Ubaitaba Urgente

IDOSO DE QUASE 90 ANOS MORRE APÓS TOMAR VIAGRA; “NOVINHA” FOGE DO MOTEL

idoso de 87 anos morre ao tomar viagar na bahia
Foto: Reprodução

Um idoso de 87 anos foi encontrado morto na cama do quarto de uma pousada, nas últimas horas, na cidade de Alagoinhas. As informações foram divulgadas pelo site Mídia Bahia. De acordo com informações da polícia, o SAMU foi acionado para atender a ocorrência, mas o idoso já estava morto. No corpo não havia sinais de violência. Ainda conforme a polícia, uma jovem estava acompanhando a vítima no quarto e evadiu-se do local ao perceber a situação. Conforme as informações, o idoso teria tomado um estimulante sexual e não resistiu.

PREFEITURA DE ITACARÉ E CAR DISCUTIRÃO PROJETOS PARA UNIDADES QUILOMBOLAS

Prefeitura de Itacaré e CAR discutirão projetos para unidades quilombolas
Foto: Divulgação/PMI

A Prefeitura de Itacaré, em parceria com a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional, estará realizando nesta quinta-feira, dia 15, às 15 horas, um encontro para a apresentação dos editais da CAR para o desenvolvimento e apoio de projetos das comunidades quilombolas. O encontro será realizado na Secretaria de Meio Ambiente e é aberto a todas as pessoas e associações interessadas em conhecer mais os editais e projetos. Na oportunidade também serão apresentados os editais para as associações de agroindústrias familiar que estão com processos de projetos ainda não finalizados. A realização do encontro é Secretaria de Desenvolvimento Regional, através da CAR, em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca e Comitê de Desenvolvimento Rural Sustentável e tem como objetivo esclarecer as dúvidas dos participantes para que cada vez mais pessoas e associações sejam beneficiados pelos editais e projetos. O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, considera importante a participação de todos os interessados nos projetos para que novos investimentos sejam feitos nesses projetos, gerando mais empregos, renda e uma melhor qualidade de vida. A Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional lançou uma série de editais que tem por objetivo a seleção de Subprojetos Socioambientais para Comunidades Quilombolas, visando a melhoria das condições de vida, com o foco na segurança alimentar e nutricional, na diversificação das fontes de renda e qualificação da gestão dos recursos naturais em áreas de produção familiar ou economia solidária. A execução das diversas etapas dos editais, bem como o acompanhamento e desenvolvimento dos futuros projetos apoiados, conta com a participação e colaboração da Secretaria Estadual de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), através da Coordenação de Políticas para Povos e Comunidades Tradicionais (CPCT). O Componente de Inclusão Produtiva e Acesso a Mercados do Projeto Bahia Produtiva tem como objetivo aumentar a inclusão produtiva e o acesso a mercado dos agricultores familiares e outras populações tradicionais nos Territórios de Identidade do Estado da Bahia. O subcomponente socioambiental tem como objetivo apoiar iniciativas voltadas para a melhoria do manejo dos recursos naturais nas áreas de produção agrícola e pecuária, a recuperação de áreas degradadas, incentivo a outras formas de produção e beneficiamento em bases agroecológicas e apoiar as iniciativas de comércio justo e solidário e a garantia da segurança alimentar e nutricional dos beneficiários. Entre os públicos prioritários do Projeto Bahia Produtiva estão as populações e comunidades rurais remanescentes de quilombolas.

SOLDADO SUSPEITO DE MORTE DE PM REFORMADO É MORTO NA CIDADE BAIXA EM SALVADOR

Soldado suspeito de morte de PM reformado é morto na Cidade Baixa
Foto: Reprodução

