Ubaitaba Urgente

MARAÚ: BANDIDO É MORTO EM IBIAÇÚ E TRABALHADOR RURAL MORRE ATROPELADO POR ‘CINQUENTINHA’

trabalhador rural foi atropelado e morto no municipio de marau
Foto: Reprodução/Barra Grande News

Duas mortes violentas foram registradas durante o final de semana no município de Maraú. A primeira aconteceu no início da noite de sábado (17), na BA-001, próximo ao povoado da Santa Maria, quando um trabalhador rural montado em uma bicicleta foi atropelado por uma cinquentinha 50cc , que era pilotada por um menor de 17 anos. Segundo relatos de populares, a cinquentinha estava sem farol e em alta velocidade. Na garupa da moto estava Wilson Maciel dos Santos Júnior, ambos voltavam de um jogo de futebol. O trabalhador rural foi identificado como sendo Ivan de Jesus Reis, que morreu no local.

Foto: Leitor/Ubaitaba Urgente
Foto: Leitor/Ubaitaba Urgente

Já na noite deste domingo (18), um homem foi morto a tiros na porta de um bar do distrito de Ibiaçú. Segundo o blog Barra Grande News, testemunhas disseram que dois homens chegaram em um carro e que o passageiro desceu do veículo atirando em direção a vítima. Ainda segundo testemunhas, foram seis disparos. A PM foi acionada e constatou o óbito. A motivação do crime é desconhecida. Segundo a polícia, Enoque’ era envolvido com o tráfico de drogas e ameaçava alguns moradores da região. O caso será investigado agora pela Polícia Civil de Maraú. Até o momento nenhum suspeito pelo crime foi preso.

ALMADINA: ACIDENTE DE MOTO MATA FILHA E GENRO DO PREFEITO MILTON CERQUEIRA

Kalila e Marcos I Foto: Leitor/Prefeitos da Bahia
Kalila e Marcos I Foto: Leitor/Prefeitos da Bahia

Um grave acidente envolvendo duas motos na noite deste domingo (18/3), na BA-262, entre as cidades de Coaraci e Almadina matou a jovem de prenome Kalila, filha do prefeito de Almadina, Milton Cerqueira (PTN), Segundo relatos, o esposo de Kalila, Marcos, também morreu no acidente. De acordo com informações da PM, Kalila chegou a ser socorrida ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos. Um homem de prenome Patrick, Também morreu no acidente. A cidade de Almadina estava em festa pelos 56 anos de emancipação política. A dupla Rian Girotto e Henrique se apresentavam no palco do espaço cultural quando o show foi interrompido por conta do grave acidente. A comoção é geral nas duas cidades devido aos envolvidos no acidente, todos conhecidos da comunidade. (Redação: Prefeitos da Bahia)

REGRA QUE EXIGIA CURSO E PROVA PARA RENOVAÇÃO DE CNH SERÁ REVOGADA, DIZ MINISTÉRIO

CNH I Foto: Reprodução/Internet
CNH I Foto: Reprodução/Internet

Regra entraria em vigor em junho e previa, por exemplo, novo curso teórico e prova para renovar a CNH. Governo diz que objetivo da revogação é não alterar a vida de quem precisa renovar carteira. O Ministério das Cidades informou na noite deste sábado (17) que a norma que mudava as regras para a renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) será revogada. Segundo a pasta, o objetivo da revogação é não alterar a vida de quem precisa renovar a carteira, além de “reduzir custos e facilitar a vida do brasileiro”. Pela resolução, que entraria em vigor no próximo dia 5 de junho, os motoristas que fossem renovar a CNH precisariam fazer um curso teórico e uma prova, além do exame médico (atualmente obrigatório). A resolução também previa que o motorista deveria fazer duas balizas para tirar a 1ª CNH e estabelecia que a carteira para moto passaria a exigir exames nas ruas. “Por determinação do ministro das Cidades, Alexandre Baldy, o diretor do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e presidente do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), Maurício Alves, revoga a resolução 726/2018 que torna obrigatória a realização e aprovação em Curso de Aperfeiçoamento para renovação da Carteira Nacional de Habilitação”, diz a nota do ministério. De acordo com a assessoria da pasta, a revogação será formalizada “no próximo dia útil”, entre segunda (19) e terça (20) da próxima semana. Informações: G1

