por estimular o esporte, como também para consolidar cada vez mais a cidade como uma referência do surf mundial. Antônio de Anízio aproveitou a oportunidade para já anunciar o apoio da Prefeitura de Itacaré na etapa do próximo ano.

BAHIA GOLEIA O VITÓRIA E DEIXA A ZONA DE REBAIXAMENTO

Bahia goleia o Vitória com gritos de olé da torcida || Foto Felipe Oliveira/EC Bahia
Bahia goleia o Vitória com gritos de olé da torcida || Foto Felipe Oliveira/EC Bahia

O Bahia não tomou conhecimento do rival histórico. Atropelou o Vitória na 14ª rodada do Brasileirão de Futebol 2018, na Arena Fonte Nova, por 4 a 1, com dois gols do Esquadrão em cada tempo do jogo. A goleada oxigenou o Tricolor, tirando-o da Zona de Rebaixamento. Zé Rafael fez belo gol na abertura do placar. Vinícius ampliou de pênalti, ainda no primeiro tempo. Já no segundo tempo, Tiago fez o terceiro. Não deu nem tempo do Rubro-Negro respirar.

Um minuto depois, Gilberto fez mais um e deixou o placar assim: 4 a 0. O Vitória teve tempo para fazer o de honra, com Lucas. Com a vitória (ops!), o Bahia chegou aos 16 pontos, pulando para 13º. O Vitória está na 14ª posição, com 15 pontos. O Rubro-Negro volta a campo na próxima quinta (26), contra o Sport, no Barradão, em Salvador, às 19h30min. Na quarta, o Bahia pega o Cerro, do Uruguai, na Fonte Nova, às 21h45min. Com informações do Pimenta Blog

SUSPEITOS INVADEM CASA E MATAM TRÊS PESSOAS A TIROS EM EUNÁPOLIS

No local, estavam nove pessoas, a maioria da mesma família. Dentre elas, duas crianças
No local, estavam nove pessoas, a maioria da mesma família. 

Três homens foram assassinados e um adolescente baleado dentro de casa na cidade de Eunápolis, na madrugada deste domingo (22). De acordo com informações do site Radar 64, quatro suspeitos invadiram a residência no bairro Santa Lúcia, por volta das 3h, e executaram as vítimas. No local, estavam nove pessoas, a maioria da mesma família.

Dentre elas, duas crianças, uma de 4 e outra 7 anos, e dois adolescentes, de 13 e 15 anos. As vítimas fatais foram identificadas como José Carlos dos Santos Conceição, 36 anos, Israel Santos Paixão, 30, e Igor Santos Paixão, 23. Ainda segundo a publicação, mesmo ferido, o jovem de 15 conseguiu pular uma janela e se esconder em cima de uma laje. Ele foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levado para o Hospital Regional.

DEPUTADO ESTADUAL MORRE VÍTIMA DE ACIDENTE AÉREO

Além do parlamentar, dois pilotos também morreram na queda da aeronave.
Além do parlamentar, dois pilotos também morreram na queda da aeronave.

O deputado estadual Bernardo Ribas Carli (PSDB), do Paraná, morreu vítima de um acidente aéreo no município de Paula Freitas na manhã deste domingo (22). Além do parlamentar, dois pilotos também morreram na queda da aeronave.  De acordo com publicação do site G1, Carli decolou de Guarapuava, sua terra natal, no começo da manhã rumo a um compromisso em União da Vitória, também no sul do estado. O deputado participaria da 62ª Festa dos Motoristas, na Paroquia Nossa Senhora de Salete, em União da Vitória, a convite do prefeito Santin Roveda.

CINCO CRIMINOSOS MORREM EM CONFRONTO COM A POLÍCIA NO OESTE DA BAHIA

Foto: divulgação/SSP-BA
Foto: divulgação/SSP-BA

Uma megaoperação localizou, na manhã deste domingo (22), a quadrilha que explodiu bancos na cidade de Serra Dourada, na região Oeste da Bahia. Com os criminosos foram apreendidos um fuzil calibre 5,56, quatro pistolas calibre 40, carregadores, munições e R$ 1,5 mil em espécie. Depois do ataque às instituições financeiras, no dia 17 deste mês, equipes da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Cerrado, do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), das Rondas Especiais (Rondesp) Oeste e das 84ª (Barreiras) e 30ª (Santa Maria da Vitória) CIPMs iniciaram as buscas pela quadrilha.