O soldado da Polícia Militar Egnaldo Alexandre Seixas Júnior, principal suspeito na morte do sargento reformado PM Carlos José de Jesus Cruz, ocorrida no mês de outubro do ano passado, foi morto na tarde desta quarta-feira (14), na Cidade Baixa, na região do Largo de Roma. Equipes do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) investigam as circunstâncias do caso. O coordenador da Força Tarefa que investiga morte de policiais, delegado Odair Carneiro, informou que Egnaldo foi reconhecido por testemunhas no caso do assassinato do sargento Cruz, e que algumas provas periciais estavam sendo finalizadas para comprovar que ele participou do crime. “Durante a investigação detectamos que o soldado tinha envolvimento com atividades criminosas, entre elas o roubo de veículos”, acrescentou. Recentemente ele ficou 15 dias preso por envolvimento com a mesma prática criminosa. Informações sobre os autores da morte de Egnaldo podem ser enviadas através do Disque Denúncia da SSP (3235-0000) e 190.

VEREADORA COBRA DA PREFEITURA PLANILHAS DE PAGAMENTO E PESAGEM DO “LIXO MILIONÁRIO” EM ITABUNA

Os pagamentos milionários feitos pela prefeitura de Itabuna a empresa Biosanear Tecnologia Ltda, que realiza a limpeza urbana da cidade, é alvo, mais uma vez, de questionamentos sobre o valor elevado.
Foto: Reprodução

Os pagamentos milionários feitos pela prefeitura de Itabuna a empresa Biosanear Tecnologia Ltda, que realiza a limpeza urbana da cidade, é alvo, mais uma vez, de questionamentos sobre o valor elevado. Até dezembro de 2017, a prefeitura pagou de R$ 18.355.735,54 à empresa.  De acordo com o site IPolítica, nesta quarta-feira (14), a vereadora Charliane Sousa (PTB) solicitou ao gestor municipal Fernando Gomes (DEM) cópias detalhadas das planilhas com todos os pagamentos e as pesagens do lixo recolhido desde o início de duas atividades, em janeiro de 2017, até fevereiro deste ano. De acordo com a vereadora, é necessário fazer uma conciliação entre o que foi pago a empresa e o que foi apurado. Desde o ano passado, os edis estão debruçados no tema, já que a Biosanear recebe R$ 2 milhões por mês para atender ao município, somente pela coleta domiciliar. O valor era de R$ 1,6 milhão pagos do início da gestão de Fernando Gomes até o fim do ano passado.

VEREADORA DO PSOL, MARIELLE FRANCO É MORTA A TIROS NO RIO DE JANEIRO

Vereadora do PSOL, Marielle Franco é morta a tiros no Rio de Janeiro
Foto: Reprodução

A vereadora Marielle Franco (PSOL) foi morta a tiros dentro de um carro na Rua Joaquim Palhares, no bairro do Estácio, no Rio de Janeiro, por volta das 21h30 desta quarta-feira (14). Além da edil, o motorista do veículo, Anderson Pedro Gomes, também foi baleado e morreu. Uma outra passageira, assessora de Marielle, foi atingida por estilhaços. De acordo com o G1, a principal linha de investigação da Delegacia de Homicídios é execução. Segundo as primeiras informações da polícia, bandidos em um carro emparelharam ao lado do veículo onde estava a vereadora e dispararam. Marielle foi atingida com pelo menos quatro tiros na cabeça. A perícia encontrou nove cápsulas de tiros no local. Os criminosos fugiram sem levar nada.

