Ubaitaba Urgente

UBAITABA: PREFEITURA DISTRIBUI PEIXE NA ZONA RURAL DO MUNICÍPIO

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A prefeitura de Ubaitaba, através da secretaria do Social, continuou a distribuição de peixe na zona rural. Na última quarta-feira, 28, foi a vez de Melos, Caguinhos, Oricó, Piraúna, Cachoeira Bonita e  Mário Lima.

As famílias carentes dessas localidades sairam muito satisfeitas com a ação. Além do peixe, uma pequena cesta básica foi distribuinda junto para complementar o almoço da Páscoa. (Ascom/Ubaitaba)

TEMER FARÁ PRONUNCIAMENTO PARA CONTESTAR INVESTIGAÇÕES

Michel Temer (PMDB) I Foto: Reprodução
Michel Temer (PMDB) I Foto: Reprodução

O presidente Michel Temer avalia fazer uma declaração nesta terça-feira (3), durante a festa de filiação do ministro Henrique Meirelles (Fazenda) ao MDB, para se defender das investigações do Decreto dos Portos, que prenderam três amigos dele na última quinta-feira (29), de acordo com a Coluna do Estadão. Nesta Sexta-feira da Paixão, o emedebista se reuniu no Palácio do Jaburu com ministros e o advogado Antonio Claudio Mariz.

Eles decidiram divulgar uma nota contestando as investigações e avaliaram também a necessidade de um pronunciamento para se defender. Elem considera necessário um discurso que municie a base aliada a defendê-lo sobretudo no debate no âmbito da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), caso Raquel Dodge faça nova denúncia.

GERENTE DE POSTO É MORTO A TIROS APÓS DISCUSSÃO EM TEIXEIRA DE FREITAS

GERENTE DE POSTO É MORTO A TIROS APÓS DISCUSSÃO EM TEIXEIRA DE FREITAS
Ravan era gerente de um posto de gasolina I Foto: Facebook

Um homem de 25 anos foi morto a tiros quando transitava na Rua Mônaco, em Teixeira de Freitas, município do sul da Bahia, na noite da última  quarta-feira (28). A vítima era gerente de um posto de gasolina. De acordo com informações da polícia ao G1, momentos antes de ser assassinado, Rayan Gil Cardozo havia discutido com um homem, que não teve identidade revelada.

O suspeito então, teria ido em casa, pegado uma arma e disparado contra o jovem. A polícia não soube informar, no entanto, onde essa discussão teria acontecido. O caso está sob investigação do Departamento de Homicídios (DH) de Teixeira de Freitas, que já tem pistas sobre o suspeito de matar Rayan. Até a manhã desta quinta (29), ninguém tinha sido preso.

Rayan será velado e enterrado na cidade de Joíama, no estado de Minas Gerais, sua cidade natal. O corpo dele está no Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Teixeira de Freitas e deve ser liberado no final da manhã desta quinta.

AURELINO LEAL: VICE-PREFEITO ‘FASIQUEIRA’ TEVE WHATSAPP CLONADO

Faisqueira (PP) I Foto: Reprodução
Faisqueira (PP) I Foto: Reprodução

O vice-prefeito da cidade de Aurelino Leal, Ricardo Côrtes Cezar, o Faisqueira (PP), teve o aplicativo de WhatsApp clonado na última quarta-feira (28).

Segundo Faisqueira, algumas mensagens com solicitações de transferência de dinheiro foram enviadas para diversas pessoas e grupos através do seu número do WhatsApp. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)

SECRETÁRIO WALTER PINHEIRO TEM CNH SUSPENSA PELO DETRAN

Foto: Gilberto Júnior/BNews
Foto: Gilberto Júnior/BNews

O secretário estadual da Educação, o senador licenciado Walter Pinheiro (sem partido) teve a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) suspensa pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) da Bahia. O nome do auxiliar do governador Rui Costa aparece entre os dos 27 mil condutores que tiveram o direito de dirigir suspenso pelo departamento pelo período de 30 dias.

