Albino Guilherme do Amaral I Foto: Ubaitaba Urgente
Uma confusão na tarde deste domingo (25/3), por pouco não terminou em tragédia no bairro Armandão em Ubaitaba. Segundo testemunhas, uma jovem identificada como ‘Pérola’, 24 anos, tentou tocar fogo no marido, o idoso Albino Guilherme do Amaral, 75 anos. Pérola chegou a jogar álcool no corpo do idoso e no interior da residência. O fato só não foi consumado por que vizinhos da vítima entraram pelo meio e evitaram a tragédia. Segundo vizinhos, a jovem tem problemas mentais. Albino foi atendido no hospital da cidade e liberado em seguida. Pérola também ficou ferida e foi atendida no hospital. A família do idoso pretende registrar uma queixa nesta segunda-feira (26), na delegacia da cidade. “Essa não é a primeira vez que Pérola tenta matar seu Albino, isso acontece com frequência. Só que ele [Albino] é muito apaixonado por ela e não toma uma providência”, disse uma vizinha que preferiu não se identificar. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)
Deu entrada na emergência do hospital São Vicente de Paulo na madrugada deste sábado (24/3), por volta das 3:30h da madrugada, Lucivania Alves de Oliveira (Fofa), residente no Bairro Novo Olímpia. Segundo informações do livro de ocorrências do hospital, Lucivania estava na Praça da Feira de Ubaitaba, quando se envolveu em uma confusão e foi esfaqueada no abdômen e braço esquerdo. A mulher foi atendida e encaminhada para o Base em Itabuna. A polícia Militar foi informada, esteve no local, mais até o momento não localizou o autor da tentativa de homicídio. Lucivania Alves de Oliveira (Fofa), já obteve alta médica do Hospital de Base e encontra-se na casa de familiares na cidade de Itabuna. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)
Observados à distância por policiais militares, cerca de 30 manifestantes arremessaram, neste domingo (25), ovos e pedras contra os três ônibus que integram a caravana do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na chegada à cidade de São Miguel do Oeste, em Santa Catarina. A janela do motorista do ônibus ocupado por Lula foi quebrada, obrigando que a caravana estacionasse no acostamento metros à frente. Carros particulares também foram atingidos pelos manifestantes, que o esperavam no trevo de acesso ao município. Como minutos antes a PM tinha proibido a permanência de um ônibus do MST no trevo onde Lula era aguardado por opositores, a comitiva estava sem a escolta dos sem terra. Irritado, o coordenador da caravana, Márcio Macedo, foi até os agentes policiais encarregados da segurança da comitiva para cobrar responsabilidade. O líder do PT na Câmara, Paulo Pimenta (RS), procurou as autoridades responsáveis pela integridade física do ex-presidente para exigir providências. Na semana passada, Pimenta conversou pessoalmente com o ministro da Defesa, Raul Jungmann. Os coordenadores da caravana também procuraram o Ministério da Justiça e os governos dos três estados do Sul. Mas a tensão só se agravou desde então. “O que aconteceu aqui foi um atentado. Poderia ter acontecido uma tragédia”, disse Pimenta. “Esse não é um ato político. É um ato criminoso”, criticou. À noite, em ato em São Miguel, ovos foram lançados sobre o palanque onde discursava o ex-presidente, gerando confusão entre o público presente. Coberto por guarda-chuvas para deixar o local, Lula se disse triste e chamou os agressores de canalhas. Na véspera, o hotel onde Lula estava hospedado em Chapecó foi cercado por aproximadamente cem pessoas, que tentavam bloquear seu acesso ao palco instalado numa praça a 200 metros dali. O ex-presidente deixou o hotel pelos fundos. Coordenador da caravana, o ex-deputado Paulo Frateschi levou uma pedrada na orelha esquerda na tentativa de proteger o ex-presidente. Já na praça, manifestantes lançaram ovos e pedras contra seguranças e apoiadores de Lula. Um professor de educação física foi atingido na cabeça. Repetindo tática adotada ao longo de toda a caravana, manifestantes soltaram fogos no momento em que Lula iniciava seu discurso. Lula ironizou afirmando nunca ter sido recepcionado com tantos fogos. No discurso, ele lamentou que os manifestantes não tenham doado esses ovos a quem passa fome. Ao perceber que Lula não conseguiria entrar no carro para voltar ao hotel, Macedo fez um apelo ao microfone para que os militantes o escoltassem até lá. Nas cidades por onde Lula passou, os manifestantes repetem padrões. Sempre um pequeno grupo é escalado para esperar passagem do ex-presidente, informando os que estão poucos metros adiante. Eles são orientados, por exemplo, a se dispersar no momento de aproximação de policiais para desbaratá-los e escondem pneus no mato para queimá-los impedindo a passagem do ex-presidente.