VEREADORES ACUSAM PREFEITO DE ITATIM DE AMEAÇÁ-LOS COM ARMA DURANTE VISTORIA

Gilmar Tingão (PSB) I Foto: Reprodução

Dois vereadores de Itatim acusam o prefeito Gilmar Tingão (PSB) de ameaçá-los com uma arma durante uma inspeção à escola municipal Geraldo Pereira Nogueira na manhã quarta-feira (14). O presidente da Câmara, Nadson Andrade (PTB), e José Machado (PMDB) estariam apurando a denúncia de estudantes quando foram abordados pelo prefeito. “Os alunos denunciaram que a merenda estava com péssima qualidade e que as fossas estavam cheias. Quando estávamos conversando com a diretora da escola, o prefeito chegou agitado com uma arma e ameaçou dar um tiro na cara dos vereadores”, denunciou Nadson, em entrevista ao Bahia Notícias. Segundo o gestor da Câmara, os cerca de 600 alunos da unidade escolar começaram a correr e, além da ameaça, Tingão teria dado “tapas no rosto dos dois vereadores”. De acordo com o vereador, a promotoria local recomendou que fosse feito um exame de corpo delito, o que deve acontecer apenas em Itaberaba, onde fica a sede regional do Departamento de Polícia Técnica – os vereadores apresentaram ao Bahia Notícias as guias para a realização do exame. Tingão é ex-delegado do município e o episódio denunciado pelos vereadores aconteceu na escola que homenageia o pai do prefeito. Os dois vereadores faziam parte da base aliada de Tingão, porém romperam após “farra” da prefeitura com recursos destinados a um evento de jiu-jitsu.

POLÍCIA DESTRÓI 20 MIL PÉS DE MACONHA QUE TINHA SISTEMA DE IRRIGAÇÃO EM XIQUE-XIQUE

POLÍCIA DESTRÓI 20 MIL PÉS DE MACONHA QUE TINHA SISTEMA DE IRRIGAÇÃO EM XIQUE-XIQUE
Foto: Divulgação/SSP – Bahia

A polícia descobriu 20 mil pés de maconha, na zona rural da cidade de Xique-Xique, na terça-feira (13). De acordo com a Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), a plantação contava com sistema de irrigação por gotejamento e um local para secagem da erva, com pés medindo 2 metros de altura. Segundo o BNews, guarnições da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Semiárido chegaram ao local, no povoado de Retiro da Picada, após uma denúncia anônima. Quando encontraram a plantação alguns homens correram através da vegetação e conseguiram fugir. Além dos 20 mil pés, foram localizados também 40 kg de maconha divididos em dois sacos.  Uma amostra da plantação foi retirada e o restante incinerado.

CERCA DE 400 FAMÍLIAS DE AURELINO LEAL SERÃO BENEFICIADAS COM NOVA ETAPA DO PAA

CERCA DE 400 FAMÍLIAS DE AURELINO LEAL SERÃO BENEFICIADAS COM NOVA ETAPA DO PROGRAMA DE AQUISIÇÃO DE ALIMENTOS
Foto: Reprodução

Iniciou esta semana uma nova etapa do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), cujo objetivo é promover o acesso à alimentação e incentivar a agricultura familiar em Aurelino Leal. Para isso, o Programa compra alimentos de agricultores familiares, com dispensa de licitação, e os destina às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional e àquelas atendidas pela rede socioassistencial. Em Aurelino Leal, 3 associações estão aptas a entregarem produtos a 400 famílias que recebem os alimentos diretamente via o Centro de Referência da Assistência Social – (CRAS) e Associação das Senhoras Carentes de Aurelino Leal. Somando apenas estes dois públicos beneficiários, temos cerca de 400 famílias contempladas com o PAA. “O benefício deste programa é incomensurável porque a fome não pode esperar. E é por isso que estamos dando condições para que ele continue em operação em Aurelino Leal, com a inauguração desse Banco de Alimentos”, destaca a prefeita Liu Andrade. O Programa vai investir aproximadamente R$ 500 mil na compra de alimentos dos produtores familiares neste ano. Cada agricultor tem uma cota estipulada pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. A Secretaria de Ação Social e Agricultura, Rita Andrade, explica que o Programa, além de ser uma complementação à renda do produtor, ainda é, acima de tudo, um alento na alimentação de dezenas de famílias aurelinenses que, de outra maneira, não teriam acesso aos alimentos da agricultura familiar. “Infelizmente temos várias famílias em situação de pobreza extrema em Aurelino Leal que precisam desta complementação”, revela. Os produtos são adicionais à cesta básica já fornecida pela Prefeitura.