Além de Pinheiro, 12 deputados baianos também perderam a CNH temporariamente. A relação dos motoristas punidos foi publicada pelo Detran no último sábado (24) no Diário Oficial do Estado da Bahia. Os condutores infratores serão submetidos a curso de reciclagem, segundo o órgão de trânsito do estado. Os atingidos pela medida ainda podem entrar com recurso até o dia 31 de maio.

DETRAN SUSPENDE CNH DE 12 DEPUTADOS BAIANOS

Robert Britto está entre os deputados que tiveram CNH suspensa I Foto: Reprodução
Britto está entre os deputados que tiveram CNH suspensa I Foto: Reprodução

Doze deputados baianos estão com a CNH suspensa. Os nomes dos parlamentares constam lista divulgada pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran), que suspendeu o direito de dirigir de ao menos 27 mil pessoas. Do total, nove são deputados estaduais e três são federais.

Estão sem a permissão de dirigir os deputados estaduais: Angelo Coronel (PSD), Luiz Augusto (PP), Alan Sanches (DEM), Marcelino Galo (PT), Nelson Leal (PSL), Paulo Rangel (PT), Roberto Carlos (PDT), Reinaldo Braga (PSL) e a deputada estadual Maria del Carmen (PT).

Entre os deputados federais baianos, caíram no pente fino do Detran: José Nunes (PSD), Luciano Braga (PRB) e Roberto Britto (PP). O levantamento foi feito pela coluna Satélite, do jornal Correio.

Os condutores que tiveram o documento suspenso deverão passar por um curso de reciclagem para ter o direito de dirigir de volta.  Em novembro, o Detran também suspendeu a CNH de outros dois deputados. Carlos Ubaldino (PSD) e Adolfo Menezes (PSD) tiveram as permissões para dirigir suspensas.

CATU: GRUPO ARMADO ATACA AGÊNCIAS BANCÁRIAS, CASA LOTÉRICA E LOJAS

Foto: WhatsApp/Ubaitaba Urgente
Foto: WhatsApp/Ubaitaba Urgente

Um grupo fortemente armado atacou, na madrugada desta sexta-feira (30), quatro agências bancárias, uma lotérica e estabelecimentos comerciais do município de Catu. A ação foi iniciada por volta das 4h e durou cerca de 30 minutos. O delegado Henrique Moraes contou, em entrevista ao G1, que os criminosos usaram explosivos na tentativa de arrombar cofres das agências do Banco do Brasil, Bradesco e Caixa Econômica Federal.

A agência do Banco do Nordeste também foi atacada. Não há informações sobre valores roubados. O grupo também invadiu uma agência lotérica e, pelo menos, duas lojas de eletrodomésticos. Tiros foram disparados contra outros estabelecimentos. A suspeita da polícia é de que mais de 20 bandidos tenham participado da ação, a bordo de diversos carros. Três veículos foram abandonados e incendiados durante a fuga.

Para dificultar a perseguição policial, os criminosos espalharam miguelitos na estrada. Na manhã desta sexta, equipes da Companhia Antibombas do Batalhão de Operações Especiais (Bope) estiveram nas unidades bancárias para retirada dos explosivos.

AVÓ E NETA MORREM APÓS COLISÃO ENTRE CARRO E CAMINHÃO EM CONCEIÇÃO DO JACUÍPE

Foto: WhatsApp Ubaitaba Urgente
Foto: WhatsApp Ubaitaba Urgente

Uma avó e uma neta faleceram nesta sexta-feira (30) em um acidente de trânsito na BR-101, trecho de Conceição do Jacuípe, região de Feira de Santana, na Bahia. Segundo o G1, o carro em que elas estavam bateu em um caminhão e o acidente, o motorista do caminhão fugiu. O condutor do carro em que as duas estavam, pai da criança, contou que perdeu o controle da direção e bateu na lateral do caminhão, que andava no sentido contrário da via.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou que durante a colisão a criança, que tinha cerca de 5 anos, e a avó, de 50, foram arremessadas do veículo e morreram. Há suspeita de que as duas vítimas não usavam cinto de segurança, pois o corpo da criança foi encontrado a 500 metros do acidente. A mãe da criança e filha da senhora que também morreu no acidente, ficou ferida e foi encaminhada ao para o Hospital Clériston Andrade, em Feira de Santana. Não há informações sobre o estado de saúde dela. O motorista do carro não ficou ferido.

