Ubaitaba Urgente

PRESIDENTE DO MDB NA BAHIA, PEDRO TAVARES DEIXA O PARTIDO

Pedro Tavares I Foto: Reprodução
Pedro Tavares I Foto: Reprodução

O último deputado estadual do MDB a anunciar a saída é Pedro Tavares. O parlamentar preside o diretório do partido na Bahia e foi responsável pela montagem de diversas comissões provisórias de  uma legenda que chegou a ter mais de 110 prefeitos eleitos em 2004.  A saída de Pedro Tavares, assim como dos outros deputados estaduais, é em harmonia com Lúcio Vieira Lima. O deputado federal se tornou entrave para coligação com a provável candidatura do prefeito de Salvador ACM Neto (DEM) ao governo do estado. Neste sentido, o MDB deve sair sozinho ou numa coligação com partidos com menor representação. Este é outro problema que enfrentariam os deputados da sigla. Legendas com pouca ou nenhuma representação lançarão muitos candidatos com perspectiva de baixa de votação para tentar atingir o coeficiente eleitoral. Pedro Tavares teve mais de 77 mil votos na última eleição e nestas condições teria larga vantagem sobre os postulantes sem mandato. Luciano Simões (58.319), Hildécio Meireles (48.143) e David Rios (41.777), além de Leur Lomanto também. Caso continuassem no MDB eles passariam a ser o “problema” para uma eventual coligação que Lúcio Vieira Lima tente fechar.  Não se pode ignorar, no entanto, que o veto à participação na chapa que tende a ser encabeçada por Neto somado ao desgaste do partido com todos os escândalos envolvendo Geddel Vieira Lima sacramentaram este processo de debandada. Sobre o caminho de cada um, o que se sabe até o momento é que os cinco pretendem aportar partidos que participem do chamado “chapão”. Irão esperar Neto anunciar a decisão, que a cada dia fica mais clara que já foi tomada e será pela candidatura, e em conjunto decidirão o rumo ou os rumos.

MARAÚ: RONALDO CARLETTO E EDUARDO SALLES CONFIRMAM PRESENÇA NAS COMEMORAÇÕES DO 80 ANOS DO MUNICÍPIO

Gracinha Viana (PP) e Ronaldo Carletto (PP) I Foto: Ubaitaba Urgente
Gracinha Viana (PP) e Ronaldo Carletto (PP) I Foto: Ubaitaba Urgente

Como divulgado aqui no site UBAITABA URGENTE, o governador da Bahia Rui Costa (PT), não irá participar da inauguração do Mercado Municipal, na próxima segunda-feira (02/4), em Maraú. A Prefeitura Municipal comunica que a inauguração está mantida para as 09hs da manhã com as participações já confirmadas dos deputados Eduardo Salles (PP), e Ronaldo Carletto (PP). Além de inaugurar o Mercado Municipal, a Prefeitura vai realizar desfiles e apresentações culturais em comemoração aos 80 anos de Emancipação Político-Administrativa de Maraú. Prefeitos e autoridades políticas da região devem participar do evento. (Ascom/Maraú)

Gracinha Viana (PP) e Eduardo Salles (PP) I Foto: Ubaitaba Urgente
Gracinha Viana (PP) e Eduardo Salles (PP) I Foto: Ubaitaba Urgente

CAMINHONETE CAPOTA E TABLETES DE MACONHA FICAM ESPALHADOS EM RODOVIA DO MATO GROSSO DO SUL

Foto: Divulgação / PMR
Foto: Divulgação / PMR

Tabletes de maconha ficaram espalhados na BR-060, região de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, após abordagem da Polícia Rodoviária a duas caminhonetes suspeitas de carregar entorpecentes nesta terça-feira (27). Segundo o G1, a Polícia Militar Rodoviária informou que deu ordem de parada a dois motoristas que trafegavam em caminhonetes a 2km da área urbana. Um deles parou e o outro teria jogado o veículo em alta velocidade na direção dos policiais. Pouco tempo depois, a caminhonete capotou e o motorista fugiu. Durante o acidente, diversos tabletes de maconha ficaram espalhados no asfalto. Após a abordagem, o motorista da outra caminhonete foi preso. Em depoimento, ele contou que os dois seguiam para Goiânia, onde deixariam as drogas.