PREFEITURA DE ITACARÉ COLOCARÁ INTERNET LIVRE NO ASSENTAMENTO PANCADA GRANDE

Prefeitura de Itacaré colocará internet livre no Assentamento Pancada Grande
Foto: Reprodução

A Prefeitura de Itacaré estará implantando já nos próximos dias o serviço de internet livre para beneficiar toda a comunidade do Projeto de Assentamento Pancada Grande. O anuncio foi feito pelo prefeito Antônio de Anízio durante o 1º Encontro da Juventude Rural da Frente de Trabalhadores Livres do Território Litoral Sul da Bahia, realizado entre os dias 08 a 10 de março. A proposta, segundo o prefeito, é garantir o acesso à informação, possibilitar o intercâmbio e a busca de novas culturas e conhecimentos, além de assegurar a inclusão social e oferecer principalmente aos jovens a oportunidade de permanecerem no campo com mais qualidade de vida. Antônio de Anízio também anunciou a inauguração, já nos próximos dias, do posto de saúde do Assentamento Pancada Grande, como forma de garantir um melhor atendimento aos pacientes do local, sem precisar ter que fazer o deslocamento para o centro da cidade. As obras do posto já estão em fase de conclusão. De acordo com o prefeito, a zona rural é de fundamental importância na garantia na produção e na geração de emprego e renda, mas é preciso garantir mais serviços e uma melhor qualidade de vida para o jovem, as crianças, o homem e a mulher do campo. A importância da permanência do jovem no campo foi um dos principais debates do 1º Encontro da Juventude Rural da Frente de Trabalhadores Livres do Território Litoral Sul da Bahia realizado pela FTL, Central de Cooperativas de Agricultores e Agricultoras Familiares e Economia Solidaria dos Territórios de Identidade da Região Cacaueira da Bahia, Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural e Prefeitura Municipal de Itacaré. De acordo com os organizadores, se faz urgente mostrar a importância da criança, do adolescente e do jovem para a cada comunidade rural, no processo de sucessão, de sonhos e de luta na construção de uma sociedade mais justa e humana, daí a importância desse encontro. Além do prefeito Antônio de Anízio, do vice Genilson Souza e dos secretários municipais, o encontro contou com a participação do secretário estadual de Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues, do deputado estadual Rosemberg Pinto, representantes do Incra, da Ceplac e dos mais diversos movimentos sociais ligados à agricultura. O evento reuniu jovens de 19 comunidades, assentamentos e acampamentos de Reforma Agraria da base do Movimento no Território Litoral Sul. Um dos objetivos foi discutir com a sociedade a importância dos jovens como protagonista, seja na ação da política geral, seja em qualquer lugar que demande cidadania. O I Encontro da Juventude Rural do FTL – Território Litoral Sul da Bahia teve a proposta de capacitar os jovens em oficinas, oferecer conhecimentos novos e proporcionar uma força maior de integração local e entre as comunidades participantes, mostrando que a juventude deve buscar cada vez mais conhecimento e a faça ficar no meio rural com qualidade de vida, alegria e orgulho para crescer e fazer crescer sua comunidade, seu lugar, seu país. Dentre as principais metas do encontro foi a proposta de formar lideranças, integrar a juventude participante, promover debates da atualidade, realizar trabalhos em grupo, difundir ideias, capacitar os jovens e apresentar a eles as muitas possibilidades de se viver no meio rural com qualidade de vida, liberdade, responsabilidade, atribuindo-lhe o direito de agir como desejar, contudo, mostrar as responsabilidades e consequências de seus atos.

EQUIPE RYUJIN DE JIU-JÍTSU PARTICIPA DA 1ª ETAPA DO BAIANO PELA FBJJO

Atletas de Ubaitaba e Aurelino Leal I Foto: Reprodução
Atletas de Ubaitaba e Aurelino Leal I Foto: Reprodução