ITABUNA: MUNICÍPIO JÁ TEM 30 ASSASSINATOS EM 2018

Foto: Leitor/Ubaitaba Urgente
Foto: Leitor/Ubaitaba Urgente

Um homem identificado como ‘Danilo Pixote’, foi morto a tiros na praça do bairro da Mangabinha, na madrugada deste domingo (18/3). Segundo informações preliminares, a vítima trabalhava consertando sofás e já havia sofrido tentativas de homicídio anteriormente. Segundo o blog Rede Brasil de Notícias, além dos tiros, Danilo foi agredido com uma barra de ferro. A autoria e motivação do crime ainda são desconhecidas. A Polícia Civil investiga. Esse foi o 5º homicídio de março e o 30º de 2018 em Itabuna.

CARRO QUE TERIA SIDO USADO NA EXECUÇÃO DE MARIELLE FRANCO É APREENDIDO EM MG

Foto: Marlan Kling/G1
Foto: Marlan Kling/G1

Um carro suspeito de ter sido utilizado por criminosos durante os assassinatos da vereadora Marielle Franco (PSOL) e do motorista Anderson Gomes, no Rio de Janeiro, na noite da última quarta-feira (14) (relembre aqui). O veículo foi encontrado pela Polícia Civil de Minas Gerais no município de Ubá, na Zona da Mata. De acordo com o delegado Alexandrino Rosa de Souza, em entrevista ao G1, uma denúncia anônima feita à Polícia Civil do Rio de Janeiro indicou a localização do veículo na cidade da Zona da Mata. Uma equipe da polícia do Rio se dirigiu para MG por volta das 13h30 deste domingo, para realizar perícia e concluir se o veículo é o que foi identificado nas imagens de segurança. Ainda conforme o delegado, o veículo foi encontrado na Rua Rio Grande do Sul que fica no Bairro Distrito Industrial e é sem saída. A via é próxima ao cruzamento com a Rua Nossa Senhora Aparecida. A suspeita é que o carro, com placas da cidade do Rio de Janeiro, tenha sido abandonado na última quinta-feira (15), mas, como a denúncia só chegou até a polícia no sábado, o veículo foi apreendido por volta das 21h.

PUTIN É REELEITO PRESIDENTE DA RÚSSIA

PUTIN É ELEITO PRESIDENTE DA RUSIA
Foto: Reprodução

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, proclamou neste domingo sua vitória nas eleições presidenciais em um grande ato ao ar livre perto do Kremlin. “A Rússia está fadada ao sucesso. Devemos manter a unidade”, disse Putin perante milhares de pessoas reunidas na praça Manezh, apesar dos 12 graus negativos marcados pelos termômetros. Putin, aos 65 anos, agradeceu às dezenas de milhões de pessoas que votaram nele e lhe permitiram ser reeleito para outro mandato de seis anos. “Muito obrigado pelo apoio. Muito obrigado pelo resultado. Vocês são nossa equipe e eu sou membro da equipe de vocês e todos os que votaram hoje formam nosso grande time nacional”, destacou. Segundo a Comissão Eleitoral Central (CEC), Putin obteve mais de 75,01% dos votos, após a apuração de 50% dos votos emitidos. O presidente interpretou esses resultados como “o reconhecimento de tudo o que foi realizado durante os últimos anos em condições muito difíceis” e “da confiança e da esperança” no futuro. “O êxito nos espera. É muito importante atrair para o nosso lado aqueles que podem ter votado em outros candidatos. Necessitamos dessa unidade para avançar. E para avançar devemos sentir o ombro de cada cidadão deste país”, comentou. O apoio ao presidente russo foi ainda maior em lugares como a Crimeia, onde, com 21% da apuração concluída, teria recebido 91,69% dos votos. Na península anexada há exatamente quatro anos, seus habitantes participaram hoje pela primeira vez de eleições presidenciais e 1,5 milhão de eleitores teria dado apenas 2,23% dos votos a Grudinin. A presidenta da CEC, Ella Panfilova, assegurou que estas foram “eleições transparentes”, enquanto a defensora pública, Tatiana Moskalkova, rejeitou que tivesse havido denúncias de irregularidades em massa. No entanto, o opositor Alexei Navalny, que estava inabilitado para concorrer às eleições, denunciou algumas irregularidades na jornada eleitoral. No mesmo sentido, o candidato Grudinin qualificou estas eleições como “as mais sujas que aconteceram no período pós-soviético”.