Foto: divulgação/SSP-BA
Foto: divulgação/SSP-BA

Com possíveis rotas de fuga bloqueadas e utilizando drones para monitoramento, os cinco integrantes da organização criminosa foram encontrados, na zona rural de Serra Dourada. O bando foi cercado, mas reagiu atirando.  Após confronto, o paraibano Samuel de Oliveira Aguiar, 30 anos, os baianos Genilson Gomes de Jesus dos Anjos, 34, e Alex da Hora de Jesus, 27, além do paulista Washington Batista do Nascimento, 33, e outro assaltante não identificado ficaram feridos. O quinteto foi socorrido, mas não resistiu, conforme divulgado pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA). As equipes policiais continuam na região em busca de outros integrantes do bando.

IDOSO É ENCONTRADO MORTO DENTRO DE CASA, DESPIDO E COM CALCINHA NA CABEÇA

Raimundo Oliveira Silva tinha 64 anos e morava sozinho II Foto: Giro Ipiaú
Raimundo Oliveira Silva tinha 64 anos e morava sozinho II Foto: Giro Ipiaú

Um idoso de 64 anos foi encontrado morto dentro de sua residência na manhã desse domingo (22). O corpo foi encontrado pelo filho do homem, um adolescente de 15 anos, no imóvel localizado no bairro São José Operário, próximo a Praça Amâncio Félix. Conforme populares informaram ao site Giro em Ipiaú, o idoso morava sozinho. Raimundo Oliveira da Silva foi encontrado despido, no chão, ao lado de um aparelho de TV e de um aparelho de DVD.

Uma calcinha foi encontrada amarrada na cabeça e cobrindo o nariz do homem. Ainda no imóvel, segundo informou a PM, foi localizada uma camisola em cima de uma mesa. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Jequié foi acionado para realizar a perícia no local e encaminhar o corpo para o IML. A Polícia Civil irá investigar o caso. O laudo do IML deve informar nos próximos dias a causa da morte.

APÓS DEIXAR PRISÃO, JOSÉ DIRCEU RELAXA EM CASA DE AMIGO EM ILHÉUS

Zé Dirceu e a família estão na casa de um amigo em Ilhéus I Foto: O Tabuleiro
Zé Dirceu e a família estão na casa de um amigo em Ilhéus I Foto: O Tabuleiro

Após deixar a prisão no dia 27 de junho, José Dirceu tem curtido seus momentos livres na Bahia. Em uma foto divulgada no site O Tabuleiro, o ex-ministro aparece sem camisa, com amigos, em Ilhéus, no sul baiano. Dirceu foi beneficiado por um habeas corpus da Segunda Turma do STF (Supremo Tribunal Federal), que, por 3 votos a 1, entendeu que o ex-ministro pode responder ao processo em liberdade por haver chances de sua pena ser reduzida nos tribunais superiores — o julgamento foi marcado por um embate entre os ministros Dias Toffoli e Edson Fachin. O petista chegou ao município em voo particular no aeroporto Jorge Amado, acompanhado da esposa e filha. Dirceu se encontra hospedado na casa de praia de um amigo, empresário conhecido na região.

MÃE E TRÊS FILHOS SÃO PRESOS ACUSADOS DE PARTICIPAR DE ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA

Família também é acusada de organização criminosa
Família também é acusada de organização criminosa.

Uma mãe e três filhos foram presos suspeitos de tráfico de drogas na praia do Josuel, na Costa Dourada de Mucuri, no extremo sul da Bahia. Eles também são suspeitos de participação num grupo criminoso que atua em Teixeira de Freitas e região. De acordo com a 89° Companhia Independente da Polícia Militar, durante rondas na praia, no final da tarde de sexta-feira (20), um dos suspeitos foi visto em atitude suspeita. Em seguida, quando foi abordado, a polícia identificou um mandado de prisão em aberto contra ele.