A Equipe Ryujin de Jiu-Jítsu que funciona a quatro meses na cidade de Aurelino Leal, com aulas ministradas pelos professores Elpinor Agareno e Uelder Lago, participou do seu primeiro Campeonato de Jiu-Jítsu. Os atletas aurelinenses e ubaitabenses participaram recentemente da 1ª Etapa do Baiano de Jiu-Jítsu pela FBJJO. Dentre os seis atletas que participaram do Campeonato, quatro medalharam. Foram eles: Cleidison (1º lugar), Ian (2º lugar), Jhon (3º lugar) e David (3º lugar). Assim, vale ressaltar que a Equipe Ryujin obteve um resultado muito positivo nessa Etapa do Baiano com nível de atletas altíssimo. Por fim, a Equipe Ryujin agradece a Doce Mel, UBU, João Coutinho, TN Nutrition, Wave Mix, Império do Açaí, Oficina São Pedro, Papelaria Vida, Bruna Supermercados, O Básico da Construção e Center Supermercados pelo patrocínio para que seus atletas pudessem participar desse Campeonato Baiano. (Redação: Ubaitaba Urgente)

VEREADOR COMETE GAFE E CHAMA ESTÁDIO DE FUTEBOL DE UBAITABA DE ‘EURICO MIRANDA’

vereador uilson de goi de ubaitaba
Vereador Uilson de Goi (PMDB) I Foto: Ubaitaba Urgente

O vereador Uilson de Goi (PMDB), chamou o Estádio de Futebol Felipe Miranda de ‘Eurico Miranda’. O fato aconteceu na sessão desta terça-feira (13/3), na Câmara Municipal. Ao perceber que tinha cometido uma ‘gafe’, Uilson de Goi corrigiu rapidamente o erro. A sessão da Câmara é transmitida ao vivo pela FM Ubaitaba (87,9). Para aqueles que não sabem, Eurico Ângelo de Oliveira Miranda é Ex-presidente do Club de Regatas Vasco da Gama, exercendo o mandato por quatro vezes. Nas eleições para presidência do Vasco, foi reeleito no dia 7 de novembro de 2017. Porém, uma decisão judicial deu a vitória a Julio Brant da chapa de oposição. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)

VEREADOR WELTON RIBEIRO VOLTA A CRITICAR SECRETARIA DE SAÚDE DE UBAITABA

Vereador Welton Ribeiro (PMDB) I Foto: Ubaitaba Urgente

Na sessão desta terça-feira (13/3), na Câmara Municipal de Ubaitaba, o vereador Welton Ribeiro (PMDB), voltou a criticar a saúde do município sob o comando do ex-vereador Zé Carlos. Segundo Welton Ribeiro, as criticas são muitas e a Câmara Municipal, por sua vez, precisa fazer alguma coisa. Welton chegou a dizer recentemente que a Saúde de Ubaitaba estava na UTI. O vereador sugeriu que a casa convidasse Zé Carlos para participar da próxima sessão, para que os demais vereadores sabatinassem o secretário. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)

FÍSICO BRITÂNICO, STEPHEN HAWKING MORRE AOS 76 ANOS

FÍSICO BRITÂNICO, STEPHEN HAWKING MORRE AOS 76 ANOS
Foto: Reprodução

O físico e pesquisador britânico Stephen William Hawking morreu aos 76 anos nesta quarta-feira (14), em sua casa. A morte foi comunicada por sua família à imprensa inglesa. “Estamos profundamente tristes pela morte do nosso pai hoje”, disseram seus filhos Lucy, Robert e Tim. “Era um grande cientista e um homem extraordinário, cujo trabalho e legado viverão por muitos anos”, afirmaram em um comunicado. Hawking se tornou um dos cientistas mais conhecidos do mundo ao abordar temas como a natureza da gravidade e a origem do universo. No final da década de 1960, ganhou fama com sua teoria da singularidade do espaço-tempo, aplicando a lógica dos buracos negros a todo o universo. Em 2014, sua história de vida foi contada no filme “A teoria de tudo”, vencedor de um Oscar.