ITAPETINGA: APÓS BRIGA, MULHER SE JOGA DE CARRO E MARIDO A ATROPELA

Foto: Reprodução/Itapetinga-Repórter
Foto: Reprodução/Itapetinga-Repórter

Uma briga de casal terminou em tragédia no município de Itapetinga, localizado a 562 km de Salvador. Primos e juntos desde os 13 anos, o casal protagonizou uma briga na última terça-feira, dia 13 de março, dentro do carro, na rodovia que liga os municípios de Itapetinga e Macarani, conforme informações do Itapetinga Repórter. Conforme a publicação, Carlos Alexandre Rocha Almeida, 24 anos, descobriu que Kaliane Prates, 20 anos, estava tendo um caso e uma discussão começou dentro do veículo. Segundo a versão de Carlos, Kaliane pulou com o carro em movimento e foi atingida. Mas, de acordo com o delegado titular de Itapetinga, Irineu Aleves Andrade, Kaliane pulou do veículo e a perícia feita no local mostra que Carlos fez a volta e atropelou a esposa. Kaliane está internada em estado grave no Hospital Geral de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia. Carlos se apresentou à polícia e entregou o veículo para a pericia. Por não ser flagrante, ele não foi preso. O delegado afirma que um pedido de prisão deve ser expedido.

ITABUNA: ENCOSTA E UPA INAUGURADAS FORAM BENEFICIADAS COM A ATUAÇÃO DE DAVIDSON MAGALHÃES

Davidson Magalhães I Foto: Divulgação
Davidson Magalhães I Foto: Divulgação

O deputado federal Davidson Magalhães participou, neste domingo (18), de inaugurações, realizadas pelo governador Rui Costa, da Encosta Vereador Josué Brandão, na Vila das Dores, e da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no bairro Monte Cristo. A atuação do parlamentar garantiu os recursos federais para construção da contenção da encosta e conseguiu também, por meio de emenda, equipamentos para a UPA, no valor de R$ 450 mil. Davidson destacou que obras estruturantes estão mudando a cara da região, como a barragem do Rio Colônia. “Precisamos construir pela Bahia, por Itabuna e região, juntos com o governador Rui Costa”, enfatizou. O deputado federal ainda marcou presença na assinatura da ordem de serviço de retomada da construção do Teatro Municipal, com investimento do governo do estado de R$ 24 milhões. “A retomada da obra do teatro também significa o retorno ao nosso caminho cultural. Itabuna já teve dois teatros. Essa cidade e a nossa região tem tradição cultural enorme, levou o perfil da Bahia para fora. Retomamos a terra de Jorge Amado, de pessoas como Candinha, como meu pai, Alberto Messias, que fazia teatro aqui, me sinto também, nesse momento, contemplado por essa obra que abraça o município e região”, avaliou Davidson Magalhães.

RENOVAÇÃO DA CNH VAI EXIGIR CURSO E PROVA TEÓRICA A PARTIR DE JUNHO

CNH I Foto: Reprodução/Internet
CNH I Foto: Reprodução/Internet

Os motoristas que precisarem renovar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) das categorias A e B a partir do dia 5 de junho vão precisar fazer um curso teórico e uma prova teórica, além do exame médico que já era exigido. O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) determinou a mudança na última semana por meio de uma resolução que alterou a configuração da formação de condutores no Brasil. Ainda não há definição sobre o preço do curso e da prova teórica. O curso para renovação da CNH terá duração de 10 horas/aulas, com um limite de 5 horas por dia. Ele pode ser presencial ou à distância e o motorista deve ter 100% de frequência nas aulas. Já a prova teórica terá 30 questões de múltipla escolha e a exigência é que o participante tenha pelo menos 70% de acerto. Com informações do BN