O bebê de dois meses agredido pelo pai na noite de quinta-feira (22), no bairro de Águas Claras, em Salvador, teve morte cerebral na sexta-feira (23). A informação foi confirmada ao G1 pela Polícia Militar neste sábado (24). A vítima foi socorrida pelo agressor, Edvaldo Rodrigues de Brito, 24 anos, para o Hospital Eládio Lasserre ainda na quinta. De acordo com a assessoria da unidade, a criança foi transferida para o Hospital Geral do Estado (HGE) no final da tarde de sexta. O G1 entrou em contato com a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), mas foi informado que a secretaria não fornece o estado de saúde e informações de pacientes internados na rede de assistência estadual. Edvaldo foi preso em flagrante por tentativa de homicídio, ao dar entrada com o bebê no Hospital Eládio Lasserre, em Cajazeiras. Lá, ele apresentou versões contraditórias para o estado de saúde da criança, e acabou detido. O homem foi levado para a Central de Flagrantes, onde confessou o crime. Ele disse à polícia ter cometido a agressão por se incomodar com o choro da criança e ainda alegou que tentou matá-lo por estar desempregado. Edvaldo permanece detido e aguarda audiência de custódia, que vai definir se ele será encaminhado para o presídio ou se vai responder à acusação em liberdade.
Um veículo Fiat Uno de cor branco de placa não anotada derrubou na noite deste sábado (24/3), uma placa de sinalização no trevo do Terminal Rodoviário de Ubaitaba. Segundo informações de uma testemunha, o motorista do Fiat Uno aparentava está embriagado. Ele perdeu o controle do carro subiu no canteiro e colidiu com a placa de sinalização que indicava a localização da delegacia, hospital, prefeitura, estádio e centro da cidade. Após a colisão ele fugiu entrando na Rua da Câmara Municipal de Vereadores. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)
O pequeno Kayllan Dias, de um ano e seis meses, que estava internado no Hospital Teresa de Lisieux há um mês, morreu na noite de sexta-feira (23). A informação foi confirmada ao G1 pela assessoria da unidade médica, em nota, na manhã deste sábado (24). O corpo do menino foi levado para o Instituto Médico Legal (IML), onde a família aguarda a liberação. O G1 tentou contato com os familiares da criança, para obter informações sobre o sepultamento, mas não conseguiu falar. Kayllan deu entrada no hospital após sofrer um corte na mão em casa, pouco depois das 20h do dia 23 de fevereiro. Na unidade, ele sofreu quatro paradas cardíacas e entrou e coma, após tomar anestesia. Conforme a família, ele se cortou, perto do punho, ao brincar com um vidro de perfume. “Ele chegou [no hospital] brincando. Tem filmagens dele ‘batendo parabéns’, me chamando de mãe e soltando beijos”, relatou a mãe da criança. Na época, a família da criança disse que houve demora no atendimento e acusou o hospital de negligência. Além disso, os pais de Kayllan acreditam que ele entrou em coma depois de uma dosagem errada de anestesia. O médico que aplicou a substância chegou a ser afastado e o Hospital Teresa de Lisieux informou que abriu uma sindicância para apurar as denúncias da família do garoto.
José Wallas Souza Ferreira, 25, foi executado com pelo menos 16 tiros na cabeça. O crime ocorreu na noite da última sexta-feira (23/3), nas imediações do Loteamento Sol Nascente, em Jequié. Os motivos e autoria do crime estão sendo investigados pela polícia. Wallas morava no bairro Brasil Novo e trabalhava como mototaxista. Segundo informações, a vítima foi solicitada para uma corrida até o bairro Sol Nascente onde foi executada.