PREFEITO DE URUÇUCA ASSINA ADESÃO DO PROGRAMA INTERNET PARA TODOS

MOACIR LEITE DE URUÇUCA
Foto: Reprodução

Em Brasília, o prefeito Moacyr Leite Junior, (DEM)assinou o termo de adesão ao programa Internet para Todos. Participaram do evento o presidente Michel Temer e o Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab. Internet para todos é um programa federal e tem como objetivo levar conectividade a localidades que ainda não têm acesso à banda larga. A internet vai ser fornecida pelo Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), lançado ao espaço em maio de 2017. “Nosso objetivo é possibilitar a nossa comunidade uma internet de qualidade. Estaremos sempre buscando melhorias para o nosso povo.”pontuou o prefeito Moacyr. Com informações do blog IPolítica

PREFEITO FERNANDO GOMES DEMITE SECRETÁRIA DE SAÚDE DE ITABUNA

Foto: Reprodução

A secretária de Saúde de Itabuna, Lisias Miranda São Mateus foi exonerada na tarde dessa terça-feira (13), pelo prefeito Fernando Gomes. O motivo teria sido a instalação da Unidade de Pronto Atendimento – UPA do Monte Cristo. A Upa já foi alvo de críticas pelo secretário de finanças e planejamento, Moacir Dantas, que declarou, durante sessão na câmara de vereadores, que “é suicídio para o município abrir uma UPA”. Com informações do BNews

TCM MULTA PREFEITO DE BARRA DO ROCHA POR CONTRATAÇÕES IRREGULARES

Professor Léo (PSB) I Foto: Reprodução/Barra do Rocha News
Professor Léo (PSB) I Foto: Reprodução/Barra do Rocha News

O prefeito de Barra do Rocha, Luís Sérgio Souza (PSB), o Professor Léo, foi multado em R$ 3.000,00 pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) sob a alegação de contratação irregular de pessoal relativo aos servidores da SAMU sem concurso público e também por irregularidades em processo de inexigibilidade para contratação de assessoria contábil. A denúncia foi protocolada no TCM pelo advogado André Felipe Marinho Costa e por Jurandy Palma de Oliveira Neto. Segundo o blog Ubatã Noticias, o Relator da denúncia foi o Conselheiro José Alberto Rocha Dias. “Neste sentido, o processo administrativo de inexigibilidade de licitação levado a cabo pela Administração do Denunciado foi falho, haja vista que não demonstrou de forma inquestionável a ausência de alternativas ou de concorrência para a prestação dos serviços que se pretendia contratar. A alegação da defesa de que se trataria de um serviço especialíssimo, sem concorrência no mercado, não encontra nenhum respaldo nos documentos analisados nesta Denúncia”, afirmou o Relator sobre uma das denúncias. Em tempo, a multa deve ser recolhida no prazo de 30 dias a contar do trânsito em julgado do pronunciamento, conforme Resolução TCM nº 1.124/05. A prefeitura deve recorrer da decisão.

AURELINO LEAL: CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO FORMULA PROPOSTAS PARA ATUAÇÃO

Foto: Reprodução

Com o objetivo promover a Consolidação do Sistema Nacional de Educação e o Plano Nacional de Educação, a Prefeitura de Aurelino Leal em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, realizou nesta terça-feira (13), a 1ª Conferência Municipal de Educação – 2018. De caráter deliberativo, o evento é preparatório para as etapas estadual e nacional. O encontro teve a participação de professores, gestores e autoridades locais. Realizado na quadra da Escola Amí Barbosa, a Conferência abordou o tema “A Consolidação do Sistema Nacional de Educação – SNE e o Plano Nacional de Educação – PNE: monitoramento, avaliação e proposição de políticas para a garantia do direito à educação de qualidade social, pública, gratuita e laica”. Durante a manhã foi realizada a abertura com a prefeita Liu Andrade, em seguida a professora Solange fez leitura do regimento, e a palestra magna com a professora Larissa. À tarde, a partir dos oito eixos de discussão, os participantes avaliaram o cumprimento do Plano Municipal de Educação, suas metas e estratégias, e propuseram políticas e ações em benefício do sistema educacional aurelinense. Também foi analisado o Plano Nacional de Educação, os resultados da implementação e feitas propostas de atualização. A prefeita Liu Andrade em seu discurso, assegurou que a Conferência é um espaço de assegurar a participação democrática. “O Plano municipal tem vigência até 2023, que traça metas que precisam ser aferidas para vermos o que está sendo atendido e se tudo que foi previsto está sendo seguido.  Então, aqui é um espaço para conferir o que foi feito no biênio 2015/2016 e formular propostas. Por isso, é importante a participação da sociedade, pois é uma oportunidade de colaborarem para uma educação muito melhor para a cidade”- finalizou. O Secretário Municipal de Educação, Alessandro Alexandrino, destacou que o encontro é uma oportunidade de discutir, entender e debater os principais pontos do documento referência, o Plano Nacional de Educação, “com objetivo de monitorar, e verificar tudo aquilo que foi colocado em prática. Além disso, é preciso sistematizar as propostas e escolher os delegados que representarão a comunidade nas outras conferências”. Após o término dos trabalhos de discussão dos eixos e votação das propostas, foi produzido relatório a ser encaminhado para as Conferências Estadual e Nacional, bem como a escolha dos delegados.