ITABUNA: MULHER ACUSADA DE TRÁFICO DE DROGAS É PRESA DENTRO DE CASA

Halliana Baracat Habib I Foto: Verdinho
Halliana Baracat Habib I Foto: Verdinho

Halliana Baracat Habib Silva foi detida nesta sexta-feira (16), em uma casa no bairro Pontalzinho, centro de Itabuna, durante o cumprimento de um mandado de busca e apreensão, expedido pelo juiz Murilo Luiz Staut Barreto, titular da 1ª Vara Criminal de Itabuna. Segundo o blog Verdinho, a ação foi executada por investigadores da Delegacia de Tráfico e Entorpecente e 1ª DT. No imóvel de Halliana, localizado na Travessa Monte Cristo, foram encontrados diversos materiais pertinentes à atividade criminosa da suspeita, entre os quais duas balanças de precisão, maconha, mais de R$ 1.500 em dinheiro, frutos, provavelmente da venda de drogas, celulares e agendas telefônicos e de anotações do tráfico. Em um dos celulares apreendidos pela polícia, foram encontradas no whatsapp da acusada várias conversas relacionadas ao tráfico. A mulher foi presa em flagrante e levada para o plantão do Complexo Policial de Itabuna.

MUNIÇÃO USADA NA MORTE DE MARIELLE FRANCO FOI ROUBADA NA SEDE DOS CORREIOS NA PARAÍBA

Raul Jungmann I Foto: Reprodução
Raul Jungmann I Foto: Reprodução

O ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, declarou nesta sexta-feira (16) que a munição usada na morte da vereadora Marielle Franco (PSOL-RJ) e do seu motorista, Anderson Gomes, foi roubada na sede dos Correios na Paraíba. Ele divulgou a informação ao ser questionado sobre o fato da munição encontrada na cena do crime pertencer a um lote comprado pela Polícia Federal de Brasília em 2006. “Essa munição foi roubada na sede dos Correios, pela informação que eu tenho, anos atrás na Paraíba. E a Polícia Federal já abriu mais de 50 inquéritos por conta dessa munição desviada”, afirmou Jungmann. Munições do mesmo lote, o UZZ-18, foram usadas na maior chacina da história do estado de São Paulo, que aconteceu nas cidades de Barueri e Osasco, em agosto de 2015. As polícias Civil e Federal vão realizar um trabalho conjunto de rastreamento para tentar descobrir se houve desvio do material.

IPIAÚ: GRUPO USOU ECOSPORT ROUBADA NA CIDADE PARA COMETER ASSALTO EM ILHÉUS

Suspeitos na delegacia de Ipiaú I Foto: Giro em Ipiaú
Suspeitos na delegacia de Ipiaú I Foto: Giro em Ipiaú

Os quatro suspeitos presos na tarde dessa sexta-feira (16), durante uma blitz na Praça do Cinquentenário, usaram uma Ecosport, tomada de assalto em Ipiaú, na noite da última quarta-feira (14), para cometer roubar o Honda Cívic, de cor preta, placa de Uberlândia-MG. A informação foi confirmada pelo site Giro em Ipiaú na delegacia. A foto do Ecosport, de cor branca, placa OUQ-6386, foi encontrada no celular de um dos suspeitos.

Carro roubado era utilizado pela quadrilha I Foto: Giro em Ipiaú
Carro roubado era utilizado pela quadrilha I Foto: Giro em Ipiaú

Após contato entre as policiais de Ipiaú e Ilhéus, foi confirmado que o veículo tinha sido utilizado no assalto. Segundo a PM, a Ecosport foi vista na tarde dessa sexta-feira (16), na cidade de Itabuna. A Polícia segue com as buscas para localiza-lo. Os quatro suspeitos presos pela PM, já possuem passagens por roubos. Segundo apurou nossa reportagem, dois deles foram reconhecidos como os autores do assalto em Ipiaú.

Ecosport foi tomado de assalto pela quadrilha em Ipiaú I Foto: Giro
Ecosport foi tomado de assalto pela quadrilha em Ipiaú I Foto: Giro em Ipiaú

O grupo também é acusado de tentar roubar na tarde dessa sexta-feira, um automóvel modelo Cruze, na BR-101, no município de Aurelino Leal. Com eles a polícia encontrou um revólver calibre .32. Aline Azevedo, Pedro Rodrigues Chaves Pimenta, Deusdete Cândido da Silva e Gleidson Gonçalves Oliveira seguem presos na delegacia local, a disposição das autoridades competentes.