Dois carros colidiram em uma curva nas imediações da entrada da Região dos Bois, distante de Ipiaú cerca de 6 km. O acidente foi registrado por volta das 12h30 desse sábado (24). Segundo o site Giro em Ipiaú, o automóvel modelo Ethios, de cor preta, placa de Itabuna, seguia sentido Jequié, quando colidiu em um Fiat Ideia, placa de Itabuna, que trafegava no sentido Ipiaú. O acidente ocorreu após um dos condutores perder o controle da direção do veículo na curva. Os carros eram ocupados apenas pelos motoristas. Ninguém ficou ferido. Esse trecho da BR-330 (entre Ipiaú e Palmerinha) tem sido o que mais vem registrando acidentes nos últimos meses, quase a totalidade deles ocorre quando a pista está molhada. Populares acreditam que o local possui resquícios de óleo diesel, o que seria a principal causa dos acidentes.
Adolescente estava desaparecido há 45 dias (Foto: Reprodução/TV Sudoeste)
Um adolescente de 14 anos, que estava desaparecido há 45 dias, foi encontrado morto dentro de uma cisterna, na noite da última quinta-feira, na cidade de Vitória da Conquista, sudoeste da Bahia. Segundo informações da família, o corpo de Michael Pereira Gomes Santos foi localizado no distrito industrial dos Imborés. Uma pessoa que passava pero da cisterna estranhou a quantidade de moscas no local e, ao se aproximar, avistou o corpo, que estava em avançado estado de decomposição. A polícia foi avisada e o Corpo de Bombeiros conseguiu retirar o corpo da cisterna por volta das 9h desta sexta-feira (23). Ainda não há pistas do que aconteceu com o adolescente. Michael foi reconhecido por causa das roupas, entretanto o corpo passará por um exame de DNA, para confirmação oficial. O adolescente desapareceu na tarde só dia 10 de fevereiro (sábado), quando saiu de casa de bicicleta, no bairro Lagoa das Flores. A família prestou queixa do desaparecimento, procurou Michael em hospitais, mas até a última quinta, não tinha pistas do menino. Não há informações sobre o sepultamento do adolescente. Com informações do G1
Dez crianças e três adultos ficaram feridos depois que o ônibus escolar em que estavam tombou em uma ribanceira, na manhã desta sexta-feira (23), no povoado de Vila Nova da Conceição, zona rural de São Desidério, oeste da Bahia. Ao todo, 35 estudantes estavam no veículo. O motorista do ônibus contou à Polícia Militar que faltou freio no ônibus e, com isso ele perdeu o controle da direção do veículo, que acabou voltando de ré e capotando na ribanceira. Os feridos foram encaminhados para o Hospital e Maternidade Nossa Senhora Aparecida, no Centro de São Desidério. A merendeira da escola precisa de mais cuidados, pois quebrou a clavicúla durante o acidente. De acordo com a secretária de Educação de São Desidério, Iléia Almeida, o ônibus passou por uma manutenção há 15 dias. Ainda segundo a secretária, a inspeção do veículo é feita diariamente. Com informações do G1
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassou hoje o mandato do governador de Tocantins, Marcelo Miranda (PMDB), e da vice-governadora, Cláudia Lelis (PV). Por 5 votos a 2, os ministros da Corte consideraram a existência de caixa 2 na campanha de 2014, com utilização de recursos não declarados à Justiça Eleitoral. A decisão tem efeito imediato e o governador deverá deixar o cargo para realização de novas eleições. O vencedor deverá ocupar o posto até o final deste ano. O presidente da Assembleia Legislativa de Tocantins, Mauro Carlesse (PHS), assume a cadeira até o novo pleito, que deverá ocorrer entre 20 e 40 dias. Na sessão de hoje, os ministros analisaram recurso do Ministério Público contra decisão de 2015 do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que havia absolvido, por 4 votos a 2, o governador e a vice. O principal fato apontado pela acusação foi a apreensão de R$ 500 mil em setembro de 2014, durante a campanha, dentro de um avião com milhares de panfletos políticos de Marcelo Miranda em uma pista de pouso de Piracanjuba (GO), a 87 km de Goiânia.
A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta sexta-feira (23), a 50ª fase da operação Lava Jato batizada de “Sothis II”. Segundo o portal G1, os agentes da PF cumprem mandados de busca e apreensão em Salvador, na Bahia, e em Campinas e em Paulínia, no interior de São Paulo. A PF apura o pagamento de propina a agentes públicos e atos de lavagem subsequentes em contratos da Transpetro. A Transpetro é uma subsidiária da Petrobras.