AURELINO LEAL: RAIMUNDINHO DA JR SE FILIA AO PDT

Raimundinho da JR, se filiou ao PDT
Foto: Reprodução

Nesta terça-feira (13/3), o pré-candidato a deputado estadual, Raimundinho da JR, se filiou ao PDT. De acordo com o blog Políticos do Sul da Bahia, a ficha do pré-candidato foi abonada pelo presidente estadual do partido, o deputado Félix Mendonça Jr. Raimundinho é empresário do setor de transportes e na eleição de 2016 foi candidato a prefeito de Dias d’Ávila. Ele é irmão da prefeita de Aurelino Leal, Liu Andrade (PP).

Sobe para quatro número de mortos em desabamento de imóvel em Salvador

Sobe para quatro número de mortos em desabamento de imóvel em Salvador
Foto: Mauro Akin Nassor/Correio

Sete horas após o desabamento de um imóvel na Rua Alto de São João, em Pituaçu, o Corpo de Bombeiros localizou mais um corpo por volta de 13h20 – o da doméstica Rosemeire Pereira, 34 anos – a quarta vítima do desabamento do imóvel de quatro pavimentos. O filho dela, Artur, de apenas um 1 anos, foi retirado dos escombros por volta de meio-dia desta terça-feira. O corpo do filho mais velho de Rosemeire, Robert de Jesus, 12, foi o primeiro a ser resgatado dos escombros durante operação de resgate dos bombeiros. Já o irmão dela, Alan Pereira de Jesus, 31, foi resgatado sem vida por volta de 11h10. Os quatro corpos encontrados serão periciados por equipes do Departamento de Polícia Técnica (DPT) – após a localização do corpo de Rosemeire, as buscas foram encerradas. Outras quatro pessoas foram resgatadas com vida. Irmão de Rosemeire, Alex Pereira de Jesus, 29, sua mulher Beatriz, 30, e a filha do casal, Sabrina Menezes, de 1 anos e 11 meses, foram retirados com ajuda da população, e Rosângela Santana de Jesus, 30, que passou mal, mas não estava no imóvel, foram encaminhadas para atendimento médico pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Beatriz e Sabrina foram levadas para o Hospital Geral do Estado (HGE).  O major da PM, Ramon Diego, informou que por volta das 11h as equipes de resgate conseguiram chegar no último pavimento da construção.

Empresa com impedimento no TCU vence licitação milionária em Itabuna

Empresa com impedimento no TCU vence licitação milionária em Itabuna
Foto: Reprodução

A empresa vencedora do processo licitatório para conclusão da segunda etapa da obra do teatro municipal de Itabuna ao valor global de R$ 20.634.694,37 foi impedida de licitar pelo Tribunal de Contas da União (TCU). Segundo informações do site ‘IPolítica’, a Engenharia Brasileira Indústria e Saneamento Ltda (Ebisa) foi questionada na Justiça por três empresas concorrentes que foram desclassificadas no processo. Elas alegam, em recurso, que a Ebisa foi suspensa pelo TCU por conta de fraudes em licitações nas cidades de Itabuna e Prado, e responder também por prejuízo ao erário de Itabuna no valor de R$ 4.400.000,00.