UBAITABA: PREFEITURA PAGA SALÁRIO DE MARÇO DO FUNCIONALISMO

Foto: Divulgação/PMU
Foto: Divulgação/PMU

A Prefeitura de Ubaitaba está pagando desde a quarta-feira o salário referente ao mês de março do funcionalismo público municipal. O primeiro lote enviado ao banco é relativo aos profissionais da Educação. Nesta quinta-feira será creditado mais um lote relativo aos demais servidores. 

Mesmo com as dificuldades financeiras porque passa a Prefeitura, a exemplo de outros municípios brasileiros, o pagamento em dia dos salários tem sido uma marca da administração da prefeita de Ubaitaba, Suka Carneiro. 

AURELINO LEAL: PREFEITURA DISTRIBUIU PEIXES DA SEMANA SANTA E INICIA PAGAMENTOS DOS SERVIDORES

Foto: Divulgação

A população mais carente de Aurelino Leal foi beneficiada nesta quarta-feira (28), com a distribuição do peixe realizada pela Prefeitura de Aurelino Leal, através da Secretaria Municipal de Assistência Social.  Ao todo, foram disponibilizadas mais de três tonelada de peixes nesta ação alusiva a Semana Santa, para que as famílias mais carentes da cidade que moram nas regiões de maior vulnerabilidade social possam ter durante este período, um dos principais alimentos característicos deste momento religioso.

Para a população ter acesso à distribuição dos peixes, os funcionários da Secretaria Municipal de Assistência Social se organizaram em equipes e estiveram na terça-feira (27) nos distritos de Laje do Banco e Poço Central onde foram distribuídas várias fichas para a distribuição de peixes que foi realizada nas dependências da sede dos CRAS nos dois distritos. “Acho esta atitude da Prefeitura muito importante, porque nem sempre temos dinheiro neste período, o que dificulta a compra do peixe.

Eu mesma estou muito feliz e minhas vizinhas também, e isso só vem a contribuir com o nosso almoço na Sexta-Feira Santa. Agradeço Muito a Prefeita Liu por este trabalho”, destacou Dona Magnólia. Já na sede do município de Aurelino Leal a distribuição de peixes foi realizada na manhã desta quarta-feira (28), no banco de alimentação do (PAA), onde centenas de famílias  inscritas no programa Bolsa Família e no PAA puderam levar para suas casas o peixe e produtos do PAA, que foram também entregues a população carente do município.

UBAITABA: JOVEM DO LOTEAMENTO RIO DE CONTAS É MORTO A TIROS EM VALENÇA

Alex Santos morreu no local I Foto: Leitor/Ubaitaba Urgente

Um jovem ubaitabense foi morto a tiros na última segunda-feira (26), na cidade de Valença. A vítima foi identificada como sendo Alex Santos de Almeida, 18 anos, que morava no Loteamento Rio de Contas, em Ubaitaba. Segundo informações de familiares, Alex estava na cidade a trabalho.