Uma mãe de Vitória da Conquista está há mais de um mês sem conseguir enterrar o filho de 19 anos, morto a tiros, por não ter condições de comprar um caixão. Edna Evangelista, a mãe do garoto, já conseguiu a liberação para o sepultamento do filho em um cemitério local, mas depende do auxílio funeral concedido pela prefeitura para famílias de baixa renda para realizar o enterro. O problema é que a gestão de Vitória da Conquista excluiu o caixão do benefício funeral. “Pago aluguel, água, luz. Ajudo meu marido nas despesas, porque não temos um salário mínimo para sobreviver. E é um momento muito difícil, porque um caixão está em torno de R$ 1,2 mil, R$ 1,3 mil, e eu não tenho esse salário todo, para pagar esse caixão”, disse a diarista. A assistente social que acompanha o caso ligou para a funerária que tem convênio com a prefeitura, mas foi informada que a administração não estava mais liberando o caixão. “Suspenderam essa verba”, contou Edna. Em contato com a reportagem, a prefeitura de Vitória da Conquista ainda não se pronunciou para esclarecer sobre a suspensão do auxílio funeral.
O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu adiar para o dia 4 de abril o julgamento do mérito do habeas corpus preventivo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que pode adiar o cumprimento da pena de 12 anos e 1 mês definida pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região. Com a decisão do STF, mesmo que haja a finalização do julgamento dos embargos no TRF-4 na próxima segunda-feira (26), Lula não poderá ser preso até que a Suprema Corte decida se o habeas corpus será válido ou não. O julgamento contraria o relator do ministro Edson Fachin, que defende o cumprimento da prisão a partir de condenação em segunda instância. O placar definitivo ainda não ficou definido, porém, com a votação desta quinta-feira (22), o ex-presidente Lula ficará em liberdade até que o STF decida se a condenação do TRF-4 deve ser cumprida imediatamente.
O produtor musical Carlos Eduardo Miranda, popularmente conhecido como Miranda, que foi jurado do programa “Ídolos”, no SBT, morreu por volta das 20h desta quinta-feira (22). A informação foi confirmada por amigos próximos de Miranda, ao portal UOL. O produtor teria sentido uma forte dor de cabeça. Em seguida foi para o quarto e sentou-se na cama, onde veio a falecer. Miranda morre aos 56 anos e deixa mulher, a cantora e preparadora vocal Isabel Hammes, e a filha Agnes, de 2 anos. Natural de Porto Alegre (RS), Miranda começou a se destacar como produtor musical nos anos 1980. Foi ele quem fundou a Banguela Records, importante bancada para o rock da década de 90. Como empresário e produtor, lançou também Skank, Raimundos, O Rappa e Cansei de Ser Sexy.
O Curso de Enfermagem da UNIME em Itabuna, representado pelo Estágio Supervisionado I (ESI) está coletando donativos (roupas, sapatos e brinquedos), para distribuição direcionada a moradores da Bananeira, no Bairro Lomanto em Itabuna, através de vivências obtidas no ESI. Segundo os alunos, os moradores da Bananeira vivem em estágio de vulnerabilidade social. Os donativos poderão ser entregues na Sala de Atendimento ao Aluno (SAA), no Campus I, ou entregar pessoalmente as alunas: Aryeska Souza, Brenda Silva, Camila Prates, Fernanda Bransford e Vania Gomes do Estágio Supervisionado I sob a supervisão da Enfermeira Larayne Gallo Farias Oliveira. As doações deverão ser entregues no período de 20 a 31 de março, por qualquer pessoa voluntária, incluindo os alunos recém chegados à IES através do trote solidário. A distribuição será realizada no dia 1º de junho na comunidade da Bananeira. Contamos com sua ajuda! “AQUI É ENFERMAGEM POR AMOR – ENFERMAGEM SEM FRONTEIRAS”. Maiores informações ligue: (73) 99103-5689
Moradores da Rua Altino Ramos no distrito de Laje do Banco em Aurelino Leal estão vivendo na expectativa de mudanças. É que a Prefeitura de Aurelino Leal, através do convênio firmado entre o município e CONDER- Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia está pavimentando aproximadamente 300 metros da rua. A obra que foi retomada no mês passado está quase pronta. Muito em breve o calçamento será entregue à população e irá facilitar a locomoção de pedestres e veículos. O trabalho continua para melhorar a vida do povo de Aurelino Leal a obra irá beneficiar centenas de pessoas que trafegam pela via e dezenas de famílias que residem nas imediações.