MARAÚ: PREFEITA GRACINHA VIANA VISITA OBRA DO MERCADO MUNICIPAL

gracinha visita mercado municipal de maraú
Foto: Divulgação/PMM

A prefeita de Maraú, Gracinha Viana (PP), visitou na manhã desta quinta-feira (15/3), as obras de reforma do Mercado Municipal, localizado na sede de Maraú. Gracinha estava acompanhada pelo presidente da Câmara Municipal, e pelos secretários de Finanças e Administração, Dilson e Educação, Cultura e Esporte, Antônio Carlos. Para a prefeita, a obra é de grande importância para o desenvolvimento social e econômico do município, gerando empregos e movimentando a economia da sede. Ainda segundo a prefeita Gracinha, o Mercado Municipal faz parte da história de Maraú. “Quando assumir o município, encontrei o Mercado Municipal completamente abandonado, fizemos uma reforma geral, e sei que essa ação irá proporcionar mais segurança e um ambiente mais agradável tanto para os comerciantes quanto para os frequentadores do local”, disse Gracinha. Segundo o Secretário de Infra-estrutura do município, Ecles (Tinho), a conclusão da obra está prevista para o dia 30 de março deste ano. (Redação: Prefeitos da Bahia)

ITACARÉ: MAIS FAMÍLIAS BENEFICIADAS COM DISTRIBUIÇÃO DE ALIMENTOS DO PAA

Foto: Divulgação/PMI
Foto: Divulgação/PMI

Mais 20 famílias que vivem em situação de vulnerabilidade alimentar na região do depósito de lixo de Itacaré foram beneficiadas nesta quinta-feira com a distribuição de alimentos gratuitamente adquiridos através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). No total serão beneficiadas nessa etapa cerca de 200 famílias em situação de vulnerabilidade social e alimentar, da sede e da região do distrito de Taboquinhas. A entrega está sendo feita pela Prefeitura de Itacaré e Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) às famílias previamente cadastradas pela Secretaria de Desenvolvimento Social. De acordo com a secretária de Desenvolvimento Social da Prefeitura de Itacaré, Patrícia Leal, a meta de aumentar ainda mais o número de famílias beneficiadas com a aquisição de alimentos, tanto na sede quanto em Taboquinhas. Os alimentos foram comprados pelo PAA nos Programas de Assentamentos do município através da modalidade Compra com Doação Simultânea (CDS) e estão sendo entregues às famílias carentes. Na lista de alimentos estão banana de diferentes espécies, aipim, melancia, quiabo, abacate, goiaba e diversos outros produtos cultivados pelos agricultores familiares. O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, considera importante a manutenção e a ampliação do PAA, pois todos saem ganhando com o programa. Os agricultores familiares ganham com certeza da comercialização dos seus produtos com preços justos, garantindo mais renda no campo, e as famílias carentes são beneficiadas porque recebem gratuitamente alimentos de boa qualidade. Para isso a Prefeitura de Itacaré vem incentivando os agricultores familiares para que produzam cada vez mais e se organizem através de associações e cooperativas para que possam fazer parte desses programas. Criado em 2003, no então governo Lula, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) é uma ação do Governo Federal para colaborar com o enfrentamento da fome e da pobreza no Brasil e, ao mesmo tempo, fortalecer a agricultura familiar. Para isso, o programa utiliza mecanismos de comercialização que favorecem a aquisição direta de produtos de agricultores familiares ou de suas organizações, estimulando os processos de agregação de valor à produção.