ÁGUA FRIA: APÓS ATRASO NO PAGAMENTO DE 6 FATURAS, COELBA CORTA ENERGIA DE PREFEITURA

Sede da prefeitura está sem energia | Foto: Reprodução / Leitor BN
Sede da prefeitura está sem energia | Foto: Reprodução / Leitor BN

A sede da prefeitura de Água Fria, município do Portal do Sertão, está sem energia elétrica após a gestão municipal atrasar o pagamento das contas de luz em 6 meses. A Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) cortou a energia da sede da prefeitura nesta segunda-feira (26). O débito da administração com a empresa de distribuição somatiza, nas seis faturas, o montante de R$ 2,5 mil. Procurado pela reportagem para prestar esclarecimentos, o prefeito Manoel Potinha (DEM) não retornou as ligações feitas para o seu celular. O gabinete da prefeitura está incomunicável pelo telefone, devido o corte da luz.

UBAITABA: PREFEITURA DISTRIBUI CESTAS BÁSICAS E PEIXE A FAMÍLIAS CARENTES

Foto: Divulgação/PMU
Foto: Divulgação/PMU

A Ceia da Semana Santa ou de Páscoa das famílias de Ubaitaba em vulnerabilidade social terá alimento na mesa. Nesta terça-feira (27), a Prefeitura, por meio da Secretaria da Assistência Social e Promoção e Trabalho (SEAST), distribuiu 1.500 cestas básicas e peixe (Corvina congelada) em quantidades entre 1,5 kg e 2 kg para com a apresentação de senha.  Como a prefeita Suka Carneiro participou em Jequié de reunião do Consórcio Interfederativo de Saúde, a secretária Elied Soares a representou. Ela disse que as famílias beneficiadas com o pescado e as cestas básicas, já são cadastradas nos programas sociais desenvolvidos pela Prefeitura. Cada cesta contém 1 kg de feijão, 1 kg de arroz, 1 kg de farinha de mandioca, leite de coco e dendê.  A distribuição do alimento pela Prefeitura atendeu ao desejo da prefeita Suka Carneiro, preocupada em alimentar as famílias em risco ou vulnerabilidade social na Sexta-Feira da Santa, quando os cristãos relembram a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo e Páscoa.  As cestas de alimentos foram entregues, a partir das 13 horas, no Estádio Felipe Miranda, às famílias cadastradas dos bairros da Ruinha, Armandão, Zitão e CREAS (bairros Maria Olímpia e Nova Olímpia). E no Centro Cultural de Faisqueira às famílias do bairro no mesmo horário.   Na avaliação da assistente social do CRAS – Referência da Ruinha, Carla Barbosa, essa ação social é de importância para a sociedade. “Atualmente, Ubaitaba tem muitas famílias em situação de vulnerabilidade social e que talvez na Sexta-Feira da Paixão não tivessem o alimento. Então, é uma ação que eleva a autoestima das pessoas e do núcleo familiar”, avaliou. (Ascom/Ubaitaba) As pessoas se concentraram ao lado das arquibancadas do Estádio Felipe Miranda por volta das 13 horas, munidas das fichas distribuídas pelas assistentes sociais, psicólogas e outros profissionais da SEAST e demais setores da Administração Municipal. Cerca de uma hora e meia depois as caixas com toneladas de peixe e as cestas básicas foram entregues em clima de paz e harmonia. Ao final, a titular da SEAST fez uma avaliação positiva do trabalho em equipe, tendo destacado o cumprimento inicial da missão. “Não houve estresse, entregamos cestas de qualidade e a Ceia da Semana Santa das famílias cadastradas será feliz. Que Deus abençoe a todos, particularmente a prefeita Suka Carneiro, uma pessoa preocupada e comprometida em garantir às famílias cadastradas sua ceia”, afirmou. Nesta quarta-feira, a partir das 9 horas, será a vez das famílias do Distrito de Piraúna e das localidades de Oricó, Melos, Batalha, Caguinhos e Serrinha também receberem a cesta de alimentos para a Ceia da Semana Santa.