A prefeita de Maraú, Gracinha Viana (PP), será entrevistada nesta sexta-feira (23), pelo apresentador Amarelinho, no programa Enfoque Geral na FM Ubatã (91,9). O programa começa as 12hs. Na pauta da entrevista, Gracinha irá fazer um balanço completo dos seus trabalhos no comando do município, neste segundo mandato. Gracinha irá aproveitar o momento para convidar a população marauense para a reinauguração do Mercado Municipal da sede que foi completamente reformado, ampliado e modernizado. O evento de inauguração acontece o dia 02 de Abril, as 09hs da manhã, com a presença já confirmada do deputado estadual Eduardo Salles (PP). O Mercado Municipal de Maraú foi encontrado pelo governo da prefeita Gracinha Viana completamente abandonado e sucateado. (Redação: Ascom/Maraú)
O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, assinou na última segunda-feira (1/3), a ordem de serviço para o início das obras de pavimentação e urbanização das ruas do bairro da Portelinha, no distrito de Taboquinhas. A obra era uma antiga reivindicação dos moradores e que agora vai se tornar realidade. Os serviços serão iniciados já nos próximos dias e no local, além da pavimentação, também será feira uma praça e um mirante, deixando o bairro ainda mais bonito e garantindo uma melhor qualidade de vida para os moradores. Na manhã desta segunda-feira o prefeito visitou o local, acompanhado do secretário de Infraestrutura, Ademar Sá, do administrador do distrito, André Santos, dos vereadores Val do Cacau e Seu Luís, além dos representantes da empresa que irá executar as obras. Na oportunidade o prefeito conversou com a comunidade, que se disse agradecida pela realização desse sonho. As ruas, que antes era de difícil acesso e em alguns trechos intransitáveis, agora vão ficar completamente pavimentadas, terão espaço de lazer e um mirante que vai valorizar uma das vistas mais bonitas de Taboquinhas. Outro ponto positivo com a realização das obras é que os serviços vão gerar mais empregos em Taboquinhas, já que a solicitação do prefeito Antônio de Anízio foi que a empresa responsável pela pavimentação utilizasse mão de obra local, valorizando os profissionais e dando oportunidades para os trabalhadores do distrito. E além das obras da Portelinha, Antônio de Anízio também anunciou a realização da pavimentação e urbanização de outras ruas de Taboquinhas, a exemplo da Rua João Coutinho, antiga rua do Jenipapo. Recentemente, antes mesmo do início das obras de pavimentação, Antônio de Anízio já havia realizado o serviço de implantação da rede de abastecimento de água em diversas residências. Para os moradores, tudo isso representa a certeza de que agora há na Prefeitura um gestor que se preocupa de fato com o crescimento e a melhoria do município e pela garantia de mais dignidade para a comunidade.
A equipe brasileira de Canoagem Velocidade sofreu uma perda nesta quarta-feira (21), em Ubaitaba. Faleceu no Hospital Regional da Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, o atleta Uálef Silva Moreira, 14 anos, que havia sido internado depois de sofrer uma parada cardíaca na quadra de futebol no bairro da Ruinha em Ubaitaba. Uálef já estava internado mais de 15 dias por conta do problema. Atleta promissor, Uálef Moreira conquistou títulos de campeão Baiano e Brasileiro na categoria cadete ano passado, o que o credenciou a integrar a equipe que participou entre os dias 2 e 5 de novembro do Campeonato Sul-americano Menor, Cadete, Master e Sup, que foi realizado em Montevidéu, no Uruguai. No certame, a equipe brasileira esteve composta por 34 atletas, sendo 28 deles das categorias menor e cadete, categorias de atletas jovens, o futuro da Canoagem Brasileira. Uálef conquistou duas medalhas de ouro. Ao tomar conhecimento do falecimento do atleta de Ubaitaba, a prefeita Suka Carneiro (PSB), externou à sua família Moção de Pesar em nome da canoagem que tem elevado o nome do Município no cenário esportivo nacional e internacional. “Uálef não deixa um vazio apenas no seio de seus familiares, mas sua partida entristece a todos nós, que vemos no esporte, como a canoagem, a saída digna de crianças e adolescentes como ele que buscam viver com dignidade”, disse a prefeita. O corpo de Uálef Silva Moreira está sendo velado na Igreja Evangélica Santuário da Oração, localizada no bairro da Ruinha em Ubaitaba. Com informações do Galáticos.