AURELINO LEAL: ‘JUNIOR DE KAKÁ’ PASSA POR CIRURGIA E PERMANECE INTERNADO EM ITABUNA

Junior de Kaká passa por cirurgia e permanece internado em Itabuna
Junior de Kaká I Foto: Leitor/Ubaitaba Urgente

Continua internado no hospital Santa Cruz em Itabuna, o empresário Junior de Kaká, filho de Kaká e Dona Terezinha de Aurelino Leal.  Segundo informações da PM, Junior foi vítima de um assalto praticado por dois homens armados, por volta das 10:30h desta quinta-feira (15), no trevo de Gongogi. Informações que chegam à redação do UBAITABA URGENTE dão conta de que os dois meliantes, anunciaram o assalto e ainda efetuaram três disparos contra as vítimas que viajavam em um veículo modelo Strada de placa PJP-3990, com licença de Aurelino Leal.

Junior de Kaká passa por cirurgia e permanece internado em Itabuna
Foto: Leitor/Ubaitaba Urgente

Após os disparos efetuados pelos assaltantes, o motorista do Strada perdeu o controle e caiu em uma ribanceira. O veículo pertence ao empresário Junior de Kaká, que estava dentro do carro e foi atingido pelos estilhaços da bala. Em um áudio compartilhado na noite de ontem nas redes sócias, o presidente da Câmara de Vereadores da cidade de Aurelino Leal, Dhones Almeida (PT), disse que Junior irá passar por uma cirurgia para reconstrução do crânio, por conta da porrada que ele sofreu durante o acidente e já está fora de perigo. Junior vai permanecer internado na Santa Casa. (Redação: Jackson Cristiano/ Ubaitaba Urgente)

Junior de Kaká passa por cirurgia e permanece internado em Itabuna
Foto: Leitor/Ubaitaba Urgente

AMERICANO ENCONTRA RATO MORTO DENTRO DE GARRAFA DE RED BULL

homem encontra rato morto dentro de Red Bull
Foto: Reprodução

Josh Henley, morador do estado do Arkansas, nos Estados Unidos, compartilhou neste último domingo (11) um vídeo onde ele encontra um rato morto dentro de uma lata de Red Bull. A acusação, feita nas redes sociais, viralizou e foi respondida pela empresa. O americano afirma que bebeu apenas metade do conteúdo e deixou a lata aberta no carro. No dia seguinte, ao esvaziar a lata, sentiu algo pesado dentro dela. “Confiram dentro dos seus Red Bulls antes de beber. Aparentemente pode haver ratos nele”, disse Josh no vídeo que compartilhou no Facebook onde é possível ver ele abrindo a lata com uma faca. Ele contou que gravou o vídeo porque, caso contrário, as pessoas não acreditariam na história. “Eu bebo Red Bull o tempo todo e acho que não vou mais fazer isso”, falou. Ele acredita que o animal não entrou na lata depois que já estava aberta porque não encontrou outros sinais dele em seu carro. Após a postagem, a equipe de comunicação da Red Bull disse ao jornal Metro que é “inconcebível que uma partícula, quem dirá um rato, possa passar pelos processos modernos de produção de bebidas”.

PM PRENDE TRÊS SUSPEITOS EM UBATÃ; DOIS DELES COM MANDADO DE PRISÃO EM ABERTO

PM prende três suspeitos em Ubatã; dois deles com mandado de prisão em aberto
Foto: Reprodução/Ubatã Notícias

Policiais militares da 61ª CIPM/Ubaitaba prenderam, por volta das 14h desta quarta-feira (14), durante operação de intensificação do policiamento no município de Ubatã, Carlos da Mota Filho, Júlio de Jesus dos Santos, ambos com mandado de prisão em aberto pelo crime de homicídio, e Leonardo Ribeiro da Mota. Segundo o Ubatã Noticias, a prisão do trio ocorreu, segundo informações da Polícia Militar, no Bairro Dois de Julho. De acordo com informações da PM, uma guarnição abordou o trio e encontrou maconha, crack, 03 aparelhos celulares e uma motocicleta Yamaha YBR NTD 8685, licença de Vitória da Conquista, com restrição de roubo. O trio e todo o material apreendido foi conduzido à Delegacia Territorial de Ubatã, onde foram adotadas as medidas legais cabíveis.