CARAVANA RESPEITA AS MINA – LITORAL SUL VISITA DEZ MUNICÍPIOS

Esta é a primeira etapa do Projeto de enfrentamento à violência contra as mulheres

O projeto Respeita as Mina – Litoral Sul, de enfrentamento à violência contra as mulheres, iniciou em outubro de 2017 passando por dez cidades baianas. O programa é fruto da Emenda Parlamentar nº 837306/2016, no valor de R$ 500 mil, do deputado federal Davidson Magalhães (PCdoB). Até março deste ano, a caravana esteve em Ubaitaba, Aurelino Leal, Ibicuí, Pau Brasil, Itabuna, Ipiaú, Barro Preto, Jussari, Santa Cruz Cabrália e Arataca. Além das visitas aos municípios, a equipe do projeto participou de eventos ligados à mulher e ao combate à violência, onde ministrou oficinas para a sociedade civil, a exemplo da Reunião do CRAS/SUL em Ilhéus – das comemorações do Dia Internacional da Mulher-, em Itabuna promovido pela gestão municipal, entre outros. Desenvolvido por meio de caravanas e seminários, o Respeita As Mina – Litoral Sul tem o objetivo de ampliar ações da rede de atendimento às mulheres em situação de violência nos municípios do litoral sul da Bahia. Presta capacitação técnica aos profissionais, de atendimento e enfrentamento, para melhorar a abordagem e o acompanhamento em situação de violência – através de ações socioeducativas e responsabilizando os agressores. Também orienta e sensibiliza a juventude na busca pela igualdade de gênero e respeito mútuo. Sob coordenação da psicopedagoga Kaliana Fontes, o programa conta com uma equipe multidisciplinar e alcança índices positivos. “Apesar de ainda termos poucos registros de dados de violência contra a mulher, temos a certeza de que, as quase três mil pessoas que já passaram pelas oficinas, saem com uma visão diferenciada e entendo ainda mais, a importância do Combate à Violência Contra a Mulher e a busca pela sua autonomia e empoderamento. Esperamos ainda, celebrar o fim de toda e qualquer violência”, avalia Kaliana. Para Davidson Magalhães, o enfrentamento à violência contra a mulher é uma questão fundamental para a melhoria de toda a sociedade. “A violência contra a mulher é silenciosa, mas marca profundamente. O pior é que 70% dos casos ocorre dentro de casa, através da violência doméstica. Isso traz graves consequências para a pessoa agredida, temos de combater isso com veemência. Uma das formas de enfrentar esse problema é sensibilizando e conscientizando, com projetos como o Respeita as Mina – Litoral Sul”, enfatizou.

QUADRO DE VIOLÊNCIA NO LITORAL SUL

Seis municípios estão entre os 100 com maiores índices de homicídios de mulheres no Brasil (Ubaitaba, Itacaré, Ibirapitanga, Eunápolis, Cabrália e Porto Seguro). Alguns apresentam taxas até quatro vezes maiores que a taxa média nacional de 4,8% por 100 mil habitantes. O que atesta a necessidade da realização das ações de conscientização, a fim de reduzir estes dados. O Respeita as Mina engaja e sensibiliza a sociedade civil para a importância do combate à violência contra as mulheres, com o fortalecimento da rede de atenção. Ainda conscientiza e alerta para as graves consequências do machismo. As oficinas são recorte de gênero e são semelhantes as Caravanas realizadas pela Secretaria de Política para as Mulheres (SPM), da titular Julieta Palmeira, e estimuladas pelo governador Rui Costa, um dos poucos gestores estaduais, no país, que mantém uma SPM atuante.

Secretaria de Desenvolvimento Social entrega kits de enxoval para gestantes de Saquaíra e Saleiro

Secretaria de Desenvolvimento Social entrega kits de enxoval para gestantes de Saquaíra e Saleiro
Secretaria de Desenvolvimento Social entrega kits de enxoval para gestantes

As Mulheres gestantes têm uma preocupação a menos quando seus bebês nascerem nos próximos dias. Na fase de gestação, elas receberam da Prefeitura de Maraú, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, kits de enxoval que garantirão o conforto e tranquilidade para os recém-nascidos. As gestantes acompanhadas pelo Centro de Referência e Assistência Social- CRAS de Maraú. Além da abertura do grupo de gestantes do Ano de 2018, dos povoados de Saquaíra e Saleiro.