Na residência onde morava, outras três pessoas da família dele, que também tinham mandados de prisão em aberto por tráfico de drogas e outros crimes, foram encontradas. A mãe, Maria Bernarda da Silva Gomes, de 53 anos, e os filhos Tairone da Silva Gomes, de 21 anos, Géssica Gomes de Souza, de 27 anos, e Wanderson Chaves dos Santos, que seria filho de criação, foram presos e levados para a Delegacia Territorial de Teixeira de Freitas. A polícia não detalhou os crimes cometidos pela família e nem qual foi o suspeito que teria levado a polícia até a casa do grupo. Do G1-BA.

ULTRALEVE CAI POUCO APÓS DECOLAGEM E DEIXA DOIS MORTOS NO RIO DE JANEIRO

O acidente aconteceu pouco depois da aeronave decolar na zona oeste da cidade.
O acidente aconteceu pouco depois da aeronave decolar na zona oeste da cidade.

Um ultraleve caiu e deixou dois mortos no Rio de Janeiro durante a tarde deste sábado (21). O acidente aconteceu pouco depois da aeronave decolar na zona oeste da cidade. Ainda não há informações sobre a identidade das duas vítimas.

O Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro informou que o quartel do bairro de Santa Cruz, onde aconteceu o acidente, foi acionado por volta de 14h devido à queda da aeronave. Após a queda, o ultraleve pegou fogo, mas os bombeiros conseguiram controlar as chamas.

ESTUDANTE ASSASSINADO EM IPIAÚ TINHA ENVOLVIMENTO COM O CRIME, DIZ POLÍCIA CIVIL

"Dhé" (camisa cinza) teria sido o autor dos disparos. "Boin" teria participado do crime, segundo a Polícia.
“Boin” teria participado do crime, e “Dhé” (camisa cinza) foi o autor dos disparos.

A Polícia Civil prendeu no final da tarde dessa sexta-feira (20) dois jovens acusados de matar o estudante de 18 anos, Jackson Silva de Jesus, assassinado na noite da última quarta-feira (18) na Rua Amâncio Félix. O delegado titular da Delegacia Territorial de Ipiaú – Dr. Rodrigo Fernando – deu detalhes da investigação. “Após diligências realizadas pela Polícia Civil, foi levantado a informação que Jackson, teria, no ano de 2017, participado de um homicídio, o qual teve como vítima a pessoa de Álefe. Jackson era integrante da facção criminosa ‘Tudo2’ e teve sua vida ceifada em virtude da disputa pelo comando do tráfico na cidade de Ipiaú”, relatou o delegado, através de informativo divulgado a imprensa.  Conforme as investigações, o autor do homicídio foi Lázaro Souza Mendes, apelidado de “Dhé”. Ainda de acordo com a polícia, ele contou com a ajuda do comparsa identificado como Cláudio Luiz Souza Silva, vulgo “Boin”.

Jackson foi morto na noite da última quarta-feira, quando retornava do colégio.
Jackson foi morto na noite da última quarta-feira, quando retornava do colégio.

Os dois foram presos pela equipe do Serviço de Investigação  (SI) da Polícia Civil. Conforme informou o delegado, ambos confessaram o crime. A dupla está custodiada no Complexo Polícia de Ipiaú e deve ser transferida para o Conjunto Penal de Jequié. Os pedidos de prisão preventiva de Lázaro e Cláudio foram atendidos pelo Ministério Público, mesmo após o horário de expediante. “Mesmo passado das 18h, o Poder Judiciário e o Ministério Público atenderam e deferiram, de pronto, o pedido de prisão preventiva em desfavor dos acusados, o que demonstra entrosamento entre a Polícia  Judiciária, Ministério Público e Poder Judiciário com o intuito de combater a criminalidade na cidade de Ipiaú”, comentou o delegado Rodrigo Fernando. Com informações do site Giro Ipiaú

JEQUIÉ: FALSO DENTISTA É PRESO EM FLAGRANTE

Durante a abordagem da Polícia, na clínica clandestina, não havia atendimento.
Durante a abordagem da Polícia, na clínica clandestina, não havia atendimento.