RAIO MATA 103 BOIS E DEIXA PREJUÍZO DE R$ 130 MIL A FAZENDEIRO DE RONDÔNIA

Raio mata 103 bois e deixa prejuízo de R$ 130 mil a fazendeiro de Rondônia
Foto: Reprodução

Um fazendeiro teve um prejuízo de cerca de R$ 130 mil após um raio cair na propriedade dele e matar 103 bovinos da raça Nelore que estavam no pasto, na Linha 8, em Cacoal (RO), município a 480 quilômetros de Porto Velho. A descarga aconteceu durante um temporal nessa semana e, um dia depois, uma pessoa que passava por uma estrada viu os corpos e avisou o funcionário da fazenda. A Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron) esteve no local comprovante a causa da morte dos animais. De acordo com Paulo Elifas, dono da fazenda, ele estava na propriedade no momento em que o raio caiu. Segundo ele, a descarga causou um barulho muito alto durante a noite. “Eu ouvi o barulho do raio, um estrondo, e lembro que ainda pensei no perigo desse raio ter caído na casa, pois com todo aquele barulho não sobraria nada. Quando a chuva acalmou eu retornei para Cacoal”, contou Elifas ao G1. O gado morto seria colocado para engorda no próximo mês e, posteriormente, seriam abatidos. Com a morte de 103 bovinos, Elifas avalia que teve um prejuízo de aproximadamente R$ 130 mil.

ALUNOS DE EUNÁPOLIS ASSISTEM AULAS DE GUARDA-CHUVA APÓS TEMPORAL ATINGIR COLÉGIO

Foto: Reprodução/Radar 64
Foto: Reprodução/Radar 64

A chuva que caiu no sul do estado na tarde desta segunda-feira (12) causou problemas em pelo menos duas escolas municipais em Eunápolis. Alunos do Colégio Municipal Gabriel José Pereira, no bairro Centauro, tiveram que assistir às aulas com a ajuda de guarda-chuvas, após uma porção de água começar a cair do forro da unidade em direção às salas. O registro da situação foi compartilhado nas redes sociais e publicadas pelo Radar 64. “A escola passou por uma reforma no fim do ano passado e nos entregaram como se estivesse tudo certo, mas toda vez que chove é isso”, lamentou uma professora do Gabriel José Pereira. Em dias de tempo fechado, os alunos do colégio são remanejados para os cantos das salas que sofrem menos com as goteiras. A Secretaria de Educação de Eunápolis foi procurada para comentar o caso, mas não respondeu o contato da reportagem até a publicação desta nota.

INDEFINIÇÃO DE CANDIDATURA LEVA A SUSPEITAS DE QUE LEÃO ESTÁ COM MEDO

Vice-governador João Leão até hoje não definiu o que quer ser I Foto: Reprodução
João Leão até hoje não definiu o que quer ser I Foto: Reprodução

Apesar dos afagos públicos que recebe, principalmente do governador Rui Costa (PT), o vice-governador João Leão, secretário estadual de Planejamento, tem sido alvo de críticas da articulação política do governo por causa da indefinição com relação a concorrer de novo à vice ou ao Senado na chapa da reeleição do petista. De acordo com uma fonte governista, o fato de Leão dizer a alguns que disputará a vaga de senador e a outros, que prefere permanecer como vice, mas que só se definirá em julho, período em que as convenções oficializam as candidaturas, tem levado adversários a divulgar suspeitas de que ele não tem fé na reeleição de Rui e prepara uma saída honrosa da chapa governista para o caso de sentir que as chances de vitória do petista são pequenas. “Não faz sentido o governador ficar esperando a boa vontade de um membro da chapa para montar o resto”, diz um parlamentar do PT, reclamando da postura de Leão e referindo-se à interlocução permanente de seu filho, Cacá, com o grupo do prefeito ACM Neto (DEM), que deve concorrer ao governo contra Rui. “Dessa forma, ele (Leão) não contribui”, completa. Outra hipótese é que o secretário de Planejamento estaria receoso do risco de a senadora Lídice da Mata (PSB) sair como candidata avulsa ao Senado no campo do governo, criando-lhe sérios obstáculos para disputar a vaga de senador. Ela tem sido estimulada principalmente pelo deputado estadual Marcelo Nilo (PSB), que abriu guerra contra Leão, um dos que culpa pelo fato de não ter conseguido se reeleger presidente da Assembleia, no ano passado. Com informações do Política Livre