Secretaria de Desenvolvimento Social entrega kits de enxoval para gestantes de Saquaíra e Saleiro

Visando a compreensão da importância de evitar e combater situações de vulnerabilidade social, acompanhar os usuários dos serviços e suas famílias. No grupo foram ofertadas orientações sobre a saúde da gestante e o processo da gravidez, parto e amamentação. O evento foi realizado na unidade de saúde de Saquaíra, contando com o apoio e a presença da equipe. ASCOM / Maraú

UBAITABA: ESTUDANTE APREENDIDO COM ARMA DE FOGO NA ESCOLA WILSON MARON FOI LIBERADO DA DELEGACIA

Foto: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente
Foto: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente

O estudante apreendido na manhã desta terça-feira (27/3), no interior da Escola Wilson Maron, em Ubaitaba, portando uma arma de fogo dentro da mochila (relembre aqui), foi liberado no início da tarde da delegacia. Segundo informações, o estudante contou na delegacia que achou a arma de fogo na zona rural e colocou dentro da mochila para mostrar a professora. Um agente da polícia Civil contou ao UBAITABA URGENTE, que a arma de fogo estava danificada e desmuniciada. Ficou comprovado também que o estudante tem problema mental e é acompanhado pelo CAPS. O menor foi liberado e entregue ao Conselho Tutelar. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)

UBAITABA: ESTUDANTE DE 17 ANOS É APREENDIDO COM ARMA DE FOGO DENTRO DA ESCOLA WILSON MARON

Foto: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente

Um estudante de 17 anos foi apreendido a poucos instantes de posse de uma arma de fogo dentro da Escola Wilson Maron, em Ubaitaba. Neste momento o estudante esta sendo apresentado na delegacia da cidade pelo Conselho Tutelar acompanhado pela polícia Militar (PETO). (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)

Foto: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente

ITABUNA: USUÁRIOS SE QUEIXAM DE PRECARIEDADE NO TRANSPORTE COLETIVO

Usuários reclamam que os ônibus param antes do ponto final no Nossa Senhora das Graças||Foto leitor
Foto: Reprodução/Pimenta

Ônibus atrasados, lotados nos horários de pico, redução da frota nos finais de semana e feriados, veículos sujos e motoristas que não param no ponto. Essas são algumas das queixas dos usuários do transporte coletivo em Itabuna. Entre os que mais reclamam estão moradores dos bairros São Roque, Antique, Maria Pinheiro, Emanoel Leão, Monte Cristo, Pedro Jerônimo, São Pedro e Jaçanã. O serviço prestado pelas empresas de ônibus é motivo de queixas também dos moradores do Loteamento Nossa Senhora das Graças, conjuntos habitacionais Pedro Fontes I e II, Itabuna Parque. As queixas também são de funcionários do Hospital de Base, das pessoas que usam o transporte público para visitar parentes internados na unidade hospitalar e dos serventuários que precisam se deslocar para o novo fórum de Itabuna. No Loteamento Nossa Senhora das Graças,  além da pouca oferta de ônibus, os moradores do condomínio habitacional, localizado ao lado Hospital de Base, reclamam que os motoristas param antes do ponto final, o que gera transtornos, principalmente para idosos e pessoas com deficiência.

ESPERA LONGA

Os moradores das demais localidades se queixam da demora dos ônibus. Moradores do Antique e São Roque, por exemplo, afirmam  que na tarde de domingo (25) esperaram por quase duas horas o ônibus que faz a linha para o Jaçanã.  A situação se repetiu com quem precisou se deslocar do centro da cidade para os bairros Maria Pinheiro e Pedro Jerônimo. Já os moradores dos conjuntos habitacionais, no bairro São Roque, denunciam que a espera é longa até no meio de semana, além da superlotação dos veículos em horário de pico. Na tarde desta segunda-feira (26), o PIMENTA tentou, por diversas vezes, contato com o secretário de Segurança, Transporte e Trânsito, Cláudio Dourado.