Segundo a polícia, o crime aconteceu na praia de Guaibim que fica a cerca de 15 km do centro de Valença. Na ação outras pessoas foram baleadas. O motivo do crime é ignorado pela polícia, que também não identificou ou prendeu ninguém até o momento. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)

ITACARÉ: PREFEITURA E CONAB DISTRIBUEM ALIMENTOS PARA FAMÍLIAS CARENTES DE TABOQUINHAS

Prefeitura e Conab distribuem alimentos para famílias carentes de Taboquinhas
Foto: Divulgação/PMI

De acordo com a secretária de Desenvolvimento Social da Prefeitura de Itacaré, Patrícia Leal, no mês de abril o trabalho vai continuar com a distribuição gratuita dos alimentos e a meta é de beneficiar na próxima etapa cerca de 150 famílias de Taboquinhas e região. Na sede também serão distribuídos alimentos para as famílias carentes. Os alimentos foram comprados pelo PAA nos Programas de Assentamentos do município através da modalidade Compra com Doação Simultânea (CDS) e estão sendo entregues às famílias necessitadas.

Na lista de alimentos estão banana de diferentes espécies, aipim, melancia, abacate, goiaba, limão e diversos outros produtos cultivados pelos agricultores familiares. O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, considera importante a manutenção e a ampliação do PAA, pois todos saem ganhando com o programa. Os agricultores familiares ganham com certeza da comercialização dos seus produtos com preços justos, garantindo mais renda no campo, e as famílias carentes são beneficiadas porque recebem gratuitamente alimentos de boa qualidade.

Para isso a Prefeitura de Itacaré vem incentivando os agricultores familiares para que produzam cada vez mais e se organizem através de associações e cooperativas para que possam fazer parte desses programas. Criado em 2003, no então governo Lula, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) é uma ação do Governo Federal para colaborar com o enfrentamento da fome e da pobreza no Brasil e, ao mesmo tempo, fortalecer a agricultura familiar. Para isso, o programa utiliza mecanismos de comercialização que favorecem a aquisição direta de produtos de agricultores familiares ou de suas organizações, estimulando os processos de agregação de valor à produção.

MICRO-ÔNIBUS CHEGA A UBAITABA PARA LEVAR PACIENTES À POLICLÍNICA DE JEQUIÉ

Micro-ônibus chega a Ubaitaba para levar pacientes à Policlínica de Jequié
Secretario de Saúde, Zé Carlos e a prefeita Suka I Foto: Divulgação

Chegou a Ubaitaba no final da tarde da última terça-feira, 27, o moderno micro-ônibus que será usado pela Prefeitura com a finalidade de transportar pacientes e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS)a Policlínica de Jequié.Será usado exclusivamente pela Secretaria Municipal de Saúdepara levarpessoas àquela cidade onde realizarão exames, atendimentos e outros serviços médico-ambulatoriais. Dotado ar condicionado, TV, wi-fi e poltronas confortáveis para até 22 pessoase elevador para cadeirantes e idosos, o veículo desfilou em carreata pelas ruas centrais da cidade sendo recebido com alegria pela população.  A vinda do micro-ônibus é uma conquista da prefeita Suka Carneiro que associou Ubaitaba ao Consórcio Interfederativo de Saúde da Região de Jequié.

Micro-ônibus chega a Ubaitaba para levar pacientes à Policlínica de Jequié
Chegada do Micro-ônibus em Ubaitaba I Foto: Divulgação

Os pacientes que tiverem necessidade de exames de média e alta complexidade e especialidades médicas devem se dirigir ao Centro de Regulação de Ubaitaba, ao lado da Secretaria da Saúde, para que o atendimento na Policlínica, munidos de requisição de médica. Na data marcada, os pacientes serão transportados a Jequié e de lá retornarão no veículodepois de atendidos. Ao participar de reunião com representantes dos demais municípios consorciados, a prefeita Suka Carneiro, destacou o fato de a Policlínica oferecer aos pacientes 24 especialidades médicas, o que vai ampliar a atenção aos cidadãos de Ubaitaba e de outros municípios da Região de Jequié. “Esse micro-ônibus era o que faltava para facilitar a vida da nossa gente”, concluiu.