Foi preso, nesta sexta-feira (20), um homem acusado de praticar ilegalmente a profissão de cirurgião-dentista em Jequié, no médio rio de contas. O Conselho Regional de Odontologia da Bahia (CRO-BA), em parceria com a Polícia Militar, prendeu Aníbal Santos Figueiredo, 65 anos, em flagrante. Durante a abordagem da Polícia, na clínica clandestina, não havia atendimento. Solicitado o registro profissional, Aníbal teria dito que não possuía e trabalharia como prático. No mesmo dia, o homem teria feito uma restauração por R$ 50,00.

O ilícito foi conduzido a delegacia e parte de instrumentos foram apreendidos. Para Carlos Dourado, presidente da Comissão de Fiscalização do CRO-BA, quem incorre em crime que coloca em risco a saúde da população deve sofrer penalidade maior a que ora se atribui a prática do exercício ilegal. “A classe odontológica aguarda a aprovação do Projeto de Lei 3063/08 que em seu texto original agrava a pena de reclusão de 2 a 6 anos e multa, punindo com efetividade aquele que exercer ilegalmente a profissão de cirurgião-dentista”. Com informações do Bahia Noticias.

LÍDICE DA MATA AVALIA PROPOSTA PARA SER CANDIDATA A PRESIDENTE

Lídice lançou pré-candidatura a deputado federal a pedido do presidente do PSB
Lídice lançou pré-candidatura a deputado federal a pedido do presidente do PSB.

A senadora baiana Lídice da Mata (PSB) analisa a possibilidade de o seu partido lançá-la de última hora como candidata ao Palácio do Planalto, caso a sigla não se decida pelo apoio a um nome.  De acordo com o jornal Estadão, o governador de São Paulo, Marcio França, se reuniu na terça-feira passada, dia 17, em São Paulo com Lídice e apresentou a ideia à senadora.

Alijada da chapa majoritária que tentará reeleger o governador da Bahia, Rui Costa (PT), Lídice lançou pré-candidatura a deputado federal a pedido do presidente do PSB, Carlos Siqueira, que deseja ampliar a bancada da sigla no Congresso. Além de Lídice, o ex-deputado Beto Albuquerque (RS) e o deputado Júlio Delgado (MG) aparecem como opções.

EX-GOVERNADOR DO MATO GROSSO DO SUL, ANDRÉ PUCCINELLI É PRESO PELA POLÍCIA FEDERAL

A PF informou que o pedido de prisão foi feito com base na decisão do STF.
A PF informou que o pedido de prisão foi feito com base na decisão do STF.

A Polícia Federal prendeu, na manhã desta sexta-feira (20), o ex-governador do Mato Grosso do Sul André Puccinelli. Também foram presos os advogados André Puccinelli Júnior, filho do ex-governador, e João Paulo Calves. Segundo a Agência Brasil, a PF informou que o pedido de prisão foi feito com base na decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), em maio de 2018, relativa à 5ª fase da Operação Lama Asfáltica, deflagrada em 14 de novembro de 2017. Denominada Papiros de Lama, a 5ª fase da Lama Asfáltica tem o objetivo de combater uma organização criminosa que desviava recursos públicos.

Os presos são acusados, entre outros crimes, de fraudar licitações e superfaturar obras. O prejuízo causado ao Erário ultrapassa R$ 235 milhões. Eles fizeram exame de corpo de delito e aguardam na Superintendência da PF em Campo Grande por “disponibilidade de vagas nos presídios correspondentes às suas prerrogativas”. Puccinelli, o filho e João Calves já haviam sido presos no ano passado, mas foram colocados em liberdade por força de um habeas corpus concedido pelo desembargador Paulo Fontes, do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3), em caráter liminar.