HOMEM QUE MATOU A COMPANHEIRA EM SANTA MARIA DA VITORIA É PRELO PELA PC

Homem que matou a companheira em santa maria da vitoria é prelo pela pc
Foto: Divulgação/PC

Um homem foi preso, na última quinta-feira (22), acusado de matar a companheira em Santa Maria da Vitória, no oeste da Bahia. Daniel da Silva, que foi autuado por feminicídio, possuía um mandado de prisão preventiva. Segundo a Polícia Civil, Daniel assassinou a tiros Jane Telma da Rocha, em 11 de junho de 2017. O crime ocorreu na casa onde eles moravam, no mesmo local onde ele foi preso nesta semana. O homem negou crime, mas, segundo a polícia, evidências apontam que ele foi o responsável. A motivação ainda está sendo investigada, enquanto Daniel permanece à disposição da Justiça, na Cadeia Pública de Santa Maria da Vitória.

UBAITABA: DIA NACIONAL DO CIRCO SERÁ COMEMORADO NA CIDADE

UBAITABA: DIA NACIONAL DO CIRCO SERÁ COMEMORADO NA CIDADE
Foto: Divulgação

Pelo menos 20 atores do Grupo Teatral Fazendo Cenas vai sair às ruas centrais de Ubaitaba nesta terça-feira, às 16 horas, para comemorar o Dia Nacional do Circo. No dia 27 de março é festejada em diferentes cidades do Brasil a data de nascimento de Abelardo Pinto, Palhaço Piolin, pioneiro na introdução do circo nas artes cênicas no século XIX. O secretário de Cultura de Ubaitaba, Luciano Coelho, destaca a importância da difusão e apoio às atividades culturais, principalmente pelo número de crianças e adolescentes que participa de oficinas e grupos de artes cênicas. Já o diretor do Grupo Fazendo Cenas, Edson Gomes da Costa, explica que a motivação para comemorar o Dia Nacional do Circo se dá para incentivar atividades circenses e teatrais na cidade e homenagear Piolin. Edson destaca que as artes circenses e teatrais são ferramentas para a educação, socialização e difusão da cultura exercendo forte influência na formação de crianças e adolescentes. O grupo de atores vai se concentrar em frente ao Atelier Cultural Tabocas, na Rua Luís Eduardo Magalhães, nº 26, de onde sairá em caminhada em direção à Praça Cultural de Ubaitaba.

UBAITABA: ‘ROBERTA CARNEIRO’ PRECISA EXPLICAR E CONVENCER A POPULAÇÃO DO REAL MOTIVO DE TER FECHADO O OSVALDO CRUZ

ubaitaba: ‘roberta carneiro’ precisa explicar e convencer a população do real motivo de ter fechado o osvaldo cruz
Escola Osvaldo Cruz I Foto: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente

A secretária Municipal da Educação de Ubaitaba, Roberta Carneiro, precisa explicar a população ubaitabense o principal motivo de ter fechado a Escola Osvaldo Cruz, localizada no centro da cidade. Além da explicação é preciso também que Roberta convença o povo de sua idéia, pois as criticas contra o fechamento da referida escola tem sido grandes. Sabe-se que os alunos do Osvaldo Cruz foram transferidos para uma escola alugada pelo município. Os vendedores ambulantes, que comercializam salgados na Praça 27 de julho, também estão criticando a queda nas vendas e atribuindo o problema ao fechamento da escola. “Ano passado era grande o movimento neste local, principalmente por parte dos alunos do Osvaldo Cruz, nossas vendas caíram muito, após o fechamento da escola”, criticou um ambulante. Segundo relatos de funcionários da própria educação, a  Escola Osvaldo Cruz irá funcionar apenas para reuniões, porém a informação ainda não foi confirmada pela prefeitura. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)

NETO NEGOCIA COM PR E JÁ OFERECE DUAS SECRETARIAS DA ATUAL GESTÃO

Neto negocia com PR e já oferece duas secretarias da atual gestão
Foto: Reprodução

As especulações de que o PR pode deixar a base do governador Rui Costa (PT) e migrar para o grupo político do prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM) ganharam forças na noite desta segunda-feira (26). A negociação entre a sigla republicana e o demista já perpassam para a aquisição de duas secretarias na atual gestão municipal, imediatamente. Conforme apurou o BNews, o deputado federal José Rocha (PR) se reuniu, neste domingo (25), com o prefeito ACM Neto. A proposta é que caso seja eleito governador, Neto conceda ao PR o mesmo espaço que o PSD tem atualmente na gestão de Rui, a exemplo do comando da Desenbahia, a secretaria de Infraestrutura, a de Desenvolvimento Urbano, entre outras.  Na formação da chapa majoritária, o PR pode escolher entre a vice ou uma das vagas ao Senado. Contudo, Neto não quis comentar sobre o assunto.  Sabe-se que se dependesse apenas dos parlamentares federais Jonga Bacelar e José Carlos Araújo a sigla já estaria no colo do prefeito. Mas quem tem “segurado as pontas” é o próprio José Rocha e o suplente de federal, Marcos Medrado (sem partido).  Outra movimentação que passa pelo PR é o destino dos deputados estaduais do MDB. Como publicou o BNews, David Rios, Leur Lomanto Júnior, Hildécio Meirelles e Pedro Tavares devem deixar o partido e abre-se a possibilidade de ingressarem, em grupo, no PR.

DO OUTRO LADO

A proposta do PR para se manter na base do governador é aumentar seu poder com secretarias mais “robustas”. Atualmente, a sigla está no comando da Secretaria de Turismo, com José Alves. A ideia é acrescentar o “Esporte” à pasta, tirando da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte – atualmente com o PCdoB.  Se o governador não aceitar mexer com um dos seus principais aliados, o PR pode pedir a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), sob o comando Jusmari Oliveira, do PSD – outro aliado de peso. Mas, setores do governo não estão dispostos a participar de leilão com a sigla. Para além, a articulação política de Rui já mapeou os prefeitos, vereadores e lideranças ligadas ao PR que permanecerão na campanha de Rui mesmo com a ida dos deputados para a base de Neto. Obviamente, isso só acontecerá – a manutenção na base do petista – se de fato Rui se mantiver como favorito.  Já o presidente nacional da sigla, o ex-deputado Valdemar Costa Neto pode intervir no processo, caso o ex-presidente Lula não seja candidato. É de conhecimento do mundo político que ele deve muito a Lula, com quem tem amizade e compromisso firmado em caso de candidatura à presidência. Na hipótese de Lula não ser o candidato, como se desenha, a probabilidade de haver liberação dos diretórios estaduais para que coliguem respeitando a lógica local é grande.

MARAÚ: RUI COSTA PODERÁ PARTICIPAR DA INAUGURAÇÃO DO MERCADO MUNICIPAL E DAS COMEMORAÇÕES DOS 80 ANOS DO MUNICÍPIO

Rui Costa (PT) E Gracinha Viana (PP) I Foto: Ascom/Maraú
Rui Costa (PT) E Gracinha Viana (PP) I Foto: Ascom/Maraú

Ainda não está confirmado, mas o governador da Bahia Rui Costa (PT), poderá participar da inauguração do Mercado Municipal na sede em Maraú, com as presenças já confirmadas dos deputados Eduardo Salles (PP) e Ronaldo Carletto (PP). A prefeita Gracinha Viana (PP), recebeu com alegria nesta segunda-feira (26/3), a notícia da possível participação de Rui Costa na inauguração do Mercado Municipal que acontecerá na próxima segunda-feira (02/3), às 9hs da manhã.

Mercado Municipal I Foto: Ascom/Maraú
Mercado Municipal I Foto: Ascom/Maraú

A prefeita aguarda agora uma confirmação do gabinete do governador sobre a vinda de Rui costa ao município. A prefeitura comunica ainda que por conta do feriado de Semana Santa, toda a programação do aniversário de Maraú foi transferida para o dia 02 de abril. Maraú completa no dia 30 de março, 80 anos de Emancipação Político-Administrativa. A programação do aniversario de Maraú será divulgada nesta terça-feira (27). (Ascom/Maraú)

ILHÉUS: MORADORES SE JUNTAM PRA CONSERTAR ESTRADA ABANDONADA PELA PREFEITURA

Foto: Reprodução/Ilhéus em Resumo

Se a prefeitura não faz, a comunidade se mobiliza pra dar conta do serviço. Foi assim nesse fim de semana, quando moradores do distrito de Inema, em Ilhéus, se juntaram pra dar um grau na estrada que liga a comunidade à vizinha Pimenteira. Segundo o blog Ilhéus em Resumo, com enxadas, pás e carrinhos de mão próprios, os moradores deixaram trechos da via trafegáveis, depois das intensas chuvas que caíram  sobre a região nos últimos dias. Se fosse esperar pelo poder público, certamente estariam ilhados, já que, de acordo com a comunidade, a prefeitura alega que se trata de uma rodovia estadual, sendo a responsabilidade pela manutenção do Governo do Estado.

MÃE TENTA MARCAR EXAMES PARA FILHA E DESCOBRE QUE NO CADASTRO DO SUS A MENINA ESTÁ MORTA

(Foto: Fabricia dos Santos Xavier/ Arquivo Pessoal)
(Foto: Fabrícia dos Santos Xavier/ Arquivo Pessoal)

Uma dona de casa de Teixeira de Freitas, no extremo sul da Bahia, foi até um posto de saúde da cidade, marcar exames para a filha de 9 anos, e descobriu que o cadastro no Sistema Único de Saúde (SUS) apontava que a criança estava morta. Fabrícia dos Santos Xavier disse que levou a filha, Emelly Xavier Lima, até o posto de saúde do bairro João Mendonça, na última quinta-feira (22), para marcar exames de sangue, fezes, urina e também para hormônios. “O atendente que trabalha no posto informou que a minha filha estava morta e não conseguiu marcar [os exames] até o momento. Não sei o que aconteceu, porque até então achava que estava normal”, reclama a mãe. No registro do cartão do SUS, a data de óbito coincide com a data de nascimento da criança: 3 de julho de 2008. Fabrícia tentou resolver o problema na Central de Regulação da cidade, mas conta que foi informada de que deveria ligar para o Ministério da Saúde. Ela disse que não consegue contato pelo número de telefone que indicaram. A mãe conta que chegou a conseguir atendimento médico para a filha no último dia 12, porque ela apresentava dor de estômago e também um desenvolvimento anormal da mama, o que motivou os exames solicitados.

(Foto: Fabricia dos Santos Xavier/ Arquivo Pessoal)
(Foto: Fabricia dos Santos Xavier/ Arquivo Pessoal)

No entanto, para fazer a consulta, não foi necessário usar os dados do cartão SUS e, por isso, então não constatou o problema antes. O G1 procurou o Ministério da Saúde que, em nota, afirmou que o erro foi cometido por um funcionário do Complexo Regulador de Saúde de Teixeira de Freitas, no ato do preenchimento dos dados do paciente. Ainda segundo o ministério, situações como essa podem ser corrigidas diretamente pelas unidades de saúde onde a informação inconsistente foi identificada (óbito indevido). “Nestes casos, qualquer operador vinculado ao estabelecimento de saúde (operador do CadSus) deve entrar em contato com a Central de Atendimento 136, opção 8, onde será orientado a encaminhar ofício digitalizado para que a situação seja regularizada. A nota ainda explica que o processo de reativação de cadastros por motivo de óbito indevido foi implementado objetivando a qualificação da base de dados dos usuários do SUS, sendo rigorosamente necessários todos os documentos descritos no referido procedimento para coibir ações fraudulentas.

FEIRA: HOMEM ACUSADO DE MAIS DE 20 ASSASSINATOS É MORTO EM MUNIZ FERREIRA

Feira: Homem acusado de mais de 20 assassinatos é morto em Muniz Ferreira
Foto: Divulgação

Um homem identificado como Reginaldo Pereira da Silva Júnior, acusado de praticar mais de 20 homicídios em Feira de Santana e São Gonçalo dos Campos, foi morto na noite deste domingo (25) em Muniz Ferreira. Reginaldo era conhecido como “Coentro” e estava foragido. De acordo com o delegado Gustavo Coutinho ao Acorda Cidade, Reginaldo era envolvido com facções criminosas e praticou diversos crimes nos anos de 2013 e 2014. “Ele dava muito trabalho à polícia e era um dos bandidos mais procurados. Muita gente queria matá-lo. Tanto da facção a qual ele pertencia, como da rival. Já estava jurado de morte”, comentou o delegado. “Coentro” foi morto com tiros e o delegado acredita que a autoria do crime pode estar relacionado a algum desafeto da vítima. “Ele atuava principalmente na região do Aviário em Feira de Santana e região de São Gonçalo dos Campos. Foi preso por porte de arma várias vezes e estava sendo procurado pela polícia por cometer vários homicídios. Ele era muito perigoso e estava em Muniz Ferreira. De vez em quando vinha à Feira para praticar homicídios. Comandava a parte operacional da facção e a prática de assassinatos”, completou Coutinho.

ITACARÉ: PREFEITO DISCUTE COM SERVIDORES SOBRE MELHORIAS PARA HOSPITAL DE TABOQUINHAS

Foto: Divulgação/PMI

O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, e a equipe da Secretaria Municipal de Saúde se reuniram com funcionários e diretores do Hospital de Taboquinhas para discutir a melhoria da estrutura e do atendimento para os pacientes. O objetivo desse encontro, segundo o prefeito, foi verificar as condições do hospital, discutir as pendências, os problemas nos mais diversos setores e buscar resolver essas situações para que os pacientes tenho um serviço de melhor qualidade e um atendimento cada vez melhor. Durante o encontro o prefeito ouviu as reivindicações dos funcionários dos mais diversos setores do Hospital de Taboquinhas e se comprometeu a analisar cada uma das situações. Também autorizou a realização dos serviços da rede de esgoto e do tratamento da água. Outra ação positiva do encontro foi a criação de uma comissão formada pelos funcionários da unidade para avaliar todos os problemas e buscar soluções junto com o governo municipal. A proposta é que o Hospital de Taboquinhas seja uma referência regional no atendimento. Antônio de Anízio destacou que reuniões como essas servem para ir ajustando cada vez mais os serviços, identificar os problemas e buscar de forma conjunta as soluções. “Estamos todos juntos trabalhando e contribuindo de forma coletiva para oferecer um serviço cada vez melhor aos cidadãos, e nada melhor que discutirmos juntos os problemas para que também de forma coletiva possamos resolver cada uma das pendências”, complementou o prefeito. Ele também visitou as instalações do hospital e verificou junto a direção da unidade e com a Secretaria Municipal de Saúde quais as medidas que devem ser adotadas de imediato para resolver os problemas emergenciais.

TURMA DO TRF-4 NEGA EMBARGOS DO EX-PRESIDENTE LULA E PENA É MANTIDA

Lula (PT) I Foto: Divulgação/PT
Lula (PT) I Foto: Divulgação/PT

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva teve os embargos declaratórios negados pela 8ª Turma do Tribunal Regional da 4ª Região (TRF-4), na tarde desta segunda-feira (26). Dessa forma, a pena de 12 anos e um mês poderá ser cumprida caso o Supremo Tribunal Federal (STF) denegue o habeas corpus impetrado pela defesa do ex-presidente no próximo dia 4 de abril. A decisão de negar os embargos foi tomada de maneira unânime pelos três desembargadores que integram a turma – a mesma que julgou o recurso contra a sentença do juiz Sérgio Moro no último mês de janeiro. O ex-presidente questionou itens da sentença do TRF-4, porém teve o pleito negado integralmente pelos desembargadores. Com a publicação do acórdão, Lula poderia ser preso, porém um salvo-conduto foi emitido pelo STF para que uma eventual prisão só fosse possível após o julgamento do mérito do habeas corpus, adiado para depois da pausa para a Semana Santa.