PRF-BA INICIA NESTA QUINTA-FEIRA A OPERAÇÃO SEMANA SANTA

Operação da PRF começa na madrugada desta quinta-feira|| Foto Divulgação
Operação da PRF começa na madrugada desta quinta-feira|| Foto Divulgação

A Polícia Rodoviária Federal na Bahia inicia, na madrugada desta quinta-feira (29), a Operação Semana Santa, que  se estenderá até às 23h59 de domingo (1º). Para as ações que visam a prevenção de acidentes e o combate a criminalidade, PRF terá reforço no policiamento com Grupos de Operações Especiais, Motopoliciamento e Helicóptero. Além da embriaguez ao volante, a prioridade é coibir o excesso de velocidade, as ultrapassagens proibidas e o não uso do capacete pelos motociclistas. Outro prioridade sãos as fiscalizações que envolvem uso de cinto de segurança e falta do uso das cadeirinhas para crianças.

RESTRIÇÃO DE TRÁFEGO

De acordo com o Pimenta Blog, a PRF estima um aumento de cerca de 40% no fluxo de veículos nos dias de maior movimentação, saída (quinta e sexta) e retorno (domingo), especialmente nas vias que dão acesso aos destinos turísticos. Para aumentar a fluidez no trânsito nas rodovias de pista simples, que corresponde à maior parte da malha viária na Bahia, o tráfego de caminhões bi-trens, veículos com dimensões excedentes e caminhões cegonhas sofrerá restrição durante o feriado. Nos dias e horários de maior movimento esses veículos não poderão transitar, independentemente de estarem carregados e ainda que possuam Autorização Especial de Trânsito (AET). O motorista que descumprir a determinação será multado pela PRF. Trata-se de uma infração média, gerando multa de R$ 130,16 e quatro pontos na Carteira de Habilitação. Além disso, o condutor será obrigado a permanecer com o veículo estacionado até o final do período de restrição.

“ESSE POVO DO PT TEM MANIA DE QUERER SER O DONO DO MUNDO”, DETONA PRESIDENTE DO PR

“Esse povo do PT tem mania de querer ser o dono do mundo”, detona presidente do PR

Sem papas na língua, o presidente do PR na Bahia, deputado federal José Carlos Araújo detonou o presidente do PT, Everaldo Anunciação e os filiados do partido. Araújo, que está na disputa para ficar ou desembarcar no ninho opositor, rechaçou a declaração de Everaldo, ao criticar a legenda por estar “flertando” com o prefeito ACM Neto. “Ele [Everaldo] não tem autoridade para cobrar qualquer posição minha. Everaldo fala muita bobagem. Ele não manda no governo. Ele pode até mandar no PT. Esse povo do PT tem mania de querer ser o dono do mundo. Eu tenho que dar satisfação a Rui, a Jaques Wagner”, bradou Araújo durante entrevista ao programa Se Liga Bocão, na noite desta quarta-feira (28). Para Anunciação, se a sigla não estiver confortável onde está, é natural seguir para outras alianças. “É muito importante manter a base que elegeu, reelegeu Wagner e elegeu Rui. Uma aliança só é positiva se os parceiros se sentirem confortáveis nela pelo projeto e sua participação. O que acho ruim e não faz parte da política moderna e nem antiga é você ficar de braço dado com um paquerando com outro. Você tem que ter um lado, tem que escolher”, disse.

DETRAN SUSPENDE CNH DE 27 MIL MOTORISTAS BAIANOS

Detran suspende CNH de 27 mil motoristas baianos
Foto: Divulgação

O Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) suspendeu a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de cerca de 27 mil condutores. Quem teve o documento suspenso será notificado pelos Correios. A medida cabe recurso à Junta Administrativa de Infrações (Jari), em um prazo de até 30 dias. Do contrário, será obrigado a entregar a habilitação ao Detran, com o risco de uma punição ainda maior. Para se regularizar novamente, o motorista deve cumprir a pena, fazer curso de reciclagem uma autoescola, e ser aprovado nos testes.

MP DEFLAGRA OPERAÇÃO PARA COMBATER FRAUDES EM LICITAÇÕES NA CIDADE DE JAGUARARI

MP deflagra operação para combater fraudes em licitações na cidade de Jaguarari
Foto: Divulgação

O Ministério Público deflagrou uma operação nesta quarta-feira (28) de combate a fraudes em licitações em Jaguarari. O órgão cumpriu mandados de busca e apreensão na prefeitura da cidade e também nos municípios de Senhor do Bonfim e Irecê. Batizada de “Fallitur Visio”, a operação aponta que fraudes foram cometidas em processos licitatórios e contratações da prefeitura de Jaguarari, a exemplo de contratos firmados para execução de serviços de locação de veículos, de hospedagem e alimentação de pacientes que fazem tratamento fora do domicílio. A ação desencadeada pela Promotoria de Justiça de Jaguarari apreendeu computadores, documentos, telefones celulares e um cofre. A operação teve o apoio da Promotoria de Justiça Regional de Senhor do Bonfim e da Promotoria de Justiça de Irecê, e parceria das Polícias Civil, Militar e Rodoviária Federal.

UBAITABA: POLÍCIA CIVIL CUMPRE MANDADO DE PRISÃO POR ESTUPRO DE VULNERÁVEL

Foto: Ubaitaba Urgente

Na manhã desta quarta-feira (28/3), por volta das 11h 30min, numa operação da Polícia Civil, coordenada pelo delegado titular de Ubaitaba, Dr. Adelino Loyola, na localidade conhecida como Campo do Bariri, no bairro da Ruinha, foi preso Samuel Eufrásio dos Santos, conhecido como “Zaqueu”, 33 anos.  Zaqueu constava com Mandado de Prisão em seu desfavor pelo crime de estupro de vulnerável. Loyola nas investigações representou pela prisão de “Zaqueu” por abusar sexualmente da sua enteada de 13 anos. O elemento foi apresentado na delegacia de Ubaitaba. (Redação: Ubaitaba Urgente)

ITABUNA: PREFEITURA GASTOU QUASE R$ 4 MILHÕES COM COMBUSTÍVEIS EM 2017

Prefeitura de Itabuna gastou quase R$ 4 milhões com combustíveis em 2017
Foto: Reprodução

De janeiro a dezembro de 2017, a prefeitura de Itabuna gastou R$ 3,8 milhões apenas com o consumo de combustíveis (diesel, gasolina e álcool). A informação é do blog iPolítica, a partir de levantamento do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA).  A despesa, considerada elevada, foi questionada na Câmara de Vereadores durante a sessão nesta terça-feira (27), pelos vereadores Manoel Júnior (PV) e Chico Reis (PSDB). “Não entendo o porquê desta exorbitância de combustível gasto, já que o prefeito alega que a prefeitura não tem dinheiro e os veículos não estão indo pra rua nem pra trocar lâmpada porque não tem combustível”, argumentou Júnior, ao sugerir investigação sobre o caso.

MARAÚ: PREFEITURA ANTECIPA SALÁRIO DE MARÇO E TRABALHADOR VAI PASSAR SEMANA SANTA COM DINHEIRO NO BOLSO

Foto: Gracinha Viana (PP) I Divulgação/PMM
Foto: Gracinha Viana (PP) I Divulgação/PMM

A Prefeitura de Maraú encaminhou para o banco nesta quarta-feira (28/3), o pagamento dos salários de todos os servidores, efetivos e contratados, referentes ao mês de março de 2018. “Estamos na verdade antecipando o pagamento dos salários de todos os servidores do município para que o trabalhador possa passar o feriado de Semana Santa com seu dinheiro no bolso”, disse Gracinha Viana. Com o pagamento antecipado por parte da Prefeitura Municipal, os servidores vão poder comprar todo o material para a ceia da Semana Santa ou de Páscoa, e conseqüentemente movimentar o comércio marauense. (Ascom